Justiça condena deputado Gustavo Gayer por afirmar que 'PT mandou Adélio Bispo matar' Bolsonaro
- Por Isadora Albernaz | Folhapress
- 25 Jun 2026
- 18:37h

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
A Justiça do Distrito Federal condenou na terça-feira (23) o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por danos morais por uma publicação nas redes sociais que responsabilizava o PT pelo atentado a faca contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL) na eleição de 2018.
A decisão, de primeira instância, é do juiz Wagner Pessoa Vieira e determina o pagamento de R$ 20 mil em indenização ao PT. Cabe recurso.
A defesa do congressista não foi localizada para comentar o assunto até a publicação da reportagem.
O deputado publicou um vídeo no qual afirmava que "o PT mandou Adélio Bispo matar o até então candidato à Presidência Bolsonaro". "Quem fala isso é o próprio assassino. Isso é uma bomba tão gigantesca. A imprensa vai fazer de tudo para abafar isso que eu acabei de falar, então peço para que você compartilhe o máximo possível", afirmava o post.
Segundo o partido do presidente Lula, a informação de que o PT teria envolvimento com a facada contra Bolsonaro "é sabidamente falsa, já desmentida por investigações oficiais" e, por isso, o deputado bolsonarista teria divulgado uma fake news para prejudicar a imagem da legenda.
Em 2024, a Polícia Federal encerrou o inquérito para apurar o atentado contra Bolsonaro e repetiu que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho no ataque. O episódio ocorreu em Juiz de Fora (MG) durante um ato da campanha de Bolsonaro, que foi eleito presidente no mesmo ano.
Em sua defesa ao longo do processo na Justiça do DF, Gayer afirmou que sua publicação se deu dentro do limite da crítica política e da liberdade de expressão e está protegida pela imunidade parlamentar.
O juiz do caso, no entanto, disse que a postagem não tem relação com o mandato do deputado do PL e que a imunidade parlamentar não é absoluta e não serve para amparar a divulgação de notícias falsas.
"A manifestação do réu não externou nenhum conteúdo informativo ou crítica política. Apenas difunde fato que está dissociado da realidade. Cumpre observar que a Constituição Federal garante o direito à livre manifestação do pensamento, contudo, não admite excesso", disse Vieira.
O magistrado afirmou que ainda que Gustavo Gayer atingiu a honra e imagem do partido de Lula ao pedir que o conteúdo fosse compartilhado o máximo possível, o que ajudou a disseminar para milhares de pessoas uma informação que não foi comprovada.
"Considerando que os comentários e reportagens veiculadas pelas redes sociais têm grande alcance e se alastram em curto espaço de tempo para milhões, devem estar baseadas em fatos que reflitam a realidade, não se podendo admitir que o detentor de mandato público, a pretexto de informar e, alegando estar protegido por garantia constitucional a livre manifestação e imunidade parlamentar, aja com abuso de direito para espalhar notícias falsas, com intuito de atacar partido", afirmou.
Cantora Lauana Prado cancela show em Santa Fé do Sul por orientação médica às vésperas da licença-maternidade
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 16:34h

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A cantora Lauana Prado, de 37 anos, cancelou a apresentação que faria na quinta-feira (25) em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (24) por meio de nota publicada nas redes sociais da artista, que aguarda o nascimento de Dom, seu primeiro filho.
O cancelamento ocorreu logo após uma consulta obstétrica de rotina realizada pela cantora em São Paulo. Segundo o comunicado oficial, a medida foi tomada por orientação médica e com todo o cuidado e responsabilidade necessários neste momento. A apresentação seria o último compromisso da artista antes do início da pausa para licença-maternidade.
A equipe de Lauana Prado agradeceu o apoio dos fãs e afirmou que a cantora retornará aos palcos em breve. Desde que anunciou a gestação, em janeiro, durante um show no Rio de Janeiro, Lauana manteve sua rotina habitual de apresentações e atividades físicas.
Seis homens são condenados por envolvimento em esquema de tráfico internacional de drogas no Porto de Salvador
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 14:30h

Foto ilustrativa: Ministério de Portos e Aeroportos
O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação de seis integrantes de organização criminosa desarticulada na Operação Descontaminação. Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (24), a 2ª Vara da Justiça Federal acolheu a denúncia apresentada pela procuradoria e condenou os envolvidos pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.
As penas variam de 12 a 20 anos, em regime fechado. Segundo a denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPF, o grupo condenado utilizava a técnica conhecida internacionalmente como “rip-on/rip-off”, que consiste na inserção clandestina de drogas em contêineres de exportadores legítimos sem o conhecimento dos proprietários da carga.
