Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "03/2017"

Conquista: Presos são obrigados a cantar música ofensiva em presídio, diz OAB

Terça | 28.03.2017 | 11h50
Autor: G1 Bahia


Presídio foi inaugurado em agosto do ano passado, em Vitória da Conquista (Foto: Secom)

A Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) em Vitória da Conquista denunciou que os detentos do conjunto penal da cidade seriam obrigados por policiais militares a cantar músicas ofensivas para não serem agredidos. A denúncia teve base em relatos de presos ouvidos em visita ao conjunto penal da cidade, no dia 20 de fevereiro. Procurada pelo G1, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) não se posicionou sobre o assunto até esta publicação. A denúncia afirma que os policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste, antiga Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais (Caesg), agem de maneira indigna e vexatória, mantendo os detentos semi-nus no pátio. Eles também seriam obrigados a cantar “eu sou putinha e a CAESG é barril”, em referência à atual Cipe. Conforme os relatos à OAB, os presos que não cantassem eram agredidos pelos policiais. O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB em Vitória da Conquista, Alexandre Garcia, que participou da visita ao presídio, diz que a visita ocorreu após várias denúncias que chegaram à entidade. Ele afirma ter visto hematomas em presos, mas foi proibido de fazer registros com imagens.

Equipe de Brumado é a campeã da 1ª Copa Sudoeste de Basquete

Terça | 28.03.2017 | 11h05
Autor: Brumado Urgente


A primeira Copa Sudoeste de Basquete adulto masculino foi realizada neste último sábado (25) em Brumado, no Ginásio Poliesportivo Municipal Antônio Alves Ribeiro. A Equipe de Brumado foi a campeã, e Bom Jesus da Lapa ficou na segunda colocação.  A Copa que foi organizada por Vítor Cotrim e Robson Amorim foi destacada pelo grande sucesso do evento e a participação belíssima dos jogadores, comprovando que o Basquete tem sido uma modalidade que tem crescido significativamente em Brumado e região. Os organizadores do evento agradeceram aos participantes que jogaram com bastante determinação, agradeceu ainda a Prefeitura e a todos que apoiaram e contribuíram para que o evento ocorresse.  

Novidade: Vem aí o Versatile Bus 'A balada itinerante'

Terça | 28.03.2017 | 10h14


Na balada Versatile Bus você encontrara uma excelente estrutura de ultima geração, ambiente climatizado, conforto, elegância, segurança, serviço de bordo e muito mais.

Horário: A partir da 20h00min - São 5 horas de pura diversão e Open Bar

Datas: 21/04 – 22/04 – 23/04 – 28/04 – 29/04 – 30/04 – 05/05 – 06/05 – 07/05 – 12/05 – 13/05 e 14/05

O Versatile Bus inclui DJ, Bar Girl, Auxiliares, Segurança e Fotógrafo.

Atrações: Djs GeGe Dias, Daniel Simurro, Guetona, Pantera e Bruno Caires e Banda no ponto de apoio.

E para criançada KID FEST, a festa itinerante infantil com Dj, segurança, atendente, algodão doce, agua mineral, sucos, refrigerante, guloseimas e muita diversão com os personagens vivos.

Oferecemos também eventos particulares:

O que você deseja? Aniversário (adulto e infantil), festa debutante, translado para noivos e padrinhos, confraternizações, ações de merchandising, formaturas, happy hours, camarotes de evento, festa surpresa e muito mais.

