Brumado Urgente

Brumado Urgente


‘Gabrielly volte para casa’, apela mãe em desespero

Sexta | 11.04.2014 | 16h23
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A adolescente saiu de casa desde quarta-feira (09) (Foto: Reprodução / Arquivo Familiar)

O número de adolescentes, em especial, do sexo feminino, que fogem de casa em Brumado é bastante considerável para uma cidade de cerca de 75 mil habitantes, o que mostra que a fragilidade nas células familiares é cada vez maior. São frequentes pedidos desesperados de mães que clamam pedindo ajuda para encontrar os seus filhos, que fogem de casa como um ato de protesto por alguma ação mais ríspida por parte dos pais. O mais novo caso desse gênero aconteceu no Bairro São José, onde uma mãe está apelando para toda a mídia para que a sua filha Gabrielly Freitas, a qual tem 15 de idade, fugiu da casa da irmã onde residia com duas sacolas de roupa. Segundo informações passadas via Whatsaap para o Brumado Urgente o motivo da fuga seria uma insatisfação da adolescente ao ser comunicada que iria ter que se mudar para o Distrito de Cristalândia. A mãe que é hipertensa e está muito nervosa e preocupada faz o apelo para que quem souber notícias da sua filha entrar em contato pelo celular (77) 9961-9914.

JUSPM se posiciona sobre as propostas apresentadas pelo Governo da Bahia

Sexta | 11.04.2014 | 14h44
Autor: JUSPM


(Divulgação)

Infelizmente, nós da JUSPM, não participamos da negociação junto ao Governo do Estado. Depois de 09 longos MESES de negociação das ASSOCIAÇÕES com o GOVERNO da Bahia sobre a suposta modernização da PM BA nos foi IMPOSTO o que segue: NÃO TEREMOS qualquer AUMENTO na REMUNERAÇÃO, tampouco SUBSÍDIO; NÃO TEREMOS QUALQUER GRATIFICAÇÃO por INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE, muito menos AUXÍLIO TRANSPORTE. Nenhuma melhoria para o PLANSERV que CONTINUARÁ extremamente caro e desorganizado. NÃO haverá EXTENSÃO de qualquer GRATIFICAÇÃO paga ao pessoal da ATIVA aos policiais e bombeiros da RESERVA ou PENSIONISTAS. NÃO haverá IGUALDADE entre as carreiras do sistema de Segurança Pública, ou seja, um POLÍCIA CIVIL continuará ganhando muito mais do que um Soldado PM. NÃO HAVERÁ, em hipótese alguma, CARREIRA ÚNICA na PM BA. As vagas que supostamente SERÃO CRIADAS para melhorar a carreira dos oficiais e praças SÃO MÍNIMAS e não atendem a necessidade atual. O Quadro Especial de Oficial PARA PRAÇAS é INCONSISTENTE e NÃO mudará a realidade dura e cruel que vivemos. Ao invés de 30 dias de PRISÃO com SALÁRIO, AGORA teremos a Suspensão por até 90(noventa) dias SEM SALÁRIO. UM ABSURDO! Para a Reserva remunerada aos 25 anos para as POLICIAIS do sexo FEMININO, NÃO ficou ACERTADO se contará o “posto imediato” e a contagem em dobro da licença premio não gozada, pois, se assim não for, ninguém TERÁ INTERESSE em se aposentar. Contudo, restou claro o desinteresse do Governo em resolver os nossos problemas. Força e honra Policiais da Bahia, a nossa história será construída com luta e determinação.

Vereador Catorze cobra reparos urgentes na Ponte do Padre

Sexta | 11.04.2014 | 13h27
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A situação da ponte é realmente precária (Foto: Assessoria Parlamentar)

Foi por meio de uma intervenção direta do então Padre José Dias nos idos dos anos 30, que a Passagem Molhada que ligava o Bairro Jardim de Alah ao centro da cidade foi transformada em uma ponte, a qual foi batizada, por causa desta intervenção providencial de “Ponte do Padre”, nome pela qual ela é conhecida até hoje. Após resistir anos, a Ponte do Padre está atualmente precisando de uma urgente revitalização e conhecedor profundo dessa realidade, o vereador Catoze fez uma forte cobrança da Prefeitura Municipal para que as obras de recuperação sejam feitas com o máximo de urgência. Segundo ele “a situação é muito preocupante, já que o risco de acidentes, inclusive com vítimas graves e até fatais podem ocorrer já que a estrutura está muito danificada”. Ele ainda argumenta que “a situação dos corrimãos está muito precária e até pedestres podem se acidentar, já que o local é bem movimentado”. Catoze ainda declara que “espero contar mais uma vez com o bom senso do prefeito Aguiberto para que as obras de recuperação sejam feitas com muita rapidez, para que acidentes possam ser evitados”.

