Brumado Urgente

Brumado Urgente


Brumado: Conheça o Canal Conecta

Sábado | 17.06.2017 | 09h30


A Unopar acaba de lançar um site gratuito com vagas de emprego, exclusivo para os alunos. Ele analisa seu perfil profissional e oferece vagas que combinam perfeitamente com ele. Além disso, também auxilia na elaboração do seu currículo. Quem usa o Canal Conecta sabe que funciona. Torne-se já um aluno e aproveite esse benefício: inscreva-se no vestibular :unopar.br ou ligue: 77 3441 7979​.

UNAJUF postula perda do cargo de Gilmar Mendes

Sábado | 17.06.2017 | 09h00
Autor: Probus Brasil


Foto: Reprodução

A União Nacional dos Juízes Federais, entidade que congrega Juízes Federais de todo o território nacional, ingressou com representação por improbidade contra o Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A Representação, assinada pelo Presidente e também pelo Vice-Presidente da entidade, respectivamente, Eduardo Cubas e João Batista de Castro Júnior, sendo este último também Professor do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia em Brumado, foi protocolada perante o Ministério Público Federal que atua em 1ª instância, em Brasília, já que improbidade é da competência do 1º grau de jurisdição, conforme deixou assentado reiteradamente o Superior Tribunal de Justiça. Isso significa que a um Juiz Federal de primeira instância é que competirá julgar a ação que vier a ser proposta pelo Ministério Público.  No texto, os Magistrados da UNAJUF alegam que Gilmar Mendes violou uma das interdições primaciais direcionadas a Juízes, ou seja, não praticar atividade político-partidária, o que não teria sido respeitado por Mendes ao ser flagrado numa interceptação telefônica com Senador afastado Aécio Neves (PSDB) tratando de gestões políticas com parlamentares. 

Menino de 6 anos é atacado por rottweiler e salvo por vira-lata em Conquista

Sábado | 17.06.2017 | 08h15


Foto: Reprodução

Um menino de 6 anos teve vários ferimentos pelo corpo após ser atacado por uma cadela da raça rottweiller, em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia. O caso ocorreu na quinta-feira (15). O pai da criança tentou salvá-la, mas quem conseguiu afastar o cão do menino, foi um cachorro vita-lata. O garotinho foi levado por familiares para um hospital, onde recebeu atendimento e teve alta. Israel Brito teve ferimentos na cabeça, no braço e na orelha. Conforme os familiares, ele está muito assustado com o que aconteceu. Segundo o pai do garoto, Célio Brito, o ataque ocorreu quando a criança brincava na rua. Uma cadela saiu de uma casa e mordeu o menino. O pai tentou impedir, mas foi empurrado pelo animal. O pai de Israel relatou que a salvação do filho foi o cão vira-lata da família, que conseguiu afastar o rottweiler da criança. “Um cachorro vira-lata, da própria casa da minha mãe, partiu pra cima e acuou esse cachorro. E esse cachorro soltou a criança, de forma que eu pude segurá-lo e trazê-lo pra longe", disse Célio. A tia da criança, Célia Brito, também relatou o ataque e disse que o cachorro deixou várias marcas na vítima. "Israel tava muito cheio de sangue. Teve muitos cortes, cortes profundos na cabeça, na orelha, nos braços", disse.

Absurdo:Criança de 2 anos morre após ser estuprada no norte da BA

Sexta | 16.06.2017 | 20h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução/G1 Bahia

Uma criança de dois anos morreu nesta sexta-feira (16), após ser vítima de estupro na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, segundo informações da Polícia Civil do município. O principal suspeito é o padrasto da criança, de 59 anos, que está preso. A mãe da menina foi conduzida à delegacia, mas a polícia não deu detalhes sobre ela. Segundo a polícia, a criança morava junto com o suspeito e mãe. A menina foi levada para um hospital da cidade após desmaiar em casa. Conforme a família relatou à polícia, a equipe médica que atendeu a criança disse que a criança tinha sinais de abuso sexual e agressão. O corpo da menina foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Paulo Afonso e ainda não foi liberado. A polícia ainda não deu detalhes da investigação.

