Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "03/2014"

Nordeste do Brasil teve pior seca dos últimos 50 anos em 2013, aponta relatório

Segunda | 24.03.2014 | 15h46
Autor: Da Redação


Em Brumado a seca castigou a população do meio rural (Foto: Brumado Urgente Conteúdo)

O Nordeste do Brasil viveu em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, segundo o relatório “Declaração sobre o Estado do Clima), divulgado nesta segunda-feira (24) pela Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês). O relatório traz detalhes sobre chuvas, inundações, secas, ciclones tropicais, as camadas polares e o nível do mar em cada região do planeta. Segundo o documento, a Austrália teve o ano mais quente de sua história, e a Argentina o segundo mais quente. Os registros são feitos desde 1961, e o relatório mostra que 2013 foi o sexto ano mais quente desde então. A temperatura média da superfície do oceano e da Terra em 2013 oi de 14,5°C, marca que é 0,50°C maior que a média registrada entre 1961 e 1990, e 0,03°Cs maior que à média da década mais recente (2001-2010). De acordo com a WMO, cada década é mais quente que a anterior, sendo que a última registrada. Treze dos 14 anos mais quentes registrados ocorreram todos no século XXI.
 

Vereador Catoze faz indicação ao Executivo solicitando serviços em diversas ruas da Malhada Branca

Segunda | 24.03.2014 | 11h46
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O vereador vem buscando de forma constante a atualização na infraestrutura do Bairro Malhada Branca (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

O vereador Catoze (PT) vem sendo um dos mais ativos parlamentares em defesa dos interesses da população dos bairros periféricos de Brumado. Profundo conhecedor da realidade social destes moradores, ele vem mantendo uma relação muito positiva com as comunidades, buscando sempre o atendimento das grandes urgências. Na atual gestão, devido à abertura feita pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), que, independente de ser da situação ou oposição, vem atendendo todos os vereadores, Catoze vem se destacando nesse sentido, mantendo sempre esta interface produtiva com o poder executivo. Desta feita o parlamentar vem solicitar por meio de uma indicação legislativa o patrolamento no final das ruas: Anita Garibaldi, Sabino Lourenço de Carvalho, Princesa Isabel e Cassimiro Meira Sertão, todas localizadas no Bairro da Malhada Branca. Confiante o vereador acredita, mais uma vez, que terá sucesso em sua indicação, que visa a melhoria da qualidade de vida dos moradores da referida localidade. 

Brumado: Operários da construção aderem à greve da categoria e fazem protestos na cidade

Segunda | 24.03.2014 | 10h27
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Os operários estão confiantes no sucesso do movimento (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Os trabalhadores da construção civil que atuam no Estado da Bahia entraram em greve nesta segunda (24) em todo o estado. No topo da pauta das reivindicações estão o reajuste salarial, com indicativo mínimo de 10% e outros itens considerados importantes para a categoria como alimentação, convênios e outros. O sindicato apresentou uma proposta conjunta para acabar com o impasse das negociações, mas ainda não houve uma resposta final por parte do governo. Em Brumado os operários que atuam na área da construção civil aderiram ao movimento, em especial os que estão trabalhando em duas obras consideradas fundamentais, que são a construção da nova sede do Instituto Federal da Bahia (IF-BA), na região da Fazenda Santa Inês e a construção dos conjuntos residenciais Brisas I e II, no bairro São Jorge, as quais pertencem ao programa federal de habitação popular, Minha Casa, Minha Vida.  Os operários e sindicalistas realizaram uma passeata pela cidade, após terem feito um protesto em frente à obra do IF-BA, depois continuaram a passeata pelo centro da cidade e foram também às obras do Minha Casa, Minha Vida. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, a greve é por tempo indeterminado e os sindicalistas querem o atendimento em 100% da pauta para retornarem às suas atividades. 

