Sesab realiza conferências de saúde em todos os municípios baianos

  • 25 Ago 2015
  • 11:03h

(Foto: Divulgação)

Com a Conferência Municipal de Saúde do município de Cabaceiras do Paraguaçu, realizada nesta segunda-feira (24), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou a conclusão de 100% das etapas municipais da 9ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes). As propostas discutidas e aprovadas por gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 417 municípios baianos serão  levadas a 9ª Conferes, que acontecerá em outubro, em Salvador, com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". Nas conferências municipais, os representantes são escolhidos entre todos os seguimentos da sociedade, representada através de movimentos sociais, representantes de classes e usuários do sistema. Até esta segunda-feira, 6.950 propostas foram cadastradas no Sistema de Cadastro dos Relatórios Finais das Conferências (Sicarf).

Polícia Militar apreende 96 bananas de dinamite em Jequié

  • 25 Ago 2015
  • 10:02h

Policiais militares do Grupamento de Ações de Buscas Táticas e Repressivas (Abutres) encontraram, na noite desta segunda-feira (24), 96 bananas de dinamite escondidas em umaCASA EM CONSTRUÇÃO na cidade de Jequié, no sudoeste baiano. Segundo o site Jequié e Região, os agentes realizavam uma operação na região quando, por volta das 20h, flagraram indivíduos com atitude suspeita próximo à obra. Os policiais anunciaram a abordagem, mas os suspeitos fugiram. As dinamites encontradas estavam prontas para uso e foram entregues na Delegacia de Polícia.

Édio Pereira: 'Gilbertão, o nosso grande sonho realizado'

  • Brumado Urgente
  • 25 Ago 2015
  • 08:50h

O vereador Édio Pereira, ao lado do deputado Daniel Almeida, ressaltou em seu discurso a grande vitória conquistada (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Tudo começou em março de 2011, com a visita do deputado Daniel Almeida PC do B, ao deteriorado Estádio dos Prazeres. Ouvi do deputado a seguinte frase: “mais parece um chiqueiro murado, consiga o projeto que garanto os recursos”.  Procurei o então prefeito Eduardo Vasconcelos e o projeto foi elaborado. Os recursos da ordem de 1,5 milhão de reais foram garantidos e a obra iniciada no início de 2012. Hoje Brumado tem um dos melhores estádio do interior. Para comemorar a grande conquista, no último sábado, 22, aconteceu a grande festa de inauguração com a  presença do deputado Daniel Almeida, do Secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Alvaro Gomes, representando o Governador, deputados estaduais, vereadores e lideranças regionais. “Foi um dia histórico para futebol brumadense, com  mais de 5.000 pessoas lotando as dependências do Gilbertão”. Agradeço ao prefeito Aguiberto Lima Dias, pela grande parceria, vez que o município investiu cinco vezes mais do que a exigência do contrato. Agradeço ao deputado Daniel Almeida, pela monta de recursos viabilizados e pelo grande compromisso firmado com o nosso mandato e principalmente com Brumado. Agradeço a população pelo apoio que tenho recebido e por acreditar em nosso trabalho. Por último, agradeço a Deus por ter me dado força e inspiração para correr atrás da viabilização deste grande sonho dos desportistas que foi a requalificação do nosso querido estádio dos Prazeres, hoje Gilbertão. Obrigado meu Deus.

