Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

Mais de 1 milhão ainda não sacou abono; prazo termina quarta-feira (31)

Terça | 30.08.2016 | 07h02


(Foto: Reprodução)

Faltando dois dias para o prazo final de saque do abono salarial relativo ao ano-base 2014, mais de um milhão de trabalhadores ainda não efetuou o saque, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (29) pelo governo federal. A data limite para buscar os valores é a próxima quarta-feira (31). Depois dessa data, informou o Ministério do Trabalho, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e não estará mais disponível para saque nas agências bancárias. O benefício equivale a um salário mínimo (R$ 880). Para saber se tem direito aos recursos, o trabalhador pode fazer uma consulta na página do Ministério do Trabalho ou verificar uma lista disponibilizada pelo governo.

Depressão poderá ser a doença mais comum do mundo

Segunda | 29.08.2016 | 20h08
Autor: Correio 24h


(Foto: Reprodução)

Em um mundo globalizado, com tanta modernidade, as pessoas estão cada vez mais se voltando para o trabalho, o crescimento profissional e uma independência financeira, e com isso a saúde está sendo deixada de lado. Infelizmente muitas das vezes esse comportamento causa solidão, e consequentemente uma tristeza, que quando não identificada logo, pode se aprofundar para uma depressão. Os sintomas dessa doença são muitos, e está cada vez mais presente na vida das pessoas, muitas vezes o estresse e a solidão são os fatores mais intensos para se transformar em uma depressão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 poderá ser a doença mais comum no mundo. Os números são alarmantes, mais de 5% da população mundial sofre de depressão, e as mulheres são as mais atingidas. As causas vão da genética, ao consumo de drogas, e até mesmo a morte de uma pessoa querida. Essa tristeza profunda causa um desequilíbrio hormonal no cérebro e a partir desse momento o médico precisa ser acionado para reverter o quadro. A psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida, esclarece sobre os sintomas, tratamentos e dados da OMS.

Estudo aponta que selfies aumentam infestação de piolhos em escolas

Segunda | 29.08.2016 | 19h06


(Foto: Reprodução)

O hábito de tirar selfies pode ser a causa do aumento no número de piolhos entre alunos do ensino médio na Holanda, de acordo com um estudo do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM). "Acredito que a razão é o comportamento dos estudantes do ensino médio. Há muitos abraços e, quando fazem selfies, o cabelo de um entra em contato com o dos demais e permite a transferência dos insetos", afirmou a especialista Desiree Beaujean em entrevista à rede de TV local RTL. Um relatório mostrou, segundo o G1, que 28% de alunos do primário e 19% do ensino médio no país têm piolhos. Na tentativa de solucionar o problema, o RIVM sugeriu novas campanhas de prevenção e conscientização. "Os pais precisam saber que existem piolhos nas escolas do ensino médio", ressaltou Desiree. Com a participação de 2 mil voluntários, o estudo identificou que 3/4 das infecções acontecem em meninas, que geralmente têm cabelos mais longos que os meninos. O RIVM ainda descobriu que um em cada dez adultos tem piolho.

IBGE: expectativa de vida dos brasileiros aumentou mais de 40 anos em 11 décadas

Segunda | 29.08.2016 | 18h01


(Foto: Reprodução)

A taxa de fecundidade do país caiu de 6,16 filhos por mulher para apenas 1,57 filhos em pouco mais de sete décadas – de 1940 para 2014. Em contrapartida, a expectativa de vida da população aumentou 41,7 anos em pouco mais de um século. Em 1990, a expectativa de vida era de 33,7 anos, dando um salto significativo em pouco mais de 11 décadas, atingindo 75,4 anos em 2014. Estas e outras constatações fazem parte do livro Brasil: uma visão geográfica e ambiental do início do século XXI, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está lançando hoje (29). Segundo o órgão, a publicação tem por objetivo “ampliar o conhecimento das alterações ocorridas no território brasileiro como resultado das transformações econômicas, demográficas, políticas e ambientais nas últimas décadas”. Dividido em nove capítulos, a obra - escrita por pesquisadores do IBGE e organizada pela geógrafa Adma Hamam de Figueiredo - aborda pontos relevantes da realidade contemporânea, reinterpretados pela análise geográfica, ao mesmo tempo em que atualiza a edição anterior, lançada em 1995.

