Brumado: Cheia do Rio do Antônio se torna atração turística

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 25 Dez 2013
  • 11:49h

Um grande número de populares se aglomerou na Ponte do Bairro São Jorge para presenciar a cheia do Rio do Antônio (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Num misto de perplexidade, admiração e temor a população brumadense em pleno Dia de Natal saiu de suas residências para presenciar a cheia do Rio do Antônio, que, neste ano de 2013, já se equipara com a de 2008 e, ainda guardada as devidas proporções com a de 1968, que foi a maior da história da capital do minério. Com as barragens leito a cima todas cheias, somente falta sangrar a do Truvisco em Caculé, que segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, pode acontecer nas próximas 48 horas, já que o volume de água continua aumentando, os riscos de alagamentos e, consequentemente, de desabamentos aumenta consideravelmente. Nossa equipe esteve na manhã desta quarta-feira (25) em três pontos de observação, onde se deu para comprovar que a volume do leito do rio continua aumentando, trazendo preocupação para os ribeirinhos. A ponte do Bairro São Jorge, se tornou um grande ponto turístico, onde um grande número de populares se aglomerou para presenciar a força da natureza, que impressiona, já que o volume de água que desce rio abaixo é avassalador. Em outro ponto, na ligação para o Bairro Apertado do Morro, as águas cobriram a estrada e os moradores têm que dar uma grande volta para chegar às suas residências. Outro ponto muito visitado nesta manhã de Natal foi a nova ponte que ainda está em construção que liga o Centro ao Bairro São Félix, onde centenas de brumadenses não escondiam a sua admiração pelas cenas “diluvianas” que chocam e mostram que a Natureza está dando a sua resposta às ações devastadores que são realizadas pelos seres humanos, que vêm desmatando a mata nativa, assoreando rios e despejando o esgoto, comprovando uma total falta de consciência ambiental. Caso o volume de água continue a aumentar residências que ficam localizadas às margens do rio podem ser destruídas. A Defesa Civil e a Prefeitura Municipal já estão de prontidão e já foi feito um planejamento de emergência com as escolas já preparadas para receber desabrigados, caso a força das águas continue aumentando. A previsão aponta chuva para os próximos dias em toda a região, então, os riscos de alagamentos e desabamentos continuam deixando as autoridades em estado de alerta.  Veja fotos: 

A nova ponte do Bairro São Félix também reuniu um grande número de populares (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)



Comentários

  1. JORJAO NEGRO JORGE

    "EM 1968 O RIO DO ANTONIO ESTE NOSSO RIO EU ESTAVA COM QUASE 11 ANOS AS AGUAS DA ENCHENTE VEIO AI NA LINHA FERREA AI NESTA REGIAO DO SHOPIN APIO TUDO SE ALAGOU A PONTE SUMIU DE VISTA COM DOIS DIAS QUE A AGUA BAIXOU COMEÇOU VER OS CORRE MAO DA PONTE E ISSO AI A NATUREZA QUE SEU ESPAÇO ENVADIO SEU LEITO PAGA CARO."