Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "04/2014"

Retratos do Brasil: Juiz manda trazer o acusado em lombo de burro porque Polícia estava sem carro

Quarta | 23.04.2014 | 09h32
Autor: Da Redação


Confira a sentença dada pelo juiz

O juiz Celso Serafim Júnior foi obrigado a suspender uma audiência porque o acusado não compareceu ao Fórum de Mirinzal (418 km de São Luís), na última quarta-feira. Como está detido, ele precisava ser transportado pela polícia, que não tinha carro. No mesmo dia, diante de todos as pessoas que foram ao local e iriam participar da audiência, Serafim Júnior marcou uma nova audiência, para o dia 21 de maio, mas mandou um recado às polícias no município: “Saliento que na impossibilidade de haver viatura deverá a autoridade policial trazer o acusado em lombo de burro, carro de boi, charrete ou táxi”. A determinação do juiz ganhou destaque nas redes sociais e gerou discussão sobre a estrutura policial no Maranhão. O presidente da Associação de Magistrados do Maranhão, Gervásio Santos, postou a decisão no Facebook e disse que a falta de estrutura prejudica o trabalho do judiciário. Segundo Serafim Júnior, a decisão veio como uma crítica à estrutura precária da segurança pública na região e à desculpa oficial para não transportar o acusado. “Quis dizer com essa decisão que a falta de viatura não é justificativa. O texto é para quem consegue ler além. Não é legitima a falta de um material tão importante, mas não quer dizer que quero que a polícia realmente me traga no lombo de um jumento”, disse o juiz, em entrevista ao UOL. Serafim Júnior disse que é obrigação de Estado a locomoção dos presos, e que havia a data foi previamente informada às autoridades. “A delegacia está a menos de 2 km do Fórum. A audiência estava previamente agenda. É questão de gestão. Se não vai ter um carro, providencia outro, mas não deixa faltar uma viatura, não só para transportar o preso, mas para o policiamento normal”, afirmou.

Terapeuta é preso sob suspeita de ter estuprado paciente em Barreiras

Quarta | 23.04.2014 | 08h25
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Um terapeuta de 27 anos foi preso sob suspeita de estuprar uma paciente de 19 anos durante uma sessão de acupuntura e drenagem linfática em Barreiras, no oeste da Bahia, na terça-feira (22). De acordo com o delegado José Romero, o homem negou o crime e informou que a relação foi consensual. "O pai e a mãe da vítima também tinham uma consulta marcada. O pai foi atendido e voltou para casa com a mãe e a vítima ficou sozinha lá. Quando chegou a vez da jovem, ela diz que ele a segurou e cometeu o crime. Já Paulo Alves Bandeira Junior, 27 anos, alega que a relação ocorreu de forma consentida. Depois, a vítima voltou para casa e contou aos pais, que acionaram a polícia", relata o delegado. Segundo José Romero, a jovem passou por exames que confirmaram a relação sexual. A polícia vai investigar se houve estupro. O terapeuta foi autuado em flagrante e está preso no Complexo Policial de Barreiras. "É a palavra dela contra a dele. Agora ela vai passar por outros exames, além de acompanhamento psicológico", acrescenta o delegado.

TSE rejeita pedido de registro do partido Arena

Quarta | 23.04.2014 | 07h23
Autor: Da Redação


Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou ontem (22) pedido de registro do partido Aliança Renovadora Nacional (Arena). Por unanimidade, os ministros entenderam que a legenda não tem o número mínimo de assinaturas para ser criado legalmente. Mesmo se tivesse conseguido os apoiamentos, a legenda não poderia participar das eleições. O partido deveria ser efetivado até outubro do ano passado, um ano antes do primeiro turno. De acordo com a Lei Eleitoral, para obter registro, partidos precisam validar 0,5% dos votos registrados na última eleição para a Câmara dos Deputados. O número corresponde a cerca de 500 mil assinaturas, validadas pela Justiça Eleitoral, de pessoas que apoiam a criação da legenda. No pedido de criação da legenda, os encaminhadores do partido alegaram que a exigência do número mínimo de assinaturas é inconstitucional, por não ser um mecanismo adequado para demonstrar a representatividade.

Geddel minimiza candidatura de Otto Alencar e diz que sua real adversária é Eliana Calmon

Quarta | 23.04.2014 | 07h16
Autor: Brasil 247


(Foto: Reprodução)

Pré-candidato ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) afirmou que não precisará aprender a caminhar no Congresso Nacional caso seja eleito. “Eu já vou chegar trabalhando pelo estado”, disse o peemedebista em entrevista ao Bahia Notícias. “Vamos ganhar essa eleição e vou devolver para o Senado da República, digo isso com absoluta convicção, uma coisa que a Bahia perdeu há muito tempo: uma liderança nacional que tenha coragem, experiência e vontade de ser a voz da Bahia”, afirmou. O ex-ministro da Integração Nacional disse que havia sinalizado que seria o candidato do seu partido ao governo do estado, porém sua postulação não se concretizou em razão da confirmação de Paulo Souto (DEM) como nome oposicionista para disputar o Palácio de Ondina.

Brumado: Crianças aproveitam forte calor e tomam banho em fonte luminosa colocando a vida em risco

Terça | 22.04.2014 | 20h50
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Os meninos não se importaram com os avisos e continuaram por um bom tempo no local (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Em alguns casos, no imaginário infantil, o conjunto de fontes luminosas da Praça Coronel Zeca Leite pode se tornar um belo balneário, ainda mais quando o calor é convidativo. Foi justamente essa tendência recreativa que deve ter impulsionado algumas crianças a colocar em risco à própria vida e invadir uma dessas fontes neste feriado de Tiradentes em Brumado, o qual registrou mesmo temperaturas elevadas para essa época do ano. Segundo leitores do Brumado Urgente que enviaram imagens para a nossa redação, as crianças estavam desacompanhadas e não se importaram, apesar dos avisos, em se manter dentro da água por um longo período, mesmo sabendo que existiam riscos, pois a fonte possui instalações elétricas para as luzes. Segundo os leitores as crianças estavam fazendo uma espécie de protesto, pois tentaram entrar num clube da cidade, mas foram barrados. Outra reclamação foi que durante o tempo que eles ficaram na água não apareceu nenhum guarda municipal para fazer a orientação e tirá-los do local. 

Desentendimentos fazem com que Solidariedade esteja à beira de um rompimento com Rui Costa

Terça | 22.04.2014 | 20h00
Autor: Informações do Política Livre


O presidente do SDD na Bahia, Marcos Medrado, não desmente possível rompimento (Foto: Reprodução)

Depois de esperar treze dias por uma resposta a uma carta que enviou ao candidato do PT a governador, Rui Costa, o partido Solidariedade (SDD) comunicou a ele hoje formalmente que vai rediscutir, em reunião de sua executiva estadual, o apoio à candidatura do petista. As dificuldades de entendimento entre a legenda e o governo do Estado eram tudo que setores do Solidarierdade queriam para apoiar a candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo. Há seis meses o relacionamento dos líderes do SDD com o governo passou a naufragar. A situação piorou mais recentemente depois que o deputado federal Marcos Medrado, presidente estadual da agremiação, revoltou-se com o que chamou de maltrato a seu filho, Diogo, indicado para a diretoria financeira da Bahiatursa, mas não nomeado.

Funcionários da Embasa poderão entrar em greve

Terça | 22.04.2014 | 17h13
Autor: Da Redação

Funcionários da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) paralisararam suas atividades nesta terça-feira (22) em protesto contra a proposta da empresa para o Programa de Participação nos Resultados (PPR). Os empregados alegam que a empresa não está reconhecendo como deve o esforço deles para o alcance dos resultados em 2013. A Embasa está propondo um prêmio de apenas uma folha de remuneração, enquanto no ano passado o teto do benefício chegou a 1,6 folha. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae) os trabalhadores decidiram pela paralisação em uma assembleia realizada no dia 11 de abril e esperam uma nova proposta da Embasa até o dia 25, quando haverá uma nova assembleia. Caso isso não aconteça, eles irão analisar se deflagram ou não uma greve.

