Brumado Urgente

Brumado Urgente


Resultado da busca pelo arquivo de "03/2014"

BA-148: Motorista de ambulância morre em acidente

Sexta | 28.03.2014 | 19h43
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O acidente foi grave (Foto: Leitor Brumado Urgente)

Acidentes envolvendo ambulâncias pertencentes a municípios continuam acontecendo nas rodovias da região, muitas vezes fazendo vítimas fatais. No final da tarde desta sexta-feira (28), mais um desses acidentes acabou acontecendo na BA-148, no final da tarde desta sexta-feira (28), na altura da ponte do Rio São João, próximo ao município de Dom Basílio, onde um motorista de uma ambulância pertencente ao município de Rio de Contas, acabou colidindo com uma D-20 que atravessava a pista no momento. Segundo as informações ele morreu na hora presos às ferragens, não resistindo ao forte impacto da colisão. Na ambulância tinham duas passageiras ficaram feridas, sendo que uma delas fraturou o fêmur. Vários passageiros da D-20 também sofreram ferimentos, já estavam sendo transportados em cima do veículos. Unidades do SAMU 192 chegaram rapidamente ao local para socorrer as vítimas. 

À Francesa: Defensora Geral do Estado deixa comissão brumadense a ver navios

Sexta | 28.03.2014 | 17h12
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A comissão foi recebida por dois subdefensores (Foto: Brumado Urgente)

Brumado parece estar mesmo vivendo momentos de “inferno astral”, já que, ao invés de estar recebendo ações desenvolvimentistas, está é perdendo, o que é muito bem representado pelo caso emblemático do escritório local da Defensoria Pública Estadual, que foi desativado e, até o momento, apesar de toda a concentração de esforços por parte de políticos locais, não tem previsão de retorno. Nessa verdadeira epopeia, uma comissão composta por 12 membros, tendo vereadores, líderes comunitários, o presidente da subseção da OAB de Brumado, Dr. Oswaldo Laranjeira e presidentes de associações, foi a Salvador nesta quinta-feira (27) para uma reunião agendada com a defensora geral do Estado da Bahia, Dra. Vitória Beltrão, onde o clima era positivo, já que uma solução poderia ser encontrada para o impasse, mas, as expectativas acabaram se tornando em uma grande frustação, já que a defensora não recebeu a comissão sob a alegação de que tinha, no mesmo horário, uma reunião na Casa Civil, enviando dois subdefensores para comunicar o fato à comissão brumadense que, literalmente, ficou a ver navios. Na mesma hora foi sugerido que todos se dirigissem também à Casa Civil, para pressionar, desta feita, o próprio Rui Costa, mas a ideia acabou sendo abortada. Na próxima terça-feira (01) para reavaliar as ações e projetar as próximas ações. O fato de 12 representantes brumadenses, saírem em destino a Salvador, buscando a solução de um problema importante, que aflige, principalmente, as classes mais desfavorecidas economicamente, pode ter a leitura de mais um descaso com Brumado, que vem sendo tratada como o “patinho feio” dos municípios da Bahia pelo Governo do Estado, que vem teimando, assim como fez a defensora, em “desdenhar” das grandes demandas do município. Outra possibilidade é que a defensora não “engoliu” até agora a Moção de Repúdio que foi aprovada no Legislativo pela bancada de situação, tanto que se cogitou nos bastidores que, caso os vereadores não voltem atrás e reconheçam que foi um erro a aprovação do documento, ela também não irá resolver o caso de Brumado, numa espécie de “pirraça” administrativa. 

Riacho de Santana: Liminar determina permanência de Tito no cargo

Sexta | 28.03.2014 | 15h57
Autor: Da Redação

Tito Eugênio (PDT) prefeito cassado de Riacho de Santana vai poder permanecer no cargo, conforme decisão do juiz plantonista Josevando Andrade, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que concedeu uma liminar que determina sua permanência no cargo. A decisão suspendeu a anterior, do juiz Ricardo Guimarães Martins, da 113ª Zona Eleitoral, que havia cassado os mandatos do gestor e de seu vice, ambos acusados de compra de votos. Ainda de acordo a decisão, Tito permanecerá no comando do Executivo em Riacho de Santana, até o julgamento final do caso na Corte.

