Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "07/2017"

Violência: Itabunense é brutalmente assassinada e tem seu corpo incendiado

Segunda | 31.07.2017 | 18h04
Autor: Vitória da Conquista Notícias


Foto: Reprodução

A itabunense e ex-motorista da Viação Leme, em Jundiaí, Joseilda Silva de Oliveira Pereira, de 34 anos, foi assassinada em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião. Ela fazia em Jundiaí a linha 522, da Rodoviária para o Terminal Central. De acordo com companheiros de trabalho na empresa de ônibus, Joseilda era simpática com os passageiros e com as pessoas que conhecia. O crime foi bárbaro. O corpo de Joseilda foi encontrado em um terreno baldio queimado e com sinais de tortura. A Polícia da cidade acredita que o crime foi passional e investiga todas as relações que a motorista teve no litoral. Ela estava trabalhando como motorista em uma empresa de São Sebastião. Segundo o investigador chefe do SIG (Setor de Investigações Gerais), Ricardo Marques, do 2º Distrito Policial de Boiçucanga, materiais encontrados na cena do crime foram recolhidos. Ele salienta que a investigação está avançada para chegar em breve em quem teria cometido este crime bárbaro. Joseilda Pereira, conhecida como Josi, era motorista da Ecobus e deixa dois filhos. Ela já teve uma filha pequena que morreu atropelada e estava tentando reconstruir a sua vida.

Pesquisadores da Fiocruz desenvolvem nova metodologia para tratamento do câncer

Segunda | 31.07.2017 | 17h10


Foto: Ilustração

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) desenvolveu uma nova metodologia, inédita no mundo, para o tratamento do câncer. Análises feitas pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), responsável pela aceleração de processos de inovação na área, permitiram traçar o perfil molecular do tumor e do tecido saudável de cada indivíduo. Segundo a instituição, com base no estudo, a escolha de medicamentos relevantes para cada paciente será favorecida, minimizando-se os efeitos colaterais e facilitando o tratamento personalizado da doença. A iniciativa teve seu potencial reconhecido e ganhou o investimento inicial para que chegue à população. O projeto é inovador, e não há concorrente no mercado para esse tipo específico de diagnóstico, diz a instituição. “A proposta da Fiocruz permite a indicação de uma terapia mais precisa, o que significa, em termos de benefícios diretos, mais chance de cura, menos efeitos colaterais e melhor sobrevida para os pacientes", diz Nicolas Carels, especialista em bioinformática da fundação, ao citar benefícios da nova metodologia. Carels ressaltou que as terapias atuais são muito agressivas. "Além disso, a economia representada pela escolha adequada do medicamento pode ser revertida para ampliar o acesso da população ao tratamento”, acrescentou. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os casos de câncer no mundo poderão chegar a 27 milhões até o ano de 2030. O câncer de mama, o mais comum em mulheres, representa cerca de 25% do total de casos da doença. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por 70% do tratamento realizado para todos os tipos de câncer.

Aécio retoma PSDB e tenta conter saída do governo

Segunda | 31.07.2017 | 16h12
Autor: LeiaMais-Ba


Foto: Reprodução

O senador Aécio Neves (MG) deve retomar a presidência do PSDB em agosto para coordenar a eleição e transição de seu substituto definitivo no comando da legenda e, ao mesmo tempo, tentar evitar o rompimento dos tucanos com o presidente Michel Temer. Licenciado da direção partidária desde 18 de maio, após ser atingido pela delação da JBS, ele trabalha ativamente nos bastidores para manter a sigla na base do governo. No esforço para reverter votos de tucanos, Temer convidou Aécio para um jantar na noite de sábado. O encontro aconteceu no Palácio do Jaburu, onde o presidente mora com a família, e contou com os ministros tucanos Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Bruno Araújo (Cidades) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), do PMDB, e das respectivas esposas. Aécio tem ligado para deputados do PSDB em busca de reverter votos daqueles que são favoráveis à aceitação da denúncia por corrupção passiva contra Temer apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A votação da denúncia no plenário da Câmara está marcada para esta quarta-feira. E pelas previsões do líder do partido na Casa, Ricardo Tripoli (SP), a maioria dos 46 deputados tucanos deve votar pela aceitação da denúncia.  No Placar do Estado, 18 deputados do PSDB já declararam voto a favor da aceitação da denúncia e apenas seis se disseram contra. Dos outros 22 parlamentares, 19 não quiseram responder e três se disseram indecisos sobre como se posicionarão.