Rio de Contas começa a secar em algumas cidades da Bahia

Terça | 28.03.2017 | 09h33


O rio de Contas secou completamente. Agora, parece uma estrada, sem nenhum sinal de vida

Dos 417 municípios baianos, 214 se encontram em situação de emergência por conta da seca. Ou seja, mais da metade (cerca de 52%) das cidades do estado. Os dados são da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), atualizados nesta segunda-feira, 27. Entre os municípios atingidos pela estiagem está o de Manoel Vitorino, distante a 103 km Salvador. Moradores daquela localidade têm enfrentado grandes dificuldades na lavoura e na criação de  gado.  Para o lavrador e morador da cidade, senhor Antonio Galdino de Souza, de 58 anos, que vive com a esposa e mais dois filhos em Manoel Vitorino, há mais de 15 anos, ver sua lavoura e a seu pouco gado morrerem por falta d'água é um sofrimento constante. "As plantações e as criações de gado são nossas fontes de renda, nosso meio de sobrevivência. É muito sofrimento ter que conviver com essa situação. Isso aqui é a nossa vida. Nós precisamos de chuva, nós precisamos de ajuda", apela Galdino.

PF deflagra a 39ª fase da Operação Lava Jato

Terça | 28.03.2017 | 08h54


(Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a 39ª fase da Lava Jato, batizada de Operação Paralelo. Os mandados ainda estão sendo cumpridos na cidade do Rio de Janeiro; um deles é de prisão preventiva e os outros cinco, de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba. O nome da operação foi dado em razão da ação clandestina no mercado financeiro por parte dos investigados. A fase anterior da Lava Jato, deflagrada no dia 23 de fevereiro e batizada de Blackout, apura o pagamento de US$ 40 milhões de propinas durante 10 anos. Jorge Luz e o filho dele Bruno Luz são suspeitos de facilitar o pagamento de propinas. Ainda conforme a força-tarefa da Lava Jato, entre os beneficiários, há senadores e outros políticos, além de diretores e gerentes da Petrobras.

Após 25 dias, contribuintes entregam 256 mil declarações do IR na Bahia

Terça | 28.03.2017 | 08h11


Declaração imposto de renda deve ser feita até 28 de abril (Foto: Reprodução/TV Integração)

A Secretaria da Receita Federal informou que 256.414 mil declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) foram entregues pelos contribuintes baianos até as 17h desta segunda-feira (27), 25 dias após o início do recebimento. As declarações devem ser enviadas até o dia 28 de abril. Conforme a Receita, a expectativa é de que sejam entregues cerca de 1.150.000 declarações no estado, até o final do prazo. Em todo o Brasil, até esta segunda-feira, foram recebidas 5.153.440 milhões de declarações. Até o final do prazo, a Receita tem a estimativa de receber 28,3 milhões de documentos em todo os estados.

Ministério analisa incluir vacina da febre amarela para crianças no calendário

Terça | 28.03.2017 | 07h07


(Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde estuda a inclusão da vacina contra a febre amarela no calendário rotineiro de imunização das crianças de todas as regiões do Brasil, não só das áreas consideradas endêmicas. A proposta é que já comece a valer a partir de 2018. As crianças receberiam duas doses - a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. "Estamos estudando a possibilidade de introduzir a vacina. É preciso avaliar o risco-benefício. Você tem que colocar na balança qual o benefício de dar essa vacina (em áreas que não têm casos da doença). O benefício é que em longo prazo, em 20 anos, teremos toda a população do Brasil imunizada e não precisaremos fazer uma campanha. Vou vacinando gradativamente. Mas tem os riscos", afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues. A mudança no cenário da transmissão de febre amarela está entre os fatores que os técnicos da pasta avaliam. "Não havia transmissão da doença no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Com idas e vindas da população o tempo todo, a pessoa que mora no Rio Grande do Norte (um dos Estados que não têm transmissão da doença) pode vir trabalhar no Rio ou em São Paulo; traz o filho pequeno. 

