AtlasIntel: Governo Lula tem queda de 7% na aprovação entre os eleitores de Salvador

  • Bahia Notícias
  • 12 Mar 2024
  • 08:16h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A avaliação da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou uma queda de 7% em um intervalo de três meses entre a população de Salvador. É o que diz o novo levantamento divulgado pela AtlasIntel nesta terça-feira (12).

A avaliação do presidente na capital baiana chegou a 50%, com 37% de desfavoráveis. A pesquisa aponta ainda que 13% dos entrevistados preferiram não opinar. Em levantamento divulgado pela AtlasIntel em 31 de dezembro de 2023, o petista tinha 57% de aprovação do eleitoral soteropolitano.

Responderam aos questionários 809 eleitores de 130 bairros de Salvador, através de abordagens aleatórias durante a navegação online. Cada questionário só pode ser submetido uma vez.

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE tem 95% de confiança e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A coleta de dados foi feita entre os dias 4 e 7 de março e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-06287/2024.

2 em cada 10 contratos do consignado do INSS têm juros acima do limite

  • Por Patrick Fuentes | Folhapress
  • 11 Mar 2024
  • 18:30h

Imagem ilustrativa | Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias

Dois em cada dez contratos de crédito consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fechados entre o final de 2022 e o início de 2023 tinham juros acima do limite estabelecido pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), mostra Relatório da CGU (Controladoria-Geral da União).

Segundo o documento, de um total de 3,1 milhões de contratos ativos fechados entre 13 de dezembro de 2022 e 20 de junho de 2023, 623,8 mil (20,1%) tinham taxa de juros maior do que o permitido.

O consignado é um crédito com desconto direto no benefício de aposentados e pensionistas. Os juros são controlados pelo CNPS. Bancos e financeiras que operam a modalidade podem cobrar mais, não menos.

A taxa atual de juros é de 1,72% ao mês.

Em maio de 2023, havia 14,2 milhões de benefícios com contratos ativos, somando R$ 7,085 bilhões em crédito consignado, o que representa 83% do total das consignações na folha de pagamento dos benefícios administrados pelo instituto.

Os resultados do relatório apontam falhas nos controles internos do INSS, relacionadas a informações registradas no e-Consignado, inexistência de acompanhamento da qualidade do serviço prestado, falta de divulgação de informações mínimas e ausência de regras que possam medir custos operacionais.

Procurado, o INSS informou que ainda não teve acesso ao relatório com os detalhes, mas afirma que a base de dados usada no estudo retrata um cenário defasado em relação ao produto atual.

Desde outubro de 2023, o instituto disponibiliza no aplicativo ou site Meu INSS informações sobre os juros oferecidos por bancos e financeiras.

"O sistema passou por alterações que incluem a discriminação detalhada das informações utilizadas no cálculo de taxas praticadas em suas operações; aumento nas medidas de segurança dos contratos entre beneficiário e bancos em formato digital —como assinatura qualificada ou avançada e biometria facial— e disponibilização no "Meu INSS" das informações detalhadas das operações de empréstimo consignado, inclusive as taxas praticadas nos contratos", diz nota.

Na amostra analisada, também foram encontrados 240 benefícios com descontos referentes a empréstimo sem registro de crédito contratado na Dataprev. O INSS afirma que a falha ocorreu devido problemas de processamento das informações.

Militante do PT é agredido durante festa no Litoral Norte baiano; lideranças repudiam ataque

  • Por Francis Juliano/Bahia Notícias
  • 11 Mar 2024
  • 16:25h

Foto: Leitor BN WhatsApp

Um militante do PT segue hospitalizado nesta segunda-feira (11) após sofrer agressões durante um festival em Arembepe, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Israel Amoedo, de 21 anos, estava com um grupo de amigos quando foi atingido com socos por um homem, identificado como Luiz Alberto Carvalho Correia, conhecido como Beto Carvalho.

Ao Bahia Notícias, o presidente municipal do PT, Márcio Neves, informou que o estado de saúde de Israel Amoedo é estável e ele deve passar por cirurgia. "Foi uma agressão covarde. Ele [Israel] estava com um grupo de amigos, se divertindo no festival, e quando foi cumprimentar uma pessoa foi agredido. Nem viu de onde os murros saíram”, relatou ao BN. 

Ainda segundo o dirigente, o agressor ainda não foi preso.  Em nota, o ex-prefeito de Camaçari e atual secretário estadual de relações institucionais, Luiz Caetano (PT), repudiou a agressão contra o jovem.  “Repudio a violência no processo político e reitero a importância de que o debate sobre Camaçari fique no campo das ideias e propostas. Presto minha solidariedade a Israel. Prestarei todo o apoio necessário para que a justiça interceda e puna severamente o agressor”, disse Caetano.

Também em nota, o presidente do União Brasil na cidade, Hélder Almeida, repudiou as agressões sofridas pelo jovem.

"A liberdade de expressão e o direito de participar do debate político são pilares fundamentais de uma sociedade democrática. Não podemos e não vamos tolerar qualquer forma de violência que ameace esses princípios essenciais. É preciso que esse caso seja investigado e que os responsáveis sejam punidos", escreveu Almeida.

Brumado: Há mais de 10 dias, fios de operadoras de internet atrapalham transeuntes

  • Brumado Urgente
  • 11 Mar 2024
  • 15:22h

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Um incidente ocorrido na madrugada do dia dois de março provocou um incêndio num poste entre as Ruas Sergipe e Vereador Paulo Chaves no Bairro Jardim Brasil. E consequentemente o fogo consumiu toda rede de fibra óptica que ficava ancorado neste poste.

As operadoras de internet chegaram cedo ao local, e assim que as equipes da Coelba restabeleceram a energia, as equipes das operadoras de internet começaram a consertar suas redes, e, ao final da tarde de sábado 02/03, a maioria das residências já estavam com a internet restabelecida. Entretanto, somente uma das operadoras que trabalharam no local recolheram o seu material de descarte, o restante, nenhuma foi capaz de recolher o resto de material, e tudo ficou espalhado pelas ruas, atrapalhando a passagem de pedestres, e, sujando as ruas com resíduos de material.

Fica o apelo dos moradores dessas ruas para que as operadoras de internet se unam e recolha o material deixado para traz, pois, a não retirada do refugo passa um aspecto de descaso com os consumidores.

Essa matéria foi editada em 11/03/2024 as 19:27h.

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Oppenheimer vence o Oscar 2024 de Melhor Filme: veja a lista completa

  • Indicado em 13 categorias do Oscar 2024, Oppenheimer terminou a premiação com sete estatuetas, incluindo Melhor Ator e Diretor
  • Ranyelle Andrade/Metrópoles
  • 11 Mar 2024
  • 14:20h

Foto:Reprodução/Internet/Metrópoles

Oppenheimer, do diretor Christopher Nolan, foi consagrado como Melhor Filme na cerimônia do Oscar 2024, realizada neste domingo (10/3), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A obra, que apresenta a trajetória do físico americano J. Robert Oppenheimer no desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, também levou os prêmios de Melhor Diretor, para Nolan; Melhor Ator, para Cillian Murphy; Melhor Ator Coadjuvante, para Robert Downey Jr; Trilha Sonora; Montagem; e Fotografia.

Pobres Criaturas foi outro destaque da noite. O filme, do diretor do grego Yorgos Lanthimos, recebeu 11 nomeações. Dessas, venceu três categorias seguidas, de Melhor Figurino; Maquiagem e Penteado; e Design de Produção. Depois, ainda arrematou a estatueta de Melhor Atriz, para Emma Stone.

Após emplacar a maior bilheteria de 2023, Barbie concorreu em oito estatuetas, mas só levou o prêmio de Melhor Música para What I Was Made For, de Billie Eilish.

Confira a lista completa de vencedores abaixo:

 

Melhor Filme

 

American Fiction
Anatomia de uma Queda
Barbie
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer – VENCEDOR
Vidas Passadas
Pobres Criaturas
Zona de Interesse

Melhor Ator

Bradley Cooper – Maestro
Colman Domingo – Rustin
Paul Giamatti – Os Rejeitados
Cillian Murphy – Oppenheimer – VENCEDOR
Jefrrey Wright – American Fiction

Melhor Atriz

Annet Bening – Nyad
Lilly Gladstone – Assassinos da Lua das Flores
Sandra Hüller – Anatomia de uma Queda
Carry Mulligan – Maestro
Emma Stone – Pobres Criaturas – VENCEDOR

Melhor Diretor

Justine Triet – Anatomia de uma Queda
Martin Scorsese – Assassinos da Lua das Flores
Christopher Nolan – Oppenheimer – VENCEDOR
Yorgos Lanthimos – Pobres Criaturas
Jonathan Glazer – Zona de Interesse

Melhor Ator Coadjuvante

Sterling K. Brown – American Fiction
Robert De Niro – Assassinos da Lua das Flores
Robert Downey Jr. – Oppenheimer – VENCEDOR
Ryan Gosling – Barbie
Mark Ruffalo – Pobres Criaturas

Melhor Atriz Coadjuvante

Emily Blunt – Oppenheimer
Danielle Brooks – A Cor Púrpura
America Ferrera – Barbie
Jodie Foster – Nyad
Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados – VENCEDORA

Melhor Filme Internacional

Io Capitano (Itália)
Perfect Days (Japão)
A Sociedade da Neve (Espanha)
The Teachers’ Lounge (Alemanha)
Zona de Interesse (Reino Unido) – VENCEDOR

Melhor Roteiro Original

Anatomia de uma Queda – VENCEDOR
Os Rejeitados
Maestro
Segredo de um Escândalo
Vidas Passadas

Melhor Roteiro Adaptado

American Fiction – VENCEDOR
Barbie
Oppenheimer
Pobres Criaturas
Zona de Interesse

Melhor Filme de Animação

O Menino e a Garça – VENCEDOR
Elementos
Nimona
Robot Dreams
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Melhor Documentário em longa-metragem

Bobi Wine: The People’s President
The Eternal Memory
Four Daughters
To Kill a Tiger
20 Days in Mariupol – VENCEDOR

Melhor Documentário em curta-metragem

The ABCs of Book Banning
Ther Barber of Little Rock
Island in Between
Lost Repair Shop – VENCEDOR
Nai Nai & Wai Pó

Melhor Curta de Animação

Letter to a Pig
Ninety-Five Senses
Our Uniform
Pachyderme
War is Over – VENCEDOR

Melhor Curta-metragem

The After
Invincible
Knight of Fortune
Red, White and Blue
A Incrível História de Henry Sugar – VENCEDOR

Melhor Maquiagem e Penteado

Golda
Maestro
Oppenheimer
Pobres Criaturas – VENCEDOR
A Sociedade da Neve

Melhor figurino

Barbie
Assassino da Lua das Flores
Oppenheimer
Napoleão
Pobres Criaturas – VENCEDOR

Melhor Música

The Fire Inside (Flamin’ Hoit)
I’m Just Ken (Barbie)
It Never Went Away (American Symphony)
Whazhazhe (A Song for my People) (Assassinos da Lua das Flores)
What I Was Made For (Barbie) – VENCEDOR

Melhor Trilha-Sonora

American Fiction
Indiana Jones e A Relíquia do Destino
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer – VENCEDOR
Pobres Criaturas

Melhor Design de Produção

Barbie
Assassinos da Lua das Flores
Napoleão
Oppenheimer
Pobres Criaturas – VENCEDOR

Melhor Montagem

Anatomia de Uma Queda
Os Rejeitados
Assassinos da Lua das Flores
Oppenheimer – VENCEDOR
Pobres Criaturas

Melhor Edição de Som

Resistência
Maestro
Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1
Oppenheimer
Zona de Interesse – VENCEDOR

Melhor Efeito Visual

Resistência
Godzilla Minus One – VENCEDOR
Guardiões da Galáxia Volume 3
Missão Impossível – Acerto de Contas Parte 1
Napoleão

Melhor Fotografia

El Conde
Assassinos da Lua das Flores
Maestro
Oppenheimer – VENCEDOR
Pobres Criaturas

CONTINUE LENDO

Depois de aumentar o próprio salário, Milei volta atrás

  • Por Folhapress
  • 11 Mar 2024
  • 12:16h

Foto: Divulgação/Bahia Notícias

O presidente da Argentina, Javier Milei, baixou decreto para revogar no sábado (9) um aumento do próprio salário.

Alvo de intensas críticas por elevar seu salário e dos ministros e secretários, Milei culpou a ex-presidente Cristina Kirchner. "Acabo de ser informado que, em decorrência de um decreto assinado pela ex-presidente Cristina Kirchner em 2010, que estabelecia que os dirigentes políticos deveriam ganhar sempre mais que os funcionários da administração pública, foi concedido um aumento automático aos quadros políticos deste governo", disse em publicação em uma rede social.

Em 21 de fevereiro, Milei havia concedido um aumento de 30% no salário-mínimo - abaixo da inflação acumulada, que em janeiro bateu em 98,8%, e do esperado pelos sindicatos. A Argentina vive um aumento da pobreza em meio a medidas de austeridade fiscal implementadas por Milei.

No sábado (9) de manhã, a deputada peronista e ex-ministra do Desenvolvimento Social Victoria Tolosa Paz compartilhou a normativa do governo que concedia um aumento de 48% aos funcionários do Poder Executivo. "Milei mente com esse discurso de austeridade", disse a legisladora.

A medida foi rechaçada em diversas postagens nas redes sociais.

Mais tarde, em um comunicado, a Casa Rosada afirmou ter revogado, por meio de um decreto, "a normativa estabelecida por Cristina Fernández de Kirchner que vinculava os aumentos dos trabalhadores da administração pública nacional aos salários dos funcionários".

"Esta medida foi projetada e executada com o objetivo de proteger os bolsos da casta", afirmava o documento divulgado no X. Além disso, o comunicado afirmava que "a situação herdada é crítica, e os argentinos estão fazendo um sacrifício heroico". E concluía: "É hora de os políticos pagarem o custo do desfalque que causaram".

Milei e Cristina bateram boca pelas redes sociais. A ex-presidente afirmou que Milei está destruindo as pensões e os salários dos argentinos.

"Acredito que o senhor lê o que assina, não? No decreto de janeiro, o senhor não incluiu expressamente as autoridades, e no de fevereiro, o senhor e os seus funcionários foram incluídos", escreveu a ex-vice-presidente.

"Eu achava que você era mais corajoso, Presidente. Aí descobrimos que o senhor e seus funcionários aumentaram o salário em 48%". E completou com uma alfinetada: "E não lhe ocorre uma desculpa melhor do que me culpar, por um decreto que assinei há 14 anos? ...Não dá para ser mais casta e menos original".

O mandatário argentino respondeu.

"Olá Cristina. Acabei de cancelar os aumentos de salário de todo o gabinete. Já que a vi tão preocupada com as aposentadorias, o que acha de eu cancelar os $ 14.000.000 [cerca de R$ 82 mil, pelo câmbio oficial] que você recebe de aposentadoria privilegiada e lhe conceder uma aposentadoria mínima? Acho que você não vai reclamar. Saudações", postou o presidente argentino.

Partido oficializa Nicolás Maduro como candidato às eleições presidenciais

  • Por Folhapress
  • 11 Mar 2024
  • 10:12h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), atualmente no poder, oficializou, neste domingo (10), Nicolás Maduro como seu candidato nas próximas eleições presidenciais de 28 de julho. O ditador já era o candidato natural do chavismo e foi escolhido após três dias de assembleias pelo país.

Na rede social X, o PSUV publicou que os militantes resolveram dar seu "apoio ao presidente Nicolás Maduro". A proclamação oficial como candidato é esperada para o dia 15 de março, embora o ditador já tenha reconhecido o apoio de seus seguidores.

"Agradeço todas as suas expressões de amor, todas as suas bênçãos, todo o seu apoio e vamos unir todos que puderem ser unidos e convocados do povo para domingo, 28 de julho", disse o mandatário em áudio também divulgado no X.
O líder Diosdado Cabello, considerado o número dois do chavismo, havia afirmado na quarta-feira que "não tinha dúvidas" de que Maduro seria o candidato "por consenso" do PSUV.

O agora candidato está em campanha há semanas e tem aumentado suas aparições públicas, algo que não era habitual --assim como os anúncios de programas sociais de "nova geração". Ele também prometeu a criação de novas obras públicas.

Enquanto isso, a oposição deve definir um candidato diante da inabilitação política de María Corina Machado, que venceu nas primárias da principal coalizão Plataforma Unitária em outubro passado. Embora Machado insista que será candidata, na prática sua candidatura está suspensa por 15 anos pela justiça eleitoral.

A habilitação de candidatos tem sido um dos pontos críticos dos diálogos entre o governo e a oposição, com mediação da Noruega. Em outubro passado, ambas as partes assinaram um acordo em Barbados para organizar a eleição com a presença de observadores internacionais.

A oposição esperava que o acordo permitisse a Machado se apresentar às eleições, mas a Suprema Corte, acusada de agir sob influência do governo, confirmou a inelegibilidade em 26 de janeiro. A oposição exige que sua candidata seja habilitada.

A data de julho respeita o acordo de realizar as eleições no segundo semestre de 2024, embora coloque em xeque os prazos para a formação de missões de observação internacional. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) enviou, na quinta-feira (7), convites à União Europeia (UE), à ONU e ao Carter Center para observarem o processo.

No sábado (9), a oposicionista disse na rede social X que o diretor de sua campanha no estado de Barinas, Emill Brandt, havia sido sequestrado pelo regime de Nicolás Maduro. Com Brandt, já são quatro os dirigentes de seu partido que foram detidos.

Em janeiro, três líderes regionais da equipe de campanha de Machado foram presos acusados de estarem supostamente relacionados com planos conspirativos contra o governo de Maduro.

Eles estão detidos na sede do Helicoide, um edifício construído nos anos 1950 para ser centro comercial, mas que se tornou uma prisão do serviço de inteligência venezuelano. Organizações de direitos humanos qualificam o lugar como "centro de torturas".

Governo vai esperar STF antes de taxar compras on-line de até US$ 50

  • Ministra do STF determinou que Haddad, Lula e Pacheco prestem informações sobre o tema do e-commerce dentro de 10 dias
  • Flávia Said/Metrópoles
  • 11 Mar 2024
  • 08:06h

Foto:Marko Geber/Getty Images/Metrópolrs

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deverá esperar o desenrolar da ação contra a isenção do imposto de importação para bens de pequeno valor destinados a pessoas físicas no Brasil (as compras em sites como Shopee e AliExpress) para definir uma nova alíquota para o e-commerce.

Uma ação direta de inconstitucionalidade que trata do tema (ADI 7589) foi protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) no fim de janeiro pelas confederações nacionais da Indústria (CNI) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na última terça-feira (5/3), a relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, determinou que Haddad, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prestassem informações sobre o tema no prazo máximo e improrrogável de 10 dias.

Como são considerados dias úteis, as respostas poderão vir apenas na semana de 18 de março. “Vamos apresentar os atos que fundamentam nossa atuação. Dentro do prazo”, disse o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.

Na sequência, será concedida vista (isto é, tempo para análise) à Advocacia-Geral da União (AGU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR), sucessivamente, para manifestação. O prazo máximo para cada uma delas será de cinco dias.

O governo deverá esperar que o STF se pronuncie sobre o tema nas próximas semanas. Uma manifestação da Corte poderá ajudar no desenrolar da questão.

O imposto de importação (de competência federal) em compras internacionais era de 60%, mas com pouca ou nenhuma fiscalização. Em agosto, o governo zerou, provisoriamente, esse imposto para compras de pequeno valor – assim consideradas aquelas até US$ 50 (cerca de R$ 250) – destinadas a pessoas físicas no Brasil. O Metrópoles apurou que a nova alíquota para o tributo é estimada, por enquanto, na casa de 20%.

Apesar das indicações de que pretende retomar a alíquota para o tributo, a Fazenda tem adiado a decisão.

Além do imposto federal, há incidência do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de competência estadual, sobre compras de qualquer valor feitas no exterior. Antes, não havia alíquota única do imposto estadual para essas compras, mas, no ano passado, secretários de Fazenda acordaram a alíquota de 17%, que passou a ser aplicada por todas as unidades da Federação.

Entenda

No início do ano passado, já buscando aumento da arrecadação federal, a equipe do ministro da Fazenda anunciou que fecharia o cerco para que as empresas do comércio eletrônico pagassem o imposto devido. Houve reação negativa nas redes sociais e a pasta recuou, anunciando um programa de conformidade chamado Remessa Conforme.

Em meados de 2023, a Fazenda zerou o imposto de importação para as empresas de comércio eletrônico que aderissem ao recém-lançado programa. Essa isenção só é válida em compras internacionais até US$ 50 e foi anunciado que ela teria caráter temporário, mas sem prazo.

 

 

CNI, CNC e varejistas nacionais alegam que a isenção que segue em vigor é inconstitucional por violar princípios como o da isonomia, da livre concorrência e do desenvolvimento nacional.

“Já em seu nascimento, os dispositivos legais em questão declaradamente favoreciam o tratamento dos bens importados, que poderiam chegar ao país livres de tributação, em detrimento dos seus equivalentes nacionais, sujeitos à plena carga tributária interna, que não é módica”, disseram as confederações na ação protocolado no Supremo.

Dados do Banco Central (BC) compilados em análise da Confederação Nacional da Indústria mostram que entre 2013 e 2022 as importações de pequeno valor saltaram de US$ 800 milhões para US$ 13,1 bilhões, passando de uma representatividade, frente a todas as importações de bens, de 0,0% em 2013 para 4,4% em 2022.

O tema virou campo minado. Haddad chegou a admitir, no fim do ano passado, que a questão continuava controversa dentro do governo e no Congresso.

“Essa questão [do imposto de importação] continua controversa dentro do governo e no Congresso. Até vi vários parlamentares da oposição pedindo providências em relação a esse tema, e outros parlamentares da oposição fazendo guerra nas redes sociais em relação a esse problema”, afirmou Haddad.

Ele ainda criticou o governo anterior pela inação nesse assunto: “Como o governo anterior praticamente fomentou o contrabando, sem tomar nenhuma medida, foram quatro anos de escalada do contrabando no país. Eu não consigo nem entender como ninguém respondeu por improbidade administrativa”.

“Estão cobrando pressa do governo, o governo já tomou medidas”, prosseguiu ele, dizendo que a gestão atual disciplinou o tema e “estancou a sangria”. “Então, nós vamos ter esse tempo de amadurecimento, porque é controverso esse tema”, concluiu.

CONTINUE LENDO

Morre em Ilhéus aos 36 anos, Suzi Pereira, filha do vice-prefeito de Brumado

  • Brumado Urgente
  • 10 Mar 2024
  • 19:29h

Foto: WhatsApp Brumado Urgente

Morreu hoje (10), na cidade de Ilhéus, onde residia, a filha do vice-prefeito de Brumado, Édio da Silva Pereira, o Édio Continha.

Suzi Leite Pereira tinha 36 anos de idade, e, após sentir-se mal, deu entrada numa unidade hospitalar, mas não resistiu e foi a óbito. Ela era formada em Engenharia de Alimentos pela UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Suzi Pereira era casada e deixa marido e um filho do casal. Até o momento não foram divulgadas informações oficiais a respeito de velório e sepultamento. E neste momento de pesar, a redação do Brumado Urgente expressa condolências à família, amigos e parentes de Suzi Pereira.

Bahia tem média de 50 prisões por dia nos primeiros dois meses de 2024; confira números

  • Bahia Notícias
  • 10 Mar 2024
  • 13:15h

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Ações das Polícias Militar e Civil, algumas delas em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e com a Polícia Federal, capturaram 50 criminosos por dia na Bahia, em 2024. O número de prisões subiu 6,4% nos meses de janeiro e fevereiro, na comparação com o primeiro bimestre de 2023.

Ao todo, foram 3.040 capturas realizadas nos primeiros 60 dias de 2024, contra 2.858 contabilizadas no mesmo período do ano passado.

Entre os presos está o líder de uma facção, com atuação na cidade de Feira de Santana. Envolvido com homicídios, tráfico de drogas, roubo, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro e corrupção de menores, o criminoso foi localizado em uma casa de luxo, na cidade de Natal, em uma ação da FICCO Bahia.

"As Forças de Segurança capturaram também o indivíduo que roubou e, de forma covarde, agrediu uma foliã com um soco, no Carnaval, além de um mototaxista suspeito de estupro. Ampliamos as ações de inteligência, norteando as equipes na ponta", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Governo Lula empurra mudança na meta fiscal para 2º semestre

  • Por Folhapress
  • 10 Mar 2024
  • 11:30h

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer usar os ganhos de arrecadação no começo de 2024 para empurrar a discussão sobre eventual mudança na meta fiscal para o segundo semestre deste ano.

O objetivo central da estratégia é garantir um ambiente propício para que o Banco Central continue cortando a taxa básica de juros, a Selic, hoje em 11,25% ao ano. A equipe econômica considera ideal ter ao menos três reduções adicionais de 0,5 ponto percentual cada uma, nas reuniões de março, maio e junho do Copom (Comitê de Política Monetária).

O foco do governo, segundo interlocutores, é "dar um sinal fiscal mais forte" para que a Selic volte a um dígito pela primeira vez desde fevereiro de 2022. Flexibilizar o alvo da política fiscal antes do relatório bimestral de julho poderia abortar o processo e fazer com que a Selic estacione em patamar mais elevado.

O Banco Central já transmitiu, em mais de uma ocasião, a mensagem de que é importante o governo perseverar na busca pelo déficit zero, embora diga que não há relação mecânica entre o quadro fiscal e a decisão sobre os juros.

O plano de adiar o debate sobre a meta, porém, tem riscos políticos. Em um cenário de frustração de receitas, o envio tardio do projeto de lei para flexibilizá-la tende a encontrar um Congresso Nacional já esvaziado pelas eleições municipais. Para conseguir a aprovação célere de um texto do governo, só em caso de acordo prévio, pontuam parlamentares.

Sem aval do Legislativo, a equipe econômica continuaria na obrigação de perseguir o déficit zero e implementar contingenciamentos bilionários em caso de frustração de receitas, já que o simples envio da proposta não é salvo-conduto para afrouxar os gastos.

Além disso, a cúpula do Congresso pressiona o governo a resolver o impasse em torno dos R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão que foram vetadas pelo presidente, para dar lugar a despesas do próprio Executivo com políticas como Auxílio Gás e Farmácia Popular.

Como mostrou a Folha de S. Paulo, integrantes do governo entraram em campo para convencer os congressistas a aguardarem até o final de março, quando sai o primeiro relatório de avaliação do Orçamento, para ter uma posição mais clara sobre a possibilidade de repor o dinheiro das emendas.

 

Segundo interlocutores, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sinalizou concordância com o pedido, mas tem feito pressão para que a questão seja resolvida até o início de abril.

Os parlamentares têm urgência em recompor as verbas para conseguir iniciar o processo de execução das despesas antes do período eleitoral, quando há restrições à assinatura de novos convênios. Viabilizar esses instrumentos é visto como algo prioritário pelos congressistas para assegurar o envio de dinheiro a seus redutos em ano de disputas locais.

Também está no radar o risco de acirramento nas mobilizações de servidores, pressionando o Executivo a arranjar verba para conceder reajustes.

Para sanar esses problemas, o governo conta com a possibilidade de abrir um crédito adicional de cerca de R$ 16 bilhões no relatório de avaliação de maio, graças a uma regra especial válida em 2024 aprovada no novo arcabouço fiscal.

O dispositivo permite ao Executivo elevar suas despesas para alcançar a expansão real máxima de 2,5% autorizada pela regra do arcabouço (hoje, o Orçamento aprovado contempla uma correção de 1,7% acima da inflação).

Para isso, a reavaliação bimestral de maio precisa indicar um aumento na arrecadação de pelo menos 3,6% acima da inflação neste ano em relação a 2023 --o que deve ser alcançado mesmo que o governo reconheça frustração de receitas.

O problema é que há um entendimento de que o crédito só pode ser usado se o saldo entre receitas e despesas estiver dentro da margem de tolerância da meta fiscal, que permite um déficit de até R$ 29 bilhões sem necessidade de bloquear recursos.

Com arrecadação menor e gasto maior, a flexibilização da meta já em maio poderia ser necessária para destravar o uso do crédito adicional.

Técnicos experientes ponderam que, mesmo que a revisão do alvo da política fiscal ocorra no fim de maio, o risco da demora na votação permanece.

Parlamentares já estarão envolvidos nas negociações políticas que antecedem as convenções partidárias, que a partir de 20 de julho vão deliberar sobre coligações e indicar seus candidatos.

No ano passado, mesmo sem eleições, o Congresso realizou apenas sete sessões conjuntas, três delas no mês de dezembro. O número é considerado baixo e é visto como um indicativo ruim da atividade legislativa neste ano.

Interlocutores do governo reconhecem que empurrar a mudança da meta para o segundo semestre pode se transformar em um desafio "dificílimo". Mas o discurso atual é o de que ainda é prematuro debater se a flexibilização será de fato necessária.

De um lado, há receitas significativas que ainda são incertas, como os R$ 34,5 bilhões esperados com a repactuação de contratos de ferrovias.

Mas a aposta do Executivo é que a retomada de investimentos ajudará na reativação da economia após o segundo semestre de 2023 de estagnação. Se isso acontecer, poderia ajudar na arrecadação e reduzir eventual necessidade de contingenciar despesas ou mexer na meta.

Outra medida que pode colaborar é a criação de um limite para o uso de créditos judiciais pelas empresas no abatimento de tributos. Valores preliminares citados nos bastidores vão de R$ 20 bilhões a R$ 60 bilhões, mas os números ainda estão sendo refinados pela equipe técnica.

Por isso, o primeiro relatório bimestral, programado para 22 de março, é considerado como um importante sinalizador da tendência para os meses seguintes.

CONTINUE LENDO

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

  • Bahia Notícias
  • 10 Mar 2024
  • 09:20h

Foto: Bahia Notícias

O Ministério da Saúde anunciou esta semana a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) de um teste para detecção de HPV em mulheres classificado pela própria pasta como inovador. A tecnologia utiliza testagem molecular para a detecção do vírus e o rastreamento do câncer do colo do útero. Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o ginecologista Júlio César Teixeira conduz, há quase sete anos, um programa de rastreamento de HPV que utiliza o teste agora será disponibilizado na rede pública.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico confirmou o caráter inovador do teste e explicou que a proposta é que ele passe a substituir o exame popularmente conhecido como Papanicolau. “É um teste feito por máquina, ou seja, tem um erro próximo de zero, enquanto o Papanicolau tem muitas etapas onde há muita interferência humana”.

Ainda de acordo com o ginecologista, a tecnologia permite que a testagem seja feita apenas de cinco em cinco anos, enquanto o rastreio do HPV pelo Papanicolau deve ser realizado a cada três anos.

Teixeira também detalhou a relação da infecção por HPV com alguns tipos de câncer que vão além do câncer de colo de útero, como o de boca, na vulva, no pênis e no canal anal. Para o especialista, a testagem do HPV, somada à vacinação precoce em adolescentes com até 15 anos, pode mudar o cenário de saúde pública no país.

Assessoria desmente boato de morte de Daniel Alves na prisão; entenda

  • Bahia Notícias
  • 10 Mar 2024
  • 07:49h

Foto: Reprodução / Redes Sociais/Bahia Notícias

O ex-jogador Daniel Alves foi parar nos assuntos mais comentados do X, antigo Twitter, na noite deste sábado (9) após circular um boato de que ele teria tirado a própria vida dentro da prisão. O baiano está preso desde janeiro de 2023 na Espanha e foi condenado a 4 anos e meio por estuprar uma mulher de 23 anos no banheiro de uma boate, em Barcelona.

A informação do suposto suicídio de Daniel Alves, no entanto, já foi negada pela assessoria de imprensa do ex-jogador, conforme publicou o jornalista Marcelo Bechler, setorista que cobre o futebol espanhol em Barcelona.

Batata Plus convidou o influencer Max Moreno para conhecer a famosa casa da Barra do encantador de seguidores Carlinhos Maia

  • Brumado Urgente
  • 09 Mar 2024
  • 17:35h

Foto: Divulgação

Max Moreno que é natural de Brumado foi o primeiro influencer da cidade a ir até a casa da Barra que fica localizada na cidade de Barra de São Miguel no estado de Alagoas, do também influencer Carlinhos Maia.

De acordo com Max, a experiência foi incrível, “está ladeado com influencers do Brasil inteiro, vivendo uma experiência única como essa foi muito especial”, frisou Max.

Entretanto, tal experiência na vida do influencer só se tornou possível, por conta do convite realizado pelo casal de empresários Edinália Mesquita e Alen Carlos, que são proprietários dos produtos Plus que fica sediada em Vitória da Conquista.

O influencer Carlinhos Maia conta com uma grande equipe de trabalho extremamente profissional, onde, além proporcionar uma experiência excepcional entre influencers, dedica máxima atenção a todos que visitam a casa da Barra.

Outro objetivo que foi alcançado durante o evento, foi a promoção publicitária da Batata Plus, que apareceu no story de Carlinhos Maia, e dessa forma, tornou o produto ainda mais conhecido, já que Carlinhos Maia, somente na rede social Instagram possui mais de 30 milhões de seguidores.

Em contato com a redação do Brumado Urgente, Max fez questão de agradecer aos empresários Rafael e Pedro Barreto, como também, a empresa Uni Calçados pelo o apoio de sempre a todos os seus projetos.

Após denúncia de importunação sexual, mulher vai interpretar mascote do Inter

  • Bahia Notícias
  • 09 Mar 2024
  • 15:35h

Foto:Bahia Notícias

O Internacional anunciou que uma mulher vai interpretar o mascote Saci na partida contra o São Luiz de Ijuí, neste sábado (9), no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A medida ocorre em meio a investigações da polícia contra o homem que atuava como o personagem, suspeito de importunação sexual em pelo menos dois casos.

Segundo o clube, uma estudante de direito de 33 anos vai assumir o papel durante a partida. O nome dela não foi divulgado pelo Internacional.

"Sou torcedora fanática. Sempre saio sem voz do estádio e com os braços doendo de tanto torcer. Mas, ser o Saci é mais do que ser eu. É representar a torcida toda", disse.

De acordo com o Internacional, esta não será a primeira vez que a mulher vai interpretar o mascote. Em 2022, ela já participou de ações do clube usando a fantasia.

O Sport Club Internacional afirma que a inciativa faz parte de ações do Dia Internacional da Mulher.

"Não queremos simplesmente vincular a participação dela como uma forma de celebração à data. É mais do que isso. É abrir novas possibilidades para que colorados e coloradas se acostumem a ver uma figura diferente desempenhando o papel deste que é um símbolo da história do Inter", afirmou Letícia Vieira de Jesus, vice-presidente de Relacionamento Social do clube.