O vereador Édio Pereira relembrou os seus tempos de craque, dando um show de embaixadinhas antes do pontapé inaugural (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Brumado: Ministério Público realiza reunião sobre a destinação do lixo

  • 25 Ago 2015
  • 08:42h

A reunião foi considerada muito positiva (Foto:Divulgação)

Tendo como finalidade, discutir a destinação final do lixo de Brumado, a Promotoria de Justiça da Comarca daquele Município realizou reunião em sua sede, no último dia 19 de agosto, contando com a participação de representantes da Prefeitura e do MODERA. A reunião teve as presenças da Promotora Lívia Sampaio Pereira, do Prefeito Aguiberto Lima Dias, do Procurador Municipal Acioli Viana, do Secretário de Infraestrutura André Cardoso, do Secretário de Meio Ambiente Frederico Neves e dos Coordenadores do MODERA, Henrique Rocha, Aurino Ferreira e Jorge Valério Gomes. Na oportunidade, os Coordenadores do MODERA apresentaram um relatório sobre o aterro de Lagoa Dentro, anexado a um abaixo-assinado dos moradores daquela Comunidade, o qual foi protocolado na Promotoria no ano de 2012. No relatório foram descritos impactos ambientais do aterro, sob forma de contaminação do solo, poluição visual, bem como potenciais poluição hídrica e proliferação de vetores de doenças. O aterro de Lagoa de Dentro recebe todo o lixo do Município de Brumado. Em seguida a Promotora explicou a necessidade de implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ao que o Procurador Acioli Viana informou que o Município de Brumado já tem um procedimento licitatório em andamento, referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que incluirá a gestão daqueles resíduos. No sentido de constatar as condições de funcionamento do aterro de Lagoa de Dentro, foi agendada pela Promotoria, Prefeitura e MODERA uma visita in loco no próximo dia 03 de setembro, a partir das 09:00 horas. Da reunião ainda saíram encaminhamentos importantes como a elaboração de um plano de coleta seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a possibilidade de se incluir no contrato da Prefeitura de Brumado com a empresa de limpeza urbana, pontos referentes ao plano de gestão de resíduos sólidos previsto em Lei; a sugestão da Promotoria de se obrigar os proprietários de obras a fazer a destinação consequente do entulho, quando for expedido o alvará de construção; o engajamento da Secretaria Municipal de Educação na gestão dos resíduos sólidos, por meio de campanha educativa nas escolas e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC pelo Município, sem caráter impositivo, mas de solucionar os problemas gerados pela produção de lixo.

A solução para a problemática do lixo em Brumado vem se arrastando há muito tempo (Foto: Divulgação)

JUSPM parabeniza os soldados pela passagem do seu dia

  • 25 Ago 2015
  • 08:37h

(Divulgação)

Governo anuncia corte de dez ministérios e baixa de 39 para 29

  • 25 Ago 2015
  • 08:33h

(Foto: Reprodução)

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado hoje (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff. Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.

 

“Esse é um processo que envolve todo o governo federal, todos os órgãos e autarquias, envolve também uma melhor governança de empresas estatais, é um processo que precisa ser construído a várias mãos, deve ser feito com participação dos diversos ministérios, dos diversos órgãos e estatais do governo”, acrescentou. A definição dos ministérios que serão extintos vai levar em conta critérios de gestão e políticos, como o atendimento a partidos da base aliada do governo, que comandam algumas pastas. A reforma também inclui cortes em estruturas internas de órgãos, ministérios e autarquias – com a redução de secretarias, por exemplo; a diminuição dos cargos comissionados no governo, os chamados DAS; o aperfeiçoamento de contratos da União com prestadoras de serviços, entre eles de limpeza e transporte; e aVENDA DE IMÓVEIS da União e a regularização de terrenos. Atualmente, o governo tem 22 mil cargos comissionados. Segundo Barbosa, 74% são ocupados por funcionários públicos, mas cerca de 6 mil não são do quadro. O ministro não apresentou a estimativa da economia do governo com as medidas, mas disse que a reforma é necessária para a nova realidade orçamentária do país e vai melhorar a produtividade do governo. “Com o melhor funcionamento da máquina, você vai aumentar a produtividade do governo. É vital e crucial aumentar a produtividade dentro do governo”, disse. Desde a campanha presidencial de 2014, a oposição cobra redução de ministérios. Há inclusive propostas em tramitação no Congresso Nacional para obrigar o governo a enxugar a máquina. Segundo Barbosa, Dilma decidiu fazer a reforma agora no momento em que o governo prepara a proposta de lei orçamentária e o Plano Plurianual, que traça os gastos e prioridades do governo de 2016 e 2019. “A presidenta Dilma sempre foi, é e continua sendo muito focada em gestão pública. Durante a campanha não se colocou contra uma reforma administrativa, o que ela sempre apontou era qual a reforma administrativa, qual deve ser a reestruturação, que ministérios podem ser juntados, que ministérios podem ser recriados ou extintos. Nesse espírito que estamos apresentando a reforma”, explicou. O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse que a presidenta “nunca resistiu” à ideia de cortar ministérios, apenas decidiu que o momento é apropriado, após a aprovação das medidas de ajuste fiscal no Congresso Nacional. “É uma questão apenas de timing, ela esteve sempre de acordo, senão não estaria fazendo o que está propondo agora”. Nelson Barbosa lembra que as medidas da reforma administrativa dependem de projetos de lei, decretos ou portarias para entrarem em vigor. 

