Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "08/2015"

BA é 3º estado com maior número de mulheres na PM, mas nenhuma possui alta patente

Sexta | 28.08.2015 | 13h01


Foto: Ana Paula Queirós / Arquivo Pessoal

Dos membros das corporações da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), 13,9% são mulheres, apontou levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo que pareça uma participação feminina baixa, este é o terceiro maior porcentual do país: apenas Amapá (20,3%) e Roraima (14,5%) possuem mais mulheres. De acordo com o Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros, divulgado nesta semana, as últimas colocações ficaram com o Rio Grande do Norte (2,3%), Ceará (3%) e Maranhão (5,7%). Apesar do destaque nacional, a promotora de Justiça Márcia Teixeira, coordenadora do Grupo de Defesa das Mulheres do Ministério Público da Bahia (GEDEM), critica o fato de o sexo feminino não alcançar os cargos máximos da instituição. "Temos mais mulheres [do que nos demais estados], mas não temos nenhuma tenente-coronel. Coronel, então, nem pensar", apontou ao G1. Teixeira acredita que a PM ainda conserva características patriarcais, que reproduzem a discriminação e o sexismo, como a limitação do acesso feminino às vagas dos concursos. "Os editais limitam o quadro de vagas para mulheres. Não deveria se estabelecer cotação. Todos os concorrentes deveriam disputar em pé de igualdade. Se 60% das mulheres forem aprovadas, deveriam ser convocadas", defendeu.

‘Lamentavelmente o vandalismo tomou conta de Brumado’, afirma secretário municipal de infraestrutura

Sexta | 28.08.2015 | 12h51
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O secretário André Cardoso lamentou a destruição dos equipamentos da Praça da Ciência e garantiu que tudo estará consertado até este sábado (Foto: Brumado Urgente)

Após o episódio extremamente negativo envolvendo a destruição de vários equipamentos na recém-instalada Praça da Ciência, o que acabou comprovando alto o índice de vandalismo na cidade, o secretário municipal de infraestrutura, engenheiro André Cardoso, lamentou o fato e garantiu que a administração municipal já está tomando todas as providências para resolver a questão e evitar que novos episódios como essa aconteçam. “Lamentamos muito o ocorrido, que veio mostrar que ainda existe uma parcela da população que não tem consciência da supremacia do bem comum e, que, por conta disso, acaba se auto prejudicando, pois o público é de todos e o privado de alguns”.  Ele continuou explicando ao Brumado Urgente que “infelizmente o vandalismo tomou conta de Brumado e para que haja uma reversão desse quadro negativo é necessário que as famílias e que as escolas venham a exercer com mais autoridade a consciência coletiva de urbanidade e de Cidadania sobre as futuras gerações, para que os bens públicos possam ser preservados”.  E finalizou garantiu que “até amanhã, sábado, a Praça da Ciência já estará cercada por um alambrado e os alunos e crianças só poderão utilizá-la quando houver monitores para que sejam feitas as devidas orientações sobre o uso correto dos brinquedos, para que se evitem acidentes como os que acabaram acontecendo. Infelizmente não tivemos outra alternativa, se não tomar tomar essa atitude mais ríspida”. 

Alerta: Vários casos de Zika Vírus são confirmados em Brumado

Sexta | 28.08.2015 | 11h59
Autor: Brumado Urgente


(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A Zika Vírus, ou Febre Zika, é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, que é transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue e também da Chikungunya, o Aedes aegypti. A doença e nova no Brasil, sendo que os primeiros casos foram comprovados em 2015, logo após a realização da Copa do Mundo do Brasil, mas ainda não há uma definição ampla das verdadeiras consequências da febre, já que ainda não foram feitos estudos no país a esse respeito. Nos últimos dias em Brumado, inúmeros casos da Zika Vírus vêm sendo registrados, o que está deixando a população e as autoridades de alerta, já que existe um risco de epidemia, ainda mais que as temperaturas altas chegaram, o que precede o período chuvoso na região. Os principais sintomas da Zika são febre, coceira e comichão na pele, além de manchas avermelhadas. É necessário, contudo, ficar atento com as contaminações combinadas – dengue, febre chikungunya e Zika vírus – uma vez que os efeitos dessas infecções em conjunto ainda são totalmente desconhecidas e podem ter efeitos muito maiores do que se imagina. A Secretaria de Saúde Municipal vem já construindo uma rede de informação para que uma ação coletiva seja feita, caso realmente se comprove uma espécie de epidemia na cidade. 

Ministério da Saúde lança versão digital do cartão SUS

Sexta | 28.08.2015 | 11h19


(Foto: Reprodução)

A versão digital do Cartão SUS está disponível para download a partir desta quinta-feira, 27, segundo o Ministério da Saúde. Além do número do cartão, o aplicativo contém informações sobre a saúde do paciente, como o Índice de Massa Corporal (IMC), alergias medicamentosas e alimentares, exames realizados e medicamentos de uso contínuo. Após baixar o aplicativo, o usuário deve informar o CPF, a data de nascimento e um endereço de e-mail. A ferramenta apresenta os dados da pessoa e permite o preenchimento de informações que vão desde o tipo sanguíneo até os profissionais que fazem as consultas e os resultados de exames de pressão e glicemia. "O registro do conjunto de informações por meio da identificação do usuário é extremamente importante porque, a partir das informações reunidas, será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde", informou o ministério em nota.

 

Plano do governo quer melhorar ensino de presos em toda Bahia

Sexta | 28.08.2015 | 10h31


(Foto: Reprodução)

Há dois anos e meio, o detento Rômero Eduardo Almeida dos Santos, 40 anos, começou a ter uma nova perspectiva de vida. Ele, que havia estudado até a 8ª série, retomou os estudos dentro da Penitenciária Lemos Brito (PLB), onde está preso há quatro anos. “Eu vejo que o estudo sempre foi e sempre será uma forma de sucesso do ser humano. É uma oportunidade de futuro”, diz. Ele é um dos 319 presos (de um total de 1.351 em toda a Lemos Brito) que voltaram a estudar, dentro do projeto de ressocialização do complexo penitenciário. O número representa 23% dos presos. Agora, o governo do estado vai aprimorar esse programa, com um novo Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional, que está sendo elaborado. “Reunimos todos os profissionais envolvendo a área  de educação e fizemos esse plano, a partir de uma adaptação do que já existe”, explicou o   superintendente de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Luís Antônio Fonseca.

Bahia: Senai tem 709 vagas para cursos de graça

Sexta | 28.08.2015 | 09h37


(Foto: Divulgação)

Auxiliar administrativo, assistente administrativo, operador polivalente de indústria têxtil, auxiliar de processamento de fumo, mecânico de manutenção, auxiliar de obras de edificações, costureiro industrial do vestuário, mecânico de manutenção de máquinas industriais e soldador. Esses são os cursos gratuitos do Senai com inscrições abertas, a maioria voltado para jovens entre 14 e 21 anos ou entre 18 e 21 anos. Ao todo, são 709 vagas distribuídas em 20 turmas a serem abertas em unidades do Senai de Salvador e  de 17 municípios do interior. As qualificações têm duração entre 400 e 608 horas. Os interessados devem correr para realizar o cadastro na seleção no portal www.fieb.org.br/senai até o dia 28 de setembro ou até atingir a quantidade máxima de dez candidatos por vaga. A seleção será realizada respeitando, nessa ordem, a data de inscrição e a idade do candidato (os mais velhos têm prioridade). As aulas, que serão ministradas de segunda a sexta-feira, começam no dia 16 de novembro, com exceção das turmas de auxiliar administrativo, que terão início no dia 19 do mesmo mês.

