Conquista: A triste história dos irmãos Claudinei e Marquinhos

  • Alessandro Ramos | BRF
  • 05 Mai 2020
  • 19:11h

(Fotos: Reprodução)

Triste história de dois irmãos que perderam a Vida em acidentes semelhantes, atropelados enquanto estava de Bicicleta, praticamente no mesmo Local.

-Junho de 1999, por volta das 17Hs, CLAUDINEI (Negão) estava indo para uma fazenda de Bicicleta, a poucos metros do destino final ele foi atropelado por um Caminhão e foi a óobito no local do acidente.
-04 de Maio de 2020, MARCOS retornava do Serviço de bicicleta e por volta das 17hs, foi atropelado bem próximo à Abelhas vindo à óbito no Local. Marcos, deixou uma filha Adolescente, uma de “Colo” e a Esposa que está Gravida.

Ambos os acidentes foram registrados na região de Inhobim, zona rural de Conquista

Rock de Luto: Ciro Pessoa, músico fundador dos Titãs, vítima de Covid-19

  • G1
  • 05 Mai 2020
  • 18:43h

(Foto: Reprodução)

Ciro Pessoa, um dos fundadores da banda Titãs, morreu na madrugada desta terça-feira (5), aos 62 anos. A informação foi confirmada por familiares e amigos como Branco Mello e Sérgio Britto, que junto a Tony Bellotto, ainda fazem parte da formação do grupo. Segundo Isabela Johansen, ex-mulher do músico, Ciro "estava lutando contra o câncer e nas indas e vindas ao hospital, acabou contraindo Covid-19. Foi internado, mas infelizmente não resistiu". "Estou profundamente triste com a partida nessa madrugada do meu irmão, músico, poeta e primeiro grande parceiro, Ciro Pessoa. Foi dele a ideia de reunir os amigos compositores no começo dos anos 80 pra fazermos uma banda de rock. E assim formamos os Titãs." Siga em paz, querido Ciro. Descansa meus olhos, sossega minha boca, me enche de luz …", escreveu Branco, citando o trecho de "Sonífera lha", uma das músicas do Titãs que tem Ciro entre os compositores. Ele também assina "Homem primata" junto a Tony Bellotto, Carlos Barmak, Branco Mello e Marcelo Fromer. Além das composições com os Titãs, Ciro tem mais de 100 obras assinadas por ele, segundo o Ecad. O trabalho mais recente do músico foi com a banda Flying Chair. "O corpo será cremado e assim que essa fase chegar ao fim faremos um grande show em sua homenagem, pois é isso o que ele queria", afirmou Isabela. "Seguimos com força, união e sabedoria. Ciro encontrou sua Sonífera Ilha e deixou para nós um mar de alegria e amor. E, claro, o maior presente que eu poderia sonhar."

Região: bebê de 1 ano está com coronavírus

  • Redação
  • 05 Mai 2020
  • 17:28h

(Foto: Reprodução)

A Prefeitura Municipal de Barra do Choça, através da Secretaria de Saúde, informa que no dia 04/05/2020, à noite, recebeu resultado do Laboratório Central-LACEN/BA com um (1) caso positivo para o Novo Coronavírus. Trata-se de um bebê, do sexo masculino, de 01 ano e 02 meses de idade, residente em Barra do Choça, com histórico de contato com familiares que testaram positivo para Covid-19. Foi atendido pela Secretaria de Saúde e já estava sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica e em isolamento domiciliar desde a verificação do caso positivo de familiar. A equipe realizou a coleta do exame no dia 30 de abril de 2020 e encaminhou para o Lacen Estadual para a realização da análise. “Ressaltamos que o paciente já vinha sendo monitorado pela Secretaria de Saúde e estava em isolamento domiciliar”, informou a Prefeitura. Neste momento, o paciente encontra-se assintomático e permanece em isolamento domiciliar, bem como todos os seus contatos familiares e continuará acompanhado pela equipe de saúde da Barra do Choça. É importante ainda destacar que, em atendimento às orientações mais recentes das autoridades técnicas, sempre que for possível, a população deve permanecer em isolamento social e, se precisar sair de casa, para ir ao supermercado ou farmácia, utilizar máscaras caseiras, de tecido. A Secretaria de Saúde do município reintera a importância do isolamento social voluntário para conter a disseminação do Coronavírus em nosso município.

‘Cala a boca’, diz Bolsonaro em novo ataque a repórteres na porta do Alvorada

  • Redação
  • 05 Mai 2020
  • 16:13h

Presidente chamou o jornal Folha de S. Paulo de "canalha" e se recusou a responder perguntas sobre troca de comando na Polícia Federal | Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mandou repórteres calarem a boca na manhã deste terça-feira (5), em Brasília, quando foi questionado sobre as recentes mudanças na Polícia Federal. Em mais um ataque protagonizado diante de apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada, Bolsonaro mostrou uma imagem que reproduzia a manchete da edição impressa da Folha de S. Paulo e, referindo-se à manchete “Novo diretor da PF assume e acata pedido de Bolsonaro”, disse que não interferiu na corporação. Em seguida, atacou o jornal, chamando-o de “canalha”, “patife” e “mentiroso”. “Que imprensa canalha a Folha de S.Paulo. Canalha é elogio para a Folha de S.Paulo. O atual superintendente do Rio de Janeiro, que o [ex-ministro Sergio] Moro disse que eu quero trocar por questões familiares”, disse o presidente, segundo a própria Folha. “Não tem nenhum parente meu investigado pela Polícia Federal. Nem eu nem meus filhos, zero. Uma mentira que a imprensa replica o tempo todo, dizer que meus filhos querem trocar o superintendente [da PF no Rio]”, completou Bolsonaro. Após deixar do governo no dia 24 de março, o ex-ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, disse que Bolsonaro queria trocar o diretor-geral para interferir politicamente na polícia. Moro também afirmou que o presidente queria mudanças no Rio e em Pernambuco. Como mostrou a coluna Painel, Alexandre Ramagem, que teve a nomeação suspensa pelo STF (Supremo Tribunal Federal), também já tinha decidido trocar o comando da PF no Rio. Nesta terça, para rechaçar que teria promovido ingerência na PF, Bolsonaro disse que Carlos Henrique Oliveira será diretor-executivo da corporação, o “zero dois” da estrutura da polícia. “Para onde ele [Oliveira] está indo? Para ser diretor-executivo da Polícia Federal. Ele vai sair da superintendência —são 27 superintendências— para ser diretor-executivo. Eu tô trocando ele? Eu tô tendo influencia sobre a Polícia Federal? Isso é uma patifaria”, afirmou. “[Ele] está saindo de lá [RJ] para ser diretor-executivo a convite do atual diretor-geral. Não interferi nada. Se ele fosse desafeto meu e, se eu tivesse influência na Polícia Federal, ele não iria para lá. Não tenho nada contra o superintendente do Rio de Janeiro e não interfiro na PF.”

Pandemia Macabra: família descobre que idosa com Covid-19 está viva após abrir caixão durante velório

  • Informações do G1
  • 05 Mai 2020
  • 16:01h

(Foto: Reprodução)

A família de Maria da Conceição Oliveira, de 68 anos, abriu o caixão da avó durante o velório e descobriu que o corpo que estava lá era de outra pessoa. Apesar da emissão da certidão de óbito, Maria está viva e foi encontrada, após insistência da família, em um leito do Hospital Abelardo Santos, em Belém, no Pará. Ela trata dos sintomas do novo coronavírus. As informações são do G1. De acordo com os familiares, a idosa apresentou melhoras na segunda-feira e tomografias mostraram avanço na recuperação dos pulmões. Ela foi internada no último dia 30 de abril. Depois que deu entrada na unidade, a família não teve mais notícias e no dia seguinte (1º) recebeu a certidão de óbito da idosa. Tallya Fernandes, parente de Maria, conta que uma funerária contratada levou o corpo para a casa da família. Um dos filhos perguntou ao funcionário do local como estava a idosa e ele teria respondido “bata vermelha, cabelos brancos”.

A descrição da vítima acionou o alerta da família já que Maria não tinha cabelos brancos e nenhuma bata vermelha havia sido enviada para ela. “Foi que o neto dela teve coragem pra abrir o caixão e foi um susto terrível, era uma senhora morena, com tubo na boca”, relatou Tallya ao G1.

Após perceberam que o corpo havia sido trocado, os familiares foram até o hospital. “Fizemos um escândalo na frente e entrou o neto dela. Ele teve que ver mais de 30 cadáveres, um por um, correu risco, e não encontrou a avó. Todo mundo dizendo que ela estava morta”, disse Tallya.

Os familiares só descobriram que Maria estava viva após receberem a ajuda de uma enfermeira. A funcionária do hospital fez uma chamada de vídeo com a idosa para comprovar que ela estava viva. Segundo a família, foi feito um boletim de ocorrência contra o hospital pelo erro.

Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) reconheceu o erro e informou que a confusão é consequência da falta de estrutura diante do aumento de doentes e de mortos.

Segundo a Sespa, o serviço de Verificação de Óbito (SVO) atendeu na última sexta-feira (1º) 35 casos, destes cerca de 50% foram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que é cerca de 20 vezes mais do que o normal.

O governo do Pará informou ainda que “com a abertura do Hospital para pronto-socorro, os procedimentos e rotinas foram totalmente alterados. Os problemas estão sendo identificados, dentro do possível, corrigidos. Estamos lutando para dar dignidade às famílias neste momento de dor”.

 

CONTINUE LENDO

Família de bebê em Ipiaú contesta morte por coronavírus

  • Informações do Giro em Ipiaú
  • 05 Mai 2020
  • 15:28h

(Foto: Reprodução)

A família do bebê que teria morrido em decorrência da covid-19 em Ipiaú, contesta a informação divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde e confirmada pela Secretaria do município. “Não acredito de jeito nenhum, a nenê morreu foi da anemia causada pela bactéria que ela pegou”, assegurou a avó da criança de dois meses. Ela contou que o atestado de óbito aponta anemia grave, choque hemorrágico e toxoplasmose como causas da morte do bebê ocorrido no dia 30 de abril no Hospital Prado Valadares, em Jequié, um dia após ser internada. “A gente tem o atestado de óbito em mãos e não tem nada disso aí (covid-19)”, disse. A avó da bebê informou ainda que na unidade hospitalar foi realizado um teste rápido no bebê e que apontou negativo para a covid-19. Após o falecimento, uma profissional do hospital teria assegurado a família que a criança não estava com o vírus. “Eu perguntei se podia levar o corpinho dela para casa e ela (enfermeira) disse que se dependesse dela poderia sim, pois não tinha risco algum, ai a outra enfermeira falou que aconselhava a não velar por causa de aglomeração. Aí concordei e disse que a gente ia direto para o cemitério, foi o que a gente fez”, relatou a avó que completou. “Essa mentira está causando mais dor na nossa família”. A mulher ainda contou ao GIRO que uma equipe da Secretaria de Saúde de Ipiaú esteve na tarde de ontem na residência da família e realizou testes rápidos que confirmou covid-19 nela, no filho e nos pais da bebê. Todos residem na mesma casa e estão em quarentena. A secretária de Saúde de Ipiaú, Larissa Dias informou que o teste pós morte no bebê foi realizado pelo Hospital Geral Prado Valadares e que “infelizmente detectou covid-19”. Na noite de segunda-feira, o município registrou 16 novos casos confirmados do novo coronavírus, elevando para 53 o total.

Grávida de oito meses é presa transportando 30 kg de maconha

  • Redação
  • 05 Mai 2020
  • 14:13h

(Foto: Divulgação)

Uma mulher grávida de oito meses foi presa na tarde de segunda-feira (4), após ser flagrada com 30 kg de maconha, em uma barreira sanitária no Posto Fiscal Benito Gama, na cidade de Vitória da Conquista. Policiais militares e integrantes da Secretaria Estadual de Saúde fiscalizavam a circulação de ônibus intermunicipais, quando decidiram parar um veículo que tinha saído da cidade paulista de Osasco.Durante abordagem, os policiais notaram o nervosismo da mulher e decidiram checar a bagagem da passageira. Em uma mala de cor cinza foram encontrados 29 tabletes de maconha prensada. À polícia, ela informou que entregaria os entorpecentes na cidade de Aracaju, capital de Sergipe. A mulher e as drogas foram apresentadas no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

A saga dos cães errantes em Brumado em tempos da Covid-19; veja vídeo

  • Brumado Urgente
  • 05 Mai 2020
  • 11:54h

Os cães errantes invadiram a pista da avenida podendo causar até acidentes (Foto: Reprodução Youtube Brumado Urgente)

A forma avassaladora da chegada do coronavírus fez com que muitos problemas na área de saúde pública fossem deixados para segundo ou terceiro plano, já que a prioridade absoluta foi o planejamento para conter a proliferação da Covid-19. Em Brumado várias problemáticas importantes como o esgotamento sanitário não receberam mais a mesma atenção, já que a concentração dos esforços tem que ser total no combate ao vírus que surgiu no solo chinês. Agora no solo quente da capital do minério um velho problema, que nunca teve uma solução de continuidade, volta a chamar a atenção, mesmo em tempos de pandemia, que é a questão dos cães errantes pelas ruas da cidade. O número de denúncias chegadas à nossa redação nesse sentido vem aumentando nos últimos dias e um vídeo que foi enviado na manhã desta terça-feira (05) ilustra muito bem essa questão (veja abaixo). O cenário foi a Avenida Coronel Santos, uma das mais movimentadas da cidade, onde uma matilha dos errantes, ao que tudo indica, famintos, ameaçavam comerciantes e até os condutores de veículos, já que atravessavam a via de forma perigosa. Sabe-se que a solução para o problema, se já era difícil, agora parece irrealizável, a não ser que os animais transmitissem o coronavírus, hipótese que é descartada pela ciência, mas, vale ressaltar que as patas podem sim conduzir sim o novo coronavírus, tanto que é recomendada a higienização por parte dos veterinários para os pets caseiros. Vale a pena não esquecer que os cães transmitem a leishmaniose visceral, o popular Calazar, que também pode matar, então, fica aqui mais um novo desafio à SESAU e aos órgãos de vigilância sanitária, para buscar uma forma também de conter o avanço dos cães errantes, que deveriam ter um canil para os abrigar, mas que, ao que tudo indica o mesmo ficou inativo, cabendo somente aos defensores tentar manter a vida desses animais que hoje tem amparo legal para que recebam os devidos cuidados.

Prefeitura de Guanambi vai permitir funcionamento de bares, restaurantes, academias e igrejas

  • Agência Sertão
  • 05 Mai 2020
  • 10:56h

(Foto: Reprodução)

Um novo decreto de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo Coronavírus (Covid-19) foi publicado pela prefeitura de Guanambi. A regulamentação visa prorrogar as medidas já vigentes no município, com algumas alterações. As principais mudanças estão relacionadas ao funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, igrejas e academias de musculação. Estes tipos de estabelecimentos devem receber permissão para voltar a abrir as portas, mediante edição de portarias específicas que irão disciplinar o funcionamento. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, estas portarias serão editadas no decorrer da semana pelo prefeito Jairo Magalhães e publicadas no diário oficial do município. O novo decreto prorrogou até 18 de maio a proibição das aulas e a realização de eventos de qualquer natureza. Hotéis e pousadas continuam proibidos de receber hóspedes e os mototaxistas continuam proibidos de emprestar o capacete para os passageiros, que devem usar equipamento próprio quando forem usar o serviço. Outra novidade no decreto é o dispositivo autoriza que qualquer estabelecimento, seja público ou privado, a proibir o acesso do cidadão que não esteja utilizando a máscara. O uso do assessório tem sido considerado pelas autoridades de saúde como forma diretiva e determinante para garantir a proteção do maior número de pessoas possível quanto o combate ao Covid-19.

Assim como no decreto anterior, a regulamentação publicada nesta segunda-feira permite ao munícipe que entender estar em situação excepcional não tratada pelo decreto, endereçar requerimento formal à Secretaria Municipal de Saúde, para o Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus (COVID19), a fim de obter autorização de funcionamento. O solicitante deverá formular um plano de trabalho que responsabiliza o empreendedor na produção de um protocolo de conduta que deverá ser seguido para garantir a segurança dos colaboradores e consumidores do estabelecimento. Conforme apurou a Agência Sertão, nestes casos excepcionais podem entrar os salões de beleza e barbearias, caso o comitê entenda que o funcionamento destes estabelecimentos atende às exigências de segurança. Até esta segunda-feira (4), Guanambi não registra casos confirmados da doença. De 86 casos suspeitos notificados, 84 foram descartados e outros dois aguardam resultado dos exames. Segundo levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apenas oito municípios com mais de 80 mil habitantes não possuíam casos confirmados da doença até o fim de semana. Guanambi é um destes municípios. Desde 17 de março, as primeiras medidas foram tomadas para conter o avanço do coronavírus no município, com a proibição de aglomerações e cancelamento de aulas. No dia 23 do mesmo mês, o comércio considerado não essencial foi proibido de funcionar. Somente no dia 7 de abril, um novo decreto revogou a proibição. Outra medida ainda em vigor é o funcionamento das barreiras sanitárias que monitoram a entrada de pessoas no município. A prefeitura contratou bombeiros civis para atuar neste serviço junto a profissionais de saúde. Um decreto específico disciplinou a formação de filas em bancos e lotéricas, que continuam cheios devido à demanda pelo pagamento do auxílio emergencial.

CONTINUE LENDO

Projeto de Lei 11/2020 de autoria da vereadora Ilka Abreu busca prorrogar o pagamento do IPTU devido à pandemia da Covid-19

  • Ascom | CMB
  • 05 Mai 2020
  • 10:33h

(Imagem Ilustrativa)

A pauta da sessão desta segunda-feira (04) foi composta pelo Projeto de Lei 11/2020 de autoria da vereadora Ilka Abreu, o qual dispôs sobre uma possível prorrogação de até 90 dias do vencimento da cota única ou parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano deste ano em função dos impactos da pandemia causada pela Covid-19. O projeto que teve a sua primeira votação e discussão comprovou a nova tendência da Casa Legislativa, de debates acirrados entre a situação e oposição. Já no momento da apresentação isso ficou patente, onde os vereadores de situação chegaram a pedir a retirada de pauta do projeto por parte da autora, que agora integra a bancada de oposição, mas, por maioria isso foi obstruído e o projeto seguirá o seu trâmite normal. A alegação é que o prefeito municipal, juntamente com a sua equipe de finanças, já está achando a melhor forma para adiar ao máximo a cobrança que não pode deixar de ser feita, já que a renúncia de receita é um crime de responsabilidade fiscal. Os oposicionistas saíram em defesa da autora argumentando que o gestor só se mobilizou porque foi informado do PL 11/2020, o que, segundo o vereador Zé Ribeiro vem comprovar a importância do Poder Legislativo nas discussões mais importantes do município. Após as discussões os vereadores Santinho, Dudu Vasconcelos, Lia Teixeira e Zé Carlos de Jonas se abstiveram da votação, justificando que nos próximos dias um projeto bem mais complexo e factível irá ser apresentado pelo Executivo. No final o projeto foi aprovado por 8 votos e terá a sua segunda votação na próxima sessão do dia 11 de maio.

Monitoramento do Projeto Covid Esgotos constata presença do coronavírus em primeiras coletas

  • Informações da Agência Sertão
  • 05 Mai 2020
  • 10:19h

(Reprodução)

A presença do novo coronavírus, causador da COVID-19, foi detectada em oito entre 26 amostras (31%) na primeira semana dos trabalhos de campo realizados dentro do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos. O primeiro boletim de registro do andamento da pesquisa foi divulgado nesta segunda-feira, 4 de maio. Dessas oito amostras positivas para o novo coronavírus, três foram coletadas na sub-bacia do Ribeirão Arrudas e cinco na sub-bacia do Ribeirão do Onça (Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais). As coletas foram realizadas de 13 a 24 de abril de 2020. O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos tem o objetivo de monitorar a presença do novo coronavírus nos efluentes de Belo Horizonte e Contagem (Minas Gerais), gerando dados para a sociedade e ajudando gestores na tomada de decisão. O trabalho, que terá duração inicial de 10 meses, é fruto de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis – UFMG), em parceria com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com a continuidade dos estudos, o grupo pretende identificar tendências e alterações na ocorrência do vírus nas diferentes regiões analisadas, para entender a prevalência e a dinâmica de circulação do vírus. Segundo o primeiro boletim do projeto-piloto, o estudo teve início com o monitoramento de 16 dos 24 pontos nos quais será realizada a coleta de amostras. A coleta completa, nos 24 pontos, passará a ser realizada a partir da primeira semana de maio.

Embasa e Esgotamento Sanitário aquecem os debates no Legislativo de Brumado

  • Ascom | CMB
  • 05 Mai 2020
  • 09:46h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A sessão desta segunda-feira (04) tinha um indicativo que seria tranquila, já que apenas um projeto estaria em discussão, mas, ao contrário do previsto, os debates foram calorosos, numa “toma lá dá cá” entre situação e oposição que elevou os ânimos, mas sempre se respeitando os ideais democráticos. Tudo se iniciou com as frequentes críticas do vereador Zé Ribeiro que voltou a afirmar que as obras que estão sendo realizadas pela administração municipal são de má qualidade, citando inclusive a famosa “Ladeira do Cinema” que todos os anos têm que passar por reparos devido às chuvas. Diante disso os vereadores Santinho, Zé Carlos de Jonas, Lia Teixeira e, agora, contando com a participação bem mais intensa de Dudu Vasconcelos, que foi muito atuante durante toda a sessão. Ele, foi o que mais soube expressar essa questão dizendo que Brumado não pode mais ficar à mercê dessa questão tão urgente que é o saneamento básico. “Isso é uma questão vital e todos têm que se unir para que a Embasa, ou seja a empresa que ficar responsável, realize as obras do esgotamento sanitário de nossa cidade. Hoje estamos vivendo um possível surto de dengue, com quase 100 casos confirmados e, com certeza, se tivéssemos o esgotamento não teríamos essa incidência tão preocupante”. Em resposta, o vereador Zé Ribeiro afirmou que a questão foi muito agravada com o enfrentamento adotado pelo gestor municipal que, ao invés de buscar uma solução amigável com a Embasa, resolveu ir para o campo político, o que acabou atravancando o processo”. Apesar de todo o confronto verbal, a questão ainda continua sendo uma das grandes urgências do município.

Governo do Estado contrata 40 leitos e dobra capacidade de atendimento contra coronavírus em Vitória da Conquista e região

  • Redação
  • 05 Mai 2020
  • 09:19h

(Foto: Divulgação Secom)

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) contratou 40 leitos do Hospital das Clínicas (HCC), em Vitória da Conquista, para atendimento de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Com isso, a partir desta terça-feira (05), dois andares da unidade serão fechados para receber exclusivamente pacientes com casos confirmados do novo coronavírus. A estrutura montada dispõe de 20 leitos para internação clínica e 20 leitos de UTI para os pacientes com sintomas mais grave da doença. "Estamos ampliando a nossa capacidade de atendimento na região sudoeste, dobrando o número de leitos para atender o crescente número de infectados. É o empenho do Governo do Estado para não deixar os pacientes desassistidos", afirma o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Com os novos leitos, dobra a capacidade da estrutura já oferecida pelo Governo do Estado para o atendimento da região, com 41 leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista e outros seis no Hospital Geral de Guanambi. De acordo com o administrador do HCC, Felipe Nery, os demais atendimentos feitos normalmente pelo hospital ocorrerão nos outros andares, mas com acesso distinto. "Montamos um estrutura que permite que os pacientes da covid e os do fluxo normal do hospital não vão se encontrar em momento nenhum. Isolamos as entradas e saídas, com fluxos únicos e distanciados para reduzir o risco de contaminação. Todos os cuidados foram tomados; até mesmo o sistema de climatização é preparado para evitar a contaminação, inclusive do ar que é devolvido à atmosfera”.

Planalto: homens armados atiram contra Barreira Sanitária da COVID-19 deixando duas pessoas feridas; veja vídeo

  • Informações do Blitz Conquista
  • 05 Mai 2020
  • 08:54h

(Fotos: Reprodução)

Por volta das 16h20 desta segunda-feira, 4, homens a bordo de dois carros abriram fogo contra a equipe da barreira sanitária para enfrentamento do Covid-19, na cidade de Barra do Choça, cidade localizada a 27 km de Vitória da Conquista. A barreira está instalada no acesso à cidade de Planalto No vídeo é possível ver uma caminhonete Fiat Toro chegando na frente da barreira e depois um Fiat Siena  aproximando. O carro chega a bater o retrovisor na estrutura do toldo, antes dos disparos. Uma profissional da equipe de saúde e uma guarda municipal ficaram feridas. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Base de Vitória da Conquista. A Polícia Civil investiga a motivação do crime.

Léo Vasconcelos defende reabertura de bares e restaurantes com as devidas restrições à Covid-19

  • Redação
  • 05 Mai 2020
  • 08:24h

Léo Vasconcelos acredita que com a união dos vereadores poderá se encontrar uma solução viável para a reabertura dos bares e restaurantes (Foto: Divulgação)

O presidente do Poder Legislativo de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, ao encerrar a sessão desta segunda-feira (04), fez um chamamento a todos os seus colegas de parlamento para que todos se unam no sentido de que os bares e restaurantes em Brumado não fiquem de fora das ações de flexibilização que vêm sendo adotas pela prefeitura municipal. Ele ressaltou que “existem donos de bares e restaurantes que já estão enfrentando uma situação bem delicada, eles têm também que ser contemplados com as medidas de flexibilização” e continuou argumentando que “então vamos nos unir e buscar também uma alternativa para que eles possam reabrir os seus estabelecimentos, desde que adotadas todas as medidas de proteção e normas do isolamento social”. Ele convocou os vereadores para formar uma comissão para que possam ter uma reunião com o secretário de saúde, Claudio Feres, para encontrar a melhor forma para que os bares e restaurantes possam voltar às suas atividades, lembrando ainda que, caso isso não ocorra com urgência, se irá contribuir ainda mais para o desemprego na cidade, já que inúmeras famílias trabalham neste setor.