Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2015"

Maconha pode ajudar a matar células cancerosas, diz site do governo americano

Quarta | 26.08.2015 | 07h53


(Foto: Reprodução)

Maconha pode ajudar a exterminar células cancerígenas, segundo informações publicadas pelo site do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI, na sigla em inglês). Segundo a página, que agora traz informações sobre com os derivados da cannabis podem tratar o câncer, a planta possui compostos denominados canabinoides, que “podem ser úteis no combate aos efeitos colaterais do câncer e do tratamento. De acordo com informações do Mirror, a maconha pode ter efeito exterminador contra células do câncer pelo fato de matar outras células e bloquear algumas veias sanguíneas, fator essencial para o crescimento dos tumores. Estudos realizados em ratos revelaram que a cannabis foi capaz de matar as células cancerosas e ainda proteger as demais. Na pesquisa, especialistas descobriram também que as substâncias podem combater o câncer de fígado, de cólon de útero e de mama, principalmente. Outra descoberta é a de que o canabidiol pode fortalecer os efeitos da quimioterapia. Apesar de todas as referências aos benefícios da maconha no combate ao câncer, os especialistas alertaram que isso não significa que a droga pode curar a doença. De acordo com fontes internacionais, o câncer mata cerca de 20 mil pessoas diariamente, no mundo todo. 

Nova bateria mantém iPhone 6 carregado por uma semana

Terça | 25.08.2015 | 20h03


(Foto: Reprodução)

Quem utiliza um iPhone provavelmente já ficou na mão alguma vez por causa da bateria do smartphone. Este problema pode estar com os dias contatos graças a uma tecnologia desenvolvida pela empresa britânica Intelligent Energy que promete fazer o aparelho ficar ligado por até uma semana sem precisar ser conectado a uma tomada. A nova bateria usa a mistura entre oxigênio e hidrogênio para criar energia e não altera o tamanho ou o formato do iPhone. Para dissipar o vapor gerado pela combinação dos elementos, seria necessário acrescentar apenas algumas aberturas na parte traseira do telefone da Apple. A reação poderia ser repetida constantemente por até uma semana.

 

Em entrevista, Dilma admite que errou em avaliação e demorou a perceber crise

Terça | 25.08.2015 | 19h01


(Foto: Reprodução)

Durante uma entrevista, a presidente Dilma Rousseff admitiu que errou ao avaliar a situação econômica do país durante as eleições de 2014, e que demorou a perceber a gravidade da crise econômica que o país enfrenta atualmente. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a petista disse que a situação só ficou mais evidente entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, após a reeleição.  "Fico pensando o que é que podia ser que eu errei. Em ter demorado tanto para perceber que a situação podia ser mais grave do que imaginávamos. E, portanto, talvez, nós tivéssemos de ter começado a fazer uma inflexão antes", reconheceu Dilma em entrevista à Folha. "Nós levamos muito susto. Nós não imaginávamos. Primeiro que teria uma queda da arrecadação tão profunda. Ninguém imaginava", garantiu a presidente. Sobre a reforma administrativa pelo qual o governo vai passar, com o corte de dez ministérios até setembro, Dilma disse ainda ter definitivo os alvos dos cortes e que o objetivo é tornar o gasto público "eficiente". Além disto, ao ser questionada sobre o futuro próximo do país diante do grave momento financeiro, a presidente garantiu que o governo tem um foco definido. "Nos preocupamos imensamente com duas coisas. Primeiro é a queda noEMPREGO. Segundo é a inflação".  