Universidade oferece vagas em cursos gratuitos na área da saúde

Segunda | 29.08.2016 | 17h21


(Foto: Reprodução)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), oferece por meio do NESCON (Núcleo de Educação em Saúde Coletiva),  9.500 vagas divididas em sete cursos on-line e gratuitos para área de saúde. As aulas abordam as áreas de atenção domiciliar e tecnologias assistivas. Os cursos são destinados para profissionais e gestores de saúde que possuem registro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Demais interessados também podem participar, mas devem fazer inscrição como visitante e não tem direito ao certificado. As inscrições  podem ser feitas até o dia 25 de outubro de 2016. Após iniciar os estudos, o aluno tem até o dia 30 de novembro de 2016 para finalizar o curso. Os alunos que tiverem direito ao certificado vão recebê-lo em até três dias úteis depois da conclusão do curso, no e-mail pessoal cadastrado.

Conquista: Rede Bahia confirma realização do Festival de Inverno Bahia para 2017; confira os números desse ano

Segunda | 29.08.2016 | 16h41
Autor: Por Rodrigo Ferraz


Uma festa que Vitória da Conquista já se apropriou e que se firmou como uma das principais da região Nordeste. Depois de três dias intensos, o Festival de Inverno Bahia (FIB) 2016 termina com saldo positivo. Além de alegria, cultura e entretenimento, gerou emprego e renda para diversas empresas e trabalhadores envolvidos direta e indiretamente com o evento. O FIB aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de agosto no Parque de Parque de Exposições Teopompo de Almeida. Pelo Palco Principal passaram artistas já consagrados e também expoentes da mais nova geração da música brasileira: Djavan; Lulu Santos; Nando Reis; Biquini Cavadão; Capital Inicial; Natiruts; BaianaSystem; Paula Toller; Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá – Legião Urbana XXX anos; Marcos & Belutti. Nos palcos da Arena Eletro Rock e do Barracão Universitário Opção se apresentaram 26 atrações locais e regionais que garantiram uma diversidade de ritmos como o forró, arrocha, eletrônico e rock. O Festival de Inverno Bahia é uma produção da Icontent e TV Sudoeste, ambas da Rede Bahia e 17 marcas estiveram presentes no evento: patrocínio da Fainor e Governo do Estado da Bahia, além de outras empresas. Em sua 12ª edição, o FIB gerou quase três mil empregos diretos e cerca de cinco mil indiretos. Já no início de agosto, um mês antes da festa, a maioria dos hotéis da cidade estavam com reservas esgotadas. Além da rede hoteleira, o FIB movimenta a cena de bares e restaurantes que lotam no final de semana do evento. Pela cidade ainda acontecem, paralelamente, eventos fechados e abertos, em certa medida, incentivados pelo clima festivo que o FIB proporciona. Um palco principal, camarotes, Arena Eletro rock, Barracão Universitário Opção e Espaço Gourmet reunidos somaram 25 mil m² de área destinada ao público (somente o Camarote Ballantine’s ocupou 2,5 mil m²). Foram 150 toneladas de ferro empregadas na estrutura. Se o público manteve o alto astral na pista, um gerador de 4.200 KVA garantiu a energia em todo o parque. O equipamento tem capacidade para alimentar uma cidade de seis mil habitantes por três dias. E os números não param por aí: 160 m² de Led, 28 toneladas de iluminação, 158 mil whats de som e 60 toneladas de equipamento de som. Para manter a energia do público, 41 estabelecimentos de alimentos e bebidas estiveram distribuídos pelo evento. Foram consumidos 96 mil latas de cerveja, 36 mil latas de refrigerante, 24 mil garrafas de água, mil garrafas de whisky, 800 garrafas de vodka e 12 mil latas de energético. E o público pôde curtir e arrepiar na 12ª edição do FIB com toda a estrutura de segurança e saúde. Foram 224 homens contratados, incluindo brigadistas, além de efetivos das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, dois postos de saúde, dois médicos por dia e presença de uma ambulância avançada por noite. Com resultados tão positivos, a expectativa do público é para a 13ª edição, já confirmada pela Rede Bahia.

