Brumado Urgente

Brumado Urgente


Servidores da Justiça entram em greve e param juizados na Bahia

Segunda | 19.06.2017 | 15h07
Autor: G1 Bahia


Foto: Ilustração

Os trabalhadores do Judiciário entraram em greve por tempo indeterminado nesta segunda-feira (19), de acordo com o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sintaj). Conforme o sindicato, a paralisação afeta os juizados especiais, os juizados da Infância e Juventude e as secretarias do Tribunal em todo o estado. Durante a greve, apenas 30% do efetivo está em atividade nas unidades judiciárias, que vão priorizar a expedição de liminares de urgência, como casos de saúde e religamento de água e luz. A greve foi deflagrada em assembleia no dia 9. Os servidores buscam o pagamento do reajuste linear, da Vantagem Pessoal de Eficiência (VPE) para os servidores que ainda não a recebem, além dos passivos devidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Os trabalhadores também querem regulamentação das férias e tratamento isonômico entre todos os membros do tribunal.

Correios encerram serviço e-Sedex a partir desta segunda

Segunda | 19.06.2017 | 14h00


Foto: Reprodução

Os Correios descontinuaram a partir desta segunda-feira (19) o serviço de e-Sedex. O motivo, segundo a empresa, é a aprovação de sua nova política comercial. "Dessa forma, todas as postagens de encomendas deverão ser realizadas por SEDEX ou PAC", disseram os Correios em nota. O E-Sedex era o serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos pela internet. Já o PAC é o serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria e o Sedex, de encomenda expressa de documentos e mercadorias. Os Correios informaram ainda que prossegue com a implantação de um novo serviço voltado às entregas de mercadorias compradas via internet, o Correios Log. No entanto, não foi informado quando o novo serviço entrará em operação.

Número de pedidos de refúgio no Brasil sobe 23%

Segunda | 19.06.2017 | 13h11
Autor: G1


Foto: Reprodução

Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, com a sigla ACNUR em português, divulgou nesta segunda-feira (19), com base em números do Comitê Nacional dos Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, que houve aumento nos números de refugiados e no de pedidos de refúgios no Brasil em 2016. Em 2016, o número de refugiados no país subiu 9,3% e o número de pedidos de refúgio cresceu 23,6% no último ano em comparação a 2015.mConflitos locais, guerra civil e fome fizeram com que o número de refugiados e deslocados no mundo aumentasse ainda mais em 2016, segundo relatório divulgado nesta segunda. Os dados estão tornando a atual crise humanitária a mais grave desde a fundação da ONU, em 1945. Os países com maior número de refugiados são Síria, Afeganistão, Sudão do Sul e Somália, e os países que mais os recebem são Turquia, Paquistão, Líbano, Irã, Uganda, Etiópia e Jordânia. O número de refugiados e deslocados no mundo atingiu 65,6 milhões de pessoas no ano passado, um crescimento de 300 mil na comparação com 2015, segundo o Relatório Global Sobre Deslocamento Forçado em 2016, divulgado pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur). Desse total, 10,3 milhões foram forçadas a deixarem seus lares pela primeira vez (15,7%) e metade são crianças. Crianças que viajavam sozinhas ou separadas de seus pais pediram cerca 75 mil solicitações de refúgio só no ano passado.

Aprovados na primeira chamada do ProUni têm até hoje para confirmar informações

Segunda | 19.06.2017 | 12h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Ilustração

Os aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (19) para comprovar as informações prestadas na inscrição. Estes estudantes devem procurar a instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado e apresentar a documentação. O Ministério da Educação alerta que é inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local para comprovação das informações. A perda do prazo ou a não comprovação implicará, automaticamente, a reprovação do candidato. A lista de selecionados nesta edição do ProUni, para o segundo semestre de 2017, está disponível na página do programa na internet. Neste processo seletivo, o ProUni oferta 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior em todo o país. O programa é voltado a alunos da rede pública ou bolsistas integrais da rede particular. O processo seletivo é constituído de duas chamadas sucessivas e o resultado da segunda chamada está previsto para 26 de junho. Neste caso, a comprovação das informações deverá ser feita de 26 a 30 de junho. Ao final das duas chamadas, o candidato poderá, ainda, manifestar interesse em participar da lista de espera, que será usada pelas instituições de ensino na convocação de candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas. A lista de espera estará aberta para manifestações entre 7 e 10 de julho, na página do ProUni. As instituições poderão consultá-la a partir de 13 de julho e, nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação em 17 e 18 de julho.

