Produção industrial tem 2ª alta seguida e cresce 0,3% em setembro

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 15:11h

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A produção industrial brasileira cresceu 0,3% em setembro, na comparação com agosto, puxada principalmente pela produção de veículos automotores, segundo divulgou nesta sexta-feira (1) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a segunda alta mensal seguida e o melhor setembro em 2 anos. O resultado de agosto foi revisto para um avanço de 1,2%, ante leitura anterior de alta de 0,8%. No acumulado no ano, entretanto, o setor industrial ainda acumula queda de 1,4%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve alta de 1,1% em setembro, o primeiro avanço depois de 3 meses resultados negativos consecutivos nessa base de comparação. Os resultados, entretanto, ficaram abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters com economistas, de alta de 0,9% na variação mensal e de 1,9% na base anual. "Temos o crescimento na produção da indústria por dois meses consecutivos, algo que não vemos desde março e abril de 2018. A observação é que esse crescimento está concentrado em poucas atividades", afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo. No acumulado em 12 meses, a produção industrial mostrou uma redução da intensidade de perda, ao passar de -1,7% em agosto para 1,4% em setembro, mas ainda ficou acima do registrado em julho (-1,3%).

Ibicoara: espingarda chumbeira é apreendida pela Polícia

  • Brumado Urgente
  • 01 Nov 2019
  • 14:41h

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Por volta das 09h desta sexta-feira (01), em rondas na zona rural próximo ao Povoado do Brejão, foi avistado um homem portanto uma espingarda tipo chumbeira, ao perceber a aproximação da viatura o indivíduo largou a arma e fugiu em direção ao matagal, não sendo possível sua condução. A arma foi apresentada na delegacia de Ibicoara.

Navio grego suspeito no caso das manchas no Nordeste carregou 1 milhão de barris de petróleo na Venezuela

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 14:19h

(Foto: Divulgação/Delta Tankers)

O petroleiro grego suspeito de derramar o óleo que causa o maior desastre ambiental nas praias do Nordeste se chama Bouboulina. Ele carregou 1 milhão de barris do petróleo tipo Merey 16 cru no Porto de José, na Venezuela, no dia 15 de julho. Zarpou no dia 18 com destino à Malásia.As informações sobre o navio, sua carga e trajetória foram fornecidos pela agência de geointeligência Kpler, a pedido do G1, com base nos dados da Operação Mácula, desencadeada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (1º). A embarcação Bouboulina passou a oeste da Paraíba em 28 de julho, segundo um porta-voz da Kpler.As investigações do governo brasileiro apontam que a primeira mancha no oceano foi registrada em 29 de julho, a 733 km da costa da Paraíba. As primeiras praias do país afetadas foram no município paraibano de Conde em 30 de agosto. O navio Bouboulina e a empresa grega dona da embarcação foram citados na decisão judicial que autorizou o pedido de busca e apreensão em escritórios no Rio de Janeiro. De acordo com os investigadores, 2,5 mil toneladas de óleo foram derramadas no oceano. A proprietária do navio é a Delta Tankers, fundada em 2006, mesmo ano de fabricação do navio. O G1 entrou em contato com a empresa e aguarda um posicionamento. "Nós temos a prova da materialidade e indícios suficientes de autoria. O que nos falta são as circunstâncias desse crime, se é doloso, se é culposo, se foi um descarte ou vazamento" - Agostinho Cascardo, delegado da PF no Rio Grande do Norte. De acordo com o delegado Agostinho Cascardo, a Marinha do Brasil apurou que, em abril, o navio grego ficou retido nos Estados Unidos durante 4 dias por causa de problemas no filtro de descarte da embarcação.

MPRJ diz que Flordelis pode ter fraudado carta em que filho confessa ter matado pastor

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 13:11h

(Foto: Reprodução)

O Ministério Público do Rio de Janeiro aponta que a deputada federal Flordelis é suspeita de fraudar uma carta em que um de seus filhos confessa ter matado o pai, o deputado Anderson do Carmo. A informação foi divulgada pelo Jornal O Globo e confirmada pela TV Globo. Nesta quinta-feira (31), foram ouvidas, até as 20h, 22 testemunhas de acusação no processo em que dois filhos da deputada Flordelis, Lucas dos Santos e Flávio dos Santos, são réus. A audiência foi a primeira do caso, quatro meses e meio após o crime. Wagner Andrade Pimenta, mais conhecido como Mizael, filho afetivo da deputada e uma das 22 testemunhas de acusação, pediu para aguardar em local isolado até que fosse chamado à sala de depoimentos nesta quinta-feira. “Estou em busca da justiça. Hoje eu estou aqui por isso, creio que a verdade vai aparecer. Estão tentando jogar sobre mim uma culpa de um assassinato que não é verdade, que não fui eu, é uma farsa, e vai aparecer o verdadeiro mandante”, declarou Mizael. O advogado dele, Reinaldo Pereira dos Santos, disse que a medida era necessária para preservar a integridade física de Mizael, acusado de participação no assassinato em uma carta supostamente escrita pelo réu Lucas dos Santos de Souza. A parlamentar, em entrevista, já havia explicado que recebeu a carta das mãos da mulher de um preso. Na correspondência, ainda de acordo com o advogado, Lucas revela que Mizael teria oferecido a ele um emprego e um carro em troca de um “susto” na vítima, o pastor Anderson do Carmo. “A partir da divulgação dessa carta, que supostamente atribui a participação dele como mentor intelectual desse crime, achamos por bem acompanhá-lo para que se faça valer a justiça. E, principalmente, para que as provas que efetivamente constam do inquérito sejam validadas, até porque a autoridade policial já tem um entendimento relacionado à veracidade dessa carta supostamente escrita pelo réu Lucas. É basicamente não deixar que ele sofra alguma sanção ou corra o risco de ser indiciado”, disse Reinaldo dos Santos.

Operação nacional contra pirataria digital cumpre mandados na Bahia

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 12:14h

(Foto: Reprodução)

A Polícia Civil da Bahia cumpre mandados de busca e apreensão da "Operação 404" no estado, na manhã desta sexta-feira (1º). A ação tem como objetivo combater a pirataria digital em doze estados do país. Sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação ocorre simultaneamente, além da Bahia, no Amazonas, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo. Segundo a Polícia Civil da Bahia, há três alvos no estado, contudo eles não foram identificados e os nomes das cidades onde moram não foram revelados. Os mandados foram obtidos com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais com indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva. Em todo o país, as equipes dão cumprimento a 30 mandados de busca e apreensão, bloqueio e/ou suspensão de 210 sites e 100 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. Essa ação nacional de combate conta com a colaboração da ANCINE, Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), das associações proteção à propriedade intelectual no Brasil, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil (Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília - US Immigration and Customs Enforcement-ICE) e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América. No Brasil, a pena para quem prática esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa (art. 184, §3º do Código Penal Brasileiro). Ainda de acordo com a Polícia Civil, a operação denominada 404 faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou não está disponível.

Mulher paga tatuagem com sexo e agride rapaz ao notar que era filmada

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 11:17h

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Duas mulheres, de 18 e 30 anos, foram indiciadas por roubar e agredir um tatuador, de 34, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Segundo informações da polícia divulgadas nesta quinta-feira (31), uma das mulheres já conhecia a vítima previamente e pagava as sessões de tatuagem com sexo. Inicialmente, ao registrar a ocorrência na Polícia Civil, o tatuador afirmou que não conhecia a mulher e que ela teria agendado uma sessão de tatuagem. A mulher chegou ao estúdio com uma colega e ambas praticaram o roubo, ameaçando-o com uma faca. Segundo a vítima, que também afirma ter sido agredida, elas teriam levado o telefone celular, cartão de memória, duas máquinas de tatuagem, um notebook e um tênis. De acordo com informações da polícia, ao longo da investigação, porém, o tatuador voltou atrás e disse que, na verdade, já conhecia uma das mulheres. Ambos haviam firmado um acordo de que o homem faria as tatuagens e a mulher pagaria o serviço com relações sexuais dentro do local de trabalho. Os encontros duraram cerca de três meses.

