Brumado: Lideranças evangélicas vão ao Legislativo em defesa da Família e contra a IG

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jun 2015
  • 11:38h

As lideranças evangélicas não abrem mão da defesa dos conceitos da Família (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A possibilidade da inclusão de uma cláusula que viria a defender a questão da IG - Identidade de Gênero no Projeto de Lei que instituirá o Plano Municipal de Educação 2015-2025, fez com que várias lideranças evangélicas comparecessem as sessões extraordinárias que aconteceram na manhã desta segunda-feira (22). Veementemente combatida pelos líderes evangélicos que compõe a Omesb – Ordem dos Ministros Evangélicos de Brumado – a Identidade de Gênero seria uma grande afronta aos princípios bíblicos que até hoje nortearam os conceitos educacionais referentes à família, já que, com a sua aprovação, um dos pilares do Criacionismo (Gênesis 1.27) seria ferida de morte, pois a criação, ou seja, os seres humanos, não seriam mais dividos somente em homem e mulher e sim em outras vertentes sexuais que hoje são cada vez mais comuns na sociedade hodierna, mas que são consideradas, pelos evangélicos como falácias e aberrações que fazem parte da Ideologia do Gênero, que teria uma substância totalmente nociva à sociedade. Após uma intensa discussão com os vereadores e representantes de outros segmentos religiosos, ficou claro que a questão da IG não fazia parte do projeto, o que aliviou as lideranças que comemoram, no seu entendimento, mais uma vitória para a Família, que é defendida como a célula mater da sociedade.  

Os líderes participaram ativamente das discussões (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Mostra de Quadrilhas acontece no Forró Pé de Serra do Piripiri

  • Mirian Neto I ConquistaUrgente
  • 22 Jun 2015
  • 11:35h

(Foto: Reprodução)

Para abrilhantar e alegrar ainda mais a programação do Forró Pé de Serra do Piripiri, o Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura recebeu, na noite desse domingo, 21, o grupo de quadrilha “Tia Áurea”. O grupo, que nasceu no bairro Guarani e conta com 15 anos de tradição, apresentou o resultado dos ensaios desenvolvidos durante os últimos seis meses. A apresentação faz parte da Mostra de Quadrilhas Juninas, que também conta com exposição de fotografias e vídeos que ilustram alguns momentos captados entre 2008 e 2014, período em que eram realizados concursos de quadrilhas. Além disso, foi dedicado um espaço para homenagear a Quadrilha Marujos do Abdias. Para Sandro Queiroz, organizador da mostra, o espaço dado às quadrilhas durante a programação do Forró Pé de Serra do Piriri é importante, à medida que resgata as tradições e integra os diversos grupos que se preparam para essa época do ano. E o puxador do grupo “Tia Áurea”, Adriano Rodrigues, completou: “sentimos aqui a valorização por parte do público, da comunidade”. 

Os presentes aprovaram a iniciativa da Mostra. Para o aposentado Arnaldo Soares, que veio para a festa acompanhado da esposa e netos, o colorido da quadrilha, a beleza da apresentação, as músicas e o ambiente do Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura traz recordações de bons momentos vividos. E Ângela Carvalho, que veio pela primeira vez à programação disse: “isso é maravilhoso, tá muito bonito e animado”. Nesta segunda-feira, 22, a partir das 19h, se apresenta o grupo de quadrinha “KD? Achei”, do distrito de São Sebastião. E na terça-feira, 23, é a vez da Companhia de Dança Raízes do Nordeste, do bairro Alto Maron levar alegria ao público. Fonte: Secom PMVC

