Baianos investem em simpatias para um 2015 positivo

  • Luana Almeida
  • 31 Dez 2014
  • 10:25h

Bruno Aziz | Editoria de Arte de A TARDE

Em tempos de modernidade, há quem deixe de lado crenças populares e prefira lidar com problemas cotidianos de forma racional. No entanto, na contramão do empirismo, há também aqueles que apelam para simpatias para dar um "empurrãozinho" na sorte. E é no momento da virada de ano que centenas de superstições vêm à tona, seja para garantir prosperidade, saúde, dinheiro, ou para alcançar desejos mais pessoais, como um novo emprego ou amor. Para os que acreditam, vale tudo nos instantes que antecedem a chegada do novo ano: desde simpatias mais tradicionais, como pular sete ondas, vestir branco e comer lentilhas, até crendices menos comuns, como andar com uma mala em mãos ou lambuzar o nome da pessoa amada com mel. Não há comprovação científica de que as simpatias são realmente eficazes, porém quem as faz garante que elas dão certo, sim.

Em 2008, a estudante V. A., 37 anos, terminou um relacionamento de quase 10 anos e  dedicou-se a encontrar um novo amor. Tentou no Carnaval, nos ensaios de verão e nas festas de São João. No entanto, nenhum dos "ficantes" foi promovido a namorado, como ela desejava.

Cansada de ser a única solteira da turma, a estudante pesquisou simpatias para arranjar um novo amor. Dentre tantas, ela optou por  vestir-se com roupas  cor-de-rosa no momento da virada de 2009 para 2010.

"Cheguei a uma festa de  amigos vestida completamente de rosa: saia, camiseta e sandália. Até mesmo a lingerie era rosa", conta.

O resultado foi imediato, "quase um milagre", como ela costuma dizer: na mesma festa de Réveillon, conheceu um rapaz, colega de trabalho de um de seus amigos.

"Fomos apresentados e achei-o interessante. Tínhamos a mesma idade, os mesmos gostos e acabamos ficando. Após o Réveillon, nos encontramos mais algumas vezes e o namoro engatou. Até estamos pensando em oficializar a união em 2015", diz.

A estudante não sabe ao certo se o novo amor foi consequência simplesmente de estar vestida de forma engraçada ou se veio como resultado positivo da simpatia. O fato é que, desde então, ela não deixa de usar pelo menos uma peça de roupa rosa no momento da virada do ano.

"Agora que já arrumei o namorado, continuo usando para preservá-lo. Afinal, a concorrência está forte. Sempre indico essa simpatia às solteiras. É simples, porém, eu garanto que dá resultados", diverte-se.

"Ritual para o sucesso"

Há, ainda, quem não se contente apenas com uma só simpatia. É o caso da advogada Ana Emília Martins, 42  anos, que, há quase 15, investe em verdadeiros rituais, criados por ela mesma, para que não faltem energias positivas para os próximos 365 dias.

Ela se considera católica "não praticante" e confessa ter "roubado" um pouco de cada religião para montar o que costuma chamar de "ritual para o sucesso".

Segundo  Ana, todas as práticas precisam ser feitas instantes antes da contagem regressiva, impreterivelmente. Caso contrário, todo o esforço vai por água abaixo.

Cerca de uma hora antes da virada, Emília incensa a casa. Depois,  veste-se com roupas novas, que são sempre brancas. Atrás da orelha, ela põe uma folha de louro. Em seguida, ela espalha pequenas porções de arroz branco cru nos cantos da casa, para garantir prosperidade.

Após a contagem regressiva, enquanto todos se abraçam e curtem a festa, Emília completa o ritual: joga grãos para trás e come as uvas, a romã e as cerejas e separa as sementes, que serão guardadas na carteira.

Ao final, ela abraça o marido e os filhos, que, a essa altura, esperam, impacientes, o que eles consideram "uma grande maluquice". 

O psicólogo Sandro Vila alerta que a crença demasiada em determinadas  simpatias pode abalar a confiança de quem acreditou cegamente em uma  delas e, no final das contas, não percebeu resultados positivos.

"O sucesso  chega para quem faz acontecer e não para quem cruza os braços e espera que o dinheiro caia do céu após comer lentilhas. Ter fé é, sim, importante, mas, antes de tudo, é preciso discernimento", afirma.

No entanto, ele acredita que o fato de fazer um ritual almejando algo que  se deseja muito pode, sim, trazer resultados positivos: "As simpatias conferem às pessoas a sensação de positividade, que é bem-vinda não apenas na virada do ano, mas durante toda a vida".

 

Confira dicas do que vestir, comer e fazer:

O que vestir

Para alcançar prosperidade - Se o foco for dinheiro, invista nas roupas em tons amarelos
Para atrair  amor - Na numerologia, o rosa representa o número 8, que regerá 2015. A cor ainda tem a função de atrair/melhorar relacionamentos afetivos
Para um ano mais saudável - O verde representa vitalidade e saúde e está associado a renovação

O que comer

Para alcançar prosperidade - Além da tradicional lentilha, supersticiosos dizem que o porco fuça para a frente, o que pode ser associado ao desenvolvimento
Para atrair amor - Segundo judeus, o mel é uma forma de garantir um ano “doce”, o que pode atrair novos relacionamentos 
Para um ano mais saudável - O peixe está associado à saúde,  pois remete à água, fonte da vida

O que fazer

Para alcançar prosperidade - Coma uma romã e separe sete sementes e guarde na carteira
Para atrair amor - Pegue um copo, encha-o de espumante, acrescente açúcar e coloque uma rosa. Em seguida, jogue o líquido sobre os ombros
Para um ano mais saudável - Prepare uma xícara de chá com erva-cidreira, camomila e erva-doce. beba mentalizando uma perfeita saúde