Prefeitos dos principais colégios eleitorais da Bahia devem disputar a reeleição

  • Redação
  • 30 Jul 2019
  • 08:03h

Mesmo com o controle da máquina pública, os prefeitos têm encontrado nos últimos anos dificuldade para se reeleger. Com a crise econômica, houve uma queda das receitas públicas e os gestores municipais não têm conseguido cumprir as promessas de campanha. Na Bahia, 18 prefeitos dos 20 maiores colégios eleitorais terão a difícil missão de conquistar a recondução no próximo ano, conforme levantamento feito pelo Bahia Notícias. Em Salvador e Porto Seguro, os administradores, que já estão em segundo mandato, terão um outra tarefa árdua: a de tentar eleger o seu sucessor. Na capital, ACM Neto (DEM) tem preparado o seu vice-prefeito Bruno Reis (DEM) para ser o seu candidato, mas outros nomes correm por fora, como o secretário municipal de Saúde, Leo Prates (DEM), o presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD), e até mesmo o dirigente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani (sem partido). 

Em Porto Seguro, após dois mandatos, Claudia Oliveira (PSD) também tentará fazer o seu sucessor. Lá o cenário é ainda mais indefinido. Filha da prefeita, Larissa Oliveira tem sido especulada para ser o nome da sucessão, mas não poderia ser candidata na terra do Descobrimento - já que a lei define que parente em até segundo grau de chefe do Poder Executivo, que já não esteja exercendo mandato, não pode se candidatar a qualquer cargo eletivo. Outros nomes especulados são o do secretário Maurício Pedrosa e o do vereador Evaír Fonseca, mas sem qualquer indicação oficial de apoio da atual prefeita. Dos 18 prefeitos que devem tentar a reeleição, cinco são do grupo liderado por ACM Neto. São eles: Colbert Martins (Feira de Santana), Herzem Gusmão (Vitória da Conquista), Dinha (Simões Filho), todos do MDB, e Zito Barbosa (Barreiras) e Antonio Elinaldo (Camaçari), do DEM. Três nomes que devem tentar a recondução no próximo ano foram eleitos pela base do prefeito soteropolitano em 2016: Joaquim Neto, Ricardo Moura e Fernando Gomes. Eles, porém, mudaram do lado e integram hoje o grupo do governador Rui Costa (PT). Moura e Neto hoje são filiados ao PSD, já Gomes está sem partido. Além deles, mais 10 governistas devem entrar na briga por mais um mandato em 2020. São eles: Dr. Mario Alexandre (Ilhéus), Luiz de Deus (Paulo Afonso), Robério Oliveira (Eunápolis), Rogério Andrade (Santo Antonio de Jesus) e Temoteo Brito (Teixeira de Freitas), todos do PSD; além de Jairo Magalhães (Guanambi), Sergio da Gameleira (Jequié), ambos do PSB; Paulo Bonfim (Juazeiro), do PCdoB; Moema Gramacho, do PT; e Dr. Pitágoras (Candeias), do PP. Para o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e cientista político Joviniano Neto, os prefeitos, por terem a máquina, têm "vantagem" para vencer os pleitos, mas o fim das coligações nas eleições proporcionais pode impactar no resultado. Isto porque, para não caírem na cláusula de barreiras, partidos querem lançar candidatos a prefeito e podem romper com os grupos atuais. Além disso, a crise econômica tem afetado as gestões municipais e derrubado popularidade dos gestores. "Tudo vai depender do desgaste do grupo que está no poder. E da capacidade da oposição de se articular. Agora, onde há polarização entre situação e oposição, a vantagem tende a ser da situação porque tem cargo, tem visibilidade. Tem a máquina", ressaltou Joviano. Na eleição de 2016,  2.945 prefeitos se candidataram à reeleição e 1.385 conseguiram, um índice de 47%. Em eleições anteriores, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o número era bem maior. Desde que passou a ser permitida, em 2000, a reeleição ficava acima de 55%, segundo a instituição. O pico foi em 2008, com 66%.

CONTINUE LENDO

Conquista: Show da inauguração da Policlínica é cancelado

  • 30 Jul 2019
  • 07:21h

(Foto: Reprodução)

Marcado para acontecer na próxima quinta-feira (1º) os shows da inauguração da Policlínica Regional de Saúde foram cancelados. O motivo da atitude não foi informada a nossa reportagem. Ainda segundo informações de membros do governo, os shows que estavam marcados seriam de Léo Santana e Saia Rodada. O presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, havia anunciado, na semana passada, a realização de apresentações artísticas para marcar o ato.

