Em viagem a Salvador, Zé Carlos de Jonas obtém novas conquistas de energia para a zona rural de Brumado

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 11 Set 2015
  • 15:18h

O vereador Zé Carlos de Jonas e a sua assessora Terenilda Dias com o superintendente do Luz para Todos na Bahia, Dr. Silvano Ragno (Foto: Divulgação)

O vereador Zé Carlos de Jonas (PT) tem a sua vida pública marcada pela integralização muito intensa com o cotidiano da vida no meio rural e, desde o seu primeiro mandato, deixou isso bem claro, conquistando inúmeras vitórias importantes para os milhares de moradores que vivem no interior do município. Nesta semana o parlamentar, dentro desse histórico funcional, esteve mais uma vez em Salvador, participando de importantes reuniões. Após ter obtido uma garantia de um projeto interessante que irá valorizar as práticas esportivas na zona rural, Zé Carlos de Jonas, acompanhado do ex-vice-prefeito Zé Luiz Alves Ataíde e de sua assessora Terenilda Dias, se encontrou com o superintendente do Luz para Todos na Bahia, Dr. Silvano Ragno, que de forma muito receptiva tomou conhecimento da lista de solicitações para implantações de redes de energia para as localidades de Arrecifinho, Pintado, Lagoa do Facão, Terra do Sal, São Lourenço, Mirante e Junco I, Campo Largo, São Domingos, Pedra Branca e Juazeiro. Zé Carlos de Jonas comentou o encontro declarando que “o Dr. Silvano é amigo pessoal de Edmundo e Marizete e nos recebeu muito bem se comprometendo a atender nos próximos dias algumas de nossas solicitações apresentadas, o que nos deixou muito satisfeitos”. 

Polícia Federal pede ao STF para ouvir Lula em inquérito da Lava Jato

  • 11 Set 2015
  • 14:53h

A assessoria do Instituto Lula informou que o ex-presidente está em viagem de trabalho à Argentina, e não tem conhecimento do documento | FOTO: Reprodução |

A Polícia Federal pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tomar depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na maior investigação em curso na Corte sobre a Operação Lava Jato. A informação foi antecipada nesta sexta-feira (11) pelo site da revista “Época”. Para justificar o pedido, o delegado Josélio Azevedo de Sousa diz que o petista “pode ter sido beneficiado pela esquema em curso na Petrobras”. A assessoria do Instituto Lula informou que o ex-presidente está em viagem de trabalho à Argentina, e não tem conhecimento do documento da Polícia Federal e por isso não vai comentar. O inquérito apura a suposta participação de 39 políticos e operadores em esquema de distribuição de recursos ilícitos a agentes parlamentares do PT, PMDB e PP. “Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidária sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal”, diz o pedido. No pedido, a PF relaciona diversos trechos das delações premiadas de Paulo Roberto Costa – ex-diretor de Abastecimento da Petrobras suspeito de operar os desvios – e Alberto Youssef – doleiro que seria responsável por pagar propinas e lavar o dinheiro -, em que indicam anuência do ex-presidente ao esquema. Do Portal G1.

Criminosos alugam casa para distribuir drogas em Conquista

  • 11 Set 2015
  • 14:09h

Droga apreendida poderia gerar aos traficantes algo em torno de R$ 15 milDivulgação/ 77ª CIPM

Um ponto de drogas foi desarticulado após policiais descobrirem que criminosos alugaram uma casa para distribuir drogas no município de Vitória da Conquista, sudoeste baiano. De acordo com informações da polícia, foram apreendidos 7 kg de maconha, seis munições calibre. 38, vinte e seis munições calibre. 380 colete a prova de balas, marreta, facão, faca tesoura, balança de precisão e um veículo roubado. O local foi descoberto após uma denúncia de que um veículo havia sido roubado. Os policiais fizeram rodas e desconfiaram do imóvel. Ao verificarem que carro roubado estava na garagem da casa, os militares entraram no local e encontraram o material. Vizinhos informaram que homens haviam alugado a casa recentemente. Um dos policiais envolvidos na ação disse que os criminosos centralizavam as drogas para distribuir em pequenas porções paras as pessoas revender essa droga. De acordo com informações da 77ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), a droga apreendida poderia gerar aos traficantes algo em torno de R$ 15 mil. Todo material apreendido foi apresentado no DISEP (Distrito Integrado de Segurança Pública). (R7)

