Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Projeto sobre atribuições dos agentes de saúde e endemias é aprovado em comissão

Segunda | 29.05.2017 | 09h29
Autor: Joana D'Arck | Assessoria Parlamentar


Foto: Divulgação

Comissão Especial da Câmara Federal aprovou, na quarta-feira (24), o projeto de lei nº 6.437/2016, que dispõe sobre as atribuições das profissões dos agentes comunitários de saúde e de endemias, tendo como forte apoiador o deputado Waldenor Pereira que, na condição de membro titular, participou da discussão nacional e da sua votação. Ele também prestigiou a homenagem​ da comissão à ex-presidente da federação da categoria, Rute Brilhante que faleceu recentemente. O projeto aprovado por unanimidade na comissão especial ainda vai à apreciação em plenário. Ele trata também sobre o grau de formação profissional e estabelece as condições e tecnologias necessárias para a implantação dos cursos de aprimoramento dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. Antes da aprovação no colegiado, o PL foi discutido em audiências públicas realizadas nas capitais, inclusive Salvador, no dia último 17 de abril, quando o deputado Waldenor e outros membros da comissão ouviram agentes comunitários de saúde dos diversos municípios do estado, que lotaram o auditório da Assembleia Legislativa da Bahia. Na homenagem à Rute Brilhante, Waldenor reafirmou o apoio à luta das categorias, cuja luta ele acompanha desde quando era deputado estadual e os agentes lutavam pela regulamentação da profissão, que exigiu alteração de emenda constitucional, já que se trata de exceção à regra que exige concurso público para contratação de servidor público, pois o principal requisito do agente comunitário de saúde é o seu pertencimento à comunidade onde presta o serviço.

Benefícios do sono depois do almoço

Domingo | 28.05.2017 | 18h00


Foto: Ilustração

Os médicos confirmam: aquela vontade irresistível de tirar uma soneca depois do almoço faz bem. Mas atenção – são só 40 minutos. E o que comer antes de dormir? Quanto tempo esperar para dormir depois do jantar? Para tirar todas as dúvidas, convidamos o endocrinologista Bruno Halpern e a nutricionista Lara Natacci ao Bem Estar desta sexta-feira (26). Segundo o endocrinologista, quanto menos comermos à noite, melhor é para o organismo e também para ter uma boa noite de sono. Isso porque o corpo é feito para trabalhar durante o dia e descansar à noite. Se por um lado comer e dormir em seguida à noite não é legal, comer e tirar uma soneca depois do almoço traz muitos benefícios, como a melhora da atenção e até da performance. Essa cochilada de 15 a 40 minutos é reparadora para o organismo. Não prejudica a digestão porque o metabolismo está funcionando normalmente e também porque não dá tempo de entrar em sono profundo.

Veja como se organizar para produzir mais

Domingo | 28.05.2017 | 16h00
Autor: Correio da Bahia


Foto: Ilustração

Passar horas com ocupações no ambiente de trabalho nem sempre é sinônimo de produtividade. Produzir é fazer o necessário para cumprir uma meta com a menor quantidade de recursos possível, o que inclui o tempo. Se a atividade não te leva em direção ao que é demandado, talvez ela seja algo secundário que pode ser programado para outro momento ou até eliminada. Para Geronimo Theml, coach e idealizador da Academia de Produtividade, o primeiro passo é ter clareza. “Em Alice no País das Maravilhas, ela vem saltitante, encontra o gato e ele pergunta pra onde ela vai. Ela não sabe. ‘Se você não sabe, qualquer caminho serve’”. Segundo ele, “quando se sabe o que quer, o que não te leva àquilo é mera ocupação e o que leva à direção é produtividade”. Quando o estresse é o causador da improdutividade, Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo e autor do livro Tríade do Tempo afirma que “o estressor às vezes não muda nada, mas o desestressor altera o ciclo”. Isso diz que esporte, música ou até uma foto na mesa do escritório ajudam a relaxar. Além disso, “a respiração feita do jeito certo também dá bom resultado”. Christian também chama atenção para os intervalos. “É preciso fazer pequenas pausas. No retorno, a pessoa terá mais ritmo”. Geronimo completa que definir o tempo de produção e descanso é individual de cada um. “É preciso testar se funciona produzir 50 minutos e parar 10, por exemplo. De toda forma, os intervalos são fundamentais”.