Mais de 390 mil inscritos vão fazer provas do Enem na Bahia

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 10:10h

(Foto: Divulgação/Assessoria)

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 será realizada no domingo (3) em todo o país. Na Bahia, 395.437 mil inscritos vão participar do exame, segundo informação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem nesta primeira etapa, os candidatos vão fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tempo para a realização das 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e a redação será 5h30. Os portões abrem às 12h, fecham às 13h e o início das provas será às 13h30. Para ajudar na preparação para o Enem, muitos estabelecimentos e entidades de Salvador organizaram aulões. Alguns são gratuitos, enquanto outros são pagos. Clique aqui e confira a lista do G1 com os aulões programados na cidade. Os candidatos do Enem devem ficar atentos pois só serão permitidas canetas pretas de tubo transparente. Além disso, alguns objetos não poderão ser levados nos dias das provas. Celulares e objetos eletrônicos devem ser desligados e guardados em envelopes lacrados. A segunda etapa das provas será realizada no domingo seguinte, no dia 10 de novembro. Nessa data, os candidatos farão provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O gabarito oficial deve ser divulgado no dia 13 de novembro e resultado individual está previsto para sair em janeiro de 2020. Do total de inscritos na Bahia, 248.859 mil são mulheres e 146.578 mil são homens. As pessoas com idades entre 21 a 30, na Bahia, são maioria no Enem deste ano. Elas correspondem a 30,4% (120.204) dos inscritos. A capital baiana foi a que teve o maior número de inscritos no estado, totalizando 87.894 candidatos. Seguido de Salvador, se destacam no número de participantes as cidades de Feira de Santana, com 26.116 inscritos, e Vitória da Conquista, com 15.081 candidatos. A maior parte dos candidatos confirmados é negra: 51,1% se autodeclararam pardos e 28,4%, pretos.

Ativista Greta Thunberg rejeita prêmio ambiental no valor de R$ 210 mil

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 09:05h

(Foto: Nicholas Kamm / AFP)

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg rejeitou nesta terça-feira (29) um prêmio ambiental, dizendo que o movimento climático não precisava de um prêmio, mas que as autoridades estão começando a "ouvir" a "ciência". A jovem sueca, que reuniu milhões de pessoas em seu movimento Sextas para o Futuro, foi homenageada em uma cerimônia em Estocolmo organizada pelo Conselho Nórdico, um órgão regional de cooperação interparlamentar. Thunberg foi indicada por sua ação pela Suécia e Noruega e ganhou o prêmio ambiental anual da organização. Mas, após o anúncio, um dos representantes da honraria disse ao público que ela não aceitou o prêmio ou a soma de 350.000 coroas dinamarquesas (cerca de € 46.800, ou R$ 210.000), informou a agência de notícias TT."O movimento climático não precisa de outros prêmios", postou Greta Thunberg em sua conta no Instagram, direto dos Estados Unidos. "O que precisamos é que nossos políticos e as pessoas no poder comecem a ouvir os dados científicos existentes [sobre as mudanças climáticas]".

SUS passa a oferecer tratamento contra a diabetes e problemas relacionados à doença

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 08:10h

(Foto: Tesa Robbins/Pixabay)

Uma nova lei sancionada nesta quarta-feira (30) estabelece uma nova Polícia Nacional de Prevenção do Diabetes. O Sistema Único de Saúde (SUS) agora é responsável pelo tratamento da doença e também pelos problemas causados por ela. O diabetes é causado pela baixa produção do hormônio insulina, que controla a quantidade de açúcar no sangue. De acordo com o texto, de autoria do senador Jorge Kajuru, o governo fará campanhas de conscientização sobre a necessidade de medir os níveis de glicemia da população. A lei foi aprovada por Hamilton Mourão, enquanto estava no exercício do cargo de presidente. O general vetou um ponto do texto que obrigava a disponibilização pelo SUS de exames com resultado imediato, como a glicemia capilar, furo feito no dedo do paciente para medir o índice glicêmico. O senador Jorge Kajuru disse, durante a votação no Congresso, que os pacientes passam a ter direito às cirurgias, como a bariátrica, e remédios para o tratamento, como a insulina. Mais de 13 milhões de pessoas têm diabetes no Brasil.

Aos 61 anos, mulher dá à luz bebê e realiza sonho de ser mãe em Londrina

  • G1
  • 01 Nov 2019
  • 07:06h

(Foto: Reprodução/RPC)

Com 61 anos, a técnica em enfermagem Ana Maria Pontelo Moreira engravidou e deu à luz um menino em Londrina, no norte do Paraná, na quarta-feira (30). Depois de cinco anos de tratamento, ela não desistiu do sonho de ser mãe. “É um sonho realizado. O tratamento não foi fácil porque tem que tomar hormônios, gasta bastante e também tem muita gente que não acredita. Estou muito feliz”, conta emocionada Ana Maria. Ana Maria diz que antes de decidir pela fertilização in vitro ficou na fila para adotar uma criança. Depois de se separar do marido, ela decidiu engravidar. “Como fazia muitos cursos, faculdade e trabalhava o sonho foi adiado. Mas, em 2014 comecei o tratamento de fertilização porque não tenho parceiro. A gestação foi tranquila, só tive um problema na coluna, mas fiz tratamento com ortopedista, pilates e fisioterapia. Tirando isso, foi tudo tranquilo”, diz Ana Maria. O bebê, chamado de Ian, nasceu com 47,5 centímetros e 3,4 quilos. O médico obstetra que acompanhou Ana Maria durante as 39 semanas de gestação explica que pela idade da técnica em enfermagem a gravidez poderia ser de risco. “Atualmente, a medicina dá essa opção. Antigamente, aos 40 ou 43 anos a vida obstétrica da paciente estava encerrada. Mas, agora as mulheres querem trabalhar mais, estudar mais, às vezes tem o segundo casamento. A medicina oferece a opção de fertilidade, está mais acessível e há faculdades que oferecem isso gratuitamente. Além disso, o pré-natal também evoluiu”, diz o médico João Cafaro Goes Filho.

São-paulino é espancado por 20 palmeirenses em posto

  • G1
  • 31 Out 2019
  • 20:28h

(Foto: Reprodução)

Um torcedor do São Paulo foi espancado por um grupo de integrantes da torcida do Palmeiras, por volta das 23h desta quarta-feira (30), perto da estação Vila Clarice da CPTM em Pirituba, na Zona Norte de São Paulo. Ninguém foi preso. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a agressão. Vídeo gravado por câmera de segurança mostra o torcedor, de 43 anos, sendo agredido por cerca de 20 homens. Ele chega a desmaiar e, mesmo caído no chão, recebe chutes e golpes de barras de metal na cabeça. O vídeo mostra ainda um homem agredindo a vítima na cabeça mesmo desmaiada, sem defesa. Ainda de acordo com a PM, policiais foram chamados para atender a uma ocorrência de tumulto. Quando a viatura chegou ao local, os agressores tinham fugido. Antes disso, a CPTM informou que um grupo de torcedores do São Paulo invadiu a estação Vila Clarice e agrediu torcedores do Palmeiras (leia nota completa abaixo). Os times de futebol Palmeiras e São Paulo disputaram uma partida no estádio Allianz Park, na Zona Oeste de São Paulo, na noite de quarta. Outros dois torcedores do São Paulo também foram agredidos, mas foram liberados com ferimentos leves, mas as agressões não foram registradas pela câmera de segurança. De acordo com a polícia, o torcedor é integrante da Velha Guarda da Torcida Independente, do SPFC. Ele quebrou os dois braços e teve ferimentos na cabeça, mas já teve alta do hospital. Em depoimento, o homem disse que assistiu um jogo com amigos em um bar e, ao final da partida, foram de carro buscar um amigo na estação da CPTM . Ainda de acordo com o relato, desembarcaram muitos palmeirenses e os são paulinos correram, mas esse torcedor ficou para trás. O caso foi registrado no 33º Distrito Policial - Vila Mangalot.

'Quem quer que fale de AI-5 está sonhando', diz Bolsonaro sobre declaração do filho Eduardo; 'Se ele falou isso, lamento'

  • G1
  • 31 Out 2019
  • 19:35h

(Foto: Reprodução)

O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta quinta-feira (31) a fala do filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobre a possibilidade de um novo AI-5 caso a esquerda radicalize. O presidente lamentou a declaração de Eduardo e disse que quem fala em AI-5 "está sonhando". A possibilidade de um novo AI-5 foi mencionada por Eduardo em entrevista para a jornalista Leda Nagle, divulgada nesta quinta no canal dela no YouTube. A fala gerou reações contrárias de entidades da sociedade civil e de políticos. O Ato Institucional número 5 (AI-5), editado em 1968, durante a ditadura militar, é considerado a medida mais repressora do período. Resultou na cassação mandatos políticos e suspensão de garantias constitucionais. Ao deixar a residência oficial do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro foi questionado se concorda com um novo AI-5 e se a possibilidade está em estudo. "O AI-5 já existiu no passado, em outra Constituição, não existe mais. Esquece. Vai acabar a entrevista aqui. Cobrem deles. Quem quer que seja que fale em AI-5, está sonhando. Está sonhando! Não quero nem que dê notícia nesse sentido aí", respondeu o presidente. Em seguida, os jornalistas perguntaram se o presidente vai cobrar o filho por causa da declaração sobre o AI-5. "Cobre você dele. Ele é independente. Tem 35 anos, se não me engano [...] Se ele falou isso, que eu não estou sabendo, lamento. Lamento muito", afirmou Bolsonaro.

