Assinada a ordem de serviços para a construção da Barragem do Campo Seco II

  • Redação
  • 20 Ago 2019
  • 12:04h

O momento da assinatura por parte do prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Divulgação)

A redução do déficit hídrico na zona rural de Brumado vem tendo uma atenção especial por parte da administração municipal, que vem desenvolvendo uma série de ações nesse sentido. Na noite desta segunda-feira (19), em reunião na sede da Associação de Moradores da Comunidade do Campo Seco II, mais uma reivindicação começou a ser atendida, já que o prefeito Eduardo Vasconcelos assinou a ordem de serviço para a construção de uma barragem que atenderá toda a comunidade. O presidente da associação, Ivanilson Silva, juntamente com os moradores que fizeram questão de estar presentes a esse momento tão importante para o futuro da comunidade, parabenizaram a gestão municipal por mais essa ação proativa que vem atender um dos maiores anseios da região. No final o prefeito confirmou que as obras se iniciarão nessa quarta-feira (21), o que deixou ainda mais satisfeitos a todos.

Os moradores ficaram muito satisfeitos com a obra que será iniciada nesta quarta-feira (21) | Foto: Divulgação

Carro de vereador pega fogo no pátio da Câmara de Candiba; suspeita é de incêndio criminoso

  • Informações do Sudoeste Bahia
  • 20 Ago 2019
  • 11:58h

(Foto: Reprodução)

O carro do vereador Laudelino Rodrigues da Silva, mais conhecido como ‘Lau de Lió’ (PDT), foi incendiado na noite de segunda-feira (19), durante a sessão da Câmara de Vereadores de Candiba. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o veículo modelo Fiat Uno, estava estacionado no pátio do Legislativo. Há suspeitas de que o incêndio tenha sido criminoso, segundo a polícia do município. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local, mas ao chegar o fogo já havia sido controlado. Informações preliminares indicam que um indivíduo, ainda não identificado, jogou óleo e ateou fogo no carro do vereador. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil investiga o caso.

‘Não tem que ter pena’, diz Bolsonaro antes de fim de sequestro de ônibus

  • Redação
  • 20 Ago 2019
  • 11:46h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que “não tem que ter pena” do homem que sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (20). A declaração de Bolsonaro foi feita antes do término do episódio, que acabou com o sequestrador sendo baleado por um atirador de elite. Enquanto o sequestro estava em andamento, o presidente falou com jornalistas em frente ao Palácio do Alvorada. Ele lembrou do caso do ônibus 174, também no Rio, que acabou com o sequestrador morto.

Brumado: defensores do transporte alternativo fazem protesto na BR-030

  • Brumado Urgente
  • 20 Ago 2019
  • 10:54h

O protesto atraiu um grande número de pessoas, inclusive de defensores do transporte alternativo (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Acompanhando o movimento regional, os representantes, proprietários e defensores do transporte alternativo em Brumado realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (20) na BR-030, nas proximidades da Vila Presidente Vargas. Com o mesmo escopo dos protestos eles buscaram chamar a atenção para os prejuízos que aconteceram com a adoção da Lei que altera o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, as quais classificam o transporte alternativo como uma infração gravíssima, o que, automaticamente, dará uma pena muito mais severa aos que infringirem as novas regras. O protesto teve uma participação considerada positiva e permitiu que ambulâncias, ônibus escolares e veículos de passeios furassem o bloqueio que acabou obstruindo somente os ônibus que fazem viagens regionais e interestaduais. Eles têm como argumento as péssimas qualidades que são oferecidas pelo transporte regular, que, sistematicamente, apresenta acidentes e condições precárias de conservação e manutenção dos ônibus. As manifestações devem continuar em todo o estado, já que os “vanzeiros” buscam convencer os governantes para se revogar essas mudanças no CTB. A Polícia esteve presente, mas não precisou agir, já que o protesto foi pacífico.

Sequestrador que invadiu ônibus e fez reféns é morto por atirador de elite; veja vídeo

  • Redação
  • 20 Ago 2019
  • 10:12h

(Foto: Reprodução)

O sequestrador de um ônibus na Ponte Rio-Niterói foi baleado e morto por um atirador de elite do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Todos os 37 reféns foram liberados sem ferimentos, segundo informações da Polícia Militar. Os tiros foram disparados às 9h04 desta terça-feira (20), cerca de três horas e meia após o início do sequestro. O homem – ainda não identificado – desceu do coletivo e jogou uma mala para os policiais. Quando ia subir a escada, foi atingido.

