Brumado Urgente

Brumado Urgente


Novo acidente com ônibus da Novo Horizonte na madrugada deste domingo (26)

Ônibus cai da ponte na BR-116 e bebê é arrastado pela correnteza

Domingo | 26.01.2014 | 13h18
Autor: informações: Portal Caparó


Fotos: Portal Caparó

Por volta de 5h15 deste domingo (26), um ônibus da empresa Novo Horizonte que trafegava de Floresta Azul, na região Sul da Bahia, com destino a São Paulo, levando mais de 40 passageiros, atravessou a pista, bateu na mureta de proteção da ponte sobre o Rio Gloria, trecho entre Miradouro e Muriaé, em Minas Gerais, e caiu. De imediato o motorista do ônibus que fazia a mesma linha e vinha atrás parou e entrou no rio para tentar resgatar as pessoas. Segundo ele, assim que chegou ao local viu um bebê sendo levado pelas águas, e buscou ajuda para as outras pessoas. Bombeiros, ambulâncias de municípios da região e voluntários ajudaram no resgate dos passageiros, que foram levados aos poucos para o hospital São Paulo. A princípio, segundo o motorista, uma das rodas do veículo, que saiu por volta de 10 horas de sábado (25), da rodoviária de Floresta Azul, travou e ele não teve como controlar o veículo. Os Bombeiros mergulharam e entraram no ônibus, resgatando a maioria dos passageiros. Alguns conseguiram sair pelas janelas e buscaram abrigo no pasto, onde alguns passaram mau e tiveram que ser socorridos no local. A Polícia Rodoviária Federal foi para o local e controlou o trânsito, já que muitas pessoas pararam para ver o que havia acontecido. A Perícia Técnica foi chamada para fazer os trabalhos de praxe e os Bombeiros vão fazer a contagem das pessoas resgatadas para ver se realmente só falta o bebê, que segundo o motorista foi arrastado pela correnteza. 

As vítimas resgatadas (Foto: Portal Caparó)

Homem é baleado durante protesto contra Copa em SP

Domingo | 26.01.2014 | 13h12
Autor: HELOÍSA BRENHA / PEDRO IVO TOMÉ


Policiais no meio do fogo no protesto contra a copa em São Paulo (Avener Prado/Folhapress)

Um rapaz foi baleado em Higienópolis, na noite desse sábado, durante o protesto contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. A manifestação tomou o centro de São Paulo e terminou em vandalismo e 146 manifestantes presos. Fabrício Proteus Nunes Fonseca Mendonça Chaves foi encontrado com três tiros –dois no peito e um na virilha–, na esquina da rua Sabará com a rua Piauí, rodeado por um grupo de pelo menos quatro policiais militares. Segundo testemunhas ouvidas pela Folha, os PMs se justificaram dizendo que o rapaz era manifestante e portava coquetel molotov. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas, antes que chegasse, os policiais levaram o rapaz para hospital da Santa Casa em uma Kombi da PM, o que contraria a regra que recomenda que os policiais aguardem socorro especializado. "Eu estava em casa, ouvi os disparos e desci para ver o que tinha acontecido. Foi quando vi o jovem deitado agonizando no chão. Ele ficou ali por uns 30 minutos até que a PM levou ele para o hospital. Um minuto depois a ambulância chegou, mas ele já tinha ido embora", disse o gerente comercial José Augusto Raulino, 47 que testemunhou o caso. O defensor público Erik Arnesem saía para jantar quando viu a cena. "Logo me identifiquei, mas os policiais não deixaram eu chegar perto da ocorrência", disse. Em seguida, Arnesem entrou em contato com o defensor Carlos Weis, coordenador de direitos humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que pretende cuidar do caso e exigir a investigação da ocorrência para punir os possíveis responsáveis. A Folha apurou que policiais levaram Chaves à Santa Casa por volta das 22h30 de sábado. Ele foi encaminhado para o centro cirúrgico e operado durante a madrugada. O rapaz, segundo informações da Santa Casa, continua internado no centro médico. O estado de saúde dele, segundo familiares, é crítico. Ele está sob escolta de três policiais do 13º batalhão da PM e somente os médicos podem visitar o paciente. Até a manhã de domingo, sua família não havia sido avisada e soube da ocorrência por meio da Folha. A Secretaria de Segurança Pública foi procurada pela reportagem, porém até agora não se manifestou a respeito deste caso. Moradores da região disseram que uma equipe da Corregedoria esteve na região durante a madrugada. Pela manhã, foram encontrados no local manchas de sangue e um par de luvas.

Força de trabalho encolhe no Nordeste

Domingo | 26.01.2014 | 12h58
Autor: Informações do UOL


(Reprodução)

Além da maior taxa de desemprego do país, a região Nordeste abriga a maior proporção de pessoas que não trabalham nem procuram ocupação -e esse percentual está crescendo. O descompasso entre o mercado de trabalho nordestino e o do resto do país ficou evidente com a nova pesquisa de emprego do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que passou a coletar dados em todo o território nacional. Enquanto a apuração anterior, limitada às maiores metrópoles, sugeria um cenário de pleno emprego, os novos números mostraram que no Nordeste 10% procuram uma vaga sem conseguir. Além disso, na região, 43,9% das pessoas consideradas em idade de trabalhar -de 14 anos de idade ou mais- estão fora do mercado, por opção ou por desalento. No país, o percentual médio é de 38,5%. Não parece difícil imaginar por que os números nordestinos são mais elevados que os das demais regiões: pobreza, setor empresarial menos estruturado e menor participação do trabalho feminino são explicações plausíveis.

Papa deseja maior presença da mulher na Igreja e nas famílias

Domingo | 26.01.2014 | 09h15
Autor: G1


O Papa Francisco disse neste sábado (25) que espera ampliar espaços para uma presença feminina mais extensa e incisiva na Igreja, mas que não se pode esquecer o papel insubstituível da mulher na família para a transmissão às gerações futuras de sólidos princípios morais e de fé. O pontífice pronunciou estas palavras na audiência concedida hoje na Sala Clementina do Vaticano às participantes do 29º Congresso Nacional do Centro Italiano Feminino, que completou 70 anos. Francisco lembrou "a contribuição vital das mulheres na sociedade, em particular com sua sensibilidade e intuição em favor do outro, dos fracos e indefesos". Disse ter se alegrado também ao ver muitas mulheres que compartilham certa responsabilidade na assistência aos sacerdotes no acompanhamento de pessoas, famílias e grupos, como na reflexão teológica, e espera "ampliar espaços para uma presença feminina mais extensa e incisiva na Igreja". No entanto, estes novos espaços e responsabilidades, segundo o papa, "não podem nos fazer esquecer o papel insubstituível da mulher na família". "As qualidades de delicadeza, peculiar sensibilidade e ternura, das quais é rica a alma feminina, representam não só uma força real para as vidas das famílias, mas uma realidade sem a qual a vocação humana seria irrealizável", declarou o pontífice.

Músico Caçulinha é demitido após trabalhar 25 anos na Rede Globo

Domingo | 26.01.2014 | 08h15
Autor: Blog da Fabiola Reiperts


(Foto: Reprodução)

Músico mais conhecido da banda do Domingão do Faustão, Caçulinha foi mandado embora da Globo. Segundo a coluna de Leo Dias, do jornal O Dia, o músico, que se chama Rubens Antônio da Silva, foi demitido da emissora após 25 anos de trabalho. Desde 2009, Caçulinha estava afastado do Domingão do Faustão, após se desentender com o apresentador. Amigo de Faustão, Caçulinha interagia com o apresentador e participava de brincadeiras ao vivo, além de comandar a banda do programa.

População consome transgênicos sem ter conhecimento disso

Domingo | 26.01.2014 | 07h20
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Falta um estudo profundo sobre os malefícios dos alimentos transgênicos para a saúde humana. E o uso por indústrias cada vez mais avança. Hoje há soja e milho transgênicos e estudos para plantação de feijão. Enquanto isso, pode-se ingerir alimentos derivados como fubá, canjica, pipoca e os que contêm soja na fórmula, como a cerveja. E até mesmo frangos que se alimentam do milho. O alerta é de Márcia Cristina Magalhães, mestre em Biotecnologia e nutricionista da Clínica Baros, que cita o exemplo desastroso da gordura trans que depois de anos foi descoberto que aumentava o colesterol ruim. Os transgênicos são aqueles alimentos que receberam materiais genéticos de outros organismos, mediante o emprego de técnicas de engenharia genética. A geração de transgênicos visa obter organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. De acordo com a nutricionista, “são alimentos que foram geneticamente modificados do ponto de vista da semente, se tornando mais resistentes para a carga de agrotóxico e de maior tempo de vida útil para a comercialização”.Magalhães disse que a questão de um alimento geneticamente modificado demanda novos estudos, não só do ponto de vista do tempo de duração deste alimento nas prateleiras dos mercados, mas da saúde do ser humano.

Brumadense participa de Concurso Nacional do Guarda e da Guarda mais bonitos do Brasil

Jerry Adriano está levando o nome da capital do minério buscando prestar uma homenagem a GMB

Sábado | 25.01.2014 | 14h21
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O guarda municipal brumadense Jerry Adriano Prates (Foto: Reprodução Facebook)

Os concursos de beleza são bastante corridos em todo o Brasil, revelando novos nomes que muitas vezes acabam figurando na mídia, que, do dia para a noite acabam entrando para o rol da fama. Entre as centenas de concursos que estão sendo realizados, um em especial, acaba atraindo uma atenção especial sobre Brumado, já que o brumadense Jerry Adriano Prates está concorrendo ao prêmio de guarda municipal mais bonito do país, na segunda edição do “Concurso Nacional do Guarda e da Guarda mais bonitos do Brasil”, que é feito por meio de uma Fan Page no Facebook. Ele já que já exerce a função há mais de 11 anos, falou ao Brumado Urgente que “é uma honra representar Brumado num concurso de nível nacional”. Questionado sobre os motivos que o levaram a participar do referido concurso ele respondeu que “foi uma forma que encontrei de homenagear a Guarda Municipal de Brumado”. A votação é feita por meio de curtidas no box do candidato, então, participe e vote no candidato brumadense (Clique).

A votação é feita pela Fan Page do concurso (Foto: Reprodução Facebook)

Com campanha perfeita, Santos bate Corinthians e conquista a Copa SP

Sábado | 25.01.2014 | 12h16
Autor: GLOBOESPORTE.COM


Santistas celebram título logo após o apito final no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)

Quem dá bola é o Santos. O Santos é de novo campeão: bicampeão consecutivo da Copa São Paulo, o terceiro título de Copinha de sua história (o primeiro foi conquistado em 1984). Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, neste sábado pela manhã, no Pacaembu, o Peixe fechou um campanha perfeita (oito vitórias em oito jogos) e levantou o caneco da competição para jogadores até 19 anos de idade, atestando sua tradição de força nas categorias de base. Discípulos de Robinho, Neymar e Ganso vão surgindo aos montes e com qualidade nos últimos tempos.  No aniversário de 460 anos de São Paulo, foi um time de fora da capital paulista quem fez a festa. Mas o Santos está sempre em casa no Pacaembu, e a torcida do Alvinegro Praiano celebrou muito nas arquibancadas e nas numeradas. O Santos decretou o seu triunfo com dois gols em nove minutos, ambos no primeiro tempo. O primeiro foi aos 21, com o centroavante Douglas Cardoso. E o segundo, aos 30, com o meia Serginho. No segundo tempo, Malcom diminuiu para o Timão, e o Peixe passou a receber um grande pressão, com direito a uma chance incrível perdida pelo colombiano Brayan. Mas os comandados do técnico Pepinho, filho do histórico ídolo santista Pepe, conseguiram se segurar e deram a volta olímpica.

Brumado: Sangue frio e habilidade de motorista evitam tragédia na manhã deste sábado (25)

Micro-ônibus desgovernado veio ladeira abaixo e se chocou com um veículo de placa de Aracatu

Sábado | 25.01.2014 | 09h27
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


As imagens do acidente (Fotos: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Uma tragédia poderia ter acontecido na manhã deste sábado (24) em Brumado, já que, às 08h30m um micro-ônibus desgovernado da Viação Novo Horizonte, devido à perda dos freios, desceu a ladeira da Avenida Coronel Santos, provocando medo e terror nos passageiros que estavam dentro do veículo, como também em dezenas de motoristas que passavam pelo local na hora. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente o micro-ônibus vinha a mais de 100 km por hora, quando colidiu com um gol, placa policial JMR 3787 - Aracatú, que vinha sentido Brumado, ou seja, na mesma mão do micro. A colisão foi na parte traseira do veículo, que foi arremessado há cerca de dez metros, colidindo com o “guard rail” da ponte e, por pouco, não caiu dentro do rio. No veículo estava um casal de Aracatu, que, apesar do grande susto sofreu apenas ferimentos leves. Após a colisão, a velocidade do micro-ônibus diminuiu, mas mesmo assim ele seguiu ainda cerca de 200 metros, só parando num casarão antigo na Avenida Exupério Pinheiro Canguçu, em frente ao Restaurante Boca’s Grill. Segundo testemunhas a habilidade e o sangue frio, ou quem sabe até a sorte do motorista, evitaram uma tragédia, já que o local estava muito movimentado, inclusive com um grande número de pedestres. O DTTU e a Polícia Militar isolaram o local, que fez com que um grande congestionamento se formasse nas imediações.  

O local ficou cheio populares (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Congele frutas, verduras e legumes para evitar o desperdício

Congelar esses alimentos pode fazer com que eles sejam conservados por muito tempo

Sábado | 25.01.2014 | 07h47
Autor: NatuCycle


(Foto: Divulgação)

Depois de encher o carrinho de verduras, frutas e legumes na feira, você chega em casa e prepara o almoço, certo? Mas o que fazer com os restos de salsa de cebolinha e de coentro já picados? E com o maço? A resposta é: congelar! O ato faz com que alimentos durem por muito mais tempoporque a água presente neles se transforma em gelo, dificultando muito o crescimento de bactérias e diminuindo as reações químicas. Assim, você pode consumi-los sem precisar comprar tudo de novo. Veja o caso da salsa, por exemplo. Após utilizar parte do maço para fazer o almoço, limpe muito bem as folhas com água, e depois sequê-as. É importante deixá-las bem sequinhas para que não se formem pedrinhas de gelo sobre as folhas quando elas forem colocadas no congelador (isso pode danificar o alimento). Corte os talos, elimine folhas velhas e pique tudo em ponto pequeno (isso lhe poupará tempo quando quiser usá-los depois). Por fim, sabe aquela velha bandejinha de gelo? Então, pegue-a e distribua as pequenas partes da salsa sobre cada espaço, ponha um pouco de água e congele. Para fazer ervas finas, em vez de água, utilize azeite de oliva - assim, as folhas não escurecem e você cria um jeito prático para temperar guisados, assados, massas e sopas. Para legumes e frutas, o método é diferente, mas também muito simples. Por exemplo, a cenoura. Digamos que você utilizou metade da cenoura picada para fazer seu jantar e não quer desperdiçar o restante. Porém, quando a conserva na geladeira, você nota que ela fica seca ou perde um pouco do sabor. Para evitar esses problemas, você pode picar ela por inteiro, depois colocar para cozinhar durante três minutos. Após esse período, tire os pedaços da panela e coloque-os em água gelada. Esse processo chama-se branqueamento e serve para preservar o valor nutricional dos alimentos, a coloração e o sabor. Depois é só colocá-los num recipiente plástico (podem ser saquinhos, mas também é possível enrolá-los em filmes plásticos, atentando-se para não deixar ar dentro deles) e congelá-los. Fazendo isso, você pode conservar esses alimentos por mais de seis meses. Folhas de outros tipos, como acelga, chicória e couve manteiga devem ser picadas, colocadas no plástico ou recipiente vedado, e postas no congelador. Importante: folhas sensíveis não resistem ao congelamento, caso de alface e rúcula, por exemplo.

Pão com manteiga e café com leite ficam mais caros

Sábado | 25.01.2014 | 07h31
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Os tradicionais pão com manteiga e café com leite do brasileiro ficaram mais caros. De acordo com levantamento realizado pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) publicado nesta sexta-feira (24). O pão francês aumentou 16%, a manteiga teve alta de 7,88% e o leite ficou 15,74% mais caro. O café da manhã só não ficou mais caro por conta da queda no valor do café em 2013 que foi de 11,51%. O pão francês foi impactado pelo aumento trigo ao longo de 2013. Além dos custos de produção, como energia elétrica e mão-de-obra. Já o preço do leite foi influenciado pelo valor da ração animal e a redução da quantidade e qualidade do pasto, que se refletiu também em derivados do produto, como a manteiga. A tendência é que os fiquem mais estáveis nos próximos meses, de acordo com a APAS.

