Ironia do Destino?: Após Passeata pela Paz, Brumado volta a sofrer nova onda de assaltos

  • Brumado Urgente
  • 24 Abr 2015
  • 13:05h

(Fotocomposição: Brumado Urgente)

O ceticismo, a supertição, o radicalismo e até mesmo o sobrenatural são fundamentos que fazem com que as opiniões sejam divididas, mas, mesmo diante disso, não há como negar que existam algumas coincidências que mereciam uma explicação, mesmo que elas sejam difíceis de serem compreendidas.

Uma dessas coincidências atingiu Brumado nos últimos dias, já que, logo após a realização de uma nova Caminhada pela Paz, a qual tinha como mote o aumento urgente do contingente policial na 34ª CIPM, uma nova onda de assaltos voltou a assustar a população, inclusive do meio rural, já que um caso grave aconteceu na Comunidade de Várzea da Pedra, onde uma família foi aterrorizada pela “Quadrilha do MLK”, que amarrou, amordaçou e agrediu 4 pessoas, levando um Hilux, dois cofres e inúmeros objetos de valor, deixando a residência totalmente desconfigurada.

Elucubrações a parte, a dura e fria realidade dá algumas pistas para se decifrar o enigma desse "paradoxo cósmico", já que, no período em que a passeata foi realizada, o número de assaltos e delitos na cidade tinha tido uma baixa considerável. Segundo correntes mais radicais, a nova onda de assaltos seria claramente uma resposta direta dos criminosos que não gostaram da atitude da sociedade de ter saído às ruas, então, para mostrar força, voltaram a agir de uma forma mais contundente.

Para os céticos, foi apenas uma simples coincidência, que não deve ser vista como “nada do outro mundo”. Para os espiritualistas a situação é um reflexo das emanações de espíritos do passado, principalmente de índios e coronéis que travaram um grande duelo, onde muito sangue foi derramado e que agora vêm sendo provocados por movimentos holísticos. Para os que têm a lógica como base, a nova onda de violência é uma contingência normal da realidade local, já que o crime vem se mostrando cíclico, com o vai e vem dos criminosos pela região, que se soma a liberação assaltantes que foram presos, mas como não existe local para a sua custódia, a Justiça se vê obrigada a fazer com que eles voltem para as ruas e engrossem novamente as fileiras delitivas.

Visualizando a situação por um viés mais amplo, fica evidente que a falta de políticas públicas sérias, juntamente com o vácuo da área social e, principalmente, uma Educação muito longe do ideal, que se preocupa somente com números e dados e que faz de tudo para não reprovar, seria a raiz do problema que não é tratado da forma como deveria, recebendo somente medidas paliativas que vêm se mostrando ineficazes ao longo dos anos.

A criminalidade em Brumado, assim como em todo o país, é um grande desafio que só será vencido com atitudes pontuais por parte dos governos, que teriam que se concentrar nos pontos listados acima, o que não traria uma solução imediata, mas que garantiria , pelo menos, uma qualidade de vida melhor para as futuras gerações.

Mesmo diante dos esforços hercúleos dos bravos soldados e oficiais da 34ª CIPM, o déficit da segurança pública no município não será solucionado somente com o aumento do contingente policial, que traria avanços sim, mas que não é a solução para toda a problemática.

A construção do Conjunto Penal seria outro ponto positivo que amenizaria a situação, mas, até o momento as obras não foram efetivamente iniciadas o que já provocou uma nuvem de incredulidade na população, que viu tanta briga para se trazer o CP para o município, mas, depois que tudo foi equacionado, houve uma refrigeração total sobre a questão.

Em suma, a projeção não é das mais animadoras, mas, não é por isso que todos irão cruzar os braços e sentar no “sofá do comodismo”, cada cidadão tem que fazer a sua parte, pois o problema atinge a todos, até mesmo os que se acham “intocáveis”. 


Comentários

  1. Ubiratã cardoso

    "Muito bom texto, carregado de verdades. O presidio que iria ser construído em Brumado , virou brincadeira . Seria na Lagoa Funda, a população se rebelou e mudaram para Vila Presidente Vargas e nada. Sugiro que construa na área do ex DERBA pra esculhambar de vez a cidade. Os governos estadual e municipal pelo visto não tem moral para dizerem. É aqui que vai ser erguido o presídio. Enquanto isso a bandidagem vai fazendo a festa. Ulalá."