CONTINUE LENDO

Operários são resgatados de trabalho escravo em obra do governo federal no oeste baiano

  • 25 Ago 2015
  • 07:48h

Foto: MPT-BA

Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho resgatou seis homens que trabalhavam como escravos na construção de casas populares do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município de Santa Rita de Cássia, no oeste baiano. Na operação, foi constatada a condição degradante a que eram submetidos pela Associação Stela Dubois. Os trabalhadores foram contratados para construir casas num assentamento do Incra e vivam em alojamentos insalubres. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado pela associação, através de seu presidente, Moacyr Fontes de Brito. No documento, a associação se comprometeu a pagar as rescisões de contrato dos operários, a assinatura de carteira de trabalho e as indenizações por danos morais coletivos para os resgatados e para a sociedade. Além das rescisões, que variam de R$1.872 a R$9.908, cada um dos operários resgatados receberá indenização de R$5 mil. O diretor da associação também se comprometeu a indenizar à sociedade em R$130 mil.

 A verba será revertida para o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que foi instituído pelo governo baiano para financiar projetos e ações em prol de melhores condições de trabalho no estado. A inspeção foi realizada entre os dias 17 e 21 deste mês, a partir de uma denúncia recebida pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego do município de Barreiras. Os operários dormiam em alojamentos improvisados, sem sanitários, condições mínimas de higiene nem remuneração adequada. Além disso, eles não tinham acesso a água potável, nem a locais para armazenar e preparar alimentos. Ainda se constatou que a Associação Stela Dubois burlou o sistema da Caixa Econômica Federal ao atuar como empreiteira, quando o projeto se destinava a financiar construções em regime de mutirão. Ela havia acertado com os operários um valor a ser pago por cada casa construída, inferiores ao piso salarial da construção civil na região. A associação, a partir de agora, deverá registrar em carteira os funcionários e pagar os salários até o quinto dia útil do mês. Também deverá proporcionar melhores condições deALOJAMENTO, com água encanada, energia elétrica, sanitários, refeitórios ou cozinha. O TAC ainda impede a terceirização dos operários. A obra fiscalizada previa a construção de 25 casas em assentamento do Incra na Vila Pa, Beira-Rio, a cerca de 20km do centro de Santa Rita de Cássia. A associação também não poderá contratar pedreiros para atuar no programa de habitação rural.

CONTINUE LENDO

Governo anuncia que não dividirá a 1ª parcela do 13º salário de aposentados

  • 25 Ago 2015
  • 07:08h

(Foto: Reprodução)

O Palácio do Planalto anunciou na noite desta segunda-feira (24) o adiantamento integral em setembro de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros 50% serão pagos em novembro, como acontece normalmente. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios. O Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Embora a antecipação do benefício não fosse obrigatória, ela ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e o Executivo precisou a rever sua posição.

