Conheça as novas tendências dos crimes virtuais

  • Da Redação
  • 30 Jan 2014
  • 09:10h

(Reprodução)

Embora medidas de segurança on-line sejam criadas diariamente para acompanhar o ritmo do surgimento das ameaças mais recentes, o primeiro passo para manter sua família e seu computador seguros é conhecer esses perigos. Veja a seguir um resumo das últimas tendências do crime on-line e como antigas ameaças estão evoluindo. Confira a seguir: 

1. Evolução de bots Bots são programas descarregados secretamente que se auto-instalam no computador da vítima. Assim, os criminosos da Internet podem controlar o computador remotamente, utilizando-o para atividades criminosas, como o envio de spams ou ataques de negação de serviços (DoS). As redes de bots continuarão a se diversificar e evoluir. Por exemplo, os criminosos podem utilizar computadores infectados para hospedar sites de phishing.
 
2. Campanhas políticas O aumento do uso de sites para a organização e captação de recursos em campanhas políticas abre as portas para sérios riscos à segurança, que incluem:
 
Desvio das doações à campanha ou das informações sobre os doadores
Atividade de hacker nos sites para apresentar informações enganosas sobre as posições e condutas dos candidatos
Inatividade do site em um momento crucial
 
3. Aplicativos da Web baseados em Java Programas pequenos, como dispositivos de reprodução de vídeo ou mapas interativos, que se auto-iniciam em uma página da Web (se multiplicam). Isso significa também que eles oferecem uma oportunidade crescente para os ladrões on-line espalharem bots, keyloggers (registradores de digitação), que rastreiam nomes de usuário e senhas, e outros softwares maliciosos.
 
4. Evolução de spam Os criadores de spam com certeza encontrarão novas maneiras para burlar os sistemas de bloqueio tradicionais e fazer com que os usuários leiam suas mensagens. Por exemplo, no corpo da mensagem, agora eles utilizam imagens dos textos, e não o texto em si, a fim de burlar a filtragem de conteúdo. O spam também se espalhou em arquivos MP3: as pessoas clicam em um link esperando ouvir uma música mas, em vez disso, ouvem uma dica sobre ações.
 
5. Plataformas móveis Como os telefones celulares são compatíveis com uma variedade maior de aplicativos, os hackers explorarão as vulnerabilidades existentes.
 
6. Mundos virtuais Os criminosos on-line se concentrarão nas comunidades de mundos virtuais persistentes e jogos on-line para vários jogadores. Senhas roubadas e recursos de jogos são segmentos crescentes da economia ilícita.
 
As ameaças on-line continuarão a evoluir, encontrando vulnerabilidades em novos softwares, aplicativos e dispositivos. Você pode manter-se protegido tomando algumas precauções simples enquanto estiver on-line: manter seu software de segurança sempre atualizado, bem como seus aplicativos, com os patches de segurança mais recentes.