BA 148: Acidente cinematográfico tira a vida de motociclista

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 19:21h

O acidente chamou a atenção de quem passou pelo local (Foto: Darlan Ribeiro / Brumado Urgente)

Um acidente fatal aconteceu na BA-148, mais precisamente na Ponte sobre o Rio do Paulo, por volta das 17 horas, onde um motociclista, após colidir com o guardrail foi atirado da ponte, falecendo já no local. Ivo José de Oliveira, de idade ainda não confirmada, era natural de Livramento de Nossa Senhora, estava próximo de Dom Basílio, no momento que aconteceu a colisão. As causas do acidente ainda são desconhecidas, mas, a princípio, tudo indica que ele perdeu o controle da motocicleta, não tendo como evitar a colisão. A Polícia Rodoviária chegou rapidamente ao local para controlar o tráfego de veículos, mas não deu, ainda, informações oficiais sobre o ocorrido. A motocicleta, que ele estava pilotando, uma Honda CBX 250 Twister, cor preta, placa DXO-1372, deverá passar por perícia técnica. Cogita-se que ele poderia ter ingerido bebida alcóolica, mas somente o lauro pericial irá comprovar. Ele foi lançado de uma altura de 9 metros.  

O corpo do jovem foi atirado de cima da ponte de uma altura aproximada de 9 metros (Foto: Brumado Urgente)

Animal que foi atingido por 6 tiros de arma de pressão não resiste e morre em Vitória da Conquista

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 18:33h

Princesa não resistiu e morreu na manhã desta terça-feira (12) em Vitória da Conquista (Foto: Auau)

Um fato que causou muita revolta e indignação nesta segunda-feira (11), principalmente nos defensores dos animais, acabou tendo um desfecho triste, já que a cadelinha, que foi atingida por 6 disparos de arma de pressão não resistiu e veio a falecer no final da manhã de hoje. Mesmo com todos os esforços da ONG Auau, que fez uma campanha relâmpago para arrecadar fundos para que o animal fosse transferido para Vitória da Conquista, a vida de “Princesa”, como ela era conhecida, se esvaiu, mesmo antes dela ir passar por uma cirurgia pela retirada das balas, sendo que uma teria ficado alojada na região do estômago. Em contato com o coordenadora do Auau, Caroline Lima Santos, ela, mesmo abatida, informou que “infelizmente Princesa não resistiu e morreu, deixando uma tristeza muito grande em nosso coração, já que pelo laudo, que deverá ser emitido amanhã, é bem possível que a causa da morte não foi somente as balas, mas sim os maus tratos que ela recebeu antes de ser atingida pelos tiros”. Ela ainda comentou que “o autor dessa crueldade deveria repensar os seus atos e não judiar mais de animais indefesos”. E ainda fez questão de observar que “nós fizemos tudo que pudemos, ela foi levada para Vitória da Conquista, demos carinho e amor, mas, infelizmente ela não resistiu. Agradecemos a todos que nos ajudaram a tentar salvar a vida de Princesa”. 

Brumado: A indesejável rotina dos assaltos está de volta

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 17:10h

O assaltante mostrou ousadia e destemor ao entrar no local não temendo ser filmado pelas câmeras de segurança (Foto: Divulgação)

A banalização da violência na Bahia já foi tema de várias discussões, mas, até o momento, nada de concreto foi feito. Enquanto o governador Wagner fica andando de helicóptero para “lá e para cá”, os assaltantes “deitam e rolam” apavorando a população, que está cada vez mais refém da criminalidade. Em Brumado, assim como na grande maioria das cidades baianas, os índices de violência têm aumentado de forma assustadora, os quais só são minimizados nas grandes operações da Polícia, as quais são realizadas de forma esporádica. Como um “roteiro anunciado”, toda a população brumadense sabia que após um tempo determinado à realização da Operação “Capital do Minério”, os assaltos iriam voltar e, de uma forma mais intensa, porque com a proximidade das festas de final de ano, isso seria mais do que presumível. A grande questão é que como será feito o combate, já que o contingente policial é insuficiente e o Estado, que tem total conhecimento disso, não tem feito nada para nem sequer tentar amenizar a situação, enquanto os bravos e heróicos policiais tentam se desdobrar em suas funções. Na tarde desta terça-feira (12) uma velha rotina criminosa voltou à cena policial, onde um assaltante, carregado de destemor, entrou num correspondente bancário, mesmo sabendo que existia um eficiente sistema de segurança e, armado, deu voz de assalto, levando, segundo informações preliminares, cerca de R$ 20 mil. Ato contínuo, o proprietário do estabelecimento, que já investiu muito na segurança para impedir os assaltos, mas mesmo assim, teve, pela quinta vez, seu estabelecimento assaltado, esbravejou, colocando toda a culpa sobre o Estado. Realmente o governador está com um grande desafio pela frente e, segundo as suas “andanças” pela Bahia, ele não parece nada preocupado com a questão da segurança pública, já que suas atenções parecem totalmente voltadas para a eleição de seu sucessor e a manutenção do governo pelo seu partido. 

