Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Bahia: Alunos são apreendidos e jovem é preso por furtar televisores em escola

Terça | 30.05.2017 | 15h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Um jovem de 19 anos foi preso e quatro adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, foram apreendidos suspeitos de envolvimento no furto de aparelhos eletrônicos em uma escola na cidade de Amargosa, a cerca de 240 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Civil, os menores são estudantes da escola. A prisão e as apreensões ocorreram na segunda-feira (29), mas as informações só foram divulgadas nesta terça (30). Na ação, foram furtados dois televisores, dois notebooks, uniformes de alunos e uma lanterna, da Escola Estadual Santa Bernadete, no dia 21 de maio. Os objetos, que foram recuperados pela polícia, já foram devolvidos à escola. Os menores apreendidos foram ouvidos na unidade policial e encaminhados ao Ministério Público (MP). De acordo com a polícia, eles disseram que pretendiam vender os objetos furtados. O rapaz de 19 anos, que ainda não possuía antecedentes criminais, foi autuado em flagrante pelo furto e vai responder também por crime de corrupção de menores. Ele está custodiado na carceragem da Delegacia de Amargosa, à disposição da Justiça.

Bahia: Ex-candidato a vereador é morto a facadas em Ilhéus

Terça | 30.05.2017 | 14h00
Autor: Itabuna 24h


Foto: Reprodução

O ex-candidato a vereador João Batista Moreira da Silva foi assassinado a golpes de faca, na noite de segunda-feira (29), no Residencial Sol e Mar, em Ilhéus. De acordo com informações, João estava conversando com uma mulher, quando levou um golpe de faca na virilha. A vítima chegou a ser levada para o Hospital Geral Luiz Viana Filho, porém faleceu a caminho do centro cirúrgico. João da Mercearia, assim como era conhecido na urna, candidatou-se a vereador de Ilhéus pelo PSL em 2016 e obteve 49 votos. Conforme informações, o homem que desferiu a facada em João é negro, com aproximadamente 1 metro e 75 centímetros de altura. A polícia procura o autor do homicídio, no qual já identificado por moradores. Ainda não se sabe a motivação para o crime.

Acidente com retroescavadeira deixa uma pessoa morta e três feridas em Contendas

Terça | 30.05.2017 | 13h30
Autor: Informe Barra


Foto: Reprodução

Um acidente ocorrido na tarde de sábado (27), na Fazenda Aliança, em Contendas do Sincorá, deixou como vítima fatal, Ailton Bastos, 34 anos. Segundo informações obtidas pelo Informe Barra, quatro pessoas estavam numa retroescavadeira, quando, ao subir um morro, a máquina voltou de ré e, mesmo o operador tentando controlar, a máquina acabou tombando. Ailton Bastos que estava com mais três pessoas acabou morrendo, os outros não tiveram ferimentos graves. O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde passou por necropsia e posteriormente foi liberado aos familiares para fazer o sepultamento. A Polícia Militar e Civil também estiveram no local realizando os procedimentos de praxe.

Oportunidade: Vende-se excelente residência no bairro Nobre em Brumado

Terça | 30.05.2017 | 13h00


Foto: Divulgação

O sonho de morar bem é uma meta a ser alcançada, e, dentro deste contexto de realização de sonhos é que há uma casa de excelente padrão e construída com fino acabamento à venda na Rua Olegária Augusta Viana, nº 406, Bairro Nobre. A residência possui dois pavimentos que totalizam 175 m² de área construída e que são compostos por 10 cômodos, sendo; 3 quartos, em que um possui suíte com banheira de hidromassagem e closet, banheiro social no pavimento térreo, sala ampla, cozinha espaçosa e com armários planejados e construídos com materiais de alto padrão, área externa com lavanderia, lavabo e ducha, garagem para 2 carros. Todo o piso é em porcelanato de primeira. A residência está impecável, pronta para morar imediatamente, ligue agora mesmo para o fone 77 9-9922-0060 e agende uma visita.        