OAB repudia manifestação de Bolsonaro contra o presidente da instituição

  • Redação
  • 29 Jul 2019
  • 19:48h

(Foto: Reprodução)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se manifestou para repudiar as declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (29), relacionadas ao presidente da OAB e o desaparecimento de seu pai durante a ditadura militar (relembre aqui). A nota diz que todas as autoridades do país, inclusive Bolsonaro, devem obediência à Constituição Federal, que o cargo de presidente exige que seja exercido com equilíbrio e respeito aos valores constitucionais, sendo-lhe vedado atentar contra os direitos humanos instituiu nosso país como Estado Democrático de Direito e tem entre seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, na qual se inclui o direito ao respeito da memória dos mortos. A Ordem ainda apresenta solidariedade a todas as famílias daqueles que foram mortos, torturados ou desaparecidos, ao longo de nossa história, especialmente durante o Golpe Militar de 1964, inclusive a família de Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz, atingidos por manifestações excessivas e de frivolidade extrema do Senhor Presidente da República. E terminam o documento dizendo que a  diretoria, o Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB e o Colégio de Presidentes das 27 Seccionais da OAB repudiam as declarações do Senhor Presidente da República e permanecerão se posicionando contra qualquer tipo de retrocesso, na luta pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária, e contra a violação das prerrogativas profissionais. O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz publicou em sua conta no Instagram uma homenagem para seu pai onde diz que " o mandatário da República deixa patente seu desconhecimento sobre a diferença entre público e privado, demostrando mais uma vez traços de caráter graves em um governante: a crueldade e a falta de empatia".

Relatório apontaria que várias cidades do Oeste da Bahia estão consumindo água contaminada por agrotóxicos

  • Informações do PLO
  • 29 Jul 2019
  • 18:46h

(Foto: Reprodução)

Após revelação de testes realizados entre 2014 e 2017, que apontaram água contaminada em cidades de todo o Brasil, temos péssimos resultados em 11 grandes municípios do Oeste baiano. Oito dos agrotóxicos descobertos na água são associado(s) a doenças crônicas como câncer, defeitos congênitos e distúrbios endócrinos.A notícia da contaminação da água em Luís Eduardo pode ser ainda mais trágica. Como aqui só é fornecida água do lençol freático profundo, pode se concluir que o Aquífero Urucuia, a segunda maior reserva de água do País, esteja também contaminado. O mesmo nível de contaminação foi observado em São Desidério, Barreiras, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Cotegipe, Baianópolis, Santana e Riachão das Neves. Em Correntina e Catolândia nunca foram realizados os testes. Em municípios vizinhos, como Taguatinga, que se servem das águas brotadas nas veredas, filtradas dos grandes chapadões, a água potável está contaminada por 27 agrotóxicos.

 

Ação no STF pede reajuste de salário dos desembargadores do TJ-BA

  • Claudia Cardozo
  • 29 Jul 2019
  • 17:42h

(Foto: Divulgação)

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesivaldo Britto, afirmou que ainda não concedeu o reajuste salarial para os magistrados baianos, sob risco de responder a uma ação de improbidade administrativa. “Eu estou sofrendo pressão de todos os lados e de aposentados. Eu não posso pagar o reajuste e depois ir para cadeia. Eu não posso responder por improbidade administrativa”, declarou. Enquanto os juízes baianos não recebem o reajuste salarial, continuam recebendo auxílio-moradia no valor de R$ 4,3 mil. O reajuste não foi concedido por risco de estourar o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O valor do auxílio-moradia não é lançado como despesas de pessoal nas contas do TJ-BA. Para tentar forçar o TJ-BA a conceder o reajuste, a Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) questiona a omissão de Gesivaldo no Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão. A entidade quer que o TJ-BA reajuste o salário dos desembargadores proporcionalmente ao subsídio dos ministros do STF. A federação pontua que a Constituição baiana estabelece que o subsídio dos desembargadores será o teto remuneratório dos auditores fiscais da Bahia.

A Emenda 25/2018 à Constituição estadual, por sua vez, assegurou o direito à manutenção da vinculação do limite remuneratório para aqueles que possuem decisão judicial transitada em julgado. Segundo a Febrafite, esse é o caso de seus associados, que estão amparados por decisão proferida em mandado de segurança coletivo cujo trânsito em julgado ocorreu em agosto de 2013.