 

Realiza Seguros: Todos os seguros em um só lugar

Segunda | 19.06.2017 | 11h30


As incertezas e os riscos que a vida nos traz fazem refletir sobre a importância de se fazer um seguro para proteger nossa família e nosso patrimônio. O investimento em um seguro é direcionado a cobrir o risco de perda de algo valioso, ou seja, os seguros servem exatamente para você ficar prevenido contra qualquer imprevisto. A Realiza Seguros, proporciona as Melhores Coberturas Pelo Menor Preço Assistência 24hs de Plantão, segurança e confiabilidade para você. Faça uma visita a Realiza Seguros que fica na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, 104 (ao lado da igreja Matriz), (77) 3441-6853 / 99957-6500 (vivo) e conheça mais essa novidade que a Realiza Seguros traz para você.

Itapetinga: Motorista atropela criança cadeirante e morre após capotar o carro

Segunda | 19.06.2017 | 11h00
Autor: Itapetinga na Mídia


Foto: Reprodução

Um trágico acidente foi registrado no início da noite deste domingo (18), na movimentada Avenida Júlio José Rodrigues em Itapetinga, nas proximidades da FM Transportes, envolvendo um carro de passeio. O motorista identificado como Watila Soares, morador do Bairro Nova Itapetinga, trafegava pela referida avenida em seu veículo em direção a estação rodoviária. Foi quando inesperadamente atropelou um cadeirante de 5 anos, perdendo o controle da direção, saiu da pista e capotou numa ribanceira, nas proximidades da FM Transportes, na entrada de acesso ao Bairro Vila Rosa. Watila Soares teve seu corpo arremessado para fora do veículo e morreu no local. O veículo ainda atingiu a parede de uma residência. A criança atropelada de nome Victor Ramos da Silva, foi socorrida pelo SAMU e encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, com suspeita de TCE, sendo transferida em seguida para o Hospital de Base de Vitória da Conquista.

Congresso tenta manter votações em que STF decide prisão de Aécio

Segunda | 19.06.2017 | 10h00
Autor: G1


Foto: Reprodução

A Câmara e Senado vão tentar manter as votações de projetos considerados importantes pela base governista em uma semana incomum em Brasília. Na próxima terça-feira (20), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar duas ações relacionadas ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente licenciado do partido. Uma delas, apresentada Procuradoria-Geral da República (PGR), é um pedido de prisão do tucano. A outra é um recurso da defesa de Aécio para reverter o seu afastamento das atividades parlamentares, determinado pelo ministro Edson Fachin no dia 18 de maio. Senadores vão acompanhar os desdobramentos desses julgamentos, uma vez que, caso o pedido de prisão seja acolhido pela Corte, a Constituição prevê que o Senado se reúna para decidir se mantém, ou não, a prisão. Os festejos juninos são outro fator que pode dificultar as votações no Congresso. Tradicionalmente, nesta época do ano, a presença de parlamentares diminui na Câmara e no Senado.

Conquista: Morre mais uma vítima de acidente trágico na BR-116 que vitimou idosos

Segunda | 19.06.2017 | 09h14
Autor: Conquista Urgente


Foto: Reprodução/PRF

Faleceu na manhã de hoje (domingo) no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, a terceira vítima de um acidente trágico que aconteceu na última quinta-feira (15) na BR-116, trecho próximo ao Bairro Campinhos. A vítima, identificada como Edivaldo, não resistiu e faleceu na unidade. As outras duas vítimas fatais foram dois idosos (marido e esposa), moradores da Zona Oeste. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois carros bateram de frente após um dos veículos invadir a pista contrária, na altura do km 9,8, trecho do anel viário de Vitória da Conquista, região sudoeste. Os idosos Dona Odete e Seu Valdir, figuras muito queridas na cidade, não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

JBS teme ser retaliada pelo governo Temer

Segunda | 19.06.2017 | 08h24


Foto: Reprodução

Executivos da JBS procuraram dirigentes da Receita Federal preocupados com especulações de que o governo havia determinado uma devassa nas contas da empresa. Seria uma retaliação pelo fato de Joesley Batista ter acusado o presidente Michel Temer de receber propina em depoimento de delação premiada. Os interlocutores da empresa receberam uma negativa como resposta, mas foram avisados de que há vários procedimentos instaurados envolvendo firmas do grupo J&F e outros serão abertos com base nos crimes que seus donos confessaram. Na conversa com a alta cúpula da Receita, o representante da JBS mencionou ter ouvido dizer que José Guilherme Antunes de Vasconcelos, superintendente do órgão em SP, é muito próximo ao presidente Michel Temer.