Pesquisador desenvolve antídoto que acaba com a ressaca

  • Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 15:15h

(Foto: Reprodução)

Imagine aproveitar os drinques na festa em comemoração ao Natal sem correr o risco de ter ressaca no dia seguinte, ou ter acesso a um antidoto que permitiria você dirigir até em casa em segurança. Parece ficção científica, mas esses desejos estão no conhecimento da neurociência moderna. Após algumas horas de embriaguez, o pesquisador David Nutt experimentou um antídoto e conseguiu se recuperar em alguns minutos para dar uma palestra. As informações são do Huffington Post. O álcool é uma das drogas mais antigas e perigosas, responsável por 2,5 milhoes de mortes ao redor do mundo, mais do que a malária ou Aids. As razões para isso são conhecidas: o álcool é tóxico para todos os sistemas do corpo, particularmente, para o fígado, coração e cérebro. A bebida deixa as pessoas mais desinibidas, provoca atitudes violentas e também pode causar dependência, cerca de 10% das pessoas ficam viciadas.Se o álcool fosse descoberto hoje, jamais seria vendido de tão tóxico que é para ser legalizado pelas leis alimentares. A única forma de diminuir os danos da bebida é limitar o consumo aumentando preços e diminuindo a disponibilidade. A outra saída é criar uma versão mais segura das bebidas alcoólicas. 

Congresso prevê gasolina mais cara e aumento de impostos em 2014

  • Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 15:07h

Deputados e senadores estão prevendo um aumento da carga tributária, alta na inflação, aumento dos preços dos combustíveis e um crescimento econômico mais modesto, de acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo publicadas nesta terça-feira. As informações estão no parecer da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, que deverá ser votado em plenário hoje e prevê o pagamento de R$ 2,9 bilhões em dividendos das estatais, conforme a publicação. Segundo os parlamentares, o reajuste dos preços dos combustíveis é necessário para viabilizar o elevado volume de investimentos da Petrobras.

Diretora do Sindi-Acs fala sobre movimento de paralisação da categoria

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 11:00h

A diretora Edineide Silva explicou detalhes da paralisação (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Sendo dado o “start” pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de todo o país foram convocados a participar da Luta Nacional pelo Piso Salarial dos ACS, que se materializou através de dois dias de paralisação, visando chamar a atenção dos governantes para o pleito da categoria. Em Brumado, os agentes comunitários, acompanhado dos agentes de endemias, totalizando mais de 100 participantes, seguiram as orientações da direção nacional e fizeram um movimento de protesto pacífico na Praça Coronel Zeca Leite, ao lado do Paço Municipal. Todos pararam as atividades de trabalho e estão na luta pelo piso salarial nacional e pelo plano de carreira. A diretora do Sindi-Acs – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Edineide Silva falou com o Brumado Urgente citando que “nosso movimento, que teve a Praça Zeca Leite como palco, teve a duração de dois dias (11 e 12) e está sendo realizado em todo o país, onde buscamos a aprovação do piso nacional da categoria, uma luta de quase uma década, mas que agora esperamos que consigamos atingir o nosso objetivo”.  Ainda segundo ela “o secretário municipal de Saúde se mostrou totalmente receptivo ao nosso pleito, mas a questão é nacional, precisa da autorização da presidente Dilma para que o Piso Nacional da Categoria seja criado, então, esperamos contar com o apoio do secretário e do prefeito para pressionar lá em Brasília para que isso aconteça o mais rápido possível”. Questionada sobre a deflagração de uma greve da categoria ela responde que “a greve, neste primeiro momento, não está em nossa pauta, vamos aguardar um posicionamento do governo, mas, caso não haja um feedback, a possibilidade de uma greve aumenta”.  

Os agentes tiveram a Praça Coronel Zeca Leite como palco das manifestações em prol do piso nacional da categoria (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Projeto para a Correção da Distorção Idade-Série recebe a visita do Padre José Silva

  • Divulgação
  • 12 Nov 2013
  • 10:04h

O padre José Silva juntamente com os alunos e educadores (Foto: Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira (11) o Projeto para a Correção da Distorção Idade-série, que funciona no prédio da Escola Rotary, recebeu a ilustre visita do Padre José Silva que trouxe uma palavra de bom ânimo a todos os adolescentes, adultos e idosos que ali estudam. O convite partiu da coordenadora pedagógica Gicélia Lima de Oliveira e da professora Dolores Gomes. O Padre José Silva visitou todas as salas de aulas, conversou com os alunos, professores e funcionários e finalizou incentivando-os estudantes a continuarem seus estudos e se colocou à disposição de todos como pároco. A psicopedagoga responsável pelo projeto, Bárbara Vasconcelos, salientou a importância da visita do representante da Igreja Católica local e também colocou o projeto à disposição de todos que queiram conhecer a nossa  metodologia de trabalho e o nosso plano de ação uma vez que  a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e os Parâmetros Curriculares Nacionais dispõem sobre a diversidade religiosa, de gêneros e identidade cultural.

Aplicativo permite trocar mensagem sem internet ou sinal de celular

  • Com informações da Revista Exame
  • 12 Nov 2013
  • 09:54h

(Foto: Divulgação)

Batizado de TinCan e colocado na Play Store recentemente, um mensageiro aparentemente simples conta com uma função um tanto “diferente”. O aplicativo não depende de internet e nem de sinal de celular para poder enviar mensagens. Como os telefones sem-fio de brinquedo, o TinCan permite conversar apenas com quem está por perto. Para isso, ele usa o Wi-Fi dos smartphones, conectando um ao outro usando o receptor dos aparelhos. O curioso é que dá para mandar mensagens para todos que estão dentro da área de alcance, de uma vez – mais ou menos como um Twitter offline. E mais interessante ainda: o texto pode “pular” de telefone para telefone, até se espalhar como um viral. Pode parecer apenas mais um daqueles conceitos que propõem que você saia da internet, mas o aplicativo tem seu apelo. Ele pode ser muito útil em meio a multidões, quando as redes de celular e 3G ficam sobrecarregadas e impedem que você converse com outra pessoa pelo smartphone – quem vai a shows ou foi a alguma manifestação recentemente sabe como é. O próprio idealizador da ideia, Mark Katakowski, contou ao DailyDot que a ideia é justamente essa – e que o app pode ajudar também em catástrofes, por exemplo. Nesses últimos casos, mais graves, ele poderia servir de alternativa às atuais redes sociais, dependentes da internet, como propagador de mensagens e notícias. Katakowski também disse ao DailyDot que está ciente dos problemas que o aplicativo pode apresentar – a propagação de vírus e outras ameaças pela conexão direta de um smartphone com outro é um deles. Por causa disso, o desenvolvedor imagina que o programa não chegará tão cedo à App Store, da Apple. Mesmo assim, ele já está disponível para Android e deve ganhar em breve uma versão para Windows Phone. 