 

O local também precisa ser revitalizado (Foto: Assessoria Parlamentar)

Livramento: Professora tem infarto fulminante dentro da sala de aula

Sexta | 11.04.2014 | 12h42
Autor: Informações do Livramento Agora


Maria da Conceição Caíres Cambuí, 61 anos. (Foto Reprodução)

A Professora Maria da Conceição Caíres Cambuí de 61 anos, conhecida como “Maria de Lourinho” teve um mal estar súbito por volta das 07:30h desta sexta-feira (11) quando iniciava uma aula na Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora, onde lecionava. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionado e encaminhou a paciente ao Hospital Municipal, mas, Maria da Conceição não resistiu. Segundo o atestado de óbito emitido pela referida unidade de saúde a Professora sofreu um infarto. Diante o ocorrido a Escola Polivalente está em luto e cancelou as aulas desta sexta-feira. O velório da professora que era muito querida por toda a comunidade, será realizado em sua residência no Bairro Primeiro Gole, de onde sairá para uma homenagem na Catedral de Nossa Senhora do Livramento e o sepultamento esta previsto para as 17h00min no cemitério de Livramento.

Mordaça do Poder

Sexta | 11.04.2014 | 12h23
Autor: Por Dr.; Cleio Diniz


(Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Data máxima vênia, que não me interpretem mal, mas pelo andar da carruagem, apesar da tão falada liberdade, o seu exercício sutilmente começa a dar sinais de perigo, e falar o que pensa nunca foi e nunca será visto com bons olhos, afinal em regra geral a verdade dói.


Por sermos seres de natural convivência social, a metodologia buscada para dirimir e organizar esta sociedade, seja de um povo, seja de uma nação ou seja de um estado exige a existência de lideres, todavia a liderança sempre vem atrelada ao poder e, como a própria historia nos revela, é exercida por governabilidade ou por imposição.


Ora, a Governabilidade é simples de se definir, apesar de complexa de se pratica, pois limita o poder e por consequência aqueles que estão e detém tal poder, visto que neste caso, neste sistema de liderança temos pelo respeito a vontade do povo que compõe a sociedade governada, temos também neste sistema priorizar os interesses do povo em detrimento dos interesses particulares ou de uma classe como princípio básico da linha de condução da liderança.


Já o sistema de Imposição é diametralmente oposto, ou seja, os lideres se apoderam do poder, trabalham para suprir interesses próprios e de seus pares. Nestes casos a história nos mostra como exemplo as conquistas pelas guerras, as quais por sua vez formaram grandes impérios, tendo ai a Imposição pelo uso da força bruta, ou força física como queiram. Todavia o homem evoluiu e com isto os lideres se viram obrigados a mudarem suas formas de Imposição, evoluindo também seus métodos, deixando de lado a força bruta, que não mais surtia efeito, passando a exercer a Imposição por estratégias ardilosas, mesmo que demandasse um período maior para sua implantação e resultado. E este é o ponto que nos interessa, pois é nesta fase que nos encontramos.


Hoje vivemos em um sistema que se diz libertário, respeitador dos direitos fundamentais dos componentes de uma sociedade, contudo que liberdade é esta que traça uma linha tão tênue entre o certo e o errado de forma a torna-la extremamente subjetiva? Certo é que, desta forma pode-se calar e conduzir por submissão, principio básico da liderança por Imposição.


Observe que, apesar de termos a garantia constitucional da liberdade de expressão, se fizermos uma crítica contra a segurança pública e a criminalidade, tendo como pano de fundo a inércia e incompetência do estado. E usarmos uma pitada de sarcasmo ou cinismo corremos o sério e iminente risco de sermos enquadrado por apologia ao criem, a exemplo da jornalista do SBT, que ainda esta vivendo as consequências de sua coragem de se expressar. Alias, neste caso onde fica a liberdade de imprensa? de conhecimento? de informação?



Estranhamente os governantes de hoje que outrora se impuseram em manifestações contra aquele governo em prol da liberdade, ao assumirem o poder esqueceram-se de suas “convicções” e tentam criar obstáculos para suprimir as novas manifestações que demonstram repudio por esta liderança. Para tanto alegam ter como base a baderna, todavia o Estado se mostra despreparado e ineficaz para coibir os atos daqueles que se aproveitam das manifestações para promoverem o caos. Não caberia perguntar a quem interessa o caos?


Diga-se de passagem que a ineficiência do poder governante se estende por todas as áreas e se olharmos com maior precisão e cuidado iremos nos deparar com a dura realidade de que estão sim, tentando esconder suas falhas e seus interesses escusos ao invés de tentar consertar seus erros. O primeiro um ato da Imposição e o segundo um ato de Governabilidade.


Um povo calado é um povo submisso e um povo submisso é um povo facilmente conduzido, e por sua vez, este estado de condução é que interessa ao sistema de Imposição. Não é uma ação isolada, nem mesmo algumas sem insistência e perseverança que ira resolver o problema e fazer acordar aqueles que estão no poder para que vejam e escutem o que queremos, para que acreditem e aceitem que queremos um sistema de Governabilidade e não de Imposição.


Queremos um governo do povo, pelo povo e para o povo.

Brumado: Combate a Dengue é intensificado

Sexta | 11.04.2014 | 11h50
Autor: Ascom / PMB


O veículo foi adquirido em parceria com o Ministério da Saúde (Foto: Ascom / PMB)

O Ministério da Saúde – MS, a Prefeitura Municipal de Brumado - PMB através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificam o combate ao mosquito da “Dengue”. Brumado mesmo registrando no período de Janeiro/Março/2014 uma redução expressiva nas ocorrências de Dengue no município, não relaxará no combate a Dengue. Mesmo assim, o Prefeito Aguiberto Lima Dias e o Secretário Municipal da Saúde Cláudio Feres, intensificam a luta contra o “aedes aegypti”. A Prefeitura Municipal de Brumado em parceria com o Ministério da Saúde adquiriu um veículo da marca Fiat tipo Pick-Up “0” Km., para dar continuidade da luta contra a Dengue, este veículo oferecerá ampliação, qualificação e maior dinamismo nesta luta. O Secretário Cláudio Feres afirma que "o município, com a aquisição deste veículo, encontra-se mais bem equipado para continuar a luta contra a Dengue" e aproveita para novamente alertar que "é importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. O município vem fazendo a sua parte e a população precisa colaborar neste combate, é uma luta de todos em benefício de toda a comunidade", afirmou.

Estúdio Teixeira lança uma promoção de arrasar!

Sexta | 11.04.2014 | 10h47
Autor: Izidy Ramel Comunicação


(Divulgação)

O Estúdio Teixeira já entrou no mercado mostrando que faz a diferença, com isso, está principalmente criando maneiras de beneficiar os seus clientes cada vez mais. A mais recente promoção é imperdível: Basta você levar três clientes para realizar qualquer serviço no Estúdio Teixeira, que imediatamente vai saber qual será o seu desconto em qualquer serviço que você também fizer lá! E o melhor, os descontos são de 15%, 20% e 30%. Aproveite essa grande oportunidade, faça uma visita ao Estúdio Teixeira e confira todas as vantagens! Profissionais que entendem do assunto, ambiente adequado e promoções que valem a pena! Estúdio Teixeira: O mais importante é captar a história e tornar aquele momento único! Ensaio Fotográfico em estúdio e externamente – para todas as ocasiões! Facebook:https://www.facebook.com/pages/Est%C3%BAdio-Teixeira/229233593929066?fref=ts Rua Antônio Lula, 108 – 9944 8826 / 9123 2707

(Divulgação)

Mega operação policial prende o milionário Jayme do Amor

Sexta | 11.04.2014 | 10h20
Autor: Da Redação


Armas e munições apreendidas em fazendas e na residência de Jayme do Amor (Foto SSP-BA).

O seu rosto é pouco conhecido do grande público, mas Jayme Oliveira do Amor é figura conhecidíssima de políticos influentes da Bahia. Agora, amarga uma prisão domiciliar após ser acusado de formação de quadrilha e dar sumiço em um corpo de um quilombola na comunidade Boa Vista do Pixaim, em Muquém do São Francisco.A prisão de Jayme do Amor ocorreu na terça (8), mas foi divulgada somente ontem (10) pela Secretaria de Segurança Pública. Além dele, Carlos Galdino Serafim, o “Carlão”, e Vonílson Barbosa de Sousa, o “Ninho”, foram presos na Operação Compadre D´Água, deflagrada pelo Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (Gemacau). Para prender o milionário, a polícia civil baiana envolveu efetivo dos municípios de Barreiras, Itabuna, Luís Eduardo Magalhães e Salvador.

Moradores da Vereador Paulo Chaves com Sergipe cobram melhorias na iluminação pública

Sexta | 11.04.2014 | 09h08
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A falta de iluminação no local é flagrante, o que tem deixado os moradores muito preocupados, pois o número de furtos vêm aumentando (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Conhecido como um dos cruzamentos mais charmosos e movimentados da cidade, o encontro das ruas Vereador Paulo Chaves e Sergipe está sendo motivo de preocupação para os moradores, já que, após as 18 horas, as incidências de furtos e roubos vêm aumento gradativamente. Segundo eles o motivo é o déficit na iluminação pública, que estaria precisando de uma ampliação. Vários moradores foram ouvidos pelo Brumado Urgente, os quais relataram a preocupação, pois a “penumbra” vem sendo muito convidativa para os meliantes que começam a agir com maior intensidade no local. Prestadores de serviços da Valec, que estão residindo na rua e que são proprietários de caminhões comunicaram que na noite desta quarta-feira (09) foram subtraídos vários acessórios dos veículos, o que, segundo eles foi facilitado pela falta de iluminação no local. Já uma estudante relatou que “esses dias roubaram meu celular e nem deu para visualizar o rosto dos bandidos, já que estava muito escuro”. Várias solicitações foram feitas ao setor de infraestrutura municipal, mas até o momento nada foi feito, o que vem deixando os moradores irritados com a demora. A solução para eles seria fácil, pois necessitaria somente da colocação de um braço de tempo no cruzamento e a troca de algumas lâmpadas que estão muito fracas. “Com a crescente violência é vital que o local esteja bem iluminado, mas até o momento os nossos apelos não foram atendidos. Esperamos que haja bom senso do setor e que a ampliação da iluminação seja operacionalizada, já que é uma coisa simples de se fazer”, relataram vários comerciantes que vêm fechando as suas portas mais cedo devido ao medo de assaltos. 

A 20 dias do fim do prazo menos de um terço entregou declaração do IR

Sexta | 11.04.2014 | 08h22
Autor: Informações da Agência Brasil.


(Foto: Reprodução)

A 20 dias do fim do prazo, menos de um terço dos contribuintes enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Segundo a Receita Federal, cerca de 8,6 milhões de contribuintes entregaram o documento até as 17h de ontem (10), equivalentes a 31,9% dos 27 milhões de declarações que o Fisco espera receber neste ano. O prazo para entrega vai até o próximo dia 30. O programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet desde 26 de fevereiro, mas a transmissão dos formulários começou em 6 de março, assim como a liberação do aplicativo que permite o preenchimento da declaração em tablets e smartphones. Os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica recebem, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração. As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas em 21 de fevereiro no Diário Oficial da União. Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deverá receber a restituição nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental. O contribuinte pode tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda pela internet. Está disponível no canal da Receita Federal no Youtube um vídeo com explicações sobre as novidades da declaração deste ano e com dicas para evitar erros no preenchimento das informações.