PRE/BA representa contra Otto Alencar e PSD por propaganda eleitoral antecipada

Visando o pleito de 2014, o político estaria tentando se promover através de propaganda no município

Sábado | 25.01.2014 | 06h28
Autor: MPF

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) ajuizou uma representação contra o pré-candidato Otto Roberto Mendonça de Alencar, vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, e o Partido Social Democrático (PSD) por propaganda eleitoral antecipada, com pedido liminar para a retirada da publicidade. Visando o pleito de 2014, o político estaria tentando se promover através de propaganda no município de Ruy Barbosa, a 308km de Salvador. De acordo com a PRE, o político estaria promovendo propaganda extemporânea, veiculada por meio de pintura em muro residencial e adesivos autocolantes distribuídos com os dizeres: “Voto PSD 55”, “Ruy Barbosa 100% Otto Alencar” e “Governador 2014 55 PSD”. Segundo o procurador Regional Eleitoral José Alfredo, “o cenário propagandístico produzido não se limita a lançar mensagem subliminar em relação à candidatura do primeiro representado, mas avança para introduzir elemento decisivo, que reforça a natureza eleitoreira e ostensiva da propaganda, já que referencia a legenda, o número com a qual concorrerá às eleições e, em alguns casos, fazendo trocadilho com o próprio nome do representado”. A PRE requer que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) conceda liminar determinando que Alencar e o PSD providenciem a retirada da propaganda, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de multa diária individual de mil reais. Nos requerimentos finais, a PRE pede a condenação dos representados ao pagamento de multa de dez mil reais cada um, considerando a ostensividade da propaganda e sua disseminação no De acordo com o art. 36 da Lei n. 9.504/97, “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”. As propagandas divulgadas antes desse período constituem fraude à legislação, pois difundem, em época proibida o nome e a imagem de um eventual candidato com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes, que aguardam o período eleitoral autorizado por lei para iniciar a divulgação de suas propagandas.

Caixa faz concurso para níveis médio e superior. Salários chegam a 8 mil

Sexta | 24.01.2014 | 14h51
Autor: Da Redação


A Caixa Econômica Federal lançou dois editais de concursos públicos para formação de cadastro de reserva para os cargos de técnico bancário novo, engenheiro agrônomo, civil, elétrico e mecânico e para médico do trabalho. Os concursos são para todo o país. Os editais foram publicados entre as páginas 78 e 92 da Seção 3 do "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (23). Os editais podem ainda ser acessados no site do Cespe/UnB (clique aqui para acessar o concurso para técnico e clique aqui para acessar o edital para engenheiro e médico). O provimento das vagas estará sujeito ao planejamento estratégico e às necessidades da Caixa. O salário para técnico bancário novo é de R$ 2.025,00 para jornada de trabalho de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais. O candidato deve ter nível médio.O aproveitamento dos candidatos será exclusivamente em vagas a serem criadas em unidades localizadas nos municípios discriminados em tabela a ser publicada no Diário Oficial da União e divulgada no endereço eletrônicohttp://www.cespe.unb.br/concursos/caixa_14_nm no dia 24 de janeiro de 2014, ou em municípios que vierem a fazer parte do respectivo polo.

Internet na Coreia do Sul será 200 vezes mais rápida que a brasileira

Sexta | 24.01.2014 | 14h00
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução R7)

Internautas do mundo todo terão mais um motivo para invejar a Coreia do Sul este ano. A maior operadora do país, a SK Telecom, anunciou que começará a oferecer no fim de 2014 velocidade de 300 Mbps (megabits por segundo), suficiente para baixar um filme de 800 MB em menos de 22 segundos. A LG Uplus, terceira maior operadora daquele país, também prometeu conexão semelhante para este ano. No Brasil, a média de velocidade da banda larga móvel no Brasil foi 1,26 Mbps no segundo trimestre de 2013, segundo a empresa de pesquisas Akamai. Na Coreia do Sul, os 300 Mbps só serão possíveis porque o país já implementou a conexão LTE-Advanced, uma espécie de 4G incrementado – no Brasil, por exemplo, o 4G que utilizamos é o LTE. A SK Telecom estreou o LTE-Advanced em junho e suas duas rivais acompanharam o movimento em setembro.

