Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "12/2015"

4 hábitos diários para retardar o aparecimento de rugas

Sábado | 26.12.2015 | 08h02


(Foto: Reprodução)

Hidratação, cuidados noturnos e até uso de óculos escuros. Estes e outros fatores são bons aliados de quem quer retardar o aparecimento das rugas. Alguns cuidados diários trazem benefícios de longa duração. Confira as dicas publicadas pelo site da 'Marie Claire'.

APOSTE EM ÓCULOS ESCUROS
Proteja a delicada região dos olhos com um par de óculos escuros ao sair na rua. Escolha um acessório que contenha 100% de fator de proteção contra os raios UV, e lembre-se: quanto maior a armação, maior a cobertura, recomendou o site Byrdie.

Itabuna: jovem morre em acidente de carro após deixar festa de Natal

Sábado | 26.12.2015 | 08h00
Autor: Pimenta


(Foto: Pimenta na Muqueca)

Um jovem de 22 anos morreu, na manhã desta sexta-feira (25), após perder o controle da direção do carro em uma rotatória de Itabuna, depois bater em um poste, capotar e invadir a contramão. O acidente na Avenida J.S Pinheiro, às 6h. O carro conduzido por Audrey Santana Bonfim bateu de frente com um carro que seguia no sentido contrário. Segundo agentes de trânsito, a vítima estava sem cinto de segurança e foi lançado para fora do veículo, morrendo no local.  O casal que estava no outro veículo foi levado para o Hospital Calixto Midlej Filho. A mulher teve fratura no pé esquerdo, além de luxações no tórax e na lombar. Já o homem teve um corte na cabeça, escoriações nos braços e pernas e possível fratura no braço esquerdo. A família informou que, minutos antes do acidente, Audrey Pinheiro falou com uma tia ao telefone que estava voltando de uma festa. O corpo está no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. O horário e local do velório e do enterro ainda não foram divulgados.

Solteiros pesam menos que casados, aponta estudo

Sexta | 25.12.2015 | 19h02


(Foto: Reprodução)

Estudo publicado pela revista científica Journal of Family Issues aponta que morar sozinho pode ser uma boa maneira de manter-se magro. Cientistas da Universidade americana de Western Washington analisaram por duas décadas a relação entre peso corporal e estado civil de 3 347 pessoas. De acordo com os resultados, pessoas solteiras e que moram sozinhas pesavam, em média, dois quilos a menos que aqueles que eram casados. Além disso, as pessoas que viviam sozinhas (divorciadas ou que nunca se casaram) também tinham um índice de massa corporal (IMC) menor. O estudo, porém, não considerou fatores como exercício físico ou alimentação saudável. "As pessoas solteiras estão 'no mercado de relacionamentos'. Por isso, são mais conscientes sobre o próprio peso e preocupadas com a aparência. O outro fator é que eles provavelmente não comem tão bem e tão regularmente como pessoas em um relacionamento estável", analisou Jay Teachman, um dos autores do artigo, em entrevista jornal Daily Mail.

Livramento: Pelo 2º ano consecutivo a Geara faz o monitoramento eletrônico do Maracubom

Sexta | 25.12.2015 | 16h34


Os sistemas de monitoramento eletrônico vêm ganhando cada vez mais espaço, principalmente, em eventos fechados, o que invariavelmente transmite mais segurança aos participantes desta modalidade de evento. E, dentro deste nicho de mercado está a Geara Monitoramento Eletrônico, que com vasta experiência de mercado a cada dia expande ainda mais suas fronteiras, tendo clientes em diversas cidades da região, inclusive em Livramento de Nossa Senhora. O Maracubom é um dos maiores eventos da cidade Livramento e a Geara monitoramento fechou uma parceria com a promoter Janete Meira que realiza o evento já há alguns anos e que costuma atrair um grande público, que consequentemente buscam lazer de qualidade com a devida segurança para curtirem a festa a vontade. E a Geara Monitoramento eletrônico já está com toda infraestrutura montada, inclusive as famosas câmeras Speed Dome que possuem zoom óptico potentíssimo, e são capazes de buscar imagens a grandes distâncias com precisão ‘cirúrgica’.

 

Rapunzel do Instagram: jovem faz sucesso com cabelo que mede mais de um metro

Sexta | 25.12.2015 | 15h01


(Foto: Reprodução)

A jovem Dashik Gubanova está fazendo sucesso na internet por se parecer com a personagem Rapunzel. Dona de um cabelo imenso, que é quase do mesmo tamanho de sua estatura, Dashik está encantando os seguidores no Instagram. Dashik faz postagens sobre beleza e mostra seu cabelo gigantesco. Apesar do incômodo por causa do peso, a jovem disse que pretende deixar os fios crescerem até o pé. Para Dashik, seu cabelo é quase uma arte. Segundo ela, é o diferente que a estimula a deixar seu cabelo crescer mais e mais. Veja algumas fotos:

Resultado do Enem será divulgado no dia oito de janeiro, diz MEC

Sexta | 25.12.2015 | 14h02


(Foto: Reprodução)

O Ministério da Educação (MEC) informou, por meio de publicação no Facebook, nesta quarta-feira (24), que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado no dia 8 de janeiro de 2016. "Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do ‪#‎Enem2015‬!", afirmou. A publicação pede ainda que os estudantes "aproveitem as festas" e que o dia do resultado "está logo ali".

Concurso do INSS: É preciso fazer exercícios todos os dias, aconselha especialista

Sexta | 25.12.2015 | 10h01


(Foto: Reprodução)

Especialista em preparação para concursos e otimização dos estudos, Charles Peterson explica que, diante do contexto difícil do ano de 2015, os concursos federais são uma ótima oportunidade para melhorar a carreira. “Quem tiver se preparando desde agora, se mantendo firme, tem muita chance de passar. O concurso é  mais prática do que teoria”, diz. Ele ensina que não basta apenas estudar conteúdos desconhecidos. “Não estude só matéria nova, tem que revisar matérias já estudadas. As pessoas estudam matéria nova e esquecem da velha. O candidato não pode passar  um dia sem fazer exercícios – não importa a quantidade. Os exercícios comprovam que você sabe”, argumenta. É o que vai fazer o estudante de Ciências Sociais Luciano Moreira, durante o período das festas de final de ano. “Vou viajar para a casa da minha família no interior da Bahia e também passarei a virada de ano em Pernambuco. Mas, a primeira coisa que coloquei na minha mala foi a apostila de exercícios do cursinho preparatório. Não dá pra ficar pensando só na ceia de Natal e esquecer do meu objetivo maior, que é passar no concurso”, admite. Peterson destaca que é preciso ter disciplina para estudar. “Desligue o smartphone. Use só  como telefone. Smartphone só depois que cumprir as tarefas. Foque no estudo, em vez  de querer saber de tudo que tá acontecendo no mundo. Além disso, encaixe atividades físicas na programação de estudo para diminuir o estresse e a ansiedade e não abandone a sua vida”, aconselha. 

Renovação de matrícula na rede estadual termina no dia 30 dezembro

Sexta | 25.12.2015 | 09h03


(Foto: Reprodução)

A renovação de matrícula na rede estadual de ensino da Bahia termina no dia 30 de dezembro, de acordo com informações da Secretaria da Educação (SEC). O processo pode ser feito pela internet, noPortal da Educação, ou na secretaria da escola, por estudantes maiores de 16 anos, pais ou responsável legal, munidos com a Carta de Renovação de Matrícula. O estudante que realizar a renovação pela internet deve conferir na unidade escolar se há pendências de documentos. O estudante que não fizer a renovação até o dia 30 de dezembro pode perder a vaga na escola atual e terá que fazer a matrícula em outra unidade da rede com vaga disponível, a partir de janeiro de 2016. A SEC também já divulgou a programação completa da matrícula para o Ano Letivo 2016. A matrícula acontece de 20 a 27 de janeiro de 2016.

Bahia tem 10,31% das vagas em concurso do INSS; veja mapa e salários

Sexta | 25.12.2015 | 07h01


(Foto: Reprodução)

A analista comercial Vanessa Santana, 31 anos, passou o ano de 2015 inteiro na expectativa pelo edital do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A  espera de Venassa acabou. O INSS   publicou ontem as regras  para o concurso público que tem 950 vagas em todo país em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, respectivamente. Os cargos de nível superior são para analista do seguro social com formação em serviço social (150). As vagas de nível médio são para técnico do seguro social (800). Ambos com jornada de 40 horas semanais.   Das oportunidades, a Bahia tem 98 vagas espalhadas em Salvador, Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. “Meu foco é passar em Salvador, mas como o número de vagas é bem pequeno já estou pensando em fazer a inscrição para outra cidade da Bahia ou até mesmo fora do estado para ter mais chance”, explica Vanessa.

