Mordaça do Poder

  • Por Dr.; Cleio Diniz
  • 11 Abr 2014
  • 12:23h

(Foto: Laércio de Morais / Brumado Urgente)

Data máxima vênia, que não me interpretem mal, mas pelo andar da carruagem, apesar da tão falada liberdade, o seu exercício sutilmente começa a dar sinais de perigo, e falar o que pensa nunca foi e nunca será visto com bons olhos, afinal em regra geral a verdade dói.


Por sermos seres de natural convivência social, a metodologia buscada para dirimir e organizar esta sociedade, seja de um povo, seja de uma nação ou seja de um estado exige a existência de lideres, todavia a liderança sempre vem atrelada ao poder e, como a própria historia nos revela, é exercida por governabilidade ou por imposição.


Ora, a Governabilidade é simples de se definir, apesar de complexa de se pratica, pois limita o poder e por consequência aqueles que estão e detém tal poder, visto que neste caso, neste sistema de liderança temos pelo respeito a vontade do povo que compõe a sociedade governada, temos também neste sistema priorizar os interesses do povo em detrimento dos interesses particulares ou de uma classe como princípio básico da linha de condução da liderança.


Já o sistema de Imposição é diametralmente oposto, ou seja, os lideres se apoderam do poder, trabalham para suprir interesses próprios e de seus pares. Nestes casos a história nos mostra como exemplo as conquistas pelas guerras, as quais por sua vez formaram grandes impérios, tendo ai a Imposição pelo uso da força bruta, ou força física como queiram. Todavia o homem evoluiu e com isto os lideres se viram obrigados a mudarem suas formas de Imposição, evoluindo também seus métodos, deixando de lado a força bruta, que não mais surtia efeito, passando a exercer a Imposição por estratégias ardilosas, mesmo que demandasse um período maior para sua implantação e resultado. E este é o ponto que nos interessa, pois é nesta fase que nos encontramos.


Hoje vivemos em um sistema que se diz libertário, respeitador dos direitos fundamentais dos componentes de uma sociedade, contudo que liberdade é esta que traça uma linha tão tênue entre o certo e o errado de forma a torna-la extremamente subjetiva? Certo é que, desta forma pode-se calar e conduzir por submissão, principio básico da liderança por Imposição.


Observe que, apesar de termos a garantia constitucional da liberdade de expressão, se fizermos uma crítica contra a segurança pública e a criminalidade, tendo como pano de fundo a inércia e incompetência do estado. E usarmos uma pitada de sarcasmo ou cinismo corremos o sério e iminente risco de sermos enquadrado por apologia ao criem, a exemplo da jornalista do SBT, que ainda esta vivendo as consequências de sua coragem de se expressar. Alias, neste caso onde fica a liberdade de imprensa? de conhecimento? de informação?



Estranhamente os governantes de hoje que outrora se impuseram em manifestações contra aquele governo em prol da liberdade, ao assumirem o poder esqueceram-se de suas “convicções” e tentam criar obstáculos para suprimir as novas manifestações que demonstram repudio por esta liderança. Para tanto alegam ter como base a baderna, todavia o Estado se mostra despreparado e ineficaz para coibir os atos daqueles que se aproveitam das manifestações para promoverem o caos. Não caberia perguntar a quem interessa o caos?


Diga-se de passagem que a ineficiência do poder governante se estende por todas as áreas e se olharmos com maior precisão e cuidado iremos nos deparar com a dura realidade de que estão sim, tentando esconder suas falhas e seus interesses escusos ao invés de tentar consertar seus erros. O primeiro um ato da Imposição e o segundo um ato de Governabilidade.


Um povo calado é um povo submisso e um povo submisso é um povo facilmente conduzido, e por sua vez, este estado de condução é que interessa ao sistema de Imposição. Não é uma ação isolada, nem mesmo algumas sem insistência e perseverança que ira resolver o problema e fazer acordar aqueles que estão no poder para que vejam e escutem o que queremos, para que acreditem e aceitem que queremos um sistema de Governabilidade e não de Imposição.


Queremos um governo do povo, pelo povo e para o povo.


Comentários

  1. Clidemar Amorim Risério

    "Parabéns Doutor Clésio Diniz! Excelente artigo, com sábias palavras expressou a nossa realidade. Lamentavelmente a desordem administrativa em nome da democracia está fazendo a festa, e o povo a cada dia que passa ficando mais distante da dignidade. Impressionante, o nosso sistema político é tão voraz, que, mesmo com o povo nas ruas manisfestando como ocorreu recentemente e ainda as manifestações constantes nas redes sócias, os dirigentes do mencionado sistema, ou seja, a classe política não está nem aí para sequer debater as principais reformas que o País tanto precisa, e com urgência. "

  2. MORADOR DE BRUMADO

    "PREZADOS CLIDEMAR AMORIM,DOUTOR CLESIO DINIZ A BAHIA E O BRASIL ESTA INTUPESTADOS DE PARAZITAS GODELEIROS QUE SO PENSAM EM SEU UMBIGO AONDE QUE ELES QUEREM QUE LIQUIDEM O SISTEMA PODANDO SUAS REGALIAS COM O DINHEIRO DO ERARIO COM SEUS LUXOS LEVANDO O PAIS PARA O BURACO,ESTE SISTEMA DAS MESMIÇE QUE SO ELES SE DAO BEM QUEM SABE UM DIA CHEGA JUSTIÇA NISTO."