Anagé: Banhistas registram ataques de piranhas em barragem

  • 13 Out 2015
  • 08:19h

(Foto: Reprodução)

Banhistas que nadavam na Barragem do Rio Gavião, em Anagé, na região de Vitória da Conquista, neste final de semana foram surpreendidos por ataques de piranhas. Com o nível da água baixo, crianças e adultos foram atacados pelos peixes carnívoros. De acordo com o Blog do Anderson, somente no domingo (11), cerca de dez pessoas apresentaram sangramentos. A barragem fica a 60 quilômetros de Vitória da Conquista. O Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a evitarem lugares que registrem ataques desses animais. Ataques de piranhas costumam ocorrer em épocas de calor, em que as pessoas procuram lagos, balneários, rios e lagoas. (Bahia Notícias).

Conquista: Motociclista morre e adolescente fica ferida em acidente na BR-116

  • 13 Out 2015
  • 07:32h

(Foto: Blog do Anderson)

Um motociclista morreu e uma adolescente ficou ferida em um acidente entre moto e carreta na noite de segunda-feira (12), no anel viário da BR-116, em Vitória da Conquista. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo morreu no local. A jovem, que estava no carona, foi levada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital São Vicente. Ela teve ferimentos leves, segundo a PRF. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. (G1 Bahia). 

Fazenda Espinheiro mantém tradição da comemoração do Dia das Crianças

  • Brumado Urgente
  • 13 Out 2015
  • 06:50h

O aposentado Mário Trindade brincando com a criançada (Foto: Divulgação)

O ideal de poder proporcionas às crianças da Fazenda Espinheiro uma comemoração à altura de sua data nasceu há alguns anos no coração do então funcionário da Embasa Mario Trindade, que materializou o seu intento, realizando há cerca de 10 anos atrás o primeiro Dia das Crianças da Fazenda Espinheiro. De lá para cá a comemoração se fortaleceu com a vinda de inúmeros parceiros que abraçaram a causa e proporcionaram eventos cada vez melhores. Neste ano de 2015 a festa se repetiu em grande estilo e a criançada se divertiu a valer ao som do DJ Pantera, com muitas brincadeiras, distribuição de lanches e guloseimas e entregas de brinquedos que foram arrecadados pela família Trindade. “Agradeço a todos por terem contribuído mais uma vez para o nosso evento do Dia das Crianças neste ano de 2015. Foi uma festa linda que emocionou a todos, obrigado”, agradeceu o hoje aposentado Mario Trindade. 

O DJ Pantera animou a festa da criançada (Foto: Divulgação)

Na Alemanha, governador Rui Costa busca parcerias para implantação da energia eólica na Bahia

  • 13 Out 2015
  • 06:18h

(Foto: Divulgação Gov. da Bahia)

A viagem do governador Rui Costa (PT) pela Alemanha terminou com uma visita ao Instituto Fraunhofer, localizado em Freiburg, dedicado à pesquisa de alta tecnologia na geração, distribuição e armazenamento de energia solar. . “Este Instituto é capaz de fazer as certificações mais sofisticadas para a indústria solar. Uma parceria deste tipo será estratégica para o crescimento da indústria de renováveis na Bahia”, explicou o governador. Rui objetiva trazer para a Bahia um centro de excelência e certificação de equipamentos de energia solar, de forma a criar laboratórios de certificação que possibilitem a certificação de inversores para painéis fotovoltaicos solares. Não há nenhum laboratório de referência em energia solar na América Latina e o instituto, além de ser a maior instituição de pesquisa aplicada da Europa, já tem uma parceria com a Bahia na área de Tecnologia da Informação. A comitiva do Governo da Bahia se deslocará para Bilbao, na Espanha, em busca de mais investidores.

Maratoninha 2015: Crianças têm grande celebração esportiva em Brumado

  • Daniel Simurro I Brumado Urgente
  • 12 Out 2015
  • 12:09h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

A “Maratoninha” foi um projeto que nasceu há 15 anos atrás, idealizado pelo atleta Jessé Silveira, que com apoio da Iª Igreja Batista Missionária de Brumado, buscou criar uma nova alternativa para as crianças brumadenses comemorarem a passagem do seu dia, tendo o esporte, mais especificamente o atletismo, como elemento catalisador. Passado esse tempo, o projeto, apesar dos grandes desafios, evoluiu, ganhou musculatura e, nesse ano de 2015, teve a sua 12ª edição realizada na Praça Coronel Zeca Leite. Milhares de famílias brumadenses levaram os seus pequenos para participar do evento e torceram e vibraram, promovendo uma emoção indescritível, que somente o esporte pode proporcionar. A cada nova categoria ficava mais evidente a alegria dos pequenos em poder comemorar o seu dia correndo, já que essa prática é inerente à infância. Sob o comando e a orientação de Jessé Silveira, que fez questão de acompanhar cada prova ao lado dos competidores, a Maratoninha 2015 foi um grande sucesso, comprovando que o Esporte é um dos instrumentos mais poderosos na criação de uma sociedade bem melhor. E este ano a Maratoninha bateu seu recorde de inscritos, passando de 1500 participantes, fato que vem a corroborar que se houver incentivo os desportistas aparecem e participam.  “Nosso ideal é dar uma formação esportiva para essas milhares de crianças, pois sabemos que isso será muito importante para que elas venham a ter um futuro bem melhor”, destacou Jessé Silveira que ainda fez questão de dizer que “aproveito essa grande oportunidade para agradecer a cada um de nossos colaboradores, aos pais e as famílias que prestigiaram o evento e a essas espetaculares crianças que deram mais uma vez uma demonstração de superação e amor ao esporte”

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Realizada a primeira oficina de elaboração do PMSB de Brumado

  • 12 Out 2015
  • 08:54h

(Foto: Divulgação)

Cumprindo disposição do Artigo 4º do Decreto Municipal Nº 4.797, de 05 de outubro de 2015, foi realizada nos últimos dias 06 e 07 de outubro, na sala de treinamento da Prefeitura, a primeira oficina de elaboração participativa do Plano Municipal de Saneamento Básico - PMSB de Brumado. A Oficina contou com a participação de secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, EMBASA, COMAR, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, da Tribuna do Sertão e de ativistas do MODERA. As atividades da Oficina consistiram em elaboração de um diagnóstico dos serviços de saneamento em Brumado, por meio da formação de grupos e plenária para relacionar os pontos fracos, fortes, oportunidades e riscos para o saneamento naquele Município. Conforme o Decreto 4.797, foi criado um Grupo de Trabalho (GT) de caráter público, com o fim de acompanhar e participar da elaboração do PMSB. Esse GT é composto por um Comitê de Coordenação formado por representantes do Poder Executivo e da Câmara Municipal de Vereadores e outro Executivo formado por representantes da Sociedade Civil e Empresas de Brumado. O MODERA tem quatro membros no Comitê Executivo _ Henrique Moreira Rocha, Jorge Valério Rocha Gomes, José Roberto da Silva Santos e Gabriel Barbosa Caires.

Planalto cria força-tarefa para defender Dilma de impeachment

  • VEJA
  • 12 Out 2015
  • 08:44h

Em Brasília, protesto durante julgamento de contas do governo Dilma(Ueslei Marcelino/Reuters)

O governo já dá como certa a abertura de um processo de impeachment contra Dilma Rousseff no Congresso e montou um time de advogados e juristas para defender a presidente. A decisão do Palácio do Planalto é recorrer ao Supremo Tribunal Federal assim que algum requerimento solicitando o afastamento de Dilma for aceito pela Câmara. Em reunião realizada na tarde deste domingo com ministros no Palácio da Alvorada, Dilma foi informada de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), comandará uma "manobra" pró-impeachment. A avaliação do governo é de que, acuado após a denúncia do Ministério Público da Suíça mostrando contas secretas atribuídas a ele e abastecidas com dinheiro desviado da Petrobras, Cunha vai pôr em prática o jogo combinado com a oposição para atingir Dilma.

Por esse script, o presidente da Câmara rejeitará, na terça-feira, o pedido dos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, propondo a deposição da presidente. A ideia, porém, seria deixar o caminho aberto para que um deputado da oposição apresente recurso ao plenário da Câmara. Nesse caso, ainda no roteiro idealizado por Cunha, esse recurso poderia ser aprovado por maioria simples, composta por 50% mais um dos deputados, com qualquer número de presentes à sessão. Outro caminho, segundo edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo, será a anexação ao pedido dos juristas, pelo PSDB, de informações de que as pedaladas fiscais tiveram prosseguimento em 2015. Cunha, então, aceitaria o pedido porque os crimes apontados se referem a este ano. O advogado Flávio Caetano, coordenador jurídico da campanha de Dilma à reeleição, foi escalado para coordenar a defesa da presidente na possível ação de impeachment. O governo pretende contestar a questão do quórum para a abertura do processo pela Câmara, uma vez que a Constituição exige dois terços dos parlamentares. Na reunião de domingo, os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Aldo Rebelo (Defesa) e o assessor especial Giles Azevedo traçaram cenários para a presidente e disseram que a decisão do PSDB, DEM, PPS, PSB e Solidariedade de divulgar uma nota pedindo o afastamento de Cunha do comando da Câmara não passa de um jogo de cena. "Fizeram isso para dar satisfação às bases, mas precisam dele para deflagrar o impeachment", disse ao jornal O Estado de S. Paulo um auxiliar direto de Dilma. "É tudo combinado." Acordo - Ministros ainda continuam conversando com Cunha, na tentativa de fazer um acordo com ele, mas têm poucas esperanças. Uma das propostas consiste em segurar o PT para não pedir a cassação do mandato do peemedebista no Conselho de Ética da Câmara, em troca da salvação de Dilma. No diagnóstico do Planalto, o maior sustentáculo da presidente, agora, está no Senado, que pode barrar o impeachment. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é aliado do governo. Além de Caetano, nomes de peso do meio jurídico, como Celso Antonio Bandeira de Mello, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Dalmo Dallari, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), farão parte da equipe que defenderá Dilma. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto também foi sondado para se juntar ao grupo. Os juristas prepararam pareceres para dar sustentação à defesa de Dilma. Documento assinado por Bandeira de Mello e Fabio Konder Comparato diz que a reprovação das contas do governo pelo Tribunal de Contas da União (TCU) não representa crime de responsabilidade e, portanto, é insuficiente para embasar a abertura de um processo de impeachment no Congresso. Na semana passada, diante da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abrir uma ação de impugnação contra a chapa formada por Dilma e pelo vice Michel Temer, Dalmo Dallari também sustentou que o órgão não tem competência para cassar mandato de presidente da República. (Com Estadão Conteúdo)

CONTINUE LENDO

A corrida das plataformas digitais pelo mercado de notícias online

  • Por Leandro Marshall | OI
  • 12 Out 2015
  • 08:12h

(Imagem Ilustrativa)

A velocidade com que as novidades tecnológicas aparecem e desaparecem nesta revolução digital ensinou que é sempre recomendável sermos extremamente prudentes, cautelosos e racionais em nossas análises, positivas ou negativas, sobre qualquer novo movimento realizado pelas organizações midiáticas internacionais. Muitos gurus já “quebraram a cara” em suas previsões sobre o futuro da mídia, das notícias ou dos jornais, em função da euforia ou do deslumbramento com algumas das inúmeras tecnologias apresentadas nestas últimas décadas. É sempre bom lembrar o que foi dito ou escrito sobre o Orkut, o Alta Vista, o Napster, o iPod Classic etc., antes que eles morressem. Não podemos, entretanto, deixar de olhar com atenção (muita atenção!) o movimento recente feito pelo Facebook, pela Apple e pelo Google, que lançaram, um após o outro, tecnologias próprias para a leitura de notícias por meio de smartphones (ou tablets), dentro do conceito de uma comunicação “amigável”, legível” e “fácil”. Estes gigantes do mundo digital perceberam que o público consumidor de notícias por meio dos aparatos portáteis já é maior dos que o público que acessa informação via computador (ou pelo meio impresso), e que a venda de aparelhos portáteis de comunicação cresce exponencialmente, além do fato natural de que os usuários do universo digital querem, cada vez mais, informação com instantaneidade, rapidez, praticidade e simplicidade.


Por tudo isso, o Facebook lançou o Instant Articles, a Apple apresentou o News e o Google disponibilizou o Páginas Móveis Aceleradas (AMP). No fundo, os três programas têm o mesmo objetivo: oferecer um recurso digital que concentre em um único lugar as notícias dos maiores jornais do planeta. A partir deles, ninguém precisará ficar navegando pelos sites de cada jornal para acessar as notícias do dia nem será necessário baixar aplicativos para que o smartphoneesteja habilitado a receber e a exibir as informações. O programa tratará de atuar como uma plataforma “universal” que permitirá a livre e irrestrita divulgação, circulação e consumo de notícias. Será, portanto, o equivalente a uma W3 específica do universo da informação global.

 

A ideia é de que esta plataforma (ou formato, ou sistema, ou código etc.) seja adotado como padrão universal e que possa ser, inclusive, aprimorado, enriquecido, adaptado ou complementado por softwares ou aplicativos, robustecendo assim o poder e a hegemonia desta nova “matriz de comunicação universal”.


O AMP, do Google, já ganhou a adesão de empresas como o The New York Times, BBC, Echos, Die Zeit, The Guardian, El País, La Stampa, The Financial Times e o Globo (a lista completa está em ampproject.org). O News, da Apple, conquistou a adesão da CNN, do Time, da Wired e da Vanity Fair (as informações sobre o programa estão em www.apple.com/news). O Instant Articles, do Facebook, já é usado pelo Washington Post, Daily Mail, CBS Interactive, Time Inc. e Vox Media (veja mais em www.facebook.com/instantarticles).


A corrida do ouro no espaço cibernético

Este novo movimento tecnológico chama a atenção, em primeiro lugar, porque os lançamentos do AMP, do News e do Instant Articles mostram uma nova “corrida do ouro” entre três das mais poderosas empresas de tecnologia digital do século 21 (Google, Apple e Facebook) e, em segundo lugar, porque já envolve as maiores organizações jornalísticas do planeta (Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, Brasil, França, Itália, Holanda).


Numa leitura preliminar, podemos observar que é notória a tentativa ou esforço dos maioresplayers do tabuleiro tecnológico global em se associar a alguns dos maiores players do tabuleiro informativo global para tentar fixar no território digital móvel e portátil uma nova (e única) matriz mundial da informação e da comunicação.


Quando os grandes se unem aos grandes, algo de muito importante está acontecendo. Em tese, o movimento insinua, ao menos, que o futuro está no acesso, na circulação e no consumo da informação e da comunicação por aparelhos móveis e, ao mesmo tempo, que o universo da notícia digital pode estar conquistando, em tese, o seu habitat definitivo nesta nova ordem mundial.


Sabemos, afinal de contas, que a comunicação móvel e portátil é um fenômeno mundial irreversível e que os modos de produção e consumo das informações estão se adaptando rapidamente ao estilo apressado, irrequieto, pragmático e consumista dos habitantes do século 21. O cidadão está cada vez mais com pressa de saber, de conhecer, de conquistar e de viver e não quer saber de gastar tempo ou dinheiro com parafernálias complexas, profundas ou complicadas.


Em 2014, uma pesquisa feita pela Deloitte, na Grã-Bretanha, mostrou que a relação entre cidadão e o smartphone já tinha contornos de uma verdadeira mania. Na época, o estudo mostrou que um sexto dos adultos do Reino Unido checava o seu smartphone mais de 50 vezes por dia e que mais ou menos 30% deste grupo verificava o celular até cinco minutos depois de acordar.


Agora, em setembro de 2015, um survey feito com quatro mil cidadãos norte-americanos pelo Instituto Kantar constatou que os usuários do iPhone checam o celular 83 vezes ao dia, em média, e que a faixa de pessoas que mais acessam está entre os jovens de 17 a 25 anos, consultando osmartphone 123 vezes por dia.


Nesta semana (dados de 07/10/15), uma nova pesquisa, desta vez da CNN, mostrou que adolescentes de 13 anos (repito, 13 anos!) acessam as redes sociais nos Estados Unidos até mais de cem vezes por dia. A explicação dada pelos jovens é de que eles checam a internet e as redes sociais porque, no fundo, se sentem profundamente “entediados”.


No final das contas, estes estudos mostram, num primeiro olhar, o crescimento exponencial do número de pessoas conectadas ao universo virtual por meio dos aparelhos móveis e, numa segunda perspectiva, que o crescimento é puxado, sobretudo, por adolescentes ou jovens adultos.


O recado é de que, quando esta nova geração de jovens tornar-se adulta, a comunicação móvel será o instrumento hegemônico (talvez exclusivo) de comunicação, de informação, de interação, de sociabilidade e de conhecimento do mundo e da realidade. Todos estarão plugados e conectados ao universo virtual e online de maneira móvel. E que, consequentemente, os grandes oligopólios da comunicação mundial poderão concentrar seu poder em uma única estrada da comunicação e da informação (parafraseando Bill Gates).


No Brasil, muitos jornais já se adaptaram a esta nova corrente e um caso emblemático é o dos jornais O Estado de S.Paulo e Valor Econômico, que utilizam um aplicativo totalmente “amigável”, “simples” e “prático”, alinhando-se, portanto, com o que existe de mais moderno e eficiente em termos de produção e consumo de notícias no planeta (vide El País, Le Monde, NY Times, Clarínetc.).


Estes veículos de comunicação e informação criaram, entretanto, as suas próprias plataformas de comunicação e adotam “modelos” tecnológicos e “econômicos” diferentes. Cada um descobriu o seu próprio jeito de se “relacionar” com o público e o adotou o modelo considerado como o mais apropriado para ganhar dinheiro e sobreviver no universo digital.


As novas tecnologias lançadas pela Apple, Facebook e Google poderão ditar, em breve, uma nova “lógica” de acesso para o ecossistema da notícia digital. É cedo para dizer que a sociedade da informação e da comunicação poderá acabar sendo encastelada em uma única e exclusiva matriz mundial, mas, ao que parece, a iniciativa das três gigantes da tecnologia sinalizam para este caminho.

CONTINUE LENDO

Solidariedade: Contribua com a finalização das obras assistenciais do Condomínio Recanto do Amor

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 12 Out 2015
  • 08:06h

(Imagem: Reprodução)

A Solidariedade certamente é um dos sentimentos mais nobres que engrandecem a alma e que atendem ao grande mandamento de amar o próximo. O povo brumadense é um povo muito solidário, que sempre se coloca à disposição para ajudar as grandes causas, então, diante disso, acreditando que essa máxima será mais uma vez comprovada a SEAV – Sociedade Espírita Albino Viana vem solicitar contribuições para a finalização da obra do Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula. A obra que está em fase final irá beneficiar centenas de pessoas, além de ser um importante instrumento de inclusão social. A SEAV aproveita para convidar a todos para fazerem uma visita às obras que estão localizadas na Idália de Souza Ribeiro, no Bairro Cidade das Esmeraldas. As contribuições poderão ser depositadas na conta 1165-0, OP-03, Agência 0947 – Caixa Econômica Federal. Confira abaixo detalhes do projeto: 

Festival de Lençóis atrai milhares de pessoas à Chapada Diamantina

  • 12 Out 2015
  • 07:18h

Foto: Diego Mascarenhas/GOVBA

Os artistas que vão subir ao palco da Praça Horácio de Mattos, na cidade de Lençóis, a partir das 19h30 deste sábado (10) vão encarar pela frente o desafio de manter nas alturas o nível de animação das milhares de pessoas que se reuniram para assistir às atrações da abertura do Festival de Lençóis, na noite dessa sexta-feira (9).  O chorinho da banda local Choro Labuta convidou o público a chegar cedo ao espaço para aproveitar os shows gratuitos da festa, que chega a sua 17ª edição e tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio do programa Fazcultura. A cantora baiana Márcia Castro, uma das atrações mais aguardadas da noite, revelou a importância do evento para a região quando perguntou ao público, durante a apresentação, quem era de Lençóis e menos da metade das pessoas levantou as mãos. Na sequência ela emendou mais duas: "Quem veio para Lençóis por causa do Festival?", evidenciando a grande presença de turistas, e "quem já tomou banho em alguma cachoeira [de Lençóis]?", deixando claro que a festa tem poder de impulsionar o turismo e a economia da Chapada Diamantina. Pela primeira vez se apresentando na cidade, Márcia Castro cantou os principais sucessos gravados em seus três álbuns e animou a plateia, que já estava lotada a essa altura da festa. Aproveitou a ocasião para convocar o público para os shows de verão que fará a partir de janeiro, em Salvador, no projeto Pipoca Moderna e recomendou uma visita à Cachoeira do Sossego, na Chapada Diamantina, onde esteve na quinta-feira. A terceira e mais aguardada atração da noite atraiu uma multidão para a frente do palco. O cantor e compositor Leo Jaime levou o público ao delírio abrindo a apresentação com Rock Estrela e não deixou de fora do repertório um só sucesso no show comemorativo aos seus 30 anos de carreira. Batizado de "O Intimista", o show teve mais momentos de dança e animação que o previsto pelo nome, o que deixou o artista goiano ainda mais à vontade para se divertir com o público.  O romantismo também garantiu seu espaço na voz de Leo Jaime. Na interpretação de "Preciso dizer que te amo", gravado também por Cazuza, o público cantou junto com o artista e a emoção tomou conta da praça Horácio de Mattos. Ficou por conta de Helio Bahia e Banda, outra atração local da festa, encerrar a primeira noite do festival, com grandes sucessos do reggae e do pop rock nacional, o que manteve a animação do público até a madrugada deste sábado.

A expectativa da organização do evento, que prevê a movimentação de 30 mil pessoas em torno do Festival de Lençóis, é que ainda mais pessoas assistam às apresentações da noite deste sábado, quando o movimento de turistas vai aumentar em razão do feriado prolongado. Na opinião do soteropolitano Marcos Teixeira, de 23 anos, a realização do festival impulsiona a economia da Chapada Diamantina e é um incentivo a mais para quem quer fazer turismo na região. "Conheci Lençóis ano passado, por conta do Festival, e resolvi repetir a experiência esse ano. É uma maneira de fazer turismo e curtir grandes shows, como foi esse de Márcia Castro", contou o estudante universitário, que foi para Lençóis acompanhado da namorada e pretende gastar cerca de R$ 1 mil na cidade. Quem inicia a festa neste sábado é o grupo local Griô, para, então, subir ao palco uma das atrações mais aguardadas do festival, o cantor e compositor Pedro Mariano. Considerado um dos maiores intérpretes brasileiros da atualidade, o artista fará um show à moda antiga, pela variedade de gêneros, e ao mesmo tempo atual, pela sonoridade apresentada. No repertório não faltarão “Simplesmente”, “Quase Amor” e “Voz no Ouvido”, entre outros sucessos do álbum 8 e do seu último trabalho, Pedro Mariano e Orquestra (CD e DVD). Ainda neste sábado, a banda Scambo leva sua música para Lençóis em clima de comemoração pelos 15 anos de formação do grupo. Liderada por Pedro Pondé, a Scambo é uma das bandas mais conhecidas e influentes da cena baiana, tendo sua musicalidade divulgada nacionalmente este ano ao participar do programa Super Star da Rede Globo. No repertório, os clássicos “Sol de Ninguém”, “A Carne dos Deuses” e “O Rato”, além das canções do álbum “Flare”, gravado no formato acústico. A banda Zion encerra o segundo dia de apresentações. O festival, que deixou ainda mais colorido o casario da cidade de Lençóis e aumentou a movimentação de turistas por todos os lados da Chapada, segue até a noite de domingo (11), quando sobem ao palco a banda local Raiz do Vento, o sambista Diogo Nogueira e a banda Baiana System.

CONTINUE LENDO

Jovem fotógrafo conquistense morre em acidente de moto neste domingo, em Conquista

  • 12 Out 2015
  • 06:28h

No impacto, o piloto foi projetado para longe do veículo. Deivison, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu após ser socorrido (Foto: Anderson Oliveira)

Um trágico acidente ocorrido na tarde deste domingo (11), na av. Juracy Magalhães, próximo ao Shopping Conquista Sul, culminou na morte do jovem fotógrafo Deivison Dias Amorim.  Segundo relatos de testemunhas, uma motocicleta trafegava com o rapaz e um garupa. De repente houve a colisão com um carro de passeio. No impacto, o piloto foi projetado para longe do veículo. Deivison, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu após ser socorrido pelo Samu 192, no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Não se sabe o que ocorreu com o garupa. Ele era morador do bairro Jurema. Trabalhou como office boy, cabelereiro e era fotógrafo amador. Família aguarda liberação do IML para iniciar o velório. Com informações e foto de Anderson Oliveira.