 

Catoze cobra da administração municipal urgência no início de várias obras para o São Félix

Sexta | 28.08.2015 | 09h06
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


O vereador Catoze foi mais rigoroso em seu pronunciamento (Foto: Daniel Simurro | Brumado Urgente)

Sempre comedido em suas declarações que tenham um conteúdo crítico, o vereador Catoze (PT), mesmo diante disso nunca deixou de cobrar, da administração municipal, obras e melhorias para os bairros São Félix, Malhada Branca e Cidade das Esmeraldas. Só que esta postura um tanto quanto pacífica, está dando lugar a um discurso mais contundente do parlamentar, que desde a sessão desta última segunda-feira (24), cobrou de forma mais veemente a inauguração da nova ponte do São Félix, bem como a reestruturação das praças da Concórdia, Garis e Rodrigues Castro Meira, as quais já deveriam ter as suas obras iniciadas, coisa que não aconteceu. “Eu já tinha solicitado da administração a liberação da ponte do São Félix antes da inauguração do Gilbertão, mas isso não aconteceu, mas espero que não demore mais, pois o sistema de iluminação já foi danificado e, caso a obra não seja entregue logo à população, os estragos poderão ser maiores, então, diante disso conto com a sensibilidade do prefeito Aguiberto que sempre vem sendo receptivo aos nossos pleitos”, declarou. Catoze também comentou que “também espero que as obras de reestruturação das praças solicitadas por nosso mandato parlamentar sejam iniciadas logo, pois o secretário André garantiu que o início seria neste mês de agosto, coisa que não aconteceu até agora”. 

O vereador Catoze esteve recentemente visitando as praças do Bairro São Félix junto com o secretário André Cardoso (Foto: 97NEWS)

Conquista: Festival de Inverno começa nesta sexta e traz estreante Ivete

Sexta | 28.08.2015 | 08h24


(Foto: Reprodução)

A 11ª edição do Festival de Inverno da Bahia (FIB), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, começa nesta sexta-feira (28). O evento vai até o domingo (30). Na abertura, o festival traz a estreante Ivete Sangalo, além de Humberto Gessinger, que abre a festa, e Ana Carolina. Neste sábado (29), é a vez da Blitz, Frejat e O Rappa, banda já conhecida de outras edições. No domingo, se apresentam RPM, Jota Quest e a dupla “sertaneja” Fernando e Sorocaba. O evento ocorre no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, e tem entradas que variam de R$ 55 a R$ 333. 

Sócios da Frésca podem pegar mais de 12 anos de prisão, afirma MP

Sexta | 28.08.2015 | 07h13


(Foto: Reprodução)

Durante coletiva de imprensa sobre a operação Sede de Justiça, deflagrada nesta quinta-feira (27) para desarticular o esquema de sonegação e outras fraudes fiscais cometidas pelos donos da empresa de água mineral Frésca,a promotora do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Vaneeza Rossi, comentou o início das investigações que resultaram na prisão três sócios da empresa. “O ministério Público atua no combate de sonegação fiscal através do grupo especializado das promotorias regionais e nesse caso, nós começamos a investigar junto com a secretaria da Fazenda várias práticas fraudulentas praticadas pelos sócios dessa empresa. Funcionamento simultâneo de 3 a 4 empresas no mesmo local, venda e transporte de mercadoria na calada da noite, ou seja, não havia fiscalização. Além de várias pessoas que não têm capacidade para serem sócios da empresa como laranja, pessoas que nem sabem que são sócias”, explica. Segundo a delegada, a Frésca é acusada de crimes fiscais e ambientais. "Nós já temos muitas provas documentais originadas através da investigação e de funcionários de escutamos, quebra de sigilo bancário e telefônico e do interrogatório. Todas essas provas, juntas, foram o conjunto que vai comprovar toda a tese investigativa. Pena máxima de 12 anos além da pena para o crime de organização criminosa. Até o momento não tem indício da participação de servidores do estado”, afirma. As fraudes cometidas pela envasadora são denunciadas pelo Jornal da Metrópole desde 2014 e acompanhadas ao longo desse ano.