Os operários fizeram manifestações em frente à obra da sede do IF-BA (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Candiba: Três homens morrem atropelados quando voltavam de cavalgada

Segunda | 24.03.2014 | 10h18
Autor: As Informações são de Joaquim José


Três homens que voltavam de uma cavalgada na fazenda Salvador, no município de Candiba (BA) foram colhidos por um veículo Fiat Uno.(Fotos: Lindomar Alves)

No começo da noite deste domingo (23/03), uma verdadeira tragédia ocorreu na BR 122, entre o distrito de Pilões, município de Candiba e a cidade de Pindaí (BA). Três homens que voltavam de uma cavalgada na fazenda Salvador, no município de Candiba (BA) foram colhidos por um veículo Fiat Uno, cor cinza, placa policial HAG 3598, licença de Montes Claros (MG), conduzido por: Marivaldo Ferreira de Santana, residente no centro da cidade de Jacaraci (BA). As vítimas fatais: José Pereira de Jesus, 39 anos que residia na fazenda Olho d água, um jovem de prenome: Tiago, 21 anos que residia no distrito de Guirapá estavam montados em dois cavalos e o jovem Leone Batista Paes, 19 anos, que residia na fazenda Olho d’agua ocupava uma motocicleta Honda BROS, cor vermelha, NXR, licença de Pindaí. Os cavalos também morreram na hora. Uma quarta pessoa que fazia parte do grupo de prenome Romário presenciou o acidente, mas não há informações se essa pessoa se feriu. Os corpos foram removidos ao IML (Instituto médico legal) de Guanambi e vão passar por necropsia nesta segunda-feira (24/03). 

Igaporã: Acusado de assassinar professor irá a Júri Popular na próxima quarta-feira (26)

Segunda | 24.03.2014 | 09h34
Autor: Informações Radio Igaporã


A defesa pediu o desaforamento, precavendo-se contra o clima de comoção na cidade (Foto: Reprodução)

No próximo dia 26 de março, ocorrerá o julgamento de um crime que em julho de 2011 abalou Igaporã. Deusdete Gomes Ribeiro Filho morreu ao ser degolado por um arame esticado na estrada, onde passaria com sua moto, na zona rural de Igaporã. O lavrador acusado do crime, Juventino Rocha Ribeiro Neto, 43 anos, teve prisão preventiva decretada, após cumprir prisão temporária. Inicialmente, o lavrador negou o crime, mas acabou confessando. “Ele negava, mas alguns dias depois da prisão acabaram confessando que armou a armadilha para o professor”, informou, à época, o delegado Clécio Magalhães, responsável pela investigação. Juventino cometeu o crime por ciúmes, ele passou a ameaçar o professor depois de ver uma garota de quem gostava pegando carona com a vítima. Deusdete foi atingido por um arame que estava esticado na pista quando voltava de moto da escola da qual era professor no povoado de Gameleiras, ele quase teve o pescoço decepado.  Segundo a polícia, a intenção do criminoso era fazer com que a situação fosse confundida com um acidente, mas não demorou para a investigação apontar que a armadilha foi colocada ali especificamente para atingir o professor, que morava próximo ao local. Juventino permanece preso na Delegacia de Tanque Novo à disposição da Justiça. O crime revoltou a população de Igaporã, que chegou a fazer manifestações pedindo justiça. O julgamento foi cancelado por duas vezes. A defesa pediu o desaforamento, precavendo-se contra o clima de comoção na cidade, que poderia interferir no resultado final. Assim, o julgamento será realizado em Riacho de Santana, com início previsto para as 9 horas, da próxima quarta-feira (26). 

Brumado: Unidades de Saúde totalmente preparadas para atender pacientes com Tuberculose

Segunda | 24.03.2014 | 08h11
Autor: BBCom


(Divulgação)