Guanambi: Motociclista morre após colisão com ônibus da Novo Horizonte

Domingo | 18.06.2017 | 14h00
Autor: Guanambi FM


Foto: Reprodução

Um motociclista morreu em um acidente envolvendo um ônibus da empresa Novo Horizonte e uma moto, no final da manhã deste sábado (17), na Avenida Governador Nilo Coelho, próximo ao Condomínio Boullevard, em Guanambi, no sudoeste baiano. Conforme informações de testemunhas, o motociclista identificado por Gilberto Rocha Lima de 32 anos, teria colidido frontalmente após tentar fazer uma ultrapassagem. Segundo informações de pessoas repassadas à reportagem, após ser atingido Gilberto perdeu o controle e caiu. Ele foi socorrido pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel a Urgência (SAMU) e encaminhada ao Hospital Regional, mas não resistiu. Em contato com o Regional, o portal Folha do Vale foi informado que só membro da família poderia obter essa informação. 

TSE lança campanha nas redes sociais para acabar com mitos eleitorais

Domingo | 18.06.2017 | 12h00


Foto: Ilustração

Com o objetivo de esclarecer questões sobre o processo de votação, opções de voto e o resultado de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança neste domingo (18) em suas redes sociais a campanha Mitos Eleitorais. O primeiro tema a ser abordado na fanpage, no Facebook e no perfil do tribunal no Twitter será "Votar nulo anula uma eleição?". A ideia da campanha, que será veiculada este mês e em julho, é desmistificar alguns temas e esclarecer o eleitor brasileiro. Para isso, foram criados nove vídeos de curta duração, animados, com infográficos para as redes sociais. Os demais temas da campanha são "Voto em branco vai para quem está ganhando?", "Voto em branco é igual a voto nulo?", "É eleito sempre o candidato que possui mais votos?", "Quem não votou na última eleição não pode votar na próxima?", "Depois da eleição é possível saber em quem o eleitor votou?", "Quem é convocado para ser mesário, será convocado sempre?", "Ninguém pode ser preso no dia da eleição?" e "O eleitor pode votar usando a camiseta do seu partido?". No Twitter do tribunal, o eleitor também pode participar de um jogo para testar seus conhecimentos.

Planalto diz que Temer processará Joesley por dizer

Domingo | 18.06.2017 | 10h00
Autor: G1


Foto: Reprodução

Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou na tarde deste sábado (17), por meio de nota, que o presidente Michel Temer ingressará na próxima segunda com ações na Justiça contra o dono do grupo J&F, Joesley Batista. No texto, a Presidência critica o acordo de delação premiada firmado pelo empresário e o chama de "bandido notório". A nota foi divulgada após a divulgação de uma entrevista de Joesley à revista "Época". Na reportagem, o empresário acusa o presidente de liderar "a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil" e afirma que Temer não tinha "cerimônia" para pedir dinheiro para o PMDB. Na nota, o Palácio do Planalto acusa o empresário de "desfiar mentiras" na entrevista e aponta "inverdades" que teriam sido narradas por Joesley à revista. "Em entrevista, ele diz que o presidente sempre pede algo a ele nas conversas que tiveram. Não é do feitio do presidente tal comportamento mendicante. Quando se encontraram, não se ouve ou se registra nenhum pedido do presidente a ele. E, sim, o contrário. Era Joesley quem queria resolver seus problemas no governo, e pede seguidamente. Não foi atendido antes, muito menos depois", afirma a nota. Logo depois, o Palácio do Planalto passa a criticar o acordo de delação premiada firmado entre Joesley Batista e o Ministério Público Federal. Segundo a nota, os crimes admitidos pelo empresário "somariam mais de 2000 mil anos de detenção". O acordo de Joesley vem sendo criticado por diversos políticos citados nos depoimentos. Isso porque, pelo acordo, o empresário receberá perdão judicial das ações em andamento na Lava Jato e não será denunciado como réu em novas ações penais. 

Mulher é presa por transportar 23 kg de maconha em Vitória da Conquista

Domingo | 18.06.2017 | 08h01


Foto: Reprodução/PF

Uma mulher de 32 anos foi presa por transportar 23 kg de maconha em um ônibus, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo interestadual em que a suspeita estava foi parado por agentes em um trecho da BR-116, na noite de sexta-feira (16). Conforme a PRF, a mulher presa disse que a droga vinha de Campo Grande (MS) e seria levada para Salvador. De acordo com a PRF, a suspeita receberia R$ 1.500 pelo transporte do entorpecente. Ela e o material apreendido foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública de Vitória da Conquista.

Nova técnica reduz a necessidade de cirurgia de coração

Sábado | 17.06.2017 | 18h00
Autor: Veja


Foto: Ilustração

Os procedimentos intervencionistas ou menos invasivos ganham cada vez mais espaço na medicina. No campo da cardiologia, há algum tempo, as cirurgias de revascularização (ponte de safena ou mamária) perderam espaço para a angioplastia e pesquisas indicam que esta tende a ser substituída, sempre que possível, pelos tratamentos clínicos, com remédios. Entretanto, essa última opção não é uma possibilidade para todos. Em pacientes com obstrução total crônica – quando uma artéria está há mais de três meses completamente obstruída pelo acúmulo de colesterol, placas de tecido fibroso e outras substâncias, como cálcio – e sintomas de isquemia grave, como angina (dor ou desconforto no peito), falta de ar e cansaço, a administração de medicamentos poderá não ser suficiente para lhes devolver a qualidade de vida. Felizmente, uma técnica desenvolvida no Japão surge como uma nova esperança para estes casos. Chamada de cart reverso ou abordagem retrógrada, o método, que é um aprimoramento da angioplastia tradicional, é capaz de alcançar, nas mãos de um profissional experiente, uma taxa de sucesso de 90% na remoção de obstruções totais crônicas graves, contra cerca de 70% do método tradicional. A inovação consiste em desobstruir a oclusão de baixo para cima. Tradicionalmente, isso é feito de cima para baixo (anterógrada), no sentido do fluxo sanguíneo. Segundo Marcelo Harda Ribeiro, cardiologista intervencionista do Hospital SOS Cardio e médico pesquisador pelo Hospital Israelita Albert Einstein, a probabilidade de desobstrução no sentido contrário ao fluxo sanguíneo é maior porque, nessa região, a placa tem menos fibrose e cálcio, o que facilita a abertura com o cateter e a colocação do stent, que esmaga a placa de gordura e previne novos acúmulos.

Joesley Batista diz: “Temer é o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil”

Sábado | 17.06.2017 | 16h00
Autor: ÉPOCA


Foto: Reprodução

Na manhã da quinta-feira (15), o empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, recebeu ÉPOCA para conceder sua primeira entrevista exclusiva desde que fechou a mais pesada delação dos três anos de Lava Jato. Em mais de quatro horas de conversa, precedidas de semanas de intensa negociação, Joesley explicou minuciosamente, sempre fazendo referência aos documentos entregues à Procuradoria-Geral da República, como se tornou o maior comprador de políticos do Brasil. Discorreu sobre os motivos que o levaram a gravar o presidente Michel Temer e a se oferecer à PGR para flagrar crimes em andamento contra a Lava Jato. Atacou o presidente, a quem acusa, com casos e detalhes inéditos, de liderar “a maior e mais perigosa organização criminosa do Brasil” – e de usar a máquina do governo para retaliá-lo. Contou como o PT de Lula “institucionalizou” a corrupção no Brasil e de que modo o PSDB de Aécio Neves entrou em leilões para comprar partidos nas eleições de 2014. O empresário garante estar arrependido dos crimes que cometeu e se defendeu das acusações de que lucrou com a própria delação. No site da ÉPOCA você confere a entrevista completa; http://epoca.globo.com/politica/noticia/2017/06/joesley-batista-temer-e-o-chefe-da-quadrilha-mais-perigosa-do-brasil.html

Preço do combustível cai e gasolina é encontrada por R$ 3,14 na Capital

Sábado | 17.06.2017 | 14h00


Foto: Ilustração

O preço médio da gasolina reduziu 2,3% e do diesel 5,8%, conforme anúncio da Petrobras na última quarta-feira (14) e quem abastece em Salvador consegue perceber os reflexos da queda. Em alguns postos da capital baiana é possível encontrar gasolina por R$ 3,14, apesar do preço médio chegar a R$ 3,44. Antes da redução, o preço da gasolina variou entre R$ 3,54 e R$ 3,79. Mesmo com a redução, quem abastece em Salvador não deixa de procurar o melhor preço, como é o caso do taxista Erivan da Silva. “A gente que vai rodando a cidade, vai vendo os preços e onde estiver melhor, a gente já entra e coloca”, disse. O diesel é outro combustível que reduziu o preço e custa em média R$3,18. O valor antigo, em média, era de R$ 3,29. Agora, quem tem carro a diesel pode economizar R$0,11 por litro.

MPF denuncia deputados da Bahia e ex-prefeito por desvio de verbas do Fundeb

Sábado | 17.06.2017 | 12h13
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução/G1 Bahia

Ministério Público Federal na Bahia (MPF) denunciou os deputados estaduais Angela Souza e Carlos Ubaldino, ambos do PSD, o ex-prefeito da cidade baiana Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado, o empresário Kells Belarmino e mais nove pessoas por desvio de verbas do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) e por formação de quadrilha. Em nota, o MPF informou que, segundo a denúncia encaminhada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, os suspeitos desviaram recursos, superfaturaram obras e fraudaram licitações com um prejuízo de cerca de R$ 43 milhões em mais de vinte municípios da Bahia. O esquema teria sido feito entre 2009 e 2015. A denúncia é um desdobramento da operação "Águia de Haia", da Polícia Federal, que investiga desvio de verbas públicas. O MPF pede aos denunciados a reparação por danos morais coletivos no valor mínimo de R$ 10 milhões, considerando os danos sofridos pela população dos municípios atingidos pela ação criminosa que deixou de receber melhorias educacionais. O pedido destaca o ambiente sistêmico de desvio, apropriação e propina em 18 prefeituras do estado da Bahia decorrente da atuação da quadrilha. A quadrilha atuou por aproximadamente seis anos e realizou contratações desnecessárias e superfaturadas no valor global de R$ 43.150.000,00, causando prejuízos aos cofres públicos que estão especificados em cada uma das denúncias já apresentadas no âmbito da Operação Águia de Haia.

Dados sugerem queda de nascimentos no Brasil e Zika pode ser causa

Sábado | 17.06.2017 | 11h06
Autor: G1


Foto: Ilustração

No segundo semestre de 2016, a médica Sandra Valongueiro, pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), começou a ouvir relatos sobre uma diminuição do número de mulheres nas maternidades do Recife. Como o estado foi um dos epicentros da emergência de zika a partir de novembro de 2015, a observação chamou a atenção da especialista, que também faz parte do Grupo de Pesquisa da Epidemia da Microcefalia (Merg, na sigla em inglês). Atualmente, dados ainda preliminares obtidos pelo G1 sugerem uma redução do número de nascidos vivos a partir do segundo semestre de 2016 em todo o país, em comparação com os anos anteriores, precisamente nove meses depois do início da emergência por zika e microcefalia no país. Se os dados consolidados de nascimentos no Brasil de 2016 se mantiverem estáveis mesmo após a contabilização de registros tardios, eles revelarão uma queda estatisticamente significativa a partir do segundo semestre, segundo Fredi Quijano. Ele lembra que essa redução pode ter outros fatores envolvidos, como a crise econômica e a instabilidade política, que podem fazer com que as famílias se sintam mais inseguras para ter filhos. Em um estudo publicado em 5 de junho pela revista "Population and Development Review", as pesquisadoras Letícia, Sandra e o restante de sua equipe relatam a percepção de mulheres sobre como a epidemia de zika impactou seus planos de engravidar. Em grupos de discussão organizados no Recife e em Belo Horizonte, essas mulheres contaram que viam a zika como uma tragédia que poderia acontecer com qualquer uma e que, por isso, preferiam evitar a gravidez ou pelo menos adiar os planos até que a situação melhorasse.

O Brasil é o país com população jovem que mais gasta com Previdência

Sábado | 17.06.2017 | 10h00


Foto: Ilustração

O Brasil é o país com população jovem que mais gasta com Previdência. Essa situação coloca o Brasil como uma exceção à regra de que os gastos da Previdência são maiores em países com população mais velha. O Brasil tem despesas com aposentadorias e pensões próximas à de nações com populações mais envelhecidas, mostram dados do Banco Mundial (Bird) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Somadas todas as despesas com aposentadorias, pensões por morte, benefícios assistenciais e acidentários do INSS e de servidores da União, o Brasil gastou com Previdência em torno de 13% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2016, segundo dados do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Já na média dos países da OCDE, o gasto médio alcançou 12,4% do PIB, patamar próximo ao da Alemanha, Dinamarca e Japão. O governo federal propôs uma reforma da Previdência, que cria uma idade mínima para a aposentadoria e muda o cálculo do benefício. O texto está em análise na Câmara e precisa ser aprovado por deputados e senadores para entrar em vigor. Um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI), de dezembro do ano passado, previa que os gastos previdenciários do Brasil, somando INSS e servidores, vão crescer para cerca de 26% até 2050. “As razões são novamente o envelhecimento da população e as regras de aumento dos benefícios”, aponta o órgão.