Brasil: Homem é preso suspeito de quebrar a perna do filho de 11 meses com um pisão

  • G1
  • 27 Nov 2019
  • 19:06h

( Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Policiais Civis da 58ª DP (Posse) prenderam nesta quarta-feira (27) um homem suspeito de torturar o próprio filho, um bebê de 11 meses de idade. De acordo com as investigações, no último dia 23, Claudinei Lourenço Costa da Silva deu um pisão no filho que fraturou o fêmur da criança. O golpe foi dado após uma discussão entre Claudinei e a companheira dele. A polícia afirma que o homem tentou esconder a fratura causada no bebê, trocando a roupa da criança e colocando uma calça comprida. Isso teria agravado agravado as lesões e retardado o atendimento médico do neném. O caso segue sendo investigado para apurar a prática de outras agressões contra a criança.

 

Maioria no TRF-4 vota por manter condenação de Lula no caso do sítio e elevar pena

  • G1
  • 27 Nov 2019
  • 18:04h

(Foto: Reprodução)

A maioria dos desembargadores da oitava turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votou pela condenação em 2ª instância do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia nesta quarta-feira (27). O relator da Lava Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, votou pelo aumento da sentença para 17 anos, um mês e 10 dias. O desembargador Leandro Paulsen acompanhou integralmente o voto. Lula havia sido condenado em 1ª instância, em fevereiro de 2019, a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A sentença em 2ª instância do caso no TRF-4, em julgamento nesta quarta-feira ainda depende do voto do desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Luz.

Aprovados no Concurso Público na área de Saúde tomam posse na Prefeitura de Brumado

  • Ascom | PMB
  • 27 Nov 2019
  • 18:04h

(Foto: Ascom | PMB)

Devido à crescente demanda do setor de saúde pública, a Administração Municipal vem realizando sistemáticos processos seletivos, os quais objetivam a contratação de novos profissionais para atuar no setor. Nesse contexto, na manhã desta quarta-feira (27), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Brumado, foi realizada a posse dos novos concursados que foram aprovados no último certame realizado. Composto por técnicos de enfermagem, laboratório e enfermeiros, os novos membros da SESAU foram recepcionados pelos secretários Claudio Feres (Saúde) e João Nolasco (Administração). Na oportunidade foram dadas as boas vindas e também foram dadas informações importantes para conclusão do processo de efetivação. Com isso o quadro de funcionários foi ampliado para melhorar ainda mais os serviços oferecidos à população.

Banco de dados com 1,2 bilhão de registros está exposto na internet

  • G1
  • 27 Nov 2019
  • 17:09h

(Foto: Stanislav Skopal/Freeimages.com)

Os pesquisadores de segurança Bob Diachenko e Vinny Troia identificaram um banco de dados completamente exposto na web com 1,2 bilhão de registros. O servidor foi encontrado sem nenhuma proteção de senha ou limitação de acesso, o que caracteriza um vazamento de dados. O servidor foi retirado do ar após uma denúncia ao FBI, mas o órgão policial não comentou sobre nenhuma medida. O servidor estava alocado na plataforma do Google Cloud, que qualquer empresa pode contratar para armazenar ou processar informações — em outras palavras, não é possível afirmar que os dados pertenciam ao Google. O banco de dados possuía cerca de 622 milhões de endereços de e-mail e 50 milhões de números de telefone. Cada registro podia ou não trazer outras informações, entre as quais a localização geográfica, o campo de atuação profissional, uma minibiografia e links para perfis em redes sociais, principalmente do LinkedIn. No total, 4 terabytes de informações estavam expostas. Acredita-se que o servidor reunia quatro conjuntos de dados, sendo três da People Data Labs (PDL) e um da OxyData. Ambas são empresas especializadas no fornecimento de informações para marketing e recrutamento. As duas empresas negaram responsabilidade sobre o servidor. A PDL admitiu, porém, que um de seus produtos pode ter sido usado para abastecer o banco de dados exposto. Os detalhes da coleta desses dados são desconhecidos. Acredita-que que os cadastrados correspondem a informações de perfis redes sociais, que podem ser extraídas com uma técnica conhecida como "scraping" ou "raspagem de dados".

Juro do cheque especial cai e do cartão de crédito sobe em outubro

  • G1
  • 27 Nov 2019
  • 16:08h

(Foto: Reprodução)

Os juros bancários médios cobrados no cheque especial recuaram em outubro, enquanto que as taxas cobradas no cartão de crédito rotativo registraram elevação, de acordo com informações divulgadas pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira (27). Nas duas linhas de crédito, as taxas continuaram acima de 300% ao ano.

  • O juro médio do cartão de crédito rotativo para pessoas físicas subiu de 307,8% ao ano, em setembro, para 317,2% ao ano, em outubro deste ano. Na parcial deste ano, o crescimento foi de 31,8 pontos percentuais, pois a taxa estava em 285,4% ao ano no fim de 2018.
  • Já a taxa média do cheque especial, de acordo com a instituição, recuou de 307,6% em setembro para 305,9% em outubro de 2019. Nos dez primeiros meses deste ano, porém, houve uma queda foi de 6,7 pontos percentuais – pois a taxa somava 312,6% ao ano no fim de 2018.

    Apesar de as taxas de juros do cheque especial e do cartão de crédito rotativo terem permanecido acima de 300% ao ano em outubro, o Banco Central observou que outras linhas de crédito, como consignado (desconto em folha de pagamentos) e aquisição de veículos, por pessoas físicas e jurídicas, tiveram redução e chegaram ao piso histórico, ou perto disso.

  • o juro médio do crédito consignado (desconto na folha de pagamentos) de pessoas físicas recuou de 21,4% ao ano em setembro para 20,9% ao ano em outubro - menor patamar da série histórica, iniciado em janeiro de 2004. Deste modo, atingiu o menor nível em quase 25 anos. O BC informou que essa modalidade de crédito responder por cerca de 1/3 do volume total disponibilizado para pessoas físicas.
  • a taxa bancária média para aquisição de veículos, por pessoas físicas, caiu de 19,8% para 19,7% ao ano de setembro para outubro, perto da mínima histórica. Segundo BC, esse patamar está, 0,2 ponto percentual acima do menor nível da série histórica, iniciado em junho de 2000. Na compra de veículos, por empresas, a taxa recuou para 12,4% ao ano em outubro, o menor patamar da série histórica, iniciada em março de 2011.
  • os juros médios em linhas de capital de giro, para empresas, recuou de 15,7% ao ano, em setembro, para 15,2% ao ano em outubro - o menor nível da série histórica, que começou em junho de 2000.

Brumado: Acontece em dezembro, mais uma edição do 'Futebol Solidário' com jogadores profissionais e amadores

  • 27 Nov 2019
  • 15:25h

No dia 08 de dezembro acontece em Brumado, a terceira edição do "Futebol Solidário" com jogadores amadores e profissionais que representam clubes do Brasil e do Mundo. O evento acontece no campo Society da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a partir das 09 horas da manhã. Como em todos os anos, o objetivo do encontro entre jogadores de Brumado e Região é, além de uma confraternização entre amigos, arrecadar alimentos não perecíveis para ser doados à famílias carentes. Na última edição realizada em 2018, foram arrecadados cerca de 800 kg de alimentos e cerca de 150 famílias de Brumado foram beneficiadas. Segundo os organizadores, a expectativa deste ano é arrecadar 1 tonelada de alimentos. Para esta edição, a organização já anunciou as presenças de jogadores famoso como: Alan Pinheiro, do futebol japonês; Norberto e Willian Farias, do Sport; Artur do clube Columbus dos Estados Unidos; Éder Silva, ex-Bragantino e Paulo Emílio, ex Bahia. Segundo o radialista André Luiz, com os alimentos arrecadados serão montadas cestas básicas para serem doadas a famílias carentes do município. "Estamos chegando na terceira edição, e como no ano passado, esperamos arrecadar mais um pouquinho. Quem sabe uma tonelada? Esse é um evento solidário, leve seu quilo de alimento e ajude uma família carente de nossa cidade, além do mais, vai ser um momento de você conhecer os jogadores que hoje participam do futebol brasileiro e mundial", destacou Luiz. Por tanto, todos convidados para o dia 08 de dezembro na sede da AABB de Brumado, às 09 horas da manha para o 3ª Futebol Solidário.

Governo autoriza mais 57 agrotóxicos, sendo 2 inéditos; total de registros em 2019 chega a 439

  • G1
  • 27 Nov 2019
  • 15:09h

(Foto: Agência Brasil)

Ministério da Agricultura publicou nesta quarta-feira (27) a autorização do registro de mais 57 agrotóxicos. Já são 439 novos produtos liberados em 2019, permanecendo como o maior ritmo de liberação da história. Do total liberado nesta quarta, são 55 genéricos de princípios ativos já autorizados no Brasil e 2 produtos inéditos (um biológico e outro com baixa toxicidade). Com o anúncio desta quarta-feira, o número de registros chega próximo aos 450 novos agrotóxicos autorizados em 2018, até agora o maior número da série histórica, iniciada em 2005. No mesmo período do ano passado, o governo havia registrado 374 agrotóxicos. O atual ritmo de liberação provocou reação de entidades ligadas a defesa do meio ambiente, que entraram na Justiça contra algumas dessas medidas. Na semana passada, um juiz federal do Ceará suspendeu provisoriamente o registro de 63 agrotóxicos autorizados no dia 17 de setembro. Entre as novidades anunciadas pelo Ministério da Agricultura está um defensivo agrícola biológico à base da vespa Telenomus podisi, que poderá ser usado na agricultura brasileira para combater o percevejo marrom, uma importante praga da cultura de soja. "O percevejo marrom é uma praga de grande importância na cultura da soja, que só contava com opções químicas para o seu controle. Esta vespa parasita ovos do percevejo marrom favorecendo uma diminuição populacional da praga e aumentando o número de inimigos naturais no campo", explicou, em nota, o coordenador de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Carlos Venâncio. Outro novo agrotóxico aprovado é um produto de baixa toxicidade formulado à base de óleo de casca de laranja, ele é um inseticida e fungicida que poderá ser usado para combater o pulgão em pequenas culturas como alface. O produto é autorizado nos Estados Unidos e não tem registro na União Europeia.

Mensagens de grupos de WhatsApp poderão ser programadas para sumirem

  • Uol
  • 27 Nov 2019
  • 14:06h

(Foto: Reprodução)

O WhatsApp está trabalhando novamente o recurso de excluir mensagens após tempo determinado em sua nova versão. Recentemente, o aplicativo de mensagem enviou uma nova atualização através do Programa Beta do Google Play, chegando à versão 2.19.348. As informações são do WABetaInfo, site especializado em antecipar lançamentos do mensageiro. A função já vinha sendo trabalhada desde a atualização 2.19.348 e agora teve avanços nos testes. O objetivo da ferramenta é permitir ao usuário enviar mensagens que serão apagadas automaticamente pelo aplicativo com tempo pré-estabelecido pelo autor do conteúdo. Inicialmente, a função estaria disponível apenas para grupos, mas o site acredita que será estendida para conversas privadas. Na versão mais antiga dos testes, o tempo programado para a mensagem desaparecer era de 5 segundos a uma hora. Agora, as opções aparecem entre uma hora e um ano. 

Prazo para receber a 1ª parcela do 13º salário termina na sexta

  • G1
  • 27 Nov 2019
  • 13:09h

(Foto: Reprodução)

Termina na sexta-feira (29) o prazo para que as empresas paguem aos seus funcionários o adiantamento da primeira parcela do 13º salário. O prazo estabelecido em lei é até o dia 30 de novembro, mas como cai em um sábado, o empregador deve antecipar o pagamento para o último dia útil do mês. A segunda parcela, por sua vez, precisa ser depositada na conta dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º nas férias, contudo, não recebem a primeira parcela agora (pois já receberam), apenas a segunda. A primeira parte representa metade do salário que o funcionário ganha. O pagamento do 13º salário é feito com base no salário de dezembro, exceto no caso de empregados que recebem salários variáveis, por meio de comissões ou porcentagens – nesse caso, o 13º deve perfazer a média anual dos valores. Cabe ao empregador a decisão de pagar em uma ou duas parcelas. No caso de ser apenas em uma única vez, o pagamento deve ser feito até o dia 29. Caso o empregador não respeite o prazo do pagamento, será autuado por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho no momento em que houver fiscalização, o que gerará uma multa de R$ 170,25 por empregado. Quem não receber a primeira parcela até a data limite deve procurar as Superintendências do Trabalho ou as Gerências do Trabalho para fazer a reclamação. Outra opção é buscar orientação no sindicato de cada categoria. O Imposto de Renda e a contribuição ao INSS incidem sobre o 13º salário. Os descontos ocorrem na segunda parcela sobre o valor integral do 13º salário. Já o FGTS é pago tanto na primeira como na segunda parcela. O pagamento do 13° salário deve injetar R$ 214,6 bilhões na economia, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O número de pessoas com direito ao benefício soma 81 milhões, dos quais 61% são empregados formais (49 milhões de pessoas) e 37,7% (30,5 milhões) são aposentados e pensionistas da Previdência Social (INSS). O valor médio do 13º salário que será pago em 2019 é estimado em R$ 2.451.

Carteira verde e amarela: STF cobra explicações de Bolsonaro sobre projeto

  • UOL
  • 27 Nov 2019
  • 12:04h

(Imagem: Getty Images/iStockphoto)

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia cobrou explicações "com urgência" do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, sobre a "carteira verde e amarela", programa de empregos anunciado pelo governo no dia 11 de novembro. A decisão foi tomada em ação de inconstitucionalidade movida pelo Solidariedade, que questiona o novo modelo de contratação. O pacote Verde Amarelo é destinado a jovens de 18 a 29 anos e busca gerar 1,8 milhões de empregos até o fim de 2022, quando perderá a validade. A contratação se daria por uma redução de 30% a 34% dos custos ao empregador, que teria desoneração da folha de pagamento (redução de pagamento de impostos). Nesta modalidade de contratação, as empresas terão isenção da contribuição patronal do INSS e a multa do FGTS cairá de 40% para 20%, desde que o empregador e o empregado cheguem a um acordo comum no momento da contratação. A redução da multa do FGTS é um dos pontos questionados pelo Solidariedade. Segundo o partido, a carteira "verde e amarela" do governo entra em "direta colisão" com as garantias trabalhistas estabelecidas pela Constituição Federal. A legenda diz que o governo, ao anunciar o novo projeto, cria uma nova classe de trabalhadores sem ter autorização para isso. "Por certo, a Constituição Federal não autoriza um regime de contrato de trabalho especial, extraordinário e cujos critérios sejam livremente estabelecidos pelo legislador infraconstitucional", afirma o partido. "Nenhuma Lei, e muito menos uma Medida Provisória, poderá dispor condições contratuais inferiores ao previsto no artigo 7º. da Constituição Federal, sob pena de violá-la". O Solidariedade pede a Cármen que expeça uma liminar suspendendo as regras questionadas do programa. Em despacho, a ministra cobrou do Planalto e do Congresso mais informações sobre a carteira "verde e amarela" antes de tomar uma decisão. "Determino que sejam requisitadas, com urgência e prioridade, informações ao Presidente da República e ao Presidente do Congresso Nacional, a serem prestadas no prazo máximo e improrrogável de cinco dias", determinou. Os ofícios foram expedidos na segunda-feira, 25. 

Velório de Gugu será realizado nesta quinta em São Paulo e aberto ao público

  • Bahia Notícias
  • 27 Nov 2019
  • 11:06h

(Foto: Reprodução)

O corpo do apresentador Gugu Liberato já foi liberado para retornar ao Brasil. De acordo com O Dia,  ele embarcará para o Brasil no voo AD 8707, nesta quarta-feira (27), às 19:15h, na companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Os familiares do apresentador estarão no mesmo voo e a chegada será no aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 6h05 da manhã de quinta-feira (28). Ainda segundo a nota, após cumprir todos os trâmites legais, seguirá para a ALESP em carro funerário, com vidros escuros. Às 12h de quinta-feira, o velório será aberto e se estenderá até às 10 horas da manhã de sexta-feira (29), quando o corpo seguirá em carro de bombeiros para o Cemitério Gethsêmani, no Morumbi. O sepultamento será no jazigo da família.

Petrobras eleva em 4% preço da gasolina nas refinarias

  • G1
  • 27 Nov 2019
  • 10:08h

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

A Petrobras elevou o preço da gasolina nas refinarias em cerca de 4% nesta quarta-feira (27), na segunda alta em pouco mais de uma semana, em meio à valorização do dólar em relação ao real. Com a alta, o combustível atingiu cerca de R$ 1,91 por litro, segundo informou a petroleira estatal em seu site. O diesel, em contrapartida, foi mantido estável. O repasse de ajustes de valores nas refinarias aos consumidores finais nos postos depende de diversos fatores, como margens de revendedoras e distribuidoras, misturas de biocombustíveis e impostos. O último reajuste tinha sido feito no dia 19, quando o preço da gasolina foi elevado em 2,8%, após mais de 50 dias sem alterações no preço. Na véspera, o dólar fechou em alta de 0,63%, a R$ 4,2394, renovando máxima nominal. Com a disparada dos últimos dias, a moeda dos EUA acumula alta de 5,73% ante o real na parcial do mês. No ano, o avanço é de 9,43% frente ao real.