Polêmica: Assembleia de Deus Madureira libera divórcio para pastores e líderes

  • 11 Set 2015
  • 12:24h

(Foto: Reprodução)

Embora a Bíblia diga que o líder cristão deve ser “marido de uma só mulher”, a Assembleia de Deus Ministério de Madureira, pensa diferente. Durante a Assembleia Geral Extraordinária da CONAMAD (Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil Ministério de Madureira) realizada no mês de julho, foi aprovada uma alteração no estatuto que possibilita que os membros e pastores possam se divorciar. Impensável até alguns anos atrás, a decisão da Assembleia de Deus faz com que ela incorra numa prática que já é comum em outras denominações. O grupo de igrejas liderado por Manoel Ferreira tem aparecido na mídia ultimamente por seu suposto envolvimento no desvio de dinheiro da Petrobras. A decisão de “liberar” o divórcio foi mal recebida em alguns segmentos da igreja. Os documentos divulgados nas redes sociais provam que entre 8 e 11 de julho durante a convenção nacional, a Madureira cedeu à pressão. O argumento principal é que existem situações em um casamento que permitiriam a “dissolução do matrimônio”, entre elas: abuso físico e/ou psicológico, adultério, abandono emocional e espiritual”. Nenhum versículo bíblico que de sustentação a essa decisão foi citado, contrariando a ideia dos evangélicos que defendem que a Bíblia é sua regra de “fé e prática”.

Agricultor é picado na genitália por cobra venenosa ao urinar em mato

  • 11 Set 2015
  • 11:31h

Víbora levantina (imagem meramente ilustrativa) | Reprodução/Wikimedia Commons

Um agricultor acabou com o pênis picado por uma cobra venenosa ao urinar em um mato em região remota do Himalaia. De acordo com o "New England Journal of Medicine", a vítima de 46 anos, esperou três horas, quando a dor ficou insuportável, para procurar ajuda médica. Os médicos que atenderam o agricultor disseram que havia várias bolhas em volta da região picada. O paciente descreveu a cobra que o havia ferido e os especialistas a identificaram como uma víbora levantina, possibilitando a busca pelo antídoto. O lavrador corria risco de perder o pênis, mas, após três dias internado, ele se recuperou e recebeu alta do hospital em Srinagar (Índia). Cobras picam cerca de 5 milhões de pessoas no mundo por ano, causando 100 mil mortes. Outras milhares sofrem amputações e outros problemas por causa da ação do veneno. (O Globo).

200 mil aderem a site pró-impeachment no 1º dia

  • Josias de Souza
  • 11 Set 2015
  • 10:49h

(Foto: Reprodução)

Levado ao ar na manhã desta quinta-feira por um movimento suprapartidário da Câmara, o site com um abaixo-assinado a favor do impeachment de Dilma Rousseff atraiu até o início da noite mais de 200 mil subscritores. Às 19h38, já havia 209.900 assinaturas. A meta dos organizadores da página para o primeiro dia era de 100 mil adesões. Encampado pelos antagonistas de Dilma, o pedido de impeachment assinado pelo jurista Hélio Bicudo, fundador do PT, foi reproduzido no site na íntegra. Na peça, Bicudo enumera como razões para o afastamento da presidente da República as manobras contábeis conhecidas como “pedaladas fiscais”, a corrupção descoberta na Petrobras pela Operação Lava Jato e a compra com prejuízos da refinaria de Pasadena, no Texas, com a anuência de Dilma. O movimento pró-impeachment reúne deputados dos oposicionistas PSDB, PPS, DEM, SD e PSC, do “independente” PTB, além de dissidentes dos governistas PMDB, PSD e PR.

Brumado: Com a presença da comunidade e de inúmeras autoridades, Praça da Ciência é inaugurada em grande estilo

  • 11 Set 2015
  • 10:07h

O momento do descerramento da placa inaugural (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A Praça da Ciência teve uma inauguração em grande estilo, com a presença da comunidade, de inúmeras autoridades municipais e estaduais, tendo como destaque a excelente participação da Fanfarra da Escola Idalina Azevedo. A cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira (10) e foi comandada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias e pelo Coordenador de Articulação Institucional da SECTI (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação), Claudio Santos, o qual, na oportunidade representou o governador Rui Costa. O equipamento que irá contribuir de forma muito importante para o aprendizado, foi obtido por meio de uma indicação do deputado estadual Vitor Bonfim, que não pode estar presente ao evento. Após os pronunciamentos do chefe do Executivo e do representante do governo do Estado, foi realizado, com a presença da juíza de Direito da Comarca de Brumado, Dra. Leonor da Silva Abreu, o descerramento da placa inaugural, que também foi acompanhado por inúmeros vereadores que estiveram presentes ao ato inaugural. A comunidade presente externou o seu contentamento em receber o equipamento comunitário que será muito útil para valorizar o aprendizado na área de ciências e tecnologia. O prefeito Aguiberto destacou que “temos que agradecer o deputado Vitor Bonfim que conquistou por meio de uma indicação de seu mandato parlamentar esse importante benefício para Brumado”. 


Ministério da Saúde quer voltar a aplicar vacina contra HPV em escolas

  • 11 Set 2015
  • 09:56h

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Baseado na experiência de 2014, o Ministério da Saúde quer mobilizar prefeituras para que voltem a realizar vacinação de meninas de nove a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) em escolas municipais. Quando a primeira etapa de vacinação foi feita em escolas, em 2014, 100% do público alvo foi vacinado. No mesmo ano, sem a mobilização, apenas 60% das meninas buscaram a segunda dose da vacina nos postos de saúde. Em 2015, o número de meninas imunizadas caiu ainda mais. Segundo a Agência Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram imunizadas, o que equivale a 51% do público alvo. Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, tanto os números no Brasil quanto em outros países, mostram a importância da mobilização das escolas. Chioro explicou que o Ministério da Saúde não pode determinar que as prefeituras mobilizem as escolas, mas anunciou que está fazendo uma forte recomendação às secretarias de Saúde para que isso aconteça. Outro motivo que levou à queda da cobertura vacinal, de acordo com o ministro, foi a divulgação de um falso caso de reação adversa grave, no litoral paulista. "Ficou comprovado que era uma reação de ansiedade, e não por causa da vacina, e que deixou muitos pais ansiosos e meninas com medo. O medo prevaleceu". Segundo o governo, 60 países usam a mesma vacina e nunca houve casos de reações adversas graves. (Bahia Notícias).

MP Bahia aciona secretário municipal, deputado e outros 12 por improbidade

  • 11 Set 2015
  • 09:16h

(Foto: Ilustração)

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra 14 pessoas, entre elas o atual secretário municipal de Gestão, Alexandre Paupério, e o deputado federal João Carlos Bacelar (PTN), além da Fundação Escola de Administração (FEA) da Universidade Federal da Bahia. Segundo apuração do MP-BA, foram desviados R$ 39.424.355,84 referentes a contratos firmados entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secult) de Salvador e a FEA, entre os anos de 2009 e 2012. De acordo com o MP-BA, durante o tempo que os contratos vigoraram, foram repassados ao todo R$ 123.711.824,00 à FEA. A ação, impetrada na última quinta-feira (9), foi motivada por irregularidades em contratos para a terceirização de mão de obra na rede de ensino municipal, em detrimento de concurso público, e aquisição de materiais sem licitação.

