Identificada a vítima do acidente próximo a Tremedal; ela era uma importante militante política na cidade

  • Brumado Urgente
  • 08 Jul 2019
  • 07:20h

Solange era uma militante política muito conhecida em Tremedal (Fotos: BRF)

Vítima de um grave acidente na noite deste domingo (07) próximo à sua cidade de Tremedal, Solange Ferreira dos Santos, acabou vindo a falecer após uma colidir sua motocicleta com um cavalo na pista que faz a ligação com a cidade de Belo Campo. Ela era muito conhecida na cidade e era uma militante política bem conceituada pelas sua firmeza e determinação. A sua morte causou uma grande tristeza na cidade e o velório e sepultamento, que acontecerá nesta segunda-feira (08), serão marcados pela tristeza e pela dor da separação.

Brumado: previsão aponta para semana de frio com termômetros chegando a 13 graus

  • Brumado Urgente
  • 08 Jul 2019
  • 07:00h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Para os brumadenses que gostam de um “friozinho” essa semana será ideal, já que a previsão aponta para temperaturas chegando à casa dos 13 graus, o que é incomum, pois, na grande maioria do ano, os termômetros ficam acima dos 30 graus. Quem acordou cedo nesta segunda-feira (08) deu de cara com um dia nebuloso e frio para os parâmetros locais (19º), o que deixou aquela vontade de continuar de baixo dos cobertores. Para as crianças que estudam cedo o desafio foi ainda maior. Existe a possibilidade do sol sai durante do dia e a temperatura chegar aos 27 graus, mas, a madrugada será fria, pois terá uma queda brusca e ficar em 14 graus. Isso é reflexo de uma massa de ar polar que atinge grande parte do Brasil, sendo que em alguns locais do sul do país serão registradas temperaturas abaixo do zero grau.

Caminhão que saiu de Dom Basílio carregado de maracujá tomba na BR-030 em Caetité

  • Informe Sudoeste
  • 08 Jul 2019
  • 06:37h

Foto: WhatsApp | Leitor - Informe Sudoeste

Na manhã deste domingo (07), por volta das 05:15h, um caminhoneiro ficou ferido em um acidente na BR-030, nas proximidades da localidade de Peri-Peri, em Caetité, no Sudoeste da Bahia. Segundo apurou o Informe Sudoeste, o motorista identificando como Patrick Maciel Pires de Souza, de 29 anos, perdeu o controle da direção, saiu da pista, invadiu o acostamento e tombou. Ele conseguiu sair sozinho de dentro do veículo, sofreu ferimentos leves e não precisou ser socorrido. O caminhão saiu carregado de maracujá da cidade de Dom Basílio com destino a estado de São Paulo. Após o acidente a carga ficou espalhada pelo acostamento e a pista não precisou ser interditada. O acidente aconteceu em uma curva. A via foi sinalizada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que registrou a ocorrência.

Motociclista morre após colidir com cavalo próximo a Tremedal

  • Informações do BRF
  • 08 Jul 2019
  • 06:34h

Um grave acidente foi registrado na noite de hoje (domingo) na estrada que liga Belo Campo a Tremedal, cerca de 60 km de Vitória da Conquista. As primeiras informações que chegam a nossa reportagem é de que uma pessoa morreu após a moto bater em um cavalo na pista, não resistiu e veio a óbito. O nome da vítima não foi divulgado. Essa referida estrada é uma das mais perigosas da região, não tem acostamento e são diversos os animais que transitam diariamente no local.

Cadastro positivo compulsório entra em vigor nesta terça-feira (09)

  • Redação
  • 08 Jul 2019
  • 06:27h

(Foto: Reprodução)