Deivison era muito querido e tinha uma grande força de vontade (Foto: Reprodução)

Quase 90% das prefeituras baianas devem ficar sem pagar o 13º dos servidores

  • 12 Out 2015
  • 06:17h

Em setembro, quando os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tiveram uma queda de 33% e as prefeituras baianas deixaram de receber mais de R$ 1 bilhão, em relação a setembro de 2014, o sinal de alerta disparou. Sem dinheiro em caixa, pelo menos 86% dos 417 municípios baianos não terão como pagar o 13º salário dos servidores, afirma a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB). Pesquisa que está sendo feita pela UPB confirma que a maioria das prefeituras está sem provisão de caixa para arcar com esta obrigação. Dos 103 prefeitos que já responderam à pesquisa, 71 disseram que não terão verba para pagar o 13º, contra 26 que disseram que terão. Apenas seis gestores responderam que já pagaram a primeira parcela do 13º. A crise nas prefeitura fica mais evidente, quando 50% dos gestores consultados admitem que não estão pagando em dia o salário dos servidores.

Brumado: Acidente fatal no anel viário da BR-030 na tarde deste domingo (11)

  • Brumado Urgente
  • 11 Out 2015
  • 16:00h

O carro ficou destruído devido às várias capotagens (Foto: Brumado Urgente)

Um homem de identidade ainda não revelada, acabou falecendo em um acidente que aconteceu no anel viário da BR-030 por volta das 13h. Segundo informações passadas ao Brumado Urgente, o motorista estava conduzindo um corsa verde, placa JLR - 1351 - Brumado –Bahia, quando perdeu a direção do veículo, capotando várias vezes, sendo inclusive lançado do carro. Ele foi levado para o HMPMN, mas acabou não resistindo, vindo a falecer. A identidade do motorista ainda não foi divulgada, mas, segundo testemunhas ele é mecânico e trabalha em Brumado. 

Equipe de basquete brumadense fica com o 3º lugar na Copa do Descobrimento

  • Brumado Urgente
  • 11 Out 2015
  • 16:00h

Equipe de Basquete de Brumado em Arraial d'Ajuda

A equipe da seleção de basquete de Brumado disputou nos dias 3 e 4 de outubro a Copa do Descobrimento, ficando em terceiro lugar entre as equipes. A copa foi disputada em Arraial d’Ajuda que é distrito de Porto Seguro e que é conhecida por suas praias paradisíacas, e é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Os jogos foram bastante disputados e a seleção de Brumado enfrentou equipes ‘casca grossa’, mas mesmo assim conseguiu um lugar no podium, e demonstrou que com incentivos, tanto do poder público quanto das empresas privadas o basquete brumadense poderá galgar posições de destaque em outros campeonatos, e assim representar a cidade de Brumado com entusiasmo, satisfação e orgulho.

Quem encontra os amigos pessoalmente tem menos chances de ter depressão

  • 11 Out 2015
  • 15:05h

(Foto: Reprodução)

Pessoas que encontram amigos e familiares pessoalmente pelo menos três vezes por semana correm um risco menor de desenvolver depressão, em comparação com aqueles que mantêm apenas contato virtual.A conclusão é de estudo publicado recentemente no periódico científico American Geriatrics Society. Para a pesquisa, cientistas da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, acompanharam 11.000 adultos, com mais de 50 anos, ao longo de dois anos. Os resultados mostraram que indivíduos que encontravam amigos e parentes apenas uma vez por semana tinham 11,5% de chance de ter sintomas de depressão após dois anos. Em compensação, aqueles que encontravam os entes queridos pelo menos três vezes por semana corriam um risco de 6,5%. Os pesquisadores, da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, acompanharam 11.000 adultos, com mais de 50 anos, ao longo de dois anos. Os resultados mostraram que indivíduos que encontravam amigos e parentes apenas uma vez por semana tinham 11,5% de chance de ter sintomas de depressão após dois anos. Em compensação, aqueles que encontravam os entes queridos pelo menos três vezes por semana corriam um risco de 6,5%.


 

A regularidade e frequência do contato virtual, por telefone, e-mail ou redes sociais não afetaram o risco descoberto. "Nós descobrimos que as formas de socialização não são iguais. Ligações ou comunicação digital com amigos e familiares não têm o mesmo poder das interações pessoais para ajudar a afastar o risco de depressão", afirmou Alan Teo, principal autor do estudo. Apesar do contato pessoal reduzir o risco de depressão independente da idade do participante, os pesquisadores descobriram que pessoas entre 50 e 69 anos se beneficiam mais do contato com amigos, enquanto para aquelas com mais de 70 anos, o contato com crianças e familiares terá maior impacto.As informações são de Veja.

CONTINUE LENDO