Nube seleciona para 4.614 vagas de estágio em todo o país

Sexta | 28.08.2015 | 07h01


(Foto: Reprodução)

O Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) está selecionando candidatos para 4.614 vagas de estágio em todo o país. Há oportunidades para estudantes do ensino médio, técnico, tecnólogo e superior, períodos matutino e noturno. As bolsas variam de R$ 750 a R$ 2.000. Os interessados em concorrer às vagas devem cadastrar-se gratuitamente no site www.nube.com.br. Entre os cursos com vagas estão administração, análise de sistemas, ciência da computação, ciências autuariais, ciências econômicas, ciências da estatísticas, comércio exterior, comunicação social, direito, design, design gráfico, economia, educação física, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia da informação, engenharia mecatrônica, engenharia de materiais, engenharia de produção, engenharia de sistemas, ensino médio, hotelaria, odontologia, pedagogia, relações públicas e turismo. Outras oportunidades podem ser consultadas diretamente no site www.nube.com.br, acessando o campo "Vagas de Estágio". (G1 BA)

Oportunidade: Vende-se terrenos nas proximidades da Fazenda Lamarão

Sexta | 28.08.2015 | 06h05


Ter um sítio para passar os finais de semana e descansar da correria da cidade é o sonho de muitas pessoas, então, você que sempre sonhou em possuir um terreno com ótima localização para construir o seu recanto de lazer e descanso, chegou a hora, oportunidade única. A propriedade além de ser bem localizada, possui uma área de 1000 metros quadrados, água encanada, energia elétrica e uma vista de tirar o fôlego. Entre em contato agora mesmo com o proprietário através do telefone (77) 9997-9314 e adquira o seu lote.

Poções: Cadela que não pode ter filhos adota e amamenta nove gatinhos

Quinta | 27.08.2015 | 20h04


foto: Portal Bom Jesus Eventos

Uma história surpreendente aconteceu no município de Poções (a 65 km de Vitória da Conquista). Uma cadela adotou nove gatinhos, após eles perderem a mãe. O mais surpreendente é que a cadela vira-lata não tem filhotes há um ano. A dona dos filhotes, Olívia Pinheiro, contou ao portal Bom Jesus Eventos que depois que a mãe dos gatinhos morreu atropelada, os filhotes acabaram encontrando o alimento nas tetas da vira-lata, chamada de Parruda. Olívia disse que Parruda está sem ter filhotes há quase um ano, porque toma vacina para não ficar “prenha”. A dona da cadela acredita que o remédio que a cadela toma talvez tenha feito ela produzir leite. Confira o vídeo:

Todas as faculdades de Medicina serão vistoriadas pelo MEC, diz ministro Janine

Quinta | 27.08.2015 | 19h00


(Foto: Ilustração)

Todas as faculdades de Medicina do País deverão ser vistoriadas a partir de março por equipes do Ministério da Educação para verificar se critérios de funcionamento estão sendo atendidos de maneira adequada. A medida foi citada nesta quarta-feira (26) pelo ministro Renato Janine Ribeiro como uma das ações adotadas pelo MEC para garantir a qualidade dos cursos na área. Pela regra atual, a visita obrigatória era feita somente a instituições que tivessem obtido conceito inferior a 3, a cada três anos. "Todos sabem como é delicado o ensino de Medicina. É preciso observar não só higiene absoluta, mas a existência e condições de equipamentos, material de consumo, se procedimentos seguidos por funcionários e alunos", afirmou o ministro. "Tudo isso será avaliado". Ainda não está definida qual será a periodicidade das visitas. "Feita esta primeira rodada, vamos definir qual será o padrão para novos ciclos", acrescentou o ministro. Ontem, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criticou os critérios do governo para abertura de novos cursos de Medicina. 

Grupo de 35 deputados pede afastamento de Cunha da presidência da Câmara

Quinta | 27.08.2015 | 17h01


(Foto: Reprodução)

Um grupo de 35 deputados federais divulgou no início da tarde desta quinta-feira (27) uma nota "em defesa da representação popular" que pede o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por causa de denúncias de envolvimento do parlamentar em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro. O documento, que foi formulado no gabinete da liderança do PSOL BA, com a presença de pelo menos dez deputados, diz que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Cunha "é gravíssima" e "torna insustentável sua permanência na Presidência da Casa". "A diferença de condição de investigado em um inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do MP, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa", diz o documento, assinado por membros do PT, PPS, PR, PSB, Pros, PSC, PTB, além do PSOL. O peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE) é o único correligionário de Cunha que pede seu afastamento.

 

Brumado: Motorista perde o controle e parte para cima de agente de trânsito; caso vai parar na Depol

Quinta | 27.08.2015 | 16h15
Autor: Brumado Urgente


Os agentes fizeram questão de prestar queixa contra o motorista (Foto: 97NEWS)

Desde que ganharam as ruas de Brumado, assim como em vários municípios do Brasil, os agentes de trânsito já foram automaticamente estigmatizados, tendo sobre si o ato indesejado da aplicação de multas. Tendo em suas atividades, muito mais do que isso, os agentes buscam, segundo eles, em primeiro lugar orientar os condutores para que o trânsito possa ter uma fluência e um ordenamento muito melhor, mas foi justamente numa ação destas de orientação, feita na manhã desta quinta-feira (27), na Praça Armindo Azevedo, que um motorista que conduziu um Corolla preto se “azedou” ao ser chamado a atenção pelos agentes de que os passageiros do veículo não estavam utilizando o cinto de segurança. Extremamente irritado o motorista saiu do carro e passou a ofender os agentes, que se viram obrigados a aplicar a penalização, o que causou uma tentativa de agressão física por parte do motorista que pegou um pedaço de concreto para rumar na cabeça de um deles, mas acabou sendo impedido pelo próprio pai que saiu do carro, fazendo ele logo sair do local. Os agentes que se envolveram na situação acabaram prestando queixa na 20ª Coorpin contra o motorista, que acabou sendo encontrado pela Polícia que o levou também à delegacia para se explicar pelo seu exacerbar emocional.  

Dias D'Ávila: Quatro policiais são presos após denúncia de tortura a idoso

Quinta | 27.08.2015 | 15h50


(Foto: Ilustração)

Quatro policiais lotados na 36ª Companhia Independente da PM de Dias D'Ávila foram presos na semana passada após um homem de 62 anos denunciar à Corregedoria da Polícia Militar ter sido torturado pelo grupo no último dia 14 de junho. Segundo informações do portal Brasil Post, o tenente Isaias de Jesus Neves e os soldados Marcos Silva Barbosa, Alexandro Andrade das Neves e Carlos Eduardo de Sousa Torres foram presos preventivamente, porque o juiz militar responsável pelo caso, Paulo Roberto Santos, determinou a medida "extrema e excepcional", por considerar ser "de extrema necessidade" para que pudesse ser feita a instrução criminal, para proteger as testemunhas e para garantir a ordem pública, pois as agressões cometidas pelo grupo "demonstra sua periculosidade". 

Brumado: Tiro de Guerra comemora o Dia do Soldado

Quinta | 27.08.2015 | 14h55


(Foto: Divulgação)

No dia 25 de agosto, os integrantes do Tiro de Guerra 06/02 realizaram visitas às escolas das redes pública e privada do município com a finalidade de divulgar o Dia do Soldado. Na ocasião foram realizadas palestras e distribuição de folderes, revista “Verde-Oliva” e revista "Recrutinha" para os estudantes. Essa visita acontece anualmente e no “Dia do Soldado”. O Tiro de Guerra aproveita a oportunidade para falar com os estudantes sobre a importância do soldado brasileiro. Infelizmente, não houve a possibilidade de visitar todas as escolas do município, mas as que foram visitadas representaram e muito bem as demais escolas do município, disse o Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra.