O objetivo era enviar grandes quantidades de cocaína para portos da Europa, especialmente na Holanda, Bélgica e Espanha, utilizando a estrutura portuária de Salvador.
AÇÃO CRIMINOSA
O esquema contava com estrutura especializada e divisão de tarefas, incluindo uso de informações privilegiadas sobre cargas e embarques, atuação de pessoas com acesso ao terminal portuário, veículos clonados, lacres falsificados e apoio logístico.
Funcionários do terminal portuário (núcleo de inteligência) acessavam os sistemas internos para selecionar contêineres localizados em “pontos cegos” das câmeras de segurança. Para entrar na área restrita do pátio, os criminosos usavam carros clonados com logomarcas de empresas prestadoras de serviço do porto, além de subornar vigilantes para burlar as vistorias.
Técnicos de refrigeração cooptados chegavam a sabotar peças dos contêineres para gerar um falso chamado de manutenção, o que justificava a presença prolongada deles no local. Após colocar as sacolas com a droga na carga, o grupo rompia os lacres originais das portas e os substituía por cópias falsificadas a laser, que mantinham a numeração verdadeira para ocultar a violação até o destino final.
PENAS E CRIMES
As sentenças variam de acordo com a gravidade das condutas e o número de crimes cometidos por cada um dos envolvidos. Todos os réus foram condenados a iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
As penas aplicadas vão de 12 anos e 3 meses a 20 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, além do pagamento de multa. O principal réu foi condenado por tráfico internacional de drogas, constituição e financiamento de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público. Cabe recurso da decisão.
Lula determina avaliação para ajudar Venezuela após terremotos no país
- Por Cristina Camargo | Folhapress
- 25 Jun 2026
- 12:28h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou no final da noite desta quarta-feira (24) que determinou uma avaliação do Ministério das Relações Exteriores da situação da Venezuela após dois terremotos atingirem o país.
O objetivo, segundo nota divulgada por Lula, é adotar medidas de assistência para ajudar a Venezuela. A avaliação será feita em conjunto com a embaixada do Brasil em Caracas.
"Tomei conhecimento, com grande preocupação e consternação, dos impactos causados pelo terremoto que atingiu a Venezuela nesta quarta", afirmou Lula. "Reafirmo nossa determinação em apoiar o governo da presidenta encarregada Delcy Rodríguez na recuperação de áreas afetadas desse país irmão, cujo povo tem dado provas de grande resiliência frente às adversidades".
Os terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 causaram pânico e destruição na capital venezuelana. Autoridades falam em mortos e feridos, mas até a última atualização deste texto não havia um balanço oficial.
O tremor principal (7,5) ocorreu 39 segundos após o precursor (7,2), a uma distância de cerca de 45 km, ambos no norte do país. Várias réplicas se seguiram a partir do primeiro sismo, que foi registrado às 18h04 no horário local (19h04 em Brasília), segundo informações do serviço sismológico dos Estados Unidos (USGS). Os sismos aconteceram em diferentes profundidades e também foram sentidos na Colômbia e no Brasil.
A líder venezuelana interina, Delcy Rodríguez, fez um pronunciamento em que declarou estado de emergência e expressou condolências às famílias dos mortos, sem precisar quantos são. Delcy ainda afirmou que o Aeroporto Internacional Simón Bolívar, o principal do país, está fechado devido "a graves danos em sua infraestrutura".
Terremoto na Venezuela: Agência americana aponta para entre 10 e 100 mil mortos
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 10:26h

Foto: Reprodução / Redes sociais
Após um terremoto de magnitude 7,5 atingir a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) afirmou que é provável que os abalos sísmicos tenham provocado milhares de mortes e danos materiais. Em uma avaliação preliminar divulgada após os abalos, a agência estimou que o número de mortos possa ficar entre 10 mil e 100 mil.
Segundo o USGS, há alta probabilidade de que o desastre tenha impactos generalizados nas áreas atingidas pelos tremores. “É provável que haja um alto número de vítimas e danos extensos, e é provável que o desastre seja generalizado”, informou a agência norte-americana em sua análise inicial.
Informações do jornal Metrópoles indicam que a projeção americana faz parte de um modelo automático utilizado pelo órgão para estimar possíveis consequências de grandes terremotos.
O cálculo é baseado em fatores como magnitude, profundidade, localização do epicentro, densidade populacional e vulnerabilidade das construções. A estimativa é de que haja 44% de probabilidade de o número de mortos ficar entre 10 mil e 100 mil; 33% de chance de superar 100 mil óbitos. As estimativas devem ser revisadas conforme as atualizações das autoridades da Venezuela.
