Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Chapada: Família de espanhol desaparecido ainda aguarda resultado de DNA

Sexta | 26.05.2017 | 14h00


Foto: Reprodução-Tv Bahia

A irmã do espanhol Hugo Ferrara, Paola Ferrara, disse ao G1, nesta sexta-feira (26), que para a família foi um choque saber que restos mortais encontrados na região das trilhas que seguem para a Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina, na Bahia, podem ser dele. A descoberta foi feita no dia 11 de maio, após buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros na região. A procura por Hugo começou em dezembro de 2015. Além dos restos mortais, também foi localizada uma mochila, onde haviam documentos e escritos feitos pelo espanhol, que relatam uma queda acidental na região. “Um mês antes do corpo acharam a mochila, que tinha os escritos e isso foi o mais forte. A gente nunca espera uma notícia dessa. Mas quando acharam a mochila foi um choque. Aí recebemos os escritos que tinham na mochila. Achar o corpo também foi um choque. Foi uma surpresa triste, mas esperada”, relata. Mais de um ano anos depois de buscar o irmão desaparecido, a família agora convive com a incerteza de quando deverá sair o resultado do exame de DNA sobre os restos mortais, que deve comprovar se são mesmo de Hugo. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), não há prazo para que o exame seja entregue pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), por conta da dificuldade da análise do material genético nos restos mortais. 

Bahia: Mulher é presa por punir criança queimando suas mãos

Sexta | 26.05.2017 | 13h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Genebaldo Correia/Berimbau Notícias

Uma mulher foi presa no município de Amélia Rodrigues, região metropolitana de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, após queimar as mãos de uma criança de 6 anos com uma colher quente. O caso aconteceu na quinta-feira (25). Rozilda Lima Ramos, de 45 anos, contou em depoimento à polícia que as queimaduras foram uma forma de punir a menina por "mau comportamento". De acordo com o delegado Idelfonso Monteiro, o Conselho Tutelar recebeu uma denúncia anônima do caso e conduziu Rozilda, que é mãe da madrasta da criança, à sede do conselho. O delegado identificou as lesões nas mãos da criança e deu voz de prisão à mulher. Rozilda Ramos responderá pelo crime de tortura. A mãe da criança já havia prestado queixa do fato, mas as queimaduras eram pequenas e a suspeita alegou que a garota se queimou ao tentar pegar algo no fogão.

Barra da Estiva entra para o Mapa Turístico Brasileiro

Sexta | 26.05.2017 | 12h00


Foto: Reprodução

Na última quarta – feira (24) houve na Câmara de Vereadores de Andaraí, uma reunião com representantes da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e Ministério do Turismo, e foram tratados assuntos referentes à atualização do Mapa Turístico Brasileiro 2017. Na oportunidade, foi assinado o termo de adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, tornando Barra da Estiva integrante da região turística da Chapada Diamantina – Circuito do Diamante. O secretário Admo Marcelo, assinou o referido termo e assim garantiu para Barra da Estiva o crescimento no âmbito do turismo, a valorização do turismo municipal, assim como, a oportunidade de atrair turistas para Barra da Estiva. Na gestão anterior, os primeiros passos foram dados para que Barra da Estiva fosse incluída no Mapa Turístico e a atual gestão vem dando prosseguimento ao processo, já que Barra da Estiva possui um grande potencial turístico, vindo futuramente a ser essa uma das áreas a alavancar a economia local, assim como já acontece em outros municípios. Alguns dos atrativos em Barra da Estiva são: Cachoeira do Bom Jardim, Comunidades Quilombolas e suas tradições, além de uma vasta beleza natural.

Caetité: Corpo de homem que estava desaparecido é encontrado na zona rural.

Sexta | 26.05.2017 | 11h00
Autor: Sudoeste Bahia


Foto: Reprodução

Na tarde de quarta-feira (24/05), o corpo de Ernane Pereira dos Santos, 42 anos de idade, foi encontrado boiando em uma represa na localidade de Lagoa de São Miguel, região de Santa Luzia, zona rural do município de Caetité. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, ele estava desaparecido desde o último domingo (21/05) e ainda não há informações sobre a causa do afogamento. O corpo foi conduzido ao Departamento de Polícia Técnica e posteriormente encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

SMTT e CDL promovem nesta sexta-feira (26) a I Conferência O Trânsito no Comércio em Brumado

