Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "10/2016"

Motociclista morre após colidir com caminhão em Conquista

Quarta | 26.10.2016 | 13h31


Um motociclista de 49 anos morreu depois de ser atingido por um caminhão na BR-116, em um trecho conhecido como Lagoa das Flores, próximo a Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima colidiu na lateral do veículo de carga, que estava atravessando a pista para entrar em um posto de gasolina. O acidente aconteceu na terça-feira (25). Ainda de acordo com a PRF, o motociclista estava usando capacete, mas morreu no momento do acidente por causa de uma lesão no crânio. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a remoção do corpo até o Instituto Médico Legal (IML). O motorista do caminhão sofreu apenas escoriações leves causadas pelo cinto de segurança. O homem prestou depoimento sobre o caso e foi liberado pela PRF.

PEC 241: Centrais sindicais e partidos discutem greve geral nesta quarta (27)

Quarta | 26.10.2016 | 12h47


Foto: Divulgação/ CTB

Centrais sindicais realizam plenária nesta quinta-feira (27), às 18h, para discutir a paralisação nacional e greve geral do próximo dia 11, contra a PEC 241, aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados na noite desta terça (25). Entre as entidades que participarão da reunião estão a Frente Povo Sem Medo, CUT, Intersindical, CTB, Brasil Popular, Convergência Negra, além de lideranças do PSOL, PT, PC do B, PSB e REDE. A Convergência Negra, composta pelas principais instituições do movimento negro, já organizou um calendário de atividades para novembro, mês de comemoração da consciência negra. "A PEC 241 vai congelar os investimentos sociais em saúde e educação nos próximos 20 anos, assim como, os salários dos funcionários públicos. Pretende entregar os recursos públicos à especulação e o grande capital privado", afirma o sociólogo Fábio Nogueira.

Eduardo se encontra com o governador Rui Costa e volta apresentar as principais demandas para o município

Quarta | 26.10.2016 | 12h05


(Foto: Divulgação)

O prefeito eleito de Brumado, o engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) esteve participando nesta terça-feira (25) de um importante encontro com o governador Rui Costa. Estiveram presentes 16 prefeitos da legenda, eleitos no último dia 02 de outubro, numa audiência que aconteceu na Casa Civil e durou cerca de 5 horas, na qual esteve presente também a presidente do PSB na Bahia, a senadora Lídice da Mata. O governador recebeu todos separadamente, o que facilitou a interface com os novos gestores. Segundo Eduardo a reunião com Rui Costa foi altamente produtiva e serviu para reapresentar as principais demandas de Brumado, que seriam a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, a ampliação da Barragem de Cristalândia, a instalação da UTI e a implantação da Escola em Tempo Integral para o Segundo Grau, entre outras. “O primeiro assunto que tratamos com o governador foi a nossa preocupação com os convênios para a instalação da UTI em Brumado e comunicamos que estamos nos empenhando ao máximo, por meio do governo de transição, para que a devida prestação de contas seja feita na sua integralidade, para que não possamos sofrer nenhuma penalidade futura. Ele reafirmou o seu compromisso e garantiu que o governo irá ceder os equipamentos para a unidade, o que nos deixou mais otimistas quanto a tão sonhada instalação da UTI”, ressaltou Vasconcelos. Outra questão que foi vista de forma muito positiva pelo futuro gestor é a formação de um forte bloco de prefeitos peesebistas na região, pois o partido agora comandará, além de Brumado, Guanambi, Caetité, Paramirim e Jequié, que é, inclusive, uma das cidades mais prósperas do sudoeste baiano. “Realmente esse é um dado muito favorável, que deverá facilitar a conquista de grandes benefícios para a nossa região”, destacou. E finalizou dizendo que “a nossa avaliação do encontro foi a mais positiva possível, além do que o perfil do governador é muito similar ao nosso, muito mais técnico do que político, o que faz com que tenhamos uma identidade de gestão”. O futuro gestor ainda aproveitou para participar de audiências em outros órgãos do governo, como a Secretaria de Agricultura, onde ele ressaltou a importância da luta para o retorno das obras da FIOL, já Brumado possui um setor de mineração cada vez mais forte.

'Bahia precisa ser mais divulgada para atrair turistas', diz Guilherme Paulus

Quarta | 26.10.2016 | 11h24


(Foto: Reprodução)

Em visita a Salvador para participar do encontro promovido pelo Lide (Líderes Empresariais), que aconteceu ontem no Hotel Sheraton da Bahia, o fundador da CVC Viagens e GJP Hotels & Resorts, Guilherme Paulus, conversou com o CORREIO sobre perspectivas do turismo para o estado. A CVC é operadora que mais traz turistas para a Bahia. Segundo o empresário, é necessário que o estado se venda mais: “A Bahia precisa mostrar sua cara de novo. Só é lembrado quem é visto”. Paulus também falou sobre a requalificação da capital baiana e da vontade de investir em um novo hotel na praia. Confira:

Teste rápido de zika será disponibilizado pelo SUS

Quarta | 26.10.2016 | 10h41


(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde anunciou ontem que vai comprar 3,5 milhões de testes rápidos para identificar o vírus da zika, no valor de R$ 119 milhões. Os testes, produzidos pela Bahiafarma, laboratório ligado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), começarão a chegar nos postos a partir de novembro, em todas as regiões do país. Está prevista a distribuição de dois milhões de kits até o final deste ano e o restante até fevereiro de 2017. Fruto da parceria entre o governo do estado e a empresa sul-coreana Genbody Inc., a tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo vírus, independentemente do tempo de infecção - atualmente o teste ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS) é o PCR (biologia molecular), que só detecta a doença enquanto o vírus estiver presente na corrente sanguínea. Cada kit custará ao ministério R$ 34 - quatro vezes menos que o valor proposto por outra empresa do mercado, segundo a Sesab. A indicação de quem deve ou não fazer o teste fará parte de um protocolo, que deverá ser divulgado pelo ministério no mês que vem. Os testes serão feitos por indicação do médico. O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou que há alguns critérios já estabelecidos: gestantes com sintomas de zika, gestantes que tenham feito exames de ultrassom que indiquem a suspeita de que o feto apresenta má-formação no sistema nervoso central, adultos de ambos os sexos com suspeita de zika e que apresentem um quadro mais grave, com sintomas de problemas neurológicos. “Pela primeira vez, temos um laboratório público, que não é a Fiocruz, produzindo um teste diagnóstico de ponta”, comemorou o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas.

Reunião define esquema de segurança para 2º turno em Conquista

Quarta | 26.10.2016 | 10h02


Uma reunião realizada nesta terça-feira (25) definiu o esquema de segurança para o segundo turno das eleições municipais no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Entre as medidas previstas estão a intensificação no combate aos crimes eleitorais e a desocupação do Institudo Federal da Bahia (IFBA) e do campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que são locais de votação e estão ocupadas por manifestantes. A reunião ocorreu no Fórum Eleitoral de Vitória da Conquista, pela manhã. As medidas visam a segurança na véspera e no dia do pleito, que ocorre no domingo (30). O segundo turno é disputado por Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT). Ficou definido que o IFBA e a Uesb deverão ser desocupados até a quinta-feira (27) de forma espontânea. A Justiça Eleitoral espera que haja bom senso por parte dos manifestantes, mas informa que, se não houver acordo, vai solicitar apoio da polícia.

Ocupação chega a mais de mil universidades e escolas em protesto contra MP 746 e PEC 241

Quarta | 26.10.2016 | 09h24


(Foto: Reprodução)