Senado aprova Marco Civil da Internet

Terça | 22.04.2014 | 15h06


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (22) o projeto que estabelece o Marco Civil da Internet. O texto foi aprovado com mudanças apenas de redação, com o objetivo de evitar que a matéria retorne à Câmara dos Deputados. Com isso, o relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), atende a um pedido da presidente Dilma Rousseff, que quer apresentar a proposta na quarta-feira, 23, em evento mundial sobre internet como uma contribuição brasileira para as discussões em torno dos deveres e direitos na web. Este é um dos três relatórios sobre o Marco Civil da Internet em tramitação no Senado. Os outros dois ainda estão em análise nas comissões de Fiscalização e Controle e de Ciência e Tecnologia. Os aliados do governo vão tentar apressar a votação desses outros dois pareceres nas comissões para que a matéria seja levada ao plenário ainda hoje, até o fim do dia.

Governo edita MP de R$ 4,9 bilhões para driblar obstrução do Congresso

Terça | 22.04.2014 | 14h44
Autor: Informações da Agência Brasil.

Com a decisão dos parlamentares de oposição de obstruir os trabalhos do Congresso, ante o impasse em torno da criação das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) para investigar a Petrobras, o governo editou hoje (22) uma medida provisória – a MP 642 – liberando R$ 4,9 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposta tramita no Congresso em forma de projeto de lei que está pronto para ser votado em sessão conjunta das duas Casas, mas a dificuldade para aprovação fez o governo alterar a estratégia. A MP 642 também abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o Ministério da Defesa para serem usados no apoio logístico às forças de segurança pública no Rio de Janeiro. Desde o início do mês, homens do Exército estão atuando no processo de pacificação no Complexo da Maré, na zona norte da cidade do Rio. 

Governistas podem ter resposta nas urnas, afirma Capitão Tadeu em entrevista

Terça | 22.04.2014 | 11h20
Autor: Política Livre


Foto: Isabele Nascimento/Arquivo/CBN

Em entrevista ao jornal A Tarde, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), um dos líderes do movimento grevista da PM, disse acreditar que os cerca de 30 mil policiais militares e seus familiares vão se posicionar maciçamente contra os candidatos ligados ao governo do Estado nas eleições de outubro devido à paralisação e à prisão do vereador e também líder grevista Marco Prisco (PSDB). “A tropa está muito insatisfeita com o governador Jaques Wagner. Há uma frustração muito grande”, disse ao jornal Capitão Tadeu, que, segundo A Tarde, ainda recebe críticas pelas redes sociais devido à postura de assumir a liderança dos policiais depois da prisão de Prisco. Ele declara que, ao pedir o aquartelmento dos PMs no dia em que o vereador foi preso, evitou uma tragédia, pois os PMs estavam muito irritados e começavam a surgir propostas de invasão de prédios públicos. Também relatou que avisou ao governador Jaques Wagner (PT) em dezembro do ano passado que uma greve estava prestes a explodir, mas que o petista preferiu não lhe dar ouvidos, se limitando a pedir providências contra Prisco ao Ministério Público Federal, alegando sua participação no movimento de 2012, quando soube que havia uma nova mobilização pela paralisação.

Prêmio Funarte: Lira Ceciliana Brumadense é uma das contempladas

Terça | 22.04.2014 | 11h08
Autor: Ascom LCB


O presidente da LCB, Evilázio Nascimento dos Santos recebendo a premiação da coordenadora da Funarte (Foto: Divulgação)

A Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense, representada pelo seu presidente Evilázio Nascimento dos Santos, esteve na cidade de Cachoeira, onde recebeu das mãos da coordenadora de bandas da Funarte Rosana Lemos um instrumento musical. A premiação foi realizada no dia 12 de abril, sábado, às 20h, durante o Painel Funarte de Bandas de Música. A Lira foi contemplada com cinco instrumentos através do Prêmio Funarte de Apoio a Banda de Música, sendo: 01 Bombardino, 01 saxofone tenor, 01 saxofone alto, 01 trompete e 01 trompa , marca Yamaha. Também participou do evento o sr. Lucílio Meira, músico e membro da diretoria da Lira. Fizeram parte da cerimonia de entrega dos instrumentos as seguintes pessoas: Rosana Lemos Coordenadora de música da Funarte, José Luiz Bernardo Sec. de cultura e turismo de Cachoeira, Cassio Leonardo N. de Souza Lima e Arnaldo Almeida, Funceb. O Presidente da Lira ficou muito satisfeito de mais uma conquista para o nosso município e em especial para nossa querida “bandinha” “devemos agradecer primeiro a Deus por tudo, e aos nossos esforços junto com a Diretoria e aos parceiros como: a Diretoria de Cultura na pessoa do Sr. Miguel Lima Dias e do Prefeito municipal o sr. Aguiberto Lima Dias, pelo nosso deslocamento até o município de Cachoeira”. O programa, realizado por meio de edital, vai premiar 187 bandas, provenientes, das cinco regiões do país, com um total de 751 instrumentos.

Plenária municipal: Plebiscito popular para reforma política

Terça | 22.04.2014 | 10h25
Autor: Divulgação


Divulgação

As manifestações de Junho de 2013 denotaram que há um grande fosso entre os poderes públicos e a sociedade no Brasil e que a mãe de todas as reformas para que tenhamos um país realmente justo, deve ser a reforma política, implicando em financiamento público de campanha, voto em lista e cotas para mulheres, negros, indígenas e jovens nas candidaturas dos partidos.
 

Por isso, seguindo orientação da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais, criamos o comitê municipal para realizar em Brumado, o Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, de 1º a 7 de setembro deste ano.
 

E para fortalecer essa mobilização, queremos convidá-lo(a) para uma plenária, próximo dia 29 de abril, às 19:30 horas, na Biblioteca Municipal Paulo Freire (ao lado da ENSF), nesta Cidade, onde abordaremos a seguinte pauta:
 

1-      Apresentação da proposta do Plebiscito.
2-      Definição do dia para reunião periódica do Comitê.
3-      Política financeira e de comunicação.
4-      Agenda de formação.

Comunicado: Missa de Sétimo Dia de Thierre Amaral

Terça | 22.04.2014 | 10h11
Autor: Divulgação


(Divulgação)

A família do jovem Thierre Amaral, ainda muito consternada com o seu falecimento, comunica que a Missa de Sétimo Dia da sua morte acontecerá nesta Quarta-feira, dia 23, às 07h00m na Igreja Santa Rita, localizada na Rua Donizete Alves de Lima, nº 30, no Bairro do Hospital. 

 

Economia: Conta de Água mais cara a partir de junho

Terça | 22.04.2014 | 10h02
Autor: Da Redação


Abrir as torneiras a partir de junho vai ficar mais caro. Isso porque a Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) autorizou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a implementar o reajuste anual das tarifas de água e esgoto, nos municípios onde atua, em 7,8%. O percentual será aplicado de forma linear sobre as tarifas vigentes e passará a vigorar a partir do dia 6 de junho. O valor cobrado por cada 10 metros cúbicos de água, o equivalente a 10 mil litros, aumentou em até R$ 4,40. Esse foi o caso das classes comercial/industrial e pública. Clientes residenciais pagarão até R$ 1,50 a mais por cada 10 mil litros de água. É o caso da classe residencial normal, que hoje para R$ 19,40 e passará a pagar R$ 20,90 por essa quantia de água (veja tabela completa nesta nota). Em média, o brasileiro gasta 200 litros por dia, o que significa que esses 10 mil litros são suficientes para 50 dias de um consumidor médio. Se dependesse da Embasa, o aumento na conta seria maior. No estudo encaminhado ao órgão regulador, a prestadora dos serviços pleiteou um reajuste de 12,12% (4,67% correspondem ao Índice de Reajuste Tarifário Anual – IRT -, mais 7,45% correspondente aos investimentos para a universalização dos serviços de água e esgoto). Mas a Agersa só permitiu a homologação do reajuste em 7,8% após análise dos dez indicadores de desempenho da concessionária. Segundo a Agersa, outro aspecto que foi levado em consideração, para a redução do percentual solicitado, foi a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém um número considerável de municípios cumprindo planos de racionamento de água. Ainda assim, o aumento concedido foi superior à inflação oficial de 2013, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o ano em 5,91%. Além da conta de água, o baiano passará a pagar um valor mais alto na conta de luz a partir dessa terça-feira. Esta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste médio de 15,35%.

Tomada que promete redução em até 50% no consumo de eletricidade é o sucesso do momento na web

Terça | 22.04.2014 | 09h57
Autor: Estadão Conteúdo


A tomada inteligente, que promete reduzir em até 50% o consumo de eletricidade dos aparelhos, deve ser um estrondoso sucesso de vendas. Pelo menos é isso que mostra a campanha da empresa no Indiegogo, um site de financiamento coletivo norte-americano. A campanha encerrou-se recentemente e a proposta arrecadou, ao todo, US$ 67,16 mil – cerca de R$ 146 mil. Agora, os empreendedores da Alemanha por trás da ideia iniciam conversas com possíveis empresas interessadas em desenvolver parcerias com os criadores da tomada. Eles também imaginam nos próximos meses intensificar os testes e preparar a empresa para iniciar a produção. Como funciona. Hoje, boa parte dos aparelhos eletrônicos que usamos em casa fica no standby durante praticamente o dia todo. TVs ficam em geral 20h desligadas, telefones ficam 23h, e por aí vai. É esse desperdício que o Parce quer cortar. Para isso, ele guarda informações sobre o uso do aparelho e cria um perfil de sua utilização. Nos horários em que você utiliza mais, ele não interfere. Durante a madrugada ou a jornada de trabalho, ele corta a eletricidade. Cada aparelho precisa de Parce para economizar energia. Todas as estatísticas e padrões de consumo são colocadas na internet, e você pode acessá-los de onde estiver via smartphone. Se quiser ligar ou desligar um aparelho quando estiver fora de casa, é só fazê-lo pelo seu celular. Os seus padrões de consumo também geram um histórico que pode ser monitorado.

Declarações de Gabrielli deixam Wagner em saia justa

Terça | 22.04.2014 | 09h52
Autor: Política Livre


(Foto: Reprodução)

As declarações do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, apontando responsabilidade da presidente Dilma Rousseff na compra da refinaria de Pasadena, quando ela era chefe da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da estatal, colocaram em saia justíssima o governador Jaques Wagner (PT). Gente próxima a Dilma voltou a pedir a Wagner a cabeça de Gabrielli, que ocupa o cargo de secretário estadual de Planejamento, ao passo que os lulistas de primeira hora, entre os quais se encontram o secretário de Wagner, acham que o ex-presidente da Petrobras não cumpriu mais do que sua obrigação, ao colocar, segundo eles, “os pontos nos iis”, na entrevista que deu ao Estadão.Em sua coluna Painel de hoje, a Folha de S. Paulo revela que aliados da presidente consideram que é maior do que o imaginado o estrago causado pela entrevista de Gabrielli. Temem, inclusive, que a oposição tenha ganho discurso para que uma eventual CPI da Petrobras foque sobre a responsabilidade de Dilma no caso e não no mau negócio em si. Daí a sanha dos aliados de Dilma em punir o secretário, pedindo a Wagner a sua cabeça, como já fizeram quando o assunto Pasadena veio a público pela primeira vez e a presidente Dilma disse que se baseou em documentação incompleta para aprovar a compra no Conselho de Administração da Petrobras. O problema é que Wagner é amigo tanto de Lula quanto de Dilma e a posição de Gabrielli no governo estadual não tem nada a ver com seu envolvimento no desastroso negócio executado pela estatal. Afinal, é exatamente pela compra de Pasadena que Gabrielli tem sido obrigado a vir a público constantemente dar explicações, processo em relação ao qual todas as responsabilidades, doa a quem doer, precisam realmente ser apuradas com absoluto rigor.