No sábado (22), o governo chegou a anunciar que os aposentados iriam receber 25% do adiantamento do 13º salário em setembro e os outros 25% em outubro, mas acabou recuando nesta segunda. O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar o governo federal a antecipar a primeira parcela do 13º salário. Por lei, a primeira parcela tem de ser paga até 30 de novembro de cada ano. Neste ano, devido ao fraco ritmo de atividade na economia, com queda da arrecadação, o governo não conseguiu realizar a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas na folha de agosto, que é paga no fim deste mês e início de setembro. Com isso, rompeu uma tradição que ocorria desde 2006. Em 2014, 27,3 milhões de benefícios foram concedidos em todo o Brasil com a antecipação da primeira parcela do 13º. No ano passado, houve uma injeção extra na economia de R$ 13,6 bilhões nos meses de agosto e setembro com esses pagamentos. Neste ano, a estimativa do Ministério da Fazenda é que o impacto seja de cerca de R$ 15,9 bilhões. Na primeira parcela do 13º dos aposentados, não há desconto de Imposto de Renda (IR). De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro e dezembro, quando é paga a segunda parcela da gratificação natalina. Veja a íntegra da nota do Presidência da República:

Nota à Imprensa

A Presidenta Dilma Rousseff decidiu hoje que o adiantamento de 50% do 13º Salário dos Benefícios de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na Folha de Setembro (creditada a partir do dia 24/09). Os outros 50% da gratificação natalina serão pagos na Folha de Novembro, conforme a rotina tradicional.
 

CONTINUE LENDO

Profissionais de quatro municípios baianos são treinados para captação de córneas

  • 24 Ago 2015
  • 20:03h

(Foto: Reprodução)

O Banco de Olhos da Bahia realizou, no último final de semana, o II Curso de Atualização em Coleta de Amostra Sanguínea em Doadores de Córnea. Com o objetivo de evitar descartes de córneas doadas, por inadequabilidade da amostra para testagem sorológica, o curso teve módulo teórico realizado na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), e módulo prático realizado no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML). Foram capacitados 10 captadores dos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, treinados pelo oftalmologista Jorge Paulo Araújo de Oliveira, do Banco de Olhos da Bahia.

Estudo mostra que radiação de celulares pode ser prejudicial à saúde

  • 24 Ago 2015
  • 19:03h

(Foto: Reprodução)

Nas grandes cidades do mundo e até nas que não são tão grandes assim, a gente vê telefones celulares, e suas torres, pra todo lado. Esses equipamentos emitem um tipo de radiação que os cientistas diziam que era inofensiva. Entre os pesquisadores, o tema divide opiniões. Você vai ver, agora, as conclusões de um levantamento supercompleto feito a partir de cem artigos científicos que tratam desse assunto. E que cuidados devemos tomar. São Paulo vista do alto! Um mar de concreto e de antenas, muitas de telefonia móvel. São Paulo vista de baixo: um fluxo constante de pessoas e de telefones celulares. Avenida Paulista, um dos pontos mais movimentados e mais altos de São Paulo. Esse é um lugar cercado de radiação e de ondas eletromagnéticas, que, é claro, a gente não consegue ver.


 

