Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "11/2014"

O Mundo mais Triste: Morre, aos 85 anos, Roberto Bolanos, o eterno Chavez

Sexta | 28.11.2014 | 20h16
Autor: Informações do G1


Roberto Bolaños acena em uma coletiva de imprensa em abril de 2007 em Bogotá, na Colômbia (Foto: Mauricio Duenas/AFP)

Dono de frases antológicas como "ninguém tem paciência comigo" e "não contavam com a minha astúcia", que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin", morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro. A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em Cancún, não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolañoscompletou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia. Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, falou à Televisa: "Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança." "Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar. "Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto", disse Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha. O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras", disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Trabalho reconhecido no mundo "Chaves" foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa. Além disso, Bolaños escreveu roteiros de 50 filmes no México e atuou em 11. No Twitter, ele tinha mais 6 milhões de seguidores.

O mundo perde um de seus personagens mais alegres (Foto: Reprodução)

Brumado: Mulheres prometem aderir à moda das 'peladonas nas ruas'

Sexta | 28.11.2014 | 17h50
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Mulheres brumadenses garantem que vão aderir ao movimento (Fotocomposição: Brumado Urgente)

A moda das “peladonas nas ruas”, que se iniciou em Porto Alegre e agora está se espalhando por várias cidades do país e começa a chegar a cidades de menor porte. O movimento que objetiva a valorização do corpo feminino, está ganhando cada vez mais adeptas e, em Brumado, que é reconhecidamente uma cidade de mulheres lindíssimas e sensuais, algumas “corajosas” prometem que vão surpreender os habitantes da Capital do Minério e, numa hora que ninguém esperar, irão desfilar pelas ruas da cidade como vieram ao mundo. Realmente é necessária muita coragem para se praticar tal ato, pois numa cidade grande isso é mais fácil, mas numa cidade de médio porte, como é o caso de Brumado, a situação seria outra, inclusive com a possibilidade de receber críticas severas por parte de correntes conservadoras. O Brumado Urgente falou com uma dessas mulheres que promete aderir ao movimento das “peladonas”, a qual citou que “é um movimento muito interessante, que quebra paradigmas, então eu sou completamente favorável. Tenho outras amigas de outras cidades que também estão querendo aderir ao movimento, o que será muito interessante”. Ela que pediu para ter a identidade preservada, foi questionada sobre a possibilidade de ser autuada em flagrante por crime de atentado ao pudor, e, tranquilamente, respondeu que “de forma alguma, pois não é crime, minha defesa será que estou ao natural, pois é essa a base do movimento. As gaúchas não foram presas, então eu não acredito que a Polícia de Brumado será tão arbitrária a ponto de querer efetuar uma prisão, isso seria o cúmulo e provaria um retrocesso gigantesco, pois vivemos tempos de liberdade e, afinal, ser visto pelado é uma coisa tão normal, como acontece todos os dias no Whatsapp”. Sobre o dia e o momento em que o desfile ao natural irá ocorrer, ela observou que “será uma surpresa, então vou deixar o mistério no ar”. 

Acidente na BR-330, interior da Bahia, mata funcionário da Ceplac e fere 2

Sexta | 28.11.2014 | 16h27
Autor: Informações do G1 BA


Acidente envolveu veículo da Ceplac no interior da Bahia, na manhã desta sexta-feira (Foto: Giro em Ipiaú)

Um acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (28) matou um funcionário da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura, no interior da Bahia. Segundo informações de funcionário da instituição, o servidor que não resistiu aos ferimentos viajava no banco de trás da caminhonete do órgão, que saiu da pista e capotou na BR-330, entre os municípios de Jitaúna e Ipiaú. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado por volta das 9h desta sexta-feira. Outros dois funcionários da Ceplac, o condutor e o carona, soferaram ferimentos leves. De acordo com informações obtidas com a Ceplac em Ipiaú, o trabalhador que morreu no acidente atuava há mais de 30 anos no órgão. Todos eles eram moradores de Itabuna e voltavam da cidade de Jequié para onde tinham ido a trabalho. As causas do acidente ainda serão esclarecidas.

Black Friday: Sites fora do ar e milhares de reclamações

Sexta | 28.11.2014 | 16h14
Autor: TechTudo


(Imagem: Reprodução)

Repetindo o que aconteceu no ano passado, as primeiras horas de Black Friday foram marcadas mais por problemas operacionais e sites offline do que por superpromoções. Alguns sites não aguentaram o alto número de visitantes e ficaram instáveis ou enfrentaram diversos tipos de erros durante os processos de compras. Antes mesmo do grande evento começar, algumas lojas já exibiam erros bizarros. O Wallmart foi uma delas ao colocar uma contagem regressiva com tempo errado, que apontava mais para um “Black Saturday”, como brincou o site do ReclameAqui em sua página do Facebook. Já no grupo de páginas que não suportaram a abertura de vendas da Black Friday esteve o site do Netshoes, um dos primeiros a ficar offline. No lugar da página inicial, ele passou a exibir apenas uma tela de manutenção, informando que voltaria em breve – o que não aconteceu.

Vereador José Carlos de Jonas comemora doação de terreno para cemitério na Vila Presidente Vargas

Sexta | 28.11.2014 | 14h43
Autor: ASCOM/CMB/Eliana Costa


O vereador Zé Carlos de Jonas já vinha tratando do assunto com o prefeito há um bom tempo (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador José Carlos de Jonas tem merecido destaque no legislativo brumadense em razão do seu empenho e dedicação em buscar benefícios para a população, sendo ela residente na área rural ou urbana. Seu trabalho tem alcançado grandes êxitos e beneficiados diversas localidades atendendo às reivindicações a ele encaminhadas. Nesta semana José Carlos de Jonas está muito satisfeito e comemorando bastante a conquista do terreno para ampliação do cemitério da Vila Presidente Vargas, pois foi uma das pessoas que mais lutou para que os moradores da Vila e também das localidades vizinhas conseguissem efetivar esta demanda. Em seus discursos na Câmara o vereador foi sempre contumaz destacando que o cemitério local jaó não atendia às necessidades dos moradores e era urgente a necessidade de ampliação ou construção de um novo cemitério. Nas indicações de nº 027/2013 Jonas direcionou a solicitação a administração municipal, mas em razão da urgência da realização do benefício realizou a de nº 101/2014 onde pedia que o gestor municipal adotasse medidas de desapropriação, por utilidade pública, de imóvel rural situado na entrada da Comunidade de Campo Seco, de propriedade da empresa Magnesita. Mediante todo seu comprometimento com a causa o vereador José Carlos de Jonas ressalta que a empresa foi muito sensível em entender a grande necessidade de ampliação do cemitério e realizou a doação do terreno. “Agradeço a administração municipal por também ter se em solucionar essa questão que afligia os moradores da Vila e de localidades vizinhas e também a empresa Magnesita. Estou imensamente satisfeito por ter contribuído de forma direta na conquista deste pleito”, afirmou o parlamentar.     

Funk Macabro: Jovens invadem cemitério para dançar em cima de túmulos

Sexta | 28.11.2014 | 14h23
Autor: Brumado Urgente


Os jovens invadiram o cemitério municipal de Monte Santo para dançar em cima dos túmulos (Foto: Monte Santo Net)

Grupos de adolescentes vem realizando um movimento no mínimo estranho, pois estão escolhendo um lugar totalmente inusitado para ensaiar várias coreografias, tendo o funk como música ambiente. Eles invadem cemitários, assim como aconteceu essa semana na cidade de Monte Santo, onde seis jovens resolveram invadir o cemitério Municipal, para cumprir uma espécie de ”desafio” de dançar em cima dos túmulos. Ao som de ”agacha, empina e relaxa”, o grupo estava completamente a vontade ao registrar a situação pra lá de macabra em um vídeo de 4 minutos. As imagens foram divulgadas nas redes sociais dos próprios jovens, alcançado muitas curtidas, mas dividindo opiniões. Essa atitude já aconteceu em outras cidades da Bahia e, segundo rumores, faz parte de um novo movimento chamado "Funk Macabro", onde grupos de jovens invadem os cemitérios para dançar em cima dos túmulos. Em Brumado e região ainda não há registros deste tipo de atrocidade, mas as autoridades já prometem uma fiscalização mais rigorosa nas madrugadas na região dos cemitérios da cidade. 

Amargosa: Vereadores rejeitam contas e deixam ex-prefeito Valmir Sampaio inelegível

Sexta | 28.11.2014 | 14h11
Autor: Informações do Amargosa News


(Foto: Reprodução)

Por 7 votos a favor e outros 6 contra (nulos), as contas do município de Amargosa referentes ao ano de 2011 sob responsabilidade do ex-prefeito Valmir Almeida Sampaio foram rejeitadas, na tarde desta quinta-feira (27), em votação na Câmara de Vereadores de Amargosa. Com a decisão, o ex-prefeito, torna-se inelegível pelos próximos oito anos. A votação foi secreta e o ex-prefeito precisava de 9 votos a seu favor para evitar a inegebilidade. 

Por unanimidade, TRE mantém prefeita de Barra do Rocha no cargo

Sexta | 28.11.2014 | 13h48
Autor: Informações do Ubatã Notícias.


(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) negou provimento, por unanimidade na tarde desta quinta-feira (27), a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em face da prefeita de Barra do Rocha, Vera Lúcia Franco Ramos Costa (PSC). A gestora era acusada pelo MPE de suposto abuso de poder econômico e suposta compra de voto. Por 6 votos a 0, o TRE refutou os argumentos do MPE e manteve Vera Franco no cargo. “Vencemos a eleição de maneira honesta, transparente, respeitando o adversário. Essa vitória nos dá ainda mais tranquilidade para continuar trabalhando para o desenvolvimento de Barra do Rocha”, disse Vera – via telefone – ao Ubatã Notícias. A gestora, que acompanhou o julgamento em Salvador, retorna ao município barrochense nesta sexta-feira (28).

Hoje tem Quinta que Canta no Bar de Marcão

Quinta | 27.11.2014 | 20h00
Autor: Divulgação


Nesta quinta-feira, dia 27 de novembro estreia a oitava edição do projeto musical Quinta Que Canta com o imperdível show de Ely Pinto, cover de Raul Seixas. A partir de agora até fevereiro, toda quinta, às 21h, no bar de Marcão, você terá o compromisso com a boa música brasileira! Esperamos por vocês!

Navalha na Carne: Prefeitura de Brumado diante de um labirinto administrativo

Quinta | 27.11.2014 | 19h14
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Medidas duras se forem tomadas poderá indicar uma forte crise administrativa em 2015 (Fotocomposição: Brumado Urgente)

A projeção de uma crise severa em 2015 nas prefeituras do Brasil, com grandes cortes orçamentários por parte do Governo Federal, que deverá evitar gastos para conter um possível colapso financeiro, já começa a provocar medidas duras por parte dos prefeitos, que se veem num labirinto administrativo para buscar a aprovação de suas contas e a manutenção do equilíbrio financeiro. Em Brumado, esse processo de ‘Navalha na Carne” já se teria se iniciado e, devido a informações conflitantes e desencontradas, a população já começa a colocar a “boca no trombone”, porque alguns “cortes” poderão ser mais profundos do que se imagina, causando “feridas” difíceis de “cicatrizarem”. Segundo setores da mídia local, o prefeito garantiu que não irá realizar o Carnaval devido ao déficit na infraestrutura e também reduzirá sobremaneira a iluminação natalina que é tão querida da população, principalmente das crianças, sob a atenuante de se evitar demissões. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente existe uma forte discrepância nas informações, pois o prefeito ainda nem definiu o planejamento para a iluminação de Natal, tanto que irá sentar essa semana com o representante da empresa A&R para se acertar os detalhes da instalação do sistema nas praças da cidade. Se houverem cortes na iluminação, seria muito difícil de “digerir” que o motivo seria evitar demissões, já que isso se configuraria numa aberração administrativa, que provaria a falta de planejamento da administração municipal. Que as demissões dos cargos de confiança e contratados irão existir isso é fato, como acontece em todos os finais de ano, se recontratando no ano seguinte conforme as necessidades, então, a alegação parece ter uma total falta de substância. Já a não realização do Carnaval, que parece cada vez mais real, está causando um grande furor nas redes sociais, pois além de ter sido promessa de campanha, os indignados alegam que é a única festa popular que o município realiza fora o aniversário da cidade, então, seria um golpe muito grande na população, nos comerciantes e nos ambulantes, estes últimos que faturam muito durante todo o período da festa. O Brumado Urgente está realizando uma enquete nesse sentido e o resulta parcial é de 65% pela realização da festa e 35% pelo cancelamento. A probabilidade de uma crise nacional mais aguda em 2015 parece muito factível, então realmente é hora do Executivo colocar o “pé no freio”, mas existe sempre o equilíbrio, e é isso que espera a população de Brumado do prefeito Aguiberto Lima Dias, equilíbrio e não medidas desesperadas e ilógicas como essas que vêm sendo anunciadas por parte da mídia local, as quais, caso se efetivem, mostrariam que a crise pode ser muito mais severa do que se pode imaginar.  