Rainha do Fitness e Capa da Sexy estará hoje em Brumado na Natural Life

A visita de Eva Andressa acontecerá na tarde desta sexta-feira (24)

Sexta | 24.01.2014 | 13h31
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Eva Andressa estará nesta tarde fazendo uma visita a Brumado (Foto: Reprodução)

Uma das mulheres mais badaladas da atualidade, a Musa do Fitness Brasileiro, a belíssima Eva Andressa, vem realizando uma turnê por várias cidades brasileiras, divulgando a modalidade e promovendo a saúde e a boa forma. Ela que já foi campeão brasileira de Body Fitness e já conquistou títulos importantes a nível internacional, vem sendo uma das estrelas da beleza brasileira, tanto que estampou com suas curvas deslumbrantes e os encantos genuinamente brasileiros na Capa da Revista Sexy de março de 2013, a qual foi um grande sucesso de vendas. A Natural Life, visando brindar os seus clientes e os amantes da boa forma, está trazendo, nesta sexta-feira (24), às 16 horas, a musa Eva Andressa para Brumado, para uma visita e uma tarde de autógrafos. Ela na oportunidade dará uma entrevista coletiva falando de sua carreira e das novidades do fisiculturismo. A visita acontecerá na loja da Natural Life que fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 78, bem no centro de Brumado.  

(Divulgação)

Itabuna registra primeira morte por dengue hemorrágica este ano

Sexta | 24.01.2014 | 12h09
Autor: Da Redação


Uma adolescente morreu vítima de dengue hemorrágica na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Ela foi a primeira vítima da doença na Bahia este ano. A vítima estava internada no Hospital de Base de Itabuna, após contrair a doença no município de Ilhéus. A informação foi confirmada pela Secretária da Saúde. Após o registro do caso, o Ministério Público da Bahia recomendou que o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, suspenda o pré-carnaval que seria realizado na cidade, entre os dias 13 e 16 de fevereiro. Segundo a prefeitura municipal, o alerta dado pela Secretaria de Saúde sobre o risco de aumento dos casos de dengue e de uma possível epidemia foi um dos motivos para do cancelamento da folia. O último levantamento da secretaria apontou que quase 30% das casas no município tem focos do mosquito que transmite a doença.

Alegria: Vem aí o Primeiro Esquenta Carnaval de Brumado

Sexta | 24.01.2014 | 11h15
Autor: Divulgação


(Divulgação)

Será na APAE dia 16 de fevereiro, a partir das 17:00hrs, com a maior banda de pagode da Bahia, A BLITZ. Ingressos antecipados: 1° lote até o dia 10 de fevereiro. (R$ 20,00). Pontos de venda: Tiazinha Distribuidora, Bocas Grill, Rei do Espetinho e Rosa do São Felix. Participação Especial: ORGULHO DO SAMBA. Venha e cole nesta festa porque vai ser bom demais. 

Equipe do CRAS Yolanda Pires promove palestra sobre saúde dos idosos

Sexta | 24.01.2014 | 11h08
Autor: CRAS Yolanda Pires


(Foto: Divulgação)

Garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizar o envelhecimento saudável e ativo e fortalecer o protagonismo social. Estes são os principais objetivos da Política de Atenção Integral à Saúde, estabelecida pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Promover o envelhecimento ativo e saudável significa  prevenir a perda de capacidade funcional da população pertencente a este grupo etário através da preservação da independência física e psíquica, bem como garantir o acesso a instrumentos e diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional. Com esse objetivo os técnicos do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Yolanda Pires - localizado na Vila Presidente Vargas, promoveram nesta quinta-feira (23/01/2014), uma palestra informativa contando com a colaboração dos profissionais do PSF Wilson Tibo, onde os participantes do Grupo Idade da Sabedoria tiveram uma explanação inerente ao mencionado tema, bem como, esclarecimento de dúvidas dos mesmos, sendo ressaltado que esta atividade é mais uma parceria de trabalhos realizados entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC e Secretaria Municipal de Saúde – SESAU.

