Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "07/2017"

Saúde: O que é o ruído branco e como ele pode influenciar o sono

Sexta | 21.07.2017 | 20h00
Autor: Bem Estar


Foto: Ilustração

Pode ser o som da televisão ou rádio quando não estão sintonizados ou até mesmo o barulho constante do ar-condicionado. Em ambos os casos, trata-se de um ruído branco, sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência. Esse barulho faz com que o limiar auditivo atinja seu nível máximo, o que significa que, na presença desse tipo de som, os estímulos auditivos mais intensos têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono. Isso explica, por exemplo, por que algumas pessoas conseguem pegar no sono mais rápido se a televisão estiver ligada com um volume moderado. De acordo com os especialistas, o ruído branco é ideal para disfarçar ou abafar outros sons do ambiente, como o barulho de carros, obras ou cachorros latindo. "Funciona muito bem para quem acorda com qualquer interrupção repentina de som", diz Horowitz. Como a audição é o único sentido que continua funcionando mesmo durante o sono, o ruído branco serve para bloquear sons cujas frequências variam de intensidade e podem estimular o córtex cerebral. Mas será que há contraindicações? "Não, a menos que o volume (do ruído branco) seja tão alto que possa afetar a audição", afirma Nitun Verma, porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM, na sigla em Inglês). O ser humano tem com um número limitado de células ciliadas - cerca de 10 mil -, responsáveis ​​por captar o som. São elas que detectam os sons de alta frequência e, com o envelhecimento, começam a falhar. Mas o neurocientista Seth Horowitz adverte que, se o ruído branco for aplicado todas as noites por um período prolongado, pode afetar essas células.

Brumado: Alunos das escolas municipais recebem premiação nacional das produções literárias

Sexta | 21.07.2017 | 18h24
Autor: PMB


Foto: Reprodução

No final da tarde desta quinta-feira (20), às 17h, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, a Equipe Diretiva das Escolas Municipais, os Professores, a Equipe da Secretaria Municipal de Educação, o Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, os homenageados do dia, os Pequenos Escritores, alunos das Escolas Municipais de Brumado, e seus pais reuniram-se para premiação IV Concurso Nacional Literário Infantil - Espantaxim e o Castelinho Mágico - 2016, durante a qual receberam o tão sonhado Prêmio Espantaxim 2016. O concurso aconteceu em junho de 2016, com o tema “Brasil, gigante pela própria natureza”. A autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim, teve como objetivo despertar o sentimento de patriotismo e cidadania, desviar o foco das crianças para o lado positivo do Brasil, as belezas naturais e riquezas culturais de nosso país, assim como incentivar a escrita e a leitura e estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos.  A equipe do Espantaxim recebeu 3.400 trabalhos, entre redações, poesias e mensagens de pequenos escritores de 7 a 12 anos de todo o Brasil. Ao todo, foram crianças de mais de 80 escolas, de 30 cidades, de 10 Estados Brasileiros. Entre estes alunos, escolas e cidades, estão alunos brumadenses participando deste projeto tão grandioso e significativo para aprendizagem dos discentes. No município, foram selecionadas 13 obras para compor a IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2016.

Uneb está entre as melhores universidades da América Latina

Sexta | 21.07.2017 | 17h07
Autor: Bahia Notícias


Foto: Reprodução

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é a única representante baiana entre as melhores da América Latina. É o que mostra o ranking da revista Times Higher Education, divulgado nesta sexta-feira (21). A Uneb ocupa a 71ª posição, dos 81 estabelecimentos classificados pelo ranking. A Universidade de Campinas foi a melhor avaliada entre as brasileiras, seguida da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco se destacou, ocupando a 26ª colocação do ranking. A Universidade Federal do Ceará aparece em 36º lugar e a federal do Rio Grande do Norte, em 51º. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) não configura na lista. Os dados obtidos pelo ranking foram apresentados pelas próprias universidades e têm como ano-base 2014.