Durante a apuração, os promotores de Justiça identificaram vícios em diversos contratos, fraudes em cotações de preços, terceirização irregular do serviço público e irregularidades nas prestações dos serviços contratados. Também foi apurado que diversas empresas contratadas apresentavam no quadro societário as mesmas pessoas, dentre elas o secretário Alexandre Paupério. Segundo o MP-BA, essas empresas firmaram 17 contratos com a FEA sem qualquer prova de efetiva realização dos serviços. Em nota, Paupério afirmou desconhecer a denúncia do Ministério Público e diz esperar informações mais detalhadas sobre a ação proposta. Além disso, o secretário afirma que "refuta eventuais irregularidades e se coloca à disposição para esclarecimentos sobre os serviços prestados, de forma a contribuir efetivamente com a transparência e a lisura na gestão pública". Durante a reinauguração de um centro de educação infantil no bairro do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito ACM Neto informou que não tomou conhecimento oficial da ação e que está aguardando chegar a notificação para então apurar a situação. Já o deputado federal João Carlos Bacelar foi incluído na ação por ser o gestor da Secult na época em que os contratos entre a casa e a FEA foram firmados. Em nota, o deputado disse que vai aguardar a notificação oficial para tomar ciência do conteúdo do processo. Ele também se defendeu das acusações. "Quando assumi a Secretaria  Municipal de Educação, o convênio com a Fundação Escola de Administração (FEA), vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), já estava em execução", afirmou Bacelar. "Minha atuação como secretário de Educação do município de Salvador sempre foi pautada em pareceres dos órgãos técnicos (jurídico, controladoria e administrativo)", acrescentou. O deputado ainda disse através de nota que quando recebeu recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Escola de Administração (FEA) foi imediatamente denunciado. Na ação, o superintendente da FEA, Luiz Carlos Marques de Andrade Filho, é acusado de enriquecimento ilícito, uma vez que, segundo o MP-BA, "auferiu vantagem patrimonial ilícita no manejo do dinheiro público, em detrimento do interesse social". O MP-BA acrescenta que além de ocupar o cargo de direção da fundação, ele era sócio de uma das empresas beneficiadas pelo esquema de desvio de recursos públicos. A FEA também se manifestou através de nota enviada à imprensa. No documento, a fundação esclarece que: "Em 2009, a FEA celebrou convênio com a Prefeitura Municipal de Salvador seguindo todos os trâmites e requisitos legais, que foram aprovados pela Procuradoria do Município. Atendendo às exigências do instrumento de convênio, a FEA realizava prestação de contas mensais, que foram todas devidamente validadas pela Prefeitura. Contudo, ainda estamos aguardando a leitura da peça de acusação, para mais esclarecimentos, pois somente tomamos conhecimento deste fato pela imprensa". Na nota, a FEA ainda destaca que não é uma instituição vinculada à Universidade Federal da Bahia (UFBA). O MP-BA pede a condenação dos acionados às sanções previstas no art. 12, inciso II, da Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), que são: perda da função pública, ressarcimento dos danos, suspensão de diretos políticos, multa e, no caso da FEA, proibição de realizar qualquer contrato com o poder público. (G1 BA)

CONTINUE LENDO

Judocas baianos são convocados para treinos com a Seleção Brasileira

  • 11 Set 2015
  • 08:31h

(Foto: Reprodução)

Medalhistas nos Jogos Escolares da Juventude 2015, os judocas Jaqueline Nascimento, Arnou Netto e Yngrid Santos estão entre os 64 convocados para um período de treinamento com a Seleção Brasileira da modalidade, na cidade paulista de Pindamonhangaba. Além dos atletas, o treinador Admilson de Oliveira Alves também integra o elenco na preparação da equipe nacional. A lista, apresentada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), é formada por campeões e vice de cada uma das oito categorias disputadas pela competição brasileira de estudantes. Além deles, outros 32 judocas observados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) também integrarão o time que treinará em janeiro de 2016. (Bahia Notícias)

ANAC garante que obras do aeroporto de Conquista são prioridade

  • Joana d'Arck | Assessoria Parlamentar Deputado Waldenor Pereira
  • 11 Set 2015
  • 07:47h

(Foto: Divulgação)

Em mais uma iniciativa de acompanhamento das obras do aeroporto de Vitória da Conquista, os deputados Waldenor Pereira(federal)  e Zé Raimundo (estadual) estiveram ontem (09) na Secretaria Nacional de Aviação Civil (ANAC), em Brasília, onde obtiveram as seguintes informações: as obras andam dentro do cronograma, os pagamentos estão em dia e a conclusão da primeira etapa deve ocorrer em janeiro de 2016.  Esta etapa  compreende a construção da pista e da área de taxeamento e outras intervenções de engenharia. Segundo  Paulo Roberto Afonso, coordenador geral do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroporto- PROFAA, e Raimundo Quezado, gerente de Infraestrutura e engenheiro responsável pela obra do aeroporto, o edital de licitação para a segunda etapa ainda não foi publicado por conta de atraso de conclusão do projeto executivo,  que está a cargo da empresa Gabinete, contratada pelo Banco do Brasil do para elaborar os projetos de 12 aeroportos regionais, incluindo o conquistense. Mas eles asseguraram aos deputados que estão cobrando agilidade da empresa e esperam a conclusão do projeto até o final do mês. Os deputados concluíram que, diferentemente da inquietação provocada pela oposição ao projeto políticos que eles participam em Vitória da Conquista, a construção do aeroporto está sendo tocada com prioridade pelo governo federal. “Apesar deste pequeno atraso na conclusão do projeto executivo da segunda etapa, que compreende o terminal de passageiros, galpões para instalação do Corpo que de Bombeiros e EPTA (coordenação de tráfego) não há motivo para apreensão”, avaliou Waldenor. "Pelas informações que nos foi passada, apesar do ajuste fiscal, segundo os dirigentes da SAC, o aeroporto de Vitória da Conquista é prioridade número 1 do órgão", reforçou Zé Raimundo.

Mulher é presa por comprar recém-nascido por R$ 2,5 mil pelo WhatsApp

  • 11 Set 2015
  • 07:45h

(Foto: Reprodução)

Uma mulher foi presa suspeita de comprar um bebê de apenas 9 dias de vida em Minaçu, no norte de Goiás. A autônoma Dian Karla Batista Gonçalves, 29 anos, pagou R$ 2,5 mil à mãe da criança para receber o bebê. Ela acabou sendo descoberta ao procurar um hospital para tentar conseguir uma certidão de nascido vivo para a criança. Toda a negociação foi feita por WhatsApp, em conversas obtidas pela polícia. "Ela foi ao hospital pedindo a certidão, para que pudesse registrar o bebê. Disse que a criança tinha nascido no meio da estrada, durante uma viagem, e depois não procurou o médico, por isso não tinha o documento", disse ao Extra o delegado Rhaniel de Almeida Pires.  Funcionários desconfiaram da história e acionaram a polícia, que começou a investigar o caso. Dian Karla deixou o hospital antes da chegada dos policias e foi para a Secretaria de Saúde novamente em busca do documento. 

Os funcionários do local também estranharam e chamaram novamente a polícia. A suspeita acabou sendo presa. Já detida, ela contou que o bebê era filho de uma mulher de Caruaru, em Pernambuco, que lhe deu a criança. As conversas registradas no WhatsApp e a movimentação bancária contradizem essa versão. "Essa informação não é verdadeira, porque achamos diversas conversas dela com a mãe biológica da criança falando sobre depósitos em dinheiro e também comprovantes dessas transferências. Ela fez depósitos que somam R$ 2 mil e, quando foi buscar a criança, pagou mais R$ 500", acrescenta o delegado. As conversas começam quando a mãe biológica ainda estava grávida e até a data do parto foi negociada. Dian Karla mostra temor de que a mãe mude de ideia e desista do negócio. "“Estou com medo de você não me dar esse bebê. Se você desistir ou tomar outra decisão, me avisa". A mãe do bebê diz para ela parar de "encher" e afirma que está "louca para resolver isso logo".  Dian Karla admitiu à polícia que procurou na internet uma maneira de conseguir um bebê e chegou à mãe do menino comprado. Ela foi indiciada por tentativa de falsidade ideológica, já que tentou registrar como sua uma criança que é filha de outra pessoa, e pode pegar até 9 anos de prisão. A suspeita contou que pretendia criar o menino com filho - ela já tem 4 filhos, incluindo um adotado. (Correio24h).

CONTINUE LENDO

Norma prevê que mototáxis devem ter, no máximo, quatro anos de uso

  • 11 Set 2015
  • 07:14h

(Foto: Reprodução)

A prefeitura vai enviar um novo projeto de lei para regular a profissão dos mototaxistas. Elaborado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o texto será encaminhado à Câmara Municipal para votação. A informação foi divulgada pelo prefeito ACM Neto ontem. “Estamos em estágio bastante avançado para regulamentação de atividade de mototáxi na prefeitura. Queremos ter todos os tipos de transporte regulados e fiscalizados, dentro de um sistema que funcione racionalmente”, disse o prefeito.

