Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2017"

Vitória da Conquista: Homem com problemas psicológicos surta e joga gasolina no próprio corpo

Segunda | 28.08.2017 | 14h11
Autor: Brumado Urgente


Problemas emocionais estão entre as doenças mais frequentes que as pessoas vem sofrendo, segundo especialistas. Algo anormal aconteceu ontem (27) na Avenida Frei Benjamim, Bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, onde um homem jogou gasolina em seu próprio corpo. A equipe da 78ª Companhia Independente da Polícia Militar esteve no local e conseguiu tomar as devidas providências. A vitima foi encaminhada para tratamento médico pelo SAMU 192.

Homem é assassinado a tiros na zona rural de Barra da Estiva

Segunda | 28.08.2017 | 13h05
Autor: Brumado Urgente


A onda de assassinatos na região da Chapada Diamantina que completa 28 municípios vem crescendo a cada dia de forma desenfreada. Na noite de ontem (27), um homem identificado como Geanilton Santos Caires, de 28 anos, foi morto a tiros por dois homens não identificados que entraram em uma residência ,situada na comunidade Pé de Morro, zona rural de Barra da Estiva, dispararam vários tiros e posteriormente foram embora. Não há informações sobre a motivação do crime. O cadáver foi encaminhado ao Instituto Medico Legal de Brumado, onde o mesmo passará por necrópsia.

Brumado: Grupo de Corrida e Caminhada VM5 comemora 3 anos de fundação com coffee break e lançamento de camisa na Praça Senhor do Bonfim

Segunda | 28.08.2017 | 11h09


Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

O grupo de corrida e caminhada VM5, que foi criado em 2014, celebrou os seus 3 anos de nesse sábado (26) na Praça Senhor do Bomfim. O grupo foi criado pelo atleta Vanderlei Valério que chegou a pesar cerca de 96 kg e por não está satisfeito com os seus índices de massa corpórea, ele começou a correr todos os dias às 05h00min da manhã, daí surgiu o nome VM5. Ainda dentro desse contexto de comemorações na praça, houve apresentação de balé com a professora Juliana Barreto e de dança com o dançarino Macarrão da banda Polentinha do arrocha, o que deixou o evento ainda mais com a cara do verão que logo logo está chegando por aí. Vanderlei hoje perfeitamente dentro dos índices esperados pela proporção de massa x altura incentiva a todos que querem ou mesmo necessite de fazer atividades físicas gratuitamente. Em sua fala Vanderlei enfatizou que qualquer pessoa pode participar do grupo e é inteiramente gratuito o ingresso de qualquer participante no mesmo, e ainda convidou ao público presente a participarem todas as segunda, quarta e sexta-feira as 19h00min em frente à antiga cesta do povo para participarem do grupo VM5. 

Foto: Laércio de Morais I Brumado Urgente

Conquista: Em noite de estreias, Festival de Inverno reúne clássico da MPB, fenômeno pop e sertanejo eletrônico

Segunda | 28.08.2017 | 10h22


Anitta no Festival de Inverno 2017 (Foto: Laecio Lacerda)

A última noite do Festival de Inverno Bahia, que começou na noite de domingo (27) e se estendeu pelo início da madrugada desta segunda-feira (28), foi marcada por estreias. Caetano Veloso, Anitta e Matheus e Kauan se apresentaram pela primeira vez no palco do Parque Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. O encerramento da 13ª edição da festa começou com a baianidade clássica de Caetano Veloso. Com voz doce e bárbara, ele abriu a programação ao som de “Luz do Sol”, e seguiu com outros grandes momentos do repertório como quando tocou “Leaõzinho”, “Você é Linda”, “Podres Poderes”, “Cajuína” e “Tigresa”. A apresentação de Caetano contou também com uma manifestação em defesa da Amazônia e uma singela homenagem a Wilson das Neves, sambista morto, aos 81 anos, no sábado (26).