Criança de 4 anos morre em hospital de Guanambi após ser picada por escorpião

Sexta | 21.07.2017 | 16h00
Autor: Sudoeste Bahia


Foto: Montagem

Uma criança de 4 anos de idade morreu na tarde desta quinta-feira (20/07), no Hospital Regional de Guanambi (HRG), depois de ser picada por um escorpião, na noite da última quarta-feira (19/07), dentro de sua própria residência, na Fazenda Enza, zona rural do município de Sebastião Laranjeiras (BA). Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a vítima identificada como Micaele Oliveira Dantas levou uma picada na mão quando brincava no interior da casa. Após o incidente, a garota foi encaminhada imediatamente para o Hospital Municipal Walter Leão Rocha, em Sebastião Laranjeiras, onde recebeu os primeiros socorros, no entanto devido à gravidade do caso, o médico decidiu transferi-la ao Hospital Regional de Guanambi. Apesar de ser internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, a criança não resistiu e veio a óbito na referida Unidade de Saúde. Os familiares estão em estado de choque com o falecimento da menina.

TRE-BA celebra acordo para biometrizar 50 mil eleitores na região de Brumado

Sexta | 21.07.2017 | 15h38
Autor: Ascom/TRE-Ba/ Hellene Silva


Foto: Divulgação

As prefeituras de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras assinaram, nessa sexta-feira (21/7), um termo de parceria e cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O documento prevê a colaboração dos municípios para o trabalho de recadastramento biométrico. Considerando as três cidades, 50.003 eleitores podem ter seus títulos cancelados, caso não realizem o procedimento até o dia 31 de janeiro de 2018. Para auxiliar TRE baiano a atingir o objetivo de recadastrar todo o eleitorado dos municípios dentro do prazo estabelecido, os prefeitos Eduardo Vasconcelos, de Brumado; Sérgio Maia, de Aracatu; e a prefeita Terezinha Baleeiro, de Malhada de Pedras; se colocaram à disposição e asseguraram que farão o possível para honrar o compromisso firmado. Em Brumado, dos 47.971 eleitores apenas 15.511 (32,33%) fizeram o recadastramento biométrico. Em Aracatu, dos 12.971 eleitores somente 1.859 (14,33%) compareceram ao cartório para realizar o procedimento. Já em Malhada de Pedras o número é ainda menor: dos 7.417 eleitores, apenas 986 (13,29 %) coletaram as digitais. Além do presidente do TRE-BA e dos prefeitos de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, a cerimônia contou com a participação do major Adriano Souza Dias, representando o comando da 34ª CIPM; da secretária de Educação de Brumado, Acácia Gondim; do presidente da OAB subseção de Brumado, Osvaldo Luiz Laranjeira Bastos Júnior; do procurador de Brumado, Acioli Viana Silva; do vice-prefeito de Brumado,  Ésio da Silva Pereira, e da vereadora de Brumado, Ilka Nádia Souza Vilas-Boas Abreu,  representando a presidente da Câmara Municipal. Durante o encontro, também foi firmado um acordo de cooperação entre o TRE-BA, representado pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Rodrigo Souza Brito, e o município de Brumado, por meio da Secretaria da Educação, para o desenvolvimento de ações educativas, no âmbito do Projeto Eleitor do Futuro.

Brumado: É hoje (21), a Mega Palestra-Show Mentalidade Vencedora

Sexta | 21.07.2017 | 14h30


Foto: Divulgação

Acontece hoje sexta-feira (21), no Hotel Portal Premium das 19h00minhs às 22h00minh, a mega palestra-show Mentalidade Vencedora, com ênfase em empreendedorismo, liderança, metas e neurovendas, com o reconhecido palestrante Delney Lima. Será uma palestra motivacional com conteúdo aplicado a vendas, atendimento, marketing e liderança; a palestra é direcionada para empresários, estudantes e as demais pessoas que buscam o caminho do êxito pessoal e profissional. Será lançado também o livro do conferencista Delney Lima, cujo título é; Inspiração para uma vida de Poder, onde, na oportunidade ocorrerá também uma sessão de autógrafos com o autor. Esse promete ser uma das melhores palestras-show já realizadas em Brumado, vale a pena conferir.