Entra em vigor nesta terça-feira (9) o cadastro positivo compulsório. O sistema, instituído na Lei Complementar 166, de abril deste ano, prevê a adesão automática no repasse, sem consentimento, de informações de histórico de pagamento de cidadãos a birôs de crédito (como Serasa e SPC – Centralização de Serviços dos Bancos e Serviço de Proteção ao Crédito). Eles servirão de base para atribuição de notas de crédito a cada cidadão, que serão utilizadas como referência na tomada de empréstimos e realização de crediários, entre outras operações. O cadastro positivo já existe no país. Contudo, dependia da autorização do indivíduo para que fosse incluído na lista. A diferença da nova modalidade consiste na adesão automática, sem que a pessoa tenha de dar qualquer permissão para que informações de histórico de pagamento possam ser avaliadas pelos bureaus de crédito para formar as notas. Serão avaliados os “dados financeiros e de pagamentos, relativos a operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento”, conforme descrito na lei. Entram aí, por exemplo, o quanto uma pessoa atrasou pagamentos de contas ou de cartão de crédito, que dívidas ela tem, com que empresas e sua capacidade financeira de arcar com compromissos adquiridos. Podem, inclusive, ser consideradas informações de desempenho também dos familiares de primeiro grau. A lei vetou o uso de algumas informações pessoais dos cidadãos para a formação da nota, como as que “não estiverem vinculadas à análise de risco de crédito e aquelas relacionadas à origem social e étnica, à saúde, à informação genética, ao sexo e às convicções políticas, religiosas e filosóficas”. Essas notas (ou score, no termo em inglês utilizado entre as empresas) podem ser empregadas por empresas e instituições financeiras para determinados tipos de transação. Cada empresa vai definir a forma de adotar as notas e que tipo de restrição determinados índices podem trazer, como na diferenciação de condições, taxas de juros ou de acesso a serviços.

Previdência de policiais não é privilégio, diz Bolsonaro

  • Fábio Fabrini | Folhapress
  • 08 Jul 2019
  • 06:20h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse neste sábado (6) que não é privilégio tentar alterar as regras para policiais federais e policiais rodoviários federais na reforma da Previdência. Bolsonaro e membros do seu partido, o PSL, tentam incluir medidas que suavizem a aposentadoria para estas carreiras na discussão no Congresso Nacional. O tema voltará a ser debatido na votação da reforma no plenário da Câmara dos Deputados, prevista para começar nesta semana. "O que eu fico chateado é que alguns falam de privilégio de policial. Policial não tem privilégio", afirmou o presidente a jornalistas, na porta do Palácio da Alvorada, ao ser perguntado sobre por que não há o mesmo empenho do governo e de seu partido em relação a outras categorias, como a dos professores. "Tem uma pequena questão para acertar com relação à Polícia Federal e a PRF [rodoviária federal], que está sendo costurada. Não é privilégio, nada. É para acertar a equiparação com as demais carreiras. Todas as categorias estão tendo uma transição, só isso", disse Bolsonaro. O texto aprovado na comissão prevê que os policiais federais deverão se aposentar aos 55 anos e 30 anos de contribuição (homens) e 25 (mulheres). Na visão de Bolsonaro, a carreira dos policiais, assim como a dos militares, é mais dura. "Costumo dizer que certas carreiras, como a de policial, são tão boas que a gente não vê nenhum parlamentar, nenhum filho de empresário lá. Não é privilégio, são especificidades da carreira", disse neste sábado. "Quem está aqui do meu lado? São militares. Ficam de segunda a domingo comigo, não têm hora extra... Há essa diferença". Apesar do pedido, Bolsonaro afirmou que a bola está com o Congresso e que todos deverão dar sua contribuição. "A bola está... o juiz é o Rodrigo Maia e depois o Davi Alcolumbre. Ele [Rodrigo Maia] sabe da necessidade e da importância dessa nova previdência. Dou os parabéns a ele, está sendo um grande aliado, uma pessoa importantíssima para destravar a economia do Brasil", disse.

Brumado: homem morre em colisão entre motos na estrada de Cristalândia

  • Brumado Urgente
  • 08 Jul 2019
  • 06:18h

(Fotos: Whatsapp Brumado Urgente)

Um acidente ocorrido na manhã do último sábado (06) nas proximidades da Comunidade de Hortinha, na região do Distrito de Cristalândia acabou resultando na morte de um motociclista. Segundo informações, duas motos acabaram colidindo frontalmente, sendo um deles identificado como Edilson José da Silva (48), conhecido como Debinha, era morador do local. Devido ao forte impacto da colisão acabou indo a óbito ainda no local. O outro motociclista, de prenome Emerson, ficou ferido e foi internado no Hospital Municipal de Brumado. O acidente ressalta os perigos das estradas vicinais que ainda estão em estado precário no meio rural de Brumado. Vale ressaltar que a referida estrada de Cristalândia passará por um total recapeamento asfáltico e ficará em ótimas condições de trafegabilidade.

Ele foi uma iluminação mística’, diz Caetano sobre João Gilberto

  • Redação
  • 07 Jul 2019
  • 17:20h

Foto: Reprodução/Facebook/Caetano Veloso

O cantor Caetano Veloso usou as redes sociais neste domingo (7) para homenagear João Gilberto, pai da bossa nova, que morreu no sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. “João Gilberto foi o maior artista com que minha alma entrou em contato. Antes de completar 18 anos, aprendi com ele tudo sobre o que eu já conhecia e como conhecer tudo o que estivesse por surgir. Com sua voz e seu violão, ele refez a função da fala e a história do instrumento. Pôs em perspectiva todos os livros que eu já tinha lido, todos os poemas, todos os quadros, todos os filmes que eu já tinha visto. Não apenas todas as canções que ouvi”, escreveu Caetano. Na publicação, ele compartilha cinco fotos com com João Gilberto, que também era baiano. Segundo Caetano, os registros foram feitos em São Paulo e Buenos Aires, em 1999; no estúdio da Tupi, em 1971, durante uma turnê na Europa; e no Festival Internacional de Jazz na França, em 1990.

Cameron Boyce, astro de produções da Disney, morre aos 20 anos

  • G1
  • 07 Jul 2019
  • 16:35h

ameron Boyce em "Descendants", em 2015 — Foto: Divulgação

O ator americano Cameron Boyce, conhecido por papéis em filmes da Disney como "Descendentes" e pela série "Jessie", morreu neste sábado (6) aos 20 anos, informou a emissora ABC. "Ele morreu enquanto dormia devido a um ataque que foi o resultado de uma doença pela qual estava sendo tratado", disse ao canal de TV um porta-voz da família do ator. "O mundo está agora, sem dúvida, sem uma das suas luzes mais brilhantes, mas seu espírito viverá através da bondade e compaixão de todos os que o conheceram e amaram." Boyce, nascido em Los Angeles, estreou no cinema no filme de terror "Espelhos do medo" (2008), aos nove anos. Dois anos depois, apareceu na bem-sucedida comédia de Adam Sandler "Gente grande" (2010), antes de se tornar um astro do Disney Channel No canal, ele também trabalhou em produções como "Jake e os piratas da Terra do Nunca" e "Bunk'd". Além disso, participou de videoclipes como o da música "That green gentleman", da banda Panic! at the Disco. Nos últimos anos, o ator se dedicou a atividades beneficentes e foi premiado por seu trabalho em uma fundação sem fins lucrativos que conseguiu arrecadar mais de US$ 30 mil para construir poços de água potável no Reino de eSwatini, ex-Suazilândia.

Semana com frio de ‘congelar’! Temperatura chega a 10 graus em Vitória da Conquista

  • Redação
  • 07 Jul 2019
  • 15:28h

(Foto: Reprodução)

Preparem os agasalhos e cobertores o frio vai apertar em Vitória da Conquista. Segundo a previsão do tempo a maioria dos dias desta semana serão nublados, com pequena possibilidade de chuva fina. As temperaturas despencarão também. As mínimas chegarão a até 10 graus, com uma sensação térmica ainda menor. A maior temperatura será de 27 graus, mas já no final da semana.

Acidente envolvendo caminhão da banda de Léo Santana deixa mortos

  • G1 | BA
  • 07 Jul 2019
  • 14:03h

Um acidente envolvendo um caminhão da banda do cantor Léo Santana deixou duas pessoas mortas na BR-116, na altura da cidade de Itatim, a cerca de 220 km de Salvador, no sábado (6). A informação foi confirmada pela assessoria do artista. Conforme a nota divulgada pela produção do cantor, neste domingo (7), as vítimas estavam em um caminhão contratado para transportar os equipamentos da banda. Não há informações sobre as causas do acidente. De acordo com a ViaBahia, o acidente aconteceu por volta das 9h, na altura do km 523, quando o caminhão da banda bateu de frente com outro veículo do mesmo porte.  No Storie do Instagram, Léo lamentou o acidente e falou sobre a relação com as vítimas. "É muito 'punk' ter que trabalhar quando se recebe uma notícia ruim, drástica. Um caminhão da minha banda, da minha equipe, com duas pessoas que trabalhavam na equipe da gente acabou batendo de frente com uma carreta. Os dois vieram a falecer. Ter que trabalhar com isso na cabeça é muito forte, é muito punk. Fica meus pêsames para os familiares do Gustavo e do Nabo, que eram moleques que eu gostava demais. Que Deus conforte os corações de vocês", disse o artista. Léo fez shows na noite de sábado em Fortaleza e em São Gonçalo do Amarante, ambas no Ceará. A agenda do artista segue normalmente.

UFC 239: Por pouco! Jon Jones vence Thiago 'Marreta' por decisão dividida...

  • Diego Ribas, em Las Vegas (EUA) I UOL
  • 07 Jul 2019
  • 12:32h

Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC

Realizado neste sábado (6) na cidade de Las Vegas (EUA), o card do UFC 239 contou com a disputa do cinturão dos meio-pesados (93 kg) entre Jon Jones e Thiago 'Marreta' como grande atração da noite. E provando mais uma vez que é o melhor lutador de todos os tempos da categoria, o americano travou uma batalha de cinco rounds contra o desafiante justamente no campo onde seu rival tem mais a oferecer perigo: a troca de golpes em pé. Ao final dos cinco assaltos, apesar de ter dominado a disputa e acertado mais golpes, a falta de combatividade do americano em alguns momentos pareceu irritar a torcida e não convenceu os jurados, que se dividiram na hora de marcar o resultado. De forma dividida, 'Bones' manteve o cinturão dos meiopesados e ampliou seu cartel. "É, no primeiro round meu joelho saiu do lugar, machucou mesmo e não consegui movimentar direito. Mas é isso, sem choro. Só tenho a agradecer o UFC e ao Jon Jones. (...) Fiz o que eu gosto, sair na porrada. (...) Saí da Cidade de Deus e cheguei aqui,sem lamentações", finalizou Marreta.

José de Abreu é condenado a pagar R$ 20 mil a hospital que atende Bolsonaro

  • por Mônica Bergamo | Folhapress
  • 07 Jul 2019
  • 10:52h

Foto: Montagem I Reprodução I Revista Veja

O ator José de Abreu foi condenado a pagar R$ 20 mil por danos morais ao hospital Albert Einstein. Em janeiro, ele fez uma postagem no Twitter acusando a instituição de ter apoiado o atentado contra o então candidato e hoje presidente Jair Bolsonaro (PSL). "Teremos um governo repressor, cuja eleição foi decidida numa facada elaborada pelo Mossad, com apoio do hospital Albert Einstein, comprovada pela vinda do PM israelense, o fascista matador e corruptor Bibi [Netanyahu, primeiro-ministro de Israel]", escreveu o ator. "A união entre a igreja evangélica e o governo israelense vai dar m*", finalizou. O tuíte foi postado no dia da posse de Bolsonaro como presidente e apagado minutos depois. Em nota, o hospital disse que acusação era "grave, insultuosa e infundada". Abreu afirma que vai recorrer "até o Supremo Tribunal Federal", em nome da liberdade de expressão. "A ideia da sentença é provocar uma auto-censura? Onde fica e quem decide o limite da minha liberdade?", diz. Afirma ainda que, ao contestar a denúncia, pediu para ser ouvido mas não foi atendido. Ele afirma que é judeu e não pode ser acusado de anti-semitismo. Diz também que sua mensagem ficou no ar por um curto espaço de tempo. "Provamos que o escândalo que os advogados do hospital fizeram deram muito mais audiência que o meu post, que logo apaguei", diz.

Novos diálogos de Moro sugerem que Lava Jato atuou para expor dados sigilosos da Venezuela

  • 07 Jul 2019
  • 09:48h

Foto: Divulgação I Google

Com sugestão do ministro da Justiça, Sergio Moro, integrantes da Operação Lava Jato se mobilizaram para expor dados sigilosos sobre a corrupção na Venezuela. A informação foi revelada após a divulgação de novos diálogos entre Moro e a força-tarefa, pelo The Intercept Brasil em parceria com o Folha de S.Paulo. Os diálogos apontam que o propósito principal da iniciativa de Moro era dar uma resposta política ao endurecimento do regime imposto pelo ditador Nicolás Maduro ao país vizinho, mesmo que a ação não tivesse efeitos jurídicos. As mensagens mostram que a Procuradoria-Geral da República e a força-tarefa de Curitiba dedicaram meses de trabalho ao projeto. Os procuradores discutiram o assunto na tarde do dia 5 de agosto de 2017, depois que Moro escreveu ao chefe da força-tarefa de Curitiba, Deltan Dallagnol, no aplicativo Telegram. “Talvez seja o caso de tornar pública a delação da Odebrecht sobre propinas na Venezuela”, disse o juiz. “Isso está aqui ou na PGR?”, completou. Deltan afirmou, em resposta a Moro em 2017, que a ação motivaria críticas e “haveria um preço”. “Mas vale pagar para expor e contribuir com os venezuelanos”, acrescentou o procurador. Moro retrucou, mais preocupado com a divulgação das informações da Odebrecht do que com a possibilidade de uma ação judicial. “Tinha pensado inicialmente em tornar público”, escreveu a Deltan. “Acusação daí vcs tem que estudar viabilidade”, falou. 

Defensora pública relata assédio em tribunal com promotor de Justiça na BA: 'Foi uma violação'

  • G1
  • 06 Jul 2019
  • 18:12h

Defensora pública de Feira de Santana relata assédio por parte de promotor durante audiência na Bahia — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma defensora pública da cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, relatou ter sofrido assédio por parte de um promotor de Justiça durante uma plenária no Tribunal de Justiça do município. A defensora Fernanda Morais nesta sexta-feira (5). contou que a situação aconteceu na quinta-feira (4), quando eles participavam da assembleia. Segundo Fernanda, no momento em que foi saudá-la, o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva usou um tom com conotação sexual. "Essa saudação acontece quando começa o debate entre defesa e acusação. No momento em que ele se dirigiu a mim, enquanto defensora, disse que eu poderia ficar calma porque a primeira vez com um negão não dói. Eu me senti profundamente constrangida", lembra.

"Quando eu tive a palavra de volta, eu deixei muito claro o quanto aquela situação era absurda, e que aquilo era uma violação. Eu me senti constrangida enquanto mulher e quanto pessoa e acho que esse ato foi uma ofensa coletiva. Ele reproduz a violência de gênero que perpetua no âmbito da Justiça", avaliou.

A defensora pública disse ainda que foi a primeira vez que teve contato com o promotor em uma plenária, e que a fala dele poderia ter sido dirigida a qualquer outra mulher. De acordo com Fernanda, a Defensoria Pública de Feira de Santana vai tomar medidas cabíveis contra a situação.

"Aconteceu comigo, mas poderia ter acontecido com qualquer outra mulher que estivesse no local. Fosse uma advogada, uma outra defensora, com a própria juíza, ou até com uma das partes. Sei que não fui a primeira e não vou ser", disse Fernanda.

"Não tenho a pretensão de responsabilizar ele pessoalmente, mas minha instituição adotará providências que sejam pertinentes. Tanto eu quanto ele estávamos no exercício da nossa função, isso não pode acontecer", destacou a defensora.

O caso foi divulgado por ela nas redes sociais, onde a defensora compartilhou uma nota divulgada pela Coletiva de Mulheres Defensoras Públicas do Brasil.

Na nota, a coletiva escreveu que "a explícita conotação sexual da fala do promotor não é apenas inadequada ao ambiente em que fora proferida. Ela configura, mais do que isso, uma violenta manifestação do machismo institucional arraigado dentro do Sistema de Justiça, que submete historicamente mulheres ao lugar de objetos sexuais e sexualizados, deslegitimando-as como profissionais nas relações estabelecidas neste sistema". [

G1 tentou falar com o promotor Ariomar José Figueiredo da Silva e com o Fórum Filinto Bastos, mas não conseguiu contato.

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e a Associação de Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-Ba) emitiram nota de repúdio ao posicionamento do promotor.

De acordo com as instituições, ele manchou a ética da profissão e usou frase e comportamento indiscutivelmente machista, com teor sexualizado, para constranger a defensora, que estava trabalhando.

As associações disseram ainda que o que o promotor coagiu publicamente a defensora pública, por meio do emprego de referências de dominação sexual, e que a rebaixou e levou ao ridículo, reduzindo seu potencial de ação.

Ainda na nota, as instituições informaram que o promotor descumpriu deveres impostos a membros do Ministério Público. As associações disseram também que adotarão medidas para garantir a fiscalização e controle da atividade funcional do Ministério Público, para que casos do tipo sejam evitados. [Confira nota completa das associações abaixo]

Também por meio de nota, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) disse que não houve intenção de ofensa na frase proferida pelo promotor de Justiça, durante sessão. A instituição lamentou o ocorrido e pediu desculpa por qualquer gerada pela frase dita.

Ainda na nota, o MP-BA disse que a frase "Fique calma porque a primeira vez com um negão não dói" foi dita em um contexto do Júri. O Ministério Público, no entanto, não detalhou como a frase se adéqua à sessão plenária. [Confira nota completa do MP-BA abaixo]

 

 

 

 

CONTINUE LENDO