Até o momento, dados oficiais divulgados pelo governo venezuelo registram a confirmação de apenas 32 mortes e 700 feridos. A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que, equipes de resgate, segurança e assistência civil foram mobilizadas para atender as áreas afetadas.
Holanda, Japão e Suécia: com definição do adversário do Brasil, confira os jogos da Copa do Mundo nesta quinta-feira
- Bahia Notícias
- 25 Jun 2026
- 08:03h

Foto: Reprodução/Instagram/@onsoranje/@japanfootballassociation/@swemnt
Após a definição de três grupos, a Copa do Mundo de 2026 inicia nesta quinta-feira (25) mais um dia decisivo da terceira rodada da fase de grupos. Entre os destaques da programação estão os confrontos do Grupo F, que definirão o adversário do Brasil na próxima fase do torneio.
O adversário da Seleção Brasileira na primeira rodada do mata-mata (16 avos de final) será o segundo colocado do Grupo F, vaga que está sendo disputada por Holanda, Japão e Suécia.
Além disso, no Grupo E, além do México, os Estados Unidos, país-sede da competição, já garantiram classificação para o mata-mata. Austrália e Paraguai disputam a outra vaga direta, enquanto a Turquia, sem chances de avançar, já está eliminada. A definição ocorre nos confrontos desta quinta-feira (25): Estados Unidos x Turquia e Paraguai x Austrália.
CONFIRA JOGOS DESTA QUINTA-FEIRA (25)
17h - Curaçao x C. do Marfim
Local: Lincoln Financial Field, Filadélfia / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
17h - Equador x Alemanha
Local: MetLife Stadium, Nova Jersey / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
20h - Japão x Suécia
Local: AT&T Stadium, Arlington / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
20h - Tunísia x Holanda
Local: Arrowhead Stadium, Kansas / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
23h - Turquia x Estados Unidos
Local: SoFi Stadium, Inglewood / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
23h - Paraguai x Austrália
Local: Levi's Stadium, Santa Clara / Estados Unidos
Transmissão: Cazé TV
RESULTADOS DESTA QUARTA-FEIRA (24)
Suíça 2 x 1 Canadá
Bósnia e Herzegóvina 3 x 1 Catar
Escócia 0 x 3 Brasil
Marrocos 4 x 2 Haiti
Tchéquia x México
África do Sul x Coréia do Sul
Brumado: Famílias preservam tradição das fogueiras de São João
- Laércio de Morais I Brumado Urgente
- 24 Jun 2026
- 14:26h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente
O São João é, sem dúvida, uma das manifestações culturais mais importantes da Bahia, reunindo música, culinária típica, religiosidade e costumes que atravessam gerações. Em Brumado, apesar das mudanças nos hábitos da população ao longo dos anos, muitas famílias ainda mantêm viva a tradição de acender fogueiras na porta de casa durante os festejos juninos.
Na noite desta terça-feira (23), a reportagem do Brumado Urgente percorreu diversos bairros da cidade e registrou fogueiras iluminando algumas ruas, um sinal de que a essência do São João continua presente no cotidiano dos brumadenses. Para muitos moradores, especialmente os mais antigos, a data desperta lembranças da infância, marcada pelas reuniões familiares, comidas típicas e momentos de confraternização.
No bairro Monsenhor Antônio Fagundes, antigo Jardim Brasil, moradores fazem questão de preservar o costume herdado de pais e avós. A tradição de acender a fogueira em frente às residências representa mais do que uma celebração festiva; é uma forma de manter vivas as raízes culturais e transmitir esse legado às novas gerações.
Embora o número de fogueiras nas áreas urbanas tenha diminuído nos últimos anos, principalmente porque muitas famílias passaram a comemorar o São João em propriedades rurais, a tradição segue firme. Mudou-se o cenário, mas não o costume, que continua sendo um dos símbolos mais marcantes dos festejos juninos em Brumado.
Lula se reúne com Jaques Wagner para discutir permanência na liderança do governo no Senado
- Por Gabriela Checcin | Folhapress
- 24 Jun 2026
- 12:09h

Foto: Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta quarta-feira (24) com o senador Jaques Wagner (PT) para tratar da permanência do parlamentar na liderança do governo no Senado. As informações são do portal Metrópoles.
O encontro acontece após Wagner ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que investiga supostas irregularidades envolvendo o Banco Master. A operação foi deflagrada na última quinta-feira (18).