A federação alega que, após o reajuste do subsídio mensal dos ministros do STF por meio da Lei Federal 13.752/2018, a remuneração dos desembargadores do TJ-BA também deveriam sofrer alterações, em razão da simetria prevista no artigo 93, inciso V, da Constituição Federal, e a não implementação de qualquer ato normativo para cumprimento desse escalonamento seria inconstitucional. A Febrafite pede  a concessão de liminar para determinar que o valor atual do subsídio de ministro do STF seja adotado como referência para o pagamento do subsídio de desembargador do TJ-BA.

No mérito, requer a declaração de inconstitucionalidade da omissão do presidente do TJ-BA e a determinação para expedição de ato normativo visando à alteração do subsídio dos, com efeitos retroativos a 26/11/2018. A relatoria é do ministro Alexandre de Moraes. 

CONTINUE LENDO

Baiano Isaquias Queiroz consegue ouro no Pan de Lima

  • Redação
  • 29 Jul 2019
  • 15:56h

O baiano Isaquias Queiroz conquistou nesta segunda-feira (29) sua primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. O atleta venceu a final mais esperada da canoagem velocidade, o C1 1.000m, e colocou a medalha de ouro no peito. Vale destacar que Isaquias não teve como adversário Jose Ramon Pelier Cordova, principal atleta de Cuba na modalidade. Ele está concentrado para o Mundial deste ano, que é classificatório para Olimpíada. A medalha foi a segunda para o Brasil nesta manhã. Na versão desta prova no caiaque, o K1 1.000m, Vagner Souta comemorou a de bronze.

Rebelião deixa 52 mortos no presídio de Altamira, sudoeste do Pará

  • Redação
  • 29 Jul 2019
  • 15:52h

(Foto: Reprodução)

Detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do Pará, fizeram uma rebelião por cerca de cinco horas na manhã desta segunda-feira (29). De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), 52 detentos foram mortos, sendo 16 deles decapitados e o restante asfixiado. Dois agentes penitenciários, que chegaram a ficar reféns, foram liberados. Uma briga entre organizações criminosas provocou a rebelião. Segundo a Susipe, internos do bloco A, onde estão custodiados presos de uma organização criminal, invadiram o anexo onde estão internos de um grupo rival. A Superintendência ainda não identificou os grupos. Posteriormente, a sala foi trancada e os presos atearam fogo no local. A fumaça invadiu o anexo e alguns detentos morreram por asfixia, de acordo com a Susipe. A ação começou às 7h e terminou por volta das 12h. Uma cúpula da Segurança Pública do Pará viaja para Altamira, para acompanhar o caso, na tarde desta segunda. A unidade prisional tem capacidade para 200 detentos, mas era ocupado por 311 presos. Esse é o segundo maior massacre em presídios de 2019. Em maio, 55 presos foram mortos sob custódia do estado no Amazonas.

Governo Federal disponibiliza R$ 7,3 milhões para cirurgias eletivas do SUS na Bahia

  • Redação
  • 29 Jul 2019
  • 14:52h

Governo Bolsonaro disponibiliza R$ 7,3 milhões para cirurgias eletivas do SUS na BahiaFoto: Câmara dos Deputados / Divulgação

A presidência da República, através do Ministério da Saúde, disponibilizou R$ 7,3 milhões para a ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, conforme publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (29). O repasse será feito por meio do Componente Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec). Ao todo, foi disponibilizado para todos os estados o montante de R$ 100 milhões, dividido conforme a população de cada local. 

Rui diz que Consórcio Nordeste vai cortar custos e buscar investidores

  • Redação
  • 29 Jul 2019
  • 14:05h

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Minutos antes de entrar na reunião do lançamento do Consórcio Nordeste, no Centro Administrativo, o governador Rui Costa (PT) falou sobre algumas ações da iniciativa que une os nove estados da região. De acordo com o petista, viagens, compras e solicitação de médicos estão nos planos dos gestores. “Hoje vamos aprovar o planejamento estratégico do consórcio para os próximos 12 meses, além de submeter para aprovação a proposta de um programa de formação de médicos para ocupação de vagas não preenchidas depois da extinção do Mais Médicos”, contou Rui, na manhã desta segunda-feira (29). Durante a coletiva, o governador ainda disse que os estados devem fazer compras coletivas. Para o petista, essa ação vai fazer com que a região economize recursos. “Devemos relacionar itens da área de saúde e educação para que possamos fazer compras conjuntas nos noves estados. Faremos compras para uma escala de 45 milhões de habitantes. Isso deve fazer uma economia grande para os estados do Nordeste […] Nós temos otimismo. Vamos conseguir reduzir a despesa do estado e, com isso, vai sobrar recurso para ampliar a atenção básica à saúde”, afirmou. Questionado sobre o objetivo do Consórcio Nordeste em relação ao Governo Federal, Rui declarou que o propósito da iniciativa é “ajudar o Brasil a crescer”. “Essas ações são para alavancar a economia”, disse o governador.

