Indústria baiana cresce 2,7% em 2024 impulsionada pelo setor da transformação

  • Bahia Notícias
  • 11 Fev 2025
  • 14:30h

Foto: Divulgação / Polo Industrial de Camaçari

O ano de 2024 foi de crescimento para a indústria baiana. O setor cresceu 2,7% em função da alta na indústria de transformação (2,9%), onde sete das dez atividades investigadas mostraram resultados positivos, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) Regional, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os setores, a fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis cresceu 4,2%, sendo a principal responsável pela expansão da indústria baiana, apesar de ocupar apenas a quinta posição entre os maiores aumentos anuais. O segmento, que representa quase um terço do valor industrial gerado no estado, teve seu terceiro ano consecutivo de crescimento.

 

Outro destaque positivo foi a fabricação de produtos químicos, que avançou 6,4% após dois anos de retração, sendo a segunda maior contribuição para o desempenho positivo da indústria.

 

Já o setor que registrou o maior crescimento percentual foi o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com alta de 26,1%, embora tenha menor influência no índice geral.

 

Por outro lado, três atividades encerraram o ano em queda. A maior retração foi observada na metalurgia (-12,6%), que registrou seu quinto ano seguido de perdas, acumulando resultados negativos em dez dos doze meses de 2024. 

 

A segunda maior queda veio do setor de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, que encolheu 9,1%, revertendo o crescimento registrado em 2023.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.