Guanambi: Prefeitura firma convênio com a FipGuanambi para implantação do Curso de Medicina

Segunda | 31.07.2017 | 15h06
Autor: Guanambi FM


Foto: Reprodução

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, recebeu no final da última semana, a Diretora Executiva da Sociedade Padrão de Educação Superior, Professora Fátima Turano, onde firmaram contrato de convênio entre a FipGuanambi e a prefeitura municipal. O documento foi assinado no gabinete municipal, e também contou com a presença do vice-prefeito Hugo Costa, do assessor jurídico municipal Dr. Euclides Pereira de Barros Filho, do Diretor de Expansão da FIPGuanambi, professor Rafael Gontijo e do Diretor Financeiro da FIP, Dr. Elizário Rezende. O acordo entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e o município selou a viabilização dos investimentos que serão feitos na rede SUS pela FIPGuanambi, em razão da implantação do curso de Medicina, bem como foram tratados outros importantes ajustes legais da parceria entre o município e a instituição. Após assinatura do contrato, visitaram as instalações da faculdade, localizada na avenida Governador Waldir Pires, no bairro Santa Catarina. De acordo com Jairo Magalhães, a implantação da IES promete gerar progresso na região, confirmando Guanambi como referência universitária. 

Uneb constitui comitê para combater violência contra a mulher, conta reitor José Bites

Segunda | 31.07.2017 | 14h06


Foto: Reprodução

Depois de ter um membro do seu corpo docente acusado de assediar mais de 10 alunas, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) defende uma estrutura mais complexa para combater a violência contra a mulher. A instituição tem ampliado o diálogo com as secretarias estaduais e com o Ministério Público, a fim desenvolver uma estrutura mais abrangente de acompanhamento, apuração e punição desses casos. “A gente está constituindo um comitê com representação de todos esses órgãos pra que a gente possa trazer pra dentro da universidade, de uma forma mais consistente, essas campanhas que já são desenvolvidas, como também fortalecer o acompanhamento interno das questões”, revela o reitor José Bites. No caso em destaque, quase um ano depois, o professor de Sociologia do campus de Eunápolis foi demitido, em junho deste ano. Com foco na profissionalização de docentes e servidores da instituição, recentemente a Uneb foi reconhecida como a 71ª melhor universidade da América Latina pelo Times Higher Education. Para Bites, esse levantamento só comprova o patamar alcançado pela instituição estadual, que hoje conta com 800 professores doutores. “Nesse ranking, a Uneb apresenta trabalhos, dados consistentes, confiáveis, fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido. [...] Por exemplo, nós temos cinco cursos com notas máximas no Enade. Isso significativamente qualifica o trabalho que a Uneb tem feito”, exalta o reitor, que vê na formação de professores um dos pilares da sua administração, ao lado da interiorização do ensino superior e do sistema de cota. Em entrevista ao Bahia Notícias, Bites falou ainda sobre as progressões e promoções, que são alvo de constantes reivindicações, para os funcionários da universidade e garantiu que esses direitos serão assegurados em breve.

Caminhão baú cai em ribanceira na BA-148 entre Livramento e Rio de Contas

Segunda | 31.07.2017 | 13h01
Autor: Livramento Manchete


Foto: Reprodução/LM

Na noite da última quinta-feira (27), por volta das 20:00h, um caminhão baú da empresa Mimo, que transportava produtos de limpeza caiu em uma ribanceira de aproximadamente 20m, após o condutor perder o controle de direção do veículo em um trecho da Serra das Almas, na rodovia BA-148, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. Segundo informações passadas ao Livramento Manchete, o motorista de identidade preservada, apesar do susto não sofreu ferimentos. O veículo foi removido do local por uma máquina na manhã deste domingo (30).

Prouni abre inscrição para 77 mil bolsas em universidades privadas nesta segunda

Segunda | 31.07.2017 | 12h00


Foto: Ilustração

Começam nesta segunda-feira (31) as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 77 mil bolsas. As inscrições são feitas no endereço http://siteprouni.mec.gov.br/ .Neste segundo semestre foram oferecidas 147.492 bolsas na chamada regular, mas quase metade delas acabaram ociosas. Por isso o MEC abre nova seleção com dois prazos distintos. As inscrições vão até 25 de agosto para os candidatos que não estiverem matriculados em instituição de educação superior. Já para os estudantes que já estão matriculados em universidades privadas, as inscrições só começam em 30 de outubro. Podem se inscrever para as vagas remanescentes do ProUni aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtiveram nota média igual ou superior a 450 pontos, além de superior a zero na redação. Professores da rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, também poderão se inscrever para cursos de licenciatura, independentemente da renda.