CONTINUE LENDO

Brumado: Debates calorosos nas votações do Plano Municipal de Educação

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 22 Jun 2015
  • 11:04h

A votação se iniciou em clima de suspense, pois ninguém confirmou se a questão da identidade de gênero estava embutida no projeto (Fotos: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Confinado, a princípio, somente ao ambiente das discussões internas, a Lei 1.523 que trata sobre Plano Municipal de Educação 2015-2025, teve suas duas votações na manhã desta segunda-feira (22) e aconteceu em caráter de urgência urgentíssima. Com a presença da maioria dos vereadores, a votação teve uma forte presença de lideranças das comunidades católicas e evangélicas, que mostraram muita preocupação com uma possível inserção no projeto da questão da identidade de gênero, que, segundo as lideranças, fere de forma severa o principal pilar da sociedade que é a família. Sem se saber ao certo se essa questão tinha sido incluída no projeto de lei ou não, os vereadores se sentiram sem condições de votar, a não ser o vereador Zé Ribeiro que participou desde o inícios das discussões do projeto, pois além dele nenhum deles tinha um conhecimento amplo do texto que iria ser aprovado. Após uma pausa, entre a primeira sessão e a segunda, houve, na sala da presidência uma reunião para esclarecimentos, na qual as lideranças expressaram a sua preocupação quanto à uma possível inclusão camuflada da questão da identidade de gênero, que é compreendida, na sua essência, como a maneira como alguém se sente e se apresenta para si e para as demais pessoas como masculino ou feminino, ou ainda pode ser uma mescla, uma mistura de ambos, independentemente do sexo biológico (fêmea ou macho) ou da orientação sexual, ou seja, com a aprovação desse ponto, as escolas passariam a ter outra dinâmica estrutural, o que afrontaria de forma gritante os ensinamentos religiosos que sempre nortearam a cultura brasileira até hoje. Após uma intensa discussão, que foi comandada com muita responsabilidade pelo presidente Alessandro Lôbo, o projeto foi aprovado por unanimidade, pois, após uma análise mais substancial do mesmo e com a participação de membros da comissão e também do padre Eutrópio Aécio, ficou claro para as lideranças religiosas que a questão da identidade de gênero não estava embutida no projeto, o que acalmou os ânimos e tranquilizou a todos. 

As discussões foram intensas até que ficou claro que a questão da IG não fazia parte do projeto (Fotos: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Maioria dos brasileiros apoiam redução maioridade penal, diz pesquisa da Datafolha

  • 22 Jun 2015
  • 11:00h

(Foto: Reprodução)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira revela que 87% dos brasileiros se dizem favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes violentos. O percentual é o mesmo da pesquisa realizada em abril, segundo informações do jornal Folha de São Paulo.  Os que se manifestaram contra a alteração na Constituição são 11%, enquanto 1% dos entrevistados se diz indiferente e 1% não soube responder. Ainda segundo o levantamento, 73% defendem a mudança na maioridade penal para qualquer crime, enquanto 27% apoiam a redução somente para determinados casos. A proposta de redução da maioridade penal será analisada pela Câmara dos Deputados em duas votações e depois seguirá para o Senado. O Datafolha ouviu 2.840 pessoas em 174 municípios, nos dias 17 e 18 de junho. 

Nadadora baiana, Ana Marcela conquista duas medalhas de ouro no fim de semana

  • 22 Jun 2015
  • 10:27h

(Foto: Reprodução)

A baiana Ana Marcela Cunha foi campeã da etapa húngara da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. A tricampeã mundial garantiu a medalha de ouro após completar a prova dos 10km em 1h50min36, um segundo a menos que a atual campeã olímpica Eva Ristov, que ficou com a prata. A britânica Keri-Anne Payne ficou com o bronze. Esta foi a última competição de Ana Marcela antes do Mundial de Kazan, em julho, seletiva olímpica para o Rio-2016. Além disso, ela também foi ouro na prova dos 5km do Campeonato Nacional da Hungria.  

  • 22 Jun 2015
  • 10:05h

Lula reconhece que Dilma mentiu na campanha de 2014

  • Fernando Rodrigues
  • 22 Jun 2015
  • 09:42h

Lula fala a religiosos em seu instituto (18.jun.2015)

 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez na última quinta-feira (18.jun.2015) um relato sombrio e muito duro sobre a atual situação política do governo de Dilma Rousseff. Num dos trechos de sua fala, reconheceu que a atual presidente mentiu durante a campanha eleitoral de 2014: “Tem uma frase da companheira Dilma que é sagrada: ‘Eu não mexo no direito dos trabalhadores nem que a vaca tussa’. E mexeu. Tem outra frase, Gilberto [Carvalho], que é marcante, que é a frase que diz o seguinte: ‘Eu não vou fazer ajuste, ajuste é coisa de tucano’. E fez. E os tucanos sabiamente colocaram Dilma falando isso [no programa de TV do partido] e dizendo que ela mente. Era uma coisa muito forte. E fiquei muito preocupado”. O PSDB fez programas duros contra o PT e Dilma. Em 10 de maio de 2015, mostrou comerciais curtos nos quais brasileiros aparecem em situação de desalento. Em 19 de maio, foram veiculadas as falas de Dilma na campanha de 2014, nas quais a petista promete não arrochar salários nem produzir desemprego. O encontro de  (18.jun.2015) foi com padres e dirigentes de entidades religiosas no auditório do Instituto Lula, segundo detalhadíssimo relato das repórteres Tatiana Farah e Julianna Granjeia, do “O Globo''. Ao descrever a conjuntura atual, o ex-presidente fez um desabafo: “Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto. Todos estão numa situação muito ruim. E olha que o PT ainda é o melhor partido. Estamos perdendo para nós mesmos”. A expressão “volume morto” se refere à crise de abastecimento de água no Estado de São Paulo. Para manter o fornecimento, o governo paulista recorreu a uma reserva das represas conhecido como “volume morto”. Como o encontro foi antes da prisões de sexta-feira (19.jun.2015) de empreiteiros por causa da Operação Lava Jato, Lula não fez menções a esse assunto. Na conversa com religiosos, Lula deu um exemplo de como a situação está delicada para o governo federal e para o PT. Mencionou uma pesquisa interna do partido: “Acabamos de fazer uma pesquisa em Santo André e São Bernardo, e a nossa rejeição chega a 75%. Entreguei a pesquisa para Dilma, em que nós só temos 7% de bom e ótimo”. Segundo Lula, ele teria dito a Dilma que o resultado da pesquisa não deveria desanimá-la. “Isso é para você saber que a gente tem de mudar, que a gente pode se recuperar. E entre o PT, entre eu e você, quem tem mais capacidade de se recuperar é o governo, porque tem iniciativa, tem recurso, tem uma máquina poderosa para poder falar, executar, inaugurar”. Lula falou por cerca de 50 minutos, segundo o relato de “O Globo''. Reclamou que o PT e o governo estão fazendo pouca política num momento de dificuldades econômicas para o país. “Na falta de dinheiro, tem de entrar a política. Nesses últimos 5 anos, fizemos muito menos atividade política com o povo do que fizemos no outro período”. 

