Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "10/2015"

Enem 2015 terá gabarito divulgado na quarta-feira (28), afirma MEC

Terça | 27.10.2015 | 15h27


(Foto: Reprodução)

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na quarta-feira (28). Com um post no Twitter, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a previsão inicial de que os dados seriam liberados até a data.  Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi "a mais difícil da história do exame". O G1 ouviu professores que analisaram a complexidade do Enem e concordam, ao menos em parte, com o sentimento dos candidatos. Depois de rechecar o gabarito nesta semana, os candidatos precisam aguardar a divulgação das notas. Na edição 2014, o Ministério da Educação(MEC) liberou a consulta individual das notas em janeiro, somente 65 dias depois das provas.

 

Pesquisadores identificam nova virose transmitida pelo Aedes aegypti

Terça | 27.10.2015 | 14h44


(Foto: Reprodução)

Conhecido por transmitir dengue, febre chikungunya e zika, doenças que causaram recente epidemia na Bahia, o mosquito Aedes aegypti transmite também a nyong-nyong, uma virose descoberta recentemente. De acordo com o infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio, a enfermidade causa dores ainda mais intensas nas articulações, quando comparada à chikungunya. Em entrevista ao G1, ele afirmou ainda que não há registros da nyong-nyong no Brasil. Segundo o médico patologista e pesquisador da Fiocruz e da Universidade Federal da Bahia (UFB), Mitermayere Galvão dos Reis, são necessárias políticas públicas voltadas ao controle do mosquito para controlar epidemias de virose. Reis explicou ainda que atualmente a disseminação de vírus acontece mais rapidamente que no passado. "No passado os vírus eram transmitidos pelas aves migratórias. Levava cinco ou seis meses para que um vírus que aparecia na Ásia chegar ao Brasil ou ao Polo Norte. Hoje, com os aviões, o indivíduo pode se infectar lá na Ásia e dois dias depois ele está aqui no Brasil com o vírus".

Cadastro dos domésticos deve ser feito até sábado (31)

Terça | 27.10.2015 | 14h04


(Foto: Reprodução)

Os patrões têm só até o fim desta semana para fazer o cadastro do empregado doméstico no eSocial. Pelas contas da Receita Federal, mais da metade dos patrões já fez o cadastramento. Mas faltam mais de 300 mil cadastros para serem preenchidos. E quem tem empregado doméstico tem que correr. O prazo termina nesta semana, no sábado (31). Veja as principais dicas para fazer o registro no site da Receita, o eSocial, da forma correta:

- É preciso ter em mãos números do empregado como o do CPF, da carteira de trabalho e o NIT, Número de Identificação do Trabalhador.

- Do patrão, é necessário ter os números das últimas duas declarações do imposto de renda. 

- A senha que você vai criar tem que ter uma letra minúscula, uma maiúscula e números. Guarde sempre este código.

- Atenção para o CEP do empregado doméstico, tenha certeza de que ele está correto.

- A cada informação incluída, salve o rascunho, para não correr o risco de ter que voltar do zero.

 

Ilhéus: Porto volta a exportar cacau depois de 20 anos

Terça | 27.10.2015 | 12h57


Foto: Reprodução / Blog do Pimenta

O Porto de Ilhéus, no sul do estado, vai voltar a exportar cacau em larga escala após 20 anos de ter parado o comércio. O retorno ocorre depois da safra de maio, que entrou no estoque em junho, e retoma o comércio na região que já viveu elevados índices de produção e exportação no século passado. Só nesta semana, os produtores de cacau ilheenses devem exportar seis mil toneladas para a Europa. A desvalorização cambial do Real frente ao Dólar é outro ingrediente que anima os produtores para aumentar as exportações, já que o produto fica mais barato para o mercado internacional. De acordo com o G1, atualmente, a arroba do cacau gira em torno de R$ 150. No ano passado, o Brasil produziu 280 mil toneladas de cacau.

Zé Ribeiro afirma que vai até o fim para esclarecer as veiculações que apontavam que sua campanha teria sido beneficada por empresas investigadas na Lava-jato

Terça | 27.10.2015 | 12h55
Autor: Brumado Urgente


O parlamentar vai para a esfera judicial com um vasto material para comprovar que as insinuações eram totalmente infundadas (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

O vereador Zé Ribeiro (PT) fez um discurso de impacto na sessão desta segunda-feira (26) do Legislativo de Brumado. Tendo como mote as insinuações apresentadas por 2 blogs locais de que ele poderia ter sido beneficiado em sua campanha a deputado estadual de 2014 por empresas investigadas pela Operação Lava Jato, o parlamentar apresentou uma forte argumentação e se defendeu das insinuações desafiando os veículos de comunicação para mostrarem provas. “Neste seara, as matérias foram infelizes e vazias se baseando em fatos reproduzidos sem a menor coerência, assim como não traz qualquer informação concreta, quiçá indícios de ligação entre minha campanha e os desvios apurados na operação lava jato. É clara a intenção política da matéria que lança um balde de lama a todos que são ligados ao partido do governo, e especialmente sobre minha pessoa que, como vereador a 03 mandados, tenho uma passagem ilibada, idônea, reta e exemplar”, declarou de forma contundente. Ribeiro ainda destacou que teve que ir à esfera policial e judicial para esclarecer por completo a situação citando que “a minha resposta adequada a tal afronta esta sendo ofertada na esfera judicial e na medida legal e correta, sendo que contra ambos os blogs de notícias, inicialmente foram abertas uma queixa crime de calúnia e uma interpelação judicial para que se expliquem a razão da matéria, qual a fonte das informações e a ligação entre o dinheiro desviado da estatal Petrobras, investigado na operação lava jato e as verbas de minha campanha. Outras ações serão adotadas no tempo propício, para que este tipo de jornalismo, que inclusive é irregular, seja extirpado de nosso meio e tenhamos um convívio social descente e moral”. Mostrando estar irredutível, o vereador disse que vai até o fim para que tudo seja devidamente esclarecido. Clique abaixo em (+) e confira o discurso na íntegra: 

Riacho de Santana: Ciganos e quilombolas morrem em tiroteio provocado por vingança

Terça | 27.10.2015 | 12h04


Foto: Reprodução / Mix 96 FM

Quatro pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas em um crime motivado por vingança em Riacho de Santana, na região do Velho Chico, oeste do estado, nesta segunda-feira (26). Das quatro vítimas, dois eram conhecidos como ciganos, Somar Alves de Souza, de 35 anos, e Marlone Oliveira de Souza, de idade ignorada, e dois quilombolas, Cristiano Conceição da Cruz, de 39 anos, e a mãe dele, Ana Rita da Conceição, de 69 anos.  O quilombola Roberto Conceição da Cruz e uma criança ficaram feridos e foram encaminhados a um hospital local. Segundo informações do delegado substituto Antonio Rosério, as mortes ocorreram na localidade de Gatos de Vespeiro, por volta das 18 horas, e foram provocadas em vingança à morte de um cigano, Adilsomar Alves de Souza, em julho passado supostamente por quilombolas da região. Ainda segundo o delegado, os ciganos se dirigiram até a casa da família de Cristiano Conceição da Cruz e atiraram, o que provocou um tiroteio. A polícia informou que segue na apuração do caso.

Estudantes que tiveram menos tempo para fazer Enem poderão repetir prova em MG

Terça | 27.10.2015 | 11h21


Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Um grupo de cinco estudantes que teve menos tempo para fazer o Enem na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais, terá uma nova oportunidade para realizar o exame na primeira semana de dezembro. De acordo com o Estado de Minas, o eles foram prejudicados pelo erro de uma funcionária responsável pela aplicação da prova. No último sábado ela encerrou o horário do exame às 17h30, e não às 18h, como estava previsto, dando aos estudantes meia hora a menos para resolver as questões. “Eles não tinham como ver quantas horas eram e a aplicadora foi apagando as marcações de horário do quadro, até chegar a última meia hora. Assim como minha filha, todos os alunos começaram a 'chutar' respostas das últimas questões e até deixaram algumas em branco”, relata a mãe de uma das estudantes prejudicadas ao jornal Estado de Minas. Ainda no sábado, os estudantes prejudicados registraram um boletim de ocorrência denunciando o caso. A confirmação da nova oportunidade para fazer o Enem foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, depois que a situação foi investigada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Jequié: Homem é morto enquanto conversava com amigos na porta de casa

Terça | 27.10.2015 | 10h35


(Foto: Reprodução)

Um homem foi morto na noite da última segunda-feira (26) na porta de casa, na cidade de Jequié, centro-sul do estado. O crime ocorreu por volta das 18h30 na avenida José Moreira Sobrinho, no bairro Jequiezinho. De acordo com o delegado Cristiano Mangueira, titular da delegacia da cidade, Nelson Alves da Silva Neto, 34, conversava com amigos na porta de casa quando dois homens se aproximaram a bordo de uma moto. “Segundo uma testemunha, o homem que estava na garupa deu a voz de assalto. Ele foi tirar celular do bolso e o criminoso acabou atirando”, afirmou o delegado.O criminoso teria atirado três vezes mas só um dos disparos atingiu Nelson, que foi baleado nas costas. Os criminosos fugiram sem levar nada. O delegado afirmou que já ouviu algumas testemunhas e ouvirá familiares de Nelson nesta terça-feira.

Agência bancária pega fogo em Lauro de Freitas

Terça | 27.10.2015 | 09h41


Foto: Reprodução / Record

Uma agência bancária do HSBC pegou fogo durante a madrugada desta terça-feira (27) na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Segundo informações da Central de Polícia (Centel), o caso aconteceu por volta de meia-noite. O estabelecimento fica localizado na avenida Santos Dumont, perto do Maxxi Atacado. O Corpo de Bombeiros foi chamado para o local e controlou o incêncio. Também de acordo com a Centel, ainda não há informações sobre o que provocou o acidente.  

Bahia: Polícia vai apurar jovem eliminada por celular no Enem

Terça | 27.10.2015 | 08h56


(Foto: Reprodução)

Uma candidata de 21 anos foi eliminada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e levada para a delegacia após ser flagrada com aparelho celular durante o segundo dia de provas, no domingo (25), na cidade de Ibicaraí, região sul da Bahia. Fiscais que estavam na sala acionaram a polícia. A jovem, natural da cidade vizinha de Itapé, estaria com o celular conectado à internet 3G e recebia mensagens por meio do Whatsapp quando foi descoberta. Ela responderá por crime contra a administração pública, de acordo com a Polícia Civil. Nos dois dias do Enem, 740 candidatos foram eliminados, segundo informações do Ministério da Educação. Do total, 677 foram por uso de equipamentos inadequados, como celulares, e 63 por serem flagrados no detector de metais. Os aplicadores de prova disseram que a candidata foi ao banheiro com o aparelho, o que é proibido pela organização do exame. "Todo mundo colocou os celulares no saco, mas depois eu não sei o que ela fez e apareceu com o celular em mãos", disse um fiscal, que preferiu não de identificar.

 

Brumado: Sindsemb e APLB voltam ao Legislativo e fazem atualização do movimento grevista

Terça | 27.10.2015 | 08h14
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


Os representantes do Sindsemb em seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

