Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "11/2014"

TSE critica PSDB e deve rejeitar pedido de auditoria

Domingo | 02.11.2014 | 09h24
Autor: Agência Estado


Boletins de urna exigidos pelo PSDB são públicos na internet U.Dettmar/asics/TSE

O pedido de auditoria no segundo turno eleitoral feito pelo PSDB não encontrou eco no Tribunal Superior Eleitoral. Quatro dos sete ministros da Corte já dizem nos bastidores, em observações críticas ao partido de Aécio Neves, que a tendência é de que o pedido seja rejeitado já na sessão da próxima terça-feira (4). "Não há nada que comprometa" a lisura do processo eleitoral, avaliou o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha. Na ação levada à Justiça Eleitoral, o PSDB cobra a abertura de um processo para verificar os sistemas de votação e de totalização dos votos, com a criação de uma comissão de especialistas indicados pelos partidos políticos para analisar os dados solicitados à Justiça eleitoral. Parte dos documentos pedidos pelo partido, como os boletins de urna, é de acesso público na internet. Outros podem ser requisitados pelos partidos, com base nas resoluções do TSE. A avaliação inicial na Corte é de indignação com o pedido dos tucanos. Noronha chegou a classificar como "prejudicial" à democracia o pedido. Outros ministros usam a expressão "desserviço" e "antidemocrático" para se referir ao pedido, mas destacam que o plenário vai discutir o tema inclusive para "esclarecer" o processo eleitoral à sociedade. Pela leitura da peça elaborada pelo PSDB e notícias divulgadas, ministros avaliam que não há "nenhum fato concreto" que motive uma autoria.

PC do B perde espaço no governo com a extinção da Secopa

Domingo | 02.11.2014 | 09h00
Autor: Rodrigo Aguiar


A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa teve papel de destaque na preparação e durante os jogos | Carlos Casaes | Ag. A TARDE

Cerca de quatro meses após o fim da Copa do Mundo, o governo da Bahia publicou o decreto que estabelece as normas para a extinção da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), que executou, até setembro deste ano, R$ 56 milhões de um orçamento de R$ 63 milhões previsto para 2014, segundo a coordenadora-executiva de projetos da pasta, Lilian Pitanga. Com o fim da pasta, serão extintos 23 cargos comissionados, de acordo com Lilian. A secretaria conta ainda com 34 funcionários que trabalham sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), conforme o Orçamento 2014. A extinção da secretaria tem também um efeito político. O PCdoB perde um espaço no governo. Procurado, o titular da Secopa, Ney Campello, não atendeu às ligações. Filiado ao PCdoB, Campello já havia declarado sua torcida para que Rui Costa, caso eleito governador, criasse uma Secretaria do Esporte na nova estrutura administrativa do estado. Campello também já havia se colocado disponível para contribuir em uma espécie de "continuidade do projeto". Costa já informou que só se pronunciará sobre o novo secretariado entre os dias 1º e 10 de dezembro. O cenário projetado por ele, entretanto, é de diminuição de secretarias e corte de cargos comissionados. Em relação ao esporte, existe atualmente na estrutura do governo baiano a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), também sob o comando do PCdoB, com o secretário Nilton Vasconcelos. Caberá à Setre, inclusive, assumir a gestão do arquivo corrente e intermediário, se houver, além de eventuais compromissos da Secopa, segundo o decreto. A Setre também terá preferência no reaproveitamento dos bens móveis que integram o patrimônio da Secopa. A Secopa deverá encerrar as atividades até o dia 31 de dezembro, como já estava definido desde o momento da sua criação, em maio de 2011.

Turismo: Conheça as belezas de Piatã, a cidade mais alta da Chapada Diamantina

Domingo | 02.11.2014 | 08h42
Autor: Grupo Vall


(Foto: GrupoVall)

A mais alta cidade serrana de todo o Nordeste (1180 m de altitude) e a mais antiga povoação da Chapada Diamantina é Piatã, que fica num platô entre as serras da Tromba – um prolongamento das Serra da Mantiqueira, onde estão as nascentes do Rio de Contas e do Rio Machado – e do Santana, com sua capela do Senhor do Bonfim. O povoamento começou em meados do século XVII com a descoberta, por garimpeiros, de minas nas Serras da Tromba e do Santana, o que atraiu grande número de aventureiros à procura de ouro e pedras preciosas. Formou-se no município de Minas do Rio de Contas, atual Rio de Contas, o povoado de Bom Jesus dos Limões, atual Piatã, que nasceu às margens da Estrada Real, o caminho aberto pelo sertanista Pedro Barbosa Leal, em 1725, ligando Rio de Contas à Jacobina. É desta época a Igreja Matriz de Bom Jesus, situada na praça Vigário Souza e a Capela de Nossa Senhora do Rosário. As festas juninas são as mais comemoradas, tanto na zona urbana quanto na rural e se caracterizam pela mesa farta de produtos típicos da época e por um “friozinho” que pode chegar a 3 ou 4º C. A média da temperatura anual nunca ultrapassa os 20º C. Nas noites de junho, as mais frias do ano, em todas as residências, há sempre um licor artesanal e um “quentão” – bebida típica da região – ou um café quentinho, plantado e colhido nos quintais da cidade. As cachoeiras do Patrício, do Cochó, do rio de Contas, da Malhada da Areia, o Encontro das Águas, os Gerais do rio de Contas, a Bica do Machado, as serras do Santana, do Navio, da Tromba e os Três Morros, estão entre os principais atrativos naturais de Piatã, que fica a fica a 568 km de Salvador. O nome Piatã vem do tupi e significa “pé firme”, “a fortaleza”.

Dor para urinar e sangramento podem ser sinais de câncer de próstata

Domingo | 02.11.2014 | 07h53
Autor: Da Redação


(Reprodução)

Um em cada seis homens deverá ter câncer de próstata. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é que o número de casos da doença aumente em 60% até 2015; três quartos ocorrem a partir dos 65 anos. Hoje, não há como prevenir o câncer de próstata, mas realizar exames preventivos ajudam a detectar a doença ainda em estágio inicial e ter chance de cura de até 85%. Em estágios iniciais, o câncer de próstata não causa nenhum tipo de sintoma, explica o coordenador do Departamento de Uro-oncologia da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), Lucas Nogueira. Por isso, é recomendável que os homens façam os exames de prevenção, que são o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e o exame de toque retal. Assim, é possível detectar a doença ainda em estágio inicial elevando as chances de cura. Já nos casos mais avançados, o câncer de próstata pode causar diversas consequências graves ao paciente, como dores ósseas e até paralisia nas pernas, alerta o urologista do Hospital das Clínicas de São Paulo Cesar Camara. Ocorre também sangramento e dificuldade muito grande para urinar. A dificuldade para urinar acontece também no crescimento benigno da próstata, mas isso nós descobrimos realizando os exames.

Brumado: Grave acidente envolvendo motociclista na tarde deste sábado (01)

Sábado | 01.11.2014 | 18h01
Autor: Brumado Urgente


O motociclista ficou estendido no chão imóvel (Foto: Brumado Urgente)

Os acidentes em Brumado continuam acontecendo, na sua grande maioria, envolvendo motocicletas. No final da tarde deste sábado, às 17h30m, mais um acidente deste gênero ocorreu, desta feita na Av. Lindolfo Azevedo Brito, próximo à Uneb. Segundo testemunhas, a princípio, um motociclista, de prenome Maicom, que estava pilotando uma Honda CB 300, placa policial NZR -2613 perdeu o controle e acabou caindo, numa queda de alto impacto com o solo. Ainda segundo as informações ele foi tentar freiar para evitar um choque com um caminhão que estava manobrando na pista. Ele foi rapidamente atendido por uma equipe do SAMU 192 com suspeitas de fraturas pelo corpo e também de traumatismo craniano. O motociclista foi transferido para o Hospital Magalhães Neto, onde passará pelas primeiras avaliações médicas, podendo ser removida ainda hoje para um grande centro, caso seja constatado que o estado inspire maiores gravidades. 