Caetité: Polícia prende 'Ladrão do Machado'

Sexta | 28.03.2014 | 15h20
Autor: Sudoeste Bahia


(Foto: Sudoeste Bahia)

Um dos pontos mais negativos e indesejáveis que Caetité vem sofrendo nos últimos tempos, o qual fica cada vez mais evidente, é o forte magnetismo em atrair criminosos de outras cidades, ou seja, importando bandidos dos mais distantes rincões. Após várias ocorrências que comprovam essa tendência negativa, as quais vêm sendo sistematicamente veiculadas pelo Sudoeste Bahia, na manhã desta sexta-feira (28), por volta das 09h30m, bem no centro da cidade, na Avenida Santana, um dos locais mais movimentados da cidade, policiais militares prenderam Fabrício Gonçalves Vieira, de 32 anos, o qual tinha acabado de roubar (pasmem!!!) um machado na feira livre. Após a prisão foi constatado que o “ladrão do machado” é natural de Almenara, Minas Gerais, e mora atualmente em Vitória da Conquista, sendo que ele já ficou preso 6 anos no presídio de Jequié por assalto, ou seja é um elemento já com uma extensa ficha criminal. 

Itaquaraí: Polícia Civil e Vigilância Sanitária apreendem 50 kg de carne clandestina

Sexta | 28.03.2014 | 12h48
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


A carne ficou apreendida na 20ª Coorpin (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Apesar dos incansáveis esforços das equipes da Vigilância Sanitária Municipal, o comércio de produtos clandestinos ainda existe em Brumado, sendo que ninguém ao certo sabe quantificar a sua atuação, mas é notório que ainda é prática comum, principalmente na zona rural do município. Na manhã desta sexta-feira (28), uma equipe da Vigilância Sanitária estava fazendo uma inspeção de rotina do Distrito de Itaquaraí, quando ia adentrar num açougue, surpreendentemente o proprietário fechou rapidamente as portas, o que causou estranheza nos agentes, que, imediatamente solicitaram a abertura das portas para fazerem uma inspeção. Ao iniciar o trabalho foi observada uma quantia grande de carne, a qual estava imprópria para o consumo, o que obrigou os agentes a autuarem o produto e levar o proprietário para prestar esclarecimentos na sede da 20º Coorpin, o qual alegou que a carne não era para ser comercializada e sim para servir de lavagem para porcos e que a mesma estava totalmente imprópria para o consumo humano. A carne apreendida ficou dentro da viatura e será incinerada em local apropriado pelas autoridades sanitárias.  

A carne estava totalmente imprópria para o consumo (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Agressividade e mau desempenho escolar podem indicar abuso

Sexta | 28.03.2014 | 11h50
Autor: Da Redação


(Foto Ilustrativa)

No início do ano letivo, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e servidores das escolas públicas da educação básica do Distrito Federal (DF) receberam o Guia Escolar – Rede de Proteção à Infância para auxiliá-los a identificar sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Centro de Referência da Criança e do Adolescente do DF registrou 300 denúncias de violência contra crianças e adolescentes entre janeiro e abril de 2013. Entre os tipos de violência relatados, 72% são de negligência, 48% de violência psicológica, 39% de violência física e 23% de violência sexual. O levantamento revelou um aumento de 29,73% no total de denúncias entre 2012 e 2013. Não necessariamente houve mais casos, mas os números refletem no mínimo uma mudança de comportamento, conforme destaca a subsecretária de Políticas para Crianças da Secretaria do Estado da Criança do DF, Maura Luciane de Souza. “Esse aumento mostra que as pessoas estão incomodadas com o assunto e estão denunciando. Quanto mais denúncias, mais deveriam ser elaboradas políticas de proteção”, diz. Com o guia, as secretarias da Criança e da Educação do DF pretendem que os profissionais da educação sejam aliados na missão de identificar crianças e adolescentes vítimas de violência. Para Maura, a escola tem papel fundamental nessa questão. Além de capacitar o profissional, a subsecretária considera importante fortalecer a escola como um espaço de articulação com outros setores, como o da saúde, por exemplo. Maura acredita que o tema tem sido pauta e agenda política no País. “Ele tem saído de debaixo do tapete. Há muitos anos, era um pudor”, observa. 

