Dormir é tão importante para a saúde quanto comer bem e praticar exercício

  • 16 Out 2016
  • 07:00h

(Foto: Reprodução)

Quantas horas por dia você tem dormido? Acha suficiente? Quem dorme pouco, sofre as consequências desse péssimo hábito para a nossa saúde. O endocrinologista Doutor Bruno Halpern explica que dormir é tão importante quanto comer bem e praticar atividade física e o psiquiatra Doutor Daniel Barros dá dicas importantes para sofrer menos na hora em que o despertador toca.

Saiba mais
Nós não fomos feitos para voar, respirar embaixo d'água e nem para ficarmos acordados à noite, a saúde cobra um preço por isso. Mesmo assim, horas de sono são sacrificadas todos os dias, o brasileiro é o povo que dorme mais tarde e acorda mais cedo.

Horário de verão
Mais fácil atrasar o horário de dormir do que adiantar o de acordar, por isso, o horário de verão é de difícil adaptação, especialmente para os noturnos. Isso ocorre por causa do nosso relojinho interno, que é capaz de ter um ciclo de 26 horas.

Ritual para dormir
Crie o seu. Estudos mostram que enrolar para dormir também é uma causa de pouco sono. Isto significa que, muitas vezes, não é o trabalho, o estudo ou o filho que atrasam o sono, mas distrações de que gostamos, como livros, revistas ou eletrônicos. 

Dicas de ouro: anote em um papel o que te preocupa. E esqueça essa preocupação. Scaneie o corpo mentalmente, concentrando em cada parte, e projete mentalmente imagens relaxantes. Pensar em carneirinhos e cachoeiras também ajuda.