A motocicleta não teve grandes avarias (Foto: Brumado Urgente)

Paulistanos batem palmas para a chuva

Sábado | 01.11.2014 | 17h05
Autor: R7


Crianças brincam com a água da chuva em Pirituba, zona oeste da São Paulo, na sexta-feira Marcio Ribeiro/31.10.2014/Futura Press/Estadão Conteúdo

Depois de enfrentar um calor até de 35°C durante a tarde de sexta-feira (31), os paulistanos chegaram a aplaudir a chuva que atingiu várias regiões da capital à noite. Não chovia na cidade desde o último dia 26, quando foram registrados 5 milímetros, mas chuva mais significativa só havia ocorrido em 26 de setembro, com 22 mm acumulados.  Embora na Casa Verde, Freguesia do Ó, Limão e Pirituba a chuva parecesse forte, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) informou que era de baixa intensidade e não deveria perdurar pela madrugada. A área com maior instabilidade no Estado era a região de Sorocaba, no interior, única que marcou forte intensidade. Após tanto tempo sem ver chuva, algumas pessoas comemoraram os pingos, como um usuário do Twitter. "Meu irmão relata que paulistanos estão aplaudindo a chuva em um bar na avenida Paulista". 

HP lança relógio compatível com iPhone e Android

Sábado | 01.11.2014 | 15h33
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

A HP anunciou nesta semana o seu primeiro relógio inteligente, desenvolvido em parceria com o designer de moda americano Michael Bastian. O wearable – gadget que pode ser usados como acessórios, entre eles óculos, relógios e pulseiras inteligentes – da marca é compatível com o iPhone e com smartphones com sistema operacional Android, do Google. O dispositivo começa a ser vendido nos Estados Unidos em 7 de novembro e vai custar 379 dólares. Não há previsão de lançamento em outros países. De acordo com o jornal americano The Wall Street Journal, o relógio inteligente da HP não possui tela sensível ao toque ou microfone para receber comandos de voz, como os produtos de concorrentes, como o Gear 2, da Samsung, e o Apple Watch. Com design similar ao de um relógio comum, o MB Chronowing vibra discretamente quando o usuário recebe uma mensagem de texto (SMS), um e-mail ou notificação de aplicativos no celular. O relógio inteligente da HP possui uma tela de LCD de apenas uma cor, que mostra as notificações de mensagens, além de informações úteis, como a previsão do tempo ou o desempenho da Bolsa de Valores.

Mistério: Qual o significado da silhueta sobre a Serra das Éguas?

Sábado | 01.11.2014 | 12h42
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


A imagem de uma silhueta de braços abertos sobre a Serra das Éguas pode ser vista no final da tarde desta sexta-feira (31) (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Para vários adeptos do misticismo, o céu de Brumado teria um forte conteúdo cósmico, estando sempre pronto a enviar mensagens criptografadas sobre eventos futuros ou até mesmo um sinal de alerta. Mesmo diante do forte ceticismo, já que uma grande maioria não acredita na espiritualidade e nem em suas diversas ramificações, existem sim os que creem, os quais são tidos muitas vezes como fanáticos ou insanos. Recentemente um olho apareceu nos céus de Brumado (confira), bem no dia de um forte vendaval (25/09), sendo que na vizinha cidade de Aracatu, a coisa foi mais séria, porque um tornado de intensidade fraca, que foi acompanhado de uma forte chuva de granizo, atingiu as comunidades rurais de Piabanha e Cacimbas, causando vários estragos, inclusive destruindo completamente casas (confira). A imagem foi flagrada por um leitor do Brumado Urgente e, diferentemente do que muitos contestaram, não foi uma montagem ou efeito de Photoshop, pois alguns especialistas da área analisaram a imagem e constataram a sua legitimidade, já na questão espiritual alguns analisaram de forma negativa a imagem, a qual poderia ter alguma conexão com o olho de lúcifer. Desta feita a equipe do Brumado Urgente flagrou outra imagem intrigante, a qual foi registrada no final da tarde desta sexta-feira (31), onde se verifica claramente uma silhueta masculina de braços abertos, pronta para dar um abraço. Criada por uma pequena formação de nuvens a imagem é realmente interessante e pode até ter algum significado holístico ou até uma mensagem profética dos céus. Por outro lado pode ser uma simples coincidência, já que as nuvens sempre estão formando imagens nos céus. Vale ressaltar que a foto não contém qualquer tipo de montagem ou coisa do gênero. Então dê a sua opinião sobre mais essa imagens misteriosa que apareceu nos céus de Brumado. 

Tanhaçu: Moradores na bronca com a água distribuída pela Embasa

Sábado | 01.11.2014 | 10h34
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Segundo alguns moradores a água distribuída é imprópria para o consumo (Foto: Reprodução Youtube)

Os constantes períodos de estiagem, que se agravaram nos últimos anos em toda a região sudoeste da Bahia, vêm deixando milhares de habitantes receosos quanto à chegada do precioso líquido. Em vários municípios a situação chega a ser crítica, já que a distribuição feita pela Embasa deixa muito a desejar. Este é o caso de Tanhaçu, onde os moradores da zona urbana estão na bronca, já que, segundo eles, a água que está sendo distribuída nos últimos dias nas residências é de péssima qualidade. Em um vídeo enviado via WhatsApp à redação do Brumado Urgente, um morador “coloca a boca no trombone” e esbraveja, já que a água estaria ficando esverdeada e totalmente imprópria para consumo. A empresa disse que irá tomar providências e irá distribuir uma água de melhor qualidade, mas a dificuldade são encontrar mananciais de água potável, o que está ficando cada vez mais difícil na região de Tanhaçu. A boa notícia é que o período chuvoso está se aproximando e essa crise no abastecimento deverá acabar ou ser bastante minimizada. Veja vídeo: 

Infidelidade: Estudo mostra porque muitos homens são infiéis

Sábado | 01.11.2014 | 10h08
Autor: Brumado Urgente


(Imagem Ilustrativa)

É difícil quem não conheça pelo menos um caso de infidelidade masculina. A verdade é que os episódios entre os homens são tão comuns que o tema chamou atenção de uma universidade alemã. É isso mesmo: a infidelidade masculina resultou em um estudo da Universidade de Göttingen, que listou os alguns dos principais motivos que levam os homens a trair. Veja se você concorda

Novembro Azul: A importância da prevenção

Sábado | 01.11.2014 | 09h44
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Depois do Outubro Rosa, que intensificou a prevenção do câncer de mama nas mulheres, o Novembro Azul vem chamar a atenção do público masculino para o tumor maligno de próstata. Exclusivo dos homens (a próstata é um glândula que só existe no homem), esse tipo de câncer é segundo mais prevalente entre os homens. Só para este ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê a ocorrência de 68,8 mil casos novos no país, 12.930 no Nordeste, e 3.450 casos na Bahia. O número de óbitos estimado pela enfermidade é de 13.129. O preconceito e a falta de informação ainda são o maior inimigo para o controle da doença, que quando diagnosticada em exames (toque retal ou laboratorial) anuais tem 90% cura. 

Operadoras terão que entregar mínimo de 80% da velocidade da banda larga a partir de hoje (01)

Sábado | 01.11.2014 | 08h39
Autor: Com informações do portal G1.


(Foto: Reprodução)

As empresas de telefonia deverão entregar ao menos 80% da velocidade de banda larga fixa e móvel contratada pelos clientes. A regra, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que passará a entrar em vigor hoje sábado (1º), integra o regulamento de Gestão da Qualidade nos serviços de Comunicação Multimídia aprovado pela Anatel, que desde 2012 tem cobrado que as operadoras entreguem a velocidade dentro de uma meta previamente estabelecida. Em novembro de 2012 o limite mínimo era de 60%, um ano depois, passou para 70%.