Taisan Auto: Golf Sportline 1.6 2011/2012

Segunda | 31.07.2017 | 11h46


Um dos Volkswagen mais desejados de todos os tempos é o Golf. A esportividade desse carro conquista gerações! E dentro deste contexto de conquistas e novas perspectivas, a Taisan disponibiliza em seu estoque o Golf Sportline 1.6 2011/2012 Completo para você sair de carro novo e em condições imperdíveis. Taisan Auto – O seu ponto de partida, fone; 3441-5551. 

 

Sudoeste: Funcionário de Prefeitura de Jacaraci morre após capotar veículo

Segunda | 31.07.2017 | 11h09


Foto: Reprodução

Um acidente ocorrido na noite deste domingo (30) na estrada vicinal que liga Jacaraci ao Distrito de Irundiara causou a morte de Cláudio Carvalho, 31 anos, que conduzia o veículo. Segundo informações obtidas pelo Informe Cidade o motorista seguia de Irundiara para Jacaraci e teria perdido o controle do veículo que capotou. Cláudio, que completaria 32 anos no próximo dia cinco de agosto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele era casado e tinha um filho. Sua esposa, e também uma sobrinha, estavam no veículo no momento do acidente. O estado de saúde delas não foi divulgado. Cláudio, conhecido na cidade com Topete, trabalhava como motorista na Prefeitura de Jacaraci. Em 2016 chegou a ser candidato a vereador pelo PR – Partido da República, pela coligação que elegeu o atual prefeito.

Câmara faz sessão nesta semana para votar denúncia contra Michel Temer

Segunda | 31.07.2017 | 10h01
Autor: G1


Foto: Reprodução

De volta aos trabalhos após o recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados pode votar nesta semana se autoriza o prosseguimento da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. A sessão de votação está marcada para quarta-feira (2), mas a conclusão da análise depende da presença dos deputados no plenário. No Senado, a semana começa com reunião de líderes para definir a pauta de votações dos próximos dias. Duas medidas provisórias precisam ser votadas para liberar a análise de outros projetos. Já o Conselho de Ética da Casa pode se reunir para analisar denúncia contra senadoras da oposição. As acusações do Ministério Público contra Temer têm como base a delação premiada dos executivos da J&F, controladora da JBS. Por se tratar do presidente da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) só poderá analisar a denúncia se receber autorização da Câmara. Cabe aos deputados, no plenário da Casa, a palavra final sobre autorizar ou não a continuidade do processo no Poder Judiciário.

Conquista: Motorista embriagado provoca acidente, com duas vítimas no Anel Viário

Segunda | 31.07.2017 | 09h07
Autor: Vitória da Conquista Notícias


Foto: Reprodução

Um grave acidente envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste domingo (30), no Km 3 do Anel Viário de Vitória da Conquista, no trecho de saída para o Povoado de Pedra Branca. Segundo relato de testemunhas, um dos veículos teria invadido a pista contrária a atingido o outro. No impacto, duas pessoas se feriram com gravidade, sendo levadas pelos socorristas da ViaBahia até um dos hospitais da cidade. O motorista que provocou o acidente estaria embriagado e ainda tentou se evadir do local, quando foi detido por agentes da PRF. A identidade e o estado de saúde das vítimas permanece sob apuração.

Resultado do Fies e inscrição na lista de espera sairão nesta segunda, diz MEC

Segunda | 31.07.2017 | 08h26


Foto: Ilustração

O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar nesta segunda-feira (31) os selecionados para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também será aberta a inscrição para a lista de espera. As consultas podem ser feitas pelo site do programa (http://fiesselecao.mec.gov.br) . As inscrições terminaram na sexta-feira (28). Segundo o MEC, serão oferecidos 75 mil contratos de financiamento de cursos de ensino superior em faculdades particulares. Este é o último semestre do programa em que vale o regulamento antigo, novas regras foram anunciadas para 2018. Os estudantes interessados em um contrato do Fies do segundo semestre de 2017 terão que arcar, na hora de pagar a dívida, com uma taxa de juros de 6,5% ao ano.  Podem participar da seleção candidatos que tiverem concluído o ensino médio e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. É preciso ter feito ao menos 450 pontos nas provas objetivas, além de ter tirado nota maior que zero na redação. Os estudantes devem ser de famílias com renda mensal bruta per capita é de no máximo três salários mínimos.