Retirada de corpo interrompe treino do Vitória no Barradão

Sexta | 28.03.2014 | 09h27
Autor: Correios 24 Horas


Retirada de corpo interrompe treino do Vitória no Barradão (Foto: Robson Mendes)

O corpo de um homem foi encontrado nesta quinta-feira (27) em um matagal que fica atrás do Estádio Manoel Barradas, o Barradão, no bairro de Canabrava. Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 14h40. O Departamento de Homicídios (DHPP) informou que o rapaz, não identificado, aparentava ter entre 18 e 25 anos. Ele foi vítima de disparos de arma de fogo em diversas partes do corpo. Agentes da 50ª Companhia da Polícia Militar (CIPM) de Sete de Abril foram acionados após a denúncia de pessoas que ouviram os tiros, mas ninguém foi preso.Funcionários do Barradão também chegaram a escutar o tiroteio e o treino com os jogadores, iniciado às 16h, foi interrompido quando os peritos retiraram o corpo. Os jogadores observaram a remoção. A assessoria do Esporte Clube Vitória informou que facilitou a passagem da polícia, já que para ter acesso à mata de outra maneira seria preciso se embrenhar por um bambuzal ao lado do estádio. Após a retirada do corpo, os jogadores interromperam o treinamento. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.

Riacho de Santana: Prefeito e vice tem mandatos cassados

Sexta | 28.03.2014 | 08h57
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução TRE)

Os mandatos do prefeito Tito Eugênio (PDT) e do vice, Alan Vieira de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, foram cassados por decisão do juiz Ricardo Guimarães Martins, da 113ª Zona Eleitoral, publicada nesta quinta-feira (27) no Diário da Justiça Eleitoral. Conforme a sentença, a ação foi causada por compra de votos. Tito já respondeu por três processos de cassação, mas conseguiu manter-se no cargo. O presidente da Câmara dos Vereadores, Ruberval Bonfim Fernando Neves, assumiu a prefeitura, até a conclusão de novas eleições, cuja convocação também foi determinada na decisão judicial. A ação contra os dois políticos foi movida pela coligação “Juntos pela Riacho que Queremos” e tramitou nos tribunais Regional (TRE-BA) e Superior Eleitoral (TSE).
 
 

Policiais civis paralisam atividades por 24h nesta sexta-feira (28) na Bahia

Sexta | 28.03.2014 | 08h14
Autor: Da Redação


(Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (28), os policiais civis da Bahia irão paralisar as atividades por 24h.  A categoria aprovou a decisão durante assembleia promovida na manhã da última terça-feira (25). O indicativo de paralisação foi deliberado na assembleia geral do funcionalismo público estadual no dia 18 de março.Segundo informações do Sindicato dos Policias Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), na oportunidade, a categoria também aprovou apresentar ao Governo do Estado um novo modelo de gestão voltado a Segurança Pública.O presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, defendeu o desenvolvido das funções dos policiais de forma mais integrada, dando oportunidade para os agentes mais qualificados atuar. "O ponto central da mudança está nas atividades fim e meio. Na atividade fim todos os cargos da Polícia Civil (delegados, investigadores, escrivães e peritos) devem estar envolvidos, de forma mais harmoniosa e muito mais articulada. Já a atividade meio diz respeito a quem gere a polícia, e isso pode ser feito por qualquer um que tenha capacidade para tal. Isto é, se o investigador fez curso de gestão, é formado em administração ou em outras especializações, ele pode dirigir o DCCP (Departamento de Crimes Contra o Patrimônio), por exemplo. Ou o perito criminal administrar o DEPOM (Departamento de Policia Metropolitana)".