A greve dos servidores e professores municipais de Brumado que já entra na sua terceira semana e as previsões são de que o movimento deva continuar. Visando atualizar os vereadores brumadenses sobre o movimento, o Sindsemb, por meio do seu presidente Edilson Costa e do diretor Jorge Valério Rocha Gomes e a APLB, através de sua coordenadora Vanusia Lôbo, usaram a tribuna livre e reafirmaram a posição de inflexibilidade quanto à sua proposta de reajuste salarial. Os comandos grevistas continuaram a afirmar que a continuidade do movimento se dá pela insensibilidade da administração municipal que fez uma nova proposta de 8% divididos em vezes para os professores e 5,5% para os servidores, a qual foi rejeitada e classificada novamente como indecorosa pelas duas categorias. Firmes em suas convicções os sindicatos reiteraram o pedido de apoio dos vereadores para colocar um fim ao impasse. Em seu pronunciamento, a coordenadora da APLB, fez um desafio aos vereadores se eles vêm consultando o Diário Oficial do Município para verificar os dados orçamentários para ver quem estaria com a razão nesse embate. A sessão foi presidida pelo vereador Édio Pereira, que fez um pronunciamento forte em defesa dos professores e servidores que segundo ele estão utilizando um instrumento legal para obter uma melhoria salarial. Com o movimento paredista, mais de 70% das escolas municipais estão sem aula, o que já vem inquietando pais de alunos, já que se a greve continuar poderá afetar o período de férias, além do que, a Prova Brasil, que será realizada nos próximos dias, ficará sem uma revisão por parte dos professores. 

O comando de greve da APLB desafiando os vereadores para consultar os dados do Diário Oficial do Município (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Caetité: Jovem é espancado em festa no campus da Uneb

Terça | 27.10.2015 | 08h01


Foto: Toni Vasconcelos

Um jovem foi espancado em uma festa no campus da Uneb de Caetité, sudoeste baiano. Conforme a polícia, a vítima, de 22 anos, foi internada em um hospital de Vitória da Conquista, depois de sofrer fratura na face e várias escoriações pelo corpo. Segundo o delegado Clécio de Magalhães Chaves, quatro autores da agressão foram identificados. Um deles é adolescente. A agressão foi registrada pelo pai do jovem nesta segunda-feira (26), dois dias depois da festa, que ocorreu no sábado (24). Ao G1, o delegado informou que dois suspeitos foram ouvidos e liberados pela polícia, que ainda apura os motivos da agressão. Os acusados não seriam alunos da instituição, mas estavam na festa. Em nota, a Uneb lamentou o incidente ocorrido no Campus de Caetité durante a festa de encerramento do II Encontro de Integração Geográfica, organizado pelo Centro Acadêmico Estudantil do curso de Geografia.

Brumado: Super promoção da Lojas Realize, descontos de 20% a 50%

Terça | 27.10.2015 | 07h20


Aquele momento que você tanto esperava chegou, é a super promoção das Lojas Realize em Brumado. São descontos arrasadores que vão de 20% a 50% em todo o estoque, são mesas, cadeiras, cozinhas, racks, sofás, camas box, tapetes, e muito mais pra você! Então não perca essa oportunidade de renovar o visual da sua casa comprando barato de verdade. Estamos localizados na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 160 – Centro, fone: 3441-9846 (ao lado da Real Calçados), ou compre também pelo site: http://www.lojasrealize.com

Greve dos Bancários: Paralisação prossegue na rede pública, informa sindicato

Terça | 27.10.2015 | 07h00


“Os bancários decidiram em assembleia pela continuação da greve nos bancos públicos por entender que a proposta apresentada não atende as mínimas reivindicações”, diz Larissa Couto, do Banco do Brasil

Os bancários da base territorial do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região decidiram em assembleia, na noite desta segunda-feira (26), pela continuidade da greve nos bancos públicos e fim da paralisação nos bancos privados. As propostas apresentadas pelo BB, CEF e BNB não atenderam às reivindicações da categoria. Os bancos, além de propôr um reajuste salarial de apenas 10% e 14% nos vales, não contemplaram as demais reivindicações, como garantia de manutenção dos postos de trabalho e mais contratações. Já os bancários do Bradesco, Itaú, Santander e HSBC, com uma pequena diferença de votos, aprovaram a proposta e retornam às atividades nesta terça-feira (27). Para a bancária do BB e diretora de Cultura e Formação Sindical, Larissa Couto, é preciso que a categoria pressione os bancos para que haja o atendimento das reivindicações. “Os bancários decidiram em assembleia pela continuação da greve nos bancos públicos por entender que a proposta apresentada não atende as mínimas reivindicações especificas que, de maneira global, são mais importantes que apenas o reajuste salarial. Vamos nos manter firmes na luta, pois os bancos precisam entender que nossa insatisfação não é avaliada por um comando que atende aos seus próprios interesses”, afirma.