Imperdível: Black Friday é no Rei do Som

Quinta | 27.11.2014 | 17h54
Autor: Brumado Urgente


(Divulgação)

O Rei do Som se tornou, em pouco tempo, uma grande referência regional na área de som e equipamentos automotivos, tendo hoje um conceito de excelência conquistado por meio de muito trabalho e dedicação. Com ideias inovadoras e sempre com promoções que estão em total sintonia com os novos parâmetros do mercado atual, o Rei do Som, mais uma vez, comprova a sua dinâmica publicitária lançando a Black Friday do Rei do Som, com descontos de até 50% em seus produtos. Então, você não pode perder essa promoção e ir à loja do Rei do Som na Rua Deolino de Carvalho, 182-A e aproveitar as grandes oportunidades oferecidas nesta sexta-feira (28).. 

Levy assume a Fazenda e Barbosa vai para o Planejamento

Quinta | 27.11.2014 | 17h20
Autor: Agência Brasil


Joaquim Levy (esq) e Nelson Barbosa assumem Fazenda e Planejamento | Valter Campanato e José Cruz | Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta quinta-feira, 27, três nomes para a equipe econômica de seu governo. O ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda. Ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa vai assumir o Ministério do Planejamento. Alexandre Tombini, atual presidente do Banco Central, permanece no cargo. Ainda não há data para a posse dos ministros. Os dois novos indicados para a Fazenda e o Planejamento trabalharão no Palácio do Planalto até assumirem efetivamente os cargos, ocupados atualmente por Guido Mantega e Miriam Belchior, respectivamente. Mantega e Miriam permanecem na chefia das duas pastas até que a nova equipe seja formada pelos seus sucessores. Por meio de nota oficial, a presidenta Dilma agradeceu a dedicação de Guido Mantega e de Miriam Belchior. "Em seus 12 anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população", disse Dilma sobre Mantega. Ainda segundo a presidenta, Miriam Belchior conduziu "com competência o andamento das obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e a gestão do Orçamento federal."

Ousadia: Assaltantes atacam carro-forte em supermercado; veja vídeo

Quinta | 27.11.2014 | 15h40
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Houve pânico dentro do supermercado (Foto: Reprodução Youtube)

Um vídeo que foi veiculado no Youtube, mostra o momento em que seguranças e pessoas que estavam num supermercado são surpreendidos por bandidos, os quais se mostraram extremamente ousados e implacáveis. Eles tinham como objetivo roubar um carro-forte da empresa e houve troca de tiros, que deixou em pânico quem estava dentro do estabelecimento. Eles não conseguiram êxito total, mas levaram uma maleta com dinheiro que estava nas mãos de um dos seguranças, sendo que a quantia não foi revelada. Eles conseguiram fugir em um veículo de placa não identificada. Assista ao vídeo, que mostra a ousadia dos assaltantes: 

Deputados planejam aumentar próprio salário para R$ 33,7 mil

Quinta | 27.11.2014 | 15h17
Autor: Informações da Veja


(Imagem Ilustrativa)

Os parlamentares querem elevar a partir de janeiro seus próprios salários, além dos vencimentos da presidente Dilma Rousseff, do seu vice, Michel Temer, e dos 39 ministros. A previsão é de reajuste de 26.723 reais para 33.769 reais. O aumento tem como base o acumulado dos últimos quatro anos do índice oficial de inflação (IPCA), que segundo os técnicos é de 26,33%. Os congressistas, além dos salários, têm direito a apartamento funcional ou auxílio-moradia de 3.800 reais e verba indenizatória de até 41.000 reais para deputados e 44.200 reais para senadores. O mais recente aumento dado aos congressistas e aos integrantes do Executivo federal ocorreu em dezembro de 2010. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), admite a elaboração do projeto. "Tem que ter o aumento. Em toda a legislatura que se encerra, você tem que aprovar o aumento para o próximo ano. Isso é constitucional. O último aumento foi há quatro anos." O artigo da Constituição citado por Alves é o 49, que trata das competências do Congresso. O texto prevê a fixação de subsídios idênticos para deputados federais, senadores, presidente e vice-presidente da República. No entanto, não há obrigatoriedade de se fazer reajustes no fim de cada legislatura. 

Buerarema: Denúncias fazem clima político na cidade esquentar

Quinta | 27.11.2014 | 14h13


Guima (à esq.) é alvo do oposicionista Geraldão (Fotos: Reprodução)

Geraldo Aragão (Geraldão), presidente da Câmara de Vereadores de Buerarema, fez uma denúncia que causou alvoroço na pequena cidade sul-baiana. Segundo ele, a esposa do prefeito Guima Barreto, Ione Cabral, recebe R$ 2.180,00 como professora leiga, mas não pisa os pés no trabalho faz tempo. Traduzindo para o bom português, seria funcionária fantasma. A denúncia foi feita em plenário. Geraldão exibiu documentos e o nome de Ione na folha de pagamento. Questionou em que escola a primeira-dama leciona. O secretário de Educação, Samuel Chaves, foi procurado pelo Jornal das Sete, da Morena FM, mas preferiu nada comentar. Passou a bola. O prefeito, ouvido pelo jornalístico da Morena, contestou a denúncia do opositor. Segundo ele, a esposa bate o ponto na secretaria da Escola Rotary. Não explicou, porém como ela recebe como professora, mas cumpre função administrativa na escola.

E se a moda pega?: Mulher entra na Justiça para ter acesso ao Whatsapp do marido

Quinta | 27.11.2014 | 12h03
Autor: Daniel Simurro


(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Muito desconfiada de estar sendo traída pelo seu esposo, uma mulher entrou na Justiça de Santa Catarina para, nada mais, nada menos, que obrigar o marido a mostrar todas mensagens de seu WhatsApp. O caso, que apareceu no plantão de fim de semana do juiz Alexandre Morais da Rosa, na 4ª vara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), já comneça a ganhar repercussão nacional e alguns já temem que ele possa se tornar uma jurisprudência. De acordo com o referido magistrado, o processo é de violência doméstica e corre em segredo de justiça. “Após uma discussão, o marido agrediu a sua mulher, porque ela queria saber com quem ele estava falando nas mensagens do seu whatsapp”, explicou Alexandre.  Hoje, o WhatsApp tem quase 1 bilhão de usuários em todo o planeta Terra, o que lhe está conferindo o status de ser o protagonista da maioria das brigas e separações entre casais, como aconteceu neste caso em Santa Catarina. Na Itália, por exemplo, o aplicativo é citado em 40% das provas de infidelidade, em processos de divórcio e adultério. Os dados são da Associação Italiana de Advogados Matrimoniais (AMI). “Os amantes agora podem trocar fotos picantes de si mesmo e temos visto adúlteros usando o serviço para manter três ou quatro relações simultâneas”, comentou o presidente da entidade, Gian Ettore Gassani, ao The Times.

'Reunião com Otto Alencar foi extremamente produtiva', afirma vereador Zé Carlos de Jonas

Quinta | 27.11.2014 | 11h38
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O vereador Zé Carlos de Jonas ao lado do vice-governador Otto Alencar (Foto: Brumado Urgente)

O vereador Zé Carlos de Jonas (PT) continua dando uma atenção muito especial à sua agenda de compromissos, os quais, segundo ele “são muito importantes para buscar novas conquistas para o município de Brumado”. Nesse sentido, o parlamentar esteve em Salvador nesta terça-feira (25), para participar de uma importante reunião com o atual vice-governador e senador eleito pela Bahia, Otto Alencar, onde, na oportunidade, esteve acompanhado dos seus colegas de bancada, Catoze e Zé Ribeiro; além do casal Pereira Santos e do vice-presidente do PT de Brumado, Zé Luiz Ataíde. Em contado com o Brumado Urgente, Zé Carlos de Jonas citou que “foi uma reunião extremamente valiosa, na qual ressaltamos para Otto a urgência da implantação dos projetos do Esgotamento Sanitário, bem como da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, os quais também tem a participação muito importante do deputado Waldenor Pereira, que vem sendo um parceiro muito importante nesse sentido” e ainda fez questão de ressaltar que “também discutimos pontos importantes do planejamento político que o nosso grupo irá adotar a partir de 2015”. Ele ainda destacou que “Otto se mostrou muito receptivo e garantiu que será um parceiro sempre presente na busca da concretização dessas urgências, bem como de todas as questões que são do interesse da população de Brumado, por isso voltamos muito mais animados dessa reunião para continuar a nossa jornada como representantes do povo de nossa terra”. 

Os membros do PT de Brumado ficaram muito satisfeitos em serem recebidos pelo futuro senador da Bahia, Otto Alencar (Foto: Brumado Urgente)

Cultura: Grupo Topázio realizará X Batizado de Capoeira e Show Folclórico

Quinta | 27.11.2014 | 11h21
Autor: Brumado Urgente


(Divulgação)

O Grupo Internacional Capoeira Topázio coordenado em Brumado pelos professores Boca e Maxuell, convida toda população brumadense para prestigiar o X Batizado de Capoeira e Show Folclórico, que acontecerá no próximo domingo dia 30 na AABB a partir das 8h30, teremos dança dos orixás, dança afro, samba de roda, maculele, capoeira acrobática, entrega de cordões e participação de capoeiristas de toda Bahia, venha e traga sua família a nossa cultura agradece. A Roda de Capoeira Patrimônio Imaterial da Humanidade.
 

Membros da APDEMB ressaltam a importância da Acessibilidade durante AP do Orçamento Participativo

Quinta | 27.11.2014 | 10h58
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Membros da APDEMB fizeram questão de estar presentes à audiência pública do orçamento participativo (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A Audiência Pública que discutiu sobre a importância do Orçamento Participativo, a qual promovida pela Câmara de Vereadores de Brumado, nesta quarta-feira (26), acabou expondo diversas deficiências estruturais e econômicas do município de Brumado. Dentre os vários pronunciamentos feitos durante o evento, um, em especial, chamou a atenção dos presentes, já que tratou sobre um assunto cada vez mais em alta na opinião pública nacional, que é a questão da acessibilidade. Proferido pelos representantes da APDEMB - Associação dos Portadores de Deficiência do Município de Brumado, - que fizeram questão de estar presentes à audiência -, o déficit na acessibilidade na cidade de Brumado foi abordado com muita propriedade pelos membros da referida associação. “Já que está se tratando de um orçamento participativo, a questão da acessibilidade não pode ficar de fora, então, estamos aqui para garantir que esse direito seja inserido neste planejamento, pois Brumado, apesar de algumas conquistas importantes, ainda precisa avançar mais na questão da acessibilidade”.  Em contato com o Brumado Urgente, após a sessão, o presidente da APDEMB, Lázaro Landulfo disse que “a iniciativa é muito válida em discorrer sobre o orçamento participativo, por isso fizemos questão de estarmos presentes para ressaltar a importância da acessibilidade neste contexto, pois a nossa luta é incessante nesse sentido”. 

É proibido fumar: Lei antifumo entra em vigor no dia 03 de dezembro

Quinta | 27.11.2014 | 10h49
Autor: Brumado Urgente


(Divulgação)

Entra em vigor na próxima quarta-feira (3) a Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. Para especialistas, a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. Pouco mais de 11% da população brasileira são fumantes. No Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado hoje (27), a informação vem reforçar as medidas de prevenção da doença. Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011 mas regulamentada em 2014, fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.