Segundo dados: A economia brasileira está em processo de estabilização

Sexta | 16.06.2017 | 18h00


Foto: Ilustração

Os dados do Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), atualizados na manhã de hoje, indicam que a economia brasileira está em processo de estabilização. Nos quatro primeiros meses de 2017, o indicador com ajustes sazonais apresentou variações comportadas, sendo que em fevereiro, março e abril ele se manteve na casa dos 134 pontos. Após as revisões, o IBC-Br ajustado de janeiro ficou em 133,15 pontos, o de fevereiro marcou 134,93 pontos, o de março atingiu 134,39 pontos e o de abril foi de 134,76 pontos. Em suas comunicações mais recentes, o BC vem destacando que a atividade passa por um período "compatível com estabilização da economia brasileira no curto prazo e recuperação gradual ao longo do ano". O fator novo no cenário é a crise política, após as delações de executivos da JBS colocarem em dúvida a sustentabilidade do governo Michel Temer e o avanço das reformas. Os dados do IBC-BR de maio somente serão divulgados em julho. Em suas comunicações, o BC vem defendendo que será preciso monitorar o efeito da crise política sobre a própria atividade, já que eventuais dificuldades no andamento das reformas podem prejudicar a recuperação econômica.

Sérgio Cabral pode ficar duas décadas atrás das grades

Sexta | 16.06.2017 | 17h00
Autor: Veja


Foto: Reprodução

Preso desde novembro do ano passado, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), tem se revelado imbatível em quebrar recordes. Nenhum político brasileiro tornou-se alvo de tantas ações penais (ele cravou dez) na operação Lava-Jato. Até agora também não apareceu ninguém que teve o próprio bolso tão generosamente irrigado pelo propinoduto — os procuradores recuperaram mais de 300 milhões de reais em quinze contas no exterior que, embora em nome de doleiros, são de Cabral. Na última terça 13, ele deu mais um passo em direção ao topo do ranking da vergonha. O juiz Sérgio Moro o condenou a 14 anos e dois meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Ainda tem muita coisa para vir por aí”, antecipou a VEJA um procurador envolvido nas investigações no Rio de Janeiro. O desenrolar de novos fios do engenhoso esquema de corrupção fluminense aponta para contratos selados entre o governo e empresas de comunicação e prestadores de serviços nas áreas de saúde e educação. Com base nas dez denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal, VEJA ouviu advogados criminalistas e procuradores para projetar o futuro penal do ex-governador, que de róseo não tem nada. Se mantida a dosimetria média adotada pelo juiz paranaense nos demais casos, Cabral seria condenado a 140 anos de prisão e só poderia tentar progressão para o regime semiaberto ou até aberto depois de 23 anos de cadeia.

Adiada a Audiência Pública para discussão do projeto sobre poluição sonora

Sexta | 16.06.2017 | 16h30
Autor: CMB


Foto: Ilustração

A Audiência Pública que estava marcada para o próximo dia 19 de junho na Câmara Municipal de Vereadores de Brumado a fim de discutir o projeto que trata sobre as condições básicas de proteção ambiental contra a poluição sonora na cidade não mais acontecerá na segunda-feira (19) devendo ter sua data remarcada. A razão para a postergação do evento se deu por ser um período de festejos juninos e sendo um assunto de grande importância necessita da participação da população, em especial dos proprietários de bares e restaurantes, que assim como todos devem estar envolvidos com as festividades. O legislativo brumadense explica que a decisão de remarcar a data da audiência pública foi efetivada em concordância com as autoridades que estarão participando da discussão da Lei do Silêncio, que tem como principais objetivos garantir que o volume do som em um ambiente não seja tão alto a ponto de prejudicar a saúde e incentivar a ordem e a boa convivência com a sociedade.