 

(Foto: Reprodução)

Quais são os países que proíbem o Natal?

Quinta | 24.12.2015 | 20h31


(Foto: Reprodução)

O Natal é uma das celebrações mais difundidas no mundo, mas não é vista com bons olhos em todos os lugares. Em alguns países, as celebrações natalinas são reguladas ou totalmente proibidas. Em outros lugares a compra e venda de certos produtos e até as reuniões familiares são limitadas. O país que mais recentemente entrou na lista dos que proíbem a festividade é o Tajiquistão, na Ásia central. Nesta semana autoridades do país anunciaram que endurecerão as restrições para a celebração do Natal. O Tajiquistão é uma república faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com a China ao leste, com o Quirguistão ao norte e com o Uzbequistão a oeste. O governo proibiu as seguintes tradições natalinas:

 

Empresa cria bonecas com deficiência após campanha de inclusão na internet

Quinta | 24.12.2015 | 19h33


(Foto: Reprodução)

Uma campanha que pede a inclusão social na indústria de brinquedos levou a empresa britânica Makies a criar uma linha de bonecas com deficiências físicas. Por meio de impressão 3D, a Makies personaliza bonecas com marcas de nascença, bengalas, óculos e aparelhos auditivos, além de vender os acessórios separadamente. A companhia anunciou ainda a intenção de criar bonecas em cadeiras de rodas. A nova linha de bonecas foi uma resposta à campanha Toy Like Me (brinquedo como eu, em tradução livre), criada nas redes sociais. A proposta da campanha é "celebrar a deficiência em brinquedos e chamar a atenção da indústria global para melhor representar as 150 milhões de crianças com deficiências em todo o mundo". 

Conta de energia pode ficar 4,6% mais cara em 2016

Quinta | 24.12.2015 | 18h27


(Foto: Reprodução)

A conta de energia pode ficar mais cara em 2016. De acordo com o Banco Central, a fatura da energia sofrerá um reajuste médio de 4,6%. A estimativa, contudo, não considera a taxa das bandeiras tarifárias, que passaram a incidir nas tarifas em 2015 e refletem o custo mais alto da produção de energia pelo uso mais intenso de termelétricas.  Ainda ontem, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que a bandeira tarifária válida para o mês de janeiro de 2016 continuará sendo de cor vermelha. A bandeira vermelha implica um acréscimo de R$ 4,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos em todos os estados do país. O consumidor está pagando mais caro pela energia desde o início do ano. A bandeira vermelha representa a existência de condições mais adversas para a geração elétrica no país.

Uesb está entre as melhores universidades do país

Quinta | 24.12.2015 | 16h31


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

resultado da edição 2014 do Exame Nacional de Desempenho (Enade), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça-feira, 22, traz a Uesb com conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), numa escala cuja nota máxima é 5. Na edição 2013, o conceito da Uesb era 3. A melhoria do IGC em um ponto representa uma mudança considerável de patamar na avaliação do MEC. No Enade de 2014, 26 cursos da Uesb foram submetidos à avaliação. Destes, 22 obtiveram conceitos 3 ou 4, ou seja, 84,5% dos cursos da Uesb que fizeram o Exame têm avaliações próximas do nível de excelência. “São números que demonstram a qualidade da graduação na Uesb nas mais diversas áreas. É, sem dúvida, um prêmio pelo esforço coletivo dos nossos professores, estudantes, servidores técnicos e analistas, enfim, pelo empenho de toda a nossa comunidade acadêmica, nos três campi”, avalia o professor Paulo Roberto Pinto Santos, reitor da Uesb. Além da Uesb, entre as instituições estaduais, somente a Universidade de Santa Cruz (Uesc) obteve conceito 4. Ambas, ao lado da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Oeste são as instituições de ensino superior baianas com melhor desempenho no Exame. (Blog da Resenha Geral)

PM inicia 'Operação Fim de Ano' nas estradas nesta quinta-feira (24)

Quinta | 24.12.2015 | 15h41


(Foto: Reprodução)

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) reforçará o policiamento nas rodovias estaduais a partir desta quinta-feira, 24. A 'Operação Festas de Fim de Ano' será realizada nos feriados prolongados de Natal e Ano Novo até o dia 4 de janeiro. Segundo a PM, cerca de 200 policiais farão a segurança nas vias de acesso às regiões históricas e litorâneas do estado, além de atuar na abordarem com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas, de pessoas e porte de armas de fogo. Também serão empregadas unidades especializadas em policiamento rodoviário para fiscalizar o transporte irregular de passageiros. Para evitar transtornos, a PM orienta os condutores a não combinar ingestão de bebida alcoólica com direção, efetuar a revisão mecânica no veículo antes da partida, conferir a validade dos documentos de porte obrigatório, descansar antes de viagens prolongadas, usar o cinto de segurança em todos os assentos do veículo e utilizar a cadeirinha em crianças. Devido à incidência de engarrafamentos nesta época do ano, a PM orienta o motorista a redobrar a atenção em trechos como: BA-099/Estrada do Coco (Bom Despacho - Nazaré das Farinhas); BR-367 (Porto Seguro/Santa Cruz de Cabrália); BA-001 (Porto Seguro/Vale Verde/Trancoso/Caraíva); BR-415 (Olivença/Itabuna/Ilhéus); BA-142 (Anagé/Tanhaçu/Ituaçu); BA-262 (Ibicuí/Vitória da Conquista/Anagé/Brumado/Uruçuca); BA-263 (Vitória da Conquista - Itambé); BA-172 (Ibotirama/Santa Maria da Vitória); BA-459 (Cerradão - Barreiras).

Homem tenta queimar agência de atendimento da Coelba em Ilhéus, mas é contido

Quinta | 24.12.2015 | 14h34


(Foto: Reprodução)

Funcionários à agência de atendimento da Coelba, em Ilhéus, ficaram assustados depois que um homem tentou atear fogo na unidade durante a manhã da quarta-feira (23). Segundo o blog do Gusmão, ele chegou a jogar gasolina no chão, mas foi contido. O blog reproduziu uma nota da Coelba, em que a empresa se posiciona sobre o ocorrido. De acordo com o comunicado, o atendimento foi interrompido durante todo o dia; os clientes deveriam procurar a agência virtual ou a central telefônica. No site da Coelba não havia nenhum posicionamento a respeito. Ainda conforme a nota, não houve dano físico e o incidente iria ser apurado.

 

Rui sanciona lei que garante maior autonomia às universidades estaduais

Quinta | 24.12.2015 | 13h20


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

O governador Rui Costa sancionou, nesta quarta-feira (23), a Lei 13.466, que dispõe sobre a organização e funcionamento das universidades estaduais. Com a medida, o governo confere maior autonomia às universidades para definirem seus estatutos e regimento próprio, de forma democrática, com a participação de todos os segmentos da comunidade universitária. De acordo com Rui, a autonomia concedida às universidades atende a um plano maior para a educação no estado. "É fundamental que as universidades ajam dentro de um ambiente autônomo para traçar suas estratégias de gestão e garantir, desta forma, uma educação superior de qualidade, direcionada para atender às demandas acadêmicas. A educação é a base do meu governo, e não vejo outro caminho que não o da autonomia", afirmou. Para o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, essa é uma conquista histórica para as universidades estaduais. "Agora, as comunidades universitárias têm autonomia para construir seus processos de gestão acadêmica e administrativa, observando os limites da disponibilidade orçamentária dos recursos do Tesouro Estadual", celebrou.

Deputado quer proibir inauguração de obras inacabadas na Bahia

Quinta | 24.12.2015 | 13h11


Foto: Virgínia Andrade/Bahia Notícias

O deputado estadual Alan Saches (PSD) que proibir que obras inacabadas sejam inauguradas na Bahia. De acordo com o projeto de Sanches, "ficam proibidas as inaugurações e entrega de obras públicas que se encontrem inacabadas ou faltando partes delas ou que não estejam em condições perfeitas para o atendimento à população destinada". Para o parlamentar, as obras, para serem inauguradas, devem passar pelo Órgão Fiscalizador, como também por agentes legalmente eleitos pela comunidade que utilizará o bem.