Brasil: Pai matou filhos com golpes de marreta antes de jogá-los pela janela

Segunda | 29.08.2016 | 16h02
Autor: Correio 24h


Quarto das crianças ficou sujo de sangue (Foto: Reprodução)

O administrador Nabor Coutinho de Oliveira, 43 anos, matou os dois filhos, Henrique, de 10 anos, e Arthur, de 7, com golpes de marreta antes de jogá-los pela janela do apartamento, no 18º andar do prédio de um condomínio na Barra da Tijuca. A informação é do jornal 'O Globo'. O crime aconteceu na manhã desta segunda-feira (29). Antes de matar os filhos, Nabor assassinou a esposa, Laís Khouri, 48 anos, a facadas no pescoço enquanto ela dormia. Após cometer os assassinatos, ele pulou da janela do apartamento e morreu.   Os corpos das crianças e de Nabor foram encontrados na área da piscina. Uma equipe da polícia técnica realizou a perícia no local. A polícia também está captando imagens de câmeras de segurança para tentar entender a dinâmica de como o caso aconteceu.  Segundo informações do jornal 'Extra', a polícia encontrou uma carta no apartamento que teria sido escrita pelo administrador. Nela, Nabor relata problemas financeiros e essa teria sido parte da justificativa para ele cometer o crime. 

Sudoeste baiano: Jovem de Jequié morre estrangulada em Salvador; namorado é o principal suspeito

Segunda | 29.08.2016 | 15h25


O corpo da técnica de enfermagem Jeiza de Jesus Andrade, 27 anos, encontrada morta dentro de casa no domingo (28), deixou o IML de Salvador por volta das 10h40 desta segunda-feira (29), com destino a Jequié, distante 130 km de Vitória da Conquista, onde residem seus familiares. Uma tia de Jeiza informou , em entrevista ao Blog Jequié Repórter, que a orientação recebida da equipe do IML de Salvador, foi no sentido de que não realizassem velório, em decorrência do elevado estado de decomposição em que o corpo foi encontrado.

.

CNJ lança cadastro de condenados por improbidade administrativa

Segunda | 29.08.2016 | 14h44


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa e por Ato que implique Inelegibilidade (CNCIAI). O cadastro facilita o acesso a informações públicas. O cadastro é associado a outros serviços e produtos oferecidos ao público, sem a necessidade de consulta individual. A alimentação do cadastro é feita pelos próprios juízes responsáveis pelos processos em que há condenação por improbidade administrativa ou atos que impliquem em inelegibilidade. Atualmente, há 4.205 pessoas cadastradas nessas condições por magistrados dos Tribunais Regionais Federais (TRFs), 33.652 cujos processos tramitam nos Tribunais de Justiça estaduais (TJs) e 24 no Supremo Tribunal Federal (STF). Anteriormente, o cadastro do CNJ reunia apenas as condenações por improbidade feitas com base na Lei 8429/2012. Em março de 2013, no entanto, o Plenário do Conselho aprovou a ampliação do cadastro, que passou a incluir também os condenados por crimes contra a administração pública, que podem tornar os demandados inelegíveis segundo a Lei da Ficha Limpa. Nem todas as condenações constantes do cadastro implicam necessariamente inelegibilidade ou o enquadramento do réu na Lei da Ficha Limpa. Para que os condenados sejam declarados inelegíveis é preciso que o juiz responsável pela condenação tenha determinado também a suspensão dos direitos políticos do réu. Nesse caso, a Justiça Eleitoral poderá declarar o condenado inelegível no momento de registro da candidatura ou quando provocada. O sistema pode ser conferido aqui.