Brumado: Clima de muita tensão e presos à beira de nova rebelião

Segunda | 21.04.2014 | 13h14
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente

O clima de tensão produzido logo após a deflagração da Greve da PM produziu um feriado de muita preocupação em Brumado que culminou em dois homicídios em pleno Domingo de Páscoa. Segundo informações não confrimada mais dois homicídios teriam acontecido neste feriado de Tiradentes em bairros periféricos da cidade. Para colocar ainda mais pressão nessa situação, a 20ª Coorpin voltou a cena policial, onde os presos ensaiam mais uma rebelião. A atmosfera voltou a ser de terror na capital do minério e a Polícia irá ter muito trabalho para solucionar estes casos. Ainda segundo informações tiroteios estão acontecendo no Bairro do Apertado do Morro e Urbis II, o que deixa a atmosfera de muita apreensão para as próximas horas. A população espera que a Polícia envie reforços para Brumado, pois a expectativa de novos homicídios na cidade é real. 

Ótima Oportunidade: Cavalo Mangalarga Marchador

Segunda | 21.04.2014 | 11h56
Autor: Brumado Urgente


(Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A raça Mangalarga é uma das preferidas dos sertanejos, que para enfrentar os grandes desafios da caatinga necessitam de animais muito fortes e resistentes. Então, dentro destas características, surge uma oportunidade de um bom negócio, de um exemplar da raça Mangalarga Marchador, o qual é mestiço e tem 5 anos de idade. O preço está muito convidativo e os interessados podem entrar em contato pelo celular (77) 9986-5847. 

Conta de luz fica mais cara em 415 cidades baianas a partir de terça

Segunda | 21.04.2014 | 10h48
Autor: Da Redação


Foto: Reprodução

A partir de amanhã começa a valer o reajuste da tarifa de energia para consumidores residenciais e empresariais da Bahia aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nas residências, a conta vai aumentar 14,82%. Já entre as empresas, será de 15% para consumidores de baixa tensão e 16,04% para os de alta tensão. O aumento será sentido integralmente na fatura do mês de maio. Segundo a Aneel, são 5,3 milhões os consumidores afetados, localizados em 415 municípios da Bahia. Ficam de fora as cidades de Jandaíra e Rio Real, que são abastecidas pela companhia elétrica sergipana Sulgipe. O reajuste médio, de 15,35%, aprovado pela Aneel, ficou abaixo do pedido pela Coelba, que era de 18%. A companhia alegou que o principal item de custo na composição desse aumento foi a compra de energia, que teve elevação de cerca de 17%, além de despesas dos últimos 12 meses que precisaram ser cobertas. Além da Bahia, a Aneel concedeu ontem reajuste a outras três companhias elétricas, localizadas em Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará.

PMs decidem hoje se encerram Operação Tartaruga, diz Aspra

Segunda | 21.04.2014 | 10h24
Autor: Política Livre

A partir de amanhã começa a valer o reajuste da tarifa de energia para consumidores residenciais e empresariais da Bahia aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nas residências, a conta vai aumentar 14,82%. Já entre as empresas, será de 15% para consumidores de baixa tensão e 16,04% para os de alta tensão. O aumento será sentido integralmente na fatura do mês de maio. Segundo a Aneel, são 5,3 milhões os consumidores afetados, localizados em 415 municípios da Bahia. Ficam de fora as cidades de Jandaíra e Rio Real, que são abastecidas pela companhia elétrica sergipana Sulgipe. O reajuste médio, de 15,35%, aprovado pela Aneel, ficou abaixo do pedido pela Coelba, que era de 18%. A companhia alegou que o principal item de custo na composição desse aumento foi a compra de energia, que teve elevação de cerca de 17%, além de despesas dos últimos 12 meses que precisaram ser cobertas. Além da Bahia, a Aneel concedeu ontem reajuste a outras três companhias elétricas, localizadas em Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará.