Jequié registra mais 02 casos de Covid-19 e vai a 21 no total

  • Redação
  • 21 Abr 2020
  • 08:14h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais e estaduais, vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde relativo às estratégias de enfrentamento do Covid-19, reafirmando a importância de todas as medidas preventivas que já vêm sendo executadas, no âmbito do município. Estes são os dados atualizados referentes ao Boletim Epidemiológico do Coronavírus, em Jequié, que registrou, até às 19h desta segunda-feira, 20, mais dois casos positivos de Covid-19, detectados via testes rápidos, e aguardam a contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador.

Com apenas 5 casos confirmados da Covid-19, Cuba

  • UOL
  • 20 Abr 2020
  • 20:09h

Foto: Ariel Cecilio Lemus/Granma

Segundo dados oficiais do governo cubano, a ilha possui cinco casos confirmados do novo coronavírus, pandemia que já afeta 124 nações.  O último caso é de um cubano, de 63 anos, residente em Havana. Ele regressou da Espanha em 11 de março e no dia seguinte apresentou sintomas. Outro cubano, residente em Santa Clara, também está com a doença. Além deles, três italianos estão internados no país caribenho, um deles, com 61 anos, se encontra em estado grave. Assim são cinco os casos de Covid-19 em Cuba. O medicamento cubano ‘Interferon alfa 2B’ (IFNrec), produzido desde 25 de janeiro na fábrica cubana Chang-Heber, localizada na cidade de Changchun, província de Jilin, na China, tem sido usado com eficiência para combater os sintomas da doença. O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, destacou a relevância do trabalho entre os dois países. “Nosso apoio ao governo chinês e ao povo em seus esforços para combater o coronavírus”. Até agora, sabe-se que o ‘Interferon alfa 2B’ pode ter ajudado na recuperação de mais de 1.500 pacientes, já que é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para curar a condição respiratória. “O interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger, seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e, finalmente, tenham a morte como resultado”, disse Luis Herrera Martínez, consultor científico e comercial do grupo de negócios BioCubaFarma. O referido grupo trabalha também no projeto de desenvolvimento de um antiviral cubano, o cigb 210, bem como de um candidato a vacina para submetê-lo à consideração da China, além de faixas rápidas para o diagnóstico da doença.

Bahia tem 70% dos leitos de UTI ocupados por infectados com coronavírus

  • Redação
  • 20 Abr 2020
  • 19:20h

Ao todo, são 158 pacientes internados na Bahia, sendo que 64 deles precisam de tratamento intensivo | Foto: Reprodução

As unidades de saúde administradas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) estão com 70% dos leitos de UTI ocupados por pacientes infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, são 158 pacientes internados na Bahia, sendo que 64 deles precisam de tratamento intensivo. De acordo com a subsecretária da Saúde, Tereza Paim, é importante que a população permaneça em casa para que o sistema não entre em colapso como nos outros estados brasileiros. “A Bahia ainda tem sido um exemplo positivo, isso é muito importante. A despeito do vírus ser exponencial, nós vínhamos de uma curva de 30%, hoje estamos abaixo dos 15%. É muito importante que a população saiba que é uma contribuição dela”, disse ao G1 Bahia. Segundo ela, a taxa de crescimento de casos confirmados na Bahia está abaixo de 15%. Para ela, isso é considerado como um exemplo positivo no combate ao vírus no Brasil. Ela reforça que ainda há necessidade de manter o isolamento social para que a taxa de mortalidade entre os pacientes que estão na UTI não chegue a 50%. “Hoje, conseguimos ter uma taxa de ocupação em torno de 70%, mas se toda a população resolve sair de casa nós não teremos leitos de UTI. Ficar em casa ajuda a evitar óbitos. O que antes a gente fazia de prevenção, de higiene com as mãos, agora com a máscara, que é uma barreira, nós precisamos continuar mantendo para evitar óbitos”, afirmou. Ela lembra que o tempo de permanência desses pacientes internados em leitos de UTI é alto. “Cada um pode levar de 15 a 20 dias internado na UTI. Entendendo que a mortalidade desses 5% que precisam estar internados [nos leitos de UTI], e a gente chega a 3,4% de mortalidade, muitas vezes a gente chega a 50% de mortos. Se eu tenho uma UTI com 10 pacientes internados, eu posso ter cinco óbitos”, disse.

Conquista: comerciantes relatam grande número de lojas que serão desativadas: “Muitos já entregaram as chaves”

  • brf
  • 20 Abr 2020
  • 17:32h

(Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por meio do presidente Luciano Gomes (PCdoB), e dos vereadores Rodrigo Moreira (PP) e Jorge Bezerra (SD), membros da Comissão Especial de Combate à Covid-19, se reuniu com uma comissão de comerciantes da cidade para buscar uma solução para a questão do comércio local, fechado desde o dia 21 de março, por força do Decreto 20.193 de 2020. O comerciantes solicitam um diálogo com o prefeito Herzem Gusmão e com o Comitê de Gestão de Crise para Enfrentamento da Pandemia Covid-19, sob a alegação de que a resistência do Executivo em ouvir os lojistas pode gerar uma crise econômica de altas proporções; Representando mais de 1.500 lojistas do município, Saulo Bruno de Barros disse que a luta dos comerciantes é para evitar a falência do comércio e principalmente dos pequenos empreendedores. “Eu não estou aqui brigando só por mim, estamos numa luta em favor de todos, em favor da economia local, em favor dos empregados e de todos que dependem do comércio para sobreviver”, disse.

A comerciante Nilzete dos Santos Silva lamentou a sua situação e de outros que não estão conseguindo pagar as contas. “Eu pago aluguel no comércio, pago aluguel de casa. Já perdi tudo uma vez e tive que recomeçar do zero, agora corro o risco de perder o pouco que consegui. Como vou sustentar meus filhos adolescentes, como vou manter os funcionários que tenho?”, questionou, emocionada. Lojista do ramo de confecção, Gilmar Queiroz da Silva disse que o comércio não tem como suportar a crise. Ele listou as inúmeras obrigações dos comerciantes, a exemplo de aluguel, FGTS, INSS, ICMS, férias, IPTU, água, luz e telefone, salários dos funcionários e as próprias contas pessoais. “Essas contas não entraram em quarentena, eu pago R$ 17 mil de aluguel, tenho mais de 15 funcionários. Como vamos sobreviver a isso? Não estamos aqui fazendo política, estamos lutando pela sobrevivência nossa e da nossa cidade”, afirmou, acrescentando que mesmo retornando agora, as perdas já são irreparáveis. “Só na Travessa Justino Gusmão seis lojas já entregaram as chaves, porque não terão condição de reabrir, preferiram fechar as portas definitivamente. O mesmo acontece em algumas galerias, coisas desse tipo não estão sendo levadas em conta”, afirmou. Comerciante do ramo de cama, mesa e banho, Jarbas Gomes reforçou as palavras dos demais colegas. “Quem trabalha com vendas à vista não está vendendo e nada tem a receber, e aqueles que vendem no prazo estão sem receber e com vários cheques devolvidos e sustados. No meu caso já são mais de R$ 100 mil. Infelizmente teremos que partir para as demissões, não há outra saída”, salientou.

CONTINUE LENDO

TV Sudoeste reduz jornada de seus colaboradores e suspende telejornais aos sábados

  • Sudoeste Digital
  • 20 Abr 2020
  • 16:32h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

Pela primeira vez, em 30 anos de atividade, a TV Sudoeste não levou ao ar seus dois telejornais diários, no último sábado, 18, devido à redução da jornada de trabalho dos seus colaboradores. A ausência de notícias locais integrais deve perdurar por, pelo menos, 90 dias. A crise financeira, que vinha atingindo em cheio a emissora, foi agravada pela retração o mercado publicitário em meio á pandemia do Covid-19. A reportagem do Sudoeste Digital tentou ouvir o posicionamento oficial da TV e entrou em contato com o chefe de redação da emissora, Eduardo Lins, mas ele não atendeu à solicitação. Apesar de a Rede Bahia ter confirmado a situação, em nota anterior, nossa equipe também solicitou nova nota, mas até o momento não obteve resposta. Em comunicado anterior, a Rede Bahia, surpreendeu ao anunciar que iria adequar o salário de seus funcionários ao atual momento do mercado publicitário. Em um comunicado interno redigido por Paulo Cesena, diretor-presidente da afiliada baiana da Globo. Ele afirma que as empresas deixaram de anunciar no canal. "Tivemos perda de receitas significativas em nossas operações", revelou. O executivo complementa dizendo que "o momento requer um esforço coletivo e a tomada de decisões essenciais para o equilíbrio financeiro das operações". Na sequência, Cesena enumera cinco medidas tomadas de forma imediata pela Rede Bahia. As medidas são: redução de gastos em 5%; revisão de contratos com fornecedores; fim de investimentos por tempo indeterminado; proibição de horas extras; e a readequação da remuneração dos funcionários. Nem mesmo a âncora Jéssica Senra, principal nome da emissora, será poupada da redução salarial. Não está descartado, por exemplo, novo enxugamento no quadro de funcionários, principalmente nas afiliadas do interior. Fontes internas revelaram que, para tentar amenizar a fuga de anunciantes, a direção chegou a reduzir valores na tabela de anúncios, mas nem isso deu certo e o cima de tensão é visível no departamento comercial e na redação.

Vereadora entra com representação no MP-BA contra nomeação no Estado de ex-prefeito do PT condenado por abuso de poder político

  • BNews
  • 20 Abr 2020
  • 16:07h

(Foto: Recôncavo no Ar)

A vereadora de Amargosa Viviane Santana encaminhou representação ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra o governador Rui Costa, em razão de o chefe do executivo ter nomeado o ex-prefeito do município do sudoeste baiano Valmir Almeida Sampaio (PT), já condenado por fraude a licitação e considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, ao cargo de conselheiro estadual de Educação (CEE-BA). No documento, que o BNews teve acesso com exclusividade, a parlamentar pediu à procuradora-geral de Justiça do MP-BA, Norma Angélica, que encaminhe um ofício ao governador informando sobre o "erro" e que "existe mácula no ato da nomeação de pessoa legalmente impedida de exercer o referido cargo público".Para justificar o pedido, a vereadora elencou uma série de questões relacionadas ao ex-prefeito, que vão desde contas julgadas irregulares por improbidade administrativa pela Câmara Municipal, decisão da Justiça Eleitoral, já transitada em julgado, decretando a inelegibilidade até condenação a quatro anos de prisão por fraudes em licitações. Ainda no documento enviado ao Ministério Público, a vereadora anexou 29 processos aos quais Valmir responde nas esferas judiciais estadual e federal. "Não impede informar que boa parte desses processos são de natureza criminal e já se encontram em estágio avançado. Cumpre esclarecer ainda que a maioria dessas ações foram movidas pelo Ministério Público do Estado da Bahia e pelo Ministério Público Federal", destacou Viviane Santana. De acordo com a Constituição estadual, existe a proibição da nomeação de político que “tenha contra si representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral em decisão transitada em julgado, em processo de abuso de poder econômico ou político nos últimos oito anos”.  O ex-prefeito de Amargosa se enquadra neste quesito, uma vez que tem representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político nas eleições de 2012, sendo que a ação de investigação foi julgada procedente e transitada em julgado em 17 de outubro 2018 - ou seja, há menos de dois anos. No governo do próprio Rui Costa já houve um caso neste sentido. Em 2015, a Justiça estadual suspendeu a nomeação do atual prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira (PDT), como diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O fundamento para a decisão foi, além da Lei da Ficha Limpa, a própria Constituição do Estado.

Toffoli se manifesta e diz não haver solução fora da democracia

  • Redação
  • 20 Abr 2020
  • 16:02h

Ministro se posicionou após presença de Jair Bolsonaro em atos que pediam fechamento do Supremo e do Congresso Nacional | Foto: Brumado Urgente Conteúdo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, rompeu o silêncio sobre a ida do presidente Jair Bolsonaro às manifestações contra a democracia no último domingo (19). Em videoconferência com representantes de entidades de diferentes setores, o ministro afirmou que autoritarismo e fundamentalismo são “nefastos”. Ele continuou dizendo que “neste momento, é bom sempre relembrar a importância que essas seis instituições tiveram na redemocratização do país, no processo constituinte. Não é possível admitir qualquer outra solução que não seja dentro da institucionalidade, do Estado democrático de Direito, da Democracia”. O presidente do STF se referia à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à Comissão Arns, à Associação Brasileira de Imprensa (ABI), à Academia Brasileira de Ciências e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, a declaração de Toffoli foi feita um pouco antes de a Procuradoria-Geral da República (PGR) informar que solicitou abertura de inquérito para apurar as manifestações. Os atos foram chamados de “fatos em tese delituosos envolvendo a organização de atos contra o regime da democracia participativa brasileira”. Bolsonaro não é alvo do inquérito porque, até então, não há indícios de que ele participou da organização dos atos. No último domingo (15), Jair Bolsonaro esteve no ato contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, em Brasília. Diante do Quartel-General do Exército, subiu na caçamba de uma caminhonete e fez discurso inflamado para seguidores. Entre suas falas, Bolsonaro pregou o fim da “patifaria”, numa referência à “velha política”. A declaração provocou reações nos três Poderes. Ministros do Supremo repudiaram o ato. Políticos classificaram a atitude de Bolsonaro como “incentivo à desobediência” e “escalada antidemocrática”.

Ilhéus: Identificado médico que morreu de coronavírus

  • Redação
  • 20 Abr 2020
  • 15:44h

(Foto: Reprodução Redes Sociais)

A Bahia registra 1.341 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Até o momento, 5.357 casos foram descartados e houve 46 óbitos, registrados nos municípios de Adustina (1); Araci (1); Belmonte (1); Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (3); Ipiaú (1); Itabuna (1); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (1); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Salvador (22); Uruçuca (2); Utinga (1); Vitória da Conquista (1). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas deste domingo (19). O 46º óbito foi registrado hoje (20), em um hospital público no município de Ilhéus. O paciente era um médico 55 anos, identificado como Gilmar Calazans, com histórico de hipertensão e diabetes. Ele apresentou os primeiros sintomas de Covid-19 em 11 de abril, foi internado no dia 15 e veio a falecer nesta segunda.?

Região Sudoeste: Já são 71 casos confirmados de Covid-19 e 03 óbitos

  • Redação
  • 20 Abr 2020
  • 14:41h

O momento ainda é de alerta máxima. Na região sudoeste por exemplo, já são 71 casos de novo coronavírus e 03 mortes causadas pela doença, que aconteceram em Vitória da Conquista, Itapetinga e Itagibá. A grande maioria dos municípios da região tem adotado cada vez mais, medidas retritivas de isolamento social para conter o avanço da doença e propagação do vírus.As cidades que já registraram pelo menos 01 da caso da doença ou mais são: Vitória da Conquista, Jequié, Brumado, Itagibá, Jaguaquara, Itapetinga, Barra do Choça, Guanambi, Itagi, Paramirim, Piripá, Itarantim, Rio do Pires e Mirante.

Aras pede abertura de inquérito para apurar atos antidemocráticos do último domingo

  • BN
  • 20 Abr 2020
  • 14:38h

Foto: Reprodução Google

Procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (20), que seja aberto um inquérito para apurar a eventual participação de deputados federais na organização de "atos delituosos" que pediram fechamento de instituições como o Congresso e o STF.

A informação é da colunista Bela Megale, do jornal O Globo. Os atos aconteceram no último domingo (19), em todo o Brasil. Em Brasília, a manifestação contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Parte dos manifestantes pediu uma intervenção militar no país. 

Segundo integrantes do órgão, se forem encontrados indícios da participação de Bolsonaro na organização dos eventos, a também haverá apuração da PGR. Neste inquérito, contudo, o chefe de Estado não é o alvo.

“O Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”, disse Aras.

O inquérito acontecerá em sigilo e vai apurar se houve violação da Lei de Segurança Nacional. Entre as pautas do protesto, estava a reedição do AI-5, o ato institucional que endureceu o regime militar no país.

Radialista volta a trazer à cena o arquétipo de ovelha ao dizer que “a maioria do povo de Brumado só tem um propósito, ser ovelhas e segue firme nesse sentido”

  • Brumado Urgente
  • 20 Abr 2020
  • 12:01h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

O arquétipo de ovelha que, sistematicamente, é atribuído ao povo de Brumado, possivelmente provocado, de forma equivocada, pela cordialidade e hospitalidade dos habitantes da “capital do minério” voltou novamente à cena midiática, desta feita tendo como parâmetros os preços dos combustíveis praticados na cidade, os quais são considerados um dos mais altos da Bahia. Protagonizado pelo conceituado radialista Carlos “Kaká” Silva o protesto foi publicado em seu Facebook, onde ele disparou que ““a maioria do povo de Brumado só tem um propósito, ser ovelhas e segue firme nesse sentido”. Muito longe de qualquer juízo de valores, o que merece a discussão é porque Brumado tem que continuar a ostentar esse status negativo, já que inúmeras denúncias e protestos populares já foram realizados e não tiveram efeito até o momento. As referências de preços dos municípios vizinhos acendem a luz vermelha da possibilidade da formação de um cartel ou coisa do gênero. Então se espera que o MP, Justiça, Procon a ANP ou quaisquer outros órgãos que são habilitados para intervir nessa situação que venham a agir com rigor, caso fique mesmo comprovado se existem irregularidades passíveis de punição, pois as reclamações são inúmeras, insistentes e, cada vez mais, estridentes e acabam indiciando que “um cheiro estranho poderia estar sendo exalado das bombas de combustíveis”.