Perdidos na Selva: Venha celebrar a melhor década de todos os tempos

  • Divulgação
  • 12 Nov 2013
  • 08:52h

Brumado: Descartada possibilidade de sabotagem na sessão de ontem (11) do Legislativo

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 08:23h

O apagão acabou gerando a suspensão da sessão (Foto:Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O apagão que aconteceu durante a sessão do Legislativo de Brumado desta segunda-feira (11) acabou virando manchete da mídia local, ainda mais que as especulações de um possível ato de sabotagem foram ventiladas. O Brumado Urgente entrou em contato na manhã desta terça-feira (12) com a assessora de imprensa do órgão, Eliana Costa, que descartou a possibilidade de um ato dessa natureza. Alegando que “primeiramente não haveria motivos para um ato de sabotagem, já que os projetos já tinham sido votados e já havia se iniciado o tempo das explicações pessoais”. A assessora ainda argumentou que “além do mais existe um sistema de monitoramento eletrônico, o qual já foi analisado e não houve nenhuma imagem que indicasse um ato de sabotagem”. E finalizou “foi somente o disjuntor que desarmou, já que estava muito calor e o sistema de ar-condicionado estava no máximo, o que provavelmente pode ter sido a causa da interrupção de energia”.  

Foto de policiais com cadáver será objeto de sindicância, afirma comando da PM-BA

  • por Francis Juliano
  • 12 Nov 2013
  • 07:01h

(Foto: Reprodução)

Uma foto de policiais militares em uma operação no município de Bonito, na Chapada Diamantina, onde aparecem em pose em torno do corpo de um homem identificado como “Coninho”, apontado como líder de uma quadrilha que assaltou uma agência bancária em Mucugê na última quinta-feira (7), será motivo de sindicância por parte da corregedoria da PM-BA. A imagem foi repercutida em vários sites e blogs na internet desde domingo (10). De acordo com nota da assessoria da corporação, em resposta ao Bahia Notícias, a entidade “não coaduna com o comportamento adotado pelos policiais militares da CIPE Semiárido que posaram numa foto exibindo o corpo de um criminoso responsável pelo roubo de uma agência bancária no município de Mucugê, na última quinta-feira (7)”. No texto, a Polícia Militar sinaliza que não deixará o fato cair no esquecimento. “A Corporação irá apurar o fato através de sindicância instaurada pela Corregedoria Geral”, diz a nota. O caso aparece dias depois de a PM-BA ser apontada na sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública como a que mais mata no país, ao mesmo tempo em que tem a aprovação de mais da metade dos baianos (54%). A foto também chamou a atenção da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA), que deve levar o caso ao plenário da instituição. Segundo o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da secção baiana da OAB, Eduardo Rodrigues, a imagem traduz uma falta grave às regras de convivência em um Estado de Direito. “Não é porque o sujeito está morto que se tem o direito de desrespeitar o corpo dele, além de seus familiares. A polícia também não pode usar o corpo de alguém como um troféu”, disse o advogado em entrevista ao BN. Rodrigues disse que uma audiência já havia sido marcada com a PM-BA, antes do ocorrido em Bonito, para tratar de assuntos referentes ao trabalho policial no estado.

Senado discutirá nesta terça redução da maioridade penal

  • Brumado Urgente
  • 12 Nov 2013
  • 06:50h

A redução da maioridade penal, tema considerado polêmico e longe de ser consenso dentro e fora do Congresso Nacional, será discutido no Senado. Uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, marcada para esta terça-feira (11), inicia a votação de seis emendas à Constituição que reduzem a idade para imputação de punição. Apenas a proposta que prevê a redução para 16 anos em casos específicos, como crimes inafiançáveis – tortura, terrorismo, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e crimes hediondos – ou reincidência, desde que haja parecer do promotor da infância e autorização da Justiça. Há, contudo, sugestões consideradas mais radicais, como a que considera penalmente imputáveis os maiores de 13 anos em caso de crimes hediondos; ou proposta que, além reduzir a maioridade para 16 anos, torna o voto obrigatório para a mesma idade. É a primeira vez que o Senado discute o tema nessa legislatura. Em abril, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), encaminhou ao Congresso projeto para elevar de três para até oito anos a punição a jovens que cometem delitos graves. Isso ocorreu depois que um estudante foi morto na capital do Estado por um adolescente apreendido um dia antes de completar 18 anos. Hoje, um adolescente que comete crime pode ficar internado por, no máximo, três anos e até os 21 anos. O crime não fica registrado nos antecedentes do jovem. 
 