As quatro possibilidades se Temer sair da presidência

Domingo | 28.05.2017 | 12h00
Autor: Veja


Foto: Reprodução

Caso o cargo de presidente da República fique vago, há atualmente quatro cenários possíveis, em maior ou menor grau: renúncia de Temer, cassação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impeachment pelo Congresso ou afastamento pela Justiça por crime comum. Veja o que pode ocorrer em cada uma dessas cinco situações: Caso fique de fato sem saída e renuncie, Temer será substituído interinamente pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que terá de convocar em até 30 dias eleições indiretas, por meio do Congresso Nacional, para a escolha do sucessor. Em caso de cassação da coligação formada por Temer e Dilma em 2014, há uma disputa jurídica sobre a realização de eleições diretas (uma vez que invalidaria o resultado da disputa daquele ano) ou indiretas, com uma ação ainda em discussão no STF. Se um relatório a favor do impedimento for aprovado, em plenário, por dois terços dos senadores, Temer é afastado. Maia assume interinamente até a conclusão do julgamento, quando, sendo Temer condenado, se sucederia a votação indireta. O Inquérito no STF acontece se a investigação for concluída com um pedido de denúncia da PGR, este vai para a Câmara dos Deputados. Se dois terços dos parlamentares aprovarem, ela é encaminhada para a avaliação do relator no Supremo, o próprio Fachin. Por fim, se ele decidir aceitar a denúncia, Temer vira réu e é afastado automaticamente do cargo até a conclusão do processo.

Risco de câncer de mama cresce com uso de bebida alcoólica

Domingo | 28.05.2017 | 10h00
Autor: Tribuna da Bahia


Foto: Ilustração

Um copo de vinho todos os dias, ou de qualquer outra bebida com mais de 10 gramas de álcool, aumenta o risco de ter câncer de mama pré e pós-menopausa em 5% e 9%, respectivamente, de acordo com relatório do Instituto Americano para Pesquisas do Câncer (AICR) e do Fundo Mundial de Pesquisas do Câncer (WCRF). A revisão informou que o exercício de alta intensidade, como correr ou andar de bicicleta com uma velocidade alta, diminui o risco do câncer de mama pré-menopausa em 17% e em 10% no pós. “Com este relatório abrangente e atualizado, a evidência é clara: ter um estilo de vida fisicamente ativo, manter um peso saudável e limitar o álcool são passos que as mulheres devem tomar para reduzir o risco do câncer”, disse Anne McTiernan, autora principal do relatório. O texto analisou 119 estudos, somando dados de 12 milhões de mulheres e 260 mil casos da câncer de mama. Veja outros fatores apontados pelo levantamento como risco para o câncer de mama: Estar acima do peso aumenta o risco de ter câncer de mama pós-menopausa, tipo mais comum. Mães que amamentaram têm menos risco de contrair o tumor no seio. Maior ganho de peso durante a vida adulta aumenta a chance de câncer. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com mais de 252 mil casos por ano. O instituto americano afirma que um em cada três casos poderiam ser evitados com limitação do uso de álcool, atividades físicas e peso saudável.

Bahia: Dois adolescentes desaparecem no mar após tentarem busca bola

Sábado | 27.05.2017 | 18h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Ilustração

Dois adolescente de 14 e outro de 17 anos que jogavam futebol na praia da Barra, em Salvador, na noite de sexta-feira (26), desapareceram no mar após terem entrado para buscar uma bola, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu por volta das 20h30, na Avenida Oceânica, próximo ao Barracenter. Os adolescentes jogavam bola com um grupo de jovens. Um outro adolescente que participava do jogo com eles entrou no mar, também para tentar busca a bola, e conseguiu retornar, mas os dois não voltaram. A Capitania dos Portos fez buscas no local na noite de sexta, mas não conseguiu encontrar os dois menores. As buscas foram retomadas na manhã deste sábado (27). Também participam da tentativa de localizar os jovens o Gmar, o Graer e o núcleo de mergulho dos Bombeiros.

Itabuna: Homem pula do 3º andar de fórum ao saber que seria preso

Sábado | 27.05.2017 | 16h00


Foto: Reprodução

Um homem suspeito de agredir a mulher se jogou do terceiro andar do Fórum Rui Barbosa, na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, durante uma audiência de instrução, após saber que ia ficar preso. O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (26). Mário Lima Vasquez, de 55 anos, ficou sabendo da prisão preventiva decretada durante a audiência e, depois, se jogou do prédio. A polícia informou que está apurando se ele teve um surto e tentou o suicídio ou se teria se jogado para fugir da prisão. Após a queda, o homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Base de Itabuna com escoriações. Ele foi medicado na unidade de saúde e, depois, levado para o conjunto penal. A polícia não deu detalhes sobre a agressão que ele teria cometido contra a companheira. Também não informou quando o crime ocorreu e nem qual foi a motivação.

