Veredor Zé Carlos de Jonas visita Sabará para conhecer de perto moderno aterro sanitário

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 26 Fev 2015
  • 10:14h

O vereador Zé Carlos de Jonas em sua visita ao moderno aterro sanitário da cidade de Sabará (Foto: Brumado Urgente)

Sempre tendo em sua pauta de ações viagens a outras cidades brasileiras para ampliar o seu conhecimento de situações que possam ser benéficas para o município de Brumado, o vereador Zé Carlos de Jonas (PT) realizou a sua última viagem nesse sentido na semana passada, onde o parlamentar esteve visitando a cidade mineira de Sabará, considerada um berço histórico da cultura brasileira, mas que vem também atingindo níveis muito elevados de desenvolvimento, sendo que hoje já conta com cerca de 150 mil habitantes. Acompanhado da sua assessora parlamentar, Terenilda Dias, o parlamentar brumadense esteve primeiro na Câmara de Vereadores, onde foi recepcionado pelo presidente Marcus Aurélio e pelos vereadores Weliton Duarte, Claudio da Rádio e Conceição Arruda, sendo levado a conhecer toda a estrutura da Casa Legislativa, bem como a sua rotina de trabalho.

 

O vereador Zé Carlos de Jonas também aproveitou para conhecer o patrimônio histórico-cultural do municipio mineiro de Sabará (Foto: Brumado Urgente)

 

No Dia 20, o vereador cumpriu o seu mais importante compromisso que era conhecer o moderno aterro sanitário de Sabará que é considerado um dos mais avançados do país, atendendo, inclusive, a própria capital Belo Horizonte. Ele foi recebido pelo gerente Antônio Henrique Martins, que mostrou todas as instalações e composição do aterro, que serve a 14 cidades da região e que funciona em uma PPP com a empresa Queiroz Galvão, tendo como administradora a Vital Engenharia, sendo que o projeto será ampliado em breve para se atender 44 municípios. “Fiquei muito satisfeito com o que presenciei e vou lutar a partir de agora para que possamos implantar em Brumado um modelo de aterro sanitário como o de Sabará, já que o nosso município tem potencial para isso” relatou o vereador que ainda destacou que “por meio de um consórcio entre os municípios o projeto seria totalmente viável, atendendo assim aos novos parâmetros das questões ambientais, ainda mais que em 2016 será obrigatório os municípios possuírem aterros sanitários que possuam estação de transbordo, tratamento adequado de resíduos sólidos e unidades de beneficiamento. Esse sistema não produz poeira, nem provoca mau cheiro e nem poluição visual e tem uma vida útil de no mínimo 25 anos”. Veja fotos da visita abaixo: