Conquista: Homens armados invadem escola e tocam o terror; alunos e professores entraram em pânico

  • BRF
  • 14 Jun 2019
  • 11:12h

(Foto: Reprodução)

Bandidos armados tocaram o terror dentro de uma escola municipal no Bairro Miro Cairo, em Vitória da Conquista, na noite de ontem (quinta-feira). As primeiras informações dão conta de que os ladrões pularam o muro, levaram celulares e bicicletas dos alunos. O fato aconteceu na Escola Municipal Professora Lisete Pimentel. Alunos e professores ficaram em pânico. Os ladrões, a todo momento, ameaçavam as vítimas. Após a ação, os bandidos fugiram com os pertences.

Em entrevista, Lula diz que país ‘pariu coisa chamada Bolsonaro’

  • Redação
  • 14 Jun 2019
  • 10:13h

(Foto: Gazeta OnLine)

O ex-presidente Lula (PT) fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) em entrevista concedida à emissora TVT e aos jornalistas Juca Kfouri, blogueiro do UOL, e José Trajano. A conversa ocorreu na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde abril do ano passado. Na ocasião, Lula disse que, como resultado de sua ausência nas duas últimas eleições, “o país pariu essa coisa chamada Bolsonaro”. Ele também questionou o ataque a faca que vitimou o então candidato em Juiz de Fora (MG). Após o episódio, Bolsonaro esteve internado e se submeteu a duas cirurgias.

Medo e regulação da mídia

Parafraseando o escritor moçambicano Mia Couto, Lula disse que a sociedade, com medo, se aproximou do “monstro para pegar proteção” e elegeu o que classificou como “o pior dos coronéis”. Ele mencionou que o pesselista tem filhos no Senado, na Câmara de Deputados e na Câmara Municipal do Rio.

“Ele [Bolsonaro] conseguiu se vender para a sociedade enraivecida como antissistema. E a tendência é não dar certo”, disse, criticando a gestão de Bolsonaro,

Lula também diz que deseja voltar a ser presidente para “rever e refazer coisas que eu não tinha consciência de que era preciso fazer” e defendeu mais concorrência entre os meios de comunicação.

“Esse país não pode ter os meios dominados por nove famílias. É preciso regular. A última regulação é de 1962, quando não se tinha nem telefone celular.”

Mensagens de Moro vazadas

Sobre as publicações de conversas vazadas entre o ex-juiz federal Sergio Moro, agora ministro a Justiça, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Lula disse que trouxeram “a verdade à sociedade brasileira”, mas que não arriscaria dizer as consequências das revelações.

“Estou ficando feliz com o fato de que o país finalmente vai conhecer a verdade”, disse, ressaltando que sempre disse que “Moro é mentiroso” e estava “condenado a condená-lo” porque “a mentira tinha ido muito longe”. Disse ainda que o procurador Deltan deveria ter sido preso ao dizer que não tinha provas, mas tinha convicção. “Ele deveria ter sido preso ali.”

“Pode pegar a turma da força-tarefa, o Moro, enfiar num liquidificador, e quando for tomar o suco, não dá a honestidade do Lula”.
Lula disse que as apurações contra a corrupção devem continuar, e políticos e empresários corruptos têm de ser presos com base em mecanismos e leis que, segundo ele, foram criadas pelo PT. E voltou a dizer que não sujaria a mão por um apartamento que ele poderia comprar, se referindo ao caso do tríplex de Guarujá (SP), que o colocou na prisão em abril do ano passado.

“Já falei que vou casar”

A respeito de sua situação, preso pela Lava Jato, Lula disse não se considerar “ferrado”, mas sim “acabrunhado”, porque gostaria de estar em liberdade. “Ver o meu Corinthians jogar, ver a minha família. Eu já falei pra todo mundo que, quando eu sair daqui, eu vou casar”, disse.

Disse, no entanto, estar consciente de que existem milhões de brasileiros em pior situação que a dele, que está preso. “Vi [pela televisão] pessoas invadindo caminhão de lixo para catar comida para comer. E nós tínhamos acabado com a fome”, disse.

Caso Neymar

O ex-presidente aproveitou o espaço na entrevista para criticar o comportamento de parte da imprensa no caso em que o jogador Neymar é acusado de um estupro em Paris, capital francesa. Para Lula, a TV Globo teve “pressa” e “voracidade” para defender a inocência de Neymar. “Eu não posso dizer que o Neymar tem culpa, e nem que a moça está mentindo”, disse.

“A moça virou vagabunda antes de qualquer possibilidade”, concluiu.

Indicação de ministros

Questionado acerca das indicações que fez durante os anos na Presidência para as cadeiras no Supremo, Lula disse que nunca pediu contrapartidas para as nomeações. Afirmou, ainda, que apesar de discordar dos votos de alguns ministros (“não indiquei eles para votarem pra mim”), eles foram importantes para vários debates que aconteceram no país nos últimos anos.

“Eles têm um bom currículo. (…) Essas pessoas tiveram papel importante na questão da célula tronco, na reserva indígena, na união civil, nas cotas raciais. Então eu posso não concordar politicamente com algumas coisas”, afirmou o ex-presidente, revelando ainda que, quando indicou Carlos Ayres Britto para o STF, ouviu de interlocutores que ele era “muito vaidoso”. “Se ele fosse escrever um livro, me diziam, ia chamar ‘eu me amo'”, disse.

CONTINUE LENDO

Prouni do 2º semestre encerra inscrições nesta sexta (14)

  • Redação
  • 14 Jun 2019
  • 08:17h

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre serão encerradas nesta sexta-feira (14), às 23h59. Para concorrer a bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino privadas, é necessário entrar no site e preencher o cadastro. No total, são 169.226 vagas, sendo 68.087 de bolsas de estudo integrais e 101.139 parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade. Para se inscrever no Prouni, o estudante não pode ter diploma de ensino superior. Além disso, deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tirado, no mínimo, média de 450 pontos na prova. Não é permitido ter zerado na redação. Também é preciso se enquadrar em um dos seguintes critérios de renda:

  • Bolsas integrais: renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo
  • Bolsas parciais (50% da mensalidade coberta): renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos

Entre as exigências, o candidato deve ainda se encaixar em pelo menos uma das seguintes situações:

  • ter cursado o ensino médio em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio em escola privada, desde que na condição de bolsista integral;
  • ter alguma deficiência;
  • ou ser professor do quadro permanente de uma escola pública (nesse caso, o critério de renda familiar não se aplica).

Zé Carlos de Jonas exalta o empenho da administração municipal na contratação de médicos para as UBSs

  • Brumado Urgente
  • 14 Jun 2019
  • 08:01h

A UBS de Ubiraçaba que será uma das contempladas estava descoberta de médicos (Foto: Brumado Urgente)

A carência de médicos nas UBSs - Unidades Básicas de Saúde do meio rural vem sendo motivo de preocupação para o vereador Zé Carlos de Jonas, que conhece de perto a realidade do meio rural, sendo, inclusive representante de comunidades e distritos importantes como Itaquaraí e Ubiraçaba, os quais estavam com suas unidades descobertas desses profissionais, deixando os moradores apreensivos. Mas, nesta semana, uma boa notícia transmitida pela Secretaria Municipal de Saúde, de que 5 novos médicos estarão sendo contratados, sendo que 2 deles irão atuar nos referidos PSFs, trouxe alivio para o vereador. Em contato com o Brumado Urgente ele expressou que “gostaria de agradecer ao prefeito e ao secretário de saúde pela agilidade na contratação dos médicos para atuarem nas unidades de Ubiraçaba e Itaquaraí”. Ele ainda destacou que “este era um motivo constante de minha preocupação, pois estava sendo cobrado constantemente pelos moradores dessas localidades”. E encerrou dizendo que “é mais uma vitória para a área de saúde de nosso município”.

O vereador Zé Carlos de Jonas vem sempre expressando a sua preocupação com a falta de médicos (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

STF conclui julgamento e enquadra homofobia na lei dos crimes de racismo

  • Ricardo Della Coletta | Folhapress
  • 14 Jun 2019
  • 07:38h

(Foto: Reprodução)

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu nesta quinta-feira (13) o julgamento que enquadrou a homofobia e a transfobia na lei dos crimes de racismo até que o Congresso Nacional aprove uma legislação sobre o tema. O julgamento começou em fevereiro e foi concluído nesta quinta-feira, quando cinco ministros apresentaram seus votos. A maioria pela equiparação da homofobia e transfobia ao racismo já havia sido formada em 23 de maio. Nesta quinta, o placar terminou em 8 a 3 a favor de equiparar a homofobia aos crimes de racismo. O presidente da Corte, Dias Toffoli, e o ministro Ricardo Lewandowski entenderam que apenas deveria ser declarado que o Congresso foi omisso ao não votar uma lei nesse sentido. Na visão deles, cabe ao Legislativo tratar da criminalização de uma determinada conduta. 

Marco Aurélio Mello, por sua vez, votou no sentido de que tampouco o Supremo pode estabelecer que o Legislativo se omitiu. 


Foram julgados dois processos que pedem que o STF reconheça a omissão do Congresso ao deixar de criminalizar a homofobia. Os autores são a ABLGT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais) e o PPS.

O ministro Celso de Mello, relator de uma das ações, disse que a decisão do Supremo desta quinta-feira "não interfere nem compromete a liberdade religiosa." Fica assegurada, nesse sentido, a liberdade para que líderes religiosos possam argumentar em seus cultos que condutas homoafetivas não estão de acordo com suas crenças. "Desde que tais manifestações não configurem discurso de ódio, assim entendidas as exteriorizações que incitem a discriminação, a hostilidade ou a violência contra pessoas em razão da sua orientação sexual ou da sua identidade de gênero", disse o decano. 

Nesta quinta-feira, a ministra Cármen Lúcia defendeu a criminalização da homofobia e citou casos de violência contra a população LGBT.  "Todo preconceito é violência. Toda discriminação é forma de sofrimento. Mas, aprendi que alguns preconceitos causam mais sofrimento porque alguns castigam desde o seu lar, pela só circunstância de tentar ser o que é", disse Cármen Lúcia. 

Gilmar Mendes, por sua vez, disse que "orientação sexual e identidade de gênero são essenciais à pessoa humana." "Orientação sexual e identidade de gênero são essenciais à pessoa humana, à autodeterminação do indivíduo de projetar própria vida e buscar felicidade", disse o ministro.

Os votos contrários a fazer a equiparação da homofobia a crimes de racismo vieram Lewandowski, Toffoli e Marco Aurélio. Embora tenham ressaltado o quadro de vulnerabilidade vivido por essas minorias e a importância de se punir a homofobia e a transfobia, eles argumentaram que igualar esses atos a um crime já existente é papel do Legislativo. "Não obstante a repugnância que provocam as condutas preconceituosas de qualquer tipo, é certo que apenas o Poder Legislativo pode criminalizar condutas, sendo imprescindível lei em sentido formal nessa linha", disse Lewandowski em seu voto.

Marco Aurélio foi no mesmo sentido. Ele reconheceu que o Estado não provê a proteção necessária a grupos vulneráveis e apontou grave quadro de discriminação, mas disse que a equiparação penal só pode ser feita pelo Congresso. 

Na sessão do final de maio que analisou o tema, Celso de Mello justificou as razões que o levaram a considerar que há omissão do Parlamento. Segundo ele, desde o início da vigência da Constituição, há 30 anos, ou pelo menos desde que o primeiro projeto de lei sobre a homofobia chegou ao Congresso, há 18 anos, os parlamentares não legislaram em defesa dessas minorias.