Sanção da lei sobre terceirização será feita sem salvaguardas

Segunda | 27.03.2017 | 19h58


(Foto: Reprodução)

O presidente Michel Temer deve sancionar o projeto permite a terceirização de forma irrestrita (incluindo atividades fins nos setores públicos e privados) ainda sem as salvaguardas para os trabalhadores. Segundo informações do jornal O Globo, a proposta do governo era aguardar que outra proposta, que traz essas garantias, seja aprovada no Senado, de forma que os dois projetos representassem juntos a norma. No entanto, após encontro com empresários e banqueiros na última quinta-feira (27), Temer teria sido convencido de que essa estratégia traria insegurança jurídica, já que há pontos divergentes nos dois textos. Para evitar problemas, o governo quer incluir as salvaguardas no texto da reforma trabalhista, que já está em discussão na Câmara dos Deputados. O assunto será debatido nesta terça-feira (27) entre as presidências da Câmara e do Senado, lideranças partidárias e sindicais, e o relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho (PSDB-RN). Temer também está sendo pressionado por sua base aliada a sancionar logo o projeto aprovado pela Câmara, para evitar que a proposta do Senado, relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), seja desfigurada – nesse texto também é permitida a terceirização das chamadas atividades-fim, mas o relator não aceita essa possibilidade.

Mulher trabalha 5,4 anos a mais do que homem, aponta estudo do Ipea

Segunda | 27.03.2017 | 18h51
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

Uma simulação realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que as mulheres trabalham 5,4 anos a mais do que os homens ao longo de cerca de 30 anos de vida laboral. Ainda de acordo com a pesquisa, o trabalho extra é resultado da segunda jornada da mulher: os afazeres domésticos. Em 30 anos as mulheres somam, em média, 22,4 anos de contribuição para a Previdência Social. A pesquisadora do Ipea, Joana Mostafá, afirmou que a contribuição previdenciária feminina tem interrupções que são causadas por desemprego, trabalho informal, afastamento do mercado de trabalho para cuidar dos filhos. Por conta desse dado, o Ipea lançou uma nota técnica defendendo que as idades de aposentadoria de homens e mulheres devem ser diferentes.

Samsung oferece até R$ 2.4 mil em aparelho usado para desconto na compra de um celular novo

Segunda | 27.03.2017 | 17h55


(Foto: Reprodução)

Quem pensa em comprar algum smartphone da família Galaxy S7 e Galaxy A 2017 pode dar o celular antigo como entrada e pagar a diferença na promoção da Samsung. A ação faz parte do  programa Trade In, uma parceria entre a marca e a Trocafone, e é válida até o próximo domingo (2). O bônus máximo para descontos chegar até R$ 2,4 mil. Segundo a Samsung, o consumidor precisa verificar se seu modelo de tablet ou smartphone está na lista do programa de Trade In da Samsung. Basta ir a uma Loja Samsung ou procurar na lista. Se o modelo for contemplado pela promoção, o próximo passo é a análise do aparelho usado nas Lojas Samsung. Lá eles vão avaliar ano de lançamento, marca, modelo e avarias do aparelho. Após a análise, o consumidor poderá usar o bônus na compra do novo modelo. “Nestes primeiros meses de 2017, queremos demonstrar como os modelos das famílias Galaxy S7 e Galaxy A 2017 são os mais inovadores do mercado, oferecendo vantagens exclusivas para os clientes Samsung”, explicou Demetrius Oliveira, diretor da Divisão de Samsung Stores, Loja Online e Acessórios da Samsung Brasil.

Brasil: Mãe mata filha de 4 anos com facada no coração

Segunda | 27.03.2017 | 16h45
Autor: Correio 24h


Mãe mata filha de 4 anos com facada no coração em Canoas (Foto: Policia Civil)

Uma menina de apenas 4 anos foi morta a facada pela própria mãe no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, na manhã deste domingo (26). O bairro Mathias Velho, onde o crime aconteceu, é intitulado pelas autoridades de segurança pública como "Território da Paz". De acordo com o delegado Valeriano Garcia Neto, da Delegacia de Homicídios de Canoas, o pai havia saído de casa pela manhã e, quando retornou, encontrou a filha morta com uma faca no peito. A mãe, identificada como Neila dos Santos Fagundes, de 30 anos, foi detida em flagrante e, segundo a polícia, não teria mostrado arrependimento pelo crime durante o interrogatório. A menina, Clarice dos Santos Fagundes, foi socorrida e encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), mas não resistiu aos ferimentos.  A mãe também foi conduzida à instituição de saúde, onde permaneceu sob cuidados médicos e escolta de policiais militares até a noite deste domingo. Os motivos do crime ainda não foram esclarecidos.