Câmara de Vereadores prorroga suspensão das atividades administrativas até o dia 03 de maio

  • Ascom | CMB
  • 20 Abr 2020
  • 11:37h

(Fotocomposição: Ascom | CMB)

Em decorrência da vigência do estado de emergência na saúde pública municipal devido à crise provocada pela Covid-19, onde 8 casos confirmados da doença foram registrados em Brumado, o Poder Legislativo publicou nesta segunda-feira (20) uma nova portaria, a qual está em consonância com o novo decreto municipal, prorrogando assim a suspensão das atividades administrativas até o dia 03 de maio. Vale ressaltar que as sessões ordinárias do mês de abril continuarão sendo realizadas conforme cronograma divulgado, sendo observadas todas as medidas protetivas e sem a presença da população. Confira a portaria na íntegra (clique).

Sesab assume erro e retira Guanambi da lista de cidades com casos confirmados de Coronavírus

  • Informações da Agência Sertão
  • 20 Abr 2020
  • 11:25h

(Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) corrigiu neste domingo (19), o Boletim Epidemiológico n° 23, publicado neste sábado (18). A errata publicada no novo boletim teve como finalidade retirar Guanambi da lista de municípios com casos confirmados da covid-19, o novo coronavírus. A paciente com o diagnóstico confirmado é uma médica natural de Guanambi que trabalha e reside em Salvador. Segundo Manoel Paulo, Secretário de Saúde de Guanambi, ela permanece em tratamento domiciliar. O secretário ainda disse que houve um erro no preenchimento da ficha da paciente, sendo trocado o município de residência, Salvador, pelo município de nascimento, Guanambi. Antes da Sesab fazer a correção, a Prefeitura de Guanambi, o Lacen/BA, o Núcleo Regional de Saúde e o Hospital Geral de Guanambi emitiram nota conjunta esclarecendo a confusão. Em Guanambi não há casos confirmados de Covid-19. Segundo o boletim deste domingo (19), são 2 casos suspeitos aguardando análise de exames, outros 76 foram descartados, além de 289 pessoas com sintomas gripais monitoradas. Um dos casos descartados é de um homem de 51 anos internado no Hospital Geral de Guanambi (HGG), o resultado negativo foi divulgado nesta tarde.

Empresário conquistense morre vítima de coronavírus no Piauí

  • Informações do Blog do Anderson
  • 20 Abr 2020
  • 10:56h

(Reprodução: Redes Sociais)

O empresário Oderman Bitencourt Martins, que nasceu e viveu em Vitória da Conquista, é mais uma vítima do COVID-19. Aos 45 anos, Oderman faleceu no final do mês passado em Teresina, Capital Piauí, deixando a esposa e dois filhos. Presidente da Delta Laticínios, ele chegou a ser internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Natal Portela, mas não resistiu após uma semana sob cuidados médicos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí nesta segunda-feira (20), o paciente apresentava histórico de viagens, especialmente ao Ceará, e tinha comorbidades, como obesidade e hipertensão. A Missa de Sétimo Dia aconteceu na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Montalvância, no Norte de Minas Gerais.

Livramento: motorista perde o controle do veículo, bate em muro de estabelecimento comercial e foge em seguida; vídeo

  • Brumado Urgente
  • 20 Abr 2020
  • 09:44h

Populares se aglomeraram no local (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

Os acidentes na região neste final de semana não ficaram restritos somente às estradas. Em Livramento de Nossa Senhora, por volta das 22h deste domingo (19), um motorista que conduziu um Corsa Sedan preto, placa policial EKQ -5245, acabou perdendo o controle do veículo e colidindo com um muro de um estabelecimento comercial numa das principais avenidas da cidade. Segundo testemunhas ele estava em velocidade acima do permitido e aparentava estar embriagado, mas conseguiu fugir do local antes da chegada das autoridades policiais. O acidente atraiu vários populares que acabaram fazendo uma pequena aglomeração no local. A colisão foi forte e assustou a vizinhança. Não se tem conhecimento do estado de saúde do motorista. Veja vídeo abaixo: