Roteadores são usados para roubar dinheiro na internet; proteja-se

  • 30 Ago 2015
  • 15:03h

(Foto: Reprodução)

Você sabia que um roteador corre o risco de ter invasões? Os ataques remotos direcionam para sites falsos e conseguem capturar facilmente dados e senhas de banco dos usuários. A informação foi divulgada na quinta-feira (26) durante a 5ª Conferência Latino-americana de Analistas de Segurança, em Santiago, no Chile. Segundo o site 'TechTudo', a invasão acontece quando o hacker consegue controlar remotamente o roteador do usuário e direcionar a navegação para um DNS que ele pode administrar. O DNS (Domain Name System) é o sistema que traduz o endereço digitado, levando-o ao site que deseja acessar. O criminoso redireciona os sites de banco banco, por exemplo, mostrando páginas falsas - mas iguais às originais - e fica esperando o usuário digitar as senhas."Cerca de 20 DNS maliciosos aparecem por mês no Brasil. A maioria é usada para roubar dados de contas bancárias ou clonar os cartões de usuários”, relata Fabio Assiolini, Analista Sênior de Malware daKASPERSKY Lab Brasil. Outro tipo de golpe, ainda mais sofisticado, envolve o sequestro dos servidores dos provedores de Internet ou de um site específico.

 

Dicas dadas por especialistas:

1. Nunca use a senha padrão do seu roteador. Após a instalação, mude e troque com frequência, usando combinações complexas. Nada de "123456" ou "password". 
2. Não confie no serviço de DNS que vem por padrão no seu roteador. Prefira outros mais confiáveis, como do Google e OpenDNS. Vá nas configurações do roteador e troque.
3. Mantenha os seus dispositivos de rede atualizados com a versão mais recente do firmware.
4. Se possível, compre seu próprio roteador, novo e atualizado.
5. Use um software de proteção que consiga identificar a ameaça antes que ela aconteça. AlgunsANTIVÍRUS conseguem checar os certificado digitais durante a navegação na Internet e comparam se há diferença entre o original e falso. O programa bloqueia a conexão e avisa para o usuário que se trata de um golpe.


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.