Wagner disse que o roteiro já era esperado quanto ao anúncio da chapa opositora

Sexta | 11.04.2014 | 08h18
Autor: A TARDE


(Foto: Reprodução)

O governador Jaques Wagner disse nesta quinta-feira, 10, que a chapa formada pela oposição encabeçada por Paulo Souto (DEM), Joacy Góes e com Geddel Vieira Lima (PMDB) para o Senado já era esperada. “Eles fizeram uma composição que já era esperada com o DEM, PMDB e PSDB. Nós vamos jogar o jogo com a chapa que eles montaram. Eu sempre disse isso. A nossa chapa está montada e com a base totalmente unificada”, disse Wagner.  Prevendo possíveis ataques ao seu governo, Jaques Wagner afirmou que espera que a campanha da oposição invista na apresentação de projetos. “Vamos ver aquilo que os adversários vão apresentar. Mas eu espero que a campanha seja em torno de ideias e projetos para Bahia, sem ter ataques pessoais. Acho que a política já passou dessa fase”. O governador também aproveitou para elogiar Rui Costa, que é candidato ao governo do Estado.

A AMA lança a campanha BARRIGUINHA CHEIA

Quinta | 10.04.2014 | 19h23
Autor: AMA


(Divulgação)

A campanha tem como propósito arrecadar quilos de ração para ajudar protetores brumadenses que abrigam "cães de rua" em suas casas, mas com poucas condições de mantê-los. Parte da ração será utilizada para alimentar cães que vivem nas ruas. É uma luta árdua, mas gratificante. Ajudar o próximo seja de qual espécie for é sempre um ato de AMOR. ABRA O SEUS CORAÇÃO E DOE 1KG DE RAÇÃO! "A SOLIDARIEDADE É O AMOR EM MOVIMENTO! As pessoas tiraram a tempos a dignidade desses anjos. Hoje temos o dever de devolver a eles!

Guiness: Indiano de 179 anos é considerado o homem mais velho da história

Quinta | 10.04.2014 | 19h14
Autor: DD


(Foto: Reprodução)

Um sapateiro reformado da Índia alega ter nascido em Janeiro de 1835, o que faz de Mahashta Mûrasi não só o ser humano mais velho do mundo, mas também o homem que mais anos viveu na História, de acordo com o Guinness World Records. As autoridades indianas avançaram que o homem nasceu numa casa em Bangalore no dia 6 de Janeiro de 1835. A partir de 1903 passou a viver em Varanasi. Trabalhou nessa cidade até 1957, altura em que se reformou... aos 122 anos. «Estou vivo há tanto tempo que os meus bisnetos já morreram há anos», explicou Mûrasi. «De algum modo, a Morte esqueceu-se de mim. E agora já não tenho esperança. Ao olhar para as estatísticas, ninguém morre com mais de 150 anos, muito menos com mais de 170. Neste ponto acho que sou imortal ou algo assim», considerou, citado pela imprensa internacional. Segundo o WorldNewsDailyReport.com, todos os documentos de identificação do homem confirmam a sua versão, mas até ao momento, nenhum exame médico confirmou a veracidade da sua alegação. O último profissional de saúde que Mûrasi visitou morreu em 1971, de modo que são escassas as informações sobre o seu historial médico.

Guanambi: Carros proporcionam cena de cinema

Quinta | 10.04.2014 | 18h29
Autor: Sudoeste Bahia


Foto: Isac Soares

Por volta das 16h30 da tarde desta quarta-feira (9) um acidente chamou atenção da população de Guanambi e por pouco não terminou em tragédia. Dois carros colidiram e terminaram caindo em um canal na Avenida Nilo Coelho próximo ao Mercado Municipal. De acordo com informações de testemunhas as vítimas sofreram apenas escoriações leves e foram resgatadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Há suspeita de que os veículos estivessem em alta velocidade. Nossa equipe entrou em contato com o Departamento de Trânsito da cidade, porém ninguém atendeu o telefone.

Jornalista Nana Queiroz levará a Dilma plano de prevenção ao estupro

Quinta | 10.04.2014 | 17h35
Autor: Rafael Moraes Moura, Agência Estado


Nana Gouveia foi a mentora da Campanha "Eu não mereço ser estuprada" (Foto: Reprodução Facebook)

A presidente Dilma Rousseff conversou na manhã desta quinta-feira com a jornalista Nana Queiroz, que se comprometeu a apresentar na próxima semana um plano voltado para a atuação de professores e médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) na discussão e auxílio à vítimas de estupro. Nana é fundadora do movimento “Eu não mereço ser estuprada”, que ganhou repercussão nas redes sociais e imprensa após a divulgação de dados de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre violência contra mulheres. “No DF, são mais de 80% dos casos (de estupro dentro da própria família), ninguém dialoga sobre isso, e nós estamos pedindo o apoio da presidente pra implantar um plano federal que envolva professores e médicos do SUS no pré-natal pra informar mães, alunos sobre como prevenir o estupro. Ela (Dilma) se comprometeu em ler e analisar nossas ideias”, afirmou Nana a jornalistas, após o encontro, do qual participaram outros movimentos ligados à juventude. De acordo com Nana, os professores deverão estar preparados para identificar sinais de que a criança está sofrendo abuso contínuo. “Uma outra ideia que funcionou em outros países, que vamos sugerir pra presidente, é que médicos no SUS logo no trabalho de pré-natal com as mães informem a elas que o estupro acontece dentro de casa na maior parte dos casos, como prevenir e como reconhecer os sinais”, comentou. “como o estupro intrafamiliar é maior (no número de casos) e mais complexo, o tabu é ainda maior.”

Babel da Oposição chega ao fim e Paulo Souto será o cabeça de chapa

Quinta | 10.04.2014 | 14h21
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) confirmou a união das oposições em seu Twitter, na manhã desta quinta-feira, logo após a notícia ser dada em primeira mão por este Política Livre. “Chapa da oposição fechada: Paulo Souto vai disputar o governo, Geddel Vieira Lima o Senado e Joacy Góes para vice-governador. Ou seja, a união das oposições foi mantida e vamos disputar as eleições mais fortes do que nunca”, garantiu. O prefeito de Salvador, ao lado do deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), são os principais responsáveis pelo projeto de união das oposições, que saiu vencedor no segundo turno nas eleições municipais em 2012.

Palestra na UNEB com o tema: Para que(m) serve a Universidade?

Quinta | 10.04.2014 | 12h46
Autor: Levante Popular


(Divulgação)

O Levante Popular da Juventude e a Universidade do Estado da Bahia - Campus XX/Brumado realizarão hoje, às 17 horas, uma palestra/debate com o tema "Para que(m) serve a Universidade?". O evento faz parte do I Ciclo de Debates do Levante Popular da Juventude. Nesta primeira etapa o Advogado e Coordenador do Programa em Educação em Direitos Humanos da UESB, Alexandre Garcia, abordará questões pertinentes à relação Universidade/Produção de conhecimento/Sociedade. A palestra a ser realizada no Auditório da UNEB é destinada não só aos estudantes da universidade, mas para toda comunidade acadêmica e ainda contará com certificado para os participantes. O Levante Popular da Juventude é um movimento social que tem por objetivo organizar os(as) jovens para a transformação da nossa sociedade através do Projeto Popular. A construção do Projeto Popular para o Brasil nada mais é do que a conquista das reivindicações históricas que sempre nos foram negadas pelos poderosos de nosso país, como educação, saúde, transporte, cultura, esporte e lazer que sejam realmente públicos e de qualidade bem como o trabalho decente que possa dar ao jovem a oportunidade de ter uma vida digna. A solução de tais problemas, que atingem a grande maioria da população, só virá a partir da reorganização radical da nossa sociedade e é com este propósito que o Levante convida toda comunidade brumadense. 

Brumado: Lacen recebe certificação de alta qualidade

Quinta | 10.04.2014 | 11h54
Autor: Ascom / PMB


(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O LACEN Laboratório Regional de Brumado é Reconhecido e Certificado como unidade prestadora de serviços de alta qualidade e responsabilidade a população. A Certificação e o reconhecimento são do “CONTROLAB”, provedor credenciado pelo Cgcre/INMETRO e habilitado pela ANVISA/Reblas, que reconheceram o desempenho e a responsabilidade na condução dos atendimentos e pelos serviços prestados. A Proficiência Certificada é um retrato do desempenho operacional do laboratório, que faz uma análise periódica avaliando a organização e a sua eficácia e quando reconhecida, é Certificada.  Assim, o LACEN, unidade Brumado teve o reconhecimento de sua eficiência reconhecida pelo trabalho oferecido ao povo de Brumado. A administração Por Uma Cidade Cada Vez Melhor!  A Secretaria Municipal de Saúde – SESAU e o Secretário Claudio Feres estão de parabéns pela certificação, pois é o reconhecimento da dedicação de como conduzem o gerenciamento laboratorial ofertado á população.