Se a gente voltasse no tempo, para 1985, a quantidade de radiação eletromagnética. Se ela fosse visível, seria mais ou menos como mostrado no vídeo acima. Mas agora, 30 anos depois, com celulares, tablets e computadores para todo lado, os cientistas calculam que a quantidade de radiação eletromagnética aumentou muito: 250 mil vezes. Se essas ondas fossem visíveis, você não conseguiria enxergar mais nada. Mas toda essa radiação é segura para saúde? O tema divide opiniões. Enquanto muitos cientistas duvidam que a radiação de baixa intensidade provoque algum tipo de dano, outros discordam. Um levantamento supercompleto, recém-publicado, de pesquisadores da Ucrânia e dos Estados Unidos concluiu: essas ondas eletromagnéticas podem não ser tão inofensivas como se pensava. “Essa energia entra nos tecidos. Estamos falando de efeitos de radiação no organismo”, afirma o biólogo molecular Segiy Kyrylenko. O estudo reforça o que já tinha sido divulgado em um relatório de 2011, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trinta e um cientistas, de 14 países, decidiram incluir a radiação dos celulares na mesma categoria da emissão de gases de automóveis e do café, o grupo 2B, dos agentes possivelmente cancerígenos. “Os efeitos dessa radiação são evidentes, detectáveis e temos que ter cuidado”, garante Kyrylenko. Um dos autores do levantamento mais recente, o ucraniano Sergyi Kyrylenko, passa uma temporada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dos 100 trabalhos que o grupo dele analisou, 93 detectaram algum tipo de efeito em organismos vivos das ondas dos celulares, chamadas de radiação de baixa frequência. Kyrylenko destaca uma dessas pesquisas, feita pela própria equipe ucraniana. “Nós pegamos ovos de codorna e colocamos um celular comum por cima. Depois de três dias expostos à radiação do aparelho, o desenvolvimento dos ovos acelerou. Depois de cinco dias, no entanto, o desenvolvimento dos mesmos ovos desacelerou. Não estamos dizendo que isso pode causar danos. O que estamos falando é que essa radiação tem algum efeito no organismo, não é neutra”, relata Kyrylenko.  Essa radiação neutra tem um outro nome: radiação não-ionizante. Isso quer dizer que ela não tem energia suficiente para quebrar moléculas, como a do DNA, e fazer estragos no nosso corpo. Já um outro tipo de radiação sabidamente provoca danos: a radiação ionizante. Ela causa doenças, inclusive o câncer. É a radiação das bombas atômicas e dos raios-x, que são muito úteis, mas precisam ser aplicadas em doses baixas. Mas se a radiação não-ionizante não tem energia suficiente para romper moléculas e causar doenças, então como é que ela afeta os organismos vivos? Os cientistas têm uma forte suspeita. O que boa parte dessas pesquisas está detectando lá nas células tem um nome complicado, mas é fácil de explicar: é o estresse oxidativo. Quando a gente respira, o oxigênio faz muito bem, é claro. Mas ele também produz substâncias que podem causar doenças, são os radicais livres. Só que dentro do nosso organismo, existem substâncias que combatem os radicais livres. Só que no estresse oxidativo há um desequilíbrio, fica sobrando radical livre no organismo e isso pode levar a muitas doenças. “São danos que podem levar ao desenvolvimento de tumores” afirma Kyrylenko. Nos consultórios e salas de cirurgia, opiniões diferentes. O doutor Antonio de Salles, professor de neurocirurgia da Universidade da Califórnia, toma precauções. “Eu uso bastante celular, claro, mas eu tento evitar colocar na orelha, com o alto falante do telefone. Eu acho que nós devemos usar o celular distante do nosso corpo”, aconselha o neurocirurgião. Guilherme Lepski, também neurocirurgião e treinado na Alemanha, tem uma visão oposta: “Eu não acredito muito nesse risco prático do celular na formação de tumores. É possível que exista algum risco? É possível. Eu particularmente acho que esse risco deve ser mínimo, muito pequeno ou, eventualmente, não existente”, diz Lepski. E o doutor José Renato Félix Bauab, neurologista clínico, espera por mais pesquisas. “Têm alguns estudos que conseguiram comprovar que a proximidade ao crânio, naquele lado do cérebro, você tem um aumento de metabolismo. Mas ainda não conseguiu-se ainda uma comprovação de lesão ao DNA”, pondera Bauab. Mas o neurocirurgião Antonio de Salles lembra que os celulares são um fenômeno recente, e muitas vezes, na medicina, é preciso tempo para os efeitos ficarem claros. “Quando os anos se passam e se seguem apropriadamente os estudos e os pacientes, a gente começa a ver isso”, diz Salles. O representante dos fabricantes afirma: “Usar celular é seguríssimo. Os celulares que são colocados para comercialização seguem determinados padrões definidos pela Organização Mundial de Saúde. E esses limites têm uma margem de segurança enorme”, afirma Aderbal Bonturi Pereira,  diretor do Fórum de Fabricantes de Celulares. Enquanto o debate prossegue, os cientistas dão dicas para você se proteger.

1)   Use o celular longe do corpo. “Principalmente, quando o celular está fazendo a conexão, que é quando a radiação está mais forte. Depois, é só usar o viva voz”, recomenda Kyrylenko.
2)   Prefira mensagens de texto a ligações. “A radiação não-ionizante será menor”, diz Salles.
3)   Não durma com o celular perto da cabeça.
4)   Não carregue o aparelho no bolso.
5)   E, por fim, importante! Enquanto houver dúvidas, evite que crianças usem o celular. “O osso é mais fino, as células estão em desenvolvimento”, esclarece Salles. “Não é para jogar fora os celulares, mas para usar com sabedoria” afirma Kyrylenko.

CONTINUE LENDO

Cursos de medicina sem estrutura crescem e chegam a custar R$ 11 mil

  • 24 Ago 2015
  • 18:02h

(Foto: Reprodução)

Que médicos estão sendo formados pelas faculdades de medicina? Um levantamento inédito do Conselho Federal de Medicina mostrou que elas viraram um balcão de negócios. A qualidade do ensino fica em segundo plano. O Fantástico percorreu o país e encontrou escolas sem nenhuma estrutura para formar um médico. E até estudantes atendendo pacientes sozinhos, sem a supervisão de professores. Não é Natal, nem réveillon. Mas a rodoviária da pequena Mineiros, no interior de Goiás, está lotada. É fim de julho e quem chega com as malas são todos jovens, com uma mesma expectativa. O objetivo é um só: fazer vestibular para medicina. Mais de três mil alunos vieram de longe pro vestibular da faculdade particular Fama. Há dois anos, Marcela tenta entrar em medicina. Já encarou mais de vinte vestibulares.

 

E quando soube de um curso novo em Goiás, ficou animada e viajou 1.200 quilômetros. O vestibular é só o primeiro passo de uma longa carreira. Mas o que esses estudantes podem encontrar pela frente está longe de ser um sonho. Um estudo inédito do Conselho Federal de Medicina fez uma radiografia do ensino médico no Brasil. E expôs uma realidade preocupante: o número de faculdades disparou nos últimos anos. São instituições em sua maioria particulares, com mensalidades muito altas, que chegam a R$ 11 mil. Só que preço nem sempre quer dizer qualidade. “Lamentavelmente hoje virou um balcão de negócios a abertura de cursos médicos. Isso é triste. A medicina brasileira está em decadência”, afirma José Hiram Gallo, conselheiro do Conselho Federal de Medicina. Na nova faculdade de Mineiros, as salas de aula e os laboratórios já estão prontos. Os bonecos de plástico estão no lugar. Mas falta o espaço para a formação prática. Os últimos dois anos do curso de medicina são dedicados ao estágio, chamado de internato. “Fundamentalmente a medicina precisa de campo de prática, os alunos precisam ser levados para as enfermarias”, Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina. Internato é diferente de residência, que vem depois da formatura, como especialização. O MEC exige que, para cada vaga do curso de medicina, deve haver um mínimo de cinco leitos do SUS, ou conveniados, para o internato. A Fama abriu 200 vagas. Portanto seriam necessários mil leitos. Mas no lugar do futuro hospital universitário, por enquanto, só tem mato. No lugar onde serão os consultórios, também. E onde será construído um campus exclusivo pra faculdade de medicina, só se vê terra. A rede pública da região também não comportaria os alunos. Só tem 379 leitos. Faltariam mais de 600 leitos para cumprir a exigência do MEC. O diretor da faculdade garante que fez convênios para ter todos os mil leitos. Para atingir a cota, a faculdade promete vagas de estágio em Goiânia, a mais de 400 quilômetros de distância.