Prazo para sacar o PIS está acabando; saiba se você tem direito

Sexta | 16.06.2017 | 16h04
Autor: Veja


Foto: Ilustração

O prazo para sacar o abono salarial do PIS e Pasep está acabando. O abono pode chegar ao valor de um salário mínimo (937 reais), dependendo do período trabalhado em 2015 – ano-base do calendário de pagamento. O prazo para sacar o benefício termina em 30 de junho. Mas muita gente ainda não resgatou o abono salarial. Quem tem direito deve correr, pois o dinheiro que deixar de ser resgatado será incorporado ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) após 30 de junho. Ou seja, o trabalhador perderá esse dinheiro. O abono salarial do PIS é pago para funcionários do setor privado. Já os servidores públicos recebem o abono do Pasep. Para ter direito ao benefício é preciso: Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;  Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2015;  Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015; Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O pagamento é proporcional ao período trabalhado. Quem trabalhou o ano todo recebe 927 reais. Quem trabalhou um mês, recebe o equivalente a 1/12 de 937 reais, ou seja, 78 reais. O abono do PIS pode ser recebido nas agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Para isso, é preciso ter o Cartão do Cidadão e a senha dele. Quem não tiver cartão deve ir até uma agência da Caixa com documentos de identificação. No caso do Pasep, o pagamento é efetuado pelo Banco do Brasil. Correntistas dos dois bancos recebem o benefício diretamente em conta.

'Hand spinner' é nova febre e não é indicado para crianças com menos de 6 anos

Sexta | 16.06.2017 | 15h30
Autor: G1


Foto: Ilustração

Nova mania entre as crianças, o hand spinner não é indicado para crianças com menos de 6 anos, segundo o processo de certificação do Inmetro, que identificou peças que podem se soltar e serem engolidas. Caso uma criança menor de 6 anos já faça uso do brinquedo, o Inmetro recomenda que os pais retirem o spinner imediatamente. "Alguns destes produtos têm peças pequenas que se soltam, principalmente os que têm luzes e bateria. Crianças com idade inferior a 6 anos podem colocar na boca e engolir", afirmou a técnica Milene Fonseca, do Inmetro. O instituto identificou o spinner no mercado e o classificou como brinquedo recentemente. Desse modo, ele só pode ser vendido se cumprir normas técnicas e tiver o selo do Inmetro. No entanto, a grande maioria dos modelos encontrados não estão certificadas, segundo o instituto. "As empresas estão sujeitas a fiscalização, interdição, apreensão da mercadoria e aplicação de multas", afirmou Milene. Caso encontrem spinners sem o selo do Inmetro para vender, os pais podem ligar para a ouvidoria do Inmetro e fazer uma denúncia. A ouvidoria funciona por meio do telefone 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h40. O brinquedo é uma hélice de três pontas circulares feita de plástico e metal. O mais normal é que se brinque com a ponta dos dedos, mas há quem bote na cabeça, no nariz e até  na língua. O spinner foi criado no início da década de 90 para ajudar no tratamento de crianças com déficit de atenção. Mas, de repente, virou moda, virou febre. Essa pequena bugiganga já rodou o mundo. É sucesso nos Estados Unidos, na Europa, um legítimo produto “made in china.” Em abril, uma fábrica que fica na cidade de Yimu, na China, chegou a produzir até 80 mil unidades por dia.

População brasileira já pagou R$ 1 trilhão em impostos este ano

Sexta | 16.06.2017 | 14h06


Foto: Ilustração

A marca de R$ 1 trilhão no painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi registrada às 8h desta sexta-feira (16). O valor equivale ao total de impostos, taxas e contribuições pagos pela população brasileira desde o dia 1º de janeiro de 2017. Em 2016, o montante de R$ 1 trilhão foi alcançado em 5 de julho. O presidente da entidade, Alencar Burti, explica que a arrecadação aumenta quando há crescimento econômico e elevação de impostos. “Já que nossa economia não está crescendo, essa diferença de 19 dias reflete aumentos e correções feitos em impostos e isenções, além da obtenção de receitas extraordinárias como o Refis [parcelamento de débitos tributários]. Reflete também a inflação, que, apesar de ter caído, segue em patamar alto”, analisa. Para Burti, “no segundo semestre, espera-se elevação da arrecadação em função da melhora da atividade econômica”. O presidente da ACSP esclarece que, embora a arrecadação federal tenha caído em termos reais, é o número nominal (sem descontar a inflação), o mesmo medido pelo Impostômetro, que deve ser analisado. “Nosso painel não mede apenas tributos federais. Também entram na conta os estaduais e municipais. O que temos que observar são os valores nominais, porque os gastos são todos nominais”.