Brumado: Sol do Apocalipse faz com que o verão continue a todo vapor

Temperaturas elevadas e índice fraco de chuvas faz com que o verão permaneça com força total

Quinta | 10.04.2014 | 10h57
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O sol brilha intensamente em Brumado, com índice de raios ultravioletas ao extremo (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Brumado bem que poderia ostentar também o título de “Cidade do Sol”, já que o astro-rei brilha intensamente no céu na maioria dos dias do ano. A tendência natural, devido ao posicionamento geográfico, de temperaturas elevadas e umidade relativa do ar abaixo do normal, que lembra o clima desértico, faz com que a capital do minério tenha uma peculiaridade atmosférica diferenciada de outros municípios da região, muitos dos quais têm índices pluviométricos muito mais satisfatórios e um clima mais ameno e agradável. O mês de abril, onde em alguns municípios como Barra da Estiva, Ibicoara, Rio de Contas e Aracatu, já se pode “curtir” um friozinho, em Brumado, a situação é totalmente contrária já que o verão continua com força total, com uma sensação térmica próxima dos 40 graus, apesar dos termômetros registrarem temperaturas em torno dos 32 graus. O índice de raios ultravioletas que é divulgado como extremo, deve contribuir para o aumento da sensação de calor, que tem no sol “apocalíptico” o seu vetor. A frase que impera na cidade é “mas que calor”, o que cria uma atmosfera de cansaço e fadiga coletiva, que certamente deve prejudicar a qualidade do trabalho de muitos. Isso ficou ainda mais evidente nesta quinta-feira (10), onde se ficou visualiza na face das pessoas a insatisfação, que deve ter sido agravada pela derrota do Flamengo na Libertadores.  O pior é que a previsão é de muito pouca chuva para os próximos dias (2mm), o que deverá aumentar ainda mais o uso do protetor solar e do consumo de líquidos e da boa e velha cervejinha dos final de semana. 

Febre Chikungunya poderá ser transmitida também pelo Aedes aegypti

Quinta | 10.04.2014 | 09h23
Autor: Informações da Agência Estado


A febre chikungunya tem sintomas semelhantes aos da dengue (Foto: Reprodução)

Velho conhecido dos brasileiros, o Aedes aegypti pode se tornar transmissor de mais uma doença no País, além da dengue e da febre amarela. Pesquisa do Instituto Oswaldo Cruz, publicada no Journal of Virology, mostra que os insetos que circulam por aqui têm alta capacidade para transmitir a febre chikungunya, provocada por vírus de mesmo nome que circula por 40 países e chegou recentemente ao Caribe. O trabalho, realizado em parceria com o Instituto Pasteur, mostrou que além do A. aegypti, o Aedes albopictus têm potencial elevado de disseminar a febre. A preocupação dos pesquisadores é maior com a proximidade da Copa do Mundo, com o aumento de turistas no País. A febre chikungunya tem sintomas semelhantes aos da dengue – dor de cabeça, febre alta, dor muscular. O que diferencia as doenças são as fortes dores nas articulações, que em alguns casos pode durar meses. O chikungunya também não provoca alterações sanguíneas, como queda de plaquetas, que leva à forma hemorrágica, no caso da dengue. Os pesquisadores começaram a investigar a transmissão do vírus depois que foram registrados os primeiros casos no Brasil, em São Paulo e no Rio, a partir de 2010. Os infectados haviam visitado a Indonésia, mas a doença não se espalhou pelo País. “Nos perguntamos se os nossos mosquitos, nas Américas, não eram suscetíveis. Fizemos o estudo com amostras de cepas isoladas na África, e em regiões dos oceanos Índico e Pacífico. Quando estávamos terminando o estudo – e concluímos o potencial de transmissão -, começou o surto nas ilhas francesas do Caribe”, afirmou o pesquisador do laboratório de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz, Ricardo Lourenço, que coordenou o estudo. “Estamos muito assustados de o vírus se espalhar pelo Brasil. Porque além de termos os mosquitos transmissores, temos uma população suscetível, que nunca teve contato com esses anticorpos”.