Bandidos armados assaltam bar na zona rural de Dom Basílio

Sábado | 27.05.2017 | 14h00


Foto: L2

Bandidos assaltaram um bar localizado na comunidade de Várzea do Engenho, na zona rural do município de Dom Basílio, na noite desta sexta-feira (26). Conforme informações apuradas pela reportagem do L12 Sudoeste, dois bandidos armados, que chegaram em uma motocicleta, entraram no bar e ordenaram que todos se deitassem no chão, colando a arma na cabeça das vítimas. Ainda, segundo informações foram subtraídos aproximadamente a quantia de R$ 3.000,00 do proprietário do bar. Após o roubo os bandidos evadiram-se do local tomando destino ignorado.

Morre vítima de capotamento na serra das almas, trecho entre Livramento e Rio de Contas

Sábado | 27.05.2017 | 12h06
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução- L12

Um acidente de trânsito foi registrado na Serra das Almas, trecho da BA-148, que liga  Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas na manhã desta sexta-feira (26). Manoel Moreira Santos, que reside na zona rural de Rio de Contas, perdeu o controle do veículo e acabou caído em uma ribanceira às margens da rodovia. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU, sendo conduzido à UPA 24h de Livramento de Nossa Senhora e a notícia da sua morte foi vinculada no final da tarde. O paciente havia dado entrada na emergência e foi prontamente atendido pela equipe médica e de enfermagem, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. As causas do acidente não foram apuradas, mas aparentemente o motorista perdeu o controle do automóvel em que dirigia vindo a capotar e cair em uma ribanceira. A necropsia é realizada na DPT de Brumado. 

Enfermeira brumadense morre na madrugada de hoje (27)

Sábado | 27.05.2017 | 11h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução/Rede social

A enfermeira brumadense Keila Franciole Lima (34), havia passado por uma cirurgia de retirada de um cisto, mas acabou tendo uma complicação pós-operatória que evoluiu para um quadro grave de embolia pulmonar. Ela que tinha tido alta após a cirurgia, apresentou fortes dores no abdómen em sua residência, sendo levada novamente para o Hospital Municipal de Brumado. Como o quadro clínico se agravou, ela foi transferida para uma UTI do município de Itapetinga, mas, infelizmente veio a falecer às 4h45m da madrugada de hoje (27). Keila deixa esposo e um filho de 08 anos. A confirmação de seu falecimento causou uma grande comoção nos brumadenses, já que ela trabalhou por muitos anos na rede municipal de saúde e era uma excelente profissional. 

Itabuna: Ministério Público recomenda que prefeito exonere mulher e sobrinho

Sábado | 27.05.2017 | 10h00


Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou ao prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, a exoneração da mulher dele, Sandra Neilma, do cargo de secretária de Assistência Social, e do sobrinho dele, Dinailson Nascimento, que é secretário de Administração da cidade. Segundo o Ministério Público, além de parentes, os dois não têm qualificação técnica para os cargos que ocupam. Tanto Sandra quanto Denilson têm apenas o Ensino Médio completo, o que inviabiliza a manutenção deles no cargo, de acordo com o MP-BA. O autor da recomendação foi o promotor Inocêncio Carvalho, titular de Itabuna. Segundo o G1, o MP informou que o prefeito disse não pretende atender às recomendações. O Ministério Público afirmou que, com isso, vai entrar com uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o chefe do poder executivo. A defesa do prefeito argumenta que para ocupar esses cargos é necessário, apenas, ter experiência. Conforme a Procuradoria, a mulher e o sobrinho do prefeito já exerceram cargos semelhantes em gestão anteriores.

Conta de luz terá bandeira verde no mês de junho

Sábado | 27.05.2017 | 08h14


Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária de junho será verde. Dessa maneira, não haverá cobrança extra na conta de energia no mês que vem. Em abril e maio, a bandeira tarifária ficou na cor vermelha, patamar 1, e os consumidores pagaram uma taxa extra de R$ 3 a cada 100 kWh consumidos. Segundo a Aneel, "os fatores que contribuíram para o retorno da bandeira verde foram a maior afluência das vazões que chegaram aos reservatórios das hidrelétricas em maio de 2017 e a perspectiva de redução do consumo de energia elétrica." Em abril, o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, havia afirmado que a tendência era que a bandeira tarifária continuasse vermelha até novembro. Isso porque as regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão as principais hidrelétricas do país, já estavam entrando no período seco, que dura até o mês de novembro.

Brumado tem Campanha de Vacinação contra Gripe prorrogada até o dia 9 de junho

Sexta | 26.05.2017 | 20h08
Autor: PMB


Foto: Divulgação

Por determinação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) foi prorrogada até o dia 9 de junho de 2017 com o objetivo de que o país cumpra a meta de imunização estabelecida. Até o momento, somente 60,5% dessa cobertura foi atingida. Durante esse período, o público alvo deve se dirigir aos postos de saúde do município, de posse da caderneta de vacinação, para ser vacinado. Fazem parte do público alvo: indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e professores das escolas públicas e privadas. Para você que faz parte do público alvo e ainda não se vacinou, não perca o novo prazo. 

Enem: Veja como se planejar para ir bem na prova

Sexta | 26.05.2017 | 18h00
Autor: Brumado Urgente


Foto: Divulgação

O período de inscrição já acabou e agora já dá para começar a abrir os livros e repassar o conteúdo. Marcado para os dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos, o exame terá quatro provas objetivas, além da redação. Em editoria publicado a algumas dias atrás, o site do G1 passa dicas importantes para você que vai prestar o exame, se sai bem na prova. Veja no link a seguir as dicas do site. http://g1.globo.com/especial-publicitario/educa-mais-brasil/estudar-para-transformar/noticia/2017/05/planejar-o-cronograma-de-estudos-com-antecedencia-ajuda-ir-bem-no-enem.html

Taisan Auto: Gol 1.0 City Completo 2015-2016

Sexta | 26.05.2017 | 16h30


O Gol 1.0 City Completo 2015-2016 da Volkswagen é uma das versões mais acessíveis do compacto campeão de vendas do Brasil, configurando-se em uma das opções mais vendidas da linha Gol em face de uma combinação de preço competitivo, itens básicos de conforto, durabilidade, bom acabamento e prazer ao dirigir. Visite a loja e confira! Lembrando que o IPVA de 2017 já vem pago. A Taisan fica localizada na Avenida Centenário, número 853, Bairro Novo Brumado, ligue no número (77) 3441-5515 ou acesse www.taisanauto.com.br para saber mais. 

Seis são flagrados em condições de trabalho degradantes na Bahia

Sexta | 26.05.2017 | 16h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Ao menos seis trabalhadores foram encontrados em condições degradantes de trabalho em uma fazenda na cidade de Cardeal da Silva, na Bahia. Um deles era mantido em condição análoga à escravidão e foi libertado. O trabalho destes indivíduos era cortar mata nativa para produção clandestina de carvão. A remuneração era absurda, para cada saca de carvão produzido pelos trabalhadores era recebido apenas R$ 7, totalizando cerca R$ 200 por semana, o que não garantia o pagamento de um salário mínimo mensal. Também foi constatado pela SRTE-BA que os trabalhadores contratados possuíam dívidas com alimentação com o empregador. Um caderno com débitos foi encontrado, o que comprova a denúncia. O proprietário da fazenda situada em Cardeal da Silva não compareceu à audiência designada na quinta-feira (25), quando deveria assinar a carteira de trabalho dos empregados e quitar todos os créditos trabalhistas. Devido ao não comparecimento, o Ministério Público do Trabalho entrou com ação civil pública solicitando indenização no valor de R$ 2 milhões, além de solicitar à Justiça do Trabalho a desapropriação da terra, pelo fato dela estar sendo utilizada para fins ilícitos. De acordo com a SRTE-BA, os empregados dormiam em barracos improvisados de madeira e lona, sem colchões, no meio da mata atlântica, em contato com insetos e outros animais. A superintendência ainda informou que as necessidades fisiológicas dos empregados eram feitas a céu aberto. Além disso, eles não tinham direito a tomar banho ou beber água potável, e conviviam com escassez de alimentos. Eles também eram submetidos a consumir carne conservada em sal.

Homem é preso por tráfico e é acusado de estupro por 4 adolescentes na Bahia

Sexta | 26.05.2017 | 15h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Um homem que havia sido preso por tráfico de drogas na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste da Bahia, foi acusado por quatro adolescentes de estupro logo depois de ter sido localizado. De acordo com a delegacia da cidade, o suspeito, Gilmárcio Souza Rocha, de 31 anos, foi preso na última semana e apresentado pela polícia na quarta-feira (24). Ele é natural do município de Uibaí, que fica na região de Irecê, no norte do estado. Conforme as investigações, o suspeito abordava às vítimas na rua e as levava para um local afastado, no bairro Conquista. Segundo a Polícia Civil, na casa onde o suspeito mora foram encontradas roupas que foram descritas pelas vítimas como sendo as utilizadas por ele durante os crimes. A polícia disse que investiga agora se o homem cometeu outros abusos e se agia sozinho ou com a ajuda de um comparsa.