'Encontramos coisas chocantes', diz promotora sobre operação contra pedofilia

  • Bahia Noticias
  • 31 Out 2019
  • 18:25h

(Foto: Reprodução)

A promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ana Emanuela Cordeiro Rossi Meira, disse que a operação contra o crime de pedofilia na Bahia, deflagrada nesta quinta-feira (31) (veja aqui), encontrou “coisas chocantes para toda a sociedade”. “Esse tipo de combate é importantíssimo para a paz social”, disse, em coletiva na sede do MP-BA, no bairro de Nazaré, em Salvador. Foram feitas 11 prisões em flagrante, sendo cinco em Salvador e seis no interior. Na operação, denominada de Dirty Web, vários vídeos e fotografias pornográficas foram apreendidos. A investigação surgiu após uma denúncia em Itamaraju. Os criminosos usam aplicativos como WhatsApp para trocar mensagens. “Existe um farto arcabouço probatório”, disse Ana Meira. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Salvador, Alagoinhas, Aratuípe, Baianópolis, Cruz das Almas, Feira de Santana e Simões Filho. Na capital baiana, a força-tarefa esteve nos bairros de Castelo Branco, Cidade Nova, Vila Laura, Plataforma, Tororó, Santa Cruz, Itapuã, Paralela e São Marcos.

Moto vai parar embaixo de veículo e condutor fica ferido em colisão com Fiat Punto no Bairro Jardim Brasil

  • Brumado Urgente
  • 31 Out 2019
  • 18:22h

A motocicleta foi parar debaixo do veiculo (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Brumado vem tendo um desenvolvimento muito positivo em vários setores, promovendo grandes desafios que fazem parte do progresso de uma cidade. Um desses setores que vem mais mostrando a necessidade de um grande enfrentamento é o sistema viário da cidade, que, devido ao grande aumento do número de veículos, necessita de constantes atualizações e ampliações, sendo que a sinalização é um dos mais urgentes. Uma das comprovações mais emblemáticas disso é o grande número de acidentes, sendo que a maioria deles envolve motociclistas. Por volta das 17h desta quinta-feira (31), um novo acidente ocorreu no Bairro Jardim Brasil, no cruzamento entre as ruas Ceará e Sergipe, envolvendo um Fiat Punto branco e uma motocicleta CG Honda Titan vermelha. Segundo informações colhidas pela nossa equipe o motociclista, que foi parar embaixo do veículo, acabou se ferindo, tendo sido levado pela equipe do SAMU 192 para receber atendimento médico no Hospital Magalhães Neto. A Polícia Militar e agentes do SMTT estiveram no local e controlaram o tráfego como também fizeram a apuração das causas da colisão.

A Polícia Militar esteve presente no local (Foto: Jéssica Ferreira)

Qualificação dos profissionais de enfermagem que atuam no setor de emergência do HMPMN confirma a grande evolução da Saúde em Brumado

  • Ascom | PMB
  • 31 Out 2019
  • 17:55h

(Foto: Ascom | PMB)

Os procedimentos em alta complexidade requerem, cada vez mais, uma especialização constante dos profissionais que atuam nessa área, sempre tendo na valorização da vida o objetivo principal. Consciente disso, a Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo um planejamento muito efetivo, o qual tem na UTI, uma de suas vertentes mais importantes. Neste contexto, foi realizada nesta semana, a qualificação dos profissionais que atuam no setor de emergência do HMPMN , a qual teve uma avaliação muito positiva, já que novos conceitos e metodologias foram expostos, o que irá melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados. A especialização foi realizada em parceria com a ELLO UTI, empresa que coordena as ações da unidade que está situada no Hospital Municipal Magalhães Neto. Segundo o secretário municipal de saúde, Claudio Feres, as especializações são muito importantes e continuarão a ser realizadas de forma periódica, buscando sempre a otimização da Saúde Pública em Brumado.