BA-263: Identificado ciclista que morreu em frente a frigorífico, ele seguia para Conquista

  • Informações do Blog do Eddy
  • 29 Jul 2019
  • 13:13h

(Fotos: Reprodução)

Um grave acidente tirou a vida de um ciclista na manhã desta segunda-feira (29), por volta das 6h40, na BA-263, nas imediações do frigorífico, na cidade de Itapetinga. De acordo informações de testemunhas, Orlando José de Melo, tinha 52 anos, foi atingido por um caminhão Baú, que seguia em direção à cidade de Itambé, na mesma direção que seguia o ciclista, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local do acidente. Uma equipe do SAMU 192 esteve no local do acidente mas o homem já estava sem vida. A rodovia ficou interditada por um período para que a perícia identificasse as causas do acidente. Orlando, que é romeiro, é morador da cidade de Itabuna e estava viajando de bicicleta com destino à cidade de Bom Jesus da Lapa. De acordo com os familiares, essa é a segunda vez que ele iria para Lapa de bicicleta, onde o mesmo já estava treinando há um bom tempo para poder realizar o percurso, que é aproximadamente 614 quilômetros.

Barreiras: Falsos agentes de endemias são presos por roubo; grupo foi detido após carro 'morrer'

  • Redação
  • 29 Jul 2019
  • 11:37h

(Foto: Reprodução BA/TV)

Três homens foram presos ao se passarem por agentes de endemias em Barreiras, extremo oeste baiano. Segundo a TV Oeste, os acusados levaram um celular, além da chave de uma motocicleta que estava no local. O caso ocorreu na Rua Barão do Cotegipe, na Vila Regina, na última sexta-feira (26). A dona do imóvel, identificada como Cristina Rodrigues, contou que os falsos agentes chegaram em um carro, se identificaram e pediram para entrar na casa. A mulher disse que ficou desconfiada, mas abriu a porta. Quando mostrava a reserva de água da casa, foi o momento em que os assaltantes apontaram uma arma, agrediram a mulher e levaram pertences do imóvel.  Logo após sair da casa da mulher, os assaltantes tentaram fugir de carro, mas não conseguiram dar partida no veículo. Eles fugiam andando do local, mas acabaram reconhecidos e presos.

Os desesperados ardis de Sérgio Moro

  • João Batista de Castro Júnior. Professor do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia, campus Brumado.
  • 29 Jul 2019
  • 10:31h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Supremo Tribunal Federal firmou a compreensão de que, mesmo sendo expressamente vedado o anonimato pela Constituição, “nada impede a deflagração da persecução penal pela chamada 'denúncia anônima', desde que esta seja seguida de diligências realizadas para averiguar os fatos nela noticiados” (HC 86.082, rel. Min. Ellen Gracie, DJe de 22.08.2008). 


A partir daí, vários outros julgados sob relatoria de diferentes Ministros reafirmaram essa orientação. Em um caso específico de sentença proferida pelo então juiz federal Sérgio Moro em julho de 2014, que condenou Lilian de Oliveira Lisboa a 26 anos e 8 meses de prisão, o STF, sob a relatoria do Min. Dias Toffoli (RHC 132115 / PR, j. 06/02/2018 , Segunda Turma), rejeitou o argumento de invalidade da denúncia anônima que deflagrara a investigação, mesmo tendo se esforçado muito o advogado Rodrigo Castor, o enigmático “Doutor Castor”, contra o qual Gilmar Mendes bradou numa sessão da Corte por ser irmão de um procurador da República da Lava Jato e contabilizar suspeitosos êxitos nas delações.


Pelo que se vê dessa linha de orientação jurisprudencial, uma prova, por ter origem ilícita, não impede por si só apuração preliminar, se ela depois se articular a outros elementos colhidos na investigação, sobretudo quando estão em jogo princípios constitucionais que precisam ser protegidos, a fim de que não mais ocorra tragédia similar à de um Moro digno de respeito, o jurista e político italiano de centro-esquerda Aldo Moro, várias vezes primeiro-ministro do seu país, que, sequestrado pelas Brigadas Vermelhas, terminou assassinado depois de 55 dias de cativeiro, em certa medida porque a polícia exagerou no escrúpulo em retardar a invasão da casa onde ele se encontrava, por não dispor de ordem judicial.  