A tuberculose, que antigamente era conhecida também como "peste cinzenta" ou "doença do peito" é uma das doenças infecciosas mais antigas da história da humanidade e que, ainda hoje, vem atingindo pessoas. Ela é causada por uma microbactéria que é conhecida como bacilo de koch. Estima-se que a bactéria causadora tenha evoluído há 50.000 anos, a partir de outras bactérias do gênero. Considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Quase decretada como inexistente em 2010, a Tuberculose ganhou nova atenção com o advento do HIV e da AIDS, que mudaram drasticamente esta perspectiva. No ano de 1993, em decorrência do número de casos da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou estado de emergência global. A sua forma pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença e dentro da programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde vem fazer um novo alerta à população. O município que tem registros de casos, já vem expandindo há um bom tempo o atendimento, tanto que todas as unidades básicas estão devidamente preparadas para atender os pacientes que forem diagnosticados com a doença. Segundo o secretário municipal de Saúde, Claudio Feres, “a ação foi pertinente e está em sintonia com os novos modelos de atendimento que vêm sendo implantados pelo Ministério da Saúde”. Ele também alertou que “é muito importante que as pessoas que contraírem a doença façam o tratamento da forma correta, obedecendo aos critérios estabelecidos pelos profissionais de saúde, dentro do DOTS (Tratamento Diretamente Supervisionado) que vem sendo eficaz no controle da doença”

Itamaraju: Secretário municipal é encontrado morto dentro de casa

Segunda | 24.03.2014 | 08h04
Autor: Da Redação

O secretário de Administração de Finanças do município de Itamaraju, no sul da Bahia, foi encontrado  morto, em casa, neste domingo (23). Segundo o delegado Gean Carlos Nascimento, João Dervan Cerqueira, de 55 anos, estava sozinho quando provavelmente sofreu um infarto. Ele tinha diabetes e pressão alta. Por volta das 10 horas, João falou com uma vizinha e voltou para a casa. Mais tarde, quando o procuraram, não houve resposta. Os amigos do secretário decidiram entrar na casa por terem certeza de que ele estava sozinho e o encontraram caído no banheiro. A residência, no centro da cidade, foi isolada para realização do levantamento cadavérico. A Polícia Militar e o Samu também estiveram no local. O secretário era divorciado e tinha um filho, que não morava com ele.

Governo traça estratégia para teste rápido para diagnóstico da Tuberculose

Segunda | 24.03.2014 | 07h48
Autor: Extra


(Foto Ilustrativa)

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, que acontece nesta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde irá lançar a estratégia de implantação do teste rápido para diagnóstico da doença na rede pública e os novos números registrados no país. O governo irá de forma gratuita disponibilizar na rede pública o teste rápido para diagnóstico, com capacidade de detectar a presença do bacilo de Kock, causador da doença, em apenas duas horas. O Brasil ocupa atualmente o 17º lugar em um ranking de 22 nações consideradas "de alta carga" - onde há grande circulação da doença. Em 2012, o Brasil registrou 70.047 novos casos de tuberculose.

Com homenagem, Paulo Maracajá deixa Tribunal de Contas dos Municípios nesta segunda (24)

Segunda | 24.03.2014 | 06h24
Autor: Da Redação


Foto: UPB | Divulgação

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o conselheiro Paulo Virgílio Maracajá Pereira, receberá uma homenagem da União dos Municípios da Bahia (UPB) nesta segunda-feira (24), data em que será publicado no Diário Oficial o seu afastamento por aposentadoria compulsória por completar 70 anos no próximo dia 26 de março. A solenidade está marcada para às 16 horas no auditório da UPB, no Centro Administrativo da Bahia. Segundo a presidente da UPB, Maria Quitéria Mendes, a homenagem é um agradecimento à parceria construída entre o TCM e a UPB.  "Essa ação conjunta proporcionou, através de Encontros Regionais, uma melhor orientação aos gestores e agentes públicos municipais frente às exigências da legislação vigente, impostas às administrações públicas". Paulo Maracajá Pereira ingressou no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia em 21 de junho de 1994 como conselheiro, assumindo a Presidência da 2ª Câmara em 1998, a Vice-Presidência de março de 2005a março de 2009, sendo eleito Presidente da Instituição em março de 2011 e reeleito em março de 2013. Maracajá também teve mandatos como vereador em Salvador e deputado estadual, além de ter sido presidente do Bahia.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado elege nova diretoria para o quadriênio 2014/2018

Segunda | 24.03.2014 | 06h18


Durante todo o dia de hoje, 23 de março de 2014, um domingo de muito sol e calor sufocante, na sua sede, situada na Rua Alan Kardec, 05, centro, Brumado, Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado realizou Eleições Gerais para sua Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A diretoria que ora finda o seu mandato de quatro anos, tinha como presidente a senhora NELCI GOMES DA SILVA, que realizou um trabalho social exemplar, juntos aos seus filiados. A diretoria eleita hoje, que tem à frente o jovem Aroldo dos Santos Meira, que já era diretor na diretoria passada, não teve concorrente, ou seja,  concorreu em chapa única. Conforme informação recebida do próprio candidato a presidente, senhor Aroldo, a posse acontecerá no dia 02 de maio próximo, numa sexta-feira, na sua sede, endereço citado acima.