Pelo menos 1.108 instituições de ensino estão ocupadas pelos estudantes, em 19 Estados e no Distrito Federal, de acordo com levantamento da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Além de 1.022 escolas e institutos federais, há 82 universidades ocupadas e quatro Núcleos Regionais de Educação. Os estudantes protestam contra a Medida Provisória 746, que estabelece mudanças no ensino médio, e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, do governo federal, que limita por 20 anos os gastos públicos - incluindo a área de Educação. O Paraná concentra a maior parte das escolas ocupadas: 851. Ainda há pelo menos 66 instituições ocupadas em Minas, 13 no Rio Grande do Sul e 10 no Rio Grande do Norte, assim como em Goiás. No Distrito Federal são oito as instituições invadidas e no Rio, são sete os casos. São Paulo vem logo em seguida, com cinco escolas. Além de várias universidades estaduais, a lista inclui diferentes câmpus das universidades federais de Minas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Alagoas, Maranhão e Bahia. O Ministério da Educação (MEC) respondeu por meio de nota às críticas dos estudantes às propostas do governo, dizendo que o teto de gastos proposto PEC 241 é "global e reforça o compromisso do governo com o equilíbrio das contas públicas". De acordo com o MEC, sem a proposta o governo "quebra e inviabiliza todas as áreas, incluindo a Educação." A proposta de mudanças no ensino médio foi qualificada pelo ministério como "urgente". "As propostas da MP são fruto de um amplo debate acumulado no País nas últimas décadas. Entre as principais mudanças está a possibilidade de o aluno escolher a área em que vai querer atuar profissionalmente, como acontece nos principais países do mundo. As medidas estão sendo preparadas com base em avaliações técnicas rigorosas e alinhadas com aquilo que defendem os maiores especialistas em Educação do País", informou o MEC em seu comunicado. Para a presidente da Ubes, Camila Lanes, o crescente número das ações nas escolas é resultado de um movimento espontâneo dos estudantes. "Os alunos decidem em assembleia por ocupar ou não ocupar as escolas. Nas instituições ocupadas, diariamente os estudantes elegem suas comissões e decidem se a ocupação continuará", disse Camila, que está no Paraná, onde há a maior concentração de unidades ocupadas. Segundo ela, o engajamento no movimento contra as medidas do governo não se limita às ocupações e a concentração dos registros no Paraná é uma demanda reprimida por melhoras no ensino público do Estado. A presidente da Associação dos Reitores das Universidades Federais (Andifes), Ângela Paiva, afirma que a entidade vê as ações do estudantes com preocupação, por causa da interrupção de aulas, mas concorda com a motivação dos alunos. "A Andifes defende a universidade gratuita e de qualidade e essa PEC compromete esse projeto e o futuro da Educação. As ocupações são feitas por estudantes e não por gestores - e eles têm seus movimentos próprios. Uma forma que eles encontraram para se posicionar foram essas ocupações - o que também é preocupante, porque escolas paradas também causam prejuízos. Mas concordamos com a posição deles contra a PEC", afirmou.

Câmara aprova PEC 241 em segundo turno e matéria segue para o Senado

Quarta | 26.10.2016 | 08h04


(Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (25), em segundo turno, o texto base da Proposta de Emenda à Constituição 241, que estipula um limite para todos os gastos federais pelos próximos 20 anos. O placar foi de 359 votos a favor e 116 contra. No primeiro turno, foram registrados 366 votos pela aprovação e 111 contrários. Era necessário o apoio de 308 deputados para o texto seguir para apreciação do Senado. A sessão de hoje começou por volta de 12h30 e teve obstrução da bancada de oposição ao presidente Michel Temer. A sessão foi marcada por protestos de parlamentares que discordam da matéria. Já durante a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), determinou a retirada de manifestantes que estavam nas galerias da Casa. Caso a PEC 241 seja aprovada no Senado, as despesas federais poderão crescer apenas de acordo com a inflação do ano anterior a partir do próximo ano. Para os gastos com saúde e educação, o teto será válido a partir de 2018.