Conexão à internet via smartphone dobra no Brasil em 2015, diz Google

Terça | 25.08.2015 | 16h37


(Foto: Reprodução)

Pouco menos de três quartos dos brasileiros donos de smartphones vão a lojas e, mesmo em meio a carros ou sapatos, não tiram os olhos dos... smartphones. Segundo uma pesquisa do Google divulgada nesta terça-feira (25), 74% das pessoas que têm celulares inteligentes usam os aparelhos dentro de estabelecimentos comerciais. E, mais do que fofocar em apps de mensagem, 79% delas pesquisam mais sobre o produto a ser comprado. Esse é um dos fenômenos da navegação brasileira na internet, que migra com mais intensidade dos computadores para smartphones. O levantamento aponta que, em 2015, dobraram os acessos a partir de aparelhos móveis, que já respondem por quase 30% das conexões. "O brasileiro adora consultar preços", afirma Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil. "A gente fala sobre produtos, mas isso vale até para automóveis." "Hoje, O consumidor busca mais informação antes do momento da compra [de um automóvel]." Isso, por exemplo, reduz as visitas às concessionárias. Antes de o motorista sair dirigindo seu carro, eram quatro há três anos, mas neste ano passaram a 2,6 idas à loja.

 

Programa prevê nove mil vagas de estágio para jovens da rede de ensino estadual

Terça | 25.08.2015 | 15h41


(Foto: Reprodução)

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (25) a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino. A informação foi divulgada durante o evento Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na Sala Principal do Teatro Castro Alves. As vagas do programa "Primeiro Estágio, PrimeiroEMPREGO" serão oferecidas por órgãos e empresas do Governo do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos. 

Presidente do TJ-BA determina corte de ponto de servidores grevistas

Terça | 25.08.2015 | 14h59


(Foto: Reprodução)

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Eserval Rocha, em um decreto publicado no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (25), determinou o corte do ponto dos servidores grevistas representados pelos sindicatos dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud) e Servidores Auxiliares do Poder Judiciário (Sintaj). O corte do ponto valerá desde o dia 24 de julho para os servidores auxiliares e 30 de julho para os servidores da Justiça comum. Na justificativa, o presidente afirma que a medida foi tomada diante do longo período que a greve dura e por comprometer a regularidade das atividades prestadas pelo Poder Judiciário, “impondo inestimáveis prejuízos aos jurisdicionados e aos advogados, independentemente da manutenção dos serviços essenciais e da prestação de demais serviços em percentual mínimo”. 

Caetité: Vereadores repudiam jornais que mostraram contaminação de água

Terça | 25.08.2015 | 14h12


Foto: Reprodução / Caetité Notícias

Vereadores de Caetité, no sudoeste baiano, aprovaram, por unanimidade, uma moção de repúdio contra o jornal Estado de São Paulo pela reportagem sobrecontaminação de água com urânio na cidade e em Lagoa Real, município vizinho a Caetité. Em sessão desta segunda-feira (24), vereadores da situação e oposição também aprovaram uma moção contra o jornalCORREIO, que repercutiu a matéria do Estadão. Depois da matéria do jornal paulista, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, determinou a imediata apuração do caso com a suspensão do consumo da água dos poços da região onde foi constatada a contaminação por alto teor de urânio. De acordo com a proposta dos edis Marcílio Alves (PSB) e Mário Rebouças (PCdoB), as reportagens ofendem o município. Segundo Rebouças, o poço interditado fica em Lagoa Real, e não em Caetité, e a contaminação ali é natural e não derivada da mineração. Ao site Caetité Notícias, o edil disse que a cidade é “referência regional e até nacional” em diversas áreas, e que as matérias desinformam a população.

Sesab realiza conferências de saúde em todos os municípios baianos

Terça | 25.08.2015 | 11h03


(Foto: Divulgação)

Com a Conferência Municipal de Saúde do município de Cabaceiras do Paraguaçu, realizada nesta segunda-feira (24), a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou a conclusão de 100% das etapas municipais da 9ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes). As propostas discutidas e aprovadas por gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dos 417 municípios baianos serão  levadas a 9ª Conferes, que acontecerá em outubro, em Salvador, com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro". Nas conferências municipais, os representantes são escolhidos entre todos os seguimentos da sociedade, representada através de movimentos sociais, representantes de classes e usuários do sistema. Até esta segunda-feira, 6.950 propostas foram cadastradas no Sistema de Cadastro dos Relatórios Finais das Conferências (Sicarf).

Polícia Militar apreende 96 bananas de dinamite em Jequié

Terça | 25.08.2015 | 10h02


Policiais militares do Grupamento de Ações de Buscas Táticas e Repressivas (Abutres) encontraram, na noite desta segunda-feira (24), 96 bananas de dinamite escondidas em umaCASA EM CONSTRUÇÃO na cidade de Jequié, no sudoeste baiano. Segundo o site Jequié e Região, os agentes realizavam uma operação na região quando, por volta das 20h, flagraram indivíduos com atitude suspeita próximo à obra. Os policiais anunciaram a abordagem, mas os suspeitos fugiram. As dinamites encontradas estavam prontas para uso e foram entregues na Delegacia de Polícia.

Édio Pereira: 'Gilbertão, o nosso grande sonho realizado'

Terça | 25.08.2015 | 08h50
Autor: Brumado Urgente


O vereador Édio Pereira, ao lado do deputado Daniel Almeida, ressaltou em seu discurso a grande vitória conquistada (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Tudo começou em março de 2011, com a visita do deputado Daniel Almeida PC do B, ao deteriorado Estádio dos Prazeres. Ouvi do deputado a seguinte frase: “mais parece um chiqueiro murado, consiga o projeto que garanto os recursos”.  Procurei o então prefeito Eduardo Vasconcelos e o projeto foi elaborado. Os recursos da ordem de 1,5 milhão de reais foram garantidos e a obra iniciada no início de 2012. Hoje Brumado tem um dos melhores estádio do interior. Para comemorar a grande conquista, no último sábado, 22, aconteceu a grande festa de inauguração com a  presença do deputado Daniel Almeida, do Secretário do Trabalho, Esporte e Lazer, Alvaro Gomes, representando o Governador, deputados estaduais, vereadores e lideranças regionais. “Foi um dia histórico para futebol brumadense, com  mais de 5.000 pessoas lotando as dependências do Gilbertão”. Agradeço ao prefeito Aguiberto Lima Dias, pela grande parceria, vez que o município investiu cinco vezes mais do que a exigência do contrato. Agradeço ao deputado Daniel Almeida, pela monta de recursos viabilizados e pelo grande compromisso firmado com o nosso mandato e principalmente com Brumado. Agradeço a população pelo apoio que tenho recebido e por acreditar em nosso trabalho. Por último, agradeço a Deus por ter me dado força e inspiração para correr atrás da viabilização deste grande sonho dos desportistas que foi a requalificação do nosso querido estádio dos Prazeres, hoje Gilbertão. Obrigado meu Deus.

O vereador Édio Pereira relembrou os seus tempos de craque, dando um show de embaixadinhas antes do pontapé inaugural (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Brumado: Ministério Público realiza reunião sobre a destinação do lixo

Terça | 25.08.2015 | 08h42


A reunião foi considerada muito positiva (Foto:Divulgação)