Estudo questiona se antibióticos devem ser usados até o fim do tratamento

Domingo | 30.07.2017 | 15h07
Autor: G1/Bem Estar


Foto: Ilustração

Uma análise publicada no “British Medical Journal (BMJ)” sugere que a informação de que devemos tomar antibióticos até o fim do tratamento precisa ser melhor avaliada. Há uma argumentação central que sustenta o ponto de vista dos pesquisadores -- quanto maior o tempo de uso de antibióticos, maior a probabilidade das bactérias se tornarem resistentes (aquelas mais difíceis de tratar). Na verdade, trata-se de um quebra-cabeça que a ciência está tentando entender e há muito tempo discute. Se por um lado, a interrupção precoce também pode gerar organismos resistentes; por outro, também é fato que tratamentos longos desencadeiam o mesmo fenômeno. Assim, adiantamos: não é recomendável parar de tomar antibióticos sem orientação médica. Isso é uma questão ainda em avaliação pela ciência e o artigo do BMJ faz um questionamento para pesquisas futuras. Desse modo, a análise levanta alguns pontos para investigação: qual o tempo ótimo para parar de tomar antibióticos? Estamos prestando atenção nesse tempo? E em termos populacionais, o que o prazo de tratamento significa? Ainda há um segundo desdobramento da análise publicada nesta quarta-feira (26). Um tratamento com antibióticos não atinge somente a bactéria que está causando a infecção -- atinge a todas. A ideia do artigo do BMJ, assim, é que não basta só olhar para a bactéria-alvo, mas para todo o conjunto de bactérias existentes no organismo.

Conquista: Após 5 meses de espera, idosa com tumor consegue transferência para Salvador

Domingo | 30.07.2017 | 12h06
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

Um sentimento de impotência que parece não ter fim. Essa é a sensação de seu Hercílio, marido de dona Servília, de 65 anos, que está internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista desde março. A idosa tem um tumor na cabeça e precisa urgentemente passar por uma cirurgia que não é realizada em Vitória da Conquista. Após cinco meses de muita angústia e expectativa, enfim, Dona Servília conseguiu a transferência para Salvador. Eles são agricultores da zona rural de Caraíbas. Preocupado com a esposa com quem é casado há mais de 40 anos, seu Hercílio não sai de perto. Por causa do tumor, os médicos afirmam que dona Servília já perdeu a visão. Uma advogada abraçou a causa, entrou na justiça e conseguiu que fosse determinado que o Governo Estadual providenciasse a cirurgia em um prazo máximo de 48 horas, sob pena de multa diária de mil reais. A decisão saiu desde o dia 10 de julho.

PGR decide apurar suposto envolvimento de 199 políticos com 'farra das passagens'

Domingo | 30.07.2017 | 10h07
Autor: G1


Foto: Reprodução

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou ao Supremo Tribunal Federal que vai instaurar uma "notícia de fato" (procedimento interno de investigação preliminar) para apurar se há indícios do envolvimento de 199 políticos com foro privilegiado no STF com o caso conhecido como "farra das passagens aéreas". São deputados federais, senadores, ministros de Estado e ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) que já foram parlamentares. O caso envolve suspeitas de que, entre 2005 e 2009, deputados negociavam com agências de viagens passagens da cota parlamentar. Esses deputados estariam usando a cota para viagens de parentes e amigos. O escândalo foi revelado em março de 2009 pelo site Congresso em Foco. Depois disso, o então presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que havia assumido o cargo em fevereiro, anunciou mudanças no uso das passagens, restringindo viagens internacionais e limitando o benefício a parlamentares e assessores. Um inquérito específico em relação a alguns deputados – aberto em 2005 – foi arquivado pelo Supremo, em 2016. Além disso, indícios relativos a pessoas sem foro privilegiado foram enviados ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). No mesmo procedimento, a Procuradoria da República na 1ª Região denunciou, no fim do ano passado, 443 ex-deputados pelo crime de peculato (desvio de dinheiro público) e remeteu ao Supremo uma lista com 212 nomes de pessoas suspeitas de envolvimento que têm foro privilegiado.