Desde a ação, o senador permanece na Bahia e ainda não retornou a Brasília. A expectativa é de que ele viaje para a capital federal nesta quarta-feira para a conversa com Lula, que deve cumprir agenda sem compromissos públicos.
Nos bastidores, integrantes do governo avaliam que Wagner pode deixar a liderança como forma de reduzir desgastes políticos. A possibilidade também é vista como uma tentativa de evitar impactos na articulação para a campanha de reeleição de Lula em 2026.
Aliados do Planalto e do Partido dos Trabalhadores defendem a saída do senador do posto, argumentando que a permanência poderia gerar desgaste ao governo em meio às investigações.
Wagner, porém, resiste à ideia de deixar a função. Segundo aliados, ele pretende construir uma decisão em conjunto com Lula e busca evitar que uma eventual saída seja interpretada como admissão de culpa, já que ele não é réu no caso.
O senador também avalia a possibilidade de se licenciar da liderança, alegando necessidade de concentrar esforços na própria defesa e na preparação para a disputa eleitoral de 2026, quando pretende concorrer à reeleição ao Senado.
Paris Filmes recusa proposta para estar à frente da distribuição de Dark Horse, sobre a vida de Jair Bolsonaro
- Por Edu Mota, de Brasília - Via Bahia Notícias
- 24 Jun 2026
- 10:20h

Foto: Divulgação/Dark Horse
Em meio a um debate interno na campanha presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre o melhor momento para a estreia do filme “Dark Horse”, se antes ou depois das eleições, a Paris Filmes, considerada uma das maiores distribuidoras cinematográficas do Brasil e da América Latina, recusou uma proposta para estar à frente da exibição mundial da biografia do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com informações obtidas pelo SBT News, a Go Up, produtora responsável pelo longa-metragem, afirmou que as negociações de distribuição “fazem parte da estratégia comercial do projeto e seguem em andamento”. Outras empresas do setor estão sendo procuradas, mas, segundo pessoas próximas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), nenhum contrato foi fechado até o momento.
Após a publicação da matéria, a Paris Filmes confirmou ao SBT News que decidiu não avançar com a distribuição do filme.
“A Paris Filmes informa que, como distribuidora atuante no mercado cinematográfico brasileiro, é frequentemente procurada por produtoras nacionais e estrangeiras para avaliar oportunidades de distribuição de diversos projetos. Nesse contexto, a empresa foi contatada há um tempo para avaliar eventual interesse comercial na distribuição do filme Dark Horse”, diz o comunicado da empresa.
“Após análise interna, a Paris Filmes decidiu não avançar com a distribuição do longa. A distribuidora esclarece que não há negociação em curso, compromisso firmado ou contrato de distribuição relacionado ao filme”, finaliza a distribuidora internacional.
A princípio, o lançamento do filme “Dark Horse” estava previsto para acontecer antes das eleições presidenciais, marcadas para o início de outubro. Problemas financeiros na reta final da produção somados ao temor do impacto político na candidatura de Flávio Bolsonaro adiaram a data de estreia.
Segundo informações do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o temor de aliados do senador Flávio Bolsonaro é que a chegada da produção aos cinemas reabra as especulações sobre as relações entre o presidenciável e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Master. Já o ex-deputado Eduardo Bolsonaro defende que o filme, exibido ao público pela primeira vez na semana passada, em Las Vegas, vai ajudar a eleger seu irmão.
Homens, evangélicos e eleitores de Bolsonaro concordam mais com decisão dos EUA sobre facções, aponta Datafolha
- Por André Fleury Moraes | Folhapress
- 24 Jun 2026
- 08:23h

Foto: X / @FlavioBolsonaro
A decisão dos Estados Unidos de classificar o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) como organizações terroristas tem mais apoio no Brasil entre homens, evangélicos e eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2022, aponta a mais recente pesquisa Datafolha.
Realizado em 17 e 18 de junho, o levantamento ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 139 municípios do país. A margem de erro para o total da amostra é de dois pontos percentuais, mas varia dentro dos recortes populacionais. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09956/2026.
A mudança na classificação foi determinada por Donald Trump no final de maio e passou a valer no início de junho a contragosto do governo Lula (PT). No dia seguinte, um comunicado do Palácio do Planalto disse que "a segurança da nossa população é importante demais para ser manipulada por traidores".
Segundo o Datafolha, a maioria dos brasileiros (83%) tomou conhecimento da medida e 59% concordam com o novo critério. Outros 33% discordam, 7% não sabem e 1% não tem opinião a respeito.
O público masculino tende a concordar mais com a mudança na classificação do que o feminino. Entre os homens, 53% concordam totalmente e 12%, parcialmente. Já entre as mulheres, os percentuais são de 38% e 16%, respectivamente.