Convite: CEEP convida para cerimônia de colação de grau

Sexta | 21.07.2017 | 13h36
Autor: ASCOM I José Marcelo Queiroz


Foto: Divulgação

O Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente - Unidade Brumado/BA, tem a honra de convidar à todos para a Cerimônia de Colação de Grau que acontecerá nesta sexta-feira (21 de julho) às 19:00 horas, no auditório da instituição de ensino. Estarão colando grau estudantes dos cursos técnicos em administração, contabilidade, técnico em logística e meio ambiente. Para as pessoas que tenha interesse em fazer um curso técnico em 2018, fiquem de olho no site da Secretária da Educação do Estado da Bahia.

Três falsos dentistas são presos em Urandi e Caculé

Sexta | 21.07.2017 | 12h31
Autor: Alô Cidade


Foto: Divulgação CRO-BA

Três falsos dentistas foram presos em flagrante nas cidades de Urandi e Caculé, no sudoeste baiano. As prisões ocorreram com apoio da Polícia Militar, após denúncias realizadas ao Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA). Em Urandi, foram detidos dois falsos dentistas. Um de, 63 anos, que atuava há quase sete anos na cidade, cobrando em média R$ 200 por extração; e outro, 41 anos, com cinco anos de exercício ilegal e cobrava em média R$150 por extração. Já em Caculé, falso profissional tinha quase dez anos de exercício ilegal. Ao Conselho, ele alegou que tinha se formado pela universidade Uninorte, em Assunção, no Paraguai. No entanto, não apresentou documentos. Conforme o CRO-BA, os falsos dentistas irão responder por exercício ilegal, mesmo que gratuito, da profissão, crime previsto no Artigo 282 do Código Penal. A pena é de seis meses a dois anos de prisão. Caso o crime seja praticado visando o lucro, também se aplica multa.

Gasolina pode ficar até R$ 0,41 mais cara na bomba

Sexta | 21.07.2017 | 11h31
Autor: LeiaMais.Ba


Foto: Ilustração

Com a decisão do governo de aumentar o PIS/Cofins sobre os combustíveis para melhorar a arrecadação, o litro da gasolina vai ficar até R$ 0,41 mais caro nas bombas a partir desta sexta-feira, 21, caso haja repasse integral ao consumidor. A medida despertou a ira de entidades empresariais como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que já reclamavam da elevada carga tributária no País. Já a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reclamou do egoísmo do governo federal ao elevar um tributo que não é compartilhado com os municípios. Para a gasolina, a alíquota mais que dobrou. Só de PIS/Cofins, o desembolso será de R$ 0,7925 por litro após a alta. No caso do diesel, a alíquota subirá de R$ 0,2480 para R$ 0,4615 o litro nas refinarias, que podem repassar o valor integral ao consumidor. O etanol não escapou dos reajustes, embora representantes do setor tenham intensificado reclamações sobre a falta de competitividade do combustível diante do baixo preço da gasolina Para o produtor, a alíquota subiu um centavo, para R$ 0,1309 por litro.  A área econômica espera obter R$ 10,4 bilhões ainda este ano com os aumentos. Na nota divulgada ontem à tarde, o governo argumentou que a medida é "absolutamente necessária" para a preservação do ajuste fiscal e a manutenção da trajetória de recuperação econômica.

Vitória da Conquista: Músico é assassinado dentro de casa noite desta quinta-feira (20)

Sexta | 21.07.2017 | 10h27


Foto: Reprodução/Blitz Conquista

Um músico foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (20) em Vitória da Conquista. Segundo a Polícia Civil, Cícero Ribeiro Costa, de 35 anos, foi achado já sem vida com um cabo [de conexão] amarrado no pescoço, na casa dele, situada no bairro Vila Elisa. Ainda segundo a Polícia, além das marcas no pescoço, como sinal de estrangulamento, o músico tinha um corte profundo na garganta provocado por chave de fenda. A Polícia investiga a suspeita de latrocínio [roubo seguido de morte] pelo fato de o teclado do músico ter sido levado da casa. Testemunhas disseram que duas pessoas foram até a casa dele com a intenção de comprar o instrumento. O crime ocorreu por volta das 20h. Na hora, a vítima estava sozinha em casa, já que a mulher dele tinha ido a uma igreja evangélica. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Conquista.  

Superintendência de Trânsito participa da Operação Paz no Trânsito em Brumado

Sexta | 21.07.2017 | 10h12
Autor: PMB


Foto: Reprodução/PMB

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT marcou presença na reunião de estruturação e durante a Operação Paz no Trânsito, que está sendo realizada no município desde ontem (20). Na oportunidade, o Coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, falou sobre a importância das operações contra veículos clonados e sem identificação legal. Além deste, estiveram presentes na reunião o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar - CIPM, Capitão Valmari, o Coordenador da 18ª Ciretran, Cleber Leal Cambuí, o comandante da Guarda Civil Municipal - GCM, Jossimar Santos, e o representante do Detran-Ba, Tenente Damaceno. Após manifestação e determinação das equipes e de suas respectivas funções, foi determinado o deslocamento de material e viaturas para a Praça Cel. Zeca Leite para execução das atividades de abordagem, retenção e apreensões de veículos. A operação será realizada até este sábado (22) e os veículos retidos serão encaminhados para um pátio disponibilizado para atendimento da demanda. 

Cego é preso suspeito de matar mulher grávida a facadas em Feira de Santana

Sexta | 21.07.2017 | 09h23
Autor: G1 Bahia


Foto: Site Acorda Cidade

Um homem cego de 33 anos foi preso suspeito de matar a mulher dele com uma facada no pescoço, durante uma briga, na manhã desta quinta-feira (20). O crime ocorreu dentro da residência do casal, na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima estava grávida de seis meses do suspeito e o bebê também morreu. Conforme o delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, após matar a mulher, o suspeito, identificado como Teodulo Ferreira dos Santos, tentou fugir da cidade com o outro filho da vítima. A criança tem 1 ano e é fruto de outro relacionamento. O delegado informou que o homem tentou embarcar em um ônibus para a cidade de Camaçari, na Rodoviária de Feira de Santana, mas foi impedido por pessoas que desconfiaram dele. A Polícia Militar foi acionada, esteve na casa onde o crime ocorreu e encontrou a mulher morta. Após o flagrante, o cego foi levado para a delegacia, onde foi ouvido e confessou o crime. Depois do depoimento, o homem foi encaminhado para a carceragem da unidade. Segundo o delegado Gustavo Coutinho, o suspeito será transferido para o Presídio de Feira de Santana. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para ser periciado. Conforme o delegado, o filho da mulher foi encaminhado para o Conselho Tutelar da cidade.

Temer diz que população entenderá o aumento da tributação sobre combustíveis

Sexta | 21.07.2017 | 08h18
Autor: G1


Foto: Reprodução

Na noite desta quinta-feira (20), Michel Temer falou sobre o aumento da tributação sobre os combustíveis. Segundo o presidente, o brasilerio vai entender a medida. "A população vai compreender porque esse é um governo que não mente. Não dá dados falsos. É um governo verdadeiro. Então, quando você tem que manter o critério da responsabilidade fiscal, a manutenção da meta, a determinação para o crescimento, você tem que dizer claramente o que está acontecendo. O povo compreende", afirmou. O governo anunciou nesta quinta o aumento da tributação sobre os combustíveis e um bloqueio adicional de R$ 5,9 bilhões em gastos no orçamento federal. Em nota, os ministério da Fazenda e do Planejamento informaram que será elevada a alíquota de PIS e Cofins sobre os combustíveis. O aumento começa a valer nesta sexta (21). Segundo o governo, a tributação sobre a gasolina subirá R$ 0,41 por litro. Com isso, a tributação mais que dobrou e deve passar a custar aos motoristas R$ 0,89 para cada litro de gasolina, se levada em consideração também a incidência da Cide, que é de R$ 0,10 por litro. A tributação sobre o diesel subirá em R$ 0,21 e ficará em R$ 0,46 por litro do combustível. Já a tributação sobre o etanol subirá R$ 0,20 por litro. O aumento será para as refinarias e importadores e, no caso do etanol, para produtores e distribuidores, e será repassado aos postos. Entretanto, caberá aos donos dos postos decidirem se repassam toda a alta para as bombas, ou seja, para os consumidores. Nesta sexta, o governo deve dar mais detalhes sobre as medidas.

Brasilprev bloqueia cerca de R$ 9 milhões em planos de previdência de Lula

Quinta | 20.07.2017 | 20h08


Foto: Reprodução

A Brasilprev enviou ao juiz Sérgio Moro uma confirmação de que bloqueou cerca de R$ 9 milhões que estavam depositados em dois planos de previdência privada, em nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O documento foi anexado a um processo conexo à ação penal que o petista foi condenado na Operação Lava Jato. No documento, a Brasilprev afirma que suspendeu a disponibilidade dos valores após a decisão de Moro de bloquear R$ 16 milhões dos réus condenados no mesmo processo em que o petista foi condenado a nove anos e meio de prisão. Conforme o documento, o dinheiro está dividido em dois planos de previdência, um de R$ 7.190.963,75 e o outro no valor de R$ 1.848.331,34. Em ambos os casos, foram feitos apenas um aporte, no dia 6 de junho de 2014. Segundo a Brasilprev, os dois planos de previdência foram abertos pela LILS Palestras e Eventos. A empresa pertence ao ex-presidente e é responsável por agendar eventos em que o ex-presidente participa. Além dos planos de previdência, o Banco Central já havia determinado o bloqueio de R$ 606 mil, que estavam depositados em nome do ex-presidente. O dinheiro estava depositado em várias contas bancárias em nome de Lula. Em nota, a defesa do ex-presidente Lula considerou que a decisão de Moro é "ilegal e abusiva". Os advogados dizem que o bloqueio de bens estava sob sigilo e que só ficaram sabendo da decisão por meio da imprensa.

Governo sobe tributo sobre combustíveis e corta mais R$ 5,9 bilhões em gastos

Quinta | 20.07.2017 | 18h00
Autor: G1


Foto: Ilustração

O governo anunciou nesta quinta-feira (20) o aumenta da tributação sobre os combustíveis e um bloqueio adicional de R$ 5,9 bilhões em gastos no orçamento federal. Nota divulgada pelos ministério da Fazenda e do Planejamento no fim da tarde desta quinta informa que será elevada a alíquota de PIS e Cofins sobre os combustíveis. O aumento da tributação representará, segundo informou o governo, uma alta de R$ 0,41 por litro de gasolina, de R$ 0,21 por litro de diesel. De acordo com a equipe econômica, o aumento da tributação sobre os combustíveis irá gerar, durante o restante do ano de 2017, uma receita adicional de R$ 10,4 bilhões para o governo federal. Com a alta de tributos, o governo quer elevar a sua arrecadação. Já com o bloqueio, pretende reduzir ainda mais os gastos públicos. O objetivo das medidas é cumprir a meta fiscal de 2017, fixada em um déficit (despesas maiores que receitas) de R$ 139 bilhões. A conta não inclui as despesas com pagamento de juros da dívida pública. A arrecadação neste ano tem ficado abaixo da esperada pelo governo. No ano passado, quando estimou as receitas com impostos e tributos em 2017, o governo previa que a economia brasileira estaria crescendo em um ritmo mais acelerado, o que não ocorreu. De acordo com a Receita Federal, no primeiro semestre a arrecadação cresceu 0,77%. O resultado positivo, porém, se deu pelo aumento das receitas do governo com royalties pagos por empresas que exploram petróleo no país - a receita com impostos e contribuições caiu 0,20% no período.

Prorrogadas até 27 de julho as inscrições para o MedioTec

Quinta | 20.07.2017 | 17h23
Autor: Ascom Educação


Foto: Divulgação

Estão prorrogadas, até o dia 27 de julho, as inscrições para os cursos do MedioTec. As oportunidades tratam de um nova oferta de curso técnico de nível médio na rede estadual de ensino, por meio do qual os estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio poderão fazer o curso técnico no turno oposto aos quais fazem o ensino regular. As inscrições para as 2.224 vagas ofertadas em 31 cursos, em 51 municípios, nos diferentes eixos tecnológicos, ocorrerão, exclusivamente, pelo Portal da Educação. Entre os cursos ofertados estão os técnicos em: Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo. O processo seletivo inclui sorteio eletrônico, com resultado no dia 31 de julho, no qual concorrerão todos os inscritos. Para alguns cursos do eixo tecnológico Produção Cultural e Designer, os primeiros classificados no sorteio eletrônico para o número de vagas ofertadas irão fazer um teste de habilidades específicas, no período de 2/8 a 4/8. No mesmo período está programada a matrícula e entrevistas (quando houver) para todos os cursos. Para tanto, os classificados devem se dirigir aos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhadas para os quais se inscreveram. É preciso levar o original do Histórico Escolar ou atestado escolar atualizado; originais e cópias da Cédula de Identidade, do CPF e do comprovante de residência.

Brumado: Acontece amanhã (21), a Mega Palestra-Show Mentalidade Vencedora

Quinta | 20.07.2017 | 16h29


Foto: Divulgação

Será nesta sexta-feira (21), no Hotel Portal Premium das 19h00minhs às 22h00minh, a mega palestra-show Mentalidade Vencedora, com ênfase em empreendedorismo, liderança, metas e neurovendas, com o reconhecido palestrante Delney Lima. Será uma palestra motivacional com conteúdo aplicado a vendas, atendimento, marketing e liderança; a palestra é direcionada para empresários, estudantes e as demais pessoas que buscam o caminho do êxito pessoal e profissional. Será lançado também o livro do conferencista Delney Lima, cujo título é; Inspiração para uma vida de Poder, onde, na oportunidade ocorrerá também uma sessão de autógrafos com o autor. Esse promete ser uma das melhores palestras-show já realizadas em Brumado, vale a pena conferir.

Brumado: Identificado homem assassinado a tiros na manhã desta quinta

Quinta | 20.07.2017 | 16h06
Autor: Brumado Urgente


Foto: Leitor Brumado Urgente via Whatsapp

Welison Kened Silva dos Santos, de apenas 21 anos, é o moto taxista assassinado no Bairro Dr. Juracy, às 07h45m desta manhã. Segundo testemunhas os assassinos esperaram a vítima sair de casa para o trabalho e o executaram com 4 tiros à queima-roupa. Ele morava na Rua Padre Anchieta, local do crime e deixa esposa e um filho recém-nascido. A Polícia está fazendo apurando os possíveis motivos do crime.

Livramento: Ambulância do Samu tomba na estrada da Barrinha

Quinta | 20.07.2017 | 15h27
Autor: L12


Foto: Reprodução

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Livramento de Nossa Senhora, tombou, em uma das estradas de terra que dá acesso à comunidade da Barrinha. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (19). O veículo é usado pelo Samu dentro do município. Não há informações oficiais sobre os motivos que levaram o veiculo tombar naquela via, como de praxe em órgãos públicos após apuração administrativa. O veículo estaria em deslocamento para atendimento à solicitação. Apesar do susto os ocupantes do veículo tiveram apenas leves escoriações.

Economia brasileira: Prévia do índice oficial tem deflação e é a menor desde 1998

Quinta | 20.07.2017 | 14h02
Autor: G1


Foto: Ilustração

A prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ficou em -0,18% em julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice é o mais baixo desde setembro de 1998, quando registrou -0,44%, e o menor para o mês de julho desde 2003. Em junho, o IPCA-15 havia ficado em 0,16%. No ano, o indicador acumula alta de 1,44%, bem abaixo dos 5,19% referentes ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice caiu para 2,78%, inferior aos 3,52% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores - menor variação acumulada em períodos de 12 meses desde março de 1999, quando registrou 2,64%. Em julho de 2016, a taxa foi de 0,54%. O resultado dá ainda mais suporte para que o Banco Central não desacelere o ritmo de corte dos juros básicos, em meio ao ambiente de fraca recuperação econômica. A meta de inflação deste ano é de 4,5% pelo IPCA, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Atualmente, os juros básicos estão em 10,25% e o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC se reúne na próxima semana para definir a nova taxa básica. Segundo a Reuters, a aposta majoritária do mercado é de que deve ser reduzida em 1 ponto percentual, mantendo o ritmo das últimas duas decisões.