'Duvido que tenha um político no Brasil eleito sem caixa 2', diz Odebrecht

Segunda | 27.03.2017 | 15h54
Autor: Tribuna da Bahia


(Foto: Reprodução)

O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo que leva seu sobrenome, disse em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início de março, que o financiamento ilegal de campanhas é tão comum no País que inclui todos os candidatos eleitos. “Duvido que tenha um político no Brasil que tenha se eleito sem caixa 2. E, se ele diz que se elegeu sem, é mentira, porque recebeu do partido. Então, impossível”, afirmou. As declarações constam do depoimento prestado na ação que apura abuso de poder político e econômico pela chapa Dilma Rousseff-Michel Temer nas eleições de 2014. Naquele ano, além da então presidente, 1.626 pessoas conseguiram votos para ocupar os cargos em disputa. No caso da Odebrecht, o empreiteiro pontuou que, dos recursos disponíveis para campanhas, 75% eram pagos fora do sistema oficial. “Caixa 2, para a gente, e eu acho que para todas as empresas, era visto como natural. Os valores definidos pelos candidatos eram tão aquém do que eles iam gastar que não tinha como a maior parte das doações não ser caixa 2. Era impossível”, declarou ao TSE. O empreiteiro afirmou que, ao acertar propinas com parlamentares ou ocupantes de cargos executivos, o valor podia ser pago nas eleições tanto como doação oficial, o “caixa 1”, quanto por fora. Mas ponderou também que parte dos valores do chamado caixa 2 não foi destinada a campanhas com uma “contrapartida específica”. 

Mais Futuro: Estudantes das universidades estaduais podem se inscrever até sexta (31)

Segunda | 27.03.2017 | 15h13


(Foto: Divulgação)

Os estudantes das quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) podem se inscrever no programa Mais Futuro, do governo do Estado, até a próxima sexta-feira (31), pelo site maisfuturo.educacao.ba.gov.br. O programa oferece estágio e auxílio permanência para estudantes de baixa renda participantes do CadÚnico (cadastro de programas assistenciais do governo federal, como o Bolsa Família). Os auxílios serão no valor de R$ 300, para universitários que estudam a até 100 quilômetros de distância do campus onde estão matriculados e de R$ 600 para os que moram em cidades distante mais de 100 quilômetros de distância do campus onde estão matriculados. No terço final da graduação, os beneficiários poderão ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do governo do Estado – eles terão prioridades na ocupação das vagas. Estudantes que já estejam na fase final do curso e que não tenham se inscrito para receber o auxílio permanência podem também ingressar na fase de estágio

USP descarta tremor sísmico e hipótese de explosão de meteorito ganha força

Segunda | 27.03.2017 | 13h41


O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) divulgou uma nota na na noite deste domingo (26) sobre os tremores e estrondos sentidos e ouvidos em Salvador e região metropolitana, além de algumas cidades.De acordo com a nota, “caso as vibrações tivessem sido causadas por um tremor de terra, o tamanho da área de percepção teria um raio de 20 km, e indicaria uma magnitude de pelo menos 3 na escala Richter”, porém, a Rede Sismográfica Brasileira não registrou qualquer sinal que pudesse ser associado a um abalo sísmico nessas localidades. A nota ainda diz que “os tremores e trepidações ainda não têm uma causa conhecida, mas uma possível linha de investigação sugerida é a quebra de barreira do som por jatos da Força Aérea nacional”. Entretanto, a FAB informou que não houveram operações ou exercícios sobre a capital baiana, no momento do incidente.