Brasil: Delegado da PF bate em moto, mata vigilante e é liberado por fiança

Terça | 25.10.2016 | 14h24
Autor: Estadão Conteúdo


Foto: Fábio Rogério / Cruzeiro do Sul

Chefe da delegacia da Polícia Federal do aeroporto de Guarulhos, Marcelo Ivo de Camargo, de 40 anos, foi detido depois que o carro que dirigia atingiu e matou um motociclista no último domingo (23) na Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba. O veículo pertencia à PF e era liberado para uso do delegado. O teste do bafômetro apontou que ele tinha 0,49 mg de álcool no sangue – o mínimo é de 0,05mg. O policial foi levado para o plantão da Polícia Civil e autuado por homicídio culposo - sem intenção de matar. Em seguida, pagou fiança de R$ 2 mil e foi liberado para responder ao processo em liberdade. O acidente aconteceu às 6h30, no km 94 da rodovia, sentido interior. O vigilante Francisco Lopes da Silva Neto, de 36 anos, seguia pela faixa esquerda da pista quando sua moto foi atingida na traseira pelo automóvel Mercedes-Benz dirigido pelo delegado. O impacto da colisão destruiu a moto e lançou o vigilante contra a defensa da rodovia. Ele morreu na hora. O carro dirigido pelo policial, que é chefe da Delegacia do Aeroporto de Guarulhos, teve a frente destruída, após bater na mureta que divide as pistas. Carvalho concordou em fazer o teste do bafômetro solicitado pelos policiais rodoviários que atendiam a ocorrência e o resultado apontou 0,49 mg de álcool por litro de sangue. Ele foi levado ao plantão da Polícia Civil e, como a dosagem superou o limite de 0,33 mg, ficou detido e foi indiciado por homicídio culposo - sem intenção de matar. Por entender que o delegado da PF não apresentava sinais aparentes de embriaguez, o delegado da Polícia Civil Régis Campos Vieira o liberou para responder o processo em liberdade, mediante o pagamento de fiança de R$ 2 mil. Carvalho consentiu que fosse coletado sangue para testes clínicos de dosagem alcoólica. O policial disse que dirigia em velocidade compatível com a pista e não viu o motociclista a tempo de evitar o acidente. Ele negou que tivesse bebido.

Sudoeste baiano: Taxista morre em acidente às margens na BA-263

Terça | 25.10.2016 | 13h41
Autor: Por Rodrigo Ferraz


Um grave acidente foi registrado na BA-263, nas proximidades da cidade de Itapetinga, distante 100 km de Vitória da Conquista. Um taxista, identificado como Geraldo, acabou colidindo o seu veículo em uma caminhão da empresa Seara. Com o impacto, o táxi saiu da pista, caindo em uma ribanceira. O taxista não resistiu e veio a óbito no Hospital Cristo Redentor.

WhatsApp ganha chamadas em vídeo no Android

Terça | 25.10.2016 | 13h03


(Foto: Reprodução)

O WhatsApp ganhou uma atualização que levará videochamadas aos aplicativos que rodam no sistema Android. Uma versão piloto do programa com a nova função foi liberada nesta segunda-feira (24). Com a melhoria, o serviço instantâneo de bate-papo do Facebook passará a competir com o “Messenger”, que também pertence à rede social, com o Skype, da Microsoft, e com o Duo, do Google. Para usar o recurso, o usuário tem de instalar a versão 2.16.318, diretamente do site do WhatsApp via programa de testes do aplicativo (veja aqui). Como o programa não é baixado a partir da Google Play, é preciso autorizar que o Android permita sua instalação. Antes de iniciar as chamadas de vídeo, é preciso ainda dar aval para que o app use o microfone e a câmera do celular. O funcionamento pleno do novo recurso tem alguns empecilhos. Caso o destinatário da chamada não tenha a nova versão do aplicativo, a ligação não será efetuada. Uma notificação surgirá avisando que a ação não é possível. As videochamadas já haviam sido liberadas, também em caráter de teste, para o Windows, da Microsoft. Uma vez liberados os testes, a atualização não deve demorar a chegar em caráter definitivo para o restante dos usuários do Android, Windows, bem como os de iOS, da Apple. Recentemente, o WhatsApp ganhou outras atualizações, como a de mandar desenhos e GIFs, além da de incluir emojis, textos e desenhos em fotos enviadas a contatos. As videochamadas podem reforçar as rusgas entre WhatsApp e operadoras telefônicas, que já reclamavam de o aplicativo permitir ligações telefônicas. O argumento é que o serviço do Facebook usa números telefônicos, administrados pelas empresas, para liberar as chamadas, mas não arca com todas as exigências regulatórias junto à Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) que essas companhas têm de arcar.

Morre Carlos Alberto Torres, eterno capitão da Seleção Brasileira de Futebol

Terça | 25.10.2016 | 12h21


No tour da Taça Fifa antes da Copa de 2014, Carlos Alberto repete o beijo que dera na Jules Rimet em 1970 (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto Divulgação)

Ídolo do futebol mundial e um dos maiores laterais da história, o ex-jogador e ex-treinador Carlos Alberto Torres faleceu na manhã desta terça-feira (25), aos 72 anos. Capitão da Seleção Brasileira na Copa de 70, o Capita é considerado um dos maiores ícones do escrete canarinho e foi eleito como um dos melhores de sua posição pela Fifa. No futebol, teve passagens por clubes brasileiros como Fluminense, Santos, Botafogo e Flamengo. Além disso, também atuou pelas equipes norte-americanas do Cosmos e California Surf. Já como treinador, Carlos Alberto comandou equipes como Flamengo, Fluminense, Corinthians, Botafogo, Atlético Mineiro e Paysandu, além das seleções de Omã e Azerbaijão. A causa de sua morte ainda não foi divulgada.

Bahia: MP combate fraude na distribuição de etanol; prejuízo é de R$ 473 milhões

Terça | 25.10.2016 | 11h40


Ministério Público do Estado da Bahia cumpre mandados de prisão na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação / Secretaria da Fazenda)

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a “Operação Etanol II”, com objetivo de combater um esquema de sonegação e outras fraudes fiscais na comercialização e distribuição de etanol na Bahia. Segundo as investigações, o esquema já causou um prejuízo de R$ 473 milhões ao fisco baiano. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão nos bairros de Alphaville e na Barra, em Salvador.A operação conta com apoio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Segurança Pública (SSP), e dá sequência à primeira fase, realizada na Bahia em 2013. A pedido da justiça de Pernambuco, na última sexta-feira (21), a Polícia Civil prendeu o empresário Marcos Augusto da Silva Rocha, principal alvo da operação. O empresário também é suspeito de cometer crimes contra o fisco de Minas Gerais. Segundo as investigações, o grupo de empresários cometeu diversos crimes contra a ordem tributária, como cancelamento irregular de Nota Fiscal Eletrônica (NFe); desvios em postos fiscais para burlar a fiscalização; desativação irregular de empresas com vultosos débitos tributários, e a criação de novas empresas com utilização de "laranjas". Ainda de acordo com a investigação, à medida que as empresas eram tornadas inaptas pela Sefaz, em virtude das irregularidades cometidas, elas transferiam o movimento comercial para outras do mesmo grupo, criadas por meio dos mesmos ilícitos. Muitas dessas empresas compartilhavam do mesmo espaço no endereço de funcionamento, atendendo ao mesmo número de telefone e atuando como se fossem uma única empresa.

Brumado: Aluga-se apartamento

Terça | 25.10.2016 | 11h00


Aluga-se um apartamento com garagem na Rua Coronel Fidelcino Santos, no 137, bairro Ginásio Industrial próximo ao Disbahia. Com uma excelente localização, e um acabamento primoroso, o apartamento é ideal para casais. Interessados podem ligar para (77) 99134-5159 ou 3421-0638.

Professores e servidores param por dois dias em universidades estaduais contra a PEC 241

Terça | 25.10.2016 | 10h41


(Foto: Reprodução)

Os professores e servidores técnicos administrativos das universidades estaduais da Bahia param as atividades nesta terça (25) e quarta-feira (26). A paralisação atinge a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), de acordo com a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb).Os portões das universidades estão fechados e as aulas estão suspensas, segundo a Associação de Docentes do Estado da Bahia (Aduneb). A diretora da Aduneb, Caroline Lima, diz que as categorias protestam contra a PEC 241, a Medida Provisória (MP) sobre a reforma o ensino médio, além da pauta estadual, em que reivindicam promoção e progressão do regime de trabalho e 10% da receita líquida de impostos para as universidades estaduais. Segundo a Aduneb, os estudantes fazem ocupações contra a PEC 241 na reitoria da Uneb em Salvador, nos campi da Uneb em Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas, além da Uesb e Uesc.

Brumado: Leilão de veículos será dia 04 de novembro

Terça | 25.10.2016 | 09h58
Autor: Brumado Urgente


Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Leilão Público de veículos acontecerá no dia 04 de novembro ás 09:00h. São diversos veículos entre carros e motocicletas que poderão ser arrematados por valores bem abaixo dos de mercado. O que pode representar uma excelente oportunidade de realizar bons negócios. A partir das 09h 30min os lances para carros e motos obedecerão o critério da melhor oferta, exceto preço vil (não inferior a 50% do valor da avaliação). O leilão será realizado no salão do júri da comarca de Brumado, localizado na Rua Rio de Contas, s/n, Bairro Nobre, maiores informações poderão ser obtidas pelos os telefones: (77) 3441- 5322; (77) 3441-7181, ou diretamente através do link: http://www.rodrigobrandelleiloes.com.br/externo/lotes/13891

Brumado: Após rodadas de conversas, Câmara aprova por unanimidade projeto de doação de terreno para construção da sede da UNEB

Terça | 25.10.2016 | 09h21
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Após intensas rodadas de conversas e esclarecimentos entre vereadores, prefeito, equipe da AJS – Empreendimentos, que é a doadora do terreno, e, sobretudo, do coordenador do curso de direito da UNEB de Brumado, professor doutor João Batista de Castro Júnior, chegou-se a um desfecho exitoso ao que tange a construção da sede própria da UNEB em Brumado. Em reunião ocorrida no gabinete do Prefeito Aguiberto Lima Dias, na tarde desta segunda-feira (25), deliberou-se a respeito da indispensabilidade da construção da sede da UNEB de Brumado, o que, segundo o coordenador do curso de direito é de vital importância para a fixação definitiva dos cursos de direito e letras, e, sobretudo, para vinda de novos cursos para o campus, o que poderá transformar Brumado num importante polo regional da educação superior, como também, alavancar diversos setores da economia do município, contribuindo assim para um crescimento social, estrutural e econômico, que será o start-up para Brumado alçar voo ainda maiores. E para fechar com chave de ouro os esforços de todos os envolvidos neste projeto audacioso e imprescindível à educação do município, a Câmara de Vereadores aprovou em 1ª votação por unanimidade o projeto de doação do terreno para a construção da sede própria da UNEB de Brumado, o que deixou toda a comunidade acadêmica em festa.

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Câmara deve votar hoje (25) em segundo turno PEC do teto de gastos

Terça | 25.10.2016 | 08h00


(Foto: Reprodução)

O plenário da Câmara dos Deputados deverá votar nesta terça-feira (25), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que estabelece um limite para o aumento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos. Conhecida como PEC do teto de gastos, a proposta já foi aprovada em primeiro turno, no último dia 11, mas, por se tratar de emenda à Constituição, para ir ao Senado ainda precisa ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513) em segundo turno. A PEC 241 é apresentada pelo governo do presidente Michel Temer como um dos principais mecanismos para reequilibrar as contas públicas. Quando foi analisada em primeiro turno, aproposta passou por 366 votos a 111. A fim de garantir a margem de votos necessária para a aprovação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliado de Michel Temer, ofereceu um jantar a parlamentares da base de apoio ao governo na sua residência oficial, na segunda (24). Temer também se reuniu na noite de segunda no Palácio do Planalto com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir o rito da PEC 241 no Senado. Na semana passada, Renan Calheiroschegou a se reunir em seu gabinete com os líderes partidários do Senado para discutir a tramitação da PEC 241 na Casa. Pelo cronograma acertado no encontro, a proposta será votada pelo plenário em primeiro turno em 29 de novembro e, em segundo turno, em 13 de dezembro.