Prefeitura de Brumado e Grupo Topázio ampliam ainda mais a parceria de sucesso

Sexta | 24.01.2014 | 11h02
Autor: BBCom


O tatame profissional irá dinamizar ainda mais as aulas ministradas pelo Grupo Topázio (Foto: Divulgação)

O desenvolvimento do Esporte em Brumado é uma das prioridades da gestão municipal, que, a partir de agora, conta com uma secretaria exclusiva para o setor, o que, certamente irá dinamizar ainda mais as ações, atendendo assim a grande expectativa dos milhares de desportistas locais. Na noite desta quinta-feira (23) o prefeito Aguiberto Lima Dias, acompanhado do secretário de Esportes Miguel Lima Dias, da secretária de Educação Acácia Ribeiro, do secretário de Administração Raimundo Lima Dias e do secretário de Agricultura, Frederico Neves, esteve na Escola Élcio Trigueiro, no Bairro São José, para entregar um tatame profissional à instituição, o qual foi uma solicitação do Grupo Topázio e do vereador Castilho Viana. Com um trabalho que vem colhendo excelentes resultados, o Grupo Topázio celebrou, há cerca de 6 anos atrás, uma parceria com a escola, onde vem desenvolvendo junto aos alunos, de forma voluntária, aulas de capoeira e artes marciais, bem como os ensinamentos de uma filosofia positiva de vida, resgatando jovens do mundo dos tóxicos e também fortalecendo o elo familiar e social. O diretor do Grupo Topázio, Maxuell Barreto fez questão de citar na oportunidade que “o apoio que a Prefeitura de Brumado vem dando ao nosso trabalho vem sendo muito importante para que possamos executar com êxito a nossa missão de ensinar as artes marciais e também formar cidadãos. Estamos muito satisfeitos com os resultados e com essa aquisição importante, desse tatame profissional, iremos avançar ainda mais, melhorando as nossas atividades e proporcionando aos nossos alunos uma qualidade ainda maior no aprendizado”. O secretário de Esportes, Miguel Lima Dias, também ressaltou que “fico muito feliz em ver um trabalho tão importante como esse, que foi de iniciativa de nossa colega Acácia Ribeiro, que fez muito pelo Esporte de Brumado e continuará fazendo, mesmo com o desmembramento das secretarias. O Grupo Topázio está de parabéns”.  Por fim o prefeito Aguiberto fechou os pronunciamentos ao citar que “é realmente muito satisfatório vermos um trabalho tão relevante como esse que vem mudando a vida de crianças e adolescentes dessa comunidade, ensinando, por meio da capoeira e das artes marciais, uma filosofia positiva de vida”, e ainda abordou que “quero parabenizar o Grupo Topázio por essa brilhante iniciativa e quero reafirmar que a parceria com a prefeitura está mais firme ainda. Vale lembrar que além deste tatame, adquirimos mais um que será instalado em outra escola, que também terá essa parceria, onde novos alunos e também a comunidade local poderão receber os ensinamentos ministrados pelo Grupo Topázio”. 

O prefeito Aguiberto, a secretária Acácia e o diretor do Grupo Topázio Maxuell, felizes com os resultados da parceria (Foto: Divulgação)

Operação Lotéricas: Polícia Civil revela detalhes das ações

Sexta | 24.01.2014 | 10h08
Autor: Ascom 20ª Coorpin


Armas e celulares apreendidas na operação (Foto: Polícia Civil)

No dia 22/01/2014 tomamos conhecimento sobre um roubo na zona rural da cidade de Contendas do Sincorá. Imediatamente deslocamos uma equipe da Civil coordenada pelo Delegado Arilano Botelho. Ao chegarem na cidade, houve a informação que a Policia Militar de Contendas do Sincorá e de Tanhaçú estariam no encalço dos meliantes. Seguimos para a zona rural e por desencontro não localizamos os meliantes nem a Polícia Militar. Aproximadamente as 14:00 hs, após roubarem a terceira moto, a Policial Militar encontrou dois dos meliantes e em intensa troca de tiros veio a óbito Janailson Santos Pereira, o qual era  fugitivo da penitenciária de Salvador e vinha praticando roubos no comércio da região, em especial casas lotéricas. Somente em janeiro deste ano, efetivou com êxito diversos roubos, totalizando um montante de aproximadamente R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais). Foi preso neste mesmo ato, após fugir pela zona rural sendo contido pela população e espancado pelo povo em tom de revolta, o comparsa de Janailson, Marcos Marivaldo da Silva Amaral. Após a informação da morte de Janailson, nos deslocamos até sua residência em Brumado, sendo encontrado um revolver calibre 38 e sua namorada Poliana de Souza Lopes, autuada por porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidas ainda, duas armas de fogo com Janailson e Marcos, bem como, recuperados um carro e duas motos roubadas. Por fim, informamos que a operação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar de Brumado, Tanhaçú e Contendas do Sincorá.