Bancários aceitam reajuste de 10% e encerram greve na Bahia

Terça | 27.10.2015 | 06h58


Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia

Os trabalhadores de bancos públicos e privados na Bahia decidiram, na noite desta segunda-feira (26), encerrar a greve da categoria e reabrir as agências nesta terça (27). No estado, apenas o Banco do Nordeste da Bahia (BNB) permanecem com as atividades suspensas. A paralisação já durava 21 dias e afetou mais de mil unidades no território baiano. O grupo aceitou a última proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que consistia no reajuste de 10% nos salários – e ganho real de 0,12% –, além de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), índice de 14% para os vales refeição e alimentação, e o abono de 72% para quem trabalha 8 horas, de um total de 112 horas. Com o acordo, os bancários devem compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro. O presidente do Sindicato dos Bancários na Bahia, Augusto Vasconcelos, confirmou nesta segunda que, graças a uma liminar obtida na Justiça, os clientes que não puderam quitar dívidas por causa da greve não serão penalizados com juros e multas. Ao todo, 24 estados e o Distrito Federal acataram a alternativa dada pela Fenaban. Apenas Mato Grosso, Roraima, Pernambuco e Rio Grande do Norte mantiveram a paralisação - nos dois últimos, apenas os funcionários de bancos privados voltarão ao trabalho nesta terça.

Brumado: Homem tira vida de irmão mais novo a golpes de marreta no final da tarde desta segunda-feira (26)

Segunda | 26.10.2015 | 22h35
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O autor do homicídio foi preso em flagrante pela Polícia (Foto: Brumado Urgente)

Diz a história, inclusive com respaldos jurídicos, que o primeiro homicídio que aconteceu na raça humana foi o de Caim, que tirou a vida de seu irmão Abel, por um motivo fútil, a inveja. Passados milênios disto, esse tipo de crime ainda continua acontecendo nos tempos atuais e, Brumado, mais especificamente a Comunidade de Lagoa Funda foi o cenário da morte de Vilmar Lobo dos Anjos (44), que foi morto, a golpes de uma marreta, após uma luta corporal, pelo seu próprio irmão Horleis de Souza Anjos (59). Segundo familiares, Orleis nutriu um desejo de matar o irmão já há um bom tempo, tendo feito, inclusive, várias juras nesse sentido, o que acabou se consumando por volta das 17h desta segunda-feira (26) no próprio quarto da vítima. Um fato que chamou a atenção é que Horleis, assim que consumou o seu ato homicida, foi para o bar beber dizendo as seguintes palavras “agora está feito, então vamos beber e esperar a polícia chegar para me prender”, o que demorou cerca de 2 horas. Ele foi preso em flagrante, sendo levado para o setor de carceragem da 20ª Coorpin e deverá responder criminalmente pelo crime de homicídio por motivação fútil. 

O fato chocou os moradores da comunidade (Foto: Brumado Urgente)

Redação do Enem 2015 'plantou uma semente', diz Maria da Penha

Segunda | 26.10.2015 | 19h26


(Foto: Reprodução)

Enquanto 5,7 milhões de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) redigiam, na tarde deste domingo (25), uma redação com base na lei que leva seu nome, a farmacêutica e ativista cearense Maria da Penha Maia Fernandes, de 70 anos, era uma das cinco pessoas homenageadas no centenário da Editora Paulinas, no Recife. Foi durante esse evento que ela descobriu o tema da prova de redação do Enem 2015, da boca de uma das candidatas da prova. "Uma menina que tinha feito o Enem se aproximou de mim, pediu uma foto e falou: 'a senhora soube que a redação foi sobre a Lei Maria da Penha?'", contou ela, em entrevista por telefone ao G1, nesta segunda (26). "Fiquei feliz, o tema realmente está na boca do povo agora. Plantou uma semente", explicou Maria, que é de Fortaleza e, em 1983, ficou paraplégica depois de seu marido tentar assassiná-la com um tiro nas costas, enquanto ela dormia. O agressor foi condenado, mas foi solto depois de cumprir parte da pena. Hoje está livre. O tema da redação do Enem 2015 foi "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", e provocou polêmica nas redes sociais. A ativista afirma que não parou para pensar na quantidade exata de pessoas que fizeram a prova de redação, mas diz que ele é "muito significativo", e um sinal de que "a lei está sendo comentada e conhecida na vivência de cada um e também na escola, porque despertou nas pessoas a necessidade realmente de conhecer o funcionamento da lei, e de entender mais profundamente a situação".

Detento tenta fugir de presídio usando máscara de idosa e roupas femininas em Goiânia

Segunda | 26.10.2015 | 17h29


(Foto: Reprodução)

Um detento foi flagrado tentando fugir, vestido de mulher, em um complexo prisional de Goiânia. Segundo a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap), ele usava uma máscara de silicone com feições de uma idosa, além de roupas femininas.  Ainda segundo a Seap, a tentativa de fuga aconteceu durante o horário de visitas. O detento se misturou aos demais visitantes, mas a ação foi percebida por um segurança que estranhou o modo como a "senhora" caminhava.  Durante a abordagem, o preso chegou a tentar se desvencilhar do segurança correndo, mas acabou detido e voltou ao complexo prisional após registrar uma ocorrência sobre o caso.  Por ser considerada uma falta grave, a tentativa de fuga pode render o isolamento do detento por 30 dias, além da restrição de visitas. Uma sindicância interna será instaurada dentro da penitenciária para apurar como o detento conseguiu a máscara e as roupas femininas.

OMS coloca bacon, linguiça e salsicha na lista de alimentos cancerígenos

Segunda | 26.10.2015 | 16h21


Bacon é um dos produtos que entrou na lista de alimentos cancerígenos (Foto: Marcos Pinto / Divulgação CdBRJ)

O consumo de produtos como salsicha, linguiça bacon e presunto, aumenta o risco de câncer do intestino em humanos, afirma um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) publicado nesta segunda-feira (26). De acordo com o documento, a carne processada é um fator de risco certo para a doença, e carnes vermelhas de um modo geral são um fator de risco "provável". As canes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos – que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel – para os quais já há “evidência suficiente” de ligação com o câncer. O relatório foi feito pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), órgão ligado à OMS.

 

Enem 2015 teve 743 estudantes eliminados; número pode aumentar, diz MEC

Segunda | 26.10.2015 | 15h31


(Foto: Reprodução)

O ministro da Educação, Aloizio Mercante, informou que 743 estudantes foram eliminados da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo 364 no sábado (24) e 376 neste domingo (25). Há Entre os casos, três foram publicações indevidas das provas em redes sociais. Em 2014, 1.519 alunos foram eliminados do exame enquanto, em 2013, o total de eliminações foi 1.522. Durante coletiva de imprensa, Mercadante destacou que o número de alunos eliminados este ano ainda pode aumentar, caso sejam identificadas novas irregularidades. Segundo a Agência Brasil, há casos em que não será feita abertura de inquérito porque não há indício de crime, enquanto outros já estão sob investigação da Polícia Federal. Ainda de acordo com o balanço divulgado pela pasta, as provas deste ano registraram nove ocorrências médicas, como o de uma gestante que foi encaminhada ao hospital em trabalho de parto.