Sexta | 26.05.2017 | 10h00
Autor: PMB


Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (26), às 19h, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, promoverá a I Conferência O Trânsito no Comércio em Brumado. O evento será realizado no auditório da CDL e terá como público alvo empresários e comerciantes. Estarão presentes o Superintendente Interino de Trânsito e Transportes e Secretário das pastas de Planejamento e Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, o Coordenador de Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, e o presidente da CDL, Bruno Pitombo. Na oportunidade, será discutido o impacto do trânsito no comércio brumadense e aspectos como estacionamento no centro comercial, a malha viária na sede do município, ampliação da frota, administração do espaço urbano, estacionamento rotativo, carga e descarga para atendimento das necessidades comerciais e acessibilidade. O Superintendente destacou que a conferência visa apresentar propostas sobre o sistema viário brumadense e conhecer as reivindicações dos lojistas. O tema surgiu após ampla análise da real circunstância vivenciada na sede do Município. O evento está registrado dentro da programação do Movimento Maio Amarelo.

Lava Jato: Nova fase investiga fraudes financeiras na Petrobras

Sexta | 26.05.2017 | 09h18


Foto: Ilustração

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (26) a 41ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Poço Seco, que tem como alvo operações financeiras feitas a partir da aquisição pela Petrobras de direitos de exploração de petróleo no Benin, no oeste África. De acordo com as investigações, as operações financeiras tinham como objetivo disponibilizar recursos para o pagamento de vantagens indevidas ao ex-gerente da área de negócios internacionais da empresa. A PF informou ainda que está cumprido oito mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e três de condução coercitiva nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção, fraude em licitações, evasão de divisas, lavagem de dinheiro dentre outros. O nome da operação, Poço Seco, é uma referência aos resultados negativos do investimento realizado pela Petrobras na aquisição de direitos de exploração de poços de petróleo no Benin.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho

Sexta | 26.05.2017 | 08h10
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução

A Campanha nacional de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho, de acordo com o Ministério da Saúde. A decisão de prorrogar a Campanha se deu devido ao baixo índice de vacinados dentro do público alvo. De acordo com dados extraídos no G1, A meta é alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, mas, até esta quinta-feira, apenas 63,6% haviam recebido a sua dose. Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS, os idosos têm, até o momento, a maior cobertura: 72,4% desse público já se vacinou. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, o alcance foi de 71,2% e, entre os indígenas, de 68,6%. Os grupos que menos se vacinaram foram as crianças, com 49,9% de cobertura, gestantes, com 53,4% e os trabalhadores de saúde, com 64,2%. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 60,2% deles se vacinaram. As doses da vacina estão disponíveis para o público-alvo nos postos de saúde em todo o país. A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B. Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O público alvo de vacinação compreende: Gestantes, Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), Idosos (a partir de 60 anos), Profissionais da saúde, Povos indígenas, Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, Professores de escolas públicas ou privadas

Perigosos ácidos usados em ataques tem venda facilitada na Bahia

Quinta | 25.05.2017 | 18h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução

Entre os ácidos usados em ataques, principalmente em casos de violência doméstica contra mulheres, há três mais frequentes: o sulfúrico, o nítrico e o clorídrico. Além desses, há o ácido fosfórico. “O mais comum é o ácido muriático, que é para limpeza de piso pós-obra, é o mais comum aqui”, explica o coordenador do Centro de Tratamento de Queimados e do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Geral do Estado (HGE), Marcos Barroso, referindo-se aos pacientes atendidos pelo setor. O ácido muriático é facilmente encontrado em casas de material de construção. Na internet, um litro é vendido por cerca de R$ 10. O Correio da Bahia fez uma reportagem e pesquisa de campo a respeito de tal assunto, e constatou que em Salvador, encontramos por até R$ 5. Em março, o vereador Igor Kannário apresentou um Projeto de Lei na Câmara Municipal para controlar a venda de ácidos a pessoas físicas na cidade. Votado nesta quarta-feira (24), o PL 156/2016 foi aprovado pela Casa. Segundo o texto da matéria, qualquer comprador deve apresentar um documento de identificação, além de um comprovante de residência. A justificativa do projeto, segundo o texto, é justamente o aumento do número de casos de violência doméstica com ataques com ácido.

Bebê tem clavícula e braço fraturados em parto em Barra do Choça

Quinta | 25.05.2017 | 17h00


Foto: Reprodução

Um recém-nascido teve o braço e uma clavícula fraturada durante parte forçado em Hospital de Barra do Choça. A afirmação foi feita por um familiar que procurou a mídia local para denunciar o caso. De acordo o denunciante, a mãe, uma moradora da localidade rural, Cavada I, Marizete Ribeiro Santos, deu a luz ao bebê, nesta segunda-feira, 22 de maio, às 5:00 horas. No entanto, o parto do pequeno Anderson não poderia ter sido normal, mesmo assim, realizaram o procedimento. Desesperada, a mãe desabafou e disse que houve negligência. Ela queixa do descaso e do abandono pela secretaria e pela prefeitura. A outra queixa da família é que o parto foi feito por uma enfermeira, e que o médico chegou após o início do procedimento e ficou apenas assistindo.

Vereador brumadense vai ao Escritório Regional da Embasa solicitar ampliação do sistema de abastecimento de água

Quinta | 25.05.2017 | 16h30
Autor: CMB


Foto: Reprodução

Visando a busca da ampliação dos inúmeros sistemas de abastecimento que servem a população rural, o vereador Elias Piau tem ido sistematicamente à Embasa para solicitar da direção da empresa várias ações nesse sentido. Na última quarta-feira (17), Piau esteve novamente no escritório regional da Embasa, que fica no município de Caetité, buscando junto ao gerente Paulo Humberto Vilasboas Ledo novas conquistas para Brumado. O parlamentar solicitou por meio de ofícios, a ampliação do sistema de abastecimento da Comunidade de Lagoa Funda, já que os moradores vêm sendo afetados constantemente por situações preocupantes com as quedas do serviço. Ele alega que “hoje temos uma estação de tratamento com um elevatória que dá para ser ampliada, então, um dos principais objetivos de minha nova visita ao escritório da Embasa foi fazer essa solicitação, pois conheço de perto a aflição dos moradores”. Ele também explicou que “além da Lagoa Funda, pedimos também a extensão de rede para as comunidades de Arrecifinho, Tamboril, Tabua e Furado de Maria Nova, as quais também vêm passando por sérias dificuldades para obter o líquido precioso”.

Operação policial na rodoviária de Conquista prende homem com arma e desarticula ponto de drogas

Quinta | 25.05.2017 | 15h12
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução

Na madrugada desta quinta-feira (25), o Pelotão de Emprego Tático Operacional da 77ª Companha Independente de Polícia Militar efetuava ponto base na Rodoviária de Vitória da Conquista e abordou, por volta das 4h da manhã, um homem que desceu de um ônibus, vindo da cidade de Milagres por ele mostra-se nervoso diante da guarnição. Com o suspeito foi encontrado um revolver calibre 32, com três munições. O destino da arma seria uma casa no Bairro Vila Elisa. Com tal informação, os militares foram até o local e apreenderam com um casal: 1kg de maconha, uma balança de precisão, 15 petecas de cocaína, uma caderneta de contabilidade do tráfico, três celulares e dinheiro. Os três envolvidos foram levados para a Delegacia para registro da ocorrência.

Temer revoga decreto que autorizou Forças Armadas na Esplanada

Quinta | 25.05.2017 | 14h16


Foto: Reprodução

O Presidente Michel Temer revogou nesta quinta-feira (25), por meio de uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União", o decreto que autorizou o uso de tropas das Forças Armadas na Esplanada dos Ministérios. No decreto que revogou o ato anterior, o presidente afirma que, "considerando a cessação dos atos de depredação e violência e o consequente restabelecimento da Lei e da Ordem no Distrito Federal, em especial na Esplanada dos Ministérios", ele decidiu retirar os militares das ruas de Brasília. A decisão se deu menos de 24 horas após a assinatura do decreto que determinou o envio de tropas das Forças Armadas para o Distrito Federal e se justifica pela volta da ordem e tranquilidade após manifestos e cenas de violência na Esplanada. 

Campanha de vacinação contra gripe termina amanhã (26)

Quinta | 25.05.2017 | 12h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que começou no dia 17 de abril termina nesta sexta-feira, tem como meta imunizar ao menos 90% das 54,2 milhões de pessoas que compõem os grupos prioritários. Veja quem recebe a vacina pelo SUS: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), Gestantes, Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), Idosos (a partir de 60 anos), Profissionais da saúde, Povos indígenas, Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, Professores de escolas públicas ou privadas. 