Adolescentes reagem a assalto e são mortos em condomínio em Feira de Santana

Terça | 30.05.2017 | 12h00


Foto: Reprodução

Dois adolescentes, de 16 e 17 anos, foram mortos a tiros durante um assalto no condomínio Alto do Rosário, bairro Mangabeira, em Feira de Santana, cidade a 100km de Salvador. Segundo o delegado Gustavo Coutinho, que investiga o caso, os jovens reagiram e foram baleados pelos bandidos. O crime ocorreu na noite de domingo (28), e os dois homens apontados de terem cometido o crime foram presos nesta segunda (29). Ainda de acordo com as investigações, os adolescentes estavam no condomínio quando foram abordados por dois criminosos, que pediram os pertences. O delegado relata que eles reagiram à ação criminosa, na tentativa de desarmar o bandido, e foram baleados pelo criminoso que estava com um revólver. Segundo a polícia, uma mulher também ficou ferida durante ação e foi encaminhada para um hospital. Durante a ação, os bandidos conseguiram roubar os celulares das vítimas, e os aparelhos foram recuperados com a prisão da dupla nesta segunda-feira.

Parlamentares fazem giro em Salvador por oferta de água e luz e apoio ao esporte e agricultura em Palmas de Monte Alto

Terça | 30.05.2017 | 11h00
Autor: Joana d'rck Cunha Santos


Foto: Divulgação

A ampliação de oferta de água, de luz elétrica e o apoio à agricultura familiar na zona rural do município de Palmas de Monte Alto foram as reivindicações levadas aos órgãos e secretarias​ do estado, no giro pela capital feito pela vereadora Adenúsia Araújo, nesta segunda, 29, na companhia dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual). Outras demandas apresentadas foram o apoio ao esporte local e a destinação de equipamentos para escolas municipais. Os deputados e a vereadora começaram a ampla agenda articulada pelos mandatos com reunião na coordenação do programa Luz Para Todos, na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Também acompanhados pelo presidente do Grupo de Economia Solidária e Popular de Palmas de Monte Alto (Agesp), Moacyr Badaró, eles apresentaram ao diretor de Energia, Gilson Amado Morais, pedidos de ligação de luz elétrica para comunidades rurais. Na Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), trataram com o chefe de Gabinete, Cláudio Machado, sobre a necessidade de perfuração de poços artesianos nas localidades​de Quebra Serra, Pote, Vaquetas, Lagoa dos Patos e Bom Jardim. Na reunião com o superintendente de Desportos (Sudesb), Elias Dourado, a vereadora​ solicitou a destinação material esportivo para a Liga Desportiva Montealtense e a construção de duas quadras poliesportiva para as comunidades de Paracatu/Agrestinho e Baixa do Augusto. Em seguida, visitou, junto com os deputados, a Companhia de Ação Regional (CAR) e pediu a construção de sanitários nas escolas municipais da zona rural. 

Prazo para buscar isenção no vestibular da Uesb termina nesta terça

Terça | 30.05.2017 | 10h02


Foto: Reprodução

O período de inscrição para que os estudantes tentem isenção no vestibular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) termina nesta terça-feira (30). Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio do site da universidade. As vagas de isenção na taxa de inscrição são destinadas aos candidatos optantes e não optantes pelo sistema de reserva de vagas ou cotas adicionais (deficientes ou quilombolas), oriundos da Rede Pública de Ensino do Brasil e dos cursos pré-vestibulares comunitários e populares. Também podem se inscrever servidores da Uesb e de outras universidades estaduais e seus dependentes, estagiários, terceirizados e prestadores de serviço da Instituição. Todos os candidatos deverão obedecer aos respectivos critérios dispostos no referido Edital. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), que é responsável pela seleção, por meio do telefone (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3528-9695, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.

MP-BA entra com ação na Justiça para prefeito exonerar mulher e sobrinho em Itabuna

Terça | 30.05.2017 | 09h15
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Após a prefeitura de Itabuna, no sul da Bahia, informar que não iria atender a recomendação do Ministério Público (MP-BA) de exonerar a mulher e o sobrinho do atual prefeito de secretarias municipais, o órgão informou que entrou com uma ação civil na Justiça pedindo a suspensão da nomeação dos dois e também por ato de improbidade administrativa contra o chefe do poder executivo. O MP-BA alega que, além de parentes, a mulher e o sobrinho do prefeito Fernando Gomes não têm qualificação técnica para os cargos que ocupam. Sandra Neilma está atualmente no cargo de secretária de Assistência Social e Dinailson Nascimento é secretário de Administração da cidade. Tanto Sandra quanto Denilson têm apenas o Ensino Médio completo, o que inviabiliza a manutenção deles no cargo, de acordo com o entendimento do MP-BA. Com a ação civil aberta pelo MP, o caso agora tem que ser decidido na Justiça. A prefeitura de Itabuna informou, nesta segunda-feira, que assim que for notificada vai recorrer da decisão.

IPVA: Termina hoje (30) desconto de 5% para placas de final 5

Terça | 30.05.2017 | 08h30
Autor: Brumado Urgente


Foto: Reprodução

Para quem deseja obter os 5% de desconto no IPVA, vence hoje (30) o prazo para os contribuintes que possuem veículos com placas de final 5 pagarem em cota única. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) lembra que existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira também no dia 30 de maio. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única sem desconto, a data limite é 31 de julho. Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Também neste mês de maio, os proprietários de veículos de placas de finais 3 e 4 que optaram pelo parcelamento devem estar atentos ao pagamento da segunda cota, que vence nos dias 29 e 30, respectivamente. Além disso, no dia 29 também vence o prazo para pagamento em cota única, sem desconto, do imposto devido pelos veículos com placas de final 2. 

Ex-tesoureiro petista João Vaccari vira réu em mais um processo

Segunda | 29.05.2017 | 20h00


Foto: Reprodução

A Justiça Federal em Brasília acolheu denúncia do Ministério Público contra João Vaccari Neto, ex-diretores da Funcef e empresários ligados à Engevix. Os procuradores identificaram um rosário de traficâncias envolvendo o Fundo de Investimento em Participações Cevix. Trata-se da primeira denúncia originária da Operação Greenfield. Entre as acusações há gestão fraudulenta e temerária, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro que geraram um prejuízo de 402 milhões de reais ao fundo de pensão.

Itabuna: Mulher é achada morta com marcas de tiros e ex é principal suspeito

Segunda | 29.05.2017 | 18h00
Autor: G1 Bahia


Foto: Reprodução

Uma mulher de 34 anos foi encontrada morta no bairro Parque dos Rios, no município de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, na noite do último sábado (27). De acordo com a polícia, o corpo apresentava várias marcas de tiros. A autoria e motivação do crime ainda são investigadas, mas conforme o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna, o ex-marido é o principal suspeito. Apesar disso, ele foi o responsável por retirar o corpo da vítima do local. Ainda segundo o DPT, o corpo dela foi levado para perícia e um homem que seria cunhado dela tentou retirar o corpo, mas não teve autorização por não ser parente de primeiro grau. O crime é investigado e até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

PM de Tanhaçu capota veículo na Ba142, após retornar do trabalho em Ibicoara

Segunda | 29.05.2017 | 17h00
Autor: Informe Barra


Foto: Reprodução

Na madrugada de hoje (29), um policial militar capotou o veículo na Ba – 142, trecho entre Ituaçu e Tanhaçu. Segundo informações, o PM Santana, retornava para sua residência em Tanhaçu após ter trabalhado a noite toda na cavalgada de Ibicoara, onde é lotado. Faltando 02 km para chegar em Tanhaçu, em frente a Fazenda Vovó Ilza, ele perdeu o controle da direção e o veículo capotou. O mesmo foi socorrido por Elias Nascimento Gama, motorista de van que faz linha de Ituaçu  para Tanhaçu e encaminhado ao hospital de Tanhaçu. Ainda segundo informações obtidas pelo Informe Barra, o pm será transferido para Vitória da Conquista com suspeita de fratura na costela.

Morre professor do curso de Letras da Uesb de Conquista

Segunda | 29.05.2017 | 16h00
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

Faleceu nesta segunda-feira (29), Michael Douglas. Ele era professor do curso de Letras na Universidade Estadual do Sudoeste (UESB). Michael Douglas era natural de Minas Gerais, mas já morava em Vitória da Conquista há anos. Michael Douglas tinha muitos amigos dentro e fora da UESB. As primeiras informações dão conta de que ele foi vítima de uma parada cardiorrespiratória. O corpo vai ser velado na casa de familiares, no bairro Vila Serrana I. 