Tendo como finalidade, discutir a destinação final do lixo de Brumado, a Promotoria de Justiça da Comarca daquele Município realizou reunião em sua sede, no último dia 19 de agosto, contando com a participação de representantes da Prefeitura e do MODERA. A reunião teve as presenças da Promotora Lívia Sampaio Pereira, do Prefeito Aguiberto Lima Dias, do Procurador Municipal Acioli Viana, do Secretário de Infraestrutura André Cardoso, do Secretário de Meio Ambiente Frederico Neves e dos Coordenadores do MODERA, Henrique Rocha, Aurino Ferreira e Jorge Valério Gomes. Na oportunidade, os Coordenadores do MODERA apresentaram um relatório sobre o aterro de Lagoa Dentro, anexado a um abaixo-assinado dos moradores daquela Comunidade, o qual foi protocolado na Promotoria no ano de 2012. No relatório foram descritos impactos ambientais do aterro, sob forma de contaminação do solo, poluição visual, bem como potenciais poluição hídrica e proliferação de vetores de doenças. O aterro de Lagoa de Dentro recebe todo o lixo do Município de Brumado. Em seguida a Promotora explicou a necessidade de implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ao que o Procurador Acioli Viana informou que o Município de Brumado já tem um procedimento licitatório em andamento, referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que incluirá a gestão daqueles resíduos. No sentido de constatar as condições de funcionamento do aterro de Lagoa de Dentro, foi agendada pela Promotoria, Prefeitura e MODERA uma visita in loco no próximo dia 03 de setembro, a partir das 09:00 horas. Da reunião ainda saíram encaminhamentos importantes como a elaboração de um plano de coleta seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a possibilidade de se incluir no contrato da Prefeitura de Brumado com a empresa de limpeza urbana, pontos referentes ao plano de gestão de resíduos sólidos previsto em Lei; a sugestão da Promotoria de se obrigar os proprietários de obras a fazer a destinação consequente do entulho, quando for expedido o alvará de construção; o engajamento da Secretaria Municipal de Educação na gestão dos resíduos sólidos, por meio de campanha educativa nas escolas e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC pelo Município, sem caráter impositivo, mas de solucionar os problemas gerados pela produção de lixo.

A solução para a problemática do lixo em Brumado vem se arrastando há muito tempo (Foto: Divulgação)

Governo anuncia corte de dez ministérios e baixa de 39 para 29

Terça | 25.08.2015 | 08h33


(Foto: Reprodução)

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado hoje (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff. Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.

 

Operários são resgatados de trabalho escravo em obra do governo federal no oeste baiano

Terça | 25.08.2015 | 07h48


Foto: MPT-BA

Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho resgatou seis homens que trabalhavam como escravos na construção de casas populares do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município de Santa Rita de Cássia, no oeste baiano. Na operação, foi constatada a condição degradante a que eram submetidos pela Associação Stela Dubois. Os trabalhadores foram contratados para construir casas num assentamento do Incra e vivam em alojamentos insalubres. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado pela associação, através de seu presidente, Moacyr Fontes de Brito. No documento, a associação se comprometeu a pagar as rescisões de contrato dos operários, a assinatura de carteira de trabalho e as indenizações por danos morais coletivos para os resgatados e para a sociedade. Além das rescisões, que variam de R$1.872 a R$9.908, cada um dos operários resgatados receberá indenização de R$5 mil. O diretor da associação também se comprometeu a indenizar à sociedade em R$130 mil.

Governo anuncia que não dividirá a 1ª parcela do 13º salário de aposentados

Terça | 25.08.2015 | 07h08


(Foto: Reprodução)

O Palácio do Planalto anunciou na noite desta segunda-feira (24) o adiantamento integral em setembro de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros 50% serão pagos em novembro, como acontece normalmente. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios. O Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Embora a antecipação do benefício não fosse obrigatória, ela ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e o Executivo precisou a rever sua posição.

Profissionais de quatro municípios baianos são treinados para captação de córneas

Segunda | 24.08.2015 | 20h03


(Foto: Reprodução)

O Banco de Olhos da Bahia realizou, no último final de semana, o II Curso de Atualização em Coleta de Amostra Sanguínea em Doadores de Córnea. Com o objetivo de evitar descartes de córneas doadas, por inadequabilidade da amostra para testagem sorológica, o curso teve módulo teórico realizado na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), e módulo prático realizado no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML). Foram capacitados 10 captadores dos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, treinados pelo oftalmologista Jorge Paulo Araújo de Oliveira, do Banco de Olhos da Bahia.

Estudo mostra que radiação de celulares pode ser prejudicial à saúde

Segunda | 24.08.2015 | 19h03


(Foto: Reprodução)

Nas grandes cidades do mundo e até nas que não são tão grandes assim, a gente vê telefones celulares, e suas torres, pra todo lado. Esses equipamentos emitem um tipo de radiação que os cientistas diziam que era inofensiva. Entre os pesquisadores, o tema divide opiniões. Você vai ver, agora, as conclusões de um levantamento supercompleto feito a partir de cem artigos científicos que tratam desse assunto. E que cuidados devemos tomar. São Paulo vista do alto! Um mar de concreto e de antenas, muitas de telefonia móvel. São Paulo vista de baixo: um fluxo constante de pessoas e de telefones celulares. Avenida Paulista, um dos pontos mais movimentados e mais altos de São Paulo. Esse é um lugar cercado de radiação e de ondas eletromagnéticas, que, é claro, a gente não consegue ver.


 

Cursos de medicina sem estrutura crescem e chegam a custar R$ 11 mil

Segunda | 24.08.2015 | 18h02


(Foto: Reprodução)

Que médicos estão sendo formados pelas faculdades de medicina? Um levantamento inédito do Conselho Federal de Medicina mostrou que elas viraram um balcão de negócios. A qualidade do ensino fica em segundo plano. O Fantástico percorreu o país e encontrou escolas sem nenhuma estrutura para formar um médico. E até estudantes atendendo pacientes sozinhos, sem a supervisão de professores. Não é Natal, nem réveillon. Mas a rodoviária da pequena Mineiros, no interior de Goiás, está lotada. É fim de julho e quem chega com as malas são todos jovens, com uma mesma expectativa. O objetivo é um só: fazer vestibular para medicina. Mais de três mil alunos vieram de longe pro vestibular da faculdade particular Fama. Há dois anos, Marcela tenta entrar em medicina. Já encarou mais de vinte vestibulares.

 

Tanhaçu: Motociclista de 50 anos morre após colisão com a linha do trem

Segunda | 24.08.2015 | 17h12
Autor: Brumado Urgente


O corpo do motociclista foi levado para o IML para passar pelo levantamento cadavérico (Foto: Brumado Urgente)

Parece ficção, mas é a pura realidade, a qual tem a linha férrea mais uma vez como figura central de uma tragédia. Dessa forma foi passada para o Brumado Urgente a informação sobre a morte do motociclista José dos Santos Teixeira (50), que acabou falecendo após ter colidido com a linha férrea na Comunidade de Barra do Marcela, que fica localizado na zona rural de Tanhaçu. Ele que estava conduzindo uma motocicleta, acabou colidindo de alguma forma com a linha do trem, perdendo a direção da moto e indo ao solo, sofrendo um forte traumatismo craniano. Familiares e amigos prestaram os primeiros socorros, mas o homem morreu já a caminho do Hospital Magalhães Neto, sendo o seu corpo transferido imediatamente para o IML. O que chama a atenção é que é o quarto acidente envolvendo a linha do trem nos últimos meses, sendo que, na madrugada do último sábado (23), um homem dormiu com parte do corpo na linha do trem e acabou tendo uma das pernas decepadas pela locomotiva. 

Médico mantém criatório da maior cobra venenosa da América no sul baiano

Segunda | 24.08.2015 | 17h02


Criatório fica em sítio (Foto: Reprodução/TV Globo)

Um criatório particular da cobra surucucu, a maio venenosa das Américas, é mantido em um sítio de Serra Grande, cidade vizinha a Ilhéus, no sul baiano. A cobra pode chegar a até 4,5 metros de comprimento.  Ao todo, o criatório tem 34 cobras. O médico mineiro Rodrigo de Souza é o dono do sítio. Quando chega, ele prefere ficar em uma barraca. "Eu acredito nesse tipo de sistema porque a interação com a floresta é muito grande. Com animais peçonhentos em geral, dentro da barraca fica bastante protegido. Fora isso, é risco", explicou Souza ao Globo Rural.Souza se interessa por animais peçonhentos desde a infância. Ele se mudou para a região para atuar como médico, e acabou se envolvendo com as cobras. "Um policia militar bateu na minha casa de madrugada e pediu que eu removesse uma cobra. Ele achou que eu iria ‘amarelar’. Mas, eu fiz uma remoção e virou referência", lembra.