Sendo assim, nessa fisionomia da teoria jurídica sobre o tema, tudo mais então que consta da operação sobre os hackers deve ser secundarizado, pois é Sérgio Moro que deve ser investigado por seus tenebrosos desatinos de juiz parcial a serviço de uma corrente político-partidária, diante de tantas atestações da integridade dos diálogos pela Folha de São Paulo, Revista Veja, BuzzFeed Brasil e El País, entre outros. Isso se estende a seu sidekick do MPF, Dallagnol, um procurador sem qualquer prurido ético e preocupado não somente com o fortalecimento do Ministério Público para além das balizas constitucionais, mas também com encher mais e mais as próprias burras de dinheiro à medida que inflava alvos e acusações, habilitando-se com isso para aquelas soporíferas palestras mais condizentes com uma cultura de almanaque e de 1 centímetro de profundidade.


Nada mais acertado agora que a devolução do dinheiro angariado por essa arapuca ímproba armada por ele no exercício do cargo seja buscada em ação popular, que pode ser impetrada em qualquer lugar do País, segundo o Superior Tribunal de Justiça, inclusive com pedido de indenização por dano moral coletivo, já que, na condição de ajudante de ordens de Moro, foi cúmplice em produzir volumoso estrago nas contas da imagem institucional do oneroso aparelho de justiça custeado com dinheiro do contribuinte.


Se já se tinha reserva contra certa ala majoritária do saber jurídico,  por fazer  “turvas as águas claras para parecerem profundas” e pelo papel de esbirros desempenhado por alguns dos seus nomes mais famosos em favor de estamentos ideológicos historicamente dominantes, agora até a ideia de boa preparação acadêmica está arranhada, pois as gafes de Moro são vergonhosas, a exemplo do anedótico mau uso da norma culta, que paradoxalmente sempre serviu à elite a que ele pertence como seletiva aduana no exercício do preconceito social, inclusive em relação a Lula.  


Hoje ele está seguro apenas pelo socorro dado pelo capitão-presidente, que viu nisso a oportunidade de emascular sua espetaculosa grandeza midiática, mas, tal como Hitler que usou os famosos paraquedistas para livrar Mussolini do cativeiro, se sente agora por isso desobrigado de qualquer outra paga. Apesar da conveniente omissão quanto às irregularidades do seu chefe, como a escandalosa nomeação do filho para a embaixada brasileira nos Estados Unidos, e de citações bíblicas para tentar forçar o encaixe no "terrivelmente evangélico", Moro pode então dar adeus à cadeira no STF, de onde poderia continuar sua sombria atuação sem ser incomodado pela espada de uma demissão sumária.

Não são tão preocupantes os ataques que ele vive ensaiando contra Glenn Greenwald, que está blindado pela reputação de premiado jornalista, até porque, pressionado pela imprensa a respeitar a Constituição, o então ultrapoderoso juiz federal teve que voltar atrás na investida contra o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, sem falar que, no frigir dos ovos, jamais os EUA irão admitir que um nativo seu seja injustamente perseguido por um governo que lhe rende intensa vassalagem. Constrangedor mesmo é saber que o ministério da justiça no Brasil está à deriva com um piloto inábil, sem o estoque moral de um dos seus antecessores no cargo, Márcio Thomaz Bastos, que não hesitou em se opor à expulsão do jornalista americano Larry Rohter num momento de ira do então presidente.


Essa baixa enfibratura de Moro, quanto mais é revelada, só faz aumentar a indignação no relembrar o interrogatório de Lula. Afinal, como admitir que um homem de sua volumosa dimensão histórica pudesse ser interrogado por um pigmeu ético e intelectual? Por tudo que possa estar por trás dessa sinistra arquitetura política e jurídica, convém torcer para que uma das belas canções de Beto Guedes não tenha sido dotada de intuição profética para com o drama do ex-presidente aprisionado num calabouço: “Quem souber dizer a exata explicação/ Me diz como pode acontecer/ Um simples canalha mata um rei/ Em menos de um segundo”.