INSS começa convocação de aposentados por invalidez que passarão por pente-fino

Segunda | 28.08.2017 | 09h31


(Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a enviar na sexta-feira (25) as cartas de convocação dos mais de 1 milhão de aposentados por invalidez que passarão por revisão do benefício. Nesta primeira etapa, serão convocados 22.057 de um total de 1,005 milhão de aposentados por invalidez de 25 estados e do Distrito Federal. Passarão pelo pente-fino os aposentados por invalidez com menos de 60 anos e que estão com o benefício sem revisão há mais de dois anos. Esses novos convocados fazem parte do pente-fino que começou no ano passado e abrangeu primeiro os segurados que recebem auxílio-doença e que estão sem revisão há mais de dois anos. A revisão no caso desses segurados ainda está sendo feita. Quem receber a carta de convocação deve entrar em contato com o INSS pelo número 135 em até cinco dias corridos (exceto domingo) e agendar a perícia. Quem não fizer o agendamento terá o benefício suspenso. A partir da suspensão, são contados 60 dias para que se marque a perícia. Se o agendamento for feito nesse prazo, o benefício é liberado até a realização da perícia. Passados os 60 dias sem que o beneficiário se manifeste, o benefício será cancelado.

Saúde: Conheça a distimia, um tipo mais leve da depressão

Domingo | 27.08.2017 | 18h30


Foto: Reprodução

Você tem se percebido mais pessimista, melancólico ou impaciente? Sente que é necessário um esforço muito grande para fazer as atividades do dia a dia e fica irritado com facilidade? Se esses sintomas estão se prologando por meses ou anos, talvez seja um sinal de distimia, um tipo de depressão leve e crônica que pode desencadear um transtorno maior. Mas calma que 'crônico' não significa grave. O termo vem de 'cronologia' e é utilizado porque a doença se prolonga por mais tempo, cerca de dois anos. Embora os sintomas de tristeza, melancolia, falta de apetite ou de vontade de realizar atividades possam aparecer de vez em quando, é a duração e a frequência deles que vai determinar a distimia. Uma pessoa distímica pode passar dois ou três dias por esses momentos e depois melhorar, mas voltar a senti-los em poucos dias. Crianças e pré-adolescentes que tiveram experiências traumáticas também têm maior vulnerabilidade para depressão, que pode iniciar com a distimia. Enquanto a depressão, sobre a qual ouvimos falar com frequência, afasta as pessoas do convívio social e do trabalho, pacientes distímicos seguem uma vida quase normal. A distimia também é conhecida como a doença do mau humor, uma vez que a fácil irritabilidade é um dos sintomas. Mas é preciso atenção à doença, uma vez que a distimia pode levar à depressão maior.  Além dos sintomas leves de depressão que duram muito tempo, os distímicos vão somando pequenas perdas que, ao longo do tempo, se tornam muitas. Pode ser nos relacionamentos, sofrimentos ou excesso de trabalho. É preciso verificar se esse acúmulo ocorre e como a pessoa lida com ele.

Atualização do WhatsApp permite ouvir áudio sem abrir app

Domingo | 27.08.2017 | 16h09
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Ilustração

Os usuários do WhatsApp terão uma novidade nos próximos dias, porém, somente os que possuem aparelhos com sistema operacional Android receberão a atualização em breve. A novidade consiste na possibilidade de ouvir áudios sem precisar abrir o aplicativo, diretamente através da notificação na tela do celular. Além disso, o usuário poderá ainda pausar o áudio na notificação. Apesar da boa notícia, a mudança só ficará disponível nos próximos dias, quando a empresa disponibilizar sua nova atualização, conforme o blog WABetaInfo. No WhatsApp, já é possível também responder as mensagens diretamente das notificações e da visualização das mensagens prévias. Esse recurso facilitado já é possível ser visto no Spotify, em que o usuário poderá pausar, dar play, pular e voltar as músicas através dessa espécie de atalho.

Ibicuí: Dois jovens morrem na hora em grave colisão na rodovia BA-130

Domingo | 27.08.2017 | 14h25
Autor: Itapetinga agora


Foto: Reprodução

Dois jovens funcionários da empresa Lia Line faleceram na madrugada desse domingo (27), após um grave acidente na rodovia que liga Itaía à Ibicuí. Os jovens se encontravam em uma festividade no Distrito de Itaiá, quando retornavam para Ibicuí em uma motocicleta por volta dás 02h. A motocicleta acabou colidindo de frente com um Veículo Prisma prata. Na colisão, os jovens foram lançados vários metros do local, tendo morte imediata. Os corpos foram recolhidos por agentes do DPT e recolhidos para o IML de Itapetinga.

Conquista: Sábado termina com 3 pessoas executadas em menos de 1 hora

Domingo | 27.08.2017 | 12h04
Autor: Vitória da Conquista Notícias


Foto: Reprodução

Após cerca de 16 dias sem registrar homicídios, Vitória da Conquista quebrou o “jejum” da pior forma que se pode imaginar: 3 mortes em menos de 1 hora. O jovem conhecido como “Perninha” foi assassinado a tiros na noite desse sábado, 26, por volta das 21h, no bairro Vila América. Segundo relato de testemunhas, a vítima estava próxima a Av. Gilenilda Alves, quando dois ciclistas se aproximaram e atiraram. “Perninha” correu por mais de 300 metros, mas foi perseguido e baleado. Ele caiu numa esquina, onde morreu. O SAMU 192 esteve no local e constatou a morte. Meia hora mais cedo, outras duas pessoas foram assassinadas por volta das 20h30 desse sábado, no Distrito de Pradoso na zona rural. As vítimas, Juarez Dias de Azevedo, de 58 anos, e Amaury Oliveira Silva, de 35 anos, estavam no interior de uma quitanda, de propriedade de Juarez, quando chegaram dois homens numa motocicleta, desembarcaram e começaram a atirar. As duas vítimas foram atingidas. Juarez caiu no meio do comércio. Amaury correu para o fundo e tentou se abrigar no banheiro, porém foi seguido e executado com vários tiros na cabeça. O SAMU 192 esteve no local e constatou a morte das duas vítimas. Aparentemente o alvo dos atiradores era Amaury, o qual já era conhecido da polícia por práticas criminosas. O proprietário do estabelecimento teria sido vítima de “bala perdida”. Após 16 dias sem homicídio, Conquista chega a seis mortes no mês de agosto. Já são 99 assassinatos em 2017.

Homem fica preso às ferragens em acidente envolvendo van e ônibus da Vitória Conquista

Domingo | 27.08.2017 | 10h08


Foto: Reprodução

Já foi identificado o homem que ficou preso às ferragens em acidente no início da tarde deste sábado (26), envolvendo uma van e o ônibus da Viação Vitória, na Avenida Brumado, em Conquista. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem, a vítima trata-se de Elivelton Silva, que conduzia a van e não levava nenhum passageiro. Elivelton trabalha transportando pessoas para a zona rural de Vitória da Conquista. O motorista foi encaminhado ao Hospital de Base com vários ferimentos. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Conquista: Bandidos roubam carro e na fuga trocam tiros com a Policia; um deles foi baleado

Domingo | 27.08.2017 | 08h08
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

Por volta das 13h40 de ontem (26), bandidos armados tomaram de assalto na Avenida Sergipe, no bairro Brasil, em Vitória da Conquista. Trata-se de um veiculo modelo ONIX. Após um alerta geral, o veiculo foi avistado no bairro Kadija por uma guarnição da Policia Militar. Os criminosos, ao avistarem a guarnição, começaram a efetuar tiros em direção dos militares. Os policiais revidaram a injusta agressão, e um dos indivíduos foi alvejado, o outro conseguiu fugir.

Saúde: Excesso de açúcar pode levar à depressão

Sábado | 26.08.2017 | 18h00
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Ilustração

Um novo estudo mostrou que as dietas com alto teor de açúcar, ligadas ao consumo de refrigerantes e doces, podem estar associadas a um maior risco de problemas mentais comuns, como ansiedade e depressão leve. A pesquisa foi feita com homens. O trabalho, liderado por Anika Knüppel, do University College London (Reino Unido), foi publicada na revista Scientific Reports. "Os resultados mostram efeito adverso de longo prazo na saúde mental dos homens, ligado ao excessivo consumo de açúcar proveniente de alimentos e bebidas doces", disse Anika ao Estado. Altos níveis de consumo de açúcar já haviam sido relacionados a uma prevalência mais alta de depressão em diversos estudos anteriores. No entanto, até agora, cientistas não sabiam se a ocorrência do problema mental desencadeava um consumo maior de açúcar, ou se os doces é que levavam à depressão. Para descobrir se a voracidade por açúcar é causa ou consequência dos problemas mentais, os cientistas analisaram os dados de 8.087 britânicos com idades entre 39 e 83 anos, coletados por 22 anos para um estudo de larga escala. As descobertas foram feitas com base em questionários sobre a dieta e a saúde mental de participantes. Para um terço dos homens - aqueles com maior consumo de açúcar -, houve alta de 23% da ocorrência de problemas mentais após cinco anos, independentemente de obesidade, comportamentos relacionados à saúde, do restante da dieta e de fatores sociodemográficos. Embora o estudo seja com homens e mulheres, a ligação de açúcar e doenças mentais apareceu só no grupo masculino. "Esse resultado foi bastante inesperado e não encontramos boa explicação para isso. Mas não é impossível que os resultados também se apliquem a mulheres. Estudo americano em 2015, exclusivamente com mulheres, também encontrou associação de alto consumo de açúcar e depressão", disse Anika. 

Motorista morre após caminhão carregado com blocos tombar na Bahia

Sábado | 26.08.2017 | 16h11
Autor: G1 Bahia


Foto: Blog do Braga

O motorista de um caminhão que transportava blocos morreu após o veículo tombar, na manhã deste sábado (26), segundo informações do Corpo de Bombeiros. O acidente ocorreu na BA-447, na altura da cidade de Angical, região oeste da Bahia. A carga e o caminhão ficaram destruídos após o acidente. De acordo com informações dos bombeiros, o corpo da vítima ficou preso nas ferragens do caminhão. Uma equipe de bombeiros da região foi deslocada para o local e removeu o homem do veículo. O corpo da vítima será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, onde será periciado. O homem ainda não foi identificado. Não há informações sobre as causas do acidente.

Primeiro remédio nacional para tratar Atrofia Muscular Espinhal é aprovado pela Anvisa

Sábado | 26.08.2017 | 14h55
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução

Uma novidade positiva irá chegar ao mercado farmacêutico brasileiro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (25) o registro do primeiro medicamento para tratar Atrofia Muscular Espinhal (AME), uma doença genética rara que, nos casos mais graves, dá expectativa de vida até os 2 anos de idade. Segundo O Globo, o medicamento será vendido na forma de solução injetável e concentração de 2,4 mg/mL. A detentora do registro do medicamento no país é a empresa Biogen Brasil. Até agora, os pais que importavam esse medicamento do exterior tinham que gastar em torno de R$ 3 milhões, somando-se os custos do próprio remédio e os impostos para que ele pudesse entrar no país. E esse valor é referente apenas ao primeiro ano de tratamento. A AME ataca o sistema nervoso até o ponto em que o paciente não consegue se mover ou mesmo respirar. Ela atinge um em cada 10 mil bebês nascidos. A doença se caracterizada pela degeneração de neurônios motores da coluna vertebral e, até o momento, não tinha opções terapêuticas disponíveis no Brasil.

Conquista: Garota de 14 anos está desaparecida desde segunda. Família pede informações

Sábado | 26.08.2017 | 12h06


Foto: Reprodução

Uma jovem identificada como Milena da Silva Chagas, de 14 anos, não é vista desde a última segunda-feira (21). Conforme relatos dos familiares, a adolescente saiu para ir à escola, depois disso, não foi mais vista. Milena teria chegado à porta do Colégio Abdias Menezes, onde estuda, só que as câmeras mostram que ela não entrou na escola. Quem tiver informações sobre a garota, pode entrar em contato pelo telefone (77) 98888-3827 ou 98857-2164.

Lista de medicamentos do SUS inclui novos remédios para HIV e Alzheimer

Sábado | 26.08.2017 | 11h08
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Ilustração

O Ministério da Saúde divulgou ontem (25) a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que define os medicamentos que devem atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira no Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os novos medicamentos incluídos está o dolutegravir, para tratamento de infecção pelo HIV. Também foi incluída a rivastigmina como adesivo transdérmico, para o tratamento de pacientes com demência leve e moderadamente grave no Alzheimer; o cloridrato de cinacalcete e paricalcitol, para pacientes com hiperparatireoidismo secundário à doença renal crônica, e a ceftriaxona, para tratamento de sífilis e gonorreia resistentes a ciprofloxacina. A nova edição da Rename, que conta com 869 medicamentos, também prevê a centralização do tratamento básico da toxoplasmose, com o objetivo de solucionar episódios de desabastecimento no país. O Ministério da Saúde iniciará aquisição dos medicamentos pirimetamina, sulfadiazina e espiramicina, que atualmente são ofertados pelos municípios no âmbito da Atenção Básica. Segundo o Ministério da Saúde, a nova relação de medicamentos essenciais foi obtida após consolidação das inclusões, exclusões e alterações dos medicamentos recomendados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. A organização da Rename segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece o material como uma das estratégias para promover o acesso e uso seguro e racional de medicamentos. A lista define a responsabilidade de aquisição e distribuição de cada ente do SUS - estados, municípios e União.