Governo libera seguro-desemprego para empregados domésticos; entenda o benefício

Quinta | 27.08.2015 | 14h52


(Foto: Reprodução)

O governo deve publicar até esta sexta-feira (28) no DOU (Diário Oficial da União) a resolução que regulamenta o acesso dos empregados domésticos ao seguro-desemprego. Para ter acesso ao benefício, é preciso ter trabalhado por, ao menos, 15 meses nos últimos 24 meses anteriores à data da dispensa doEMPREGO. Junto a isso, não é permitido que o demitido receba qualquer BPC (Benefício de Prestação Continuada) da Previdência Social (exceto auxílio-acidente e pensão por morte), além de não possuir renda própria de qualquer natureza. O valor total do benefício será de um salário mínimo, a ser concedido por um prazo máximo de três meses. O período aquisitivo para se ter acesso ao seguro-desemprego será de 16 meses a partir da data da demissão anterior.

 

Operários da Fiol devem receber atrasados a partir de segunda

Quinta | 27.08.2015 | 14h11


Foto: Reprodução / MPT

Trabalhadores da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) com salários atrasados devem receber os vencimentos a partir desta segunda-feira (31). Um aporte de R$ 18 milhões do Ministério da Fazenda encaminhado para o consórcio Pavotec/Trial, que toca as obras, deve possibilitar o pagamento, informou a deputada estadual Ivana Bastos (PSD). Segundo a legisladora, só no Lote 5 da Fiol, que vai de Guanambi a Bom Jesus da Lapa, cerca de 600 operários estão sem receber desde abril. Alguns já passam necessidade. “Eu vi homem velho chorando. Um terror”, disse a deputada. O perímetro da Fiol na Bahia vai de Ilhéus, no sul, a Santa Maria da Vitória, no extremo oeste, e liga o estado a Tocantins, com 1,5 mil quilômetros no total. A intenção do governo é baratear custos no transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo. Mais de mil funcionários já foram demitidos. 

Divulgado o resultado da isenção do Vestibular Uesb 2016

Quinta | 27.08.2015 | 13h03


A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) divulgou a lista de candidatos contemplados com a isenção do próximo processo seletivo da Universidade. Os nomes podem ser conferidos em duas listas: a de alunos de escolas públicas e a de servidores efetivos, temporários e seus dependentes. Todos os aprovados devem entregar a documentação exigida na Copeve do campus em que se inscreveu, no período de 21 a 31 de agosto. Para os aprovados na lista de alunos, os documentos necessários são: carteira de identidade civil atualizada (fotocópia frente e verso); históricos escolares do Ensino Fundamental e Médio ou equivalente (fotocópia) impressos em papel timbrado, devidamente assinado e carimbado pelos diretores dos estabelecimentos ou pelos seus substitutos legais. Já os contemplados na lista de servidores e/ou dependente, os documentos exigidos são: carteira de identidade civil atualizada (fotocópia frente e verso); certificado de conclusão do Ensino Médio ou curso equivalente (fotocópia) ou declaração atual de que esteja cursando a 3ª série do Ensino Médio ou curso equivalente (exceto para servidor efetivo); comprovante de matrimônio, quando for cônjuge; declaração de situação funcional junto à Uesb, emitida pela Gerência de Recursos Humanos do campus de Vitória da Conquista ou, se for o caso, pela Coordenação de Recursos Humanos dos campi de Jequié ou Itapetinga, em que conste a data de vigência contratual, esta quando for estagiário e prestador de serviços; último contracheque, no caso de servidor efetivo das demais Universidades Estaduais da Bahia. Para mais informações, entre em contato com a Copeve pelos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br. (Ascom Uesb)