Os homens dizem ter mais conhecimento sobre o tema do que as mulheres: 47% deles se dizem bem informados a respeito do assunto contra 25% delas. No recorte por gênero, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A legislação dos EUA de combate ao terrorismo permite que o país investigue, sancione e eventualmente processe pessoas físicas ou jurídicas mesmo que estejam fora de seu território. O principal efeito prático se dá no aspecto financeiro.
Desde que a medida entrou em vigor, os EUA podem punir instituições que considerar omissas no combate às facções ao não barrar clientes com algum tipo de elo com organizações criminosas, ainda que involuntariamente.
Como mostrou a Folha, empresas brasileiras passaram a vasculhar dados internos para identificar parceiros com potenciais conexões com alguma das organizações criminosas —sejam clientes, fornecedores ou prestadores de serviço.
A mais recente rodada do Datafolha mostra também que o público evangélico (70%) concorda mais com a mudança na condição do PCC e do CV do que o católico (56%).
O mesmo cenário ocorre para aqueles que declaram ter votado no ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. Conforme o levantamento, 81% daqueles que optaram por Bolsonaro na última disputa nacional concordam com a iniciativa. Entre os de Lula, 38%.
A margem de erro para o voto em 2022 é de 3 a 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Já para o segmento religioso, varia de 3 a 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Não há grandes diferenças no recorte por região. Sudeste, Sul e Centro-Oeste empatam dentro da margem de erro, com percentuais de concordância entre 60% e 64%. O menor está no Nordeste, onde 53% dizem concordar com a iniciativa de Trump. No segmento por região, a margem de erro varia de 3 a 6 pontos percentuais.
A mudança tem mais apoio entre os mais jovens e os mais escolarizados.
Segundo o Datafolha, 65% daqueles que têm entre 16 a 44 anos concordam com a iniciativa. Entre aqueles com ensino superior, o índice é de 64%.
A mudança que tornou PCC e CV terroristas do ponto de vista americano vinha sendo ensaiada pelo presidente dos Estados Unidos desde o início do ano.
O governo Lula, por outro lado, dizia a interlocutores atuar para evitar ou postergar a medida.
Interlocutores do petista diziam a aliados temer a possibilidade de intervenções americanas sobre o Brasil e o potencial desgaste eleitoral, já que o presidente deve buscar a reeleição.
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se concordam ou discordam de determinadas afirmações sobre o tema.
Ao todo, 50% dos brasileiros concordam com a declaração de que "o governo dos Estados Unidos quer combater as facções criminosas no Brasil para ajudar a população brasileira".
Outros 47% dizem que o governo dos Estados Unidos está usando as facções criminosas como desculpa para mandar no Brasil (entre as mulheres, 50%, e entre os homens, 44%).
O menor percentual geral se dá para aqueles que concordam com a possibilidade de que os EUA "têm o direito de atacar membros de facções criminosas dentro do Brasil sem avisar ao governo brasileiro": segundo a pesquisa, 22% concordam com essa hipótese.
Neste último caso, a maior parcela dos que concordam é homem (30%) e declarou voto em Jair Bolsonaro em 2022 (40%). Já os eleitores de Lula que avalizam a ideia de ataque sem aviso prévio somam 8%.
A decisão sobre classificar o Comando Vermelho e o PCC como organizações terroristas veio dias após uma agenda com o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL).
Flávio teve influência na decisão dos EUA para 54% dos brasileiros, e a maioria (71%) daqueles que vê influência dele no caso declarou ter votado em Lula em 2022.
A maioria (57%) acha que a atuação do filho mais velho de Jair foi negativa para o Brasil, enquanto 37% veem aspectos positivos. Outros 3% dizem que a influência do filho mais velho do ex-presidente não foi nem positiva nem negativa e 2% não souberam responder.
Cristiano Ronaldo se torna único jogador da história a marcar gol em seis Copas do Mundo
- Por Carlos Matos
- 23 Jun 2026
- 18:15h

Foto: Reprodução/Instagram (@portugal)
A história segue sendo escrita por Cristiano Ronaldo. Portugal e Uzbequistão vão se enfrentando pela segunda rodada do Grupo K da Copa, na tarde desta terça-feira (23). A seleção das quinas vence, até o momento, por 3 a 0 – com dois gols de Cristiano Ronaldo e um de Nuno Mendes – e o capitão português quebrou uma nova marca ao se tornar o único jogador a marcar ao menos um gol em seis Copas do Mundo diferentes.