CONTINUE LENDO

Tanhaçu: Motociclista de 50 anos morre após colisão com a linha do trem

  • Brumado Urgente
  • 24 Ago 2015
  • 17:12h

O corpo do motociclista foi levado para o IML para passar pelo levantamento cadavérico (Foto: Brumado Urgente)

Parece ficção, mas é a pura realidade, a qual tem a linha férrea mais uma vez como figura central de uma tragédia. Dessa forma foi passada para o Brumado Urgente a informação sobre a morte do motociclista José dos Santos Teixeira (50), que acabou falecendo após ter colidido com a linha férrea na Comunidade de Barra do Marcela, que fica localizado na zona rural de Tanhaçu. Ele que estava conduzindo uma motocicleta, acabou colidindo de alguma forma com a linha do trem, perdendo a direção da moto e indo ao solo, sofrendo um forte traumatismo craniano. Familiares e amigos prestaram os primeiros socorros, mas o homem morreu já a caminho do Hospital Magalhães Neto, sendo o seu corpo transferido imediatamente para o IML. O que chama a atenção é que é o quarto acidente envolvendo a linha do trem nos últimos meses, sendo que, na madrugada do último sábado (23), um homem dormiu com parte do corpo na linha do trem e acabou tendo uma das pernas decepadas pela locomotiva. 

Médico mantém criatório da maior cobra venenosa da América no sul baiano

  • 24 Ago 2015
  • 17:02h

Criatório fica em sítio (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um criatório particular da cobra surucucu, a maio venenosa das Américas, é mantido em um sítio de Serra Grande, cidade vizinha a Ilhéus, no sul baiano. A cobra pode chegar a até 4,5 metros de comprimento.  Ao todo, o criatório tem 34 cobras. O médico mineiro Rodrigo de Souza é o dono do sítio. Quando chega, ele prefere ficar em uma barraca. "Eu acredito nesse tipo de sistema porque a interação com a floresta é muito grande. Com animais peçonhentos em geral, dentro da barraca fica bastante protegido. Fora isso, é risco", explicou Souza ao Globo Rural.Souza se interessa por animais peçonhentos desde a infância. Ele se mudou para a região para atuar como médico, e acabou se envolvendo com as cobras. "Um policia militar bateu na minha casa de madrugada e pediu que eu removesse uma cobra. Ele achou que eu iria ‘amarelar’. Mas, eu fiz uma remoção e virou referência", lembra.

 

A partir daí, o médico passou a resgatar várias cobras. Uma ele soltou na natureza, e as outras manteve no criatório. Em 2003, o médico entrou com pedido de autorização para a criação junto ao Ibama, que ainda não respondeu em definitivo. "Ela tem autorização prévia de instalação. Agora, foi feita a vistoria. A próxima etapa é a autorização de manejo, que é a final. Isso vai nos permitir reproduzir e comercializar o veneno de maneira que torne sustentável o criadouro, que cumpra sua utilidade", conta o zootecnista Fábio Hosken, que é responsável técnico pelas cobras. A demora na autorização é pelo caso pouco usual. O Ibama afirma que precisava determinar a origem das cobras. "Muitos foram entregues pela Polícia Militar oriundos da Polícia Civil, por ocorrência da população. Ao longo do tempo, esses animais se reproduziram em cativeiro. Então, havia uma dificuldade no cumprimento da legislação para demonstrar que esses animais têm uma origem legal", diz o superintendente Célio Pinto. Uma fêmea e um macho de surucucu cruzaram em 2007, embora a reprodução fosse proibida, o que o médico não sabia. "Quando você tiver a autorização de manejo, que é o licenciamento final, não há nenhuma objeção pra reprodução. Mas, até que o trâmite seja completado, não é possível, não é permitido que se reproduza. A gente ficou sabendo disso em 2011. A partir daí, temos tomado cuidado", garante Souza. O médico desembolsa os custos com o criatório. A única atividade até agora foi a doação de dois gramas de veneno de surucucu para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), um dos produtores de soro antiofídico no Brasil. O soro é produzido em uma fazenda em Betim. O veneno da cobra é injetado nos cavalos. O organismo vai reagir e parte do sangue, plasma, contendo os anticorpos, é retirada e usada na produção do soro.

