Lagoa Real: Agência diz que fiscalização de água radioativa é obrigação do governo da Bahia

  • 24 Set 2015
  • 14:53h

(Foto: Reprodução)

A Agência Nacional de Águas (ANA) negou um pedido feito pelo governo da Bahia para que a agência federal atuasse no monitoramento da qualidade da água consumida na região de Lagoa Real, região sudoeste do Estado, onde foi detectada a presença de água contaminada com alto teor de urânio. Em ofício enviado na semana passada à agência, a diretoria da Vigilância Sanitária e Ambiental, ligada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, havia pedido que a ANA participasse do monitoramento nos poços próximos à região onde a contaminação foi encontrada. A agência, no entanto, respondeu que "a contaminação diz respeito a águas subterrâneas, exploradas por meio de poços tubulares, portanto, trata-se de competência direta do Estado da Bahia". Segundo a ANA, cabe exclusivamente ao órgão gestor estadual de recursos hídricos - o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) - ou à vigilância sanitária executar esse trabalho. A agência também foi convidada para participar de uma reunião sobre o assunto com o governo da Bahia. O convite também foi rejeitado, sob argumento de que a agência não tem técnicos disponíveis neste momento para enviar ao encontro. "A ANA possui programas de apoio à gestão hídrica nos Estados e está disponível para cooperação, mas, devido ao número de demandas relativas às suas competências legais com as quais está envolvida neste momento, a agência não dispõe de técnico para enviar para reunião esta semana", declarou agência. Por meio de nota, a ANA informou que "está à disposição para receber as informações produzidas no encontro e prestar apoio".

 

 

O posicionamento da agência federal surpreendeu e desagradou o governo baiano, que procura uma atuação conjunta e permanente na região, conforme declarou em diversas ocasiões o secretário do Meio Ambiente da Bahia, Eugenio Spengler. A mobilização em torno do caso teve início no dia 22 de agosto, com base em denúncia publicada pelo jornal o Estado de S. Paulo. A estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que detém o monopólio de exploração do material radioativo no País, realizou duas inspeções em um poço localizado em um sítio na zona rural de Lagoa Real e, em ambas as coletas, encontrou água com alto teor de urânio no poço. A empresa, no entanto, não comunicou o caso aos órgãos de controle, conforme demonstrado pela reportagem. Os laudos técnicos que comprovam a contaminação e que foram elaborados pela própria INB só seriam enviados à prefeitura de Lagoa Real em maio deste ano, sete meses após a primeira coleta, quando a prefeitura mandou fechar o poço. Nenhum outro órgão federal teve acesso a essa informação. A INB nega responsabilidades sobre a contaminação e diz que o reservatório privado está fora da área de sua responsabilidade. A estatal, que explora urânio no município vizinho de Caetité há 15 anos, afirma que o local está localizado a 20 quilômetros de distância do ponto contaminado. A partir da denúncia, o Ibama tomou conhecimento da contaminação e autuou a INB. O Ministério Público Federal abriu processo para apurar o caso. No Congresso, Senado e Câmara aprovaram a realização de audiência pública para cobrar explicações. O governo baiano, que também desconhecia o problema, promete agora instalar um programa de monitoramento permanente na região, com inspeções regulares da água a cada seis meses. Há pelo menos 95 poços já cadastrados pela Vigilância Sanitária de Lagoa Real para receber o serviço. Uma reunião para definir ações práticas deste monitoramento está marcada para a próxima segunda-feira, dia 28.

Relatório

Na mesma segunda-feira, será lançado em Caetité e Lagoa Real um relatório sobre a investigação dos impactos ambientais da exploração de urânio. O estudo "Impacto radiológico da mina de urânio da INB em Caetité" foi elaborado pelo laboratório da organização francesa Comissão de Pesquisa e Informação Independente sobre a Radioatividade (CRIIRAD). Assinado pelo engenheiro em física nuclear, Bruno Chareyron, o trabalho da Comissão incluiu duas viagens a Caetité, (2012 e 2014), quando o cientista francês participou de uma oficina sobre monitoramento comunitário, coletou amostras de solo, de águas, subterrânea e de chuva, e fez medição de radiações ionizantes, em áreas afetadas por atividades de prospecção e em locais potencialmente atingidos por poeira, ou contaminados por infiltração. O documento, que avalia a atividade nuclear na Bahia, faz parte de um projeto de cooperação internacional ligado ao projeto Ejolt. A iniciativa é coordenada pela Universidade Autônoma de Barcelona e realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, Movimento Paulo Jackson, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Comissão Paroquial de Meio Ambiente (CPMA), com apoio da instituição alemã Médico Internacional. (A tarde - Uol).