Brumado: Começa hoje a Semana de Capacitação Sebrae

Segunda | 29.08.2016 | 14h04


(Foto: Divulgação)

Começa hoje e segue até sábado (3) a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial. O evento, que é voltado para a qualificação dos pequenos negócios, conta com  cursos, workshops e megapalestras.Toda a programação é gratuita, com a exceção das megapalestras, que requerem um investimento de R$ 30 e serão ministradas pelos especialistas Fernando Kimura e Salete Lemos. A programação já está disponível no site da Semana. Durante seis dias, o Sebrae apresenta uma extensa programação de palestras, cursos, seminários, clínicas tecnológicas, workshops, oficinas e megapalestras. Serão mais de 200 eventos, com um total de 30 mil vagas em todo o estado, sendo 16 mil delas apenas em Salvador. As capacitações incluem temas como cenários econômicos, marketing e vendas, competitividade, design, finanças, gestão empresarial, inovação e liderança.

Jovem morre esfaqueado após passeata política em Jitaúna

Segunda | 29.08.2016 | 13h23


Foto: Reprodução / Giro em Ipiaú

Um jovem morreu por golpes de faca após uma passeata eleitoral em Jitaúna, no Médio Rio de Contas, sudoeste do estado. O caso ocorreu na noite deste domingo (28), na Praça da Ceplac, por volta das 22h30, e pode estar associado a uma rixa por conta de uma mulher. Segundo a Delegacia Territorial, Bruno Gomes foi golpeado por um homem, identificado como Marcelo. Outro jovem, Geovane Cruz dos Santos, que estava na companhia de Bruno também ficou ferido. Os dois foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital Prado Valadares, em Jequié, mas Bruno Gomes não resistiu. Até o começo da tarde desta segunda-feira (29) não havia mais informações sobre o estado de saúde de Geovane. A Polícia Civil informou que Marcelo e Bruno já tinha brigado por conta de uma mulher no São João deste ano na cidade. O acusado continua foragido.

Jaguaquara: Assessor do prefeito tem casa arrombada

Segunda | 29.08.2016 | 12h42


Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Um assessor do prefeito e candidato à reeleição em Jaquaquara, no Vale do Jiquiriçá, Giuliano Martinelli, teve a casa arrombada na noite deste domingo (28). Acusados invadiram a casa de Romildo Fagundes e levaram notebook e documentos de campanha. Os suspeitos também reviraram o guarda-roupas e outros móveis da residência. Segundo o Blog do Marcos Frahm, o caso ocorreu na Rua Cecília Meireles, no Loteamento Nova Jaguaquara, no bairro Casca. O caso foi registrado na Delegacia Territorial e é investigado pelo delegado Chardison Castro de Oliveira. 

Trabalhadores que recebem auxílio-doença poderão retornar ao trabalho sem nova perícia

Segunda | 29.08.2016 | 12h04


(Foto: Divulgação)

Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que receberem auxílio-doença não precisarão mais passar por nova perícia para voltarem a trabalhar. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26), o perito que conceder o auxílio já deve prever o prazo necessário para o trabalhador se recuperar da doença. Atualmente, o segurado precisa passar por nova perícia, o que pode ultrapassar o prazo inicialmente previsto para o auxílio. A nova medida busca agilizar o retorno ao trabalho e desafogar o setor de perícias do órgão. Segundo a Agência Brasil, o dispositivo permite também que o segurado que tiver o benefício negado ou que não se sentir preparado para retornar ao serviço no prazo dado na perícia inicial peça uma nova perícia em outra instância. Antes, pela reconsideração, o beneficiário poderia ser reavaliado pelo mesmo perito, o que diminuía consideravelmente a chance de reversão da decisão.