CONTINUE LENDO

Governo deve apresentar programa para substituir Mais Médicos na próxima semana

  • Redação
  • 13 Jun 2019
  • 20:30h

Foto: Divulgação/Portal Brasil

Na próxima semana, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deve apresentar a parlamentares e instituições da área médica a proposta de um novo programa para substituir o Mais Médicos. A ideia é discutir o novo projeto e ouvir sugestões e críticas. A informação é do secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzeheim, que participou de audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (13). A substituição do Mais Médicos ocorrerá de forma gradual e os atuais contratos dos profissionais serão mantidos até o final. Umas das mudanças que o novo programa trará será a adoção de critérios mais objetivos e transparentes para definir a distribuição dos médicos, de acordo com o secretário. Harzeheim acrescentou que o novo programa aborda os eixos que precisam ser enfrentados para que haja mais e melhores médicos trabalhando na atenção primária e na saúde da família, entre eles o provimento de médicos em municípios pequenos afastados dos grandes centros e também junto às populações mais vulneráveis das cidades maiores.

 

Mais Médicos

Os dados do Ministério da Saúde apresentados na audiência pública mostram que, atualmente, o Programa Mais Médicos tem 14.101 médicos ativos. Com atual edital aberto para o preenchimento de 2.149 vagas, a previsão é que, em julho, o número total de profissionais chegue a mais de 16 mil.

O secretário participou da audiência pública das comissões de Educação e de Seguridade Social e Família da Câmara para debater a formação de novos profissionais no âmbito do programa Mais Médicos.

No dia 9 de abril, o porta-voz da Presidência, Otávio Rego Barros, havia declarado que o governo estudava a substituição do Mais Médicos. Na ocasião, ele disse que ocorreria uma coordenação com o Ministério da Educação para levantar e agilizar as questões como as relativas às avaliações dos médicos, quando formados no exterior.

CONTINUE LENDO

Mortes por dengue somam quase 300 no Brasil, total três vezes maior que 2018

  • Redação
  • 13 Jun 2019
  • 19:47h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O total de mortes decorrentes da dengue no Brasil neste ano é quase três vezes maior do no mesmo período de 2018, conforme o boletim mais recente do Ministério da Saúde, de 5 de junho. O documento informa que as mortes por dengue confirmadas até 27 de maio eram 295. No mesmo momento do ano passado, o país havia registrado 99 mortes pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os estados com o maior número de casos são Minas Gerais e São Paulo, juntos eles superam os 68% dos casos prováveis da doença, aqueles que ainda não foram comprovados por testes e exames. O boletim do Ministério da Saúde ainda traz informações sobre os casos de zika e chikungunya. Ele aponta que até o momento foram registrados 12 mortes pela chikungunya, uma na Bahia, 10 no Rio de Janeiro e uma no Distrito Federal. Ainda há 42 mortes sob investigação em Pernambuco. Já são mais de 53 mil casos prováveis da doença, abaixo dos 57 mil registrados no mesmo período do ano passado. O Rio de Janeiro é o estado com maior número de casos, quase 36 mil, segundo reportagem do Bem Estar. Não há mortes confirmadas até o fim de maio de 2019 relacionadas a Zika, mas são 6,1 mil casos prováveis em todo o país. No mesmo período de 2018, foram registrados 4,88 mil casos prováveis.

TCM determina exoneração de Silvanno Salles como secretário em Teodoro Sampaio

  • Redação
  • 13 Jun 2019
  • 17:52h

(Foto: Divulgação)

A relatoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou nesta quinta-feira (13), seguindo recomendação do Ministério Público de Contas, a exoneração do cantor Silvanno Salles do cargo de secretário municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, conforme divulgado em nota pelo próprio TCM. Segundo denúncia recebida pela corte, o titular da pasta não aparece no município para cumprir as obrigações do cargo. Nomeado desde março de 2017, ele não teria presença mais constante na cidade por ter a agenda “bastante cheia, não com atividades que digam respeito ao município de Teodoro Sampaio, mas com shows artísticos em cidades distantes durante vários dias da semana”. O TCM também julgou, parcialmente, procedente a denúncia formulada pelos vereadores do município, Erivaltinho Dias de Jesus e Valdir Duarte Dias, contra o prefeito José Alves da Cruz, em razão de irregularidades na nomeação do artista. De acordo com a relatoria, o gestor municipal teria admito as faltas de Silvanno Salles, e afirmou, em defesa, “que procedeu os descontos nas folhas de pagamento quando da ausência injustificada no local de trabalho do referido servidor”. Os documentos apresentados na denúncia apresentam faltas do cantor em alguns dias nos meses de outubro de 2017 e fevereiro, abril, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2018. “Os elementos dos autos, todavia, atestam que, lamentavelmente, não há a referida dedicação necessária a que esta Relatoria entenda ter a nomeação em tela se pautado pelo interesse público”, afirmou o relator Alex Aleluia, sustentando o argumento de que o secretário ser cantor não influenciara na decisão do tribunal.

Prefeitura de Brumado amplia ações visando o abastecimento no meio rural; desta feita na região de Ubiraçaba

  • Ascom | PMB
  • 13 Jun 2019
  • 16:18h

(Foto: Ascom | PMB)

Dando continuidade à sua agenda positiva, a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos vem implementando uma série de ações importantes, visando ampliar o abastecimento no meio rural. Neste mês de junho, as comunidades que serão beneficiadas ficam na região do Distrito de Ubiraçaba, um dos que possuem o maior déficit hídrico do município. Na Comunidade de Lagoa Torta está sendo construído um reservatório de 6 metros, altura suficiente para que a água chegue por gravidade até as residências mais distantes. Também está sendo instalada a rede de tubulação com essa finalidade. Já em Papagaio o poço artesiano está sendo otimizado e também está se construindo uma caixa d’água e todo o sistema de tubulação para levar água para a mesma para ser distribuída. Por fim no Povoado de Burro Morto será instalado um poço artesiano para alimentar a caixa existente. De acordo com os estudos feitos das localidades mais carentes, estará se viabilizando novas ações dando sequência ao planejamento da referida pasta.

Câmara de Vereadores de Brumado antecipa primeira parcela do 13º salário

  • Ascom | CMB
  • 13 Jun 2019
  • 15:41h

(Foto: Ascom | CMB)

Reconhecendo a grande conquista de seus servidores, a Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, pelo terceiro ano consecutivo antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário. Por meio do presidente, vereador Léo Vasconcelos, a medida foi tomada e publicada no Diário Oficial. A filosofia de austeridade que vem sendo tomando durante a atual gestão vem proporcionando conquistas significativas também para o município, já que os valores sobressalentes vêm sendo devolvidos à administração municipal para serem aplicados em obras e outras ações importantes. A parcela já está disponível na conta dos servidores e legisladores.

Itabuna: Bandidos usam carro para arrombar Lojas Americanas

  • Redação
  • 13 Jun 2019
  • 13:19h

(Foto: Reprodução)

Bandidos usaram um carro para arrombar portas e furtar a filial das Lojas Americanas no Centro de Itabuna. O crime foi cometido na madrugada desta quinta-feira (13), conforme registros do sistema de videomonitoramento da loja. A polícia militar foi acionada. Até o momento, ninguém foi preso. A rede de lojas de departamento possui duas filiais no município, uma no Shopping Jequitibá e outra na Rua São Vicente de Paulo, no Centro. Ainda não há informações do prejuízo nem do que os ladrões conseguiram levar

TBT: Continua o grande sucesso da 'Quinta Maluca' do Rey do Dellivery

  • Brumado Urgente Publicidade
  • 13 Jun 2019
  • 12:11h

(Divulgação)

Brumadense são apaixonados por pizzas e quando elas são de alta qualidade, acompanhadas por um preço irresistível, o sabor é ainda melhor. É exatamente isso que o Rey do Dellivery está proporcionando com promoções incríveis e imperdíveis. A qualidade das pizzas do Rey do Delivery é um grande diferencial, que é representado pelo renomado e premiado pizzaiolo Darlan Ribeiro, que é considerado um dos melhores da região. A promoção "Quinta Maluca" continua sendo um sucesso absoluto e como hoje é quinta-feira, então, os clientes vão poder degustar as maravilhosas pizzas com um preço ainda mais irresistível. O Rey do Dellivery fica Praça Maria Aparecida Ferreira, 56 (Fundo do Detran) e o horário de Funcionamento é das 18h às 0h0m e você pode pedir a sua pizza pelo celular ou whatsapp: 9.9925-4844, lembrando que são aceitos todos os cartões. Essa promoção é somente válida para as quintas-feiras. 

 

Prefeitura de Brumado irá antecipar a primeira parcela do 13º salário

  • Ascom | PMB
  • 13 Jun 2019
  • 11:27h

(Foto: Brumado Urgente)

Os reflexos da forte crise econômica que afetou o país ainda são visíveis em muitos municípios, só que em Brumado, a situação é diferenciada, pois, apesar da redução dos recursos, a austeridade administrativa empregada pela atual gestão vem dando frutos muito significativos, comprovando competência e compromisso, já que, enquanto vários municípios estão atrasando os pagamentos, Brumado está na direção oposta. Então, em decorrência disso, visando privilegiar os servidores municipais, o prefeito Eduardo Vasconcelos decidiu que irá antecipar a primeira parcela do 13º salário, o que injetará um bom volume financeiro na economia local. O pagamento será efetuado no próximo dia 20.

Terror Real: Adolescente grávida é estuprada e enterrada viva, mas sobrevive

  • Redação
  • 13 Jun 2019
  • 11:16h

(Foto: Reprodução)

Uma grávida de 17 anos foi estuprada e enterrada vida na cidade de Rio das Ostras, interior do Rio de Janeiro. De acordo com o UOL, a jovem estava desmaiada, mas conseguiu acordar e sair da areia. Ela está internada em um hospital da região e seu estado é estável. Segundo informações da delegacia que investiga o caso, a adolescente foi enforcada, ficou desacordada e, em seguida, enterrada. No entanto, a menina despertou e conseguiu sair da areia, sendo ajudada por um pedestre, que passava pelo local por volta das 4h de ontem. A vítima foi levada para um hospital municipal da região. No corpo da adolescente foram constatados hematomas e sinais de estrangulamento. De acordo com a prefeitura de Rio das Ostras, a vítima “passou por exames médicos que confirmaram a gravidez e também foi medicada para prevenção de DST’s (doença sexualmente transmissíveis)”. Ela está internada em observação no hospital. De acordo com a polícia, uma adolescente menor de idade envolvida no caso foi apreendida e “informações preliminares indicam a participação de outras duas pessoas [no caso]”. Porém a polícia não esclareceu se a menor apreendida era a autora do crime.

 

Guanambi: Justiça decreta prisão de suspeitos de envolvimento na fraude de ingressos do Forró Du Vale

  • Farol da Cidade
  • 13 Jun 2019
  • 10:35h

(Divulgação)

A Polícia Civil de Guanambi deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (13) para prender vários suspeitos de envolvimento na fraude de ingressos do Forró Du Vale que ocorre no próximo domingo (16) em Guanambi. De acordo com informações do radialista Rony Martins as prisões decretadas pela Justiça estão sendo cumpridas por uma equipe da PC tendo a frente o Delegado Adir Pinheiro Junior. A fraude chega a quase R$ 50 mil reais segundo os orgnizadores do evento. Aguardem mais informações em instantes.