O ex-presidente citou algumas vezes o ex-ministro Gilberto Carvalho, interlocutor frequente do PT com movimentos religiosos. Carvalho, presente ao evento de anteontem, participou do primeiro mandato de Dilma Rousseff, mas viu seu papel dentro da administração federal ser desidratado. No momento, está fora do governo. “Gilberto sabe do sacrifício que é a gente pedir para a companheira Dilma viajar e falar. Porque na hora que a gente abraça, pega na mão, é outra coisa. Política é isso, o olhar no olho, o passar a mão na cabeça, o beijo”. Lula falou mal do ambiente dentro do Palácio do Planalto: “Aquele gabinete [presidencial] é uma desgraça. Não entra ninguém para dar notícia boa. Os caras só entram para pedir alguma coisa. E como a maioria que vai lá é gente grã-fina… Só entrou hanseniano porque eu tava [sic] no governo, só entrou catador de papel porque eu tava [sic] no governo”. Para o ex-presidente, Dilma precisa “ir para a rua, viajar por esse país, botar o pé na estrada”. Sobrou também uma reprovação para os ministros petistas: “Os ministros têm de falar. Parece um governo de mudos. Os ministros que viajam são os que não são do PT. [Gilberto] Kassab [Cidades] já visitou 23 Estados”. Kassab, ex-prefeito de São Paulo, é presidente nacional do PSD. Para o titular da Casa Civil, Aloizio Mercadante, uma observação direta: “Pelo amor de Deus, Aloizio, você é um tremendo orador. É certo que é pouco simpático”. “Falar é uma arma sagrada. Estamos há 6 meses discutindo ajuste. Ajuste não é programa de governo. Em vez de falar de ajuste… Depois de ajuste vem o quê?”. Para o ex-presidente, é necessário “fazer as pessoas acreditarem que o que vem pela frente é muito bom”.

CONTINUE LENDO

Eucalipto Tratado Nelore Valente

  • 22 Jun 2015
  • 09:20h

MEC divulga resultado da primeira chamada de aprovados no Prouni

  • 22 Jun 2015
  • 09:02h

(Foto: Divulgação)

O Ministério da Educação divulga nesta segunda-feira (22) a lista dos aprovados em primeira chamada da edição do segundo semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado está disponível no site do Prouni. A segunda chamada sairá em 6 de julho. Os candidatos devem fazer a consulta do resultado nosite do programa. O estudante pré-selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para checar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição de 22 a 29 de junho na primeira chamada e de 6 a 10 de julho na segunda chamada. O Prouni vai oferecer 116.004 bolsas em instituições privadas de ensino superior para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.  As inscrições  deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Prouni.

Confira as ofertas juninas do Comercial Vitória

  • 22 Jun 2015
  • 08:40h

Taigun Auto

  • 22 Jun 2015
  • 08:27h

São João de Vitória da Conquista tem Targino Gondim e Trio Nordestino

  • 22 Jun 2015
  • 08:21h

Targino está na programação de Conquista, na BA (Foto: André Hilton / TV Asa Branca)

O São João da cidade de Vitória da Conquisa, no sudoeste da Bahia, tem entre as principais atrações deste ano o cantor Targino Gondim e o grupo Trio Nordestino. As atrações são gratuitas. A sétima edição do Forró Pé de Serra do Piripiri, que teve início na sexta-feira (19) com a apresentação de Adelmário Coelho, ocorre até terça (23). A festa conta também com mais de 60 artistas regionais, que se apresentam no Centro Glauber Rocha e na Praça Nove de novembro. Confira a programação completa da festa aqui. Neste sábado (20), no palco principal, o público pode acompanhar atrações com Rony Barbosa, Trio Nordestino, Rege de Anagé, Forró do Zé e Nois e Elas. Na Vila Junina, as atrações são Forrozão Baião de Dois, Vanilson e Pioneiros do Forró e Forró Chico Mia. Targino Gondim se apresenta no domingo (21), no palco do Centro Glauber Rocha. O dia também terá shows de Onildo Barbosa, Flá Paví, Dinho Oliveira e Andrade de Sertânia. Fonte: G1 BA

Carreteiro brumadense, ‘Galego do Corcel’, morre em grave acidente próximo a Contendas do Sincorá

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 21 Jun 2015
  • 17:18h

O acidente foi gravíssimo e a carreta ficou muito danificada (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Um motorista brumadense, conhecido como “Galego do Corcel Amarelo” acabou falecendo num grave acidente na manhã deste domingo (21) que aconteceu entre as cidades de Maracás e Contendas do Sincorá. Joney Silva Oliveira estava dirigindo uma carreta bitrem e levava uma carga de bebidas e, numa curva, acabou tombando e depois capotando. A irmã dele, de prenome Joênia, estava também na carreta e foi encaminhada com urgência em estado delicado para um hospital em Vitória da Conquista. Galego foi retirado das ferragens, mas não resistiu e morreu ainda no local. A família é muito conhecida na cidade e reside na Praça dos Trabalhadores no bairro Norberto Marinho em Brumado onde o velório será realizado. O corpo seguiu para necropsia no IML de Jequié e poderá ser liberado ainda hoje para as cerimônias fúnebres. 

'Galego do Corcel Amarelo' era muito conhecido e querido dos brumadenses (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

Samsung prepara atualização após falha grave de segurança

  • 21 Jun 2015
  • 15:03h

(Foto: Ilustração)

A Samsung anunciou a produção de uma atualização para corrigir a falha de segurança causada pelo app de teclado que utilizava tecnologia do SwiftKey, que poderia atingir vários aparelhos da marca. A previsão era de que a falha poderia deixar vulneráveis cerca de 600 milhões de aparelhos que vinham com o teclado pré-instalado. Em comunicado oficial, a Samsung explicou que a atualização não afetará todo o sistema, comprometendo-se apenas com a falha de segurança. Além disso, ela ocorrerá por meio do Samsung Knox, uma solução da empresa para armazenamento seguro de dados. O bug permitia que o aparelho da Samsung se transformasse no aparelho de espionagem remota perfeito. Um cibercriminoso poderia tomar controle do aparelho e acessar as imagens geradas pela câmera ou ligar o microfone para escutar o que acontecia nos arredores. O problema acontecia no aplicativo padrão de teclado da Samsung, nativo em praticamente todos os celulares da empresa, também conhecido como Samsung IME. O app usa o kit de desenvolvimento do SwiftKey para prever e sugerir palavras para agilizar a digitação. No entanto, o app próprio do SwiftKey, disponível no Google Play, não oferece a mesma vulnerabilidade. Via Android Central

Motorista perde controle do carro na madrugada e destrói mureta da Praça da Prefeitura

  • Brumado Urgente
  • 21 Jun 2015
  • 11:27h

O impacto da colisão foi alto e o motorista só não sofreu nada por causa do airbag (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)

O período de São João traz sempre consigo os acidentes automobilísticos, mas, na madrugada deste domingo (21), por volta das 04h30m, um motorista de um Fiat Punto vermelho protagonizou um fato incomum, já que ele perdeu a direção de seu veículo na Praça Coronel Zeca Leite e acabou destruindo uma mureta da estrutura. .Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, o motorista não sofreu nenhum ferimento, pois o airbag do veículo teria impedido o impacto. Ele estava voltando de uma festa no Bairro São José e dormiu no volante, aparentemente ele tinha feito uso de bebidas alcoólicas, segundo relato de um guarda municipal ao Brumado Urgente. Quem passou pela praça logo nas primeiras horas da manhã foi surpreendido com a cena, que realmente chama a atenção. A sorte é que no horário da batida não havia ninguém na praça. A Polícial Militar chegou ao local e acionou a SMTT para a retirada do veículo. 

A mureta ficou destruída na batida (Foto: Leitor Brumado Urgente via WhatsApp)