Por que periodizar o treino?

  • por: Vitor Cotrim
  • 18 Jan 2017
  • 12:22h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

O corpo humano está programado para se adaptar facilmente as condições propiciadas pelo meio onde vive, percebemos isso facilmente com as mudanças climáticas, pois o corpo humano tem mecanismos de equilíbrio para manter-se de acordo com o ambiente. Dessa mesma forma o corpo também reage aos treinamentos físicos.

É muito comum ouvirmos pessoas dizerem que o corpo acostuma com o exercício e não tem mais resultados, mas isso não é verdade, o corpo acostumou com a intensidade do exercício e não com o exercício em si. Por isso é de suma importância a periodização do treino,para que o sistema neuromotor não se adapte a uma determinada intensidade e fique estagnado, portanto é importante sempre progredir com novos estímulos dentro da periodização, prevenindo assim lesões e um overtraining.

A periodização adequada deve manter em um certo período uma intensidade máxima aceitável pelo corpo e isso faz toda diferença no treino. Procure sempre a orientação do profissional de Educação Física, ele faz toda diferença na periodização do seu treino.