Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2017"

Brumado: Confira as bolsas de estudos disponibilizadas pela UNOPAR

Quarta | 02.08.2017 | 07h57


Foto: Divulgação

A UNOPAR de Brumado está disponibilizando bolsas de Estudo  para os cursos de Gestão Hospitalar e Serviço Social para quem realizar a matrícula até o dia 04/08. As bolsas têm uma quantidade de Vagas Limitadas, Por isso os interessados deverão entrar em contato com o polo ainda hoje e garantir a sua vaga. Fone: 77 3441 7979 ou 77999542453 (WhatsApp)

INSS convoca cidadãos para reavaliar benefícios por incapacidade

Terça | 01.08.2017 | 20h00


Foto: Ilustração

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou milhares de cidadãos para reavaliar dos benefícios concedidos por incapacidade, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Segundo informações do portal G1, a lista foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (1), e vai da página 96 até a 235 da Seção 3. A relação segue a ordem de nome do segurado e do número do benefício previdenciário. As pessoas que estão sendo chamadas por não terem sido localizadas ou estarem com o endereço incompleto no cadastro do Sistema Único de Benefícios (SUB) - inicialmente, foi encaminhado ofício pelos Correios. Os convocados têm até cinco dias, a partir da publicação no DOU, para entrar em contato com a central de tele atendimento no número 135, quando será informada a data agendada para a reavaliação do benefício. No dia da perícia, deve ser apresentada toda a documentação médica que baseou a concessão do benefício, como atestados, laudos, receitas e exames. Caso o beneficiário não atenda à convocação ou não compareça na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, 20,3 mil benefícios já foram cancelados devido ao não comparecimento dos segurados.

Livramento: MP investiga 'farra' de gratificações, horas extras e comissões a servidores da prefeitura

Terça | 01.08.2017 | 18h04
Autor: L12 Sudoeste


Foto: Reprodução

A remuneração por gratificações, horas extras e comissões tem sido um fato que chama do Ministério Público (MP) do Estado da Bahia, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo o site L12 Sudoeste, por trás dos benefícios, podem estar escondidos irregularidades e prejuízos ao erário. No decorrer da investigação conduzida pelo MP, foi detectada uma verdadeira farra com dinheiro público em gratificações, horas extras e comissões, sem critérios objetivos para a concessão das mesmas, servidores que ganham mais pelo simples fato de fazer o que já é atribuição de sua função. O MP considerou que "em consulta à relação de servidores públicos da prefeitura municipal de Livramento, de maio de 2017, constatou-se a existência de servidores que percebiam vantagens individuais, inclusive algumas superiores ao salário base, inclusive para ocupantes de cargos efetivos sem função de confiança". O MP frisou que "o pagamento irregular de gratificações ou horas extras constitui ato de improbidade administrativa com dano ao erário, que poderá dar causa a ação judicial inclusive contra o beneficiário". O promotor de Justiça, Milen Castro Medeiros de Moura, recomendou, que o Controlador  Geral do Município, cargo ocupado atualmente pelo professor Jânio Soares Lima, proceda ao levantamento de todos os servidores públicos municipais a quem foram pagas horas extras no primeiro semestre de 2017 e averigue se realmente houve a prestação de serviços extraordinários, especialmente para os ocupantes de cargos comissionados.

Bahia: Homem mata a esposa e desaparece com os filhos

Terça | 01.08.2017 | 17h29


Foto: Reprodução

No final da tarde desta segunda-feira (31), Daniela Váz Ribeiro, 24 anos, foi morta à tiros pelo companheiro, em Dias D’Ávila. O casal morava em um apartamento com mais três filhos. Danilo Dias Melo, é acusado por atingir a esposa com vários disparos com arma de fogo na cabeça e no tórax. O crime aconteceu na rua principal do conjunto Parque do Bosque, no condomínio Residencial Parque 3, quadra 14. Segundo informações policias, o principal suspeito do crime é o esposo, que pegou os filhos no colégio e segue foragido. O caso está sendo investigado pela 25ª DT/Dias D’Ávila.