Profissão de baiana de acarajé deve ser incluída na Classificação Brasileira de Ocupações

Sexta | 16.06.2017 | 12h00


Foto: Ilustração

A profissão de baiana de acarajé deverá ser incluída na lista de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O termo de estudo técnico que irá viabilizar esta inclusão foi assinado nesta sexta-feira (16), na sede da Superintendência Regional do Trabalho no Estado da Bahia (SRTE), no Caminho das Árvores, em Salvador. O documento foi assinado pelo secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antônio Correia, a secretária de Políticas para as Mulheres de Salvador, Taíssa Gama, e a Associação de Baianas. Esse termo irá ajudar o ministério a descrever a profissão. De acordo com a presidente da Abam, Rita Santos, essa reivindicação das baianas de acarajé é desde 2009. Com a regulamentação, as baianas vão poder, por exemplo, se cadastrar como microempreendedor individual e incluir a profissão em documentos como passaporte. Apenas em Salvador, o reconhecimento da profissão deve beneficiar cerca de 3.500 baianas de acarajé, segundo estimativa da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam). Desde 2005, as baianas são reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Conquista: Jovem é sequestrado e encontrado morto em Barra do Choça

Sexta | 16.06.2017 | 11h00


Foto: Reprodução

Um homem de 31 anos, que foi sequestrado na noite de quarta-feira (14), em Vitória da Conquista, foi encontrado morto na zona rural do município de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. O corpo da vítima foi localizado por um vaqueiro, que acionou a Polícia Militar na quinta-feira (15). De acordo com a polícia, o homem apresentava marcas de tiros. O corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Vitória da Conquista, onde foi submetido à perícia. A polícia ainda não tem informações sobre a autoria do crime. A vítima, que estava desaparecida há um dia, teria sido sequestrada por 4 indivíduos armados, no bairro de Vila América, em Vitória da Conquista.

SMTT lança campanha educativa de respeito à faixa de pedestre

Sexta | 16.06.2017 | 10h30
Autor: PMB


Foto: Divulgação

Com a intensificação da campanha educativa de trânsito para o mês de junho, determinada pelo Contran - Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 654, de 10 de janeiro de 2017, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, por meio da Coordenação de Educação no Trânsito, está desenvolvendo nas redes sociais orientações educativas promovendo o respeito à faixa de pedestre. A campanha chama a atenção de pedestres, que devem transladar sempre sobre a faixa sinalizada, quanto de condutores, que devem parar os veículos antes da faixa de retenção disposta na via. O Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, destacou que os índices de acidentes de trânsito envolvendo pedestres têm crescido e todos são responsáveis. “Estaremos propondo ações para chamar a atenção de pedestres e cidadãos motorizados para as responsabilidades de todos”, afirmou. O Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, está concluindo um projeto para determinar a execução da sinalização horizontal em diversos pontos do sistema viário municipal. Ele pediu a colaboração da população com vistas a assegurar o respeito à legislação de trânsito e a segurança viária.

Em Itabuna, mulher bebe água na casa de uma amiga, passa mal e morre na rua

Sexta | 16.06.2017 | 10h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Uma mulher de 45 anos morreu em uma rua do bairro de Nova Ferradas, em Itabuna, sul da Bahia, na tarde quarta-feira (14). Rosilene Maria de Jesus tinha ido na casa de uma amiga, onde bebeu água, passou mal e morreu na rua. Uma das filhas dela, Tailane Castro, suspeita de envenenamento, porque, segundo ela, a barriga de Rosilene estava inchada. O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica realização da necropsia para revelar a causa da morte. Procurada, a Polícia Militar disse apenas que recebeu notícias sobre o corpo e que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para ir ao local, por se tratar, inicialmente, de morte natural. A Polícia Civil de Itabuna não tinha informações do caso nesta quinta-feira (15), mas que, caso a necropsia constate o envenenamento, o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.

Acidente no Anel Viário de Conquista vitima casal de idosos e deixa quatro pessoas feridas

Sexta | 16.06.2017 | 09h08
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução/PRF

Um casal de idosos morreu e quatro pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente ocorrido na BR-116, na Bahia, na tarde desta quinta-feira (28). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois carros bateram de frente após um dos veículos invadir a pista contrária, na altura do km 9,8, trecho do anel viário de Vitória da Conquista, região sudoeste. Os idosos morreram no local. O homem tinha 74 anos. Não há informações da idade da mulher. Conforme a PRF, outras duas pessoas que estavam no mesmo carro que o casal, tiveram ferimentos graves. Elas e outros dois ocupantes do segundo veículo envolvido no acidente foram socorridas por equipes da Via Bahia, Samu e Corpo de Bombeiros para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Os feridos são duas mulheres, de 38 e 23 anos, e dois homens, de 44 e 30 anos. Os corpos dos idosos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.

Receita libera hoje crédito do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda

Sexta | 16.06.2017 | 08h16


Foto: Ilustração

O crédito bancário do primeiro lote de restituição de Imposto de Renda (IR) deste ano será liberado hoje (16). Segundo a Receita Federal, a restituição será para 1.636.218 contribuintes, totalizando mais de R$ 3 bilhões. O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016. Neste primeiro lote estão contribuintes com prioridade: mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, no número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, que facilita a consulta às declarações do IR e à situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente, nas bases da Receita Federal, informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento.

Indústria vai mudar composição de alimentos para retirar sódio, diz ministério

Quinta | 15.06.2017 | 18h30


Foto: Ilustração

Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (13) que a indústria de alimentos vai fazer mudanças na composição dos produtos a fim de cumprir um acordo para reduzir a quantidade de sódio. A meta é retirar um total de 28,5 mil toneladas da substância dos alimentos industrializados até 2020. Nesta fase, o foco é reduzir sódio de pães, bisnaguinhas e massas instantâneas. Segundo o ministério, a medida reafirma um acordo de cooperação assinado junto à Associação Brasileira das Indústrias de Alimento (Abia) cujo prazo de vigência terminou em 2016. Agora, a pasta "renova" o acordo para os próximos cinco anos, com a possibilidade de incluir novos alimentos. De acordo com o presidente da Abia, Edmundo Klotz, na primeira etapa do acordo, entre 2007 e 2011, foi retirado o excesso de sódio dos alimentos. Na segunda, houve a substituição do sal tradicional por tipos de sal reduzidos em sódio, "algumas empresas usaram temperos naturais". Nesta nova etapa, a proposta é modificar fórmulas. "Demanda procedimentos mais complicados, como degustação e aceitabilidade", explicou Klotz. Por isso, segundo o ministro Barros, a redução do sódio deve ocorrer de forma lenta e gradual.

5 dicas para saber se vale fazer determinado concurso

Quinta | 15.06.2017 | 17h06
Autor: G1


Foto: Ilustração

Ao G1 a colunista Lia Salgado explica cinco aspetos a serem levados em conta na hora de fazer um concurso. 1 – Examine as condições objetivas; A primeira coisa a fazer é verificar se a vaga é do seu interesse. A atividade a ser realizada tem a ver com você? Porque, se for algo muito fora do seu perfil, ser aprovado pode tornar-se um problema na sua vida. O local para onde serão as vagas é possível, de acordo com a sua situação familiar? A remuneração (salário + benefícios) atende às suas necessidades? 2 – Pode funcionar como um concurso intermediário? Em algumas situações, a vaga oferecida não é exatamente o que você busca, mas pode funcionar como uma etapa intermediária, para garantir aporte financeiro que permita que você siga estudando com melhores condições, até ser aprovado na vaga que deseja de verdade. 3 – Você está apto para preencher essa vaga? Ok, o emprego interessa – seja como objetivo final, seja intermediário. Mas, você preenche os requisitos? Vale lembrar que os requisitos serão exigidos somente no momento da posse. Então, é possível estar concluindo a escolaridade ou prestes a completar a idade e prestar o concurso. Mas, em caso de aprovação, você precisa cumprir os requisitos ou perde a vaga. Há casos em que o edital permite que o candidato convocado vá para o fim da fila. Outro aspecto a ser considerado é que a administração pode a chamar até o fim do prazo de validade do concurso, que pode ser de até 2 anos, e esse prazo pode ser dobrado. Ainda assim, há casos em que os aprovados são convocados quase imediatamente. 

Facebook libera o uso de GIFs nos comentários

Quinta | 15.06.2017 | 15h00


Foto: Ilustração

Comemorando o aniversário de 30 anos do GIF, o Facebook liberou o uso deste tipo de mídia em comentários na rede social. Para aproveitar a novidade, basta visitar um post e conferir se há um novo botão ao lado do ícone que abre o arquivo de emojis. Segundo a empresa, mais de 13 bilhões de GIFs foram enviados no aplicativo Facebook Messenger ao longo de 2016. Ao clicar no botão de GIF na janela de comentários, o usuário poderá ter acesso a um arquivo com diversas imagens animadas para quase todo o tipo de ocasião. A funcionalidade está disponível tanto em perfis pessoais quanto para publicações de páginas e grupos. O Facebook adicionou suporte a este tipo de mídia há dois anos, mas até agora os usuários precisavam inserir o URL de um GIF hospedado em outro lugar para que ele aparecesse nos comentários. O novo botão torna o processo muito mais fácil, especialmente no celular. Atualmente, ele está disponível apenas para comentários, mas o Facebook pode eventualmente também disponibilizá-lo para as postagens de notícias.

Brasil ficará melhor após a Lava Jato, diz ministro da Transparência

Quinta | 15.06.2017 | 13h12
Autor: Tribuna da Bahia


Foto: Ilustração

O país ficará melhor após a Operação Lava Jato, no que se refere ao combate à corrupção. A opinião é do ministro interino da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário. Ele participou, nessa quarta-feira (14), do seminário Abordagem sobre o combate a Corrupção no Brasil - Os Órgãos de Controle, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Rio de Janeiro. “Eu acho que o Brasil vai sair melhor. Porque todos os países que melhoraram ou mudaram uma rotina de combate à corrupção passaram por um momento crítico. A Lava Jato é um momento crítico em que o problema da corrupção está sendo exposto, não só por meio da investigação, mas na fala dos próprios envolvidos. Hoje nós estamos com a realidade escancarada, não existe mais desculpa para dizer 'eu não enxergo, eu não entendo'. Essas informações vão modificar a vida dos brasileiros”, disse o ministro. Para ele, não é possível dizer que atualmente haja mais corrupção do que antigamente, porque no passado não havia tantas ferramentas tecnológicas para detectar atos ilícitos, como existe hoje em dia. “Hoje temos mais meios de detecção, o que gera uma ideia de que a corrupção está aumentando. Mas, quando a gente não tinha meios de detectar, não sabia como ela ocorria. Como nós temos grandes casos aparecendo, a percepção na população é maior”, disse Campos Rosário. Segundo ele, a estrutura do ministério está abaixo do necessário, para um país da dimensão do Brasil. Ele citou o caso de outros países, menores, mas que têm mais funcionários dedicados ao controle interno. “Nós temos hoje cerca de 2, 4 mil servidores, é um número relativamente pequeno. A Espanha, que é um país sete vezes menor que o nosso, tem 3,5 mil servidores na área de controle interno”, comparou o ministro, que é oficial do Exército, formado na Academia das Agulhas Negras, e está na Controladoria-Geral da União (CGU) desde 2009. Uma das iniciativas que ele destaca é o Selo Pró-Ética, um programa de fomento para que as empresas implementem programas de integridade.