CONTINUE LENDO

Operação da PF de combate ao tráfico de drogas é deflagrada na Bahia

  • 24 Set 2015
  • 14:08h

Operação da PF no sul da Bahia combate o tráfico de drogas (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

A Polícia Federal da Bahia cumpre 22 mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Seguro e Eunápolis, na região do extremo sul da Bahia. A operação Corsário foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (24) e visa desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. A ação contou com apoio da CIPA Mata Atlantica.Segundo informações da PF, durante as investigações, foram apreendidas cerca de 21 pistolas, dois fuzis, 1 submetralhadora, cerca de 1.000 munições de diversos calibres, aproximadamente 32 kg de cocaína em pasta base, além de dinheiro em espécie.

Apreensões
O material foi apreendido no dia 18 de agosto em uma propriedade pertencente a um cidadão português, localizada em uma ilha nas margens do Rio Buranhém. No dia 4 do mesmo mês, a CIPA Mata Atlântica localizou e desmontou um laboratório de refino de cocaína, em uma residência situada no bairro Campinho, operado pela organização criminosa. Na ocasião, cerca de 20kg de cocaína foram apreendidos e três homens presos em flagrante. Ainda segundo a Polícia Federal, as investigações apontam ainda a participação de ao menos dois investigados na operação. Eles teriam participado de um confronto com policiais federais no dia 30 de março deste ano, quando chegaram a disparar contra os policiais com fuzis, os quais seriam utilizados em roubos a estabelecimentos bancários na região.
Os envolvidos na organização criminosa são investigados pela prática dos crimes descritos nos artigos 33 (tráfico de entorpecentes), 35 (associação para o tráfico), 40 (tráfico interestadual) da Lei 11.343/2006, e pelos artigos 16 (posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito) da Lei 10826/2003 (Estatuto do Desarmamento). Os presos ficarão custodiados no presídio de Eunápolis, onde permanecerão a disposição da Justiça de Porto Seguro. Do G1 BA

CONTINUE LENDO

Multinacional busca acordo para produção de medicamentos e vacinas na Bahia, diz coluna

  • 24 Set 2015
  • 13:08h

Bahiafarma | Foto: Divulgação

A Bahiafarma tem atraído atenção de grandes empresas mundialmente. Após acordo de parceria para produção de órteses, próteses e testes rápidos e de medicamentos para hepatite C e Aids, a empresa baiana recebeu a visita do presidente da Divisão de Oncologia da Novartis para América Latina e Canadá, Ameet Mallik. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, o empresário veio esteve recentemente em Salvador para conhecer as instalações da Bahiafarma e se reunir com o governador Rui Costa e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. O objetivo da reunião seria um interesse de Malik em transformar a fábrica em um polo de produção da nova linha de fármacos orais e vacinais da Novartis. Ainda segundo a publicação, a proposta é que, por meio de parcerias público-privadas (PPP) ou de Desenvolvimento Produtivo (PDP), os medicamentos sejam não só produzidos no Brasil, mas comercializados diretamente com o Ministério da Saúde, estados e municípios. Essa abordagem eliminaria intermediários e resultaria maiores gastos por parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aposentados começam a receber primeira parcela do 13º

  • 24 Set 2015
  • 12:21h

(Foto: Reprodução)

Cerca de 28 milhões de aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social começam a receber nesta quinta-feira, 24, a primeira parcela do décimo terceiro. O pagamento ocorre até 7 de outubro. Os primeiros a receber o décimo terceiro serão os beneficiários que ganham um salário mínimo com cartão de final 1, desconsiderando o dígito. Para quem recebe mais de um salário, a parcela começa a ser depositada em 1º de outubro. Segundo o Ministério da Previdência Social, o adiantamento injetará R$ 16 bilhões na economia. Desde 2006, o décimo terceiro aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é pago em duas etapas. A primeira parcela não vem com o desconto do Imposto de Renda, que só incide na segunda parcela sobre todo o valor do décimo terceiro. Neste ano, a segunda parcela será paga de 24 de novembro a 7 de dezembro. Inicialmente, a intenção da equipe econômica era pagar o décimo terceiro em três vezes - 25% em setembro, 25% em outubro e 50% no fim de novembro. No fim de agosto, no entanto, a presidenta Dilma Rousseff decidiu pagar integralmente a primeira parcela em setembro. O decreto que garantiu o adiantamento este mês foi publicado no último dia 4, no Diário Oficial da União . Os beneficiários podem conferir as datas em calendário divulgado pelo Ministério da Previdência Social.

Oportunidade única: Vende-se um sítio com casa construída em Brumado

  • 24 Set 2015
  • 11:37h

O sítio fica a 5 minutos de carro do centro da cidade

Vende-se um sítio de 1350 metros quadradros, localizado nas proximidades da Fazenda Lamarão, a propriedade possui uma residência construída com excelente acabamento interno, inclusive o revestimento do piso foi feito todo em porcelanato, banheiro com box, janelas e portas de excelente padrão, grades de segurança nas janelas, além de diversas plantas frutíferas no entorno da propriedade, inclusive com algumas já produzindo, como: maçã, cajú, coco, carambola, laranja, limão, manga, dentre outras. O sítio é um verdadeiro sonho de consumo daqueles que desejam desfrutar da tranquilidade e do ar puro que só as melhores propriedades rurais podem oferecer, além de investir em uma das áreas que mais valorizam em Brumado, pois, o sítio está a poucos metros de um grande empreendimento imobiliário. Vale a pena conferir, não perca esta excelente oportunidade. Contato: 77 3441-3807 / 9938-0391.


Placas de identificação são instaladas em carroças de Vitória da Conquista

  • Mirian Neto I ConquistaUrgente
  • 24 Set 2015
  • 10:56h

Carroça no centro de Vitória da Conquista antes da instalação de placa I Foto: Mirian Neto Conquista Urgente I

Após reunião, no final do mês de agosto, da Administração Municipal de Vitória da Conquista com carroceiros que prestam serviço de coleta de lixo à Prefeitura, onde foi sugerido aos prestadores a instalação de placa de identificação nas carroças, o procedimento deu-se inicio na tarde de ontem, 22. Segundo o secretário municipal de Serviços Púbicos, Gildásio Silveira, 56 carroças receberão o emplacamento sem custo nenhum para o carroceiro. “O objetivo é identificar e disciplinar o trabalho destes prestadores, além de resguardar quem conduz a carroça, pois são refletivas”, disse. A segunda etapa será o cadastramento e a identificação das demais – totalizando 500 carroças. Entre os 16 primeiros carroceiros que estiveram na Praça Sá Barreto para emplacar seu veículo estava Gilvan Francisco de Oliveira, 37, que há 18 anos trabalha como carroceiro. “É muito bom para mostrar que não somos responsáveis por jogar entulhos em locais que não pode jogar e o refletor evita acidentes com carros”, disse.

As placas começaram a ser colocadas nas carroças que recolhem lixo em alguns bairros da Vitória da Conquista nesta terça-feira, 22 I Foto: Divulgação Secom PMVC I

Desde a primeira gestão do Governo Participativo, a Prefeitura conta com a parceria dos carroceiros nas localidades em que não há possibilidade do caminhão da coleta ter acesso. Eles recolhem o lixo nas residências e o levam até um local onde o caminhão compactador possa recolhê-lo. (As informações são da Secom PMVC)

CONTINUE LENDO

Alessandro Lôbo participa de lançamento de movimento contra reedição da CPMF em Brasília

  • ASCOM/CMB/Eliana Costa
  • 24 Set 2015
  • 10:22h

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, vereador Alessandro Lôbo durante a manifestação em Brasília (Foto: Divulgação)

A quantidade de impostos pagas pelos brasileiros é considerada muito alta e as últimas notícias de que outros impostos seriam cobrados deixou a população muito apreensiva, principalmente pela situação de recessão apresentada no cenário econômico do país.O presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo e Silva em discurso proferido em sessão da Câmara declarou que os brasileiros não suportariam mais um aumento de carga tributária, muito menos a reedição da CPMF, imposto cobrado sobre movimentações bancárias, e dentro deste pensamento se posicionou totalmente contrário e essa posição do governo. “Não podemos aceitar que o governo nos “presenteie” com mais esse tributo. Estarei encabeçando um abaixo-assinado contra a reedição da CPMF”, frisou. Demonstrando seu compromisso como parlamentar, que trabalha em prol da população, Alessandro lobo esteve em Brasília para participar da campanha contra a elevação da carga tributária no país denominada – “Basta de imposto. Não a CPMF”. Alessandro Lôbo salientou que não é um movimento contra a presidente Dilma, mas sim a favor da Nação, que está sendo prejudicada com o aumento excessivo de impostos, sem que seja realizado cortes nos gastos do governo federal. Estaremos unidos nessa caminhada representando o sentimento de toda a população”. A FIESP lançou também a campanha “Não vou pagar o pato”, que em seu texto diz: “Toda vez que precisa cobrir seus gastos, em vez de cortar despesas, o governo acha mais fácil passar a conta adiante, aumentando mais os impostos ou trazendo de volta a CPMF. Das duas uma: você fica reclamando, pensando “a vida é assim mesmo”, ou faz alguma coisa”. Essa campanha será encabeçada em Brumado pelo presidente do legislativo brumadense, que buscará a conscientização da população para a importância da união de todos contra os aumentos abusivos dos impostos.  “Estamos empenhados em lutar não só contra a volta da CPMF, mas também contra o aumento de impostos que já não são mais suportáveis por todos nós”, frisou Alessandro Lôbo. Todo cidadão que desejar participar da campanha pode acessar o site: http://www.naovoupagaropato.com.br/

Câmara aprova pena maior para quem matar dirigindo bêbado

  • 24 Set 2015
  • 09:36h

A pena para quem dirigir alcoolizado passa para quatro a oito anos

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 23, o projeto de lei que aumenta a pena para o motorista que, dirigindo sob efeito de álcool ou drogas, cometer homicídio culposo. Pelo projeto, a pena de dois a quatro anos de prisão passa para quatro a oito anos. De acordo com o texto, no caso da ocorrência de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos. Além da definição de racha como disputa, corrida ou competição não autorizada, o projeto inclui no conceito exibição ou demonstração de perícia no veículo automotor sem autorização. De autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), a matéria vai agora para a apreciação do Senado. (A tarde Uol). 

Conquista: polícia divulga fotos de suspeitos de manter jovem em cárcere privado

  • 24 Set 2015
  • 08:41h

Suspeitos tiveram fotos divulgadas pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (23) fotos dos suspeitos de manter uma jovem em cárcere privado por 2 anos em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. No período, a jovem de 22 anos sofreu abusos sexuais e emocionais e também foi agredida várias vezes. Antônio Bispo dos Santos, 32 anos, e Eliana Almeida de Araújo, 40, são procurados pela polícia. Em depoimento à polícia, a vítima relatou que foi apresentada ao casal por uma conhecida. "A jovem foi convidada e ao chegar na casa deles, não deixaram ela sair mais", disse a delegada Decimária Cardoso Gonçalves, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em entrevista ao CORREIO. Durante o tempo que permaneceu presa na residência com o casal e os três filhos adolescentes da mulher, a garota foi forçada a realizar serviços domésticos."Ela também era abusada sexualmente pelo homem, e era espancada e maltratada pelos dois", revelou a delegada. A vítima também passou por diversas privações durante o período, e entre os maus tratos e agressões que sofria, ela passou fome e chegou a ter que comer as próprias fezes para sobreviver. "Ela falou que eles não lhe davam comida direito, e que quando ela conseguia, tinha de comer escondido".

 

A garota foi resgatada neste último domingo (20), após a polícia ser chamada por vizinhos, que ouviram gritos vindos da casa onde a vítima era mantida presa pela família, informou a 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vitória da Conquista).

Família não prestou queixa
O imóvel, localizado no bairro Cruzeiro, não pertence aos suspeitos. "Os vizinhos comentaram que eles invadiram a casa há algum tempo", disse a titular da Deam. Ainda de acordo com a Polícia Militar, uma guarnição da Base Comunitária de Segurança (BCS) esteve no local para resgatar a vítima após a denúncia, mas a jovem já havia sido solta por moradores quando a viatura chegou no local.  Os suspeitos fugiram com os filhos . Após ser resgatada, a vítima contou aos militares da Base Comunitária que era estuprada pelo seu "patrão" e espancada pela sua "patroa", que a queimava com ferro de passar roupa. A garota foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para o Hospital São Vicente. No relatório médico consta que ela tinha úlceras, desnutrição, desidratação e palidez, segundo informações da 77ª CIPM. Ela já recebeu alta médica e está na companhia de familiares. De acordo com a PM, a mãe da jovem disse que passou os últimos dois anos procurando pela filha, e chegou a aparecer em quadros de desaparecidos na televisão. A mãe também contou aos policiais que fez uma "reza muito forte" no dia anterior ao resgate, pedindo que encontrasse pelo menos alguma informação que levasse ao seu paradeiro. A família, no entanto, não registrou oficialmente o desaparecimento da jovem, informou a delegada Decimária Gonçalves ao CORREIO. "Eles sabiam que ela estava desaparecida, mas não deram queixa na polícia. Eles tinham problemas de relacionamento", disse.  A garota passou por um exame de corpo delito a fim de comprovar o estupro e as diversas agressões sofridas durante o cárcere privado. O estado emocional dela é delicado.

CONTINUE LENDO

Uneb participa hoje (24) de evento jurídico promovido pela OAB em Brumado

  • 24 Set 2015
  • 08:04h

(Foto: Divulgação)

O NUPEX Campus XX - UNEB apoia o evento promovido pelo Conselho Estadual da OAB em Vitória da Conquista, Brumado e Guanambi, entre os dias 23 e 26 de setembro. A Coordenação Científica, referendada pelo NUPEX, ficará a cargo do Professor João Batista de Castro Júnior, docente do Curso de Direito do Campus XX-UNEB. Em Brumado o tema do evento será “Direito à saúde” e acontecerá  no dia 24 de setembro às 19h no auditório da OAB. Além do Professor João Batista, irão palestrar Guiomar Miranda de Oliveira Melo, Promotora de Justiça, Évila Carreira, Professora da UESB e advogada, Acioli Viana, Advogado e Conselheiro Seccional da OAB, e Sérgio Goulart, Defensor Público Federal. As palestras focalizarão fornecimentos de medicação por via judicial, direito à saúde de minorias, mínimo existencial, reserva do possível e atuação do Ministério Público. As inscrições são gratuitas. 

Servidores da UFBA aceitam acordo do governo e indicam fim de greve

  • 24 Set 2015
  • 07:17h

Faculdade de Comunicação, UFBA, Salvador (Foto: Facom/Divulgação)

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aprovaram a saída unificada da greve para o dia 30 deste mês de setembro, segundo informa o sindicato da categoria (Assufba). A decisão tomada em assembleia realizada na terça-feira (22) depende, no entanto, do governo assinar o acordo e da deliberação dos servidores das demais universidades, segundo a entidade. Uma nova assembleia foi marcada para a terça-feira (29), na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador. A proposta do governo federal que foi aceita pelos servidores da UFBA foi de reajuste de quase 11% dividido em duas etapas. A principal reivindicação era um reajuste salarial de 27,3%. O movimento foi iniciado no dia 28 de maio e dura há mais de 120 dias. "Nós não temos ainda a decisão que foi tomada no Brasil inteiro. A nossa indicação é pela saída unificada e eu acredito que, devido à conjuntura atual, isso vá ocorre. De maio para cá, a situação econômica e política piorou muito. Mas se as outras universidades não saírem, não sairemos sozinho", disse Renato Jorge, coordenador-geral da Assufba. (G1 Bahia).

Prefeita e deputados solicitam mais água, iluminação, telefonia e infraestrutura para Anagé

  • Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar
  • 24 Set 2015
  • 06:44h

(Foto: Divulgação)

Em extensa agenda de audiências em secretarias e órgãos estaduais, em Salvador, cumprida esta semana (dias 21 e 22), a prefeita de Anagé, Andrea Oliveira Silva (PT), acompanhada pelos deputados petistas José Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal), fez uma verdadeira maratona para assegurar obras e ações que beneficie a população do município, sobretudo as comunidades rurais: abastecimento de água, sinal de celular, iluminação pública, saneamento básico e área de esporte e lazer. A programação começou pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), onde eles apresentaram ao secretário Josias Gomes, as demandas do município, integrante do Território de Identidade Vitória da Conquista.  Na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), trataram com o secretário Marcos Cavalcante e os dirigentes de expansão de Energia, Silvano Ragno, e Comunicações, Robério Ronald, sobre a iluminação das vias de entradas do município de Anagé e o estabelecimento de sinal de telefonia móvel no distrito de Lindo Horizonte, que conta com uma população em torno de 5 mil habitantes. Na Embasa, reforçaram o pleito de extensão de rede para ampliar oferta de água em Lindo Horizonte e tiveram também a informação de que o projeto executivo do saneamento da sede de Anagé está quase pronto. “Até o final de dezembro estaremos concluindo”, assegurou o chefe de Gabinete da Presidência da empresa, Bento Ribeiro. A ampliação de oferta de água foi solicitada também na Cerb, junto ao diretor presidente Marcos Bulhões, através de implantação de sistema de abastecimento para atender 4 mil pessoas de 17 comunidades do município. A prefeita manifestou-se animada também com a visita à Sudesb, onde o superintendente de Desportos, Elias Dourado, informou que já foi quitada a primeira medição do projeto executivo do campo de futebol alternativo, cujas obras, já podem ser reiniciadas. A última audiência da programação foi na CAR, para tratar da ponte, pequenas barragens e outras ações do órgão na região do Capinado, na zona rural. “Valeu a pena fazer essa verdadeira maratona de audiências, com o firme apoio e participações dos deputados Waldenor e Zé Raimundo, na defesa de melhorias para o nosso município, tratando e acompanhando diretamente cada demanda”, avaliou a Andreia Silva.

Brasileiros ficam sem água e luz, mas não sem smartphone

  • 23 Set 2015
  • 20:02h

(Foto: Reprodução)

Se você precisasse escolher entre passar 24h sem água, energia ou smartphone, qual desses iria sacrificar? Para 42% dos internautas brasileiros, o essencial é ter um telefone em mãos. Eles preferem ficar sem água ou luz a ter de deixar o celular de lado por um dia inteiro. O dado faz parte de uma pesquisa divulgada pela empresa Expertise realizada com 1.574 pessoas acima de 16 anos de ambos os sexos, de todas as classes sociais e moradores de 512 cidades de todas as regiões do País, durante o mês de setembro. O levantamento avaliou o comportamento dos brasileiros quanto ao uso dos smartphones. 70% das pessoas entrevistadas usam o celular muito ou mais do que deveriam. Outras 18% revelam que com certeza são viciadas no aparelho. A maioria delas (51%), inclusive, ressalta que ficar sem bateria é motivo de ansiedade e nervosismo. E 39% dizem que a falta de sinal Wi-Fi, 3G ou 4G gera estresse.

 

Além disso, 41% das pessoas que participaram da pesquisa admitiram que não vivem sem o smartphone e 61% disseram que não voltariam a ter um telefone comum, que apenas efetuasse e recebesse ligações. Dos entrevistados, apenas 22% preferem conversar presencialmente com seus amigos. A pesquisa também perguntou quantas vezes os entrevistados verificam seus smartphones ao dia. 18% responderam que só pegam seu aparelho quando vão utilizá-lo ou quando recebem chamadas ou notificações. 17% disseram que checam a tela do celular, em média, a cada hora. 16% ficam o tempo inteiro com ele aberto, enquanto que apenas 11% checam o celular poucas vezes ao dia. Com relação ao tempo que passam conectados à internet, 45% mencionaram manter a internet conectada no Wi-Fi, 3G ou 4G o tempo todo. 22% disseram que não permanecem online a todo instante, enquanto que 21% utilizam a internet apenas no Wi-Fi de casa ou do trabalho. Apenas 5% mencionaram ficar desconectados a maior parte do tempo.

CONTINUE LENDO

Selfies mataram mais que ataques de tubarão em 2015

  • 23 Set 2015
  • 19:01h

O principal tipo de acidente ligado às selfies é a queda; pelo menos três das 12 mortes registradas em 2015 estão ligadas a isso (Foto: Reprodução)

As aparentemente inofensivas selfies já mataram mais que os temidos tubarões em 2015. Até o início de setembro, 12 pessoas morreram em acidentes envolvendo selfies no ano. Enquanto isso, no mesmo período, os ataques de tubarões foram responsáveis por oito mortes. O levantamento foi feito pelo site de tecnologia Mashable. De acordo com a pesquisa, o principal tipo de acidente ligado às selfies é a queda – um terço das 12 mortes se encaixam nessa categoria. Um dos casos mais noticiados foi o do japonês Hideto Ueda, que morreu após cair durante uma selfie com amigos no Taj Mahal, na India. O turista de 66 anos perdeu a consciência na hora e foi declarado morto ao chegar no hospital. Em maio, uma turista polonesa também faleceu ao cair de uma ponte em Sevilha, na Espanha. A tentativa de fazer selfies inusitadas também é motivo de algumas das mortes registradas este ano. Há quatro meses, uma russa perdeu a vida ao tentar tirar uma selfie com uma pistola. No País de Gales, uma adolescente romena morreu eletrocutada ao tentar tirar uma foto no alto de uma estação de trem. Na pose, ela levantou uma perna que acabou encostando em um fio de energia elétrica que enviou um impulso elétrico de até 27 mil volts por seu corpo.  Devido às mortes cada vez mais recorrentes, alguns países têm alertado oficialmente sobre os riscos das fotos. O Ministério do Interior da Rússia, por exemplo, lançou em julho um folheto chamando atenção para selfies que “poderiam custar sua vida”. Em entrevista a uma rede de televisão, o ministro chegou a pedir que as pessoas pensem bem antes de tirar uma foto que possa acabar em morte.

Detran contesta liminar que garante CRLV sem vistoria

  • 23 Set 2015
  • 17:55h

Vistoria anual é obrigatória para carros que tem a partir de 5 anos

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Maurício Bacelar, disse nesta quarta-feira, 23, que o órgão ainda não foi notificado da liminar que garante ao aposentado Antônio Celestino de Oliveira Filho não realizar vistoria em seu veículo fabricado em 2010. Bacelar aguarda uma posição sobre a decisão expedida pela Justiça nesta terça-feira, 22, mas antecipou que o órgão vai argumentar contra decisão, já que entende "que a legislação nos protege". Mas o advogado Clezer Costa, que representa o aposentado, diz que a liminar não cabe recurso. O juiz Josevando Souza Andrade do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Salvador aceitou os argumentos dos advogados Clezer Costa e Anderson Souza, que representam o aposentado. Eles afirmam que compete à União legislar sobre trânsito e, por isso, o órgão estadual não poderia impor novos prazos de vistoria para os automóveis. Diante disso, os defensores alegam que a Portaria Detran 2045 é inconstitucional.

 

Bacelar contesta: "É competência dos órgãos executivos de trânsito estabelecer as condições para licenciamento de veículos e a vistoria é uma das condições para completar o licenciamento de veículos com mais de cinco anos na Bahia". De acordo com o diretor, antes da Bahia, o Rio de Janeiro já fazia exigência semelhante e esse ano Mato Grosso seguiu o exemplo baiano. A exigência entrou em vigor na Bahia em 1º de janeiro de 2015.

Segurança

Segundo o diretor, o Detran decidiu exigir a vistoria como uma medida de prevenção, já que o tempo de vida útil dos carros aumentou. "Hoje a frota na Bahia é relativamente velha. Doze anos para carros de passeio e 20 para caminhões e ônibus. E uma frota nessa idade precisa passar por vistoria com certa periodicidade pela segurança no trânsito", argumenta. Bacelar complementa que muitos acidentes com mortes são causados pelas "condições dos veículos, que estão circulando sem equipamento de segurança ou sem condições físicas para circular". Contudo, ele não divulgou dados estatísticos para comprovar a afirmação. Durante a vistoria, que custa R$ 80 no Detran (mas também pode ser realizar em empresas privadas), é verificada as condições gerais dos automóveis. Entre os itens observados estão os pneus, rebaixamento do veículo, se o vidro está trincado, se os faróis estão funcionando e se os equipamentos de seguranças estão em bom estado de uso. A vistoria é visual e não avalia problemas mecânicos, já que a normatização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) não prevê a análise desses itens nesse tipo de serviço.

Justiça

A liminar expedida pela Justiça determina que o Detran envie no prazo de cinco dias o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) para a residência de Antônio Celestino, autor do processo. O aposentado não tinha recebido o documento, que é obrigatório para circular com o automóvel porque não tinha realizado a vistoria, apesar de ter pago o IPVA. O Detran destaca que a liminar tem validade apenas para o autor do processo. Portanto, os demais proprietários devem continuar seguindo a determinação do órgão estadual, que exige a vistoria anualmente para carros com mais de 5 anos de fabricação. Até 2014, a obrigatoriedade era para os veículos com 10 anos ou mais e, em 2016, passará a ser os automóveis que tenham a partir de 1 ano.

CONTINUE LENDO