Brumado: Discentes do Curso de Direito da Uneb de Brumado participam de Congresso na Academia Militar das Agulhas Negras no RJ

Terça | 01.08.2017 | 16h36
Autor: Carolina Amorim


Foto: Carolina Amorim I Brumado Urgente

Ocorrido nos dias 24 a 28 de julho, O XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende no Rio de Janeiro. O evento contou com a participação de estudantes de diferentes Instituições de Ensino de todo o país e contemplou temas de interesse da Defesa Nacional, por meio de palestras, apresentação de artigos acadêmicos e grupos de debate. A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi representada neste referido Congresso por cinco alunos e um professor orientador. A equipe da UNEB do Campus XX foi a única da Bahia a ser selecionada, tendo em vista que várias outras instituições do estado submeteram os seus artigos para avaliação e não obtiveram êxito. O grupo foi composto por: Carolina Lima Amorim (graduanda do curso de Direito do VI Semestre); Igor Eduardo dos Santos Araújo (graduando do curso de Direito do VI Semestre); Luís Fernando Santos Vilas Boas (graduando do curso de Direito do VIII Semestre); Keitielle Ribeiro Oliveira (graduanda do curso de Direito do VIII Semestre); Neres Lima Meira Júnior (graduando do curso de Direito do V Semestre) e Eunadson Donato de Barros (professor de Direito Internacional da Universidade do Estado da Bahia). O processo de elaboração e construção do artigo, intitulado: “Deslocamento Forçado de Civis em Aleppo Oriental: Crime de Guerra ou saída Humanitária?” contou com o auxílio de todos citados anteriormente, a exceção do discente Igor Araújo que não pode comparecer a apresentação por motivo de força maior.

Foto: Carolina Amorim I Brumado Urgente

Brumado: SMTT propõe alteração no fluxo viário em ruas da cidade

Terça | 01.08.2017 | 15h02
Autor: PMB


Foto: Reprodução/PMB

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, através das Coordenações de Controle Viário e Engenharia e Sinalização, está desenvolvendo um projeto de alteração no fluxo viário na Rua Placídia Rizério, em Brumado. Após a instalação da nova sinalização proposta, a via passará a ter sentido único. O objetivo é promover a segurança do sistema viário nas imediações da Praça Coronel Zeca Leite, por meio de projeto estruturante da frota circulante advinda da Avenida Dr. Guilherme Dias, Iluminato Lobo e Praça Senhor do Bonfim. A SMTT ainda está elaborando um projeto de alteração no fluxo viário na Travessa Enoc José Neves. Após a instalação da nova sinalização proposta, a via também passará a ter sentido único. O objetivo é promover a segurança do sistema viário nas imediações da Avenida Dr. Guilherme Dias, por meio de projeto estruturante da frota circulante advinda da avenida em comparação com os veículos resultantes da Rua Miguel Dias e da Rua dos Estudantes. As alterações visam reduzir o número de acidentes e dar maior fluidez ao sistema viário municipal, além de evitar interrupções e lentidão no trânsito.

Lula quer FHC, ex-presidentes da França e Vanderlei Luxemburgo como testemunhas

Terça | 01.08.2017 | 14h23
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu filho, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, arrolaram 81 testemunhas de defesa na ação penal que avalia sua participação em suposto esquema de tráfico de influência para viabilizar medidas provisórias e a aquisição de caças pelo governo federal. A lista inclui os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Dilma Rousseff, os ex-mandatários franceses François Hollande e Nicolas Sarkozy, três ministros do governo de Michel Temer e até o técnico do Sport, do Recife, Vanderlei Luxemburgo. A oitiva de todas as testemunhas foi autorizada pelo desembargador Néviton Guedes, do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1), ao analisar um recurso da defesa de Lula contra decisão do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10.ª Vara Federal, em Brasília. O magistrado havia limitado o número de depoentes a 32. Com a nova ordem, a fase de instrução do processo deverá se arrastar por meses. Uma eventual decisão sobre o caso só poderá vir depois de ouvidas todas as testemunhas e interrogados os réus. Em outro processo, Lula já foi condenado na Lava Jato pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele tenta viabilizar sua candidatura ao Planalto em 2018. Além de Hollande e Sarkozy, o ex-presidente pleiteia os depoimentos de mais duas pessoas na França, país que participou da disputa pelo contrato dos caças, e dez na Suécia, que acabou vencendo a concorrência com seus Gripen, modelos fabricados pela multinacional Saab. Essas testemunhas terão de ser ouvidas por meio de cartas rogatórias, enviadas aos seus países.

Após comarcas fechadas pela Justiça, MP-BA também desativa promotorias no interior

Terça | 01.08.2017 | 13h30


Foto: Reprodução/G1 Bahia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) desativou 33 promotorias localizadas em municípios no interior do estado, após o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidir pela desativação das comarcas correspondentes. Segundo o MP, outras 28 unidades chamadas de “agrupadoras” receberão os procedimentos extrajudiciais que eram das promotorias desativadas. O prazo para transferência, tanto dos procedimentos, quanto dos servidores e do mobiliário das promotorias desativadas para as agrupadoras, é de 60 dias. O secretário geral do Ministério Público para promotorias de Justiça do interior, Artur Ferrari, disse que a decisão levou em conta três fatores. Ele elencou inicialmente que não é comum, em todo o país, a existência de promotorias em locais onde não há comarcas instaladas. Além disso, o segundo ponto é que a possibilidade de manutenção das promotorias implicaria em aumento de gastos para o MP. “Caso decidíssimos manter, teríamos acréscimo de gastos de R$ 4 milhões anuais, porque as promotorias estavam dentro de fóruns. Com a desativação das comarcas, teríamos que alugar sedes próprias”, informa o promotor. Ele diz ainda que a decisão de desativação das promotorias levou em conta a necessidade de atuação regionalizada do Ministério Público, a fim de fortalecer as instâncias intermediárias e finais, para que a "promotoria-polo" possa cobrir uma região maior.

Bahia: Adolescentes são feitos reféns pelo padrasto e BOPE consegue libertá-los

Terça | 01.08.2017 | 12h32


Foto: Reprodução

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar resgataram, no início da noite desta segunda-feira (31), dois adolescentes (11 e 14 anos) que vinham sendo mantidos reféns pelo padrasto, na cidade de Itaberaba, a 264 km de Salvador. Enildo Lourenço de Jesus, 25, que apresenta problemas psiquiátricos, surtou durante a manhã, agrediu a esposa, Ana Paula Santos Silva de Jesus, 32, que foi atendida e liberada e depois manteve os dois enteados em cárcere privado. Os policiais do Bope explicaram que o principal objetivo da negociação era preservar a integridade física dos meninos.

Conquista: Corpo é encontrado dentro de residência no bairro Recreio

Terça | 01.08.2017 | 11h33


Foto: Reprodução

Um corpo foi encontrado dentro de uma residência no bairro recreio, próximo ao Ministério Público, em Vitória da Conquista, na tarde desta segunda-feira, dia 31. Segundo informações obtidas pela nossa reportagem do Blog do Rodrigo Ferraz, a polícia foi acionada por parentes, que entraram no local e constataram o óbito. O departamento de polícia técnica também esteve na casa e tomou as devidas providências. A suspeita é de que tenha sido morte natural. 

Procurador-geral da República pede novamente prisão de Aécio Neves

Terça | 01.08.2017 | 11h00
Autor: G1


Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu novamente, nesta segunda-feira (31), a prisão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e seu afastamento do mandato. A prisão já havia sido negada no final de junho, individualmente, pelo ministro Marco Aurélio Mello, relator do caso no STF. Na mesma ocasião, o magistrado permitiu o retorno do tucano ao mandato, do qual estava afastado desde maio, quando estourou a Operação Patmos, baseada em delação da JBS. Em nota, o advogado Alberto Toron, que defende Aécio, afirmou que não teve acesso ao novo pedido da PGR, mas que segue tranquilo quanto à manutenção da decisão de Marco Aurélio Mello. O novo pedido de Janot é um recurso à decisão de Marco Aurélio. Ele poderá rever sua decisão individualmente, determinando a prisão e o afastamento; caso contrário, leva o recurso à Primeira Turma da Corte, formada também pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Alexandre de Moraes. Para Janot, mesmo após o afastamento, Aécio continuou sua articulação política no Congresso, desobedecendo a ordem do STF. "Há, em verdade, prova cabal da personalidade audaciosa do agravado e de seu notório desprezo pelas decisões judiciais. Verdadeiro atestado de ineficiência das medidas cautelares diversas à prisão que vigoraram até o advento da decisão agravada, em 30/6/2017 [que derrubou o afastamento]”, escreveu o procurador.

Perdeu o prazo do saque do FGTS? Veja o que fazer

Terça | 01.08.2017 | 10h06
Autor: Brumado Urgente


Foto: Ilustração

O prazo para o saque de contas inativas do FGTS terminou nesta segunda-feira (31) com o fim do expediente bancário na Caixa Econômica. A partir de agora, novas datas e regras deverão ser atendidas para realizar o saque. Quem poderá sacar as contas inativas após 31 de julho? O governo ampliou o prazo até o dia 31 de dezembro de 2018 para pessoas que, comprovadamente, não puderam comparecer nas agências da Caixa para fazer o saque. Perdi o prazo e não efetuei o saque. Eu perco o dinheiro? Não. O dinheiro volta a ficar retido na conta da Caixa e só poderá ser usado nas situações previstas em lei.  A Caixa criou o site exclusivo para as contas inativas (www.caixa.gov.br/contasinativas), na qual o trabalhador pode visualizar o saldo e os canais disponíveis para realização do pagamento. O trabalhador pode ainda consultar o saldo no site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS da Caixa. Para realizar a consulta, o trabalhador deve informar seu número de CPF ou PIS/Pasep (NIS).

Lava Jato recorre por pena mais dura a Lula e condenação de Okamotto

Terça | 01.08.2017 | 09h03
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Reprodução

A força-tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato recorreu ao juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira, 31, por uma pena mais pesada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também pela condenação do presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto, no caso triplex no Guarujá. O petista foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão por suposta corrupção e lavagem de dinheiro de R$ 2,2 milhões que envolvem o valor empregado pela OAS no imóvel, no condomínio Solaris, no Guarujá, litoral paulista, e em suas respectivas reformas. Os procuradores querem também que Lula seja condenado pelo armazenamento do bens que recebeu enquanto exerceu a Presidência da República pela empresa Granero - despesas também custeadas pela OAS. Lula chama esses bens de "tralhas". Eles sustentam que "resta evidente que o conteúdo do contrato celebrado não consistiu em erro, mas se apresenta como clara fraude contratual, na tentativa pelos denunciados de ocultarem e dissimularem a real propriedade dos bens armazenados e o financiamento de despesas atinentes ao ex-Presidente Lula e ao Instituto Lula pelo Grupo OAS".

Brumado: Educação Física é na Unopar

Terça | 01.08.2017 | 08h20


A UNOPAR de Brumado está com uma oferta imperdível! Os interessados em cursar  Educação Física poderão se  matricular até o dia 04/08 (sexta-feira) com Valor Promocional! Venha para uma das melhores faculdades semi-presencial do Brasil e faça parte desse time vencedor. Não Perca esta oportunidade, ligue agora e agende o seu vestibular!  Fone: 77 3441 7979 ou 38 9995 42453 (WhatsApp)

Sudoeste: Idoso passa mal, cai e morre após deixar posto de saúde em Ipiaú

Terça | 01.08.2017 | 08h03
Autor: Giro Ipiaú


Foto: Reprodução

Um idoso de 71 anos foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (31), por volta das 10h30, numa rua ao lado do Colégio Italva Myrtes Bittencourt, no Alto da Subestação. Populares acionaram a polícia e o Samu ao avistar o idoso caído nas margens do calçamento. A morte foi constatada pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O óbito é apontado como natural. Segundo informações de moradores, o aposentado Antônio Carlos Souza estava vindo do Posto de Saúde, quando, possivelmente, sofreu um mal súbito. “Ele tinha muitos problemas de saúde, inclusive de coração, e vivia sozinho”, contou uma moradora. Não foi informado se os parentes do aposentado residem em Ipiaú.