Brumado: Processo de Licitação da Concessão dos Serviços de Água e Esgoto é suspenso pela CPL

  • Brumado Urgente
  • 20 Ago 2019
  • 08:49h

O 'sonho

Um dos maiores “nós” administrativos da história de Brumado, ao que tudo indica, está longe de ser “desatado” e, nessa briga do “rochedo contra o mar”, quem sempre acaba perdendo é o “marisco”, no caso, o povo. Está mais do que claro que, a construção do sistema de esgotamento sanitário da cidade, é mais do que uma urgência, mas, quando ele se aproxima da realidade, acaba sendo sufocada pelas liminares, mandados de segurança e pela inabilidade administrativa. Nesta segunda-feira (19), um novo capítulo desta “epopeia” ocorreu, com a suspensão do procedimento licitatório e a consequente seção de abertura de envelopes que ocorreria referente à Concorrência Pública 04/2019. O motivo alegado pela CPL – Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Brumado é que a suspensão se deu por causa de um Mandado de Segurança impetrados pelas empresas ESAC e Embasa. Ao que tudo indica será travada agora uma batalha judicial até que se ache uma saída legal para a realização do certame que traz em seu bojo, não somente o abastecimento da população, mas também a construção do sistema de esgotamento sanitário que é vital para o progresso da cidade. Vale lembrar que Brumado é uma das únicas cidades da Bahia, com população de cerca de 70 mil habitantes, que ainda não conta com o saneamento básico. O enfrentamento do Poder Executivo com a Embasa no sentido da materialização desta obra, que, ao que tudo indica, foi para o campo político, pode atravancar ainda mais a situação que já deveria ter sido resolvida, mas que ainda está “capengando” nas promessas feitas pelo governador Rui Costa, que nas suas últimas vindas a Brumado, garantiu que as obras para a construção do sistema de esgotamento sanitário iriam ser realizados, o que, até agora, não aconteceu. A população ainda assiste de longe esse “filme triste”, que mostra que Brumado ainda não tem uma representação forte que faça as “coisas acontecerem”, assim como outros municípios da região que começam a ter um grande destaque no cenário estadual. Então, espera-se que o bom senso e a consciência da necessidade da obra, “grite” mais alto e desate esse “nó” que parece ter sido feito por um “marinheiro” muito experiente.

Pesquisa deixa no ar: Agora é a vez de doido?

  • Fernando Duarte
  • 20 Ago 2019
  • 07:56h

(Imagem Ilustrativa)

Como se não bastasse o cenário distópico em que o Brasil é governador por Jair Bolsonaro (PSL) – algo improvável de ser pensado há alguns anos -, a pesquisa Bahia Notícias/ Paraná Pesquisas apontou a possibilidade de o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) poder ser eventualmente favorito para a prefeitura de Salvador. Falta muito tempo para a corrida eleitoral, porém essa “liderança” de Isidório, ainda que transitória, sinaliza que não vivemos em um país de amadores: quando você acha que não pode ser surpreendido, sempre é possível cair da cadeira. Porém nem só os números gerais de Isidório no levantamento chamam a atenção. No cenário mais próximo da realidade, com uma pulverização de candidatos – e tendo o vice-prefeito Bruno Reis como candidato do DEM -, o pastor sargento lidera em estratos específicos. Ele aparece à frente entre os homens, com 19%, entre pessoas de 16 a 44 anos, que varia de 15,9% a 21,7%, e entre os eleitores apenas com ensino fundamental e médio, com variações entre 15,5% e 20,8%. É um sinal que o “doido” possui uma certa influência entre as camadas menos instruídas, público cujo impacto social da Fundação Doutor Jesus é mais facilmente perceptível.

O detalhamento do cenário 1, com 10 candidaturas, mostra também algumas curiosidades. O vice Bruno Reis aparece à frente entre pessoas entre 45 e 59 anos, com 14,3%, enquanto a deputada federal Lídice da Mata (PSB) lidera entre os maiores de 60 anos, com 19,7%. Não dá para identificar claramente as razões para que esses dois despontem nessas estratificações. No caso de Bruno Reis, os valores sugerem um empate técnico entre os demais candidatos. Já Lídice tem uma vantagem muito maior que a margem de erro, o que mostra certa cristalização do nome dela na faixa etária mais velha.

