TCM multa prefeito de Guanambi por irregularidades na contratação de pessoal

  • Redação
  • 12 Jun 2019
  • 09:44h

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou em R$ 3 mil o prefeito de Guanambi, Jairo Silveira Magalhães, por irregularidades na contratação de pessoal.  Segundo a Corte, apenas no mês de março foram gastos R$3.787.063,05 com servidores temporários contratados em desacordo com a Constituição Federal. Para o relator do processo, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, o gestor não conseguiu demonstrar que as contratações realizadas se enquadram nas hipóteses legais de excepcional interesse público.  Conforme o relator, também não ficou comprovado que o recrutamento do pessoal contratado se deu por meio de processo de seleção simplificado, que, embora não se confunda com um concurso público, garante o mínimo de objetividade na escolha dos trabalhadores temporários, como manda o princípio da impessoalidade. Cabe recurso da decisão.

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje (12)

  • Redação
  • 12 Jun 2019
  • 09:27h

(Foto: Divulgação)

Os estudantes selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem, a partir desta quarta-feira(12), fazer matrícula nas instituições de ensino para as quais foram selecionados. O prazo vai até o dia 17. Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

O resultado da chamada única do Sisu foi divulgado segunda-feira (10) e está disponível no site do programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear auxílio para pagar transporte, moradia e outras despesas nas próprias instituições de ensino superior, de acordo com determinados critérios, como renda familiar. Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições.

Lista de espera

As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas para os estudantes em lista de espera. Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso feitas na hora da inscrição na chamada única e quiser integrar a lista tem até o dia 17 para fazer a adesão, no site do Sisu.

O candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. O estudante poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Esses estudantes serão convocados a partir do dia 19. A convocação para a matrícula será feita pelas próprias instituições de ensino. Nessa etapa caberá aos próprios candidatos acompanhar a convocação na instituição na qual estiverem pleiteando uma vaga.

Sisu 2019

Nesta edição, o Sisu oferece 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame. Ao todo, 640.205 estudantes se inscreveram no programa, de acordo com balanço divulgado. 

“Infelizmente confundiram Brumado mais uma vez, isso prova que ainda não sabem quem realmente somos”, protestam brumadenses após equívoco do Esporte Clube Bahia

  • Brumado Urgente
  • 12 Jun 2019
  • 08:43h

A homenagem a Brumado foi colocada nas redes sociais do Bahia com a foto de Livramento (Reprodução Facebook)

“Errar é humano, mas persistir no erro já seria uma outra questão”, esse foi um dos argumentos postados nas redes sociais sobre o equívoco cometido pelo Esporte Clube Bahia que, no intuito de parabenizar Brumado pela passagem dos seus 142 anos de emancipação político administrativa, colocou uma foto do município vizinho de Livramento de Nossa Senhora. Não foi a primeira vez que equívocos como esse ocorreram, inclusive, em 2016, o próprio governador Rui Costa parabenizou Jequié pelo seu aniversário e colocou uma foto da igreja de Brumado. Em 2018, um deputado acabou cometendo a mesma gafe que o E.C.Bahia. O equívoco acabou viralizando e, inevitavelmente gerou críticas que acabaram confrontando a história que mostra que a região ainda é muito esquecida pelo poder central do estado. “Realmente eles não sabem quem somos, pois centralizam as suas ações só em torno de Salvador, mas a Bahia é grande demais e não podemos mais aceitar situações como essa”, disparou o comerciante Rosalvo Trindade Silva que não negou a sua indignação. O torcedor do Bahia, Marcos Lopes Amaral tentou amenizar, mas acabou assumindo que foi uma falha que não deveria ser cometida ao comentar que “O Bahia que é um dos maiores clubes de futebol do país quis homenagear Brumado, isso temos que reconhecer, mas eles acabaram cometendo um erro e tanto, pois hoje é tão fácil identificar uma cidade com o avanço da internet”. Em suma, a falha acabou acendendo novamente a questão da falta da representatividade de Brumado, que, vira e mexe é confundida com outras cidades, o que mostraria que ainda o município teria que ter uma luz própria que fosse inconfundível. Agora vale ressaltar que o Bahia teve um atleta de destaque que foi "Junior Brumado" que levava o nome da cidade. Polêmicas à parte, os torcedores brumadenses do Bahia minimizaram a questão e aproveitaram para convocar a torcida para iniciar uma forte corrente positiva na busca do título inédito da Copa do Brasil, onde o “esquadrão” irá enfrentar o Internacional pelo “mata-mata”. 

Projeto que permite cesárea por escolha da gestante promete debate acirrado na AL-BA

  • Lucas Arraz / Jade Coelho
  • 12 Jun 2019
  • 07:45h

(Foto: Reprodução)

O projeto de Lei protocolado pela deputada estadual Talita Oliveira (PSL), que visa garantir a gestantes baianas a possibilidade de escolha pelo parto cesareano no sistema público de saúde do estado (leia aqui), promete render muita discussão em sua tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Integrante da Comissão de Saúde da Casa, a médica e deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) é defensora do parto normal e humanizado nos casos em que forem possíveis, e das cesarianas apenas em situações específicas de risco materno e risco para o bebê. A parlamentar alega que a determinação do tipo de parto deve continuar sendo feita com base em critérios técnicos, pelo médico que acompanha a gestante. “A decisão de parto normal ou cesariano deve ser baseado exclusivamente em critérios técnicos definidos pelos médicos, conversando com os pacientes. O estado não pode legislar sobre coisas privadas, muito menos corpos de mulheres, mas também não pode legislar se o parto vai ser dessa ou daquela maneira”, disparou Mansur. O texto vai passar pela Comissão da Mulher, presidida pela deputada Olívia Santana (PCdoB), que prega cautela sobre o texto ao destacar o alto índice de partos cesarianos realizados no Brasil e inúmeras campanhas no sentido de reverter esse quadro incentivando os partos normais e humanizados.  “O parto cesariano já é quase majoritário, já é extremamente usado, utilizado principalmente por opção médica e não da paciente em muitos casos”, argumentou a deputada.

 

Olívia ainda chamou a atenção sobre a defesa da escolha por parte da mulher ser apenas “aparentemente democrática”. “As mulheres precisam ter informações necessárias, adequadas, para que façam uma escolha consciente. A escolha por si só aparentemente parece democrática, mas é preciso também levar em conta a necessidade de informações sobre as possibilidades de parto que podem garantir mais saúde para a mulher, ou mais riscos para a mulher”, defendeu a presidente da Comissão da Mulher na AL-BA. “Continuo achando que não se trata de uma questão de ser só a favor do parto natural ou a favor da cesariana, eu penso que cada mulher gestante precisa ver o parto que for mais adequado a ela, as condições que ela tem”, disse Olívia. “O que não podemos ter é o exercício de cesarianas em massa, que geralmente é o que acontece”, completou a deputada. Para Fabíola Mansur, o projeto em questão é “inoportuno” e o Estado tem outras questões envolvendo a saúde pública cujo debate é mais importante e pertinente. “O estado tem muitas coisas para legislar, as pessoas deviam se preocupar com coisas muito importantes como o enfraquecimento do SUS, está acontecendo o desinvestimento no SUS, a falta de assistência à saúde que várias pessoas vulneráveis têm”, listou a parlamentar. Um texto de igual teor tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), de autoria da deputada Janaina Paschoal, também do PSL. O projeto de Lei tem rendido discussões entre as deputadas da Casa e polêmicas na internet (

CONTINUE LENDO

Multidão comemora Dia do Evangélico em Brumado

  • RENATO SANTOS
  • 12 Jun 2019
  • 03:28h

Departamento de Comunicação e Marketing - OMESB

Na terça-feira dia 11 de junho a OMESB realizou a festa em comemoração ao dia do Evangélico, a Banda Som e Louvor se apresentou diante de uma multidão na Praça Coronel Zeca leite. A primeira parte do evento foi marcada por muitas orações realizadas pelos pastores integrantes da Ordem de ministros, orações pelas famílias brumadenses e as autoridades constituídas. Os pastores também foram homenageados em função da data do Dia do Pastor que aconteceu no último dia 09. O dia 11 também é feriado em função do aniversário da cidade de Brumado, que completou 142 anos de emancipação política. Renato Santos líder do departamento de Comunicação e Marketing da OMESB afirmou que tudo ocorreu como planejado, e que a união dos pastores e as decisões tomadas seguidamente em várias reuniões foram essenciais para o sucesso do evento, que não acontecia há dois anos, e finaliza dizendo, “ Nada pode vencer uma igreja unida, o segredo de uma igreja vitoriosa é a unidade, e as igrejas evangélicas de Brumado estão no caminho certo, chegamos ao entendimento que não somos igrejas, mas a Igreja de Cristo”.

Vereador desfere soco na cara de procurador em plena sessão da Câmara

  • FJ
  • 11 Jun 2019
  • 15:24h

(Foto: Reprodução Facebook)

Uma confusão fez a sessão da Câmara de Vereadores de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ser interrompida no final da manhã desta terça-feira (11). O conflito ocorreu durante a fala do vereador Arnaldo Araújo. Informações preliminares apontam que o quiproquó ocorreu após o vereador Sílvio Correia (PV) atacar o procurador da Câmara, identificado como Marcelo Ferraz, com um soco. No mesmo momento, a sesão da Câmara foi suspensa pela presidente da Casa, Lucimeire Nascimento (PTC). 

Prefeitura Municipal de Brumado decreta Luto Oficial em decorrência do falecimento do ex-presidente do Legislativo Claudivino Oliveira

  • Ascom | PMB
  • 11 Jun 2019
  • 15:10h

É com pesar que a Administração “Educar para Libertar”, por meio do prefeito Eduardo Vasconcelos, vem decretar Luto Oficial de 3 dias em decorrência da morte de Claudivino Joaquim de Oliveira. Natural do Distrito de Arapiranga, Rio de Contas, ele veio para Brumado e ingressou na política sendo vereador e presidente do Poder Legislativo na década de 80. Ficam aqui os sentimentos e o luto pela perca deste representante político que tanto honrou o município.

'Cenário é trágico', prevê professor sobre impacto de reforma em municípios baianos

  • BN
  • 11 Jun 2019
  • 14:15h

(Foto: Divulgação)

É na cidade que se tem a melhor avaliação dos serviços públicos. O prefeito – mais do que o governador e o presidente – é a autoridade mais próxima do cidadão. Segundo o especialista em direito municipal, Isaac Newton Carneiro, é aí que reside o descompasso entre expectativa e realidade. “Quantas vezes a União chega na rua, na praça, na saúde, chega na educação e na assistência social em um pequeno município do interior? Quantas vezes o ministro vai estar lá para resolver um problema de salário?”, levanta as questões. Ao Bahia Notícias, o professor discorreu sobre o que eram as cidades há 30 anos e como estão agora, esmiuçou o dilema da arrecadação de impostos, debateu as alternativas de investimento e demonstrou preocupação quanto às conseqüências que a aprovação da reforma da previdência, proposta pelo governo federal, podem causar para cidades pequenas. “O cenário que está aí, nesse modelo que está aí, é trágico. Para o Nordeste isso é complicadíssimo”, prognosticou. 

Dr. Alessandro Lobo transmite mensagem de homenagem aos 142 anos de Brumado

  • Divulgação
  • 11 Jun 2019
  • 12:38h

Divulgação

“Tiazinha” transmite sua mensagem de aniversário aos 142 anos de Brumado

  • Divulgação
  • 11 Jun 2019
  • 12:33h

O empresário "Tiazinha" deixou sua mensagem de aniversário a Brumado (Foto: Arquivo Pessoal)

O jovem empresário do ramo de distribuidoras de bebidas, Wellington Santos Silva, o “Tiazinha”, que é considerado um dos mais bem-sucedidos do ramo transmitiu sua mensagem de aniversário aos 142 anos de Brumado. Confira:


Brumado é uma cidade onde a marca registrada é a alegria do seu povo, então, nesse momento de festa, onde se comemora os 142 anos de aniversário, eu venho deixar aqui a mensagem de esperança e de confiança de que um grande futuro está por vir.

O nosso povo tem na superação, no trabalho, no companheirismo e na hospitalidade os seus pontos fortes, então, nesse clima de alta positividade eu venho deixar aqui os meus votos de sucesso a Brumado pela passagem dos seus 142 anos de emancipação político administrativa.

Parabéns Brumado!!!

Mensagem aos 142 anos de Brumado do vereador Zé Carlos de Jonas

  • Assessoria Parlamentar
  • 11 Jun 2019
  • 10:25h

O vereador Zé Carlos de Jonas comemorando o aniversário de Brumado ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos (Foto: Brumado Urgente)

Minha querida Brumado completa 142 anos num clima de alegria jamais visto em sua história. Um dos grandes motivos para se comemorar é o grande volume de obras que está sendo realizado pela administração municipal, que vem imprimindo um ritmo muito forte e promovendo uma atmosfera de grande positividade entre os brumadenses. Um outro grande motivo em especial para se alegrar são as obras importantes que estão sendo realizadas na zona rural, com destaque para as estradas vicinais que vêm sendo asfaltadas a exemplo da do Junco I e Tamboril que irá revolucionar o futuro daquelas comunidades. Realmente é uma coisa nunca antes vista em nosso município que será um dos únicos do país que terá suas principais estradas do meio rural todas asfaltadas, o que coloca Brumado no patamar do progresso e comprova o compromisso de um futuro muito promissor. Parabéns Brumado, parabéns “Joia Rara” que você continua firme nessa estrada do desenvolvimento. Confira abaixo algumas obras das quais Zé Carlos de Jonas vem participando com indicações e solicitações, as quais foram inauguradas dentro do cronograma de aniversário da cidade:


Mensagem do Brumado Urgente ao aniversário de 142 anos do município

  • Brumado Urgente
  • 11 Jun 2019
  • 10:05h

(Brumado Urgente)

Brumado completa 142 anos de emancipação político administrativa em clima de muito otimismo e projeções de grandeza futura. A cidade que vem tendo o seu desenvolvimento ainda tem muito o que conquistar, mas a população confia num futuro promissor, pois a vocação da cidade para ser um grande polo regional é cada vez mais notória. Então, nessa atmosfera de positividade, o Brumado Urgente, que ao longo dos últimos anos vem transmitindo notícias com credibilidade, vem desejar os mais sinceros parabéns a fantástica “Capital do Minério”, como é carinhosamente conhecida. Parabéns Brumado que você continue seguindo o seu destino de grandeza e se consolide como uma dos municípios mais pujantes e respeitados de toda a Bahia.

Luto na Música de Brumado: Maestro Noério Souza aos 70 anos

  • Daniel Simurro | Brumado Urgente
  • 11 Jun 2019
  • 09:34h

Maestro Noério foi um dos músicos mais brilhantes da história de Brumado e região (Foto: Brumado Urgente)

A Música de Brumado está de luto já que nesta terça-feira (10) perdeu um dos seus mais ilustres e competentes membros, o maestro Noério Souza, que acabou falecendo aos 70 anos de idade. Carismático, fantástico e muito versátil, “Maestro Noério” como era conhecido era um excelente saxofonista e tecladista, tendo atuado por muitos anos em duas das bandas mais emblemáticas de Brumado, “Os Zorbas” e os “Magnatas”. Além disso ele foi incentivador e professor de muitos músicos e cantores da música brumadense atual, o que acabou causando uma profunda comoção no meio artístico local. Brumadense de alma, sangue e coração, ele se mudou há cerca de 3 anos para Livramento, onde estava residindo. A sua morte se deu por um agravamento de uma doença pulmonar. O corpo está sendo trazido para Brumado, onde serão realizados o velório e o sepultamento em horários e locais a serem confirmados. Fica aqui o sentimento de pesar de toda a equipe do Brumado Urgente a esse exímio músico e cidadão do mais alto quilate.

Luto: Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brumado morre aos 77 anos de idade

  • Brumado Urgente
  • 11 Jun 2019
  • 09:03h

Coló era muito querido e sua morte causou muito tristeza, em especial na classe política brumadense (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O ex-vereador e presidente do Poder Legislativo na década de 80, Claudivino Joaquim de Oliveira, o popular “Coló”, acabou falecendo nesta segunda-feira (10) no Hospital Municipal Magalhães Neto. Muito querido e conhecido pela sua simpatia e riso fácil, “Coló”, que estava com 77 anos de idade, acabou sendo vítima de um agravamento de uma diabetes. Natural do Distrito de Arapiranga, municipio de Rio de Contas, ele deixa 5 filhos, 3 netos e um bisneto. O corpo está sendo velado na sede da Câmara de Vereadores e o sepultamento irá ocorrer hoje às 16h no Cemitério Senhor do Bonfim (cemitério antigo). Ficam aqui os sentimentos de pesar de toda equipe do Brumado Urgente.

Brumado: Acidente com vítima fatal próximo ao Cemitério Santa Inês

  • Brumado Urgente
  • 11 Jun 2019
  • 08:46h

Vários populares foram ao local (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)

O dia do aniversário da cidade se iniciou com uma notícia triste que foi um acidente com vítima fatal nas proximidades do Cemitério Municipal Jardim Santa Inês, já no início da BA-148.. Segundo as primeiras informações, o fato ocorreu por volta das 06h20m, onde um motorista que conduzia carro cinza de placa policial CRJ 7624 – Brumado acabou colidindo com uma motocicleta que teria vindo na pista contrária. A colisão foi de alto impacto e o motociclista acabou indo ao solo e não resistiu, falecendo em seguida. Inúmeros populares foram ao local. A Polícia Militar controlou o tráfego e o DPT chegou para fazer a perícia. Segundo novas informações o condutor da motocicleta tinha o prenome de Amadeus e era morador do Bairro Malhada Branca. 

A situação da moto mostra a gravidade da colisão (Foto: Whatsapp Brumado Urgente)