Segundo o titular da Semob, Fábio Mota, os mototaxistas terão 120 dias após a aprovação da lei para se adequar às normas, mas o regulamento já está quase pronto, em fase de ajustes finais. No novo projeto, as motos terão a cor amarela, placa vermelha, e devem ter, no máximo, quatro anos de uso. De acordo com o  secretário, existe o entendimento de que esse tipo de transporte deve ser feito apenas em trajetos curtos. “Entendemos que o sistema deve ser usado para viagens curtas. Todos sabemos da exposição que é estar em cima de uma moto. Não vamos admitir um trajeto que seja de Paripe até Itapuã, por exemplo”, disse. Para que isso aconteça, a cidade será dividida em áreas. Há nove meses, um grupo de trabalho dentro da secretaria está elaborando o regulamento. O secretário afirmou também que estão acontecendo reuniões com associações de mototaxistas e de taxistas. “Estamos fazendo uma regulamentação que seja compatível com táxi, com transporte público”, explicou. O projeto estabelece que os pontos não fiquem próximo aos pontos de ônibus, como acontece atualmente. Segundo o Sindicato dos Motociclistas, Motoboys e Mototaxistas (Sindmoto), cerca de 5 mil mototaxistas atuam na cidade. (Correio)

CONTINUE LENDO

Ministro diz que transposição do São Francisco na Bahia deve custar R$ 5 bilhões

  • 10 Set 2015
  • 20:08h

(Foto: Reprodução)

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou nesta quarta-feira (9) que no projeto do Eixo Sul da Transposição do Rio São Francisco, na Bahia, deve custar cerca de R$ 5 bilhões. A obra pode beneficiar o estado com 350 km de canais, com a perenização dos rios Vaza-Barris e Itapicuru. Occhi esteve na Bahia para apresentarINVESTIMENTOS de R$ 83 milhões para contenção de encostas em Salvador e Candeias. “Segundo determinação da presidenta Dilma Roussef, estamos investindo R$ 25 milhões nos estudos do Eixo Sul. É uma obra que deverá custar cerca de R$ 5 bilhões, garantindo água para o abastecimento de cidades como Senhor do Bonfim e Capim Grosso, além de beneficiar os perímetros irrigados existentes na região”, disse o ministro.

Nova espécie do gênero humano é descoberta na África do Sul

  • 10 Set 2015
  • 19:01h

(Foto: Reprodução)

Um grupo de pesquisadores apresentou nesta quinta-feira (10) na África do Sul os remanescentes fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecida até agora. A criatura foi encontrada na caverna conhecida como Rising Star (estrela ascendente), 50 km a nordeste de Johanesburgo, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, "naledi" significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos modernos. Os fósseis foram encontrados em uma área profunda e de difícil acesso da caverna, na área arqueológica conhecida como "Berço da Humanidade", considerada patrimônio mundial pela Unesco. Por se situar num depósito sedimentar onde as camadas geológicas se misturam de maneira complexa, os cientistas ainda não conseguiram datar o primata descoberto, que poderia ter qualquer coisa entre 100 mil e 4 milhões de anos. "Estou feliz de apresentar uma nova espécie do ancestral humano", declarou Lee Berger, pesquisador da Universidade Witwatersrand de Johannesburgo, numa entrevista coletiva em Moropeng, onde fica o "Berço da Humanidade".

 

Em 2013 e 2014, os cientistas encontraram mais de 1.550 ossos que pertenceram a, pelo menos, 15 indivíduos, incluindo bebês, adultos jovens e pessoas mais velhas. Todos apresentavam uma morfologia homogênea e pertenciam a uma "nova espécie do gênero humano que era desconhecida até então". O Museu de História Natural de Londres classificou a descoberta como extraordinária. "Alguns aspectos do Homo naledi, como suas mãos, seus punhos e seus pés, estão muito próximos aos do homem moderno. Ao mesmo tempo, seu pequeno cérebro e a forma da parte superior de seu corpo são mais próximos aos de um grupo pré-humano chamado australopithecus", disse Chris Stringer, pesquisador do Museu de História Natural de Londres, autor de um artigo sobre o tema que acompanhou o estudo de Berger, publicado no periódico científico eLife. A descoberta pode permitir uma compreensão melhor sobre a transição, há milhões de anos, entre o australopiteco primitivo e o primata do gênero homo, nosso ancestral direto. Se for muito antiga, com mais de 3 milhões de anos, a espécie teria convivido com os australopitecos, anteriores ao gênero homo. Se for mais recente, com menos de 1 milhão de anos, é possível que tenha coexistido com os neandertais -- primos mais próximos do Homo sapiens -- ou até mesmo com humanos modernos. Os trabalhos que levaram à descoberta foram patrocinados pela National Geographic Society, dos EUA, e pela Fundação Nacional de Pesquisa da África do Sul.

CONTINUE LENDO