Brumado: Sessão do Legislativo teve que ser suspensa devido a apagão localizado

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 20:52h

A sessão teve que ser suspensa pela falta de energia (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Um fato incomum aconteceu na noite desta segunda-feira (11) durante a sessão ordinária do Legislativo de Brumado. Quando a sessão começava a esquentar, onde os debates pareciam  caminhar para o solo quente das discussões, um fato inesperado aconteceu, que foi um apagão localizado, o que acabou fazendo com que a presidência, após um período de espera de 10 minutos, tivesse que suspender a sessão. Não se teve um diagnóstico oficial do apagão localizado, somente algumas especulações que houve queda de um dos disjuntores. A situação inusitada ocorreu minutos após o vereador Weliton Lopes (SDD) ter feito críticas à operadora dos serviços de energia, que segundo ele estaria usando de arbitrariedades contra os consumidores em Brumado.

Brumado: Vereador denuncia arbitrariedade das operadoras dos serviços de água e luz

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 20:17h

A suspensão dos serviços vêm sendo feitas muitas vezes beirando o final de semana (Foto: Reprodução)

Um fato que está cada vez mais comum em Brumado e que vem gerando revolta e indignação dos consumidores da Embasa e da Coelba, que muitas vezes vêm tendo a suspensão dos serviços de forma arbitrária, sem maiores esclarecimentos, muitas das vezes, na tarde das sexta-feiras, sem ter um serviço de plantão de religação nos finais de semana. Visando sair em defesa dos consumidores, o vereador Weliton Lopes (SDD) fez um pronunciamento contundente contra essas ações arbitrárias, as quais estão cada vez mais comuns na cidade, o que vai gerar um Projeto de Lei de sua autoria.  “É um absurdo essas ações que vêm sendo feitas pelas operadoras, muitas das vezes suspendendo os serviços na sexta-feira à tarde, causando um terror nos consumidores, que ficam impotentes na busca da religação, já que não existe um serviço de plantão”. E ainda descreveu que “tem que ser observado que esses serviços são essenciais e estão amparados pelo Código de Defesa do Consumidor, então essa arbitrariedade não pode continuar e vamos lutar nesse sentido e espero contar com o apoio de todos os vereadores”. E finalizou que “não estamos fazendo apologias à inadimplência, de forma alguma, mas estamos buscando a defesa dos direitos dos consumidores e que a Lei seja cumprida, evitando-se assim o constrangimento público, pois têm que se fazer uma verdadeira “via crucis” para que os serviços sejam reestabelecidos”. 

Brumado: Coordenadora do Auau denuncia maus tratos a animal e aproveita para pedir ajuda

  • Daniel Simurro / Brumado Urgente
  • 11 Nov 2013
  • 18:45h

O animal ficou muito ferido (Foto: Auau)

Atos de crueldade contra animais vêm sendo veementemente combatidos pela sociedade, que vem tendo uma postura de forte enfrentamento a essas atitudes bárbaras, que vem causando forte revolta e indignação. Em Brumado algumas entidades e grupo de pessoas vem vestindo a camisa contra os maus tratos a animais, onde se destaca a Ong Auau, a qual vem fazendo um trabalho árduo para atender a grande demanda de animais abandonados e vítimas de maus tratos. Na manhã desta segunda-feira (11) a coordenadora da referida Ong, Caroline Lima Santos, recebeu um telefonema de uma moradora do Bairro Maria de Lourdes relatando que uma cadela tinha recebido vários disparos de arma e estava sangrando muito. Imediatamente os membros da Ong foram ao local e conseguiram resgatar o animal, que tinha recebido 6 tiros de arma de pressão, sendo que apenas um foi retirado. Em contato com o Brumado Urgente a coordenadora fez um apelo para que pessoas possam colaborar com os exames de Raio X e com a transferência do animal para o município de Vitória da Conquista, já que será necessária uma cirurgia. Ela relatou que “A cachorrinha levou 6 tiros e ficou muito debilitada. Fico indignada com tanta crueldade do ser "humano". Conseguir retirar apenas um dos chumbinhos, o restante ainda continua na cachorra . Precisamos de ajuda para os possíveis gastos como Raio X, consulta, medicamentos, Gasolina e com a cirurgia”. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo fone: (77) 9934-3785.