Caetité: Cliente da Caixa Econômica Federal é vítima de golpe virtual

  • Sudoeste Bahia
  • 28 Jan 2014
  • 14:57h

(Imagem Ilustrativa)

Mesmo diante de todos os avanços tecnológicos que visam à proteção dos clientes bancários que utilizam os serviços do internet banking, com firewalls poderosos e uma quantidade de senhas cada vez maior, os hackers acabam sempre dando um jeito de burlar o sistema e aplicar os seus golpes lesando suas vítimas que, como presas fáceis, acabam caindo em seus esquemas. Diante desta parafernália digital da segurança, que vem tendo avanços significativos, a criatividade dos crimes virtuais continua dando muito trabalho para os engenheiros de sistemas, que, constantemente têm que criar novos dispositivos para impedir a ação dos hackers de plantão.  Uma denúncia de um novo golpe foi feita ao Sudoeste Bahia na noite desta segunda-feira (27), por volta das 20:30 horas, onde um caetiteense, cliente da Caixa Econômica Federal, que teve a sua identidade mantida em sigilo, relatou que foi vítima de um golpe virtual, o qual foi denunciado na mesma hora na agência bancária, mas que até o início desta manhã ainda estaria sem solução.  Segundo o relato, ele, como é de costume, faz suas negociações bancárias rotineiramente pelo internet banking, e, na noite de ontem, acessou normalmente a página inicial da referida instituição bancária, verificou o saldo, extrato e fez algumas transferências. Até ai tudo bem, mas, ao dar andamento num processo para pagamento de um boleto, digitando os dados do mesmo, quando, de repente, ao terminar de digitar a sua assinatura eletrônica, apareceu uma tela pequena com os seguintes dizeres: “aguarde um momento, estamos instalando uma atualização de segurança”. Para surpresa do cliente, o sistema travou e ficou instável e, logo em seguida, começaram a chegar mensagens em seu celular comunicando que várias transferências e pagamentos foram efetuados a partir de sua conta, totalizando 4 operações, as quais, ao todo, lesaram o cliente em cerca de R$ 3 mil.  Diante desses fatos, o cliente vítima do golpe se dirigiu a agência local da Caixa Econômica Federal na manhã desta terça-feira (28), sendo muito bem recebido pelo gerente que, ao analisar os fatos e os comprovantes, comunicou que em três dias os prejuízos serão ressarcidos, o que o deixou aliviado. Também foi comunicado que a direção da área de informática da Caixa irá tomar todas as providências para efetivar as devidas defesas virtuais contra esse tipo de golpe, evitando-se assim que novos clientes sejam lesados.