Guajeru: Prefeito estreia programa de rádio

Domingo | 23.03.2014 | 10h42
Autor: Ascom / Guajeru


O prefeito Gil Rocha e o radialista Natanel Pop (Foto: Divulgação)

O Prefeito Gil Rocha estreou neste sábado, dia 22 de março, o Programa Guajeru da Gente na Rádio Comunitária Cultura 87,9 de Guajeru. Tendo como âncora o radiojornalista Natanael Pop, o prefeito foi questionado sobre a situação da Prefeitura de Guajeru e confessou sua maior preocupação, os “Precatórios” que colocavam o município inadimplente, impedindo de receber repasses do Governo e firmar novos convênios. Todas as providências jurídicas foram adotadas para a renegociação dos acordos que hoje deixa o município apto a convênios e ações governamentais . O Prefeito salientou que uma das realizações mais marcantes nesses 15 meses de governo, foi o asfaltamento da rodovia que liga Guajeru a Malhada de Pedras e a adutora que está em pleno funcionamento suprindo as necessidades de água do povo. O Prefeito discorreu também sobre as ações já realizadas ao longo destes 15 meses de sua gestão e das boas relações existentes entre os Poderes Executivo e Legislativo Municipal, aonde pretende contar como o apoio de todos os Vereadores aos projetos que serão em beneficio da população de Guajeru. O Programa Guajeru da gente, vai ao ar aos sábados, às 10:00h. 

 

Corrupção X Justiça

Domingo | 23.03.2014 | 10h27
Autor: Por Cleuza Narvaes Diniz

A corrupção é um mal crônico existente em nossa sociedade e principal responsável pela descrença da população em relação ao sistema político. Mas a pior ação da corrupção não é apenas desviar recursos públicos, mas também tentar coagir pessoas honestas em nome de uma normalização sistemática que obriga o cidadão de bem a escolher dois caminhos: entrar na negociata da corrupção ou entrar na justiça para conseguir simplesmente o que seria Legal nos caminhos normais em governos éticos. Enquanto alguns lutam durante anos de trabalho pesado para construir um patrimônio, outros usam do poder para tentar arrancar vantagens em cima do suor de cidadãos honestos. Como um gatuno vulgar, fica à espreita para roubar uma carteira, os bandidos de colarinho branco sentam-se em suas mesas envernizadas com o poder de uma caneta. O Loteamento Parque São Vicente, localizado no bairro Santa Tereza, desde o início respeitou as regras de urbanismo estipuladas por leis municipais e federais que regulamentam o parcelamento do solo. Mas, mesmo desta forma, a licença vinha sendo negada sempre com alegações as margens da lei ou da competência. Com legislativos que não fiscalizam o poder executivo – uma de suas atribuições constitucionais – e prefeituras cheia de oportunistas maculando as gestões, o único caminho a ser seguido é o do poder judiciário. E assim foi: após anos de sujeira daqueles que deveriam servir eticamente o povo, conseguimos na justiça o direito simples de licença para legalizar o empreendimento em terras compradas com muito suor de trabalho honesto. Agora, satisfeita com o resultado obtido na justiça, agradeço a todos que confiaram na ética, retidão e perseverança desta família. Cleuza Narvaes Diniz, viúva e mãe dos prejudicados. 

GEDDEL e SOUTO revelam sintonia e candidatos das oposições saem até 29

Domingo | 23.03.2014 | 09h34
Autor: Tasso Franco / BJá


(Foto: Reprodução)

As oposições estavam eufóricas, ontem, no Unique, aniversário da filha de Geddel, e o candidato a presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, já disse que não vai dar palpites na formatação da chapa do grupo DEM/PSDB/PMDB na Bahia e apoiará aquele que for o escolhido e sacramentado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, o qual é o líder do processo. O que se comentava nos salões do Unique é de que o processo já se afunilou e a escolha já teria acontecido, faltando apenas o anúncio oficial da chapa. As especulações são grandes em torno dessa composição, alguns até arguindo que o candidato ao Senado seria um deputado federal. No evento, a relação de Souto com Geddel estava bastante amistosa tanto que o ex-governador esteve bem descontraido, conversou bastante com os políticos mais graduados, mas, nada disse ao BJÁ. Já o candidato a presidente pelo PSDB, Aécio Neves, destacou que está muito confiante numa vitória nas eleições de outubro e ainda é cedo para avaliar o quadro político segundo as atuais pesquisas que dão a presidente Dilma como favorita a emplacar a re-eleição no 1º turno. Na festa todos os deputados estaduais da oposição ao governo Wagner estavam presentes, do DEM/PSDB/PMDB/PTN. A lógica continua a mesma: os deputados do DEM apostam que o candidato da cabeça da chapa é Paulo Souto; enquanto os candidatos do PMDB dizem que será Geddel. Um deputado do PMDB afirmou ao BJÁ que a escolha do cabeça de chapa já foi feita e citou que houve uma reunião em Brasilia, no decorrer desta semana que se finda, com Souto, Geddel, ACM Neto, Imbassahy e a cúpula dos partidos quando isso foi decidido. 

Ninguém escreve sobre renúncia fiscal

Domingo | 23.03.2014 | 08h54
Autor: POR RODOLFO TORRES

O título é um exagero e tem por inspiração um conto de Gabriel García Marquéz chamado “Ninguém escreve ao coronel”, que conta a história de um velho militar que espera muito tempo por uma carta com aviso de sua pensão e acaba depositando suas esperanças financeiras num galo de briga. Plágio devidamente assumido, vamos em frente…É claro que se escreve sobre renúncia fiscal (aquele fenômeno que ocorre quando governo abre mão de cobrar tributos) em nosso país. Mas é uma produção tão tímida diante da importância do tema, e tão difícil de ser encontrada, que o exagero do título é justificável. Estava numa reunião de pauta e precisava apresentar uma sugestão de matéria aos colegas de redação. Até que me veio uma ideia: cruzar a lista de doadores de campanha com a dos contemplados pela renúncia fiscal. Pretendia verificar se a doação para campanhas eleitorais poderia ser considerada um investimento nos anos seguintes via perdão tributário. Minha matéria morreu no Artigo 198 do Código Tributário Nacional, que diz: “Sem prejuízo do disposto na legislação criminal, é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades”. Mas daí surgiu o tema do meu trabalho de conclusão de curso. Apresentei à banca de professores um anteprojeto de lei para que fosse permitida a divulgação dos contemplados pela renúncia fiscal. Nada mais justo, afinal esse tipo de informação tem elevado interesse público, a Lei de Acesso à Informação está em plena forma e a legislação tributária já autoriza a divulgação do pessoal que está inscrito na Dívida Ativa da União. Mas até agora tudo está muito no campo da teoria. Vamos aos números. Notícia publicada em 16 de outubro de 2013 pela Agência Senado, intitulada “Renúncia fiscal equivale a um quinto das receitas”, afirma: “Em 2014, o Brasil abrirá mão de 20,66% das receitas tributárias, conforme o projeto de lei do Orçamento da União (PL 9/2013-CN). Isso equivale a R$ 249,8 bilhões, mais do que a soma de investimentos em saúde (R$ 100,3 bilhões), educação (R$ 92,4 bilhões) e Brasil sem Miséria (R$ 32,6 bilhões)”. Como se não bastasse, a matéria ainda faz um pequeno e representativo histórico da renúncia fiscal em nosso país. “Em 11 anos, a estimativa de renúncia foi multiplicada por dez: de R$ 24 bilhões, em 2003, para R$ 249,8 bilhões, em 2014.” O texto está ficando longo e eu ainda ia falar que encontrei um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) sugerindo que essas informações sobre renúncia fiscal venham na peça orçamentária de cada ano. Quant o maior a transparência, mais chances tem a economia de ser saudável. Mas ficarei por aqui, não antes sem confessar que entreguei meu anteprojeto ao senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP). A assessoria dele me jura que a proposta será apresentada…

Ações antitabagismo são responsáveis por evitar oito milhões de mortes, estima estudo

Domingo | 23.03.2014 | 08h21
Autor: Ecycle


(Foto Ilustrativa)

O estudo Tobacco Control and the Reduction in Smoking-Related Premature Deaths in the United States (O controle do tabaco e a redução de mortes prematuras ligadas ao tabagismo nos Estados Unidos - tradução livre), coordenado por Theodore R. Holford, apontou a eficácia das ações contra o tabagismo nos EUA. E isso não se atribui apenas às mensagens de advertência nos pacotes de cigarro. Campanhas educativas, processos contra empresas de cigarro, leis mais rígidas e programas de ajuda para se parar de fumar têm, em conjunto, evitado oito milhões de mortes prematuras apenas nos Estados Unidos, estima o estudo de Harold, que é do departamento de bioestatística da Universidade de Yale (EUA), que aplica a estatística nos campos biológico e médico.

MARCO CIVIL DA INTERNET: Brecha no projeto põe em risco a neutralidade da rede

Domingo | 23.03.2014 | 08h08
Autor: Por Sérgio Matsuura

Após cinco meses tramitando em regime de urgência, o Marco Civil da Internet deve ser apreciado pelo plenário da Câmara na quarta-feira [12/3, mas não foi], ao menos é o que ficou acertado em reunião do colégio de líderes realizada antes do carnaval. Mas como a relação entre o governo e o PMDB, que tem obstruído qualquer tentativa de votação do projeto, continua hostil, existe a possibilidade de um novo adiamento. Além disso, o projeto que vai regular o funcionamento da grande rede no país ainda é controverso, e a inclusão de alguns artigos no texto original preocupa especialistas. Um parágrafo em especial – que permite ao governo regulamentar “a discriminação ou degradação do tráfego” por meio de decreto – põe a neutralidade da rede em risco, dizem eles. No capítulo III, o Marco Civil determina que “o responsável pela transmissão, comutação ou roteamento tem o dever de tratar de forma isonômica quaisquer pacotes de dados, sem distinções por conteúdo, origem e destino, serviço, terminal ou aplicação”. No entanto, o parágrafo seguinte abre espaço para exceções, que devem ser por “requisitos técnicos indispensáveis à prestação adequada dos serviços e aplicações” ou para “priorização a serviços de emergência”, ambos definidos por decreto presidencial. – É uma brecha para o governo interferir na neutralidade da rede, mesmo que seja com boas intenções – afirma o advogado Fernando Mauro Barrueco, especialista em Direito Digital. – O governo não tem que interferir na internet. Ela deve ser sempre livre e democrática. – Quem define o que são esses requisitos técnicos? – emenda o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, um dos representantes da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Brumadense é preso por integrar quadrilha que aterrorizou família em Riacho de Santana

Sábado | 22.03.2014 | 13h09
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Uma quadrilha que estava aterrorizando a região de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Caetité foi presa pela Polícia Militar na madrugada deste sábado (22), numa operação que envolveu um grande contingente de policiais. Segundo informações colhidas pelo Brumado Urgente, uma quadrilha composta por 5 elementos, na noite desta sexta-feira (21), invadiu uma residência no Povoado de Cajazeira, em Riacho de Santana e aterrorizou uma família, mantendo, inclusive, os seus membros amordaçados. Totalmente descontrolados eles chegaram em dois veículos, um Palio prata, placa policial, EGE – 2581 – SP e uma motocicleta Bross, sem placa, a qual, é suspeita de ter sido roubada em Caculé. Eles promoveram momentos de muita tensão e acabaram levando um Golf preto, placa HMA 0839 – Monte Azul – MG, que pertence a um caminhoneiro mineiro que estava visitando a família. Neste ínterim a Polícia conseguiu interceptar uma ligação de um preso que está custodiado na carceragem da delegacia de Bom Jesus da Lapa, onde o mesmo combinou com o bando para que o Golf fosse entregue a um homem no Posto Gruta da Lapa, que fica localizado na entrada da cidade. Rapidamente a PM montou uma operação com inúmeros policiais, a qual conseguiu prender praticamente toda a quadrilha, sendo que um deles, Joney das Neves Silva (30) que é natural de Brumado; os outros 3 dos componentes que foram presos na operação são de Caetité, sendo eles Gilsomar Cardoso Soares (31) e Sinara Neila Santana Silva (38), além de uma menor de idade. O quinto elemento que estava dirigindo o Golf roubado conseguiu empreender fuga, mas a Polícia já mobilizou uma série de guarnições e espera-se que o mesmo seja capturado ainda hoje. Eles estavam armados e são considerados muito perigosos. 

BR-030: Carreta tomba e PM chega rapidamente para evitar saques

Sábado | 22.03.2014 | 12h47
Autor: Sudoeste Bahia


A Carreta estava transportando uma carga de piso cerâmico e de embalagens plásticas residenciais. (Fotos: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia)

A BR-030 vem sendo cenário de vários acidentes, mas, ultimamente, um fator comum vem acontecendo, que são motoristas que não suportam a sinuosidade das curvas da rodovia e acabam saindo da pista provocando acidentes e colocando em risco as suas vidas. Na manhã  desta sábado (22), mais um acidente nestes termos aconteceu por volta das 09h30m na altura do KM 213, no sentido Caetité/Brumado, onde uma carreta acabou tombando na pista e chamando a atenção de quem passava pelo local. A equipe do Sudoeste Bahia compareceu ao trecho citado e pode comprovar a eficiência da Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local. Segundo as informações colhidas pela nossa equipe a carreta Volvo, placa OQP – 5555 – Vitória da Conquista - BA, que estava sendo puxada pelo cavalinho placa OKL 0846 – Mortugaba – BA – estava transportando uma carga de piso cerâmico e de embalagens plásticas residenciais, quando acabou sobrando na curva e tombando. Parte da carga se espalhou pelo chão, mas devido à pronta ação dos policiais militares o saque foi controlado. Ainda segundo informações o motorista, Leumir Teixeira Novaes, 31 anos, natural de Tanhaçu teve vários ferimentos e foi levado com urgência pela PM para a unidade do UPA 24 horas, sendo transferido para o Hospital Senhora Santana, pois seu estado de saúde inspira cuidados. O carona identificado como Arthur Santana Gusmão Brito, 19 anos, residente em Tanhaçu sofreu apenas arranhões. 

(Foto: Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia)

Caetité: CDL realiza solenidade de premiação 'Destaques 2013'

Sábado | 22.03.2014 | 11h28
Autor: Sudoeste Bahia


Foram agraciadas 60 empresas e seus respectivos proprietários com o prêmio de consagração pública. (Foto Marcos Oliveira / Sudoeste Bahia)

A CDL de Caetité, que atualmente é presidida pelo dinâmico Avandir da Silva Silveira, comprovou mais uma vez que é uma das câmaras de dirigentes lojistas mais atuantes de toda a região, com uma ampla agenda e grandes realizações. Dentro deste escopo, na noite desta sexta-feira (21), a entidade realizou no Salão de Eventos da AABB de Caetité, a solenidade de premiação “Destaques de 2013”. Foram agraciadas 60 empresas e seus respectivos proprietários com o prêmio de consagração pública, num evento cheio de pompa e emoção, que veio coroar o trabalho daqueles que fazem a diferença no mercado e que contribuem de forma muito importante para o desenvolvimento do município. O evento também foi marcado pela qualidade musical, com apresentações marcantes como a da dupla Albert e Cássia Miranda, que com seu violão inigualável e seu timbre vocal excelente, encantou os presentes com suas belas interpretações. A apoteose ficou por conta do seresteiro Figueiredo, numa grande celebração à alegria, onde todos os presentes não escondiam o seu contentamento por estarem participando de um evento de gala, que vem comprovar que o comércio em Caetité está no rumo certo.