'Cassar meu mandato é como me submeter à pena de morte', diz Dilma em depoimento de defesa no Senado; leia na íntegra

Segunda | 29.08.2016 | 11h22


(Foto: Reprodução)

Acompanhada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), Dilma Roussef  foi até o plenário do Senado, onde iniciou seu depoimento de defesa por volta das 10h. Dilma Rousseff foi recebida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que comandou julgamento do impeachment e deu abertura à sessão de oitivia. Dilma não foi obrigada a responder à todas as perguntas. Dos 81 senadores, 78 se inscreveram para questioná-la durante o interrogatório. Após o depoimento, por conta de aplausos e vaias, a sessão teve de ser suspensa por Lewandowski por alguns segundos. "É um julgamento, não é um debate político. Sendo um julgamento, é preciso que mantenhamos a liturgia desse ato processual". Dilma é alvo de um processo de impeachment, por ter editado, em 2015, decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso e também de usar dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro [as chamadas pedaladas fiscais]. A petista foi afastada da Presidência da República pelo Senado há mais de 100 dias. Dilma ressaltou, durante depoimento, que foi ao Senado "olhar diretamente nos olhos" dos que a julgarão. "Sei que, em breve, e mais uma vez na vida, serei julgada. E por ter minha consciência absolutamente tranquila em relação ao que eu fiz, venho pessoalmente à presença dos que me julgarão", afirmou. A petista negou ter cometido crimes dos quais é acusada, segundo ela, “injusta e arbitrariamente”. Hoje, o Brasil, o mundo e a história nos observam. E aguardam o desfecho desse processo de impeachment", disse. "Jamais atentaria contra o que acredito, ou praticaria atos contrários aos interesses daqueles que me elegeram", disse a petista, visivelmente emocionada, com a voz embargada por várias vezes. Dilma disse que se aproximou do povo e, também, ouviu críticas duras a seu governo.

Brumado: Coquetel da Schutz Day na Perfil Modas foi um sucesso

Segunda | 29.08.2016 | 10h11
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

O fascinante mundo da moda tem endereço certo em Brumado, a Perfil Modas, que em parceria com a marca Schutz, promoveu no último sábado (27) o I Schutz Day. O que comprova que a Perfil Modas está completamente conectada as tendências de mercado e que possui parcerias sólidas com grandes empresas de expressão nacional. O coquetel contou com um barman produzindo deliciosos coquetéis e o DJ Pantera tocando os hits das passarelas, o que agradou em cheio o grande número de clientes e convidados que compareceram à loja para o evento. Na vanguarda em disponibilizar para seus clientes as melhores marcas do mundo fashion, o casal de empresários Adriana e Menandro, donos da Perfil Modas, fizeram questão de recepcionar pessoalmente todos os convidados, o que propiciou um clima ainda mais agradável ao coquetel. Em entrevista concedida ao Brumado Urgente, o empresário Menandro Meirelles falou à nossa redação “que ele e Adriana sempre acreditaram no que fazem, e, sobretudo, sempre acreditaram no público da região, pois, essa região tem um público que gosta e valoriza produtos de qualidade, que proporcione conforto e que inquestionavelmente estejam alinhados as novidades do mercado da moda. E tudo isso a Perfil Modas oferta há muitos anos, e esse é o segredo do nosso sucesso”, finalizou Menandro. Confira as fotos.

Manifestantes planejam atos simbólicos nesta segunda no Senado

Segunda | 29.08.2016 | 09h33


(Foto: Reprodução)

A calmaria nas ruas que marcou os primeiros dias de julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff deverá ser quebrada nesta segunda-feira (29) por grupos pró e contra impeachment: estão marcados ao longo do dia protestos das duas frentes. A expectativa, no entanto, é de que as manifestações sejam bem mais acanhadas do que as que ocorreram em etapas anteriores do processo. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal estima que a Esplanada dos Ministérios reúna, no máximo, 60 mil pessoas a partir desta segunda, menos do que foi registrado em 17 de abril, quando a Câmara autorizou a abertura do processo do impeachment. Naquele dia, havia cerca de 90 mil pessoas. Cansaço, falta de patrocínio e um desfecho de votação praticamente concretizado são as justificativas dadas por grupos contra e pró-impeachment para a baixa participação popular durante os primeiros dias de julgamento, no Senado Federal. Diante da pouca movimentação, grupos que apoiam a petista ajustaram ao longo da semana os planos sobre como seriam as manifestações nesta segunda. De início, a previsão era de realizar um ato de apoio antes de Dilma sair do Palácio do Alvorada para o Senado, quando será ouvida por parlamentares.