 

Há também certa proximidade entre os dois quando se trata de pessoas com ensino superior. Lídice seria opção para 16,9% desses eleitores e Bruno Reis para 15,9% - Alice Portugal (PCdoB) também aparece à frente de Isidório nesse escopo, o que mostra que o parlamentar do Avante reduz expressivamente a sua participação quando acontece o avanço na escolaridade. No caso da pesquisa divulgada ontem, não foi questionada a faixa de renda, apenas se é parte da população economicamente ativa, o que dificulta inferirmos se o pastor sargento seria mais popular entre os mais pobres.

 

Outros dois candidatos despontam em estratos específicos. Irmão Lázaro (PL) aparece em segundo lugar entre pessoas entre 16 e 24 anos de idade, com 12,3%. Como cantor gospel, o ex-deputado possui um alcance ampliado em redes sociais, por exemplo, o que explicaria esse percentual relevante. Já Guilherme Bellintani pontua bem entre homens, com 11,2%, atrás apenas de Isidório, Bruno Reis e Lídice, e aparece como opção para 1,3% das mulheres – parte disso explicável com a função dele junto ao Esporte Clube Bahia.

 

A pesquisa registra uma fotografia de um momento. Dificilmente esses cenários vão se manter até outubro de 2020. Contudo os dados dão alguns sinais de como os eleitores podem vir a se comportar nos próximos meses. Se nada mudar, terá chegado a vez do “doido”?

 

CONTINUE LENDO

Juízes terão auxílio de pareceres médicos em decisões sobre saúde

  • Redação
  • 20 Ago 2019
  • 07:45h

Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

Começou a ser ofertado nesta segunda-feira (19), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um serviço para ajudar juízes de todo o país a julgar questões envolvendo a judicialização da saúde. Com a plataforma digital e-Nat Jus, os magistrados poderão solicitar pareceres médicos para avaliar a urgência de pedidos de fornecimento de medicamentos ou tratamentos médicos. As informações pretendem dar ao juiz dados técnicos para decisões mais eficazes para o paciente. As regras foram publicadas nesta segunda-feira e regulamentam o funcionamento do serviço, que funcionará mediante solicitação do magistrado. Ao receber o pedido de avaliação, profissionais da saúde deverão se manifestar sobre a pertinência e a urgência da medida de saúde solicitada à Justiça. Com base no parecer, o juiz terá argumentos técnico-científicos para conceder ou não um tratamento médico na rede pública ou privada. A medida é fruto de uma parceria entre o conselho, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde. Em março, uma pesquisa divulgada pelo CNJ mostrou crescimento de aproximadamente 130% nas demandas de primeira instância entre 2008 e 2017. Problemas com os convênios foram a maior causa (30,3%) dos pedidos de processos relacionados ao assunto no país. Outros assuntos levados ao Judiciário nessa última década foram os pedidos de seguro em saúde (21,1%), saúde pública (11,7%), o tratamento médico-hospitalar ou fornecimento de medicamentos (7,8%) e fornecimento de medicamentos (5,6%). Na segunda instância, planos de saúde respondem por 38,4% e seguro, por 24,7%. Na primeira instância, são saúde pública (23%), planos de saúde (22,8%) e seguro (14%).

Aposentado que virou meme na web pode ganhar indenização de R$ 100 mil

  • Redação
  • 19 Ago 2019
  • 19:22h

Foto: Arquivo Pessoal

O aposentado João Nunes Franco, de 92 anos, pode receber uma indenização de R$ 100 mil após ter uma foto viralizada na internet e transformada em meme; O rosto de João é familiar, a foto do idoso é a “protagonista” do perfil ‘Sento a Vara’, sempre com frases e piadas consideradas“depreciativas e preconceituosas”. Em entrevista ao Fantástico os netos de João descobriram que o avô havia se tornado meme nas redes sociais. Revoltado com a exposição, o aposentado entrou na Justiça contra a página pedindo para que sua imagem parasse de ser usada. “Como ele mesmo fala: ‘Eu não faço graça com a cara de ninguém. Por que estão fazendo com a minha?'”, disse Jéssica dos Santos, sobrinha-neta e advogada de João. A primeira vez que a foto foi usada foi em 2012, quando o blog ‘Gente de Campo Alegre’, que contava a história de moradores do município, retratou a vida do aposentado. Neste momento, João havia dado autorização. Dois anos depois o perfil ‘Sento a Vara’, que hoje conta com 4,5 milhões de seguidores, passou a usar a imagem do aposentado.

População comemora ritmo intenso das obras de duplicação da Ponte do Bairro São Jorge

  • Ascom | PMB
  • 19 Ago 2019
  • 17:46h

O ritmo dos serviços deve ser ainda mais intensificado (Foto: Ascom | PMB)

Considerada uma das obras estruturantes mais importantes para o futuro da mobilidade urbana em Brumado, a duplicação e reestruturação da Ponte do Bairro São Jorge, que, num sentido, permite a ligação com a BR-030 e no outro com o centro da cidade. O ritmo dos serviços está bem intenso, tendo sido conclusos cerca de 50% da obra que tem a previsão de entrega até o final do ano e irá um novo padrão estético de modernidade no local, já que outras obras de urbanismo também estão sendo realizadas pela administração municipal. Os moradores da região e a população em local comemoram a realização da obra que era uma das principais reivindicações, já que o movimento de veículos, após a efetivação do Conjunto Residencial Brisas, aumentou muito.

O padrão urbanístico do local será atualizado (Foto: Ascom | PMB)

Guanambi: protesto de vanzeiros fecha rodovias; veja vídeo

  • Redação
  • 19 Ago 2019
  • 16:57h

O tráfego ficou muito prejudicado nas estradas que servem Guanambi (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Dois trechos da BR-030 foram interditados por motoristas de transportes alternativos, na manhã desta segunda-feira (19), na cidade de Guanambi, no Sudoeste Bahia. Os protestos acontecem nos seguintes trechos: no KM 4, na região do Matadouro sentido Palmas de Monte Alto, já o segundo ponto interditado é no posto Verde Vale na saída para Caetité. De acordo com um dos líderes do movimento, Áureo Transportes, a manifestação é contra uma mudança no Código de Trânsito que torna mais rigorosa a punição para transportes irregulares de passageiros. Em entrevista ao portal Folha do Vale, Áureo afirmou que estão liberados ambulâncias, carros de passeio, caminhões e motocicletas. Veículos que transportam alunos para o Centro Universitário (UniFG), Universidade Estadual da Bahia( UNEB) e Instituto Federal Baiano(IF Baiano), não poderão passar no bloqueio. Ônibus das empresas Novo Horizonte e Gontijo, também não serão autorizados. “Ninguém quer trabalhar irregular, nosso objetivo é que transporte alternativo seja regularizado. Geramos emprego e renda, além de aquecer o comércio de Guanambi. Os bloqueios serão desfeitos depois das 20h, aí seguiremos para manifestar em Brasília”, disse Áureo. A Lei 13.855/19 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro sem vetos, no dia 9 de julho, aumenta a punição para transporte irregular. Segundo a lei, o transporte pirata, seja de ônibus ou van escolar sem autorização ou transporte remunerado de pessoas ou bens, passa a ser classificado de infração gravíssima, com multa (multiplicada por cinco, no caso do escolar) e perda de sete pontos na carteira de habilitação, além da remoção do veículo como medida administrativa. As novas punições entram em vigor em 90 dias a contar desta terça.

Mucugê: Bandidos atiram em ônibus da Cidade Sol, jornalistas estavam no veículo

  • Redação
  • 19 Ago 2019
  • 16:47h

(Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Cerca de 44 passageiros viajavam em um ônibus da empresa Cidade Sol, na noite desse domingo (18), quando foram surpreendidos por homens armados que anunciaram um assalto. O coletivo, que havia deixado o município de Mucugê, na Chapada Diamantina, em direção à capital, trazia jornalistas, professores e outras pessoas que retornavam da Feira Literária de Mucugê (Fligê). Dois tiros atingiram o para-brisa do veículo. Um dos passageiros, que preferiu não ser identificado, contou à reportagem que era por volta de 23h quando, na BA-233, conhecida como estrada de Ipirá, os disparos ecoaram na parte interna do ônibus. O motorista chegou a correr para o corredor na tentativa de se resguardar. Quem já estava lá, sem entender o que estava acontecendo, também se protegeu como pôde: todos ficaram abaixados aguardando um sinal de segurança. Foi quando um homem se identificou como policial e, armado, reagiu aos tiros. Nada foi levado dos passageiros, mas os bandidos, que estavam a bordo de um Palio branco, conseguiram fugir. Segundo o homem, não havia sinal de celular no local, o que impossibilitou que a Polícia Militar fosse acionada. No seu site oficial, o jornal O CORREIO tentou contato com a empresa Cidade Sol, que opera linhas interestaduais e intermunicipais, mas não obteve retorno. Os momentos de tensão duraram quase meia hora, até a chegada da polícia, que foi avisada sobre o ataque por outros motoristas que retornaram para Itaberaba, após perceberem a ameaça. Ainda de acordo com ele, o veículo utilizado pelos bandidos na ação foi visto pouco depois, em um outro ponto da estrada. “Tive muito medo, principalmente na hora da troca de tiros. Eu imaginei que seriam ladrões de carro-forte, ou ladrões de banco, que costumam fechar as duas saídas da cidade”, disse, ao comentar que, dentro do ônibus havia dois estrangeiros que ficaram ‘muito confusos’. De acordo com passageiros, o veículo foi encaminhado à perícia.

