Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Cobrança de vistoria realizada no Detran baiano gera conflito político entre situação e oposição

Quarta | 01.04.2015 | 16h21


(Foto: Reprodução)

O deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) afirmou nesta quarta-feira (1/4) que a cobrança da vistoria veicular pelo Detran é inconstitucional. Em reunião com o líder da bancada de oposição, deputado Sandro Régis (DEM), o peemedebista mostrou um decreto legislativo, de autoria dos parlamentares do PT na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que impediu a cobrança naquele estado. "Não podem haver dois entendimentos sobre essa matéria. Quem pode legislar sobre isso é a União. O PT no Mato Grosso do Sul entendeu dessa forma. O PT da Bahia quer ir contra a Constituição? Espero que o governo volte atrás nessa cobrança", disse Herzem Gusmão.  O deputado afirmou que a bancada de oposição na Assembleia da Bahia vai ingressar na Justiça contra a cobrança, alegando a inconstitucionalidade. "Agora querem elevar em quase 130% o valor da taxa, que não é legal. Vamos lutar na Justiça para impedir que o cidadão seja lesado dessa maneira".

Atleta da Seleção Brasileira de Tae Kwon Do é integrante de projeto social da PM da Bahia

Quarta | 01.04.2015 | 15h05
Autor: 2º BPM/Ilhéus


(Foto: Reprodução Facebook)

Neste final de semana, 28 e 29 de março foi realizado na cidade de Betim, em Minas Gerais a seletiva de Tae Kwon Do, evento que reúne os melhores e mais bem ranqueados atletas do país em 2014 para definir a Seleção Brasileira de todas as categorias de idade e que representará o país em todos os eventos internacionais em 2015.O atleta Diego Figueredo integrante do projeto social desenvolvido pelo capitão PM Leandro Ferreira do 2º BPM/Ilhéus, sagrou-se campeão da seletiva na categoria juvenil 51 kg, garantindo a vaga de titular da seleção brasileira e confirmando presença no campeonato pan-americano que será realizado no Canadá em setembro. O projeto realizado em Ilhéus foi contemplado em 2013 como campeão do prêmio Servidor Cidadão e atende 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em bairros periféricos do município. O projeto já possuiu atletas na seleção baiana competindo em nível nacional, mas pela primeira vez tem um de seus integrantes na seleção brasileira, sendo inclusive o único baiano campeão no evento.

Brumado: Disponibilizadas para apreciação da população Contas Públicas do Executivo e do Legislativo

Quarta | 01.04.2015 | 14h52
Autor: ASCOM/CMB/Eliana Costa


As contas já estão disponíveis para a análise da população (Foto: Divulgação)

Atendendo ao que determina a Constituição Federal em seu Artigo 31 § 3º que diz - Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei. § 3º - As contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da Lei – está disponível a partir de 01 de abril de 2015 a prestação de contas do Exercício de 2014 da Casa legislativa e da Prefeitura Municipal de Brumado. As pastas contendo todo o material se encontram na secretaria da Câmara e poderão ser verificadas no horário das 08h00 às 14h00, de segunda a sexta-feira, salientando que em virtude do feriado o expediente se encerrará hoje, 01 de abril às 14h00 e retornará na segunda-feira, 06.04.O presidente do legislativo, vereador Alessandro Lôbo e Silva destaca a importância da disponibilização das Contas para que todos possam ter conhecimento dos recursos do Município e suas aplicações, assim como do legislativo brumadense, atestando a transparência e o comprometimento com as verbas públicas. “A análise e apreciação, assim como o questionamento da legitimidade é um direito assegurado a todo cidadão e ficaríamos muito satisfeitos se todos tivessem a consciência desse direito e realmente o usufruíssem, pois desta forma poderiam contribuir de forma mais direta no desenvolvimento e crescimento de sua cidade”, pontuou. 

A partir desta quarta (01), empregador terá de pedir seguro-desemprego pela internet

Quarta | 01.04.2015 | 13h19


(Foto: Reprodução)

A partir desta quarta-feira (1º), os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio da internet. A medida pretende tornar mais rápido o atendimento e dar maior segurança às informações sobre os empregados, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Antes, a documentação era preenchida pela empresa (em guias verde e marrom) e entregue pelo trabalhador na hora de requerer o benefício. Esses formulários impressos não serão mais aceitos. Com a resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, as empresas deverão preencher os requerimentos apenas por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. 

Iphan vai avaliar estragos em casa colonial após explosão de banco

Quarta | 01.04.2015 | 11h26
Autor: G1 Bahia


Telhado da agência bancária também foi afetado pelo explosão (Foto: Sayonara Trindade / VC no G1)

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) vão avaliar os estragos após a explosão de um casarão onde funcionava a Agência do Banco do Brasil em Rio de Contas, no sudoeste do estado. A polícia ainda não tem pistas do paradeiro da quadrilha, de acordo com o delegado Jackson Trindade, em conversa na manhã desta terça-feira (1°). "O imóvel foi periciado e nós vamos iniciar o inquérito policial", comenta.A agência fica instalada em uma casa colonial de mais de 200 anos e foi destruída. O crime foi cometido por cerca de 12 homens na cidade da Chapada Diamantina, na madrugada do dia 31 de março. Segundo com o delegado Marco Torres, os criminosos estavam em um veículo modelo Doblô e chegaram atirando para o alto. Enquanto parte do grupo cercava a sede da PM, o delegado detalha que os demais realizaram a explosão dos caixas eletrônicos. A quantia roubada não foi divulgada. Com o término da ação, os criminosos fugiram em direção a uma localidade conhecida como Barragem, onde abandonaram e incendiaram o veículo usado no assalto.

Brumado: Semana Santa sem chuva; mas depois ela virá segundo a previsão

Quarta | 01.04.2015 | 10h38
Autor: Daniel Simurro | Brumado Urgente


(Fotocomposição: Brumado Urgente)

Foi um mês de março com um índice pluviométrico muito abaixo do esperado, já que, historicamente, o “mês das águas” em Brumado, honra a fama e traz chuvas muitas vezes até generosas, antes do período de estiagem que geralmente vai de abril até outubro, ou seja cerca de 7 meses, sem águas vindas dos céus. A Semana Santa, que muitas vezes é acompanhada da chuva, pelo menos, segundo a previsão da Seagri, neste ano de 2015, irá contrariar as expectativas e será de muito sol e calor até o Domingo de Páscoa (05). Mas a boa notícia é que a partir da segunda-feira (06) a previsão aponta para vários dias de chuva, porém com baixo índice milimétrico. Então para quem quer ir viajar para as cidades da região, ou mesmo ir para o meio rural, o clima estará propício para quem quer pegar uma cor e curtir uma piscina, ou até mesmo um banho de rio. 

Confira a previsão para os próximos dias (Imagem: Reprodução Seagri)

Brumado: 34ª CIPM dinamiza campanha em prol da Denúncia Anônima por meio do 190

Quarta | 01.04.2015 | 09h52
Autor: Brumado Urgente


(Composição: Brumado Urgente)

A Denúncia Anônima é uma ferramenta poderosa no combate ao crime, porém, ainda, muito pouco exercida pela sociedade, que, mesmo sendo a vítima principal da criminalidade, se omite, ou pela cultura histórica da negligência ou com medo de represálias. Em Brumado, o comando da 34ª CIPM quer mudar essa escrita negativa e pretende estimular a participação da sociedade civil a ser mais ativa nessa questão. Segundo a Assessoria de Comunicação da companhia essa campanha será muito valiosa para que o amplo planejamento de combate à violência seja ainda mais eficaz, já que a Polícia não é nem onisciente e nem onipresente, precisando de informações valiosas que só a população possui para ter uma resolutividade ainda maior às suas ações. O sigilo absoluto é garantido, o que é uma segurança para quem quer denunciar. Os dados, apesar de não serem oficiais, é que, em Brumado, o número de denúncias anônimas através do 190 ainda é muito baixo e para se reverter esse quadro é necessária uma campanha bem ostensiva como que a 34ª está realizando, que tem como lema “a luta contra a violência é uma luta de todos nós”. 

Por que 1º de abril é o dia da mentira?

Quarta | 01.04.2015 | 09h02


(Fotocomposição: Brumado Urgente)

A brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano- novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, porém, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano - em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data. Alguns gozadores começaram a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior - apelidados de "bobos de abril" - presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Com o tempo, a galhofa firmou-se em todo o país, de onde, cerca de 200 anos depois, migrou para a Inglaterra e daí para o mundo.

Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões nesta quarta-feira (01)

Quarta | 01.04.2015 | 08h52


(Imagem: Reprodução)

A Caixa Econômica Federal realiza, na noite desta quarta-feira, o sorteio do Concurso 1.691 da Mega-Sena, cujo prêmio é estimado em R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas da loteria. Além do montante principal, que pode render quase R$ 158 mil por mês caso seja aplicado em uma caderneta de poupança, a loteria ainda entrega prêmios secundários para quem acertar quatro (Quadra) e cinco dezenas (Quina). As apostas podem ser feitas em qualquer uma das mais de 12 mil casas lotéricas do Brasil até as 19h desta quarta.

'Se a PF entrar na Assembleia vair sair coisa que Deus duvida', alerta MK

Quarta | 01.04.2015 | 08h17
Autor: Metro1


Segundo Mario Kertész diz que o deputado estadual na Bahia sai mais caro que deputado federal (Foto: Reprodução)

O apresentador da Rádio Metrópole Mario Kertész criticou, nesta quarta-feira (1°), o aumento da verba de gabine na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). "Quando a Polícia Federal decidir entrar na Assembleia vai sair coisa que Deus duvida. Deputado estadual da Bahia custa mais caro que deputado federal. Não adianta Nilo [Marcelo, presidente da AL-BA] com toda ginástica que ele fez. Ele fala que a Assembleia é a segunda mais austera do Brasil. Ninguém na Assembleia é austero", afirmou.                      

WhatsApp atualiza automaticamente com função de chamadas de voz

Quarta | 01.04.2015 | 08h00


(Imagem: Reprodução)

O WhatsApp já começou a ser atualizado automaticamente para a versão que faz chamadas gratuitas pelo próprio mensageiro. Alguns usuários já estão com a novidade desde a semana passada, mas a função chegou em massa para donos de Android na segunda-feira (30). A novidade só está disponível por enquanto para esta plataforma - donos de iPhone e telefones com Windows Phone têm que esperar. Para receber o recurso, o usuário de Android precisa apenas ter a mais recente versão do app no celular (2.12.19). O aplicativo incluiu a nova função e ainda atualizou a interface, com uma aba para ligações, assim como uma para conversas e contatos. Antes desta atualização automática, o usuário precisava fazer o upgrade manualmente, baixando o arquivo APK, e precisava de convite. Os desenvolvedores prometem para breve a novidade para o iPhone.