Gol com placa de Brumado se choca com frente de residência em Rio do Antônio; motorista deixou o carro no local

  • Brumado Urgente
  • 29 Jul 2019
  • 09:59h

O veículo ficou no local até a manhã desta segunda-feira (29) | Foto: Brumado Urgente

Um fato ocorrido na madrugada deste domingo (28) movimentou as redes sociais dos municípios de Rio do Antônio e de Brumado, já que envolveu uma colisão que acabou danificando a frente de uma residência. Segundo mensagens passadas à redação do Brumado Urgente, um Gol verde escuro, com placa de Brumado, acabou se chocando com a frente de uma residência, sendo que o motorista acabou se evadindo e deixando o veículo no local. Devido a isso o proprietário da casa postou inúmeras mensagens solicitando o comparecimento do condutor do veículo para acertar os prejuízos. Informações passadas na manhã desta segunda-feira (29) deram conta que ele entrou em contato e se comprometeu a retirar o carro e acertar os prejuízos deixados. Não se têm informações sobre o motivo do acidente.

Juiz prorroga prisão de acusados de hackear celulares de autoridades

  • Redação
  • 29 Jul 2019
  • 09:23h

(Foto: O Globo)

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara Federal de Brasília, decidiu há pouco prorrogar a prisão temporária dos quatro presos pela Polícia Federal (PF) sob suspeita de invadir o telefone celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de outras autoridades. Com a decisão, os suspeitos Danilo Cristiano Marques, Gustavo Henrique Elias Santos, Suelen Priscila de Oliveira e Walter Delgatti Neto deverão continuar presos por mais cinco dias. Os acusados foram presos na terça-feira (23), por determinação do magistrado, na Operação Spoofing, expressão relativa a um tipo de falsificação tecnológica, que procura enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é. Até o momento, somente a defesa do casal Gustavo e Suellen se manifestou publicamente sobre o caso. Segundo o advogado Ariovaldo Moreira, Gustavo nega ter invadido telefones e participado da divulgação das supostas conversas feitas pelo então juiz federal da 13ª Vara Federal, Sergio Moro. Moreira, no entanto, admitiu que Gustavo revelou ter recebido de seu amigo, Walter Delgatti, cópia de uma das mensagens atribuídas a Moro, antes desta se tornar pública, veiculada por veículos de imprensa.

Decisão
Na decisão, o magistrado disse que os acusados devem continuar presos para não atrapalhar as investigações.

“Sem a prorrogação de mais cinco dias das prisões, soltos os investigados poderão agir e combinar e praticar condutas, isoladamente e em conjunto, visando apagar provas em outros endereços, mudar senhas de contas virtuais, fazer contatos com outras pessoas eventualmente envolvidas, retirar valores de contas desconhecidas ou de algum modo prejudicar o inquérito policial”.

Vallisney Oliveira também aceitou pedido do Ministério Público Federal (MPF) para bloquear as aplicações suspeitas dos quatro acusados em bitcoins (moedas virtuais).

“A autoridade policial que está na iminência de ter acesso ao conteúdo dos smartphones de Gustavo Henrique e de Suelen Priscila, quando então poderão obter as senhas e as chaves das carteiras bitcoin que o casal possui, de modo que em liberdade poderão acessar e movimentar tais contas de forma a eliminar provas de eventual produto do crime, obstruindo a investigação criminal”, disse.

 

CONTINUE LENDO

Quadra poliesportiva das Esmeraldas levará o nome do Tenente Passos como homenagem da Prefeitura Municipal de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 29 Jul 2019
  • 08:13h

Tenente Passos ao lado do seu filho Wanderson Neymar (Foto: Ascom | PMB)

Nascido em Contendas do Sincorá, José Passos Guimarães veio para Brumado em 1992, onde casou e fixou residência. Vascaíno apaixonado, ele sempre foi um esportista de grande talento, atuando em várias equipes da região, tendo como destaque as suas brilhantes atuações pelo Fluminense, onde ele marcou época e se tornou um dos esportistas mais respeitados.  Ele escolheu o Bairro Cidade das Esmeralda, onde residiu de 1995 até 2005, criando um forte vínculo com os moradores, dos quais ele era muito querido e honrado.  No mesmo ano de 1992 ele ingressou na Polícia Militar construindo uma história muito significativa, a qual, infelizmente foi interrompida nesse ano de 2019, quando, aos 55 anos de idade, ele acabou falecendo vítima de um agravamento de um problema de saúde. Então, como uma justa homenagem a esse cidadão valoroso e exemplar, a Administração “Educar para Libertar”, vem, com muita honra, nomear a quadra poliesportiva do Bairro Cidade das Esmeraldas de José Passos Guimarães. A Inauguração acontecerá na próxima sexta-feira, dia 02 de agosto, numa cerimônia que contará com a presença de autoridades e da classe desportiva brumadense.