Brumado: Pesados Investimentos em acessibilidade valorizam região do Apertado do Morro

Segunda | 29.08.2016 | 08h56
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Desde os tempos remotos que a acessibilidade é um dos principais fatores de expansão e crescimento econômico da humanidade. E dentro dessa contextualização de crescimento estão as cidades de médio porte como Brumado, que requerem cada vez mais investimentos neste importante setor; onde um dos principais acessos ao Bairro Apertado do Morro, que era uma faixa estreita de terra foi transformado numa via de mão dupla que atende aos atuais padrões do código de obras municipal. A obra vem sendo tocada em parceria com a Prefeitura Municipal e a AJS Empreendimentos Imobiliários, a qual possui dois condomínios residenciais nas proximidades do local. Em entrevista recente com a Diretora Administrativa da AJS, Mariana Oliveira, nos relatou que a obra traz uma perspectiva muito positiva para aquela região e que isso valoriza a região como um todo, tanto do ponto de vista da autoestima dos moradores da localidade, quanto do ponto de vista econômico, já que as propriedades daquela região estão cada vez mais valorizadas.

(Foto: Laércio de Morais | Brumado Urgente)

Dilma fala nesta segunda no plenário do Senado com Lula na plateia

Segunda | 29.08.2016 | 08h11


(Foto: Reprodução)

Diante de uma plateia formada por 81 senadores, quatro presidentes e ex-presidentes de partidos, 18 ex-ministros e pelo ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente afastada Dilma Rousseff apresentará na manhã desta segunda-feira (29) ao plenário do Senado sua defesa no processo de impeachment. Na semana passada, entre quinta (25) e sábado (27), os senadores ouviram as testemunhas de defesa e de acusação no processo. Ao longo de três dias, os parlamentares fizeram inúmeros questionamentos aos depoentes, colheram informações e pediram esclarecimentos sobre as denúncias contra Dilma. 

Uva preta brasileira sem caroço conquista mercados na Europa

Domingo | 28.08.2016 | 19h00


(Foto: Reprodução)

Uma uva preta, com sabor especial, bom equilíbrio entre açúcar e acidez e sem sementes está fazendo sucesso na Europa e conquistou o exigente mercado britânico. A BRS Vitória  é a primeira cultivar brasileira de uva sem sementes tolerante ao míldio, principal doença fúngica que ataca as videiras no País. A resistência permite a redução das aplicações de agroquímicos no parreiral. O sabor diferenciado da nova uva trouxe uma importante vantagem competitiva à balança comercial brasileira: exportações de uvas entre abril e dezembro, fazendo o País abocanhar boa fatia do mercado britânico, que nessa época costumava ser abastecido pelas uvas da Itália, Espanha e Grécia, pelo preço mais acessível. Atualmente, somente o grupo Labrunier envia semanalmente cinco toneladas da BRS Vitória para a Inglaterra. A cultivar foi desenvolvida especialmente para as condições climáticas do Brasil no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Uva da Embrapa Uva e Vinho (RS). Recomendada para regiões de clima tropical úmido (Sudeste brasileiro), e tropical semiárido, a cultivar vem se destacando especialmente do Vale do Submédio São Francisco (VSF), nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), região que vem se sobressaindo no mercado de produção e exportação de uvas no Brasil. Lançada em 2012, a cultivar é adotada por 90% dos associados da Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale do São Francisco (Coopexvale).