Brumado: Barraca das Relíquias era clandestina e não terá direito à indenização

Quinta | 27.03.2014 | 19h21
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O proprietário Ciro Santos não terá direito ao ressarcimento dos seus prejuízos segundo a direção do Mercado Municipal (Foto:Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Um incêndio ocorrido nesta quarta-feira (26) na área do Mercado Municipal, o qual atingiu a “Barraca das Relíquias”, acabou trazendo novamente à tona algumas situações preocupantes, já que no local não existem condições adequadas para se combater focos de incêndios, mesmo tendo alguns funcionários passado treinamento de brigadistas. A referida barraca que pertencia a Ciro Santos, o qual fez afirmações apontando para um possível incêndio criminoso, tinha combustão fácil, já que tinha em seu interior roupas, calçados e inúmeros discos de vinil, que devem ter facilitado a combustão, que pode ter sido provocada também por uma “bituca” de cigarro, já que o calor era muito intenso no momento. Falando ao Brumado Urgente o proprietário da barraca que virou chamas, disse que iria entrar com pedido de ressarcimento dos prejuízos junto à Prefeitura Municipal, já que, sob o seu entendimento, eles seriam os responsáveis, pois não teriam material apropriado de combate a incêndios no local. Para esclarecer a situação o diretor do Mercado Municipal, Manoel Gonsalves declarou em alto e bom som que “ele não terá direito a nenhuma indenização, já que a sua barraca era clandestina, pois ele não tinha buscado o devido cadastramento conosco”. Sob os riscos de incêndios ele citou que “realmente esse fato não foi a primeira vez que aconteceu, o que nos causa preocupação, já que uma empresa venceu a licitação para fazer esses serviços, mas até o momento nenhum funcionário aqui apareceu”. 

Os guardas municipais conseguiram controlar as chamas (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Ainda desconhecido, Rui Costa virá a Brumado abrir interface com a população

Quinta | 27.03.2014 | 18h07
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


Rui Costa tem um grande desafio pela frente (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A política é feita de desafios, mas existem alguns deles que se encaixariam muito bem no roteiro das “missões impossíveis”, mas que no final, com a “força da máquina”, acabam triunfando ao melhor estilo “Tom Cruise”. O roteiro eleitoral da Bahia, pelo menos por enquanto, está sendo escrito dentro desta atmosfera, já que o governador Wagner enfrentou a “tudo e a todos” e “injetou” o seu pupilo, o secretário da Casa Civil Rui Costa, como pré-candidato, provocando um “tsuname” no primeiro momento, mas que, aos poucos, acabou se transformando numa “calmaria”, com todos falando a mesma língua e unidos num só ideal, influenciados pela magia da política, que faz com que grandes inimigos se tornem os mais fiéis amigos para o que der e vier. Dentro deste “set” desafiador, as “equipes de produção” estão cada vez mais ativas e dentre as várias “locações” o nome de Brumado foi incluso como um dos últimos da programação, já que teria sido acertada para, a princípio, o próximo dia 06 de abril, a visita do pré-candidato Rui Costa e sua comitiva à capital do minério para discutir o seu programa de governo com lideranças e com representantes de entidades, buscando a formatação de uma agenda positiva para o município, mas, segundo informações, do próprio diretório local do PT, a data foi modificada para o final de maio. Praticamente desconhecido por aqui, Rui Costa vem “aportar” em terras brumadenses após ter visitado praticamente todas as cidades da região e vai procurar conquistar a simpatia da população, tendo sobre si a grande vantagem de ter a grande maioria das lideranças políticas locais ao seu lado, tendo como “garoto propaganda”, nada mais, nada menos, que o trio Wagner, Lula e Dilma. Como “tem coisas que só acontecem em Brumado”, esse trio considerável imbatível, deve ficar com as “barbas de molho”, pois já foi derrotado pelo voto popular em outros pleitos. Como tudo pode acontecer por aqui, não se esquecendo que, “todo mundo odeia o Cris”, mas, mesmo assim, ele soube triunfar sobre os prognósticos mais pessimistas possíveis.  Então, Costa vai ter que mostrar porque foi o “escolhido” para derrotar a “Matrix” da insegurança pública, da indignação dos professores e policiais militares e das incertezas de uma população que quer ver o desenvolvimento acontecer, mas, ao contrário disso, tem visto um descaso por parte do Governo do Estado, que se esconde atrás de promessas, deixando situações pontuais como a construção do sistema de esgotamento sanitário, a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a ampliação de cursos universitários e a construção do campus da Uneb e tantas outras demandas sem uma resposta concreta. A única coisa que parece certa e que é polêmica e divide opiniões é a construção do Centro de Detenção Provisório, já que a empresa já está recrutando empregados para a obra que deverá se iniciar nos próximos dias.  

Sinal dos Tempos: Jovem esfaqueia amiga por ter foto nua publicada no Facebook

Quinta | 27.03.2014 | 14h31
Autor: Informações do Correio


(Foto: Reprodução)

Uma jovem mexicana foi morta a facadas em seu quarto no último dia 19, na Cidade do México. Anel Baez, 16 anos, recebeu pelo menos 65 facadas. A suspeita pelo crime é a melhor amiga dela, Erandy Elizabeth, da mesma idade, que foi presa no velório da jovem. A vítima teria publicado uma foto da amiga nua no Facebook. Elizabeth já havia ameaçado Anel pelo Twitter. Ela publicou mensagens como "Posso parecer muito calma, mas, na minha cabeça, eu já matei pelo menos três vezes" e " Eu vou enterrá-la antes que o ano acabe". Amigos de Anel disseram à polícia que elas não se davam bem há algum tempo. Mas, no dia 19, Elizabeth foi até a casa da amiga após saber que ela estava sozinha. Elizabeth pediu para ir ao banheiro e pegou uma faca na cozinha. Anel recebeu 65 facadas em diversas partes do corpo. Segundo o jornal Excelsior, em depoimento, adolescente afirmou que cometeu o crime por vingança. Amigos e familiares da vítima fizeram um protesto para exigir uma punição mais severa contra Elizabeth. Em outubro de 2012, Anel publicou uma foto no Facebook em que dizia "amar" a amiga.

Comunicado da Embasa

Quinta | 27.03.2014 | 11h45
Autor: Ascom / Embasa


(Reprodução)

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para possibilitar a realização de serviços emergenciais em função de um quebramento na adutora de água bruta, alguns bairros de Brumado e a cidade de Malhada de Pedras terá o abastecimento paralisado nesta quinta, 27, durante todo o dia.  Por este motivo, a empresa recomenda que a população consuma a água de forma racional até que os trabalhos sejam concluídos e o abastecimento seja retomado gradativamente, após a conclusão do serviço previsto para o final de final do dia. Locais afetados: São Jorge, São Felix, Esmeralda,  Malhada Branca,  Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus  e Malhada de Pedras.

 

 

Shalev é alvo de duras e severas críticas do vereador Édio Pereira

Quinta | 27.03.2014 | 11h32
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O vereador Édio Pereira se mostra intransigente enquanto não ver uma solução para o caso da Shalev (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

A empresa prestadora de serviços do Governo do Estado em Brumado, Shalev, que protagoniza até hoje um “trihler de terror” para seus funcionários, sendo sempre “figura carimbada” nos noticiários locais, voltou à cena mais uma vez, desta feita recebendo duras e ferrenhas críticas do vereador Édio Pereira (PC do B), que, ao Brumado Urgente relatou que “essa situação é um descalabro, uma falta de vergonha, uma afronta sem tamanho com esses funcionários que dão o melhor de si” e, subindo o tom, declarou que “como que pode ficar 4 meses sem salários, como que as constas serão pagas, como que o pão nosso de cada dia estará na mesa, em suma, como que os dependentes deles vão vir, já que a maioria são pais e mães de família”. Questionado sobre o fato de ele ser aliado do Governo do Estado, Pereira foi enfático ao responder que “não é porque eu sou aliado do governo que vou ter que ficar calado diante de uma situação tão grave como essa. Afirmo e reafirmo que o meu mandato sempre é pautado na coerência, então, sempre estaremos alçando a nossa voz contra o que não está certo, ainda mais quando afeta os nossos companheiros trabalhadores”. Sobre uma projeção para o fim do impasse, ele argumentou que “esperamos que haja uma intervenção urgente do governador Wagner nessa questão, pois, como já disse é intolerável e, por que não dizer, revoltante, esse descaso da Shalev com seus funcionários, já que esses atrasos de vários meses são recorrentes”. E finalizou declarando que “vamos buscar os nossos representantes nas esferas maiores do poder para que a solução se estabeleça o mais rápido possível”. 

Brumado: Greves se ampliam na cidade, desta feita foi de terceirizada da Fiol

Quinta | 27.03.2014 | 10h58
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


(Foto: Brumado Urgente)

As greves parecem que figurarão com muito mais frequência neste cenário pré-eleitoral em Brumado, possivelmente motivadas pela máxima de que “as coisas só acontecem em ano político”. Neste mês de março vários movimentos paredistas ganharam as manchetes da mídia local, mostrando ser esta uma tendência cada vez mais em alta, o que gera uma preocupação das autoridades e da população em geral, já que vários rumores de uma greve geral são cada vez maiores. Setores considerados vitais, como policiais militares e professores, também ameaçam entrar em greve, o que mostra que a situação pode se agravar e os governos têm que tomar medidas urgentes no sentindo de controlar a situação. Na manhã desta quinta-feira (27), mais um movimento paredista foi deflagrado, desta vez dos funcionários da empresa Falcão Bauer, a qual é responsável pelos serviços de fiscalização das obras do Lote IV da Fiol. Segundo líderes do movimento que entraram em contato com o Brumado Urgente a pauta é composta de cobrança sobre o retroativo das cestas básicas, do café da manhã e do vale transporte. Eles não informaram se o movimento é por tempo indeterminado, já que existe um indicativo que negociações já estejam ocorrendo nos bastidores. Com a paralisação as obras ficam prejudicadas, o que pode agilizar um acordo com os funcionários. 

Belo Campo: Polícia frustra assalto à agência dos Correios, veja o vídeo

Quinta | 27.03.2014 | 09h15
Autor: Sudoeste Bahia


(Foto: Notícias de Belo Campo)

Na manhã desta quarta-feira (26) três assaltantes tentaram assaltar a agência dos Correios em Belo Campo, houve confronto entre a Polícia Militar e os bandidos, sendo que um disparo atingiu o colete de um dos policiais. Os criminosos fizeram um refém quando o mesmo reagiu tomando a arma de um dos assaltantes. Os elementos foram capturados e foram identificados como sendo: Noelson dos Santos Silva, Cléber Aparecido Santos Silva (Vulgo Queinha), o terceiro é Fábio (vulgo Fafá) que conseguiu escapar. 

Natural Life patrocinará atletas do Ciclismo

Quinta | 27.03.2014 | 08h50
Autor: Izidy Ramel Comunicação


Ambas as empresas firmaram recentemente uma parceria em que suplementos alimentares comercializados na loja da Natural Life, agora também são encontrados no Shopping Byke. Nesta semana, a Natural Life fechou contrato de patrocínio com três atletas do Ciclismo de Brumado, sendo eles: Jossimar Novaes, Michel Vinícius e Marivaldo Leite. A empresa demonstra cada vez mais a sua visão inovadora, com isso, desenvolve ações que são dignas de admiração.

Ironia Política: Paulo Souto lidera pesquisa que Wagner encomendou

Quinta | 27.03.2014 | 08h27
Autor: Da Redação


Paulo Souto lidera as pesquisas para intenção de voto no interior do estado.(Foto Reprodução)

O democrata Paulo Souto lidera as pesquisas para intenção de voto no interior do estado. É o que revela uma pesquisa encomendada pelo própriogovernador; Wagner apresentou os números da pesquisa durante entrevista à rádio Metrópole na manhã desta quarta-feira (26). A pesquisa ouviu duas mil pessoas em municípios no interior do estado. Souto aparece entre 29% e 30% das intenções de voto, mas sobe para 31% com o apoio do prefeito ACM Neto (DEM). Já Geddel Vieira Lima (PMDB), que também disputa a condição de candidato da oposição, aparece em segundo lugar com 25% sozinho e sobe para 27% com apoio do prefeito. Rui Costa (PT) tem entre 13% e 14% das intenções de voto, mas quando somado os apoios de Dilma e Wagner dobra para 28%. Lídice da Mata (PSB) ocupa o quarto lugar entre 13% e 14% das intenções. 

Prefeituras ganham mais um ano para desativar lixões

Quinta | 27.03.2014 | 08h07
Autor: Da Redação


Cenas como essa ainda são muito comuns nas cidades do Brasil (Foto: Reprodução)

Os municípios que ainda não se adequaram ao Plano de Saneamento Básico ganharam mais um ano para sua implantação. De acordo com Decreto de nº 8.211 de 21 de março de 2014, assinado pela presidente Dilma Rousseff, o prazo foi estendido para 31 de dezembro de 2015. A Lei 11.445 sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, previa para 2014 o fim dos lixões. Em sua mensagem, Dilma alerta que o novo prazo “sirva de motivação para os municípios e não de acomodação”. Desde 2010, ano que o texto foi sancionado, pouca coisa saiu do papel. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pouco maisde 9% das cidades brasileiras eliminaram os lixões. Isso em um país onde 70% das 240 mil toneladas de lixo geradas diariamente vão para os lixões. A coleta seletiva, outro ponto do plano, também é problemática. Apenas 18% dos municípios tem algum programa de triagem do lixo. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, o principal obstáculo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos é um velho conhecido dos prefeitos: a falta de dinheiro. Segundo a entidade, os custos para atender à lei passam de R$ 70 bilhões. “A lei diz que a competência é municipal e os municípios não têm recursos para executá-la”, criticou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Mas, de acordo com ele, a situação do manejo de lixo no Brasil vem melhorando. Ele citou três estados onde quase todo o lixo vai para aterros sanitários: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo. “Mas tudo dentro de uma dinâmica própria, à margem da lei.”

Barreiras: Empresário brumadense recebe moção de aplauso do Legislativo

Quarta | 26.03.2014 | 17h53
Autor: Daniel Simurro / Brumado Urgente


O empresário brumadense Ednaldo Souza está tendo um grande destaque no município de Barreiras (Foto: Daniel Simurro / Brumado Urgente)

Os brumadenses tem um brilho especial e, por onde passam, acabam deixando a sua marca, não só pela simpatia, mas também pela força do tralho e eficiência em suas ações. Dentre tantos exemplos, espalhados pelo Brasil a fora, um merece ser reverenciado, que é do brilhante trabalho desenvolvido pelo empresário Ednaldo Pereira, que há cerca de um ano atrás chegou ao município de Barreiras implantando o Isob - Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil e, durante esse período, já conquistou a aprovação da opinião pública, tanto que na sessão da Casa Legislativa desta última terça-feira (25), foi apresentada pela vereadora Marileide Carvalho, uma Moção de Aplauso à referida empresa pelos brilhantes serviços prestados à população barreirense no combate ao glaucoma e prevenção da cegueira, a qual, apesar de muito bem vinda, não foi uma surpresa, já que a excelência dos serviços prestados é uma característica marcante da história do empresário Ednaldo Souza. Em sua justificativa a parlamentar argumentou que “o ISOB é uma instituição séria, comprometida com o ser humano e que em parceria com as prefeituras da região, vem fazendo um trabalho fundamental na prevenção do glaucoma. O instituto tem uma visão democrática e socialista, focada no ser humano”. O Brumado Urgente entrou em contato com o empresário Ednaldo Souza, que é um dos desbravadores na Bahia na prevenção do glaucoma, o qual relatou que “estamos há 1 ano no município de Barreiras e já recebemos uma honraria tão importante como essa, sinal que estamos no caminho certo”. Ele ainda explicou que “atualmente estamos atendendo cerca de 31 municípios da região oeste do estado, cobrindo cerca de 500 mil habitantes, o que nos dá uma responsabilidade muito grande, mas, como já citei, estamos muito motivados e cientes de que temos o potencial para aceitar esse desafio”. Souza ainda destacou que “atualmente realizamos o mapeamento da doença na referida região, fazemos diagnósticos, tratamento e acompanhamento dos pacientes, sempre tendo a qualidade como referência” e finalizou declarando que “agradeço a nobre vereador pela Moção de Aplauso, o que nos estimula ainda mais para continuar a nossa jornada”.