Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "12/2016"

Paz no Trânsito: Detran realiza mais de 17 mil abordagens em 2016

Segunda | 26.12.2016 | 17h18


Foto: Divulgação / Detran

A operação “Paz no Trânsito”, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) em conjunto pela Polícia Militar, registrou mais de 17 mil abordagens a veículos em Salvador em 2016. Dos 15.962 condutores que fizeram o teste de alcoolemia, 1.099 se recusaram a soprar o etilômetro (bafômetro), 203 foram reprovados e 49 conduzidos à delegacia. Ao longo das ações, 6.975 veículos foram notificados, 3.554 recolhidos, resultando em 8.807 autos de infração lavrados e 12 prisões em flagrante. A infração mais cometida pelos motoristas foi condução do carro ou de moto sem licenciamento. "Em 2017, vamos levar a operação 'Paz no Trânsito' para o interior do estado, com foco nos municípios com o número maior de habitantes e aqueles que recebem visitantes no verão, como Ilhéus e Porto Seguro. Queremos ainda ampliar o número de parceiros do Pró-Vítimas para acolher pessoas de fora do Salvador", afirma o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Brumado: Morre Pedro Ricardo, o idealizador da Casa de Apoio e da sede própria da Sociedade Espírita Albino Viana

Segunda | 26.12.2016 | 16h28
Autor: Brumado Urgente


Foto: reprodução parcial perfil Whatsapp

Morreu na tarde desta segunda-feira (26), o médium Pedro Ricardo Souza Barbosa. Muito conhecido em Brumado, Ricardo, como era carinhosamente chamado, era uma pessoa muito amistosa e carismática, sempre com sorriso farto e com o otimismo sempre em alta, ele deixará saudades. Segundo informações preliminares, o mal súbito ocorreu em sua residência no centro da cidade. Ricardo há tempos atrás já havia passado por intervenção cirúrgica no coração, entretanto, em conversa recente com a redação do Brumado Urgente, nos relatara que estava se sentido bem como nunca. Ricardo deixa um grande legado de lutas, sobretudo, na área social; Pois, é o idealizador da Casa de Apoio e da sede própria da Sociedade Espírita Albino Viana, a qual tem por escopo oferecer hospedagem para pacientes que chegam ao município em busca de atendimento médico, mas não têm recursos para esse tipo de despesa, a exemplo da hospedagem. O Brumado Urgente externa os mais sinceros votos de pesar à família do incansável Ricardo.

Brumado: Colisão na BR-030 deixa uma vítima fatal

Segunda | 26.12.2016 | 15h46


Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp

Na manhã desta segunda-feira (26), foi registrada uma colisão entre uma motocicleta e um carro na curva que fica próxima a Fazenda Baixa das Flores, na divisa de Brumado a Caetité. o acidente deixou uma vítima fatal: o motociclista  Ferreira e Silva, de 72 anos, morador de Ibitira, Distrito de Rio do Antônio. De acordo com informações colhidas, o motociclista perdeu o controle da direção e acabou colidindo com um CrossFox preto com placa de São Paulo-SP. O SAMU chegou rapidamente ao local, porém Joqauim veio a óbito, não resistindo aos ferimentos. Policiais da 34ª CIPM, etiveram no local do aciedente e isolaram a BR até a chegada da Pólicia Rodoviária. 

Turista passa mal e é resgatado durante trilha na Cachoeira da Fumaça

Segunda | 26.12.2016 | 15h08


Após passar mal durante uma trilha na Cachoeira da Fumaça, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, o turista Rodrigo Alves Ferraz precisou ser resgatado na manhã desta segunda-feira (26). Natural de Brasília, Ferraz estava no quinto dia da trilha quando sentiu fortes dores abdominais e um intenso mal estar, segundo o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate com apoio de uma aeronave da Operação Bahia sem Fogo. De acordo com informações do jornal Correio*, o brasiliense foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Seabra, onde recebeu atendimento por volta das 9h e passa bem.

Presente entregue fora do prazo vale indenização; saiba o que fazer

Segunda | 26.12.2016 | 14h26


(Foto: Reprodução)

Encontrar o presente perfeito pode levar tempo e, às vezes, só dá para encontrá-lo pela internet. Mas, imagina se a lembrança comprada para o Natal atrasa e só chega após a festa? Pois é, o Natal passou e muita gente acabou enfrentando mesmo problema. Foi justamente o que aconteceu com o analista de sistemas Pedro Dantas, 27 anos.  “Eu comprei um livro para um amigo secreto, mas acabou que o livro atrasou e não chegou a tempo. Como não podia participar do amigo secreto sem presente, tive que comprar o presente na própria loja física, o que acabou saindo mais caro, quase o dobro do valor”, reclama. 