Para os torcedores presentes no NRG Stadium, em Houston, nos Estados Unidos, apenas sete minutos foram necessários para assistir Cristiano Ronaldo aproveitar o cruzamento de João Cancelo e balançar as redes. Aos 17’, Nuno Mendes ampliou de falta, e aos 39’, foi a vez de Bruno Fernandes dar assistência para o Robozão fazer seu segundo gol no dia.
Com os dois tentos marcados ainda no primeiro tempo, Cristiano Ronaldo chega ao 975º gol de sua carreira, faltando apenas 25 para a lendária marca de 1000 gols. Outro jogador que poderia alcançar o feito de marcar em seis Copas diferentes é o argentino Lionel Messi, mas o atacante passou em branco em 2010.
Confiança dos brasileiros nos EUA despenca e atinge menor nível da história, aponta pesquisa
- Por Isabela Menon | Folhapress
- 23 Jun 2026
- 16:11h

Fotos ilustrativas: Reprodução / Gemini (I.A) / Redes Sociai
Fotos ilustrativas: Reprodução / Gemini (I.A) / Redes SociaisO Brasil está entre os países que registram os menores níveis de confiança de que os Estados Unidos respeitam as liberdades individuais de sua população, segundo pesquisa do Pew Research Center divulgada na manhã desta terça-feira (23).
O levantamento aponta também uma deterioração da imagem americana entre os brasileiros e baixa confiança no presidente Donald Trump.
Apenas 32% dos brasileiros dizem acreditar que o governo americano respeita as liberdades individuais de seus cidadãos, o menor índice já registrado pelo instituto no país. Em 2013, durante o governo Barack Obama, esse percentual era de 76%.
A pesquisa foi realizada de 8 de fevereiro a 13 de maio deste ano e ouviu 42.151 pessoas em 36 países.
Os resultados negativos não se restringem ao Brasil. Globalmente, apenas 37% dos entrevistados têm uma visão favorável dos Estados Unidos, enquanto 57% expressam opinião desfavorável. A confiança em Trump é ainda menor: a mediana entre os 36 países pesquisados é de 23%, ante 30% no Brasil.
Na América Latina, a avaliação dos Estados Unidos varia significativamente. Enquanto a Colômbia e o Peru mantêm visões majoritariamente positivas do país, Brasil e Argentina aparecem divididos. Já México e Chile registram predominância de opiniões desfavoráveis.
O período de coleta ocorreu após um ano marcado por atritos diplomáticos e disputas comerciais entre Brasil e Estados Unidos, mas incluiu também a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Casa Branca e seu encontro com Trump, em maio, quando a relação bilateral atravessava uma fase relativamente menos turbulenta.
Os dados antecedem, porém, episódios recentes de tensão entre Brasília e Washington, como a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas pelos Estados Unidos e a investigação comercial que pode resultar em novas tarifas sobre produtos brasileiros.
A parcela dos brasileiros com opinião favorável sobre os Estados Unidos caiu de 64% em 2024 para 47% neste ano. Hoje 43% têm uma visão desfavorável do país.
Para Richard Wike, diretor de pesquisas de atitudes globais do Pew Research Center, o resultado reflete uma combinação de fatores, entre eles a avaliação do governo Trump, as políticas migratórias americanas e a percepção internacional sobre o funcionamento da democracia nos Estados Unidos.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, ele diz que a percepção negativa observada no Brasil acompanha uma tendência global. Em diversos países pesquisados, aumentou a preocupação com a saúde da democracia americana e com a forma como Washington atua no cenário internacional.
A avaliação de Donald Trump permanece majoritariamente negativa entre os brasileiros. Apenas 30% afirmam confiar no presidente americano para tomar as decisões corretas em assuntos mundiais, enquanto 64% dizem não confiar nele. O índice representa uma queda em relação ao ano passado, quando a taxa de confiança era de 34%.
Apesar disso, a percepção dos brasileiros sobre Trump é menos negativa do que a observada em vários países da Europa Ocidental. Na comparação com outros líderes mundiais, o republicano recebe índices de confiança semelhantes aos registrados para o presidente francês Emmanuel Macron (27%), o presidente ucraniano Volodimir Zelenski (24%) e o líder chinês Xi Jinping (22%).
A pesquisa mostra ainda que os brasileiros enxergam os Estados Unidos com crescente desconfiança em relação ao seu papel internacional. Três em cada quatro entrevistados (76%) afirmam acreditar que Washington interfere nos assuntos de outros países. A percepção é ainda mais comum entre jovens de 18 a 29 anos, faixa em que o índice chega a 82%.