Projeto de Lei prevê expansão de CNH gratuita para todo o Brasil

  • UOL
  • 27 Nov 2019
  • 09:08h

(Foto: Reprodução)

Atualmente adotada em sete Estados Brasileiros - Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul -, a CNH Social (ou gratuita) pode se expandir por todo o território brasileiro dentro de pouco tempo. Pelo menos é isso o que pretende alcançar o Projeto de Lei 3904/2019, de autoria do deputado federal Emerson Miguel Petriv, também conhecido como Boca Aberta, do PROS/PR. A intenção do PL apresentado pelo deputado Boca Aberta é garantir acesso ao documento, principalmente para fins profissionais, à parcela da população que não tem condições de arcar com os quase R$ 2 mil necessários para tirar a habilitação nas categorias A ou B. Em entrevista para o UOL Carros o deputado explicou qual a principal intenção do projeto, que rotulou de "arroz com feijão" e "viável de se fazer". Para Boca Aberta, a aprovação do PL será fundamental até na luta contra o desemprego. "Esse projeto é 'arroz com feijão', mas importante para levar a gratuidade às pessoas de baixa renda. Aqui no Paraná, por exemplo, você gasta mais ou menos R$ 3 mil. É muito caro para o trabalhador, para a trabalhadora e para os filhos deles. Hoje vai todo mundo de pé e apertado no ônibus, que mais parece uma lata de sardinha", comparou. "A habilitação há muito tempo é um meio de você arrumar um emprego também, assim como você mexer na internet hoje é um fator preponderante para isso. Para ter uma rendinha e conseguir ganhar um pouco mais é necessário ter habilitação. O projeto vem de encontro ao anseio da sociedade e vai beneficiar milhares de centenas de famílias. Está aprovado em outros Estados e é viável de se fazer", emendou o paranaense. O projeto, que garante aos cidadão de baixa renda o direito de tirar a carteira de habilitação sem arcar com qualquer custo, tem alguns requisitos básicos que precisam ser avaliados antes da concessão. Além da necessidade de comprovar que vive em uma condição de baixa renda, o cidadão que pleitear a CNH Social precisará se enquadrar dentro das seguintes especificações: - Ter idade mínima de 18 anos para a categoria B, que permite condução de veículos com até 8 passageiros; - Possuir 21 anos no mínimo, ou dois anos de carta com categoria B, para também ser liberado a usufrui- Ter concluído o nível básico da educação, ou seja, saber ler e escrever; - Possuir renda familiar de 2 a 3 salários mínimos por pessoa. Exames complementares para a emissão da CNH, como os psicotécnicos, médicos e de aptidão física também seriam contemplados pela gratuidade de acordo com a ideia do deputado paranaense. Para ser aprovado na Câmara, o Projeto de Lei será analisado previamente por órgãos de diferentes setores, como Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Constituição de Justiça e de Cidadania

Imperdível: Confira a Black Week das Óticas Sol, óculos com 50% de descontos

  • 27 Nov 2019
  • 08:21h

Com 42 anos de experiência de mercado e excelente atendimento, as Óticas Sol realizam durante toda esta semana a Black Week. Somente esta semana a ótica dará descontos de 50% em toda a sua linha de óculos. E o que é melhor; parcelando em até 10 vezes no cheque ou cartão, está imperdível! São óculos das melhores e maiores grifes mundiais com descontos nunca vistos. A Óticas Sol fica situada na Rua Euclides da Cunha, 65 – Centro, fone 3441-1396, em Brumado.

Operação conjunta descobre fraude em posto de combustíveis em Vitória da Conquista

  • DRFR de Vitória da Conquista
  • 27 Nov 2019
  • 07:58h

(Foto: DRFR de Vitória da Conquista)

Uma ação conjunta da Polícia Civil (DRFR), Departamento de Polícia Técnica, Secretaria da Fazenda e IBAMETRO, deflagrada na manhã de hoje, culminou com a descoberta de fraude na venda de combustíveis em um posto situado no Km 827 da BR-116, no município de Vitória da Conquista.Mecanismos engenhosos foram criados para fraudar a quantidade e qualidade dos combustíveis comercializados pelo posto, causando aos consumidores sérios prejuízos financeiros e graves danos à mecânica dos veículos.  Um inquérito policial foi instaurado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos para apurar a prática de crime contra a ordem econômica e o delito de fraude processual.  O gerente do posto evadiu-se de Vitória da Conquista,  mas foi localizado por uma equipe da Polícia Militar Rodoviária Estadual no município de Caetité, onde foi devidamente interrogado na Delegacia de Polícia Civil local. O proprietário do estabelecimento deverá se apresentar na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista nos próximos dias, onde também será interrogado.