Saque de FGTS inativo termina na próxima segunda-feira

Domingo | 30.07.2017 | 08h00


Foto: Ilustração

O prazo para sacar os valores disponíveis nas contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) termina na próxima segunda-feira (31). Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro que não for retirado volta para a conta vinculada do empregado. Quem perder o prazo, só poderá usar os recursos nos casos previstos anteriormente, como para a compra da casa própria, na aposentadoria, em caso de demissão sem justa causa, quando a conta permanecer sem depósitos por três anos ou no caso de algumas doenças. No entanto, quem comprovar que estava impossibilitado de sacar no período estabelecido pelo governo, como no caso de presos e de doenças graves, poderá retirar o recurso até o dia 31 de dezembro de 2018.  Segundo a Caixa, o decreto publicado pelo governo nessa semana prevendo essa questão será regulamentado na próxima segunda-feira, e vai definir as normas técnicas para os casos das exceções. “A Caixa ressalta que o prazo de saque das contas inativas do FGTS não sofreu alteração. O prazo encerra na segunda-feira (31/07) para todos os trabalhadores, exceto os casos de trabalhadores que serão contemplados pelo decreto”, informou o banco, em nota. Até o dia 20 de julho, foram pagos mais de R$ 43 bilhões, para 25,37 milhões de trabalhadores. O montante equivale a 98,64% do total inicialmente disponível para saque (R$ 43,6 bilhões) e o número de trabalhadores que sacaram os recursos das contas do FGTS representa 84% das 30,2 milhões de pessoas inicialmente beneficiadas pela medida.

Quatro pessoas que seguiam na mesma moto são atingidas por caminhão na BA e três morrem

Sábado | 29.07.2017 | 18h04
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Três pessoas morreram e uma está com ferimentos graves após um acidente entre motocicleta e caminhão, por volta das 18h30 de sexta-feira (28), na BR-116, na altura da cidade de Itatim, a cerca de 208 km de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as quatro vítimas seguiam na mesma moto na rodovia. Informações preliminares apontam que o veículo foi atingido pelo caminhão. A moto ficou destruída. Segundo a polícia, não há detalhes das causas do acidente. Também não há informações sobre a identificação das vítimas, mas a PRF disse que seguiam na moto um homem e três adolescentes. Contudo, não divulgou a idade das jovens. A PRF informou que o impacto da batida foi tão forte que as três pessoas morreram no local. O G1 tentou falar com o hospital de Itatim, para onde a sobrevivente foi levada, mas não conseguiu contato. Ainda segundo a polícia, todas as vítimas são da região de Itatim. Não houve congestionamento da pista por conta do acidente e o motorista do caminhão permaneceu no local. Segundo a PRF, ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Itaberaba para prestar esclarecimentos. Os corpos, ainda sem identificação, foram levados ao Instituto Médico Legal de Itaberaba.

Preço da gasolina sobe mais de 8% na primeira semana após alta de impostos, diz ANP

Sábado | 29.07.2017 | 16h03


Foto: Ilustração

O preço médio do litro da gasolina nas bombas subiu 8,22% na primeira semana após a elevação dos impostos sobre os combustíveis, segundo levantamento semanal da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na mesma semana, a Petrobras elevou os preços nas refinarias em 3,91%. Foi o primeiro aumento no preço médio após 10 semanas seguidas de queda. A alta para o consumidor, no entanto, é menor do que a prevista pelo governo ao anunciar a elevação do PIS e Cofins para os combustíveis. Os preços subiram, na média, R$ 0,285, contra previsão de R$ 0,41 do governo. O preço médio do diesel, que também foi afetado pela alta de impostos, terminou a semana em alta de 4,69% nas bombas. Na semana, a Petrobras elevou os preços nas refinarias em 3,43%. Para o consumidor final, o aumento do preço do diesel também ficou abaixo da previsão do governo. A elevação foi de R$ 0,137, contra estimativa de R$ 0,21.

Grupo explode cofre de banco, cerca viatura da PM e faz refém no norte da Bahia

Sábado | 29.07.2017 | 14h33
Autor: G1 Bahia


Foto Reprodução

Homens armados invadiram, na madrugada deste sábado (29), a cidade de Sobradinho, no norte da Bahia, e explodiram o cofre central do Banco do Brasil. No município há ainda uma agência do Bradesco, mas que não foi alvo dos assaltantes. De acordo com a Polícia Militar, os criminosos conseguiram levar os malotes de dinheiro, mas não há informações da quantia roubada, nem a quantidade de homens envolvidos na ação. De acordo com a polícia, um morador de 43 anos foi feito refém e outro, de 42, foi atingido de raspão na cabeça quando passava de carro pela cidade. O ferido foi atendido e passa bem. O refém foi liberado durante a fuga dos bandidos, e não teve ferimentos. Ele passou por cuidados médicos, pois estava em estado de choque. O painel onde fica a logomarca do banco foi atingido por muitos tiros. Após a explosão, a agência ficou destruída. Parte do teto do espaço onde ficava o cofre central desabou.  Conforme informações da Polícia Civil, o banco fica próximo à prefeitura da cidade e, um vigilante que fazia a guarda da sede municipal relatou à polícia que os assaltantes chegaram em cerca de cinco carros e em motos.