A deterioração da imagem americana vai além da avaliação do presidente. Apenas 36% dos brasileiros consideram os Estados Unidos um parceiro confiável. Já 43% dizem creer que o governo americano leva em conta os interesses de países como o Brasil ao tomar decisões de política externa, percentual inferior aos 55% registrados em 2023.
Também caiu a percepção de que os Estados Unidos contribuem para a paz e a estabilidade global. Em 2023, 64% dos brasileiros compartilhavam essa visão. Hoje, o percentual é de 40%.
Segundo o relatório, a perda de confiança nos EUA como parceiro internacional está entre as mudanças mais significativas registradas nos últimos anos. O estudo aponta quedas em diversos países na percepção de que Washington é um aliado confiável, contribui para a estabilidade global e considera os interesses de outras nações ao formular sua política externa.
Os brasileiros também desaprovam amplamente as principais iniciativas internacionais do governo Trump. Apenas 25% aprovam sua condução das políticas migratórias, 24% sua atuação em relação ao Irã e 22% sua gestão da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O relatório destaca ainda que a maior parte das entrevistas foi realizada após o início da guerra entre Estados Unidos e Irã. Segundo análise do instituto, conforme o conflito avançou durante o período de coleta, as opiniões sobre os EUA se tornaram mais negativas em parte dos países pesquisados.
A aprovação cai para 19% no caso das tarifas comerciais e para 16% na condução das discussões envolvendo a Groenlândia —o republicano constantemente reafirma o desejo de comprar e anexar o território que pertence à Dinamarca de olho em interesses de segurança nacional, recursos naturais e geopolítica no Ártico.
Questionado sobre o resultado mais significativo da pesquisa, Wike destacou justamente a rápida deterioração da confiança internacional nos Estados Unidos como parceiro.
"Em muitos países, as pessoas estão perdendo confiança nos Estados Unidos como um parceiro confiável, seja em questões de segurança, econômicas ou diplomáticas", afirmou.
Mendonça cometeu erro crasso ao tratar de delação de Vorcaro com advogados, diz Gilmar
- Por João Pedro Abdo | Folhapress
- 23 Jun 2026
- 14:31h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes criticou nesta segunda-feira (22) o relator do caso Banco Master na corte, ministro André Mendonça, por ter recebido advogados de defesa de Daniel Vorcaro para discutir a delação do banqueiro.
Gilmar chamou a situação de "erro crasso" e citou como um exemplo de excessos na investigação do escândalo financeiro. Segundo ele, é uma "impropriedade" que o julgador participe dessas negociações.
"André Mendonça disse que tinha recebido um advogado fazendo proposta de delação seletiva. Aqui já há uma impropriedade. Porque a lei não permite que o relator participe ou o juiz participe da delação. O acordo é entre o Ministério Público e o delator. Então, aqui já há algo de erro crasso", disse Gilmar, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
Mendonça e Gilmar tiveram uma discussão em sessão da Segunda Turma da corte na semana passada, quando o relator disse que rejeitou uma proposta de delação do banqueiro que considerou seletiva. Na ocasião, o colegiado decidiu negar autorização para prisão domiciliar ao pai de Vorcaro, Henrique, como defendia Gilmar.
"Falaram na minha cara isso. Eu disse: 'Não faço questão de delação, agora, delação seletiva comigo não'", afirmou o ministro. Logo depois, no entanto, ele disse que foi apresentada a ele a primeira proposta de delação de Vorcaro, mas ele não quis "acessá-la".
Posteriormente, na entrevista, Gilmar criticou a negociação do acordo e reiterou que a lei estabelece que o relator não deve ter "papel decisivo na condução da delação".
"Vimos nesse caso Vorcaro passar por regimes diferentes de prisão. Ficou três dias ou quatro dias em um presídio de segurança máxima. Segundo dizem os advogados, até com luz acesa todo o tempo. É bom isso? Esse tipo de prática é bom? Ou isso tem nome?"
As tentativas da defesa de Daniel Vorcaro em firmar um acordo de delação premiada têm sido sucessivamente negadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e pela Polícia Federal, por considerar que não há elementos novos na colaboração.
Na entrevista, Gilmar elencou pontos que considera sensíveis no caso Master: vazamentos de informações, prisão de familiares e a morte de Luiz Phillipi Mourão, apelidado de Sicário.
Sicário integrava o núcleo conhecido como "A Turma", que servia para monitorar e pressionar pessoas consideradas adversárias do banqueiro ou ligadas às apurações sobre o banco. Ele se enforcou na cela da Superintendência da PF de Minas Gerais em 4 de março, logo após ser preso durante operação, e teve a morte confirmada dois dias depois.
O ministro comparou o caso Master à Lava Jato, operação da qual é crítico.
"Na Lava Jato, a gente começou como voto vencido e terminou como voto vencedor", disse ao lembrar que, à época da operação afirmava que o tribunal teria "um encontro marcado com as prisões alongadas de Curitiba".
O ministro chamou a operação de "maior escândalo judicial do mundo".
PF faz operação em banco de bispo Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões
- Bahia Notícias
- 23 Jun 2026
- 12:29h

Foto: Reprodução
A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem, com o objetivo de desarticular um complexo esquema fraudulento voltado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, no âmbito da gestão de instituição financeira Digimais, do grupo do bispo Edir Macedo.
Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. A decisão judicial também autorizou o afastamento do sigilo bancário e fiscal dos investigados, além do sequestro e bloqueio de bens no valor de até R$ 670.348.945,70.
Durante as investigações, a Polícia Federal teve acesso a relatórios produzidos pelo Banco Central do Brasil que apontaram graves irregularidades na condução dos negócios pelos administradores da instituição financeira.
As apurações indicam que o esquema envolveria a manipulação sistemática de balanços e resultados contábeis, com o objetivo de ocultar a real situação econômico-financeira da instituição e aparentar solvência perante os órgãos de controle. A prática teria permitido ainda a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas no montante de centenas de milhões de reais.
Também são investigadas operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco, além da possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas, previstos na Lei nº 7.492/1986, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.
Em atualização
Brasília Amarela dos Mamonas Assassinas é preservada em cidade baiana após 30 anos de legado
- Bahia Notícias
- 23 Jun 2026
- 10:27h

Foto: Reprodução / Calila Notícias
A histórica Brasília Amarela associada aos Mamonas Assassinas continua preservada em Irecê, no Centro Norte baiano e mantém viva a memória de Alecsander Alves da Silva, o Dinho, natural da cidade e vocalista da banda que marcou época nos anos 1990.
Segundo o Calila Notícias, parceiro do Bahia Notícias, após a passagem da banda cover que celebra o legado do grupo pelo município durante os festejos juninos, a cidade voltou a ser palco de homenagens ao artista nascido em Irecê.
O grupo, formado por atores que participaram do filme sobre a trajetória da banda, visitou a Praça Alexsander Alves, inaugurada em 2019 em homenagem ao cantor, além de realizar apresentação durante o São João do Centenário.
Natural do bairro Boa Vista, em Irecê, Dinho se mudou ainda na infância para São Paulo com a família. De acordo com o pai do cantor, Hidelbrando Alves, Dinho mantinha uma relação próxima com a cidade natal e costumava retornar ao município durante períodos de férias.
Entre os símbolos que preservam a memória do artista está a Brasília Amarela, eternizada na música “Pelados em Santos”, um dos maiores sucessos dos Mamonas Assassinas. O carro se tornou um dos principais ícones da cultura pop brasileira após aparecer em videoclipes, programas de televisão e, mais recentemente, na produção cinematográfica que retratou a história da banda.
Atualmente, o veículo permanece sob os cuidados de Hidelbrando Alves. Segundo informações da família, a documentação do automóvel continua registrada em nome de Alecsander Alves da Silva, característica que reforça seu valor histórico e afetivo.
A Brasília participa regularmente de eventos culturais e desfiles no município. Neste ano, o carro esteve entre os destaques do tradicional desfile de carroças que marcou a abertura dos festejos juninos de Irecê. Sempre que é exibido em público, o veículo atrai a atenção de moradores, visitantes e admiradores da trajetória dos Mamonas Assassinas.
Para os fãs, o veículo representa um dos principais símbolos da irreverência e do estilo que levaram a banda ao sucesso nacional. Em menos de dois anos de carreira em escala nacional, os Mamonas Assassinas alcançaram milhões de discos vendidos, realizaram apresentações lotadas e se consolidaram como um fenômeno cultural antes da interrupção da carreira em decorrência do acidente aéreo ocorrido em março de 1996.
Três décadas depois, a memória de Dinho segue presente em Irecê por meio de homenagens como a praça que leva seu nome, dos relatos da família, das apresentações do projeto “Mamonas Assassinas O Legado” e da preservação da histórica Brasília Amarela.
O registro do veículo foi realizado na tarde de segunda-feira (22), na Rua Goiás, em frente à residência de Terezinha Alves Leite, de 94 anos, irmã de Cleonice Maria Leite, mãe de Hidelbrando Alves e avó de Dinho.