CONTINUE LENDO

Diretor da Uneb de Brumado desobedece, pela terceira vez, uma decisão judical, desta feita do Juiz Genivaldo Guimarães

  • Brumado Urgente
  • 24 Ago 2015
  • 14:50h

Diretor Manoel Castrillón (Foto: Brumado Urgente)

O atual diretor do Campus XX – Uneb de Brumado, Manuel Castrillón, confirmou seu posicionamento de enfrentamento à Justiça na manhã desta segunda-feira (24), quando ele desobedeceu pela terceira vez consecutiva uma decisão judicial, a qual concedia ao discente Laércio Fernandes de Morais os direitos plenos para retornar às suas atividades acadêmicas, já que ele tinha sido sumariamente excluído por decisão do reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, que conjuntamente com Manuel Castrillón, ordenou a exclusão sem que existissem provas de qualquer irregularidade na matricula. O fato é que, desta feita, ele acabou desacatando uma ordem local do juiz Dr. Genivaldo Guimarães, titular da Vara Crime de Brumado, o qual é muito conhecido e respeitado por ser um dos magistrados mais conceituados dessa nova geração de juízes baianos e ser famoso por sua atuação rígida no exercício da sua magistratura. As outras duas anteriores eram decisões da Justiça Federal, o que dá uma dimensão ainda maior ao ato de desobediência, que vem afrontar as referidas esferas da Justiça, o que acabou gerando uma leitura de que, ou o diretor da Uneb de Brumado está passando por um surto de insanidade, ou ele tem as “costas muito largas”, pois não é qualquer um que tem essa coragem de desobedecer uma decisão judicial, pois a possibilidade de ser preso é muito factível. O caso, com certeza, irá ganhar uma proporção muito maior, pois vários órgãos da grande mídia já se interessaram em reportar a questão. Várias autoridades jurídicas e da sociedade em geral também prometem uma mobilização ideológica em prol do universitário, o qual acabou sendo vítima de ato de exacerbado autoritarismo, que trouxe inúmeros prejuízos para a sua vida, não só no campo moral, mas também no intelectual e no material, já que ele teve que ingressar na Justiça para reverter a causa. Confira decisão abaixo

Consagração: Brumadense Condy Oliveira é o grande vencedor da Feira Pet Ribeirão Preto

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 24 Ago 2015
  • 14:22h

O brumadense Condy Oliveira exibindo o seu troféu de 1º colocado (Foto: Brumado Urgente)

O brumadense Condy Oliveira confirmou as expectativas e se sagrou o grande vencedor da Feira Pet Ribeirão Best Groomer, uma das maiores feiras do Estado de São Paulo da categoria de estética Pet, fazendo o nome de Brumado brilhar no alto do pódio. Condy mostrou uma performance incrível, superando todos os participantes, muitos deles de grande renome, o que lhe projeta, inclusive, para atuar no mercado internacional, já que o ramo da Estética Pet está vivendo um grande “boom” mundial.  Dentro deste contexto, o ‘grooming’, ou seja, a tosador moderno é uma profissão cada vez mais procurada. A família do brumadense comemorou muito o grande feito, em especial seus irmãos Najila,Telma, Ednalva, Vanessa, Vanussa e Marcelo, que são grandes fãs do seu trabalho. O Brumado Urgente parabeniza Condy Oliveira em reconhecimento pela sua grande conquista 

(Foto:Divulgação)