Brumado: Eduardo Vasconcelos divulga os nomes dos secretários para próxima gestão

Segunda | 26.12.2016 | 13h46
Autor: Brumado Urgente


Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Em reunião com a imprensa local, ocorrida na manhã desta segunda-feira (26), o prefeito eleito Eduardo Vasconcelos anunciou oficialmente os nomes que comporão as pastas das secretarias da futura gestão. A Secretaria de Educação ficará interinamente a cargo da Professora Edneia Ataíde, a Secretaria de Desenvolvimento Social será ocupada também interinamente pela Assistente Social Maria Nicéia, a pasta da Secretaria de Saúde terá como gestor o médico Joaquim Donato, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura, ficará a cargo do Bacharel em Direito Rodrigo Cunha. Já a Secretaria de Administração e Finanças Públicas ficará sob o comando do contador João Nolasco. O atual Secretário de Saúde Cláudio Feres, ocupará o cargo de Chefe de Gabinete, por fim, a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento será chefiada pelo mestre de obras Renato Mendonça.

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Mulher é presa suspeita de estuprar e torturar a própria filha

Segunda | 26.12.2016 | 13h13


Uma mulher foi presa por suspeita de estuprar e torturar a própria filha de 7 anos, no Rio de Janeiro. O crime foi descoberto quando a mãe levou a criança para uma unidade de atendimento médico, alegando que a filha havia se ferido em uma queda. Os profissionais da área de saúde observaram que as lesões não eram compatíveis com o que a mãe alegava e acionaram a polícia. De acordo com O Globo, o delegado de plantão autuou a mulher em flagrante pelos maus tratos e por terem sido observadas lesões sugestivas de abuso sexual na criança. A mulher chegou a ser presa no dia 5, mas em seguida obteve liberdade provisória, depois da audiência de custódia. O caso está sob investigação da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav), segundo a qual a mulher permitia que homens que frequentavam sua casa praticassem sexo com a criança, entre eles o avô de consideração e o próprio pai da menina. A delegada Juliana Emerique representou pela decretação da prisão da mãe da criança, deferido pela Justiça. A mãe já está presa novamente. A menina segue internada sem previsão de alta médica. A mulher já respondeu no passado por lesão corporal e maus tratos praticados contra uma de suas filhas, hoje maior de idade. Em 2011 ela foi condenada por tráfico de drogas. As informações são do Bahia Notícias

Grande oportunidade de adquirir um lindo filhote da raça siamês

Segunda | 26.12.2016 | 12h24


Os gatos siameses fazem parte de uma raça de felinos orientais e são caracterizados por um corpo elegante e longilíneo e uma cabeça marcadamente triangular. Amados pela sua beleza, os gatos siameses são uma das raças mais apropriadas para a criação doméstica, já que eles são totalmente dóceis e tem um apego muito especial com os seres humanos. Objeto de desejo de crianças e mulheres, os gatos siameses são animais de estimação especiais e, para aqueles que tem esse desejo de adquirir um exemplar desta raça milenar, abre-se uma grande oportunidade, já que um casal brumadense está doando vários filhotes, os quais são de uma beleza rara e que já estão se alimentando de ração. Os interessados podem entrar em contato pelo celular (77) 9959-2550, ou ir diretamente à Rua Sergipe, 127, no Bairro Jardim Brasil. 

Deputados federais querem rever isenções tributárias, incluindo igrejas e clubes de futebol

Segunda | 26.12.2016 | 11h40


(Foto: Reprodução)

Deputados federais querem reavaliar isenções tributárias, que representam um terço do déficit das contas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2017, que será de R$ 181 bilhões. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, entre os benefícios que devem ser revistos estão as isenções concedidas por lei a pequenos empresários, indústrias, entidades filantrópicas e produtores rurais, que correspondem a R$ 62,5 bilhões em contribuições que poderiam ser destinados à Previdência. Há também entre os principais alvos as isenções concedidas a igrejas e instituições de ensino religiosas. Os parlamentares querem também a cobrança de clubes de futebol, que anteriormente recolhiam um percentual da folha de salários e agora pagam 5% sobre o total do faturamento. A reavaliação das isenções também é defendida pelas centrais sindicais, que enxergam na medida uma forma de reduzir o impacto das mudanças que serão trazidas pela reforma da Previdência. O governo não se posicionou oficialmente sobre o tema, mas tem estimulado os deputados a avançarem a discussão. Entre eles está o deputado Arthur Maia (PPS-BA), escolhido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para relatar a proposta de reforma do governo.

Brasil: Mulher descobre traição, joga o carro sobre o marido e a amante, e mata os dois

Segunda | 26.12.2016 | 10h55


Um homem de 29 anos e mulher de 20 anos morreram em um acidente na madrugada deste domingo (25), no Centro de Álvares Machado. De acordo com o Boletim de Ocorrência, os dois estavam em uma motocicleta que foi atingida e arrastada por cerca de 22 metros, por um Honda Civic, que era conduzido pela esposa do homem. O caso, motivado por ciúmes, foi registrado como homicídio doloso. Segundo o registro, uma equipe da Polícia Militar foi acionada, em princípio, para uma ocorrência de acidente de trânsito, em que um Honda Civic teria atingido uma motocicleta Honda CBX 250, deixando duas vítimas. Em razão da colisão na parte traseira da moto, as vítimas foram lançadas ao solo e arrastadas até chocarem-se contra um muro de um imóvel, localizado na esquina das Ruas Monsenhor Nakamura e Antônio Marçapal. Ao chegarem no local, a PM verificou que as vítimas aparentemente já estavam sem vida, o que foi confirmado pela equipe de resgate que chegou instantes depois.

Quadrilha usa e-mail falso dos Correios para roubar senhas

Segunda | 26.12.2016 | 10h15


Se por acaso você ainda está esperando alguma encomenda que deveria ter chegado para o Natal, cuidado com mensagens de e-mail que prometem "orientações" para você buscar o seu pacote. Criminosos virtuais brasileiros enviam várias mensagens utilizando o nome dos Correios e informações falsas sobre supostos pacotes que você deveria receber.As mensagens podem exigir que você preencha imediatamente algum formulário ou abra um anexo que supostamente contém mais informações sobre a encomenda. Independentemente do teor do e-mail, o resultado final é sempre o mesmo: o download e instalação de uma praga digital que pode roubar senhas - inclusive senhas de banco - do seu computador. A coluna Segurança Digital procurou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). 

Internações e cirurgias estão suspensas em Hospital de Rio de Contas

Segunda | 26.12.2016 | 08h50


Procedimentos cirúrgicos e internações estão suspensos no Hospital de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo informações divulgadas pela prefeitura da cidade, a medida foi uma determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em decorrência da necessidade de adequações na parte física da unidade médica. De acordo com o Blog do Anderson, a Administração Riocontense informou que, mesmo com a determinação, o HRC permanece aberto e os demais serviços, como atendimento ambulatorial, suturas, curativos e nebulizações seguem em normal funcionamento. A unidade conta com médicos e enfermeiros 24 horas por dia e todos os primeiros socorros de urgência e emergência estão sendo realizados. “O paciente irá tomar suas medicações normalmente e poderá ficar em observação, só não poderá ficar internado”, diz o texto do Executivo Municipal. Aqueles que chegam a unidade com necessidade de internamento são encaminhados as cidades vizinhas, como Livramento de Nossa Senhora e Brumado.

Clínica de Jequié abre seleção para 57 vagas com salários de até R$ 4 mil

Segunda | 26.12.2016 | 08h08


O processo seletivo para contratação de 57 profissionais de nível superior e médio para a policlínica de Jequié, que está em construção na cidade do sudoeste da Bahia, foi aberto no sábado (24). Os salários variam de R$ 1.188,13 a R$ 4.388,32. O edital está disponível nos sites da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e da Fundação Cefet Bahia. O regime jurídico de contratação é o estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As vagas são para médico, enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessor técnico, técnico em enfermagem, técnico em radiologia e assistente administrativo. A iniciativa é do governo estadual, por meio do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jequié. As inscrições ficam abertas até o mês de fevereiro de 2017.

Preço da gasolina sobe pela 3ª semana e volta a atingir maior valor no ano

Domingo | 25.12.2016 | 19h02


(Foto: Reprodução)

Os preços da gasolina e do diesel vendidos nos postos do Brasil subiram pela terceira semana seguida, após a Petrobras elevar no início do mês os preços nas refinarias, apontou nesta sexta-feira (23), um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Desde que a estatal anunciou o aumento dos preços, o litro da gasolina subiu R$ 0,10 nas bombas dos postos de combustíveis. Entre 18 e 24 de dezembro, a média do preço da gasolina na bomba subiu 0,45%, para R$ 3,759 por litro,após ter avançado 1,38% (R$ 3,742) na semana anterior. Já o preço médio do diesel avançou 0,43%, para R$ 3,038 por litro após avanço de 1,41% na semana anterior. O preço do etanol também subiu de R$ 2,824 o litro na última semana para R$ 2,836. A Petrobras elevou, no dia 6 de dezembro, os preços do diesel nas refinarias em 9,5% e da gasolina em 8,1%, em média. Desde que a nova política de preços da petroleira passou a vigorar, em outubro, a Petrobras elevou os valores uma vez e reduziu em duas oportunidades. Mas as reduções não chegaram às bombas, com os agentes do mercado melhorando margens. Os preços dos combustíveis fósseis nas refinarias estão sujeitos a alterações mais frequentes com a nova política de preços da estatal.

 

Maior parte das estradas do país tem problemas de pavimento e sinalização

Domingo | 25.12.2016 | 17h02


(Foto: Reprodução)

As estradas já estão mais movimentadas para as festas de fim de ano. E o motorista deve redobrar a atenção. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Transporte revelou que mais da metade das rodovias do país têm problemas como a falta de sinalização e o excesso de buracos. De acordo com a CNT, a Confederação Nacional de Transporte, as regiões Norte e Nordeste têm as piores estradas do país. No último levantamento da CNT, foram analisadas as estradas de 138 países. No quesito qualidade de infraestrutura rodoviária, o Brasil ficou no 111º lugar, atrás do Chile (30º), do Uruguai (98º) e da Argentina (103º). O levantamento mostra também que apenas 12,3% das rodovias brasileiras são pavimentadas. E 58,2% apresentam algum tipo de problema, seja no traçado, na sinalização ou no asfalto. Desse total, 34,6% são consideradas em estado regular; 17,3%, ruins; e 6,3%; péssimas. O Ministério dos Transportes informou que apenas 13% das rodovias federais não são pavimentadas. Sobre a pesquisa, o ministério disse que a CNT aponta uma melhora nos números da malha federal. E que ano que vem o orçamento disponível para o Ministério dos Transportes vai ser de R$ 11,5 bilhões, quase R$ 1 bilhão a mais do que este ano.

Não conseguiu emprego em 2016? Veja o que avaliar na busca por vaga em 2017

Domingo | 25.12.2016 | 15h02


(Foto: Reprodução)

Com  o desemprego em alta em 2016, superando a marca de 12 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho, quem está em busca de uma recolocação deve refletir sobre os rumos da carreira e sobre o que pode ser feito para conseguir o tão sonhado emprego no ano de 2017. “Encerrar o ano realizando autoavaliação sobre desempenho nos processos seletivos e os principais direcionadores de busca por vagas são passos importantes para a recolocação em 2017. Sempre que possível, peça feedback para os entrevistadores sobre sua participação, sendo o retorno positivo ou negativo”, afirma Roberto Didio, gerente de RH da unidade carioca da Luandre.  Segundo o especialista, se o candidato não foi chamado para nenhuma entrevista no período em que esteve desempregado, convém analisar a compatibilidade curricular com as oportunidades pretendidas. Podem fazer a diferença atualização de contatos, organização das informações e a síntese na elaboração do currículo. Segundo ele, não se deve economizar na prática de networking (contatos profissionais), ferramenta decisiva para promover conexão constante com o mercado de trabalho.

Nutrólogo alerta sobre a importância do consumo de vitaminas

Domingo | 25.12.2016 | 14h02


Suplementos vitamínicos são recomendados em caso de deficiência no organismo e com orientação médica.

As vitaminas, consideradas nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, não são produzidas por nós. No entanto, necessitamos delas em vários processos metabólicos. Murilo Safira, nutrólogo do Hapvida, afirma que é essencial sabermos onde encontrá-las e a importância de cada uma dentro de nosso organismo. “Além disso, vale ressaltar que as vitaminas são importantes na medida certa, tendo a quantidade calculada pela idade e necessidade de cada pessoa”, diz o nutrólogo. Segundo Murilo, ao contrário do que muitos pensam, as vitaminas não fornecem energia ao organismo. “O que ocorre é que elas facilitam as reações químicas que geram energia e promovem o crescimento e desenvolvimento corporal, e isso confunde muita gente”, afirma. As vitaminas estão envolvidas com a prevenção de doenças, lesão de tecidos e envelhecimento precoce, melhora do sistema imunitário e reprodução, entre outros. O organismo não é capaz de sintetizar vitaminas e, portanto, temos que obtê-las necessariamente da alimentação. As principais fontes de vitaminas são as frutas, os legumes, verduras, carnes e leite, mas vale o alerta do nutrólogo: 

Celular se consolida como principal meio de acesso à internet no Brasil, aponta IBGE

Domingo | 25.12.2016 | 09h02


(Foto: Reprodução)

O Celular se consolidou como o principal meio de acesso domiciliar à internet no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 92,1% do acesso à rede passou a ser feito pelo dispositivo móvel. O dado é de 2015 e faz parte do suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado nesta quinta-feira (22). Em relação à 2014, o uso do celular para acesso à internet aumentou em 11,7 pontos percentuais. Já o acesso por meio de tablete registrou queda de 0,8 p.p., correspondendo a 21,1% do acesso domiciliar. O acesso por meio da televisão correspondeu a 7,5% do total de acessos (aumento de 2,6 p.p.).