Conquista: Mau tempo fecha aeroporto e obriga avião a dar várias voltas no ar

Quinta | 25.05.2017 | 11h00
Autor: Blog do Anderson


Foto: Reprodução

Passageiros do voo P3 2245 da Passaredo Linhas Aéreas conviveram com muita tensão na noite dessa quarta-feira (24). De acordo com a companhia, a aeronave estava programada para pousar no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo às 19h40, mas devido à mudança meteorológica os planos mudaram e o ATR-72 realizou três arremetidas. Após diversas circulações no espaço aéreo do Sudoeste Baiano, o avião pousou às 20h52. Durante a tarde um voo da Azul Linhas Aéreas Brasileiras apresentou a mesma situação, mas o comandante optou por retornar à Capital Baiana. Portanto para evitar maiores transtornos, até o próximo mês de setembro muita gente vai optar pelo transporte rodoviário.

Guerra de espadas: Câmara aprova projeto e tenta legalizar prática como patrimônio cultural

Quinta | 25.05.2017 | 10h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

A Câmara de vereadores de Senhor do Bonfim, na região norte da Bahia, aprovou por unanimidade um projeto que visa transformar a tradicional guerra de espadas, que ocorre durante o período junino, em patrimônio cultural da cidade. A medida, no entanto, divide opiniões na cidade, porque alguns moradores defendem o fim da prática por conta dos perigos de queimaduras nos participantes. No São João de 2016, ao menos 19 pessoas tiveram ferimentos no município. A atividade é considerada ilegal, mas a câmara de vereadores informou que pretende se reunir com Exército, Polícia Civil e Ministério Público para tentar legalizar a guerra de espadas. O projeto aprovado na casa legislativa municipal agora segue para sanção do executivo. A assessoria de comunicação da prefeitura da cidade disse que ainda não recebeu o documento, mas que logo que isso acontecer o projeto deve ser aprovado e publicado no Diário Oficial do município.

Conquista: Jovem de Itapetinga é morto durante assalto

Quinta | 25.05.2017 | 09h14


Foto: Reprodução

Natural de Itapetinga, o assaltante de nome Elias Silveira tentou cometer um assalto contra um caminhoneiro na localidade conhecida como “Borracha Queimada”, Bairro Conjunto da Vitória em Vitória da Conquista, na noite dessa quarta (24). Elias, juntamente com outro bandido, deram voz de assalto na porta da casa de um caminhoneiro, que tentou fechar o portão, e os bandidos efetuaram vários disparos contra o homem. Na tentativa de matar o caminhoneiro, supostamente, o bandido pode ter sido baleado por acidente pelo comparsa. Ferido, Elias acabou perdendo muito sangue, morrendo no local com uma pistola .380 nas mãos. O caminhoneiro que foi baleado pelos bandidos, foi socorrido pelo SAMU 192 e se encontra hospitalizado. O assaltante é natural de Itapetinga, mas, segundo denúncias, juntamente com outros elementos estavam envolvido em inúmeros crimes na cidade de Vitória da Conquista, entre eles tráfico de drogas e assaltos.

OAB protocola pedido de impeachment de Temer nesta quinta (25)

Quinta | 25.05.2017 | 08h30


Foto: Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve entregar na tarde desta quinta-feira (25) o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. O Conselho Federal da OAB já havia decidido no domingo (21) apoiar o impeachment e formular pedido a ser protocolado na Câmara dos Deputados. Para o presidente da OAB, Carlos Lamachia, Temer cometeu crime de responsabilidade ao não informar às autoridades competentes o teor da conversa que teve com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, no Palácio do Jaburu, no início de março. Joesley gravou conversa e entregou cópias do áudio à Procuradoria-Geral da República (PGR), com a qual firmou acordo de delação premiada, já homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para a Ordem, Temer infringiu o Artigo 116 da Lei do Servidor Público - crime de prevaricação. O Palácio do Planalto informou que não vai comentar o pedido da OAB. “A OAB levou em consideração as manifestações do presidente da República, que em momento algum desqualifica o que foi dito na conversa. Desqualifica, sim, o seu interlocutor”.

Oportunidade: Ibge prorroga inscrições até sexta-feira(26)

Quinta | 25.05.2017 | 08h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até as 23h59 de sexta-feira (26/5) o período de inscrições para 24.984 das 26.023 vagas oferecidas no concurso que selecionará profissionais de todos os níveis de escolaridades para trabalharem no Censo Agropecuário 2017. O prazo inicial estava previsto para terminar terça (23/5). Os interessados devem se cadastrar acessando o site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no endereço: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/ibge-pss . As taxas custam de R$ 22 a R$ 39,50. Do total de chances em disputa no concurso do IBGE, 5% são reservadas a pessoas com deficiência e 20% a candidatos negros