 

 

Em encontro na SHIS, Zé Carlos de Jonas e Daniel Almeida confirmam obras de ampliação do sistema de abastecimento de Samambaia e Pé do Morro

  • Brumado Urgente
  • 19 Ago 2019
  • 15:42h

Da esquerda para à direita, Rogério Cedraz, Leonardo Góes, Zé Carlos de Jonas e Daniel Almeida (Foto: Brumado Urgente)

Apesar de ainda ser um desafio para as gestões governamentais, o déficit hídrico do meio rural em Brumado vem sendo minimizado por uma série de ações importantes, muitas das quais são provenientes de obras de adução de grandes barragens. Uma das regiões que mais sofre com a falta de recursos hídricos é a região do Distrito de Ubiraçaba, mas, que, agora, vem recebendo várias obras importantes que devem mudar muito esse panorama negativo. Uma delas teve a confirmação de seu término por parte do vereador Zé Carlos de Jonas, que, acompanhado do deputado federal Daniel Almeida, esteve na manhã desta segunda-feira (19) participando de um encontro na sede da SHIS – Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, onde também estiveram presentes o presidente da Embasa, Rogério Cedraz; o secretário estadual de recursos hídricos, Leonardo Góes e o diretor de operações do interior da Embasa, José Ubiratan Cardoso Matos. Na oportunidade, Zé Carlos de Jonas e Daniel Almeida foram informados sobre o atual estado das obras da extensão da rede de abastecimento que irá atender as comunidades de Pé do Morro e Samambaia. Segundo as informações, a obra está 80% realizada e deverá ser concluída no mês de setembro. “É mais uma grande vitória que comemoramos que teve a participação de nosso mandato parlamentar. Agradeço a parceria do deputado Daniel Almeida, que vem contribuindo muito para essas conquistas”, destacou o parlamentar. Ele ainda fez questão de ressaltar que "a solicitçaão foi feita pelo prefeito Eduado ao governador Rui costa na inauguração da extensão da adutora do Algodão em Caetité e que agora está sendo concluída" Veja vídeo abaixo:

Hackers invadem site do PSDB e mostram foto de Lula e Dilma

  • Redação
  • 19 Ago 2019
  • 14:41h

(Foto: Reprodução)

O site do PSDB nacional foi hackeado no domingo (18). Quem acessou a página foi direcionado para uma foto dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. A ação aconteceu durante quase uma hora. Lula e Dilma aparecem acenando e abraçados na imagem postada no site. A foto traz a seguinte legenda: “u tempo passa, os dias ficam mais chatos e algumas pessoa + ignorante”. A invasão foi confirmada pela assessoria do partido. O PSDB disse que sua equipe de tecnologia de informação estava trabalhando para resolver o problema. No Twitter, o PSDB afirmou que o ataque partiu de um “militante de extrema esquerda desocupado”, mas não citou nomes. Segundo o partido, o responsável pela adulteração está “atrapalhando a vida das pessoas que trabalham”.

Policiais da Bahia se reunirão para definir possível greve no dia 11 de setembro

  • 19 Ago 2019
  • 13:26h

(Foto: Reprodução)

Policiais e bombeiros participarão de uma assembleia, no dia 11 de setembro, para definir se a categoria entrará em greve. De acordo com o presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), Soldado Prisco, os profissionais da segurança pública esperam que o governo responda às solicitações da categoria até o dia da assembleia. “A princípio é uma assembleia. Vamos esperar o governo, que não cumpre acordo e não negocia com a categoria”, afirmou o representante dos policiais. Os profissionais se reuniram na sede da Adelba, em Salvador, na última sexta-feira (16). No final do encontro, os PMs e bombeiros saíram em passeata até a governadoria. A categoria reivindica  questões de correção salarial, melhora nos planos de saúde, solução para o novo sistema RH, reforma do estatuto da categoria, além do plano de carreira.