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam nesta segunda-feira (27)

Segunda | 27.03.2017 | 12h13


(Foto: Reprodução)

As inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (27), segundo o Ministério da Educação. O prazo vai até 5 de abril para os estudantes que não estiverem matriculados na instituição. Os que já forem alunos da universidade terão um prazo maior: até o dia 5 de maio. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. Podem se inscrever os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e que tenham tirado 450 pontos ou mais, sem zerar a redação. A renda familiar mensal per capita deve ser de até um salário mínimo e meio no caso da bolsa integral; e de até três salários mínimos para bolsas parciais (50% da mensalidade). Professores da rede pública de ensino também podem se inscrever no Prouni, independentemente da renda, para pleitear uma vaga em curso de licenciatura. Nesta edição do Prouni foram oferecidas 214.110 bolsas de estudos na rede particular de ensino superior.

Ministério da Agricultura determina interdição de mais dois frigoríficos

Segunda | 27.03.2017 | 10h44


(Foto: Reprodução)

Ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira (27) ter determinado a interdição de mais dois frigoríficos alvos da Operação Carne Fraca. As unidades estão localizadas em Colombo e em Balsa Nova, no estado do Paraná. No último dia 17, quando a operação foi deflagrada pela Polícia Federal, três frigoríficos já haviam sido interditados e seriam submetidos a novas fiscalizações. Segundo o Ministério da Agricultura, a decisão de interditar mais dois frigoríficos foi tomada após auditorias de fiscais. As unidades alvos da decisão do governo são os frigoríficos Souza Ramos, em Colombo, e o Transmeat, em Balsa Nova. O G1 buscava contato com os frigoríficos até a última atualização desta reportagem. O ministério não especificou os motivos das interdições e informou que foram encontrados indícios de falhas nas unidades.

Vitória da Conquista: Prefeitura exige emplacamento e habilitação para carroceiros

Segunda | 27.03.2017 | 09h58


(Foto: Reprodução)

Os carroceiros de Vitória da Conquista terão que cumprir uma série de exigências da prefeitura. De acordo com o Blog do Anderson, a Lei Nº 1.485/2008, que regulamenta a circulação de veículos com tração animal, proibe que carroças trafeguem nas avenidas Lauro de Freitas e Francisco Santos, além da Praça Barão do Rio Branco. Os condutores deverão ter mais de 18 anos, respeitar o limite de peso que o animal suporta, e precisam ter noções básicas de trânsito. Por isso, a prefeitura decidiu, a partir de uma parceria com a Associação de Carroceiros e o Sistema Municipal de Trânsito, fornececer capacitação e uma espécie de carteira de habilitação. Entre as exigências, também estão a necessidade de emplacamento das carroças e a instalação de bolsões coletores, para que os animais não sujem as ruas. As medidas foram divulgadas a partir de uma nota emitida pelo Executivo municipal, mas não há informações sobre a partir de quando as determinações começarão a valer.

Sem reajuste salarial desde 2016, servidores baianos ameaçam greve

Segunda | 27.03.2017 | 09h14
Autor: por Bruno Luiz


Marinalva Nunes, presidente da Fetrab | Foto: Edvan Barbosa/ Divulgação

A presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, enviou um recado ao governador da Bahia, Rui Costa: ele deve ter atenção. Insatisfeitos com a falta de reajuste nos salários desde o ano passado, os servidores baianos estão “com grande disposição” de fazer greve. O passo inicial em direção a este movimento pode ser a paralisação marcada por várias categorias para o próximo dia 6 de abril. “O dia 6 será um balizador para puxar a categoria para uma maior mobilização. Depois, faremos avaliação do movimento e, para a próxima mobilização, veremos se faremos uma paralisação de 48h, para dar continuidade ao movimento, ou se já há condições para greve geral”, afirmou Marinalva em entrevista ao Bahia Notícias.