Site do Sisu apresenta problemas e Mec orienta troca de senha

Segunda | 29.05.2017 | 15h00


Foto: Reprodução

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano começaram nesta segunda-feira (29) no site http://sisu.mec.gov.br.  Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 1º de junho. Nas redes sociais, houve relatos de dificuldades para acessar o Sisu. É o segundo problema com o Sisu no ano: no primeiro semestre, as falhas que duraram dois dias afetaram principalmente alunos que fizeram a 2ª aplicação do Enem. Em nota, o Ministério da Educação e o Inep informaram que "identificaram um problema no cadastro das senhas de alguns usuários do Sisu e já estão orientando esses estudantes que tiveram dificuldade a alterarem a senha no site do INEP (www.enem.inep.gov.br/participante)  para solucionar o problema".

Mercado vê inflação mais alta e PIB menor após denúncias contra Temer

Segunda | 29.05.2017 | 14h00
Autor: G1


Foto: Ilustração

O Mercado financeiro começou a ajustar suas estimativas para a economia após as denúncias de executivos da JBS de que o presidente Michel Temer teria dado aval para a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. As previsões de inflação para 2017 e para 2018 subiram e as estimativas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) recuaram. As expectativas dos analistas do mercado financeiro foram coletadas pelo Banco Central na semana passada e divulgadas nesta segunda-feira (29) por meio do relatório de mercado, também conhecido como Focus. A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e deve ser perseguida pelo Banco Central, que, para alcançá-la, eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic). Pelo sistema vigente no Brasil, a meta de inflação é considerada formalmente cumprida quando o IPCA fica dentro do intervalo de tolerância também fixado pelo CMN. Para 2017, esse intervalo é de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima do centro da meta. Assim, o BC terá cumprido a meta se o IPCA terminar este ano entre 3% e 6%. Já para 2018, a previsão do mercado financeiro para a inflação avançou de 4,34% para 4,40%. O índice segue abaixo da meta central (que também é de 4,5%) e do teto de 6% fixado para o período.

Apae recebe doação de alimentos arrecadados no I Torneio de Futsal Maio Amarelo

Segunda | 29.05.2017 | 13h00
Autor: PMB


Foto: Divulgação

Na última semana, representantes da Superintendência Municipal de Trânsito de Transportes (SMTT), da 18ª Ciretran, Polícia Civil, Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram para entrega dos alimentos arrecadados durante o I Torneio de Futsal Maio Amarelo. Todos os alimentos foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae. O Superintendente Interino de Trânsito e Transportes, André Cardoso, disse que o setor pretende se engajar na promoção de mais eventos dessa natureza.

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina nesta quarta-feira (31) em Brumado

Segunda | 29.05.2017 | 12h00


Foto: Divulgação

Na Bahia, a campanha de vacinação contra a febre aftosa termina nesta quarta-feira (31). Nessa fase, deve ser vacinado todo rebanho bovino e bubalino (búfalos). Os produtores rurais devem adquirir quantitativo de doses de vacinas compatível com o rebanho a ser vacinado em casas revendedoras cadastradas na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Após a vacinação, de posse do cupom fiscal de compra da vacina e da lista dos animais vacinados por sexo e faixa etária, eles têm de fazer a declaração obrigatória no escritório da Adab. Em Brumado, o escritório fica localizado na Rua Euclides da Cunha, 120, Centro. Para oficializar a vacinação é obrigatória a declaração. O objetivo é manter a proteção do gado e diminuir o risco de contágio dos animais pelo vírus.

Conquista: Servidores rejeitam proposta e continuam em greve

Segunda | 29.05.2017 | 11h00
Autor: Blog do Rodrigo Ferraz


Foto: Reprodução

Na manhã de hoje (segunda-feira) os servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista rejeitaram a proposta oferecida pelo poder público municipal e decidiram manter a greve por tempo indeterminado. O encontrou aconteceu na própria sede da entidade. Na reunião realizada na última sexta (26), o prefeito Herzem Gusmão (PMDB), anunciou aumento de 5%. sendo agora 2% e 3% em setembro, aumento de 25% no Vale-alimentação. Garantiu subsidiar o plano de saúde do servidor bem como o programa de habitação. Outra vantagem seria a distribuição dos primeiros R$ 5 milhões de arrecadação com o Refis. Mas a assessoria jurídica